Polêmica

VÍDEO: Padre cita IFRN em Currais Novos ou Parelhas, e diz que “só tem abortistas, feministas e gente do contra”

Foto: Reprodução

Viralizou no início desta semana um trecho do padre Stanley Lopes, pároco da Matriz de Jardim do Seridó, em que desafia fiéis a demonstrarem sua fé também fora dos limites da igreja, ao citar os campi do IFRN dos municípios de Parelhas e Currais Novos, em que diz que “só tinham feministas e abortistas”. Em nota, que foi destaque na Tribuna do Norte nesta terça-feira(05), o instituto reafirmou a liberdade religiosa dentro da instituição. Vídeo pode ser visto AQUI.

Veja a nota do Campus Avançado de Parelhas: 

“A Constituição de 1988, atual constituição vigente no Brasil, no seu Art. 5°, estabelece que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

O mesmo artigo fundamenta o princípio de que o Estado é laico e de que deve proteger e assegurar que o individuo possa ter liberdade de expressão e religiosa.

Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, de 1961) no Art. 3, inciso II, estabelece como princípio para educação a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”.

Esta mesma lei também dispõe no Art. 35, inciso III, sobre “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”.

Diante deste contexto legal, os Institutos Federais fazem parte da rede de educação pública e são instituições laicas. Desta forma, os mesmos não são encarregados de promover educação religiosa de nenhum tipo. O que cabe à nossa escola, enquanto promotora de educação, é mostrar, através das disciplinas de História, Geografia, Literatura, Filosofia e Sociologia, o tema religioso, sem fazer referência para sustentação de valores, visões de mundo comportamentos ou atitudes. Mas garantindo a diversidade de pensamento e a discussão crítica dos temas.

Ademais, dentro do Instituto Federal, alunos e funcionários são livres para se expressar, podendo sim carregar cruzes no peito e outros símbolos da sua religião, porque é direito constitucional. Mas nossa instituição jamais poderá ensinar a respeito de religião e de crenças espirituais porque essa não é a função da escola.

O ensino desses conhecimentos religiosos é função da Igreja Católica e das demais religiões, para cativar os jovens e ensiná-los sobre as doutrinas religiosas que eles “devem” seguir.

Para ilustrar o nosso papel, tomo como exemplo eu, Ramon Viana, professor e Diretor Geral do IFRN Campus Avançado Parelhas.

Sou católico, praticante de ir à missa todos os domingos e ser Ministro da Eucaristia. Sustento meus valores e visões de mundo segundo a minha religião. No entanto, não me cabe ensinar e nem promover dentro do Instituto, que é instituição pública e laica (nunca é demais reforçar!), minha religião e o que eu acredito. Isso porque, antes de qualquer coisa, eu tenho que ter respeito às demais pessoas que não seguem a mesma religião que eu sigo. E do mesmo jeito que eu tenho direito de acreditar no que eu quiser, as outras pessoas também possuem esse direito. Então sejam católicos, evangélicos, umbandistas, judeus, ateus, agnósticos e demais crenças religiosas, as pessoas sempre serão respeitadas e terão sua liberdade de expressão e de religião dentro do Campus Avançado Parelhas. E não é o Diretor Geral que está estabelecendo isso, é a Constituição de 1988 que rege nosso país.

A respeito do Campus Avançado Parelhas ter “feministas, esquerdistas, abortistas, gente do contra e da ideologia de gênero”, voltamos ao Art. 5° da Constituição Brasileira e aos Art. 3 e Art. 35 da LDB.

Cada pessoa é livre para ter um ponto de vista e ter as suas defesas a respeito dos temas polêmicos que surgem na sociedade, e isso é um direito que jamais, dentro do nosso Campus, será negado ou violado. O papel da nossa instituição é não conceder valores obrigatórios aos respectivos temas. Entretanto, a nossa escola tem a função, muito significativa dentro da sociedade, que é o de formar cidadãos críticos e com pensamento autônomo.

Sendo assim, temas como “a luta das mulheres por direitos”, “a política brasileira e internacional, atual e ao longo da história”, “ a diversidade de gêneros”, entre outros assuntos polêmicos, serão discutidos sim, como garante a lei. Mas, repito, isso ocorrerá sempre sem fazer referência para sustentação de valores, visões de mundo, comportamentos ou atitudes de forma absoluta e obrigatória.

Tomo, ainda como exemplo, a educação sexual. Não cabe à escola dizer se o adolescente deve ou não ter relações sexuais. Mas, cabe à escola ensinar as formas de prevenir gravidez, o que são as DSTs e as formas de prevenção, o que é violência sexual, como detectá-la e como denunciá-la. O ensinamento escolar visa a formação para cidadania.

Por fim, destaco novamente que nossa escola é laica e que vai assegurar os diretos de todos, segundo a Constituição de 1988 e a LDB. Aproveito o espaço para convidar toda a comunidade a conhecer o que o IFRN Campus Avançado Parelhas vem fazendo na vida de milhares de jovens e adolescentes ao longo dos anos. Promovemos educação de qualidade, e, acima de tudo, formamos cidadãos para melhorar o mundo em que vivemos.

Damos perspectivas de vida a esses jovens e a essas famílias, que muitas vezes não tiveram oportunidades. E essa sempre vai ser a maior missão da nossa escola, não julgar o que nossos alunos e funcionários acreditam e defendem, mas fazer com que nossos alunos possam acreditar em um futuro muito melhor e com oportunidades de crescimento intelectual, profissional e material, amparados em uma formação cidadã.

Ramon Viana de Sousa

Diretor Geral do Campus Avançado Parelhas”

Opinião dos leitores

  1. C0mo ex-aluno da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte -ETFRN, hoje Instituto Federal do RN – IFRN, venho expressar meu orgulho de ter tido o privilégio e o prazer de ter estudado nessa escola e ter conquistado a minha cidadania. Orgulho também por ter filhas como ex-alunas e meu neto como ex-aluno. A nota do professor Ramon Viana só veio aumenta esse meu orgulho, Parabéns, professor Ramon. Parabéns a toda comunidade do IFRN, Campus de Parelhas, estendendo a todas as comunidades dos IFs de todo Brasil.

  2. O padre tem total e absoluta razão. ????????????
    Triste de quem não tem condições de pagar a educação de seus filhos.

  3. Parabéns, Gustavo e Antônio Turci, pelos comentários de vcs. Ao Padre Stanley Lopes, o nosso apoio e, às nossas orações. João Macena.

  4. Isso é liberdade de expressão. O padre tem todo direito de ser machista, facista, sexista, em suma, ridículo…

  5. Mas onde foi que ele mentiu ?
    Já merece ser canonizado um padre desse , parabéns ao padre do serido.

  6. O IFRN é uma das mais respeitadas instituições de ensino do país. O padre e os bolsominions ruminantes deveriam se informar melhor antes de despejarem a sua verborragia nos comentários!

  7. Para saber o que acontece dentro das universidades e similares não necessariamente o indivíduo tem que está cursando para o restante da sua respectiva vida. Todos nós também sabemos o que acontece nos intramuros da politica brasileira, em todas as esferas. Para ter cconhecimento disso não é prpreciso se candidatar a nenhum mandato publico, nem tão pouco trabalhar para políticos, basta ter raciocínio e colocar o bem estar da sua familia em primeiro lugar

  8. Agora vem os petralhas querer inibir o padre. Liberdade de expressão. O Padre tem direito ou não tem? Ou só sem direito se for petralha e comunista?

  9. Mas os críticos são muito patetas, mesmo. O Padre está certíssimo, e o pior é ter de explicar. A sua crítica não foi à "laicidade" do IFRN, foi aos CATÓLICOS que vão à missa usando camiseta com imagens, crucifixos, terços, etc, mas quando vão a certos locais (como o IFRN, que é sabidamente dominado pelos grupos que ele identifica), ficam com vergonha da própria fé. Não é coragem usar crucifixo e camiseta de santo na missa, é coragem usá-los em ambientes hostis. Que pena que muitos não entenderam e partiram para o insulto contra um ÓTIMO PADRE.

  10. Parabéns Ramon, diretor geral do Campus.
    Respondeu e contra-argumentou as imbecilidades ditas pelo padre que ainda vive na idade média.

  11. Liberdade de expresão, sem extremismo. Cada um tem o seu ponto de vista. Uns concordam, outros discordam. Isso é democracia! O que não pode, é xingamento, mal trato, falta de respeito, ignorância e por ai vai.

  12. Sou amante da democracia e da liberdade de expressão.
    Sou contra ao que o Padre falou, porém ele tem a liberdade para se expressar.
    Não vou ofender o Padre, como a boiada ofende o Papa, cada vez o Pontífice se manifesta sobre qualquer assunto.

  13. Com todo o respeito, ouso comentar resumidamente. De antemão reconheço, embora "na marra", a Constituição (demagógica) Cidadã. Em nossas escolas para jovens não tem lugar para Deus, mas estão presentes os ensinamentos marxistas, leninista, gramscistas e outros ateísmo mais. Quanto a liberdade de expressão de alunos e funcionários esra é garantida, desde que seja seja a favor do "princípios" do petisco e outras vertentes de esquerda. Em razão da laicidade não se pode falar em Deus, mas se fala direto na podridão que é a ideologia de gênero. Ao Padre de Jardim do Seridó, meus parabéns.

    1. Você estuda em qual faculdade para saber o que se passa lá dentro? Ou é só mais um que fugiu da escola e agora como tem o poder de opinar na palma da mão expõe seu ódio contra as academias de formação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Guararapes inicia processo para venda do Midway

Por: Blog do Dina

Foto: Reprodução

A Guararapes Confecções, controladora da Riachuelo, começou a sondar bancos para oficializar a venda do Midway Mall, shopping de referência no Rio Grande do Norte e principal ativo imobiliário da empresa no estado.

Segundo fontes ouvidas pelo Valor Econômico, a operação está em fase inicial, com o grupo analisando propostas e costurando a contratação de uma instituição financeira que lidere o processo. O Midway é considerado uma “joia da coroa” da companhia, tanto em volume de vendas quanto em fluxo de visitantes.

Há tempos o mercado especulava que a Guararapes poderia abrir mão de ativos imobilizados para levantar recursos e ganhar fôlego para investir na expansão de suas operações. A venda do shopping se encaixa nesse movimento de “reciclagem de capital”, muito comum entre empresas varejistas que desejam se concentrar no core business.

Nem tanto. A indústria de shoppings vive um momento aquecido de fusões e aquisições. Recentemente, a Brooksfield vendeu sua participação nos shoppings Pátio Paulista e Higienópolis para a Iguatemi. A possível venda do Midway insere a Guararapes nesse movimento de reconfiguração do setor.

Procurada pela reportagem, a Guararapes ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

A notícia deve gerar repercussão no mercado local, já que o Midway Mall é um dos principais centros comerciais do Nordeste. Com forte apelo simbólico em Natal, sua possível venda representa uma mudança significativa no cenário corporativo da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Final do Concurso de Música de Natal será nesta terça (15) com entrada gratuita mediante doação de alimentos

Fotos: Divulgação

A música potiguar vai ganhar o centro dos holofotes nesta terça-feira, 15 de abril, com a grande final do 6º Concurso de Música de Natal. O evento será realizado a partir das 19h, no palco do Teatro Alberto Maranhão, celebrando a força da produção autoral local e revelando novos talentos em uma noite marcada por emoção, diversidade e arte. A entrada será gratuita, mediante doação de 2kg de alimentos não perecíveis, com retirada dos ingressos a partir das 17h, no próprio teatro.

Antes da final, também na terça-feira, às 17h, o Teatro Alberto Maranhão será palco da cerimônia de premiação do Concurso de Fotografia, iniciativa que integra a programação do Festival Histórico do Natal e homenageia olhares sensíveis sobre a cidade. Os vencedores serão anunciados e premiados em solenidade aberta ao público.

A programação da noite contará ainda com apresentações especiais. A abertura da final terá a participação da cantora Tanda Macedo, que interpretará as músicas Linda Baby$, de Pedro Mendes, e Forró da Coreia, de Elino Julião. Em seguida, os irmãos cantores e compositores Babal e Galvão Filho sobem ao palco com Dia Negro e Avenida 10 — esta última considerada Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade do Natal por sua forte ligação com o bairro do Alecrim.

O mestre de cerimônias da noite será o cantor Mateus Magalhães, que também fará uma apresentação interpretando Debinha (O Samba das Rocas Vem do Mar) e Zona Norte, Zona Sul, de Khrystal. Já o encerramento da noite ficará por conta do cantor Carlos Alexandre Júnior. Nesta edição, o concurso presta homenagem ao seu pai, o cantor potiguar Carlos Alexandre, nascido no bairro da Cidade da Esperança e reconhecido nacionalmente por sucessos como Feiticeira, A Ciganinha e Noiva do Sol, considerada um verdadeiro hino de amor a Natal.

Os 12 finalistas do Concurso apresentarão suas composições ao vivo, acompanhados pela banda base comandada pelos irmãos Jubileu Filho e Chico Bethowen. A direção artística e curadoria do concurso está a cargo do produtor cultural Marcelo Veni. As músicas finalistas também estarão disponíveis nas principais plataformas digitais.

Disputam os prêmios as músicas: A Cidade Sou Eu, de Geraldo Carvalho e Roberto Homem; De lá rica, mangueando…, de maGodaSilva; Esquina do Paraíso, de Leandro da Silva Vale (LEOZINHO DO B.A); Ladeira da Marpas, de Paulo Henrique, Isabela Santos e Felipe Tavares; Na Sombra do Cajueiro, de Jajá do Forró e Lipe Guedes; O Beco e a Arte Grafite da Alma, de Ivando Monte, Rick Ricardo e Maurício Souto; O Canto do Colonizado Contra o Entregador, de Antonio Ronaldo e João Batista de Morais Neto; Que Pôr do Sol é Esse?, de Sandoca Villaverde; Terra Banhada de Mar e de Sol, de Ivando Monte; Terra Ribeira, de Samir Almeida; Verão em Natal, de Ronkalt; e Vira Mundo (Contemplação do Passo da Pátria), de Rousi Flor de Caeté.

As composições concorrem ao 1º, 2º e 3º lugar, com prêmios de R$ 4 mil, R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Além disso, será entregue o troféu Cantando a História e um prêmio especial de R$ 3 mil ao melhor intérprete da noite.

O Concurso de Música de Natal integra a programação do Festival Histórico do Natal e juntamento com o Concurso de Fotografia e seus outros concursos culturais têm a realização da Viva Entretenimento, com patrocínio da Prefeitura do Natal, via Lei Djalma Maranhão, incentivado por Unimed Natal, Holiday Natal, Colégio Cei e Plano Urbanismo, e do Governo do Estado do RN, através da Lei Câmara Cascudo e da Fundação José Augusto, com incentivo de Nordestão, Sadio Alimentos e Riograndense Distribuidora. O projeto conta com apoio do IHGRN, Tribuna do Norte e Jovem Pan News Natal. Mais informações estão disponíveis no Instagram @concursomusicadenatal e @festivalhistorico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro se pronuncia pela primeira vez após cirurgia: “Milagre”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou nesta terça-feira (15) sobre seu estado de saúde, dois dias após ser submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. O procedimento foi realizado no domingo (13), e, segundo ele, teria sido o mais invasivo desde a facada sofrida em 2018.

“Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi o procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez, após enfrentar a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida por um antigo integrante do PSOL, aliado histórico do PT”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

O ex-presidente afirmou ainda que considera o episódio como mais um “milagre” em sua trajetória e que está focado no processo de recuperação.

Por recomendação médica, o acesso ao ex-mandatário está restrito a familiares e profissionais de saúde. A medida visa reduzir riscos de complicações durante o período pós-operatório.

96 FM

Veja a íntegra do boletim médico:

“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências. Tem previsão de fisioterapias motora (com deambulação) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o boletim.

Em outro post, ele disse que segue “concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi procedimento mais invasivo que aconteceu”.

Bolsonaro também agradeceu a quem está respeitando a orientação passada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que restringiu as visitas nesse momento apenas aos familiares.

“Agradeço, com muito carinho, aos amigos que estão respeitando esse momento delicado, compreendendo que, por orientação médica, apenas familiares e profissionais de saúde estão autorizados a acompanhar de perto. Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia”, completou.

Bolsonaro segue se recuperando na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital DF Star, nesta terça-feira. Ele ainda não tem previsão de ser transferido, mas tem apresentado boa evolução clínica, segundo os médicos. Nesta segunda-feira, ele conseguiu dar pequenos passos com ajuda da equipe médica.

No último domingo, o ex-presidente precisou passar por uma cirurgia de mais de 12 horas para desobstruir parte do intestino. A intervenção foi considerada de “grande porte” e teve o objetivo de descolar as chamadas “aderências” no órgão e reconstruir a parede abdominal.

O último boletim médico, divulgado no final da tarde desta segunda-feira, indicava que Bolsonaro estava sem dor e sem sangramentos. O ex-presidente já conseguiu sentar no leito e dar alguns passos com auxílio.

A expectativa é que seja uma internação hospitalar de pelo menos duas semanas. Até o momento, Bolsonaro está se alimento por via intravenosa.

O ex-presidente passou por uma “laparotomia exploradora”, procedimento que consiste em cortar o abdome para examinar os órgãos internos. No caso de Bolsoaro, houve o diagnóstico de retenção do trânsito do intestino. O objetivo, então, foi desfazer as “aderências” que bloquearam a digestão do paciente. Depois, houve a reconstrução da parede abdominal, feita para reforçar a musculatura dessa parte do corpo.

A obstrução intestinal foi resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento.

O ex-presidente passou mal na última sexta-feira, no Rio Grande do Norte, após sentir os efeitos da retenção intestinal e foi transferido no dia seguinte para o Distrito Federal. O problema de saúde do ex-presidente é uma sequela do ataque a faca contra ele há sete anos, durante a campanha de 2018.

Opinião dos leitores

  1. kkkkkkkkkkkkkkk Continua usando o orifício errado pra excretar! Vai já já ficar entupidl outra vez! Abriga ta grande aqui pelos pedacinhos deixado no hospital. kkkkkkkkkkkkkk

    1. Por quantas situações semelhantes vc já passou na vida? Até parece que é mais forte que Bolsonaro… kkkk, falar é fácil!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Denúncia reacende histórico de golpes praticados por idoso conhecido em Natal

Vídeo: Cedido

O BLOGDOBG recebeu uma denúncia sobre um idoso, chamado Carlos Arlenildo Bento de Oliveira (vulgo Lambido), roubando celulares de pessoas em Natal. A história deste idoso já roda há tempos na cidade, ele é conhecido por ser um ‘vovô simpático’, que some sem pagar pelos pedidos, já deixou um rastro de calotes por hospitais, clínicas, padarias e cafeterias.

“Dia 18/03/2024  eu estava atendendo em uma clínica na Zona Sul de Natal, quando saí para ver um paciente. Esse senhor entrou na sala, pegou meu celular e fugiu. Eu consegui rastrear meu iPhone 15 pro Max até o camelódromo do Alecrim; quando cheguei com a viatura da polícia eles apagaram o aparelho”, disse a denunciante.

De acordo com notícias anteriores, Lambido já dava trabalho para polícia há mais de 20 anos. Foi preso pela primeira vez em 2001 e solto pela última vez em 2024, que é justamente o ano da denúncia.

Opinião dos leitores

  1. Aqui em tirol já entrou em várias clínicas no mesmo modus operandi , se mistura no meio dos pacientes, circula, abre consultórios e se tiver algo ele leva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Faleceu seu Elias Cunha fundador da Caramelos Natal

Foto: Divulgação

Faleceu segunda-feira (14) Elias de Azevedo Cunha, aos 88 anos. A informação foi divulgada por familiares, que também comunicaram que as cerimônias de despedida serão realizadas de forma reservada, conforme desejo da família.

Elias nasceu em 7 de outubro de 1936 e deixa filhos, netos e amigos que agora prestam suas últimas homenagens.

O velório ocorre nesta terça-feira (15), às 11h, na sala de velório Central do Cemitério Morada da Paz – unidade Emaús/Parnamirim. A missa será celebrada às 16h, e o sepultamento está marcado para as 17h, no mesmo local.

Seu Elias foi uma grande figura e deixa um grande legado. Fica o nosso abraço em Dona Nunci, Édson, Elias Filho, Diógenes, Suerda e todos os familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça avança em investigação contra prefeita de Maxaranguape

Foto: Reprodução

A prefeita de Maxaranguape, Professora Nira, é alvo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600638-82.2024.6.20.0064, que tramita na 64ª Zona Eleitoral. Reeleita no pleito de outubro de 2024, obtendo 5.325 votos que correspondem a 59,22% dos votos válidos, Professora Nira é investigada por possíveis irregularidades na contratação de pessoal e uso da máquina pública durante o período eleitoral.

No último dia 7 de abril, o juiz eleitoral Diego Costa Pinto Dantas determinou novas diligências no processo. Entre as medidas, o magistrado ordenou a intimação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) para que, no prazo de 10 dias, informe quantos funcionários vinculados ao Instituto de Gestão em Saúde RN (CNPJ 47.436.348/0001-90) e à Gold Service Company LTDA (CNPJ 32.196.807/0001-38) têm obrigações trabalhistas recolhidas. Também devem ser apresentados os dados de admissão, demissão, endereço, nome e CPF dos empregados atuantes em Maxaranguape.

Além disso, a Prefeitura de Maxaranguape foi intimada a apresentar, no mesmo prazo, todos os processos de despesa de 2024 relacionados a pagamentos feitos às duas empresas citadas, bem como a lista dos contratados por elas, caso esses dados não estejam nos processos.

De acordo com os dados disponíveis no próprio Portal da Transparência da Prefeitura, em 2024 as despesas com o Instituto de Gestão em Saúde RN já somam R$ 3.102.509,02, enquanto os gastos com a Gold Service Company LTDA chegam a R$ 4.757.717,22.

A AIJE busca apurar possíveis irregularidades na contratação de pessoal e uso da máquina pública durante o período eleitoral.

Na época, a então candidata à reeleição contava com o apoio do Deputado Luiz Eduardo, do Solidariedade, que tem no município sua principal base eleitoral, onde já foi duas vezes prefeito.

Apesar de poucos meses terem se passado, a parceria já não existe, o que tem esquentado também os bastidores da política no município já mirando os votos da região para a disputa das eleições de 2026.

Diário do RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Moradores do Passo da Pátria protestam por justiça após morte de Bárbara Kelly

Foto: Elias Fernandes

Moradores da comunidade Passo da Pátria, na Zona Leste de Natal, realizaram na noite desta segunda-feira (14) um protesto pacífico em busca de justiça pela morte de Bárbara Kelly Araújo Nascimento, de 29 anos. Vestidos com camisetas brancas e carregando cartazes com mensagens de luto e indignação, familiares, amigos e vizinhos se reuniram em manifestação simbólica nas ruas da comunidade.

Bárbara Kelly foi morta no último sábado (12), em frente à própria casa, durante uma operação da Polícia Militar na região. Familiares e moradores afirmam que não houve troca de tiros no local e que o disparo teria partido de policiais militares. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) determinou, ainda no domingo (13), a abertura de investigação sobre o caso.

Quatro policiais militares são afastados após o ocorrido

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (14), a Sesed anunciou o afastamento de quatro policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) por um período inicial de 30 dias. Os agentes deixarão temporariamente as atividades operacionais e ficarão em funções administrativas enquanto os inquéritos seguem em andamento.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Alarico Azevedo, as quatro armas utilizadas na operação foram recolhidas para análise pericial. Estão em curso um inquérito policial militar e um inquérito criminal para apurar os fatos e esclarecer a responsabilidade pela morte de Bárbara Kelly.

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

  1. Pessoal, população natalense, população potiguar usem o Disque Denúncia 181 qdo chegar a droga, qdo chegar a arma, se souberem quem são os criminosos, pois eles são os culpados da morte. Essa moça é vítima da criminalidade, independente do resultado. A droga e a arma nas mão dos bandidos é quem provoca violência e morte! Vemos as autoridades pedindo que DENUNCIEM 181! Devemos fazer a nossa parte, pois a responsabilidade é de todos nós!

  2. Aí eu pergunto: E se for comprovado que o tiro da arma da polícia? Como ficará? Irão protestar contra os terroristas que lá dominam a localidade?

    Só essas dúvidas mesmo.

  3. Os policiais entraram na comunidade e foram recebidos a bala, e aí como se justifica?Era uma guerra!!

  4. Tragédia lamentável, mas os culpados sempre são os policiais, aí fica a pergunta: por que a bala não pode ter saído das armas dos meliantes?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP denuncia Marçal por “difamação eleitoral”

Foto: Reprodução/ CNN

O Ministério Público Eleitoral denunciou nesta segunda-feira, 14, o ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal por comentário contra a ex-candidata e deputada federal Tabata Amaral (PSB).

“Eu também tive um pai que foi alcoólatra, mas a família ajudou ele e ele deixou o alcoolismo. O pai dela, ela foi para Harvard e o pai dela acabou morrendo. Igual imagino o que ela pode fazer com o povo de São Paulo”, disse Marçal, em participação em um podcast.

Segundo o promotor Cleber Masson, o influenciador teve a intenção de abalar a reputação da então concorrente à prefeitura da capital paulista ao dizer que ela abandonou o próprio pai no leito de morte.

“Ofendeu a honra objetiva de Tabata, com o indisfarçável propósito de convencer um número indeterminado de pessoas de que ela não preza sequer pela próprio pai, razão pela qual, se eleita Prefeita, não iria zelar pela população de São Paulo”, diz trecho da acusação.

Em nota, a defesa afirmou que “não houve dolo, ofensa pessoal ou qualquer tentativa de obter vantagem eleitoral por meio da declaração”.

Além disso, os advogados dizem que o influenciador já “se retratou publicamente em setembro de 2024, durante debate promovido por veículo de imprensa, pedindo desculpas por eventuais interpretações equivocadas de sua fala, em gesto que demonstra boa-fé, espírito democrático e absoluto respeito à vida pessoal de seus adversários”.

Meses depois, Marçal pediu perdão a Tabata pelo episódio durante um debate.

“Eu fui injusto com a Tabata, eu passei do limite”, afirmou.

Boulos

Na semana passada, a Justiça de São Paulo condenou Marçal a pagar R$ 30 mil ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) por informações falsas durante a pré-campanha à Prefeitura da capital paulista.

Na decisão, o juiz Anderson Cortez Mendes, da 9ª Vara Cível, afirmou que Marçal teve o objetivo de manchar a imagem do adversário político, ao acusar Boulos, sem provas, de liderar um esquema criminoso de cobrança de aluguel no valor de R$ 700 a famílias pobres, durante participação no podcast “Os Sócios Podcast”.

O magistrado determinou que Marçal retirasse o conteúdo das redes sociais e se abstenha de novas publicações sobre o assunto.

O Antagonista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Mark Zuckerberg depõe em 1º dia de processo que pode forçar Meta a vender Instagram e WhatsApp

Foto: Reuters

Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, depôs nesta segunda-feira (14), no primeiro dia de um julgamento sobre supostas práticas anticompetitivas da empresa, dona do Facebook, ao comprar o Instagram e o WhatsApp.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), agência do governo americano, acusa a Meta de manter um monopólio ilegal no mercado de redes sociais. O objetivo da ação é fazer a empresa reestruturar seu negócio ou vender o Instagram e o WhatsApp.

O advogado da FTC Daniel Matheson apresentou antigos comentários de Zuckerberg e arquivos da Meta, como um documento em que a empresa diz que “as pessoas usam o Facebook para se manterem conectadas”, o que é visto como o mesmo segmento do Instagram e do Facebook.

“Eles decidiram que a concorrência era muito acirrada e que seria mais fácil comprar seus rivais do que competir com eles”, disse o advogado da FTC Daniel Matheson, segundo o jornal Washington Post.

Zuckerberg tentou rebater as alegações de que a Meta teve o objetivo de acabar com a concorrência ao comprar outras duas plataformas que também permitem conectar amigos e familiares. Segundo ele, o objetivo do Facebook vai além disso.

“A grande maioria da experiência gira mais em torno da exploração de seus interesses, entretenimento, coisas assim”, disse Zuckerberg, ainda de acordo com o Washington Post. “Essa tem sido a tendência ao longo de toda a história da empresa”.

O executivo disse que a empresa identificou que usuários do Facebook querem ter acesso ao que seus amigos publicam, mas também interagir com conteúdo de influenciadores que eles não conhecem pessoalmente, segundo o Washington Post.

“As pessoas continuaram se envolvendo com mais e mais coisas que não eram o que seus amigos estavam fazendo”, afirmou, de acordo com a Reuters.

A Meta, então Facebook Inc., comprou o Instagram em 2012 e o WhatsApp em 2014, que passaram a operar sob o mesmo guarda-chuva do Facebook. A FTC aprovou as compras, mas disse que os efeitos das duas negociações seriam monitorados.

O Washington Post afirma que a abordagem da FTC para este caso foca na alegação de que os usuários foram prejudicados pelas práticas da Meta, e não em aumentos de preço por serviços, como costuma acontecer nesse tipo de caso.

Uma eventual venda do Instagram e do WhatsApp terá um grande impacto nos negócios da Meta. A empresa tem metade do seu faturamento nos EUA gerado pelo Instagram, segundo projetções da consultoria eMarkerter.

O julgamento será realizado durante esta semana e ouvirá executivos atuais e antigos da Meta, incluindo a ex-diretora de operações Sheryl Sandberg, a então “número dois” da empresa.

O julgamento começa em um momento em que as grandes empresas de tecnologia dos EUA estão alinhadas com o governo de Donald Trump. A Meta, por exemplo, doou US$ 1 milhão para a posse do presidente americano, e Zuckerberg foi um dos empresários que compareceram à cerimônia.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estorno: operação do MPRN combate esquema de golpes com cartões clonados em Natal

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (15) a operação Estorno. O objetivo é combater um esquema de golpes com cartões clonados em Natal. A ação apura o cometimento dos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Um casal e um outro homem são investigados na ação.

A operação Estorno cumpriu três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. A ação teve apoio da Polícia Militar. Ao todo, dois promotores de Justiça, oito servidores do MPRN e 12 policiais militares trabalharam no cumprimento dos mandados.

A investigação teve início a partir de uma denúncia anônima recebida em setembro de 2021, que relatava um esquema fraudulento envolvendo o mecanismo de chargeback em uma instituição bancária brasileira que atua como meio de pagamento eletrônico. O chargeback ocorre quando o titular de um cartão de crédito contesta uma compra e solicita o estorno do valor pago.

O esquema consistia na utilização de dados de cartões clonados para realizar compras simuladas por meio de links gerados no aplicativo da instituição bancária. Após a conclusão da transação, o valor era transferido ou sacado antes que o titular do cartão percebesse a fraude e solicitasse o estorno.

O golpe causava prejuízos à instituição bancária e aos titulares dos cartões clonados, que tinham seus perfis bloqueados e eram incluídos em cadastros de inadimplentes.

A denúncia inicial indicava diversos indivíduos como participantes do esquema. O decorrer da investigação confirmou o envolvimento do casal e do outro homem, todos residentes em Natal, nos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

O casal é sócio de uma lavanderia que é investigada por suspeita de ser utilizada para ocultar e dissimular o dinheiro obtido com os golpes. O MPRN já apurou que o outro homem investigado movimentou mais de R$ 100 mil, o que indica a participação ativa dele na obtenção e controle do dinheiro ilícito, em colaboração com o casal.

A operação Estorno apreendeu cartão de crédito e de débito, aparelhos de telefonia celular e outros itens eletrônicos. O material apreendido será analisado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O MPRN continua a investigação para coletar mais provas e identificar outros possíveis envolvidos no esquema e rastrear o destino do dinheiro dos golpes.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *