Câmeras de segurança do STF (Supremo Tribunal Federal) registraram o momento em que Francisco Wanderley Luiz morreu depois de arremessar explosivos em direção à Estátua da Justiça, em frente ao prédio da Corte, na noite de 4ª feira (13.nov.2024).
Luiz era conhecido como Tiü França e foi candidato a vereador do Rio do Sul (SC) pelo PL (Partido Liberal) em 2020. Ele também era dono do carro carregado de fogos de artifício que explodiu no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados.
A explosão foi momentos antes de os ataques ao STF. Tiü França antecipou o ataque em seu perfil nas redes sociais na 4ª feira (13.nov). “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso Vocês 4 são VELHOS CEBÔSOS nojentos”, escreveu.
O Poder360 apurou que o homem esteve no prédio do STF no dia 24 de agosto deste ano durante uma visitação pública. Tiü França publicou nas redes sociais o momento da visita. “Deixaram a raposa entrar no galinheiro (chiqueiro) ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo”, escreveu.
Janine, Lucas e Borges, vcs continuam sem digerir a surra que levaram nas eleições para prefeito? Isso é só o começo do que virá em 2026, vcs lembram quando um amigo de vcs, matou um cinegrafista com um rojão? Claro que não lembram, pena, vcs são vítimas da obra que o PT conseguiu fazer, e continuam disseminando odores putridos., pois a obra é digna de sanitário.
Tem muitos bisoloides incentivando o ódio e muitos fracos de mente vão na onda. É hora do STF responsabilizar e criminalizar os blogueiros que fazem isto.
O PL abriga muitos terroristas mesmo. São violentos e agressivos. Eles dão tiro no pé. A anistia que já era difícil, agora ficou impossível. Eles próprios se implodem. Também quem pede intervenção pra ET e faz continência pra pneu pode esperar o quê? #caiado2026
Pois é…
Por mais que não queiramos associar esse tipo de gente(?) áqueles vagabundos, bandidos e baderneiros do fatídico 08 de janeiro, não tem como!
O cara foi candidato pelo PL em Santa Catarina!
Precisa dizer quem ele apoiava?
Felizmente, menos um idiota no mundo…
O sujeito que “pede anistia” pra esse tipo de terrorista, não passa de um animal irracional, um verme!
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Foto: Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, comentou pela primeira vez nesta quinta-feira (14) os ataques à bomba na Praça dos Três Poderes.
Para Barroso, o ataque reforça a necessidade de “responsabilização de todos que atentem contra a democracia”.
Em discurso institucional, Barroso ainda falou que a sociedade precisa refletir sobre os acontecimentos recentes.
“No curso das apurações, nós precisamos – como país e como sociedade – fazer uma reflexão profunda sobre o que está acontecendo entre nós. Onde foi que nós perdemos a luz da nossa alma afetuosa, alegre e fraterna para a escuridão do ódio, da agressividade e da violência?”, disse o ministro.
O presidente do STF também agradeceu às forças de segurança pela atuação “correta e corajosa” ao lidar com a situação.
Em reunião promovida na tarde desta quinta-feira (14), na Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a comissão formada para a transição administrativa da Prefeitura de Natal deu início aos seus trabalhos. Com participação do atual prefeito, Álvaro Dias, e do prefeito eleito Paulinho Freire, o primeiro encontro do grupo teve a apresentação do cronograma de atividades. A vice-prefeita eleita e atual secretária municipal de Concessões e Parcerias Público-Privadas, Joanna Guerra, e o deputado estadual licenciado, Adjuto Dias, vão dividir a coordenação do processo.
Em sua participação, o prefeito Álvaro Dias declarou que vai acompanhar as ações da comissão de transição e se colocou à disposição, junto com sua equipe na Prefeitura, para contribuir com os dados que forem solicitados. “Temos certeza de que os trabalhos acontecerão de forma produtiva e sem nenhum tipo de dificuldade, tendo em vista a integração que existe na equipe nomeada para participar das ações”, pontuou o prefeito.
Paulinho Freire abriu a reunião e pediu empenho ao grupo para que a passagem entre as duas gestões alcance os melhores resultados. “Participem com afinco para termos um retrato fiel da administração que nos permita tornar a máquina pública cada vez mais eficiente e trazer inovações para a Prefeitura. Assim, teremos condições de prestar um trabalho cada vez melhor para a população”, destacou Paulinho, que reiterou a confiança no grupo da transição.
A equipe conta com 55 membros, sendo 30 indicados pelo atual prefeito e 25 pelo seu sucessor eleito. Designada por Paulinho Freire como porta-voz da comissão, a coordenadora Joanna Guerra apresentou durante a reunião as diretrizes e o calendário dos trabalhos. Aproveitou para solicitar os primeiros documentos e informações de algumas secretarias do Município.
A partir da próxima segunda-feira (18), serão promovidas reuniões temáticas com as áreas administrativas da Prefeitura. As primeiras vão abranger as pastas de finanças, com assistência social, educação e saúde vindo na sequência.
Joanna Guerra explicou que a transição em Natal seguirá as linhas já estabelecidas na resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE) — que traz normas sobre a passagem entre gestões públicas — e no decreto que o próprio prefeito Álvaro Dias emitiu no último dia 8, com medidas internas da gestão que orientam o processo.
A coordenadora antecipou a meta de apresentar relatórios conclusivos ao futuro prefeito até o fim de dezembro. “Reiteramos o nosso compromisso de fazermos bem a nossa parte na transição, para melhorar os procedimentos administrativos e realizar serviços ainda mais eficientes para a população. Queremos manter na futura administração de Paulinho Freire o mesmo padrão de avanço e desenvolvimento que marca a gestão do prefeito Álvaro Dias”, destacou Joanna Guerra.
Natal (RN), 14 de novembro de 2024 – O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (SETURN) informou o restabelecimento provisório do Programa de Acessibilidade Especial – PRAE – Porta a Porta, à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em virtude de compromisso assumido perante a Câmara Municipal de Natal, em audiência pública nesta quinta-feira (14). A partir de segunda-feira (18) o serviço retorna nos moldes executados em outubro deste ano, até o fim deste mês.
No comunicado, a entidade reitera a expectativa que, nesse período, o município de Natal apresente uma solução para a continuidade do serviço. A posição oficial do SETURN é que o PRAE deve ser transferido para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) e/ou Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Além disso, as empresas permissionárias, representadas pelo SETURN, reforçaram a disponibilidade manter o PRAE enquanto não haja a contratação de empresa especializada pelo município de Natal ou a licitação do transporte público, pela metade do valor referência adotado para serviço similar pela SMS (Contrato n. 139/2024, processo SMS-2024151849) mediante subsídio ou pagamento de indenização mensal do serviço.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, nesta quinta-feira (14/11), que o episódio envolvendo Francisco Wanderley Luiz, responsável pelas explosões na Praça dos Três Poderes, não se trata de suicídio.
Na avaliação do magistrado, o homem-bomba só se explodiu porque sabia que seria preso. A declaração foi dada durante sessão na Corte, um dia após o ataque.
“Quero lamentar essa mediocridade das pessoas que, por questões ideológicas, querem banalizar dizendo o absurdo que foi, por exemplo, um mero suicídio. Não, a nossa polícia judicial evitou que ele entrasse aqui para explodir e, na hora que seria preso, ele se explodiu”, ressaltou o ministro.
Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o homem, de 59 anos, pretendia “matar ministros da Suprema Corte”, em especial, Moraes.
Para a PF, o episódio não foi um fato isolado e se conecta com outras investigações, como o inquérito sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro.
A Polícia Militar confirmou o roubo de um veículo da comitiva do secretário-geral da Presidência, ministro Marcio Macêdo, na Lapa, centro do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, perto do amanhecer, em pleno G-20.
Macêdo e equipe estão no Rio esta semana por ocasião dos eventos relacionados ao G-20 Social, que antecede a cúpula de líderes do grupo, na semana que vem. Hoje o ministro discursou ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, em evento do Urban20, que reúne as prefeituras do G-20.
Roubo
Enquanto aguardava um secretário da equipe em frente ao hotel Monte Alegre, na Rua do Riachuelo, na Lapa, um motorista da comitiva foi abordado por dois homens armados em uma moto, que roubaram o carro oficial e fugiram para o Complexo da Maré, na Zona Norte.
Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) foram acionados, mas não encontraram os ladrões, segundo a polícia. Em seguida, o setor de inteligência da corporação teria localizado o carro no Complexo da Maré, e policiais do 22° BPM (Maré) realizaram uma ação para recuperar o veículo. Houve troca de tiros entre os agentes e criminosos no local e o veículo foi recuperado. Não há registro de feridos e o policiamento foi reforçado na região, informou a Polícia.
Em entrevista sobre o esquema de segurança do evento, o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, reforçou que a comitiva não estava em deslocamento no momento do roubo e detalhou que o veículo foi recuperado na favela Nova Holanda, uma das 17 que integram o Complexo da Maré.
Sob a gestão do presidente Eriko Jácome, a Câmara Municipal de Natal, alcançou o Selo Ouro de Transparência Pública, uma distinção concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) que reconhece as melhores práticas de gestão pública em termos de transparência. Esta é a primeira vez que o Poder Legislativo Municipal conquista essa honraria, um feito que simboliza o compromisso da instituição com a clareza e a eficiência no uso dos recursos públicos.
O Selo de Transparência Pública foi criado em 2022 e tem como objetivo avaliar e certificar as câmaras municipais, prefeituras, e outros órgãos públicos em todo o estado, com base em critérios rigorosos de transparência e acessibilidade das informações.
O presidente da CMN, Eriko Jácome, destacou a importância desta conquista para a credibilidade da Casa Legislativa e para a sociedade natalense. “Receber o Selo Ouro é um reconhecimento ao esforço coletivo de todos os parlamentares e servidores da Câmara Municipal de Natal, que se empenharam para garantir uma gestão mais transparente e acessível à população. Desde o início da nossa gestão, o aprimoramento do Portal da Transparência foi uma das nossas principais bandeiras. Esta conquista é fruto de um trabalho árduo e de uma grande dedicação, que visa dar à sociedade natalense as ferramentas necessárias para acompanhar e fiscalizar as ações do poder público com total clareza e confiança”, afirmou.
Com a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o fim do ano letivo chegando, as atenções já se voltam para quem vai enfrentar o desafio a partir de 2025. Uma boa preparação é fundamental durante essa trajetória e por isso a busca por cursinhos já começou. O “André Cury – Curso de Matemática” está com matrículas abertas e com descontos especiais.
Para o professor André Cury, quem frequentou as aulas do cursinho esse ano e se dedicou aos estudos, se saiu bem na prova aplicada no último domingo (10). Segundo ele, a prova de Matemática foi prática e equilibrada. Com mais de 25 anos de experiência em sala de aula, o professor disse que as questões refletiram situações do dia a dia e exigiram interpretação cuidadosa. “A abordagem contextualizada manteve-se alinhada ao perfil do Enem, proporcionando uma experiência exigente, mas acessível aos que se prepararam adequadamente”, disse.
André Cury explica que as questões estavam dentro da previsibilidade e com uma dificuldade mediana. “Os temas abordados já costumavam cair no Enem, como proporções, geometria e estatística, além de funções e gráficos”, completou. No segundo dia de aplicação das provas, os estudantes resolveram 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As matrículas para o “André Cury – Curso de Matemática” estão com descontos de até 40% na Black November e podem ser feitas pelo link na bio do Instagram @andre__cury.
O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu outras ameaças, segundo relatou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14). Estas ameaças teriam sido recebidas por email.
A assessoria do tribunal, no entanto, não quis informar se elas foram recebidas antes ou após as explosões na praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira. Uma fonte do tribunal afirmou que as ameaças que a corte recebe são constantes.
A sessão plenária do tribunal está mantida nesta quinta a partir das 14h, com participação restrita aos advogados das partes e imprensa previamente credenciada. De acordo com a corte, todos serão submetidos a rigorosos procedimentos de segurança.
O prédio principal do tribunal foi submetido nesta manhã à vistoria e varredura por agentes da Polícia Federal e do BOPE da Polícia Militar, como medida de cautela.
Desde a madrugada, o STF está cercado com gradis e controle de acesso a partir do estacionamento do panteão até o da Câmara, medida que será mantida por prazo indeterminado.
O programa de visitação pública no edifício-sede também está suspenso provisoriamente até reavaliação de procedimentos dos segurança a serem adotados.
A obra da Estrada de Pipa até começou, mas se continuar no ritmo atual, só deverá ficar pronta em 2026.
Com valor total de R$ 17,7 milhões, o trecho de 18 Km de extensão, só teve 400m executados após uma semana do início da obra. A única intervenção feita nestes 400m foi a retirada do que ainda restava do asfalto antigo.
O prejuízo enorme e incalculável para a população e para o turismo deve continuar durante mais um período alta estação.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira (14) o ministro Alexandre de Moraes como relator do inquérito sobre as bombas detonadas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na quarta (13).
Moraes será relator com base na regra de prevenção – ou seja, por já cuidar de inquéritos relacionados ao tema.
Atualmente, o ministro é relator do inquérito das fake news, do inquérito das milícias digitais e dos inquéritos ligados aos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, por exemplo.
Mais cedo, Moraes afirmou que as explosões registradas na área central de Brasília são resultado do ódio político que se instalou no país nos últimos anos – e não um “fato isolado do contexto”.
Moraes também defendeu que a pacificação nacional é necessária, mas não será feita com anistia (perdão) aos criminosos.
“Não podemos ignorar o que ocorreu ontem. E o Ministério Público é uma instituição muito importante, vem fazendo um trabalho muito importante no combate a esse extremismo que lamentavelmente nasceu e cresceu no Brasil em tempos atuais. Nós precisamos continuar combatendo isso”, afirmou ao abrir uma aula magna no Conselho Nacional do Ministério Público.
“O que ocorreu ontem não é um fato isolado do contexto. […] Queira Deus que seja um ato isolado, este ato. Mas o contexto é um contexto que se iniciou lá atrás, quando o famoso gabinete do ódio começou a destilar discurso de ódio contra as instituições, contra o Supremo Tribunal Federal, principalmente. Contra a autonomia do Judiciário, contra os ministros do Supremo e as famílias de cada ministro”, afirmou.
🚨Encontrada pela Polícia Federal no interior de Santa Catarina, a ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, autor do ataque à bomba na Praça dos Três Poderes, disse a agentes da Polícia Federal que ele “queria matar o ministro Alexandre de Moraes e quem mais estivesse junto na hora do atentado”..🚨 Vítima investigar o caso????
Janine, Lucas e Borges, vcs continuam sem digerir a surra que levaram nas eleições para prefeito? Isso é só o começo do que virá em 2026, vcs lembram quando um amigo de vcs, matou um cinegrafista com um rojão? Claro que não lembram, pena, vcs são vítimas da obra que o PT conseguiu fazer, e continuam disseminando odores putridos., pois a obra é digna de sanitário.
Sem anistia!!
Bolsonaro continua INELEGÍVEL!
E Lula 4 está em construção.
Tem muitos bisoloides incentivando o ódio e muitos fracos de mente vão na onda. É hora do STF responsabilizar e criminalizar os blogueiros que fazem isto.
O PL abriga muitos terroristas mesmo. São violentos e agressivos. Eles dão tiro no pé. A anistia que já era difícil, agora ficou impossível. Eles próprios se implodem. Também quem pede intervenção pra ET e faz continência pra pneu pode esperar o quê? #caiado2026
Terrorista bozolóide…
Pois é…
Por mais que não queiramos associar esse tipo de gente(?) áqueles vagabundos, bandidos e baderneiros do fatídico 08 de janeiro, não tem como!
O cara foi candidato pelo PL em Santa Catarina!
Precisa dizer quem ele apoiava?
Felizmente, menos um idiota no mundo…
O sujeito que “pede anistia” pra esse tipo de terrorista, não passa de um animal irracional, um verme!
Na verdade, grande idiota, na época que o maluco foi candidato o PL apoiava o PDT. Vá estudar seu analfabeto.