A Secretaria de Meio Ambiente de Pau dos Ferros se posicionou a respeito de imagens que circulam na internet que mostram a obra da barragem do município.
De acordo com esclarecimentos de técnicos responsáveis pela obra, a água que foi escoada não se trata da represa principal, e sim de um acúmulo formado após a construção de uma ensecadeira no canteiro da comporta.
A ensecadeira, uma estrutura provisória utilizada para isolar áreas alagadas e possibilitar o trabalho no local, acabou retendo uma grande quantidade de água no lado jusante (parte externa à barragem). A empresa iniciou o processo de esvaziamento utilizando bombas, mas diante da lentidão, optou-se por fazer uma abertura controlada para liberar a água retida.
“A água que foi liberada não tem acesso livre da barragem. É uma água que já estava dentro da ensecadeira, acumulada como se fosse um tanque. Essa abertura foi feita apenas para permitir o início dos trabalhos de engenharia no local”, explicou o técnico Carlos Nobre.
A liberação teve caráter técnico e controlado, não representando qualquer risco à estrutura da Barragem de Pau dos Ferros, afirmou o órgão. As autoridades reforçam que a barragem segue segura e operando normalmente.
Com informações de Cidadão 190 e RN Divulgações
Comente aqui