O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Sebastião Coelho disse que “a solução será prender Alexandre de Moraes” por “cometer crimes” ao tomar decisões no âmbito do Inquérito das Fake News e em relação às manifestações contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.
Sebastião Coelho falou sobre a possibilidade de as Forças Armadas prenderem Alexandre de Moraes. Ele fez discurso no domingo (20/11), em cima de um minitrio elétrico, na manifestação em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.
“A solução será prender Alexandre de Moraes. E eu dou a base legal para isso: temos de fazer tudo de acordo com a Constituição e com as leis. O senhor ministro Alexandre de Moraes, há muito, não respeita a Constituição”, afirmou.
O desembargador deixou a magistratura no último dia 16 de setembro, após 30 anos e 11 meses no TJDFT. Além do cargo de desembargador na Corte, ele atuava como vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Em frente ao QG do Exército, onde cidadãos insatisfeitos com a eleição de Lula (PT) estão desde o dia 30 de outubro, Sebastião Coelho disse que “80% dos juízes e juízas do brasil, de primeira e segunda instâncias, não estão de acordo com o que está fazendo o Supremo Tribunal Federal”.
Segundo o desembargador aposentado, qualquer cidadão poderia prender Alexandre de Moraes por estar em “flagrante delito”, mas não devem fazer isso por ausência de “força necessária para fazer cumprir a ordem”.
Sebastião Coelho disse que quem deveria tomar providência é o Senado Federal, mas, como não o faz, “resta ao presidente da República convocar as Forças Armadas para efetuar a prisão de Alexandre de Moraes”.
“O Código Penal, em seu artigo 29, estabelece que quem, de qualquer modo, concorre para o crime está sujeito às mesmas penas. Assim, se algum dos ministros do Supremo Tribunal Federal der habeas corpus para Alexandre de Moraes, ele também poderá ser preso. Vai fechar o Supremo? Não. Convocam-se os ministros do STJ [Superior Tribunal de Justiça] para substituir, até que tudo se normalize”, argumentou.
Questionado se eventual convocação das Forças Armadas para prender um ministro do STF não abriria brecha para outras prisões sem o devido processo penal, o desembargador aposentado respondeu: “Esse é um medo que ocorre na cabeça das pessoas. É natural, porque o país viveu um período sob comando das Forças Armadas, mas a questão é pontual. Se tirar o ministro, vai fechar o Supremo? Não. Afasta-se o Alexandre de Moraes, convoca-se um ministro do STJ até que o Senado delibere o que vai fazer com Alexandre [de Moraes] ou com os outros que perderam completamente a condição de julgador. Se fosse um juiz de primeiro grau, estava há muito tempo afastado da função e respondendo a processo na corregedoria e no CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. Essa é a realidade. Infelizmente”.
Porque não foi “corajoso” assim, quando no desempenho de suas funções ? Foi com medo de perder as benecesses do cargo ?
Isso é vergonhoso e oportunismo barato, fazer uma fala dessa, para incentivar esses alienados, falsos ricos, pois, com certeza nenhum desses alienados recebem salário-mínimo ou bolsa-família.
Quero saber se eles vão passar quatro anos nessa babaquice.
Que decepção Desembargador, basta Moto, para envergonhar a classe dos magistrados.
Vergonhosa a sua fala.
A sua toga, com certeza é mais valiosa que a incompetência desse Bozó, que passou quatro anos, incentivando o desrespeito à Constituição e aos poderes constituídos.
Que vergonha, me desculpe.
Se estivéssemos vivendo num Estado Democrático de Direito, até que isso poderia acontecer. Quem não aguentar que corra! A maioria decidiu… Faz o L que melhora.
Se eu fosse Xandão, tacava-lhe uma cadeia nesse miserável tmb. Pra aprender a respeitar a democracia. Mi mi min
Esse é macho! Por não concordar com os desmandos do STF,em protesto pediu aposentadoria ao vivo durante sessão do TJDFT deixando os colegas desembargadores surpresos com o discurso. Tem o meu respeito pela conduta. Se não compactua com o errado,pede para sair…
Alguém chama o xandaaaaao
Prende aqui, xandaaaaao!
Aaaaai xandaaaaao
Bota pra moer, xandaaaaao
Esse ex quer ser é preso. Vai vestir teu pijama idiota, e esperar a morte chegar em paz.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, comentário mais preciso que isso só quando de fato se concretizar.
Cabra macho, isso mesmo, tirar a capa preta dele e por uma roupa de palhaço com nariz de palhaço tombem!
Kkkkkkkkkkkkkk
Se aposentou, botou o dele do bolso, agora começou com o mimimi.