Geral

VÍDEO: Veja imagens do primeiro trecho da engorda de Ponta Negra liberado para uso da população

Imagens: Eduardo Dantas

Um marco histórico para Natal. Foi liberado na manhã desta segunda-feira (21), o primeiro trecho da obra da engorda de Ponta Negra.

O trecho de 1 quilômetro liberado está localizado nas proximidades do SERHS Natal Grand Hotel e Resort, onde os trabalhadores finalizaram os últimos acabamentos para garantir a segurança e a acessibilidade da área.

A liberação parcial faz parte de um cronograma gradual da obra, que ainda está em andamento em outros trechos da praia.

A obra de engorda de Ponta Negra é uma intervenção para ampliar a faixa de areia e conter o avanço do mar, preservando a integridade do Morro do Careca e a infraestrutura da orla.

Opinião dos leitores

  1. Natália vai ganhar. Quem duvidar é só refrescar a memória que Cabeção era primeiro e ela estava em terceiro em todas as pesquisas.
    Se isso acontecer estarem 100% no caminho certo com Lula, Fátima e Natália.

    1. Então você tá concordando que, a “areia” que a esquerda estava colocando, era pra evitar votos para o adversário de Natália?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Advogada tem vitória na Justiça não poderá mais ser investigada no Distrito Federal

Foto: Reprodução

A advogada da influenciadora digital Deolane BezerraAdélia Soares, não poderá mais ser investigada na Justiça do Distrito Federal por associação criminosa e falsidade ideológica. A decisão judicial, assinada no último dia 8, acatou um parecer do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O processo foi enviado à Justiça Federal, que agora decidirá sobre o rumo das investigações. Crimes contra o sistema financeiro e a ordem econômica são investigados nessa instância, e não nos estados.

É possível que a Justiça de São Paulo fique responsável especificamente pela apuração de associação criminosa, porque os crimes aconteceram no estado, e não no Distrito Federal, segundo o Ministério Público.

Ainda de acordo com a decisão, a Polícia Civil do DF seguirá investigando o suposto crime de estelionato contra uma vítima específica: um funcionário terceirizado da delegacia que caiu em um golpe e perdeu R$ 1,8 mil em julho. A advogada Adélia Soares, contudo, não foi indiciada por esse crime. Ela nega qualquer irregularidade.

Procurada, a defesa da advogada Adélia Soares não respondeu. O espaço segue aberto a eventuais manifestações.

(Atualização às 17h27 de 21 de outubro de 2024: Em nota, a defesa de Adélia Soares afirmou: “Os advogados André Callegari e Marília Fontenele, que defendem Adélia Soares, consideram a decisão da Justiça do Distrito Federal irretocável e seguem confiantes no rápido esclarecimento dos fatos”.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lira sinaliza que oficializará candidato após 2º turno das eleições

Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou nesta 2ª feira (21.out.2024) que deve anunciar oficialmente o candidato que apoiará para sucedê-lo na presidência da Câmara depois do 2º turno das eleições municipais. O pleito está marcado para domingo (27.out).

Lira confirmou a aliados que seu candidato é o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), apesar de não ter anunciado publicamente o nome. Os 2 participaram da 24ª edição da Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol. O evento, realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, seguirá até 3ª feira (22.out).

“Não é momento para a gente estar falando de sucessão na Câmara, pelo menos agora. Nós vamos ter oportunidade ainda. O 2º turno vai passar, a gente vai esperar o resultado das eleições e aí a gente se posiciona”, declarou o deputado alagoano a jornalistas depois da abertura do evento.

A cerimônia homenageou Lira pela articulação na Câmara para aprovar projetos relacionados aos biocombustíveis e o Paten (Programa de Aceleração da Transição Energética).

As eleições para as presidências da Câmara e do Senado serão realizadas em fevereiro de 2025.

ELMAR NASCIMENTO E HUGO MOTTA

É a 1ª vez que Lira e Motta participam de um evento público desde que o deputado alagoano declarou apoio à sua sucessão.

Em 11 de setembro, os 2 participaram de um almoço reservado com líderes partidários em um restaurante de Brasília. No entanto, o deputado alagoano não fez declarações públicas sobre o encontro. O anúncio do apoio de Lira a Motta foi feito pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), na rede social Bluesky.

Até a metade de agosto, Elmar Nascimento era o favorito de Lira para assumir a presidência da Câmara em 2025 e, assim, manter sua influência política.

O nome de Elmar, porém, enfrentava resistência entre parte dos deputados. Em uma manobra, outro pré-candidato ao comando da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), retirou-se da disputa para apoiar o correligionário Hugo Motta.

Lira, então, abandonou seu antigo candidato e passou a apoiar Motta. A decisão causou tensão na relação de Lira com Elmar.

Em uma contraofensiva a Motta, Elmar fechou uma aliança com Antonio Brito (PSD-BA), também pré-candidato à presidência da Câmara.

Lira negou aos jornalistas, nesta 2ª feira (21.out), ter afirmado que Elmar seria seu candidato

“Eu vou falar e me pronunciar no momento adequado. Todos especularam, há mais de 1 ano, toda a imprensa, que meu candidato era Elmar Nascimento, que é meu amigo pessoal. Eu nunca falei nem para você, nem para imprensa nenhuma, nem para deputado nenhum, qual era o candidato. Porque, de novo, eu tenho todos na mais alta conta, todos têm condição de representar o Parlamento”, declarou Lira.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais uma Fake news confirmada: Juiz federal nega liminar a Natália e mantém direito de resposta a Paulinho

A candidata Natália Bonavides (PT) perdeu o recurso que pedia a suspensão do direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral a Paulinho Freire. A decisão foi confirmada pelo juíz federal Fábio Oliveira, nesta segunda-feira (21).

Natália foi condenada por impulsionamento negativo contra o adversário. Na mesma decisão da 3ª Zona Eleitoral, foi concedido direito de resposta a Paulinho Freire devido às inverdades citadas em vídeo publicado pela candidata do PT nas redes sociais.

Na sentença sobre impulsionamento negativo, a Justiça Eleitoral destacou se tratar de “um conteúdo com alto teor negativo direcionado especialmente a atingir a candidatura adversária, notadamente pela associação deste grupo político com a prática de crimes”. O conteúdo veiculado na internet com o intuito de criticar e difamar ainda teve impulsionamento ilegal para prejudicar ou incutir a ideia de não-voto ao candidato adversário.

Com a decisão de hoje, Natália pagará multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), em razão da gravidade do conteúdo impulsionado e da ampla repercussão e ainda terá que publicar o direito de resposta de Paulinho, devendo ser o conteúdo impulsionado por seis dias . A mensagem deve ser postada em caráter público, sem a restrição de visualização para apenas amigos ou determinados usuários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Senador protocola Proposta para tirar ministros do STF do Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Agência Brasil

O senador Márcio Bittar (União Brasil-AC) apresentou uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para retirar do STF (Supremo Tribunal Federal) o poder sobre 5 das 7 vagas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Atualmente, o STF tem 3 vagas diretas e o direito de indicar 2 nomes para a Corte Eleitoral.

No lugar, o projeto daria poder ao Congresso de escolher 4 das 7 vagas de ministros: duas para a Câmara e duas para o Senado. Ou seja, os congressistas seriam os responsáveis por determinar a maioria da composição do TSE, que julga causas eleitorais, muitas vezes, envolvendo os próprios políticos.

Atualmente, o artigo 119 da Constituição Federal determina que compõem o TSE:

  • 3 juízes dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal;
  • 2 juízes dentre os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça);
  • 2 juízes dentre 6 advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

A PEC quer alterar para:

  • 2 juízes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (tal como é hoje);
  • 2 juízes indicados pela Câmara dos Deputados;
  • 2 juízes indicados pelo Senado;
  • 1 juiz dentre 3 advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil e que seria nomeado pelo presidente da República.

A proposta é assinada por 27 senadores, incluindo nomes como Sergio Moro (União Brasil-PR), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Rogério Marinho (PL-RN) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Eis a lista completa (PDF – +59kB).

Na semana passada, Bittar disse ao Poder360 que a PEC não é uma retaliação ao STF e que não faz sentido recorrer de uma decisão do TSE no STF se os mesmos magistrados apreciarão o recurso.

TREs

A PEC é uma ofensiva apenas ao STF e não alteraria a composição das Cortes Eleitorais nos 26 Estados e no Distrito Federal, que seguem a mesma lógica de formação.

O artigo 120 da Constituição determina que cada Tribunal Regional Eleitoral seja composto por 7 integrantes, dos quais 6 fazem parte ou são indicados pelos Tribunais de Justiça:

  • 2 juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça;
  • 2 juízes dentre juízes de direito escolhidos pelo Tribunal de Justiça;
  • 2 juízes nomeados pelo presidente da República dentre 6 advogados indicados pelo Tribunal de Justiça;
  • 1 juiz do Tribunal Regional Federal.

O projeto de Bittar não muda esse trecho da Carta Magna. O senador afirma que estender as alterações aos TREs dificultaria a aprovação do texto e que a PEC tem o objetivo de corrigir um “descuido” que ocorre apenas com o TSE.

Ele afirma que, no caso dos Tribunais Regionais Eleitorais, os recursos vão para o TSE, e não para os Tribunais de Justiça. Ou seja, a análise cabe a pessoas diferentes.

“Quando você perde uma causa no TSE, você recorre ao STF e esse mesmo juiz vai dar o segundo voto. No caso dos TREs, quando você recorre, vai para o TSE. Não vai para o TJ”, disse.

STF vs. Congresso

Este é mais um episódio do embate entre os Poderes Legislativo e Judiciário. Há duas semanas, A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou 4 propostas que limitam as decisões de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

A aprovação foi uma reação à determinação do STF de suspender as emendas de deputados e senadores. A decisão vale até o Congresso estabelecer novas regras sobre os repasses.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Dólar dispara pois mercado não crê que governo irá diminuir gastos

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (21) a alta no dólar e as expectativas do mercado quanto a possíveis cortes de gastos do governo federal.

De acordo com a jornalista, uma das ações que estão ‘na mira’ da equipe econômica seria o abono salarial – um programa que paga um décimo quarto salário para quem recebe até dois salários mínimos com carteira assinada.

“Há dados mostrando que, não necessariamente, o abono vai para quem é pobre, mas sim para quem está no começo da carreira e não necessariamente atinge pessoas que precisam de ajuda do governo”, disse.

Outro programa que pode sofrer alterações é o seguro-desemprego, já que o desemprego está no menor patamar em 10 anos e os gastos com o seguro também estão em níveis recordes.

“Há algum problema no seguro desemprego que faz com que o governo gaste mais como seguro quando o desemprego está muito baixo”, analisou.

“A questão da expectativa do pacote, que a equipe econômica está prometendo, de equilíbrio fiscal, você tem uma dúvida porque o governo pode acreditar que é importante ter um compromisso com o equilíbrio fiscal para poder baixar o dólar e aliviar a inflação. Por outro lado, falta convencer o presidente Lula”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA anunciam novo pacote de auxílio militar de US$ 400 milhões à Ucrânia

Foto: Instagram/ Reprodução

Na sexta-feira, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos estão preparando um pacote de auxílio militar de 400 milhões de dólares para a Ucrânia, retomando o ritmo habitual de fornecimento de armas para Kiev após a aprovação de um projeto de lei de 95 bilhões de dólares pelo Congresso americano.

O pacote de auxílio à Ucrânia inclui artilharia, munições para defesas aéreas NASAMS – sistema avançado de defesa áereo de médio alcance, munições anti-tanque, veículos blindados e pequenas armas que podem ser usadas imediatamente no campo de batalha, disse uma autoridade norte-americana à Reuters, pedindo anonimato.

O auxílio militar vai utilizar a Autoridade de Saque Presidencial, ou PDA, na sigla em inglês, que autoriza o presidente a transferir artigos e serviços de estoques norte-americanos sem aprovação específica do Congresso durante uma emergência. Como parte dos projetos de lei de 95 bilhões de dólares, o Congresso autorizou 60,8 bilhões de dólares em várias formas para ajudar a Ucrânia, incluindo 8 bilhões de dólares de itens da PDA.

O anúncio foi feito após forças russas lançarem um ataque terrestre blindado na sexta-feira (10) perto da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, no nordeste do país, com pequenas incursões, abrindo uma nova frente na guerra que travou durante muito tempo no leste e no sul.

À medida que os fundos são destinados para reabastecer os artigos retirados dos estoques, empresas de defesa dos EUA devem ganhar mais contratos diante da continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia. O pacote de auxílio foi inicialmente publicado pelo site Politico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Israel descobre US$ 500 milhões em ouro e dinheiro do Hezbollah escondidos sob hospital

Foto: Reprodução IDF

As Forças de Defesa de Israel (FDI) relataram, nesta segunda-feira, 21, que Israel identificou um bunker do Hezbollah localizado sob o hospital Sahel, em Beirute. O bunker pertencia ao ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah (morto em ataque no dia 27 de setembro).

No local, disse em coletiva o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, o grupo terrorista armazenava mais de US$ 500 milhões em ouro e dinheiro.

Essas informações foram compartilhadas depois de uma série de ataques direcionados às instituições financeiras do Hezbollah, relata o The Times of Israel.

Segundo Hagari, “esse dinheiro poderia ter sido utilizado para reabilitar o Líbano, mas foi destinado a reabilitar o Hezbollah”. Ele comentou: “O bunker foi deliberadamente construído sob um hospital e contém mais de meio bilhão de dólares em dinheiro e ouro”.

A descoberta foi feita depois que as FDI realizaram bombardeios que atingiram um depósito financeiro subterrâneo durante a madrugada, além de mais de 20 outros alvos. A maioria dessas instalações está localizada no distrito de Dahieh, em Beirute, conhecido como um bastião do Hezbollah.

O porta-voz das FDI afirmou que “o Líbano tem estado atolado em uma crise econômica nos últimos anos, e o Hezbollah explorou isso para fortalecer seu controle sobre o país.”

Ele explicou que “as instalações que alvejamos pertencem ao Hezbollah e estão disfarçadas como locais civis, mas seu único propósito é reforçar as capacidades terroristas da organização.” Segundo o porta-voz, o Hezbollah “efetivamente criou um Estado dentro de um Estado.”

Hagari mencionou que as transferências são feitas por diversos métodos, entre os quais o uso de “frentes financeiras”.

Estas funcionam como intermediárias. Isso permite que o Irã desvie fundos para Hezbollah de maneira a não levantar suspeitas, ao utilizar tanto bancos oficiais quanto instituições não licenciadas para movimentar dinheiro.

Uma destas não licenciadas, segundo informações das FDI, é a associação Al-Qard al-Hassan, uma instituição financeira, vinculada ao Hezbollah.

Ele garantiu que Israel continuará a atacar suas atividades financeiras. E acrescentou: “As aeronaves da Força Aérea [de Israel] estão monitorando o local e continuarão a acompanhar a situação”.

Fonte: Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Humorista ironiza e faz convite à Fátima Bezerra para conhecer a RN-404

Um vídeo irônico e divertido está rolando nas redes sociais, onde o humorista faz convite à Fátima Bezerra para conhecer a RN-404. No vídeo, o jovem mostra todos os detalhes da estrada de perto.

Essa rodovia liga as cidades de Porto do Mangue a Areia Branca.

Assistam e comentem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em depoimento ao STF, Chiquinho Brazão nega conhecer Ronnie Lessa

Foto: Agência Câmara/ Divulgação

O deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) prestou depoimento nesta segunda-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF) na condição de réu na ação penal que trata do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Brazão está preso na penitenciária federal em Campo Grande e é apontado nas investigações como um dos mandantes do assassinato, de acordo com a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora.

No depoimento prestado ao juiz Airton Vieira, magistrado auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, Chiquinho Brazão chorou ao falar de seus familiares e afirmou que nunca teve contato pessoal com Lessa.

“Não tenho dúvida de que ele poderia me conhecer, mas eu não tenho lembrança de ter estado com essa pessoa”, afirmou.

Sobre Marielle Franco, o parlamentar disse que tinha “excelente” relação com a vereadora. Segundo ele, ela tinha um “futuro brilhante”.

“Foi maldade o que fizeram. Marielle tinha um futuro brilhante. Ela era uma vereadora muito amável”, disse.

Além de Chiquinho, também são réus no STF o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, irmão de Chiquinho, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa e o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira.

Todos respondem pelos crimes de homicídio e organização criminosa e estão presos por determinação de Alexandre de Moraes.

Fonte: Agência Brasil

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF começa a interrogar réus pelas mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes

Foto: ALERJ/ Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a interrogar o deputado federal Chiquinho Brazão na tarde desta segunda-feira (21) em uma videoconferência. A sessão de Chiquinho é a primeira das cinco que serão feitas nesta semana com os réus do caso Marielle Franco e Anderson Gomes.

Será uma sessão por dia, a partir das 13h até as 19h, e a etapa encerra na sexta (25). Todas serão por videoconferência, já que os réus estão em presídios de segurança máxima.

Com 10 minutos de depoimento, ao falar sobre seus irmãos e sua história de vida, o deputado Chiquinho Brazão se emocionou.

A estrutura do depoimento foi informada pelo desembargador Ayrton Vieira, que conduz a audiência:

O réu, no caso Chiquinho Brazão, tem tempo livre para falar sobre o caso. Depois, o deputado federal responderá a perguntas da acusação e até do próprio desembargador. A seguir, responde a perguntas das defesas dos outros réus e a questões de seu advogado.

O desembargador Ayrton Vieira conclui fazendo perguntas caso entenda necessário.

O processo tem como relator Alexandre de Moraes, e os réus também serão julgados em um júri no Tribunal de Justiça do Rio. Veja a ordem dos interrogatórios:

Segunda, dia 21/10 – Chiquinho Brazão
Terça, 22/10 – Domingos Brazão
Quarta, 23/10 – Robson Peixe
Quinta, 24/10 – delegado Rivaldo Barbosa
Sexta, 25/10 – Major Ronald
Os réus já tinham prestado depoimento após as prisões e apresentado defesa após as denúncias. Essa fase de interrogatório faz parte da instrução penal. Depois dessa semana, tanto as defesas quanto a acusação vão ter cinco dias para avaliar se vão pedir novas diligências. Caso não peçam, o processo entra na fase de alegações finais.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *