Foto: Jorge William/Agência O Globo
Em novembro de 2018, durante votação, Alexandre de Moraes afirmou que “não compete ao Supremo Tribunal Federal reescrever um decreto. Ou o presidente extrapolou sua competência e o STF declara inconstitucional, ou o presidente, mesmo que STF não concorde, atendeu a exigência constitucional”. Na época, ele discordou do relator, ministro Luís Roberto Barroso sobre a constitucionalidade do indulto.
SAIBA MAIS: É do presidente da República a prerrogativa para editar indulto, decidiu STF em 2019
O ministro considerou na época inconstitucional a concessão de indulto para condenados por “crimes do colarinho branco” e corrupção. E estabeleceu critérios para a abrangência dos poderes do presidente de conceder indultos.
No entanto, para o ministro Alexandre de Moraes, a decisão não caberia ao Supremo. Não se pode expurgar, no cenário político, o indulto coletivo, por um sentimento de “não gostar”, disse.
Segundo ele, a Constituição prevê um complexo mecanismo de freios e contrapesos e um controle recíproco dos Poderes. “O indulto é ato de clemência constitucional, é ato privativo do presidente. Podemos gostar ou não, assim como vários parlamentares também não gostam quando o STF declara inconstitucionalidade de leis ou emendas, mas existe”, disse Alexandre na votação daquele ano.
Veja o vídeo abaixo:
VÍDEO: Supremo não pode reescrever decretos, afirmou Alexandre de Moraes sobre indulto em 2018 https://t.co/Lg0Hm3JI1e pic.twitter.com/hqcOumGofT
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) April 22, 2022
Com informações de Consultor Jurídico
O Bolsonaro veio pica das galáxias 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 chupa magote de comunista filhos da puta. Pode bufar Bruno Araújo.
Toto Riiba.. tire os pentelhos de Bolsonaro do meio dos seus dentes. E vá ver se sua mulher não tá no whatsapp com o cabra do gás.. 🐮
Político além de ganhar bem, viver as custas do povo, ainda pode cometer crime e ser perdoado. Presidente tem 811 mil esperando sua graça. 🐂
O miliciano falou em seu Twitter que bandido bom, é bandido morto, o velório é quando?
Esses caba perseguem Bolsonaro porque querem, mas sabem que pra Riba do Véi é só pra dar com os burros n’agua.
O véi deu um Xeque Mate nos bôbos da côrte.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Esquecem que o homi é MITO.
Fenômeno.
Hô Véio macho é Bolsonaro.
MITO 2022
O livramento que o bolsonaro deu, tem tudo a ver com o que o condenado sabe. E ele sabe muito do clã e do que ele fez.
O problema não é o induto em sí e sim o interesse, nesse caso, meramente pessoal. O presidente não pode, só por ser amigo, sair “perdoando” as pessoas. É um caminho perigoso.
Todo brasileiro sabe que a prisão do deputado foi inconstitucional. Apenas perseguição política. Alexandre de Moraes: vitima, acusador e juiz.
E o supremo pode sair por ai condenando as pessoas so por serem inimigos ? É um caminho perigoso.
Podem chorar agora esquerdopatas o Daniel silveira vai vir com tudo como senador no RJ. JB acabou com a brincadeira de juiz dos demônios do apocalipse.
Gado véi adestrado e idólatra de bandido, deixa eu te contar uma coisa: Daniel está isento de cumprir a sanção penal, mas continua inelegível abestado e deverá perder o mandato também… kkkkkk
Eu lá quero saber disso Manoel Abestalhado, engula e não cuspa, seu seboso.
A milícia digital remunerado do bandido das rachadinhas hoje tá muito eufórica! Afinal, bandido deve ser perdoado, desde que seja do lado do MINTO… Muuuu