Geral

VÍDEO: Secretário Thiago Mesquita diz que Governo do RN busca narrativa e cobra Idema por engorda

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, disse ter sido surpreendido por nota do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) que aponta 19 itens que estão “incompletos” e que precisam ser esclarecidos pela Prefeitura para a Licença de Instalação e Operação (LIO). Neste domingo (7), o titular da pasta cobrou mais um vez o instituto e afirmou que Governo do RN busca narrativa para justificar atraso da engorda de Ponta Negra.

A cobrança de Thiago Mesquita surge no cenário da demora do Idema em emitir a LIO para a engorda da praia de Ponta Negra, em Natal. Sem o licenciamento, o navio draga responsável pelo serviço deixou a cidade nesta manhã de domingo (7). Durante a semana, a Semurb cobrou diversas vezes que o instituto esclarecesse um prazo para a licença.

“O município de Natal seriamente tem procurado diálogo com o IDEMA, tecnicamente tem procurado diálogo com o IDEMA. Tem levado inclusive a FUNPEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a nossa contratada, os professores da universidade, para esclarecer ponto a ponto os técnicos do IDEMA, para apresentar em forma de seminário técnico aquilo que está protocolado há mais de um mês no órgão ambiental. Temos levado a empresa DTA Engenharia, uma empresa que já realizou seis outras engordas no território nacional, todas muito bem-sucedidas. É uma empresa que tem expertise, tem experiência nessa área.”, afirmou o titular da pasta.

Neste domingo, o Idema publicou uma nota em que afirma que concluiu a análise do documento em 25 dias e que ainda faltam 19 pontos a serem esclarecidos. O instituto ainda ressalta que a Prefeitura levou 11 meses para apresentar o estudo. A declaração do órgão ambiental surpreendeu Thiago Mesquita que esclareceu que a Semurb ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre o resultado da análise do documento.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, será que a Prefeitura quer mesmo realizar essa obra? E por que não cumpre com os trâmites legais?

  2. Este DESGOVERNO do PT, é um atraso para o desenvolvimento do RN. A classe política também é outra vergonha, pois não se posicionam a favor do RN.

  3. Pura perseguição política dessa desgovernadora que está destruindo o Rio Grande do Norte, está na hora do povo do Natal da uma resposta a esse desgoverno irresponsável que usa de argumentos desprezível para prejudicar o município do Natal seus habitantes o comércio e o turismo, está passando da hora do povo do Rio Grande do Norte começar a desmontar esse partido de satanás aqui no nosso estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após críticas a falas, Lula reclama de frases “tiradas de contexto”

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à imprensa e reclamou de “frases tiradas de contexto” durante uma reunião com parlamentares nesta quarta-feira (17/7). As declarações aconteceram um dia após o vazamento do trecho de uma entrevista que provocou ruídos no mercado.

“Muitas vezes você está vendo o telejornal e o que predomina no telejornal não é a notícia completa. É uma frase da notícia, tirada de contexto, que, de preferência, se puder fazer intriga, melhor”, disse o chefe do Executivo na agenda com parlamentares e ministros. A imprensa não acompanhou a reunião, mas o áudio foi divulgado aos jornalistas pela comunicação do governo.

Na terça (16/7), Lula concedeu uma entrevista à TV Record. Parte da conversa, em que ele falava sobre a possibilidade de não cumprir a meta fiscal, chegou ao mercado cerca de uma hora antes da divulgação pela emissora. Mesmo sem ninguém saber exatamente o que havia sido dito ou o contexto, a fala reverberou e provocou alterações no dólar e na bolsa de valores.

Além disso, outro trecho de um discurso de Lula repercutiu na imprensa e nas redes sociais. Ao falar sobre uma pesquisa que aponta o aumento em números da violência contra a mulher em jogos de futebol, o presidente citou que “se o cara é corinthiano, tudo bem”.

“Fiquei sabendo, Haddad, que tem pesquisa que mostra que depois do jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”, disse Lula.

Após a repercussão, o titular do Planalto criticou a imprensa e disse que, muitas vezes, o noticiário dá a “impressão que o país está em guerra permanente”.

“Muitas vezes a gente acompanhando a imprensa, acompanhando o jornal, acompanhando internet, a gente tem a impressão que o país está em guerra permanente, que as pessoas estão em guerra permanente, porque, muitas vezes, a mentira sobrepõe os fatos concretos”, opinou.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Virgem, Marcelo Mafra meu fi, o senil maluquinho nine, está se voltando contra a imprensa? Que coisa né não, é muita irresponsabilidade desse povo de barriga cheia, ficam inventando onda, mentido, nam, só não vou embora pelo fato de ter certeza que ele vai voltar a sua insignificancia, pergunte a absorvente xexeu.

  2. O que foi tirado de contexto aí? Ele pode até não ter tido a intenção, mas nada foi tirado de contexto. Mente que nem sente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Joe Biden é diagnosticado com Covid-19 e cancela discurso em Las Vegas

Foto: Adam Schultz / TWH

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi diagnosticado com Covid-19 nesta quarta-feira (17). Ele cancelou um discurso que estava marcado para um evento em Las Vegas. A Casa Branca afirmou que o democrata ficará em isolamento.

Biden era esperado para discursar para o público latino, mas não compareceu ao evento. Um membro da organização confirmou que ele estava doente.

Em um comunicado, o governo dos Estados Unidos afirmou que o presidente testou positivo para a Covid-19 após apresentar sintomas respiratórios leves, incluindo coriza, tosse e mal-estar.

“Seus sintomas permanecem leves, sua frequência respiratória está normal em 16, sua temperatura está normal em 97,8 [36,5ºC] e sua oximetria de pulso está normal em 97%”, afirmou a Casa Branca.

.

Os médicos do presidente ainda aguardam o resultado de um exame PCR. Enquanto permanecer isolado, Biden ficará em uma residência no estado de Delaware. A Casa Branca afirmou que o presidente tomou todas as vacinas contra a Covid-19.

Antes de subir no avião presidencial para ir para Delaware, Biden disse a jornalistas que estava se sentindo bem. Ele não estava usando máscara, segundo a imprensa norte-americana.

Mais cedo, em uma entrevista divulgada pelo canal BET News, Biden disse que consideraria abandonar a candidatura à reeleição caso seus médicos apontassem o surgimento de alguma condição de saúde.

“Se eu tivesse alguma condição médica que surgisse, se alguém, se os médicos viessem até mim e dissessem: ‘você tem esse problema e aquele problema’”, disse Biden.

O presidente já havia sofrido com um resfriado forte no fim de junho, quando participou de um debate contra Donald Trump. À época, ele justificou a doença como um fator que contribuiu para o fraco desempenho no encontro.

Fonte: G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Não tem um número negativo no país nesses últimos 18 meses”, diz Lula

Em evento nesta quarta-feira (17), presidente também afirmou que ‘nunca teve uma relação tão boa com o Congresso’.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Positivo, teve o déficit, queimadas, morte de yanomamis, taxas, preços, etc. O resto é tudo de água a baixo

  2. Esse cara tá caducando já, ele não tá vendo o medo dos investidores de investir no Brasil, o risco de calotes enormes, empresas fechando com o aumento desenfreado de impostos, gasolina aumentando, energia elétrica aumentando, será que ele tá pensando que não tá negativo porque os preços das coisas estão aumentando , fica a dica pra quem fez o L tudo tá aumentando inclusive os impostos!

  3. Esse ladrão deveria ser internado… de que país ele está falando???? deve ser algum dos que turista com a songa que o segue. intervenção JÁ desse cachaceiro senil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Se Deus não virasse a cabeça de Donald Trump, aquele tiro teria explodido seu crânio”, diz Flávio Bolsonaro

Em discurso no Senado, filho de Jair Bolsonaro traçou um paralelo entre o atentado sofrido pelo republicano e a facada que seu pai sofreu em 2018.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. como Trump, tá aproveitando o momento pra apreogar suas bravatas e aproveitar o momento político…. mais um pária no País…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BLOGDOBG publica pesquisa Seta em Mossoró nesta quinta

 

O BLOGDOBG publica nesta quinta-feira, 28, pesquisa Seta realizada em Mossoró com os números da corrida eleitoral e avaliação administrativa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de julho, com 700 entrevistas e margem de erro de 3,5%. Foi registrada no TSE com o número RN-01064/2024.

 

Opinião dos leitores

  1. Essa pesquisa será feita por um ex secretário do prefeito ? Lkkkkk ele saiu da secretaria pra manipular os números ele dono de um instituto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Laudo conclui que empresário morreu após inalar fenol durante procedimento

Foto: Reprodução/Divulgação/ Marcelo Camargo

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica concluiu que o empresário Henrique Chagas morreu por uma “parada cardiorrespiratória” causada por um “edema pulmonar agudo” ao inalar fenol. O paciente faleceu após o tratamento de peeling numa clínica em São Paulo.

A morte de Henrique ocorreu no mês passado e o exame ficou pronto nesta semana. A TV Globo e o g1 tiveram acesso ao resultado. Edema pulmonar agudo é um tipo de emergência médica que ocorre quando há acúmulo de líquido dentro dos pulmões.

O empresário perdeu a vida no dia 3 de junho deste ano logo após fazer o procedimento no Studio Natalia Becker, no Campo Belo, área nobre da Zona Sul da capital paulista. O fenol é um produto químico usado para escamar a pele, fazendo com que ela rejuvenesça depois.

A perícia encontrou vestígios do produto químico na pele do paciente e conseguiu confirmar o que causou o problema nos pulmões dele:

  • “Cuja causa mortis, baseando-se nos achados, ocorreu por parada cardiorrespiratória em decorrência de edema pulmonar agudo desencadeado por ação inalatória do agente químico fenol”, informa o documento assinado pelo médico que fez o exame necroscópico em Henrique. “Consta a presença da substância química fenol na análise do fragmento de pele e tecido estuados em dose qualitativa”.
  • Ainda segundo o laudo, ao inalar o fenol, Henrique teve lesões internas na sua boca, “epiglote, laringe, traqueia e pulmões, culminando num edema pulmonar agudo responsável pelo êxito letal”. Essas alterações, segundo o documento, causaram “danos na função respiratória.”
  • O relatório ainda aponta que a “escarificação” (cortes e feridas causados pelo procedimento) no rosto de Henrique podem ter facilitado a absorção do produto.

 

Henrique tinha 27 anos e era dono de um pet shop em Pirassununga, interior de São Paulo, onde foi enterrado. Henrique pagou R$ 5 mil pelo tratamento. O empresário se queixava de marcas de acne que adquiriu na adolescência.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o tratamento é invasivo e pode trazer riscos à saúde, como taquicardia. Por esse motivo, somente médicos dermatologistas podem fazer o procedimento, de acordo com o órgão.

Quem aplicou o peeling de fenol em Henrique foi a influenciadora digital Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que se apresenta como Natalia Becker nas redes sociais. Ela também é a dona da clínica. A mulher foi indiciada pela Polícia Civil por homicídio por dolo eventual, quando se assume o risco de matar. Ela responde ao crime em liberdade.

Procurados pelo g1, os delegados Eduardo Luis Ferreira e Samia Olivier Martins de Oliveira, do 27º Distrito Policial (DP), Campo Belo, que investiga o caso, disseram que o laudo com a causa da morte de Henrique Chagas será anexado ao inquérito.

“Devemos relatar o inquérito policial nesta semana à Justiça”, disse o delegado Eduardo. ‘Não devemos indiciar mais ninguém”. O Ministério Público (MP) decidirá depois se denuncia ou não Natalia pelo homicídio.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Preço médio da gasolina sobe R$ 0,12 nos postos após aumento pela Petrobras, mostra ANP

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O preço médio do litro da gasolina subiu 2% nos postos de combustíveis do país na última semana. A alta veio após a Petrobras anunciar um aumento do valor de venda do combustível para as distribuidoras.

O dado consta no último levantamento de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta quarta-feira (17). A pesquisa é referente à semana de 7 a 13 de julho.

Veja a variação de preços no período:

▶️ Gasolina: O combustível foi comercializado, em média, a R$ 5,97.

  • O valor representa uma alta de 2,05% em relação aos R$ 5,85 da semana anterior.
  • O preço máximo do combustível encontrado nos postos foi de R$ 7,99, segundo a ANP.

▶️ Etanol: O preço médio do etanol, por sua vez, subiu para R$ 3,96.

  • O valor representa um aumento de 2,59% frente aos R$ 3,86 da semana anterior.
  • O preço mais alto identificado pela ANP foi de R$ 5,99.

 

▶️ Diesel: O litro do diesel também aumentou, encontrado, em média, a R$ 5,94.

  • O valor representa uma alta de 0,68% frente aos R$ 5,90 da semana anterior.
  • O preço mais alto identificado pela ANP foi de R$ 7,82.

Como funciona a calculadora?

 

O cálculo médio é feito a partir do preço e do rendimento de cada combustível. Com a oscilação dos valores da gasolina e do etanol nos postos, a opção mais vantajosa pode variar.

Segundo especialistas, o etanol vale mais a pena quando está custando até 70% do preço da gasolinaEntenda o cálculo.

Reajuste pela Petrobras

 

A Petrobras anunciou em 8 de julho um aumento de 7,11% no preço da gasolina para as distribuidoras. A alta foi de R$ 0,20, chegando a R$ 3,01 por litro. A medida passou a valer no dia seguinte.

Na ocasião, especialistas passaram a estimar um aumento de 2,50% nas bombas ao consumidor, além de impactos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, a inflação oficial do país), em julho.

Mudança na política de preços

 

A petroleira anunciou em maio de 2023 mudanças em sua política de preços. Desde então, a estatal não segue mais a política de paridade internacional (PPI), que reajustava o preço dos combustíveis com base nas variações do dólar e da cotação do petróleo no exterior.

A companhia explicou que seus preços para as distribuidoras estariam no intervalo entre:

  • o maior valor que um comprador pode pagar antes de querer procurar outro fornecedor;
  • e o menor valor que a Petrobras pode praticar na venda mantendo o lucro.

Vale lembrar que os valores praticados pela petroleira não são os mesmos dos postos de combustíveis. Os preços nas bombas também levam em conta os impostos e a margem de lucro das distribuidoras e revendedoras.

Impostos

 

Os preços dos combustíveis nas bombas também sentem os reflexos dos impostos. De março de 2021 até fevereiro de 2024, foram pelo menos 13 anúncios importantes de mudanças nos tributos sobre gasolina, diesel, etanol e gás natural veicular (GNV) — sendo sete só em 2023.

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. Por mim chega a 10 a gasolina, tem menos carro rodando nas ruas… o trânsito fica uma maravilha, bora continuar fazendo o L que chega a 15 kkk Faz o L ! Falta de aviso não foi, o bom é que estão engolindo a seco kkkk tudo caladinho.

    1. Esses boi véi abastecia de 9,00 em 2022 e agora abastece a 6,39 e ainda querem tirar onda são uns palhaço mesmo 🤦‍♂️🤦‍♂️🤡🤡

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsa Família tem fila de espera de 700 mil; gastos com o programa já estão acima do previsto

© MDAS/Divulgação

Apesar do esforço do governo em excluir cadastros irregulares, o Bolsa Família tem registrado um aumento na fila de espera nesse ano. A lista agora tem quase 700 mil famílias que já tiveram os documentos aprovados, mas ainda não entraram no programa.

Em março do ano passado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou sua principal vitrine social, o Bolsa Família chegou a ficar sem fila de espera. Naquele mês, o governo zerou a lista.

Em dezembro, esse número era de 175,9 mil famílias. Agora são 689,8 mil cadastros.

Quem está na fila já teve a documentação analisada e aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Só que, por falta de dinheiro no programa, o governo não consegue pagar o benefício a todos que precisam dele.

A família que está nessa situação tem que esperar eventual aumento no orçamento do programa ou a saída de algum beneficiário para entrar no lugar dele.

Orçamento pressionado

A verba para o Bolsa Família nesse ano é de R$ 168,6 bilhões. Isso significa que, em média, são R$ 14 bilhões por mês.

Porém, o gasto mensal do programa tem ficado acima disso – mesmo deixando famílias na lista de espera.

Em média, o Bolsa Família pagou por mês quase R$ 14,3 bilhões de janeiro a julho. Portanto, isso pode pressionar o orçamento no fim do ano para garantir o pagamento a quem já está no programa.

O que diz o Ministério

O Ministério do Desenvolvimento Social não se manifestou sobre o gasto mensal do Bolsa Família. Também não um prazo para que a fila seja zerada ou volte a cair.

Em nota, informou que o processo de averiguação e revisão cadastral, o chamado “pente-fino”, “tem contribuído para fazer oscilar os volumes de cancelamento [de cadastros e pagamentos], que podem ser mais expressivos em alguns meses, mas não em todos”.

A pasta disse que, após a grande ação de correção do Cadastro Único em 2023, “continua no prosseguimento da qualificação das informações neste ano”.

Para conseguir fazer o Orçamento de 2024 e de 2025 caber dentro das regras fiscais, a equipe econômica espera reduzir despesas com a busca por fraudes, inclusive no Bolsa Família.

No entanto, a fila de espera coloca um desafio nesse plano de cortar despesas, pois já há uma lista de quem tem direito ao Bolsa Família e aguarda a sua vez.

Pente-fino

Desde o ano passado, o governo tem buscado por possíveis irregularidades. Um exemplo é a exclusão de quase 2 milhões das famílias unipessoais, que tem apenas um integrante. São pessoas de baixa renda que dizem ser solteiras e não ter filhos.

Esse tipo de cadastro deu um salto no último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Eram 2,2 milhões em outubro de 2021, um ano antes da eleição presidencial. Esse número subiu para 5,8 milhões em novembro de 2022, no segundo turno da eleição. Agora, são cerca de 3,9 milhões.

Especialistas dizem que essas famílias se utilizaram de brechas no programa para receber mais dinheiro. Como Bolsonaro estabeleceu que todos receberiam um valor mínimo e independente do tamanho da família, houve casos de casais que fizeram cadastros separados para dobrar a renda transferida pelo programa.

Só que esse “pente-fino” não tem sido suficiente, pois o fluxo de pessoas querendo entrar no Bolsa Família continua alto.

Por isso, é que a fila de espera tem crescido nos últimos meses.

Fonte: G1

Opinião dos leitores

    1. Falta de aviso não foi !! O Amor venceu, espero que nessa eleição o povo dê o troco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura diz que vai começar a escoar água do Cavaco Chinês em 1º de agosto

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal apresentou nesta quarta-feira (17) um cronograma para retirada da água da comunidade Cavaco Chinês, localizada no bairro de Pajuçara, na Zona Norte de Natal. O assunto foi discutido com os órgãos competentes e a comunidade durante audiência extrajudicial realizada na sede das Promotorias de Justiça, em Lagoa Nova.

A comunidade está inundada há dois meses, após uma forte chuva em Natal. O cronograma apresentado pelo Município de Natal prevê 30 etapas, encerrando com a instalação da bomba de drenagem no dia 31 de julho e o início da retirada da água no dia 1º de agosto de 2024.

Durante a reunião, o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) informou que, após a drenagem da área, será feita uma recomposição emergencial do trecho da BR-304 que foi danificado pela comunidade na tentativa de escoar a água retida na região.

“A situação, de uma maneira geral, demonstrou para o Ministério Público a necessidade de um maior aprimoramento da Secretaria de Defesa Civil do Município de Natal. Essa é uma pasta importante, principalmente nesse contexto de alterações climáticas. A Defesa Civil deve ter bastante autonomia e infraestrutura logística para poder ajudar as comunidades que tiverem problemas”, registrou a Promotora de Justiça Gilka da Mata, titular da 45ª Promotoria de Justiça.

Ainda durante a audiência, o órgão ministerial cobrou à Prefeitura a adoção de medidas no sentido de garantir a assistência social às famílias afetadas pelo alagamento.

“Nessa audiência, a Promotoria de Justiça de Cidadania cobrou da Secretaria de Assistência Social do Município providências no sentido de apresentar o levantamento dos moradores da área que serão beneficiados com aluguel social e outras medidas que possam ser implementadas em favor dessas famílias que se encontram em uma situação de extrema vulnerabilidade”, registrou a promotora Danielle Veras, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Natal.

Outras medidas

Ficou acordado também que a Defesa Civil municipal encaminhará, em até dois dias, um relatório com os dados coletados em decorrência da vistoria da área afetada bem como informará as providências necessárias para apoiar a comunidade. O documento deverá apontar a listagem dos imóveis vistoriados com os respectivos laudos de interdição, as áreas não visitadas e os motivos correspondentes.

A Promotoria da Cidadania definiu ainda o dia 26 de julho de 2024 como prazo final para que a Secretaria de Assistência Social do Município de Natal informe as medidas adotadas no sentido de conceder aluguel social às famílias afetadas bem como sobre o fornecimento de água potável para os moradores atingidos que ainda se encontram na área.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fátima se reúne com presidente da Petrobras e garante apoio à exploração de petróleo na Margem Equatorial

Foto: Daniel Cabral / Governo do RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) se reuniu nesta terça-feira (16) com a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, onde fica a sede da empresa.

Durante o encontro, as duas discutiram o potencial da exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, que fica em alto mar na costa do Rio Grande do Norte e do Ceará. Nela, a Petrobras descobriu petróleo através do poço de Pitu, em 2023, e realizou duas outras descobertas em 2024, nos poços de Anhangá e Pitu Oeste. A companhia está realizando estudos complementares para avaliação da extensão e da viabilidade econômica dessas descobertas.

“Da nossa parte, faremos todo o possível para viabilizar as demais licenças e anuências que foram solicitadas pelos órgãos ambientais para avançarmos com a exploração na Margem Equatorial”, disse a governadora Fátima Bezerra, destacando a importância para o fortalecimento da economia potiguar, gerando emprego e renda aos milhares.

Estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimam que as atividades de exploração de petróleo, incluindo a Margem Equatorial, têm potencial para gerar mais de 54 mil empregos no RN elevando a participação da Indústria no PIB – Produto Interno Bruto – potiguar.

A cadeia do petróleo foi responsável por mais de 40% do PIB do Rio Grande do Norte nos tempos em que a produção superava os 100 mil barris/dia. Isso nas décadas de 1970/1980. Em 2023, a média diária foi de 32 mil barris. Com base nos dados de 2021 do IBGE, a Federação das Indústrias (FIERN) calcula que a participação industrial é hoje de 20,7%.

Foto: Daniel Cabral / Governo do RN

Outros projetos

A Petrobras é parceira do Governo do Estado no desenvolvimento dos projetos-piloto de pesquisa e desenvolvimento de usina eólica offshore. Na reunião, a empresa reafirmou o compromisso com a continuidade dessa parceria, prevendo avanços nas próximas etapas do projeto.

Também foi tratada da questão da TermoAçu: Magda disse que será instituído um grupo de trabalho voltado a estudar as alternativas para a reativação do ativo. Ficou definido ainda que o Governo do Estado irá apresentar o projeto do Porto-Indústria Verde à nova diretoria da estatal, a fim de analisar as sinergias do projeto com o plano de estratégico da empresa. A presidente se comprometeu na manutenção da sede da Petrobras em Natal, buscando melhores alternativas para fortalecer o seu funcionamento no Estado.

Acompanharam a governadora na reunião com a presidente da Petrobras, os secretários Carlos Eduardo Xavier (SEFAZ) e Daniel Cabral (Assecom), Hugo Fonseca (adjunto da SEDEC) e Marina Melo (Potigás). Pela Petrobras, além da presidente Magda Chambriard, participaram a diretora de Exploração e Produção, Sylvia dos Anjos; o gerente executivo de Exploração, Jonilton Pessoa; os assessores Olavo Colela, Olavo Bentes, Felipe Figueiredo, e o gerente de Libra, Ilton Rossetto.

Fonte: 98Fm

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *