Diversos

VÍDEO: Suposto grupo integralista diz ter atacado sede do Porta dos Fundos

O Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira, suposto grupo integralista, disse ter atacado prédio de produtora na Zona Sul do Rio Reprodução/Reprodução

Um suposto grupo integralista reivindicou nesta quarta-feira, 25, a autoria do atentado contra a sede do grupo de humoristas Porta dos Fundos, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na madrugada da terça-feira 24. O ataque na véspera do Natal foi feito com coquetéis molotov, arremessados contra o prédio da produtora, no bairro do Humaitá. A Polícia Civil do Rio investiga o caso.

Em um vídeo que circula no WhatsApp e no Youtube (veja abaixo), integrantes do “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira” assumem o atentado, represália contra o especial de Natal do Porta dos Fundos, A Primeira Tentação de Cristo, disponível na Netflix. O filme mostra Jesus Cristo como homossexual, além de um triângulo amoroso entre Deus, Maria e José.

No vídeo divulgado pelos supostos criminosos, que traz imagens do ataque, aparecem três homens encapuzados e vestidos com as camisas verdes integralistas, à frente de uma bandeira com o símbolo do movimento. Um deles, sentado, lê com uma voz distorcida a declaração em que reivindica a autoria do atentado, chamado pelo grupo de “ação direta revolucionária” e “justiçamento”.

“Nós do Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira reivindicamos a ação direta revolucionária que buscou justiçar os anseios de todo povo brasileiro contra a atitude blasfema, burguesa e antipatriótica que o grupo de militantes marxistas culturais Porta dos fundos tomou quando produziu seu especial de natal a mando da mega corporação bilionária Netflix, deixando claro para todo o povo brasileiro, mais uma vez, como o grande capital anda de mãos dadas com os ditos socialistas”, diz o homem.

Na mensagem, ele afirma ainda que o grupo humorístico busca “destruir o nosso povo, nossas crenças, nosso patrimônio imaterial, com o intuito de nos enfraquecer”. “O Porta dos Fundos resolveu fazer um ataque direto contra a fé do povo brasileiro se escondendo atrás do véu da liberdade de expressão. Esses malditos servos do grande capital blasfemaram contra o Espírito Santo quando chamaram nosso senhor Jesus Cristo de bastardo e Maria de prostituta de adúltera”, diz.

O “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira” admitiu ter sido o responsável pelo furto de bandeiras antifascistas no campus da UniRio em Botafogo, em dezembro de 2018. Os integrantes reivindicaram a autoria do episódio em um vídeo, que mostra as faixas sendo queimadas.

Em nota publicada na sua página de Facebook, o Porta dos Fundos disse que “condena qualquer ato de violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos”.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro e questionou se o vídeo faz parte da investigação, mas ainda não obteve resposta até o momento.

O especial da discórdia

A trupe humorística tem sido alvo constante de ataques na internet por polêmicas com seu programa especial de Natal. O vídeo tem 46 minutos e estreou na Netflix no início de dezembro. O enredo se passa no aniversário de 30 anos de Jesus e satiriza seu retorno após 40 dias de jejum no deserto.

No vídeo, Jesus, interpretado por Gregório Duvivier, leva para casa um amigo diferente, interpretado por Fábio Porchat, com quem vive um romance gay, espantando José, Maria, os reis magos e até de Deus. A sátira já traz na sinopse que é “um especial de Natal tão errado que só podia ser do Porta dos Fundos”.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Sem querer polemizar, mas fiz um comentário sobre esse lixo do porta dos fundos, sem nenhuma ideologia política e/ou partidária. Sigo a doutrina Cristã e acredito em Deus (sou católico). Contudo, jamais defendi ou defendo o fundamentalismo religioso. Sou crítico do período inquisitorial, bem como da matança em nome de Deus (do fundamentalismo Islâmico, por exemplo).
    Creio que o ser humano tem o potencial de viver ou pelo menos tentar viver em harmonia, sem jogar na lama o sentimento e a fé de milhões de brasileiros por um punhado de dinheiro. Mas, de uma coisa você tem toda razão Aparecida, os palhaços responderão na presença de Deus! Acredite se quiser.
    Feliz Ano Novo.

  2. Não sei que liberdade de expressão é essa??
    Idiotas!
    Tudo por dinheiro.
    Vão perder tudo e é pela porta de frente.
    Bem empregado!
    Pra quê isso?,

  3. Porta dos fundos e do inferno é lixo puro e da pior espécie já que não pode ser reciclado.
    Aguentem as consequências das lacrações de vocês, foram avisados e disseram que não iriam parar e pediam liberdade de expressão.
    Vocês não respeitam a fé do povo brasileiro e a do mundo também, faltaram com respeito ao nosso Senhor Jesus Cristo e a Virgem Maria, desconstrói e desvirtua a Bíblia Sagrada com a palavra de Deus.
    Tão se achando invencíveis vão para os países Árabes e apresentem trabalho semelhante por lá
    Olha aí o que vocês criaram com suas blasfêmias, más continuem vocês se acham muito macho,
    continuem fazendo, apresentem esta porcaria em teatro e saia por ai com tranquilidade e nem precisa olhar para trás.
    Olha bem o que trouxe as tuas blasfêmias.

  4. -francisco alves,caro amigo so o que faltava? agora a mídia contra a fé do povo! so o que faltava?
    meu deus a mídia brasileira chegando a esse ponto?
    -ja lerdaram a memoria dos nossos jovens,fazendo de boneco de fantoche,meu deus pedofília a céu aberto na tv e ninguém ver isso? não vou citar mais vi!
    -quando a mtv brasileira passava rock,a transamerica,radio tropical tocava rock tbm ,a globo passava desenhos tipo dragon ball z na tv globinho( in memoriam),quando os simpsons passava no sbt a noite nossos jovens eram outros!
    – antes dessas idiotices que passa na tv nossos jovens eram alternativos,cada um tinha seu proprio estilo de vida,mais alguns dizem os tempos e outros! nada disso! fui em virginia beach no sul dos estados unidos em julho desse ano na casa de minha irmã que é missionaria e mora lá passei um mês os jovens lá tem outro estilo de vida,não são maria vai com as outras igual aqui!
    -a tv norte americana passava todo estilo musical,o rock tem sua vez,o blues,o pop,o country e jazz! e aqui???? so o que a globo passa!
    -OU O GOVERNO MUDA A CULTURA DA TV BRASILEIRA OU NOSSOS JOVENS VÃO CRESCER REBELDES E SEM CULTURA,ESTÃO HOJE ANTI-FAMILIA !
    -tenho 34 anos,não me acho tão velho,me lembro em meados de 96 e 97 98,minha avó morava no rio de janeiro hoje mora aqui em natal,quando ela vinha nos meses e boas festas natal e ano novo se reunia toda família em são paulo do potengi pois eu e meus país moravam lá,vinha toda família daqui de natal e interiores vizinhos e até de brasília vinham a ceia a são paulo do potengi, DEPOIS DA MISSA TODOS NÓS DESCIAM A RUA ANTÔNIO EPIFÂNIO PARA A CEIA E LA A FAMÍLIA SE REUNIA A SOM DE MÚSICAS NATALINAS E A TV QUANDO LIGAVA ERA FILMES SOBRE O NATAL COMO TEMA,MEU DEUS TOCAI NOS CORAÇÕES DA TV BRASILEIRA PARA MOSTRAR MAIS CULTURA,HOJE VIROU UM GRANDE INFLUENCIADOR DE PUTAR IA NÃO É SO A GLOBO NÃO SÃO TODAS,não assisto mais tv aberta apenas canais fechados,HOJE EM DIA NÃO SE VBER MAIS FAMILIAS INTEIRAS SE UNINDO NUMA CEIA DE NATAL E ANO NOVO OS JOVENS ESTÃO CONTAMINADOS SUAS MENTES COM FUNK E IDIOTICES, no meu tempo de adolescente e infancia tinha varios gostos musicais,não um só!
    -A GLOBO PASSOU UMA COISA QUE E DE MINHA ÉPOCA AMIGOS! CLASSICO DO SERTANEJO MINHA MÃE ESTAVA ASSISTINDO! MUITO CLÁSSICO!
    -show de roberto carlos fim de ano muito clássico gostei! não gosto de roberto carlos nem de sertanejo mais são clássicos amigos e roberto da pra ouvir,CHITÃOZINHO E XORORÔ SÃO UM DOS QUE AINDA BRIGAM PELA CULTURA DO SERTANEJO RAIZ!

  5. Deixemos que os atores de Porta dos Fundos se entendam com Deus. Deixemos de tanto fundamentalismo. Quem não gostar NAO ASSISTE. Feliciano gastou 176 mil reais, DINHEIRO PUBLICO, e nenhum cristão falou naaaaada.

  6. Mesmo discordando da violência contra a produtora dessa aberração, fico a me perguntar: E a violência, e a agressão contra a fé e os costumes do nosso povo, como fica? Nem tudo pode ser apresentado ou banalizado em nome da "cultura". As pessoas têm suas crenças, e a religiosidade merece respeito! Se os produtores são ateus, gays ou pregam a diversidade, que o façam sem achincalhar a imagem e reputação divina. Até porque não passa de uma obra extremamente pífia, de péssima qualidade.
    Deus é maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Cláudia Raia diz que deu vibrador para filha quando menina tinha 12 anos: “prescrição médica”

Em participação no programa Goucha, da rede de televisão portuguesa TVI, a atriz Cláudia Raia surpreendeu ao afirmar que presenteou a filha com um vibrador quando a menina completou 12 anos. A declaração foi dada durante entrevista ao apresentador Manuel Luís Goucha.

Na ocasião, o comunicador questionou a atriz se ela tinha mesmo 17 vibradores em casa, ao que Cláudia respondeu: “Tenho! E quando a Sofia fez 12 anos eu dei um vibrador para ela e falei ‘vai se investigar’”.

“Hoje [vibradores] é uma prescrição médica. Isso não é mais invenção”, declarou. A famosa ainda disse que, dependendo de seu mood — estado de espírito —, pode escolher dentre os 17 brinquedos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com aprovações na UFRN, USP e outras universidades, Colégio Porto comemora grandes resultados

A divulgação do resultado do Sisu 2025 coroou mais um ano de grandes conquistas para o Colégio Porto. A escola aprovou alunos no curso de Medicina em várias universidades públicas e ainda teve o segundo colocado no curso na UFRN. O Porto também teve três estudantes que conseguiram vagas em uma das instituições mais concorridas do Brasil, a USP, em São Paulo. Nos últimos quatro anos, estudantes da escola são aprovados em cursos dessa universidade. A comemoração aconteceu nesta segunda-feira (27), no rooftop da escola, com muita música, alegria e emoção.

Murilo Mendonça foi um dos alunos aprovados no Sisu. Ele foi o 5º colocado no curso de Engenharia Civil na UFRN e vai seguir a mesma profissão do pai. Orgulhoso do resultado, o mais novo universitário contou que fez parte da primeira turma do 9º ano do Colégio Porto, em 2020, e agradeceu o apoio que recebeu durante todo esse tempo.

“Foi a escola que me deu toda a base nesses três anos de ensino médio. Foi muito importante pra mim, foi incrível”, afirmou. “A gente vê a dedicação, o crescimento, a entrega dele nesse projeto, então, foi mais que merecido. Escolhemos o Porto por causa da equipe de professores e deu tudo certo”, disse o pai de Murilo, Miron Mendonça.

O Colégio Porto aprovou alunos em outros 15 cursos diferentes na UFRN e em outras universidades públicas, como a UERN, UFRJ, UFCG, UFMA, Insper, FGV e ESPM. Um dos grandes destaques foi o 2º lugar no curso de Medicina na Federal do RN, com o aluno Enrico Tadeu, de 18 anos. Ele é um dos três estudantes da escola que também conseguiu vaga na USP. “Sensação de extrema alegria, de dever cumprido. Estudar vale muito a pena. Agradecer ao Colégio Porto que foi toda a minha base, onde eu aprendi a estudar, foi essencial pra mim. Eu só tenho a agradecer à equipe de professores”.

Além de Enrico, também foram aprovadas na USP as estudantes Ligia Pereira, de 17 anos, para o curso de Administração (ela também foi a 2ª colocada na mesma graduação na UFRN) e Diana Gaspar, de 18 anos, em Engenharia de Alimentos (aprovada em 3º lugar em Engenharia de Produção na UFRN).

Desde 2021, o Porto coleciona aprovações na Universidade de São Paulo. “Todos os anos a gente tem aprovações em universidades reconhecidas a nível nacional, como a USP. É uma alegria imensa e é um resultado que atendeu completamente a o que a gente esperava dos nossos alunos”, comemorou o professor e diretor acadêmico do Colégio Porto, André Cury.

“A gente fica muito feliz nesse entendimento de que o Colégio Porto, a cada ano que passa, vem se consolidando como uma força da educação no mercado norte-rio-grandense. O sucesso deles é o nosso sucesso e é fruto do muito esforço e trabalho em conjunto. O aluno que vem pro Porto vem pra estudar, para poder alcançar os seus objetivos e realizar seus sonhos”, concluiu a coordenadora pedagógica, Kennia Ísis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do Santos anuncia retorno de Neymar ao clube: “Vem ser feliz de novo”

Foto: Guilherme Kastner/Santos

Neymar Jr. é do Santos. O astro brasileiro foi anunciado oficialmente como reforço do Peixe nesta terça-feira (28), através de publicação do presidente do clube, Marcelo Teixeira. O anúncio nos canais de comunicação do Santos ainda não foi realizado.

O acordo celebra um trabalho de meses da diretoria do Peixe em busca de repatriar o craque brasileiro. As negociações tinham o aceite do jogador desde o começo de janeiro, mas ainda demandavam a liberação do Al-Hilal, da Arábia Saudita, clube que detém os direitos econômicos do atleta.

Nessa segunda-feira (27), o Al-Hilal anunciou a rescisão de contrato com Neymar. O vínculo era válido até o fim da temporada 2024/2025. “Obrigado, Neymar, e boa sorte”, escreveu o clube, nas redes sociais, ao se despedir do jogador.

Já nesta terça, antes de ser anunciado pelo Santos, Neymar se despediu do clube saudita. “A todos do Al-Hilal, aos torcedores, obrigado!! Eu dei tudo para jogar e gostaria que tivéssemos aproveitado mais tempo em campo juntos”, iniciou.

“Aos sauditas, obrigado por darem a mim e minha família uma nova casa e novas experiências. Conheço agora os verdadeiros sauditas e amigos para sempre. Sempre sinto seu amor e a paixão pelo jogo, seguirei acompanhando a jornada desse clube e do país rumo a 2034. O futuro de vocês é incrível, coisas boas estão por vir, e estarei sempre na torcida!!!”, completou.

O último jogo de Neymar foi em 4 de novembro, pelo Al-Hilal. Desde então, ele está em fase final de recuperação de uma ruptura no tendão da coxa.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arrecadação federal bate recorde e soma R$ 2,71 trilhões em 2024, maior valor da série histórica

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 2,709 trilhões em 2024. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28) pela Secretaria da Receita Federal. O resultado é o maior da série histórica, iniciada em 1995. No mesmo período de 2023, a Receita arrecadou R$ 2,47 trilhões.

Já em dezembro, a arrecadação foi de 261,2 bilhões, o maior resultado da série histórica para o período. O resultado representa uma alta de 7,78%, já descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Em relação a novembro, quando o montante foi de R$ 209,218 bilhões, a arrecadação subiu 24,23%, em termos reais.

Segundo a Receita, o aumento na arrecadação pode ser explicado por fatores como o comportamento dos principais indicadores macroeconômicos, melhora no desempenho da arrecadação do PIS/Cofins e o crescimento do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Veja abaixo:

  • Comportamento dos principais indicadores macroeconômicos;
  • Melhora no desempenho da arrecadação da tributação do PIS/Cofins sobre combustíveis;
  • Desempenho dos tributos do comércio exterior em função do aumento do volume das importações, das alíquotas médias e do crescimento da taxa de câmbio;
  • Crescimento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 14,84%, em função, principalmente, do crescimento de 14,93% na arrecadação da estimativa mensal.

No acumulado do ano (de janeiro a dezembro), sem a correção pela inflação, a arrecadação alcançou o valor de R$ 2,65 trilhões —, o que representa um acréscimo pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 9,62%.

Segundo a Receita, a tributação de fundos exclusivos gerou um aumento de R$ 13 bilhões na arrecadação no ano passado, enquanto a atualização do IRRF sobre offshores contribuiu com outros R$ 7,67 bilhões.

Desonerações

As desonerações concedidas pelo governo resultaram em uma renúncia fiscal total de R$ 12,1 bilhões em dezembro de 2024, valor igual ao registrado no mesmo mês de 2023, a preços correntes, conforme a Receita Federal. No acumulado de 2024, as desonerações totalizaram R$ 124,9 bilhões, volume inferior ao registrado no ano anterior (R$ 139,348 bilhões, a preços correntes).

O resultado reflete a retomada da tributação sobre combustíveis, feita ao longo de 2023. Em janeiro de 2024, o governo retomou a cobrança integral do PIS/Cofins sobre o diesel, que havia sido zerado em 2021, com retomada parcial em setembro de 2023.

Os números de renúncia da desoneração da folha de pagamento ainda não foram informados pela Receita, cuja categoria está em mobilização.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputada Carla Dickson assina pedido de impeachment contra Presidente Lula e abertura de CPI por suposta pedalada fiscal no Programa “Pé de Meia”

Esta segunda-feira (27) foi emblemática para a deputada federal Carla Dickson (União Brasil-RN). Na semana que antecede a abertura dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional, a parlamentar assinou duas fortes proposições contrárias ao Governo Federal. Assinou o pedido de impeachment do presidente Lula, de iniciativa do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), e também o pedido de abertura de CPI, de autoria dos deputados Zé Trovão (PL-SP) e Marcos Pollon (PL-MS).

As duas proposições têm a mesma motivação, o suposto crime de responsabilidade conhecido como pedalada fiscal cometido pelo Governo Federal para financiar o programa “Pé de Meia”, criado para oferecer um auxílio de R$ 200 para estudantes do ensino médio de baixa renda. A acusação aponta que o executivo aplicou R$ 3 bilhões sem previsão orçamentária e sem autorização do Congresso Nacional.

“Sem pestanejar eu já assinei os dois pedidos e se por acaso surgirem outros nesse sentido daqui por diante, assinarei também. Nós já derrubamos uma presidente por essa mesma razão e chegou a hora de derrubarmos outro. Precisamos agir rápido e salvar o país desse governo antes que eles destruam o pouco que ainda nos resta”, afirma Carla Dickson.

O prazo para a coleta de assinaturas do pedido de impeachment se encerra nesta terça-feira (28). O pedido foi feito em outubro de 2024 e a princípio tinha alcançado apenas 30 assinaturas, mas nos últimos dias a bancada de oposição se movimentou e a proposição chegou a 106 adesões.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns deputada federal Carla Dickson! Compromisso e responsabilidade com a legalidade! Mandato pautado pelo compromisso com o povo brasileiro e pelos princípios basilares da legalidade.
    Sua atitude reflete um mandato transparente, firme e alinhado com os anseios da população do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Apoio do Nordeste a Lula em 2026 não está garantido e governo tem que estar mais presente’, diz Fátima Bezerra

Foto: Everton Dantas/Divulgação

À frente de um dos quatro Estados que o PT comanda no país, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, antecipa uma disputa dura no Nordeste em 2026 diante do crescimento da direita no país e diz que o partido não pode baixar a guarda na região. Segundo ela, o apoio dos nordestinos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está garantido e dependerá de um grande esforço do governo nos próximos dois anos para que o desempenho de 2022 possa se repetir.

– O governo tem que se fazer mais presente exatamente aqui no Nordeste. Não só Lula, mas também os ministros – diz Bezerra ao GLOBO.

Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda mostrou que a taxa de desaprovação do governo chegou a 49%, superando a aprovação pela primeira vez. O resultado foi influenciado especialmente pelo Nordeste, onde a aprovação da gestão Lula caiu 8 pontos percentuais.

A governadora potiguar, que concedeu entrevista antes da divulgação dos números, afirma que será necessário atenção dedicada à região para que ela siga ao lado de candidatos do campo progressista. Bezerra presidiu o Consórcio Nordeste em 2024 e diz contar com a retomada das viagens do presidente para inaugurar obras, como a de um reservatório hídrico que espera já realizar com a presença do presidente em março e da transposição do São Francisco no ano que vem.

Bezerra reconhece que o PT precisa de renovação em seus quadros, mas afirma que isso é uma conversa para 2030 e não para agora. No ano que vem, ela diz confiar que Lula será candidato à reeleição. A governadora não vê espaço, porém, para uma chapa “puro sangue”, com o PT ocupando o espaço da vice, e diz que Lula terá de ampliar ainda mais as alianças para ser bem-sucedido na tentativa de reeleição.

– O campo da direita no Brasil está dividido até em função da inelegibilidade do presidente anterior, que deve se manter. No campo progressista, o presidente Lula é unanimidade. Mas é evidente que o presidente Lula tem consciência de que, mais do que nunca, é necessária uma frente ampla. Tem que continuar fazendo aliança – diz.

O Nordeste ainda é a região que Lula tem melhor avaliação, mas a situação já foi mais confortável. O apoio do Nordeste a Lula em 2026 está garantido?

De jeito nenhum, muito pelo contrário. Tem que intensificar a presença do Nordeste este ano e cada vez mais. A coisa boa é que agora o presidente Lula vai poder voltar a viajar pelo Brasil. Ele está ansioso para isso. É o tempo da colheita, de entregar essas obras. Não podemos baixar a guarda. O governo tem que se fazer mais presente exatamente aqui no nordeste. Não só Lula, mas também os ministros. A gente tem que ter muita atenção para os investimentos previstos para corresponder às expectativas da população.

Intensificar a presença de que forma?

Estamos falando aqui de uma pauta fundamental que é de infraestrutura e segurança hídrica. Por exemplo, até o início do primeiro semestre do ano que vem, o presidente Lula concluirá 100% do projeto de transposição das águas do São Francisco, não só do Rio Grande do Norte, como em Pernambuco, Ceará, Paraíba. Lula estará aqui em março para entregar uma obra do PAC que é o segundo maior reservatório hídrico do Estado, beneficiando a região do Siridó. Começou com Dilma e Lula agora volta e vai concluir. Mandei um vídeo da obra para ele no dia 31 de dezembro. Ele me ligou em seguida. Disse que já estava bem de saúde, doido para viajar e me perguntando quando poderíamos inaugurar a barragem.

Qual deve ser a estratégia mirando o Nordeste?

Ano que vem teremos uma eleição muito emblemática e, no centro desse debate, vai estar o compromisso com a defesa da democracia. Mais do que nunca ele se coloca muito vivo e muito necessário. Não dá para tapar o sol com a peneira, não. Chegamos muito perto de uma ruptura democrática. O mandatário anterior nunca disfarçou isso. Ele tem vocação para o autoritarismo, não adianta querer passar pano para o 8 de janeiro. A gente foi descobrir coisas muito mais graves ainda com as investigações. O nosso projeto tem como pressuposto a defesa da democracia para que, com ela, a gente possa avançar no desenvolvimento nacional, com crescimento da economia, distribuição de renda e avanço nas políticas sociais.

Mas esse episódio do Pix mostrou que a oposição vai investir em coisas do dia a dia, especialmente o que pega no bolso das pessoas. O discurso de defesa da democracia vai funcionar?

Claro que o mundo está bem complexo, o avanço da extrema-direita é fato, infelizmente. O que a gente viu agora no episódio do Pix foi uma coisa inaceitável, porque o governo nunca teve intenção (de taxar o Pix). O uso que tem sido feito hoje das redes sociais com foco sobretudo em desinformar é um negócio assustador porque é feito numa velocidade tão grande que, quando a verdade aparece, ela se dilui. Agora, não basta só a gente constatar isso. A gente tem que ter horizonte. O governo e os partidos do centro democrático não podem abrir mão do debate e de trazer à sociedade a necessidade de moderação desse conteúdo, de se fazer a regulação. Temos que vencer a resistência no âmbito do Congresso e ter uma correlação de forças que nos permita avançar, porque a eleição não será fácil. A extrema-direita ganhou terreno, inclusive na América Latina. Sabemos perfeitamente disso. Agora, sabemos também que a figura do Lula é muito forte. O campo da direita no Brasil está dividido até em função da inelegibilidade do presidente anterior, que deve se manter. No campo progressista, o presidente Lula é unanimidade. É evidente que o presidente Lula tem consciência que, mais do que nunca, é necessária uma frente ampla.

E se o Lula não for candidato?

Primeiro, acho que ele vai ser candidato. Presidente Lula tem um amor tão grande pelo país, ele dedicou sua vida ao Brasil. Graças a deus, ele está bem, está se recuperando bem de saúde, então é evidente que o candidato é ele. A gente tem que começar a construir outras alternativas porque tem 2030. Não antes. Na direita há divisão, na esquerda o nome do Lula unifica. Agora, é preciso ter sentido de frente ampla. Por isso, ele está muito correto ao cobrar na reunião ministerial a contribuição dos partidos do governo. Lula não vai desistir dessa eleição, não.

O PT e a esquerda como um todo tiveram problemas na eleição municipal. A senhora vê risco de que o crescimento da direita comprometa o desempenho de Lula no Nordeste?

Eles têm crescido, têm um fundo partidário bilionário. Tem ainda o fato de que partidos da base do governo se aliam a adversários do PT nos Estados. Eles acabam sendo muito beneficiados também com as emendas parlamentares. Não é mais uma coalizão presidencialista, mas uma coalizão congressual. Então, isso fortalece esses setores (da direita). Mas Lula continua e continuará muito forte aqui no Nordeste. Te dou o exemplo do Rio Grande do Norte. Aqui, a gente ganhava no Estado, mas fazia 28 anos que o PT não ia para o segundo turno em Natal. Diziam que a candidatura de Natália Bonavides era só para marcar presença. Tivemos uma derrota eleitoral, mas uma vitória política. E Natália saiu fortalecida inclusive dentro desse movimento de renovação que o PT está precisando.

A senhora acha viável pensar em ‘chapa pura’, com um vice do PT?

Não, não dá, de forma alguma. Tem que fazer aliança, continuar fazendo e ampliando. O compromisso com a defesa da democracia não é tarefa apenas para um partido. Tenho aqui a missão no Rio Grande do Norte de reunir esse conjunto de partidos para que a gente tenha frente ampla conectada com a frente a nível nacional e não permitir retrocesso.

O Consórcio Nordeste saiu de oposição à gestão Jair Bolsonaro para ser parceiro do governo Lula. Ainda assim, nem tudo andou. O pleito de formar o Fundo da Caatinga, por exemplo, foi feito logo no início do governo Lula e até agora não houve avanço.

A ministra Marina Silva evidentemente tem toda a sensibilidade, mas veio a ideia de se criar um fundo para todos os outros biomas. A questão é que não dá mais para a gente esperar. O processo de desertificação aqui no Nordeste é violento. Precisamos do financiamento para trazer academia, avançar nos estudos com base científica. Então, demos um passo importante agora porque firmamos com o BNDES, que irá estruturar o fundo e coordená-lo. É uma boa notícia.

Blog da jornalista Renata Agostini – O Globo

Opinião dos leitores

  1. Ruptura democrática, extrema-direita…blá blá blá…continue com esse discursinho que vc vai longe…vai trabalhar pelo estado p…!!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCE abre consulta para população indicar problemas que devem ser fiscalizados no RN

Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) disponibilizou uma consulta para que a população indique problemas públicos que devem ser fiscalizados pelo órgão. O processo vai auxiliar na definição das ações de controle externo que estarão no Plano de Fiscalização Anual (PFA) do biênio 2025/2026.

Qualquer cidadão que tenha interesse em participar deve enviar suas sugestões e indicações dos problemas públicos que mais afetam sua comunidade até o dia 7 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico disponível. Acesse o formulário aqui.

No formulário, o cidadão pode indicar os 5 problemas públicos mais importantes, para a atuação do TCE, com temas relacionados à habitação e moradia, meio ambiente, saúde, educação, servidores, transporte público, compras públicas, cultura, consumo, coleta e tratamento de lixo, água e saneamento, segurança, entre outros, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump retira “ideologia transgênero” das Forças Armadas dos EUA

Foto: Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nessa segunda-feira (27/1), ordens executivas que determinam que pessoas transexuais não possam mais se identificar com um gênero divergente ao do nascimento nas Forças Armadas. Trump ainda ordenou a reintegração de muitos militares demitidos por se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19.

“A medida é consistente com a missão militar e a política de longa data do Departamento de Defesa. Expressar uma falsa ‘identidade de gênero’ divergente do sexo de um indivíduo não pode satisfazer os padrões rigorosos necessários para o serviço militar”, detalha a ordem.

Ainda segundo a medida, “além das intervenções médicas hormonais e cirúrgicas envolvidas, a adoção de uma identidade de gênero inconsistente com o sexo de um indivíduo entra em conflito com o comprometimento de um soldado com um estilo de vida honrado, verdadeiro e disciplinado, mesmo na vida pessoal”.

As novas regras fazem parte do conjunto de ordens executivas elaboradas por Trump e pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth. Os republicanos descreveram as medidas como um esforço para “retornar as forças armadas a uma cultura profissional assumidamente masculina”.

Eles ainda afirmaram que é uma forma de mostrar que rejeitam os tipos de práticas equitativas de contratação, as quais Hegseth responsabiliza pela redução nos padrões e na capacidade de combate das Forças Armadas.

As determinações vão na mesma direção das outras ordens assinadas por Trump na semana passada, que eliminaram programas de diversidade, equidade e inclusão em todo o governo federal e limitaram o reconhecimento governamental do gênero de um indivíduo ao sexo de nascimento.

“A afirmação de um homem de que é uma mulher e sua exigência de que outros respeitem essa falsidade não são consistentes com a humildade e a abnegação exigidas de um membro do serviço”, destaca a ordem de Trump.

O presidente ainda ordenou que o Pentágono encerrasse os programas de diversidade.

Apesar de a ordem não ter excluído ninguém imediatamente do serviço militar, ela deu ao Pentágono 60 dias para atualizar a política sobre padrões médicos e 30 dias para apresentar orientações revisadas sobre como implementar a visão do governo.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Volta da obrigatoriedade de extintores de incêndio em carros está na pauta do Senado em 2025

Foto: Reprodução

O plenário do Senado deve votar em 2025 o projeto de lei que retoma a obrigatoriedade do extintor de incêndio em automóveis de passeio e veículos utilitários. A proposta tramita sob a forma do PLC 159/2017 e tem origem em iniciativa do deputado Moses Rodrigues (União-CE).

Apesar de avançar na Casa, o tema ainda divide opiniões entre os parlamentares, sem consenso até o momento.

A obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio em carros de passeio acabou em 2015, por meio de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A decisão foi justificada, na época, pela evolução tecnológica dos sistemas de segurança automotiva e pela baixa incidência de casos em que os equipamentos eram utilizados de forma eficaz.

Estudos apresentados pelo Contran indicavam que os sistemas modernos de proteção contra incêndios, somados à raridade de sinistros que poderiam ser controlados por extintores, tornavam a obrigatoriedade desnecessária.

Ainda assim, extintores do tipo ABC continuaram sendo exigidos para caminhões, veículos de transporte de produtos inflamáveis e veículos de transporte coletivo.

Esses extintores são projetados para combater incêndios de classe A (materiais sólidos como plástico, madeira e tecido), classe B (líquidos inflamáveis como gasolina e álcool) e classe C (equipamentos elétricos energizados, como baterias e fios).

A proposta em discussão no Senado visa alterar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com o intuito de incluir novamente o extintor de incêndio como item obrigatório nos carros de passeio e veículos utilitários. Segundo o texto, os fabricantes não serão obrigados a incluir o extintor nos carros, mas o item precisará ser adquirido separadamente pelos proprietários.

O projeto passou por análises em dois colegiados do Senado, com opiniões divergentes. Em 2019, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) rejeitou o texto, com base em parecer do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que argumentou contra a obrigatoriedade.

Em 2024, a matéria recebeu parecer favorável na CTFC (Comissão de Fiscalização e Controle), sob relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

O projeto está pronto para ser votado no plenário do Senado, mas ainda não há previsão para a análise. Caso aprovado, o texto segue para sanção presidencial.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

VÍDEO: Amigos de luta e irmãos camaradas. Fátima Bezerra celebra encontro com Chico César

Vídeo: Instagram

A governadora do RN, Fátima Bezerra, postou em suas redes sociais um vídeo com Chico César, celebrando o encontro com o cantor e dizendo: amigos de luta; e por que não também: irmãos camaradas? devido a intimidade.

“Além de celebrarmos nossos artesãos, temos a alegria de receber o gigante da música, @oficialchicocesar! Um amigo, irmão de luta, que com sua arte exalta a força e a identidade do Nordeste. É uma alegria enorme tê-lo aqui conosco!”, diz a legenda do post.

Opinião dos leitores

  1. Vá pagar as contas atrazadas, você Fátima é uma mentirosa, não paga nem promessa, vai almoçar com esse Chico reieira da sua qualidade, vão comer picanha e beber cerveja as custas do povo, aproveite e pague o aumento dos servidores, velhaca safada.

  2. Esses dois sim, irão almoçar uma bela picanha na brasa, já vc que acreditou na lorota da picanha, se contente com coxão duro. Bom apetite.

  3. Governadora do PT, dê conta de suas responsabilidades e não cumprimento dos deveres do seu GOVERNO que vive empurrando com a barriga os compromissos com funcionalismo público, VOSSA EXECENLÊNCIA, merece ZERO nesta GESTÃO de me péssima qualidade.

    1. Amigo, essa GD nao conserta nem a vida dela, vai consertar estradas, ela foi reeleita por bolsonaro que mandou dinheiro para o estado, acabou o mito, acabou a mamata. Essas estradas caríssimas que fizeram e igual a sonrisal, nao pode ver agua, varias nao aguentaram 03 meses, tem que tirar essa estrovenga do poder.

  4. Ele bem que poderia fazer um show para os terceirizados que estão todo dia fechando a Salgado Filho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *