Brasil

Violão, turbante, livros e até joias: Lula já recebeu 1,4 mil presentes de empresas, nações e cidadãos comuns desde o início do 3º mandato

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Foco de polêmica envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a lista de presentes recebidos pela Presidência já chegou a mais de 1,4 mil itens desde o início do ano, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo.

Na relação de regalos, há joias e relógios, a exemplo do que ocorreu na gestão passada, mas também peças curiosas, como turbante, binóculo e até suplemento alimentar.

O país que mais presenteou Lula foi a China, com 31 itens, incluindo um quimono, doado pela Universidade Agrícola do Sul do país. A maioria foi entregue em abril, durante a visita do brasileiro à Ásia.

Além de um quadro, prato decorativo e quatro livros, ele recebeu um vaso ornamental da Huawei, gigante chinesa do ramo das telecomunicações, e uma escultura oferecida pelo Novo Banco do Desenvolvimento, o banco dos Brics, comandado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Relógios, joias e ‘caixa misteriosa’

Com uma agenda intensa de viagens internacionais desde que assumiu o terceiro mandato, Lula já foi presenteado por outras 48 nações além da China. Angola e Japão, por exemplo, entregaram 16 presentes cada, incluindo escultura e quadros, no caso do país africano, e par de tênis, faca e até um binóculo, no caso do parceiro oriental.

Países árabes que presentearam Bolsonaro com itens de luxo também voltaram a oferecer mimos ao governante brasileiro. Dos Emirados Árabes, o acervo presidencial registra o recebimento de um relógio de mesa e uma caixa — a Presidência não dá detalhes sobre o segundo item.

Já a Arábia Saudita, que havia ofertado kits de joias a Bolsonaro, desta vez optou por algo mais modesto: um porta-documentos. O presente foi entregue após Lula se encontrar em setembro com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país árabe.

No caso do ex-presidente, o Tribunal de Contas da União mandou devolver os kits, que incluíam relógios, caneta, anel e abotoaduras colocados à venda após Bolsonaro deixar o cargo. A Corte considerou que os itens pertenciam ao Estado brasileiro, e não poderiam ser incorporados ao acervo pessoal do ex-mandatário, tampouco vendidos.

O atual presidente também recebeu itens que podem ser valiosos. Ganhou um relógio da Finlândia e 21 colares de países como Venezuela e Timor-Leste. O registro, contudo, não descreve o material de que são feitos.

Até mesmo países em conflito cumpriram o rito diplomático de oferecer um regalo ao líder do Brasil. Após adotar uma posição considerada neutra na guerra entre Rússia e a Ucrânia, Lula foi presenteado pelos dois lados. Dos russos, ganhou uma caixa — também sem detalhes —, enquanto os ucranianos ofertaram um porta-documentos.

O presidente recebeu ainda presentes de personalidades ilustres, como um violão de Chris Martin, vocalista do Coldplay — os dois se encontraram em março, no Rio.

— Falamos sobre meio ambiente e proteção da Amazônia. Ganhei um violão e não uma pulseira — brincou Lula na ocasião, em referência ao escândalo das joias.

Outro personagem ilustre que presenteou o presidente foi o ativista indiano Kailash Satyarthi, ganhador do Nobel da Paz, que visitou Lula em agosto e entregou dois livros — são os itens mais frequentes do acervo, com 485.

Alfinete e parafuso

A maior parte da lista, 876 itens, veio de cidadãos comuns, que enviaram itens curiosos como suplemento alimentar, óleo essencial e pregador de roupas. Ele também recebeu 228 mimos de empresas, como um alfinete, de uma companhia argentina, e um parafuso, de uma firma baiana de mineração.

Dentre os presentes mais comuns, o presidente recebeu 161 camisas, boa parte de times de futebol. Só do Corinthians, time do coração, a coleção tem uma dada pelo atacante paraguaio Romero, e outra repassada na quinta-feira pelo presidente do clube, Duílio Monteiro Alves.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, vendo os comentários aqui dos esquerdistas, num é que eles acreditam por fé e verdade que Lula é inocente.
    Rsrs…
    Dá um Google aí!!!!

    1. dá vontade de rir dos amarelinhos otários…

  2. Eu não gostava do Jornal O Globo. Eu pensava que era da esquerda. Eu pensava que era comunista. Mas agora estou adorando O Globo por estar mostrando as merdas que esse Luladrão vem fazendo e abrindo os olhos dos seguidores fanáticos. O certo é bater nos dois corruptos Bolsonaro e Lula. E não ficar batendo só em Bolsonaro.

  3. Se ele e a esposa fossem LADRÕES mandavam vender pra ficar com o dinheiro, neh vdd? Mas não são!

  4. Nenhum presidente em toda história do Brasil teve investigação sobre presentes recebidos, mas como Bolsonaro não faz parte do sistema é investigado e processado até por ficar perto de baleia, agora o expresidiario recebeu 1,4 mil presentes e deve ter recebido dezenas de presentes milionários sem precisar catalogar nenhum deles. E ainda tem muitos idiotas ou aqueles que fazem parte da máfia ,que “acreditam” que o cachaceiro não tem nenhum presente milionario.

  5. Tomara que ele não a cometer os mesmos crimes que o ex presidente cometeu de tentar vender patrimônio da União!

    1. Ele já passou a mão foi em 11 contêineres. Deus sabe o que fez.

    2. Ele não irá vender nada. Tudo ficará com ele mesmo. Comi fez com os 11 contêineres que levou quando saiu das outras vezes. Ladrão!!!
      Quanto ao Bolssobaro, esse não praticou nenhum crime. Os presentes foram pessoais, tanto que o TCU,ver posicionou favorável à ele. Apenas a imprensa canhota e alguns traidores da pátria o fizeram retroceder no seu direito de ficar com as joias. Tanto é verdade, que ninguém mais, fala nisso. Apenas idiotas como vc.

  6. A diferença é que o Presidente LULA não vai surrupiar o patrimônio da União, igual o Capetão Metralha.

    1. Cel. Melancia!
      Nojento!
      Vc é a escória desse país.
      Traidor da pátria!

  7. Acredito que agora todos os bandidos tem um ladrão de estimação, LULADRAO, prá chamar de seu. Apoiar ué presentear um condenado, literalmente, desses é no mínimo ser muito pior do que ele, o rato 🐀 de nove dedos LULADRAO.

  8. Vai aí Presidente, em acorde de lá maior, ensaie aquela: …2026 tá aí, e vou ser duplo BI… E lá, rá, rê lá, lá…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula está “apto cognitivamente” para assinar decretos, mas tem recomendação médica para não trabalhar

Foto: Agência Brasil

Segundo os médicos do presidente, a orientação é que Lula permaneça em repouso e evite estresse, mas não há qualquer condição que o impeça de exercer suas atividades.

O procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana ao qual Lula foi submetido não altera o cronograma hospitalar já previsto. O presidente pode sair da UTI ainda nesta sexta-feira (13/12).

A segunda cirurgia, realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, começou por volta de 7h25, durou cerca de uma hora, e aconteceu sem intercorrências. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, após a cirurgia, Lula já havia acordado e estava conversando.

A nova cirurgia realizada nesta quinta-feira consiste na embolização da artéria meníngea média, ou seja, um procedimento pouco invasivo que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Servidor flagrado com munições perderá cargo no Ministério da Saúde

 

 

Foto: Reprodução

O servidor do Ministério da Saúde Eduardo Figueira de Sousa, que foi preso em flagrante na terça-feira (10/12) tentando entrar na Câmara dos Deputados com munições, será exonerado da função comissionada que ocupa na pasta.

Eduardo foi informado da exoneração durante uma reunião, na quarta-feira (11/12), com sua chefia no ministério. Ele perderá a função de “assessor técnico especializado” na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), onde atuava.

De acordo com dados do Portal da Transparência, Eduardo ingressou no serviço público em 1979, sem concurso público, mas conquistou estabilidade após a Constituição de 1988. No Ministério da Saúde, ele trabalha desde 1991.

Como possui estabilidade, o servidor perderá apenas a função comissionada na secretaria do ministério. Ele só será demitido do serviço público caso seja alvo de um processo administrativo disciplinar (PAD), o que não aconteceu até agora.

Eduardo foi preso em flagrante na tarde da terça, após o raio-X da Câmara detectar as munições. Ele foi solto no início da noite, depois que seu advogado pagou fiança de R$ 1.517. O servidor responderá em liberdade pelo crime de porte ilegal de munições.

Servidor é “faz-tudo” do Ministério da Saúde
Conforme informado pela coluna, Eduardo é apontado por outros funcionários do Ministério da Saúde como uma espécie de “faz-tudo” da pasta. Esses servidores dizem que Eduardo nunca demonstrou ser alguém de perfil radical.

Integrantes da pasta afirmam também que o servidor, que é conhecido como “Dudu”, sempre teve boa relação com os colegas. A suspeita dos amigos é de que Eduardo despacharia as munições para outra pessoa pelos Correios.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Municípios aprovam barreira ortopédica com recursos federais

Foto: Adriano Abreu

A proposta de criar uma barreira ortopédica para desafogar o Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel (HEWG), que vive uma de suas maiores crises em 2024, foi aprovada nesta quarta-feira (11) pelos municípios da Grande Natal em uma audiência judicial na 2ª Vara da Fazenda Pública. A aprovação ocorre uma semana depois do Ministério da Saúde anunciar que iria custear o serviço. Inicialmente, o Governo do Estado queria que os municípios pagassem a implantação da barreira. Com a aprovação, a expectativa é de que a implantação da “barreira ortopédica” ocorra em 90 dias.

“Aprovamos desde que seja custeada com recursos federais e estaduais, uma vez que essa barreira ortopédica é em relação à questão do Walfredo Gurgel. Está em consenso. Nós ficamos contrários quando foi colocado que a despesa teria que ser arcada pelos municípios em virtude de que os municípios estão com seus limites acima dos seus investimentos que são de obrigação, e o Estado não está ainda. No momento que veio a proposta do recurso ser do Governo Federal, foi unânime por parte dos municípios”, opina a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia.

Ao todo, a barreira ortopédica vai custar R$ 900 mil mensais, em torno de R$ 10,8 milhões para 2025. O MS publicou portaria no dia 6 de dezembro destinando R$ 10,8 milhões ao Estado para bancar o funcionamento do novo serviço, que funcionará no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba.

Na prática, a barreira ortopédica, tem como principal objetivo desafogar os atendimentos de média e baixa complexidade de pacientes oriundos de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba, São José de Mipibu e Ceará-Mirim, que atualmente estão sendo absorvidos pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que deveria atender apenas pacientes de alta complexidade. Entre janeiro e agosto, o Walfredo recebeu 2.041 casos de baixa complexidade – pequenas fraturas de mão e dedo, por exemplo – vindos desses municípios.

“A pressão no Walfredo Gurgel é algo histórico e esse novo serviço é mais um degrau escalado em direção à saída do problema, junto com várias outras medidas, como as reformas e investimentos em curso”, destacou a secretária de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), Lyane Ramalho.

Na audiência judicial, conduzida pelo juiz Artur Bonifácio e com participação do Ministério Público, foi firmado um compromisso para criação do consórcio que vai gerir o novo serviço em Macaíba 120 dias após o início do funcionamento da barreira ortopédica.

A estrutura da barreira ortopédica contará com uma recepção, sala de gesso, consultório e oito leitos. Os profissionais, entre eles, ortopedistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de gesso, serão contratados em regime diferenciado pelo consórcio interfederativo de saúde, que terá a participação dos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz, Ceará-Mirim e São José de Mipibu, apontados como os que mais tensionam o atendimento no Walfredo Gurgel.

A medida é vista como um paliativo para amenizar o Walfredo Gurgel, principal hospital público do RN e que comumente registra pacientes ocupando corredores à espera de leitos e regulação para outros hospitais. Aliado a isso, o Governo tenta viabilizar um edital de licitação para construção de um Hospital Metropolitano de Trauma, que funcionará em Emaús. A expectativa é publicar o edital ainda em dezembro. O investimento será de R$ 184 milhões.

Discutida no âmbito de um processo judicial que visa resolver o problema crônico dos corredores superlotados do Walfredo Gurgel, a “Barreira Ortopédica” entrou em pauta na saúde pública potiguar no final de novembro, com o Governo do Estado propondo ratear os custos do serviço com os municípios, o que daria cerca de R$ 540 mil para as prefeituras citadas. De antemão, os prefeitos inicialmente rechaçaram a ideia alegando inviabilidade financeira. Com a garantia do Ministério da Saúde de custear o serviço, o projeto foi aprovado de maneira unânime pelos municípios.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre em Natal, aos 71 anos, o artista plástico Vatenor Oliveira

Foto: Reprodução

O artista plástico Vatenor Oliveira, de 71 anos, faleceu na noite desta quarta-feira (10) em Natal. Ele estava internado devido às complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

Nascido em Natal, em 1953, Vatenor se descobriu artisticamente em 1974, no Rio de Janeiro, onde residiu por 26 anos e pôde conviver com a grande efervescência artística manifestada nas décadas de 70 e 80. Reconhecido pelo simbolismo de sua obra, o artista ficou conhecido como “o pintor dos cajus”, retratando esse elemento típico da flora potiguar em sua produção artística.

Com mais de 50 anos de carreira, Vatenor participou de exposições no Brasil e no exterior, destacando-se em Nova York, entre 1986 a 1988, onde morou e participou de exposições coletivas e individuais.

O Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e a Fundação José Augusto (FJA) manifestaram pesar pela morte de Vatenor Oliveira. O artista também desempenhou papel importante na gestão cultural do estado. Ele dirigiu por duas vezes a Pinacoteca do Estado, localizada no Palácio Potengi, onde coordenou exposições de artistas locais e nacionais, contribuindo significativamente para a promoção e valorização das artes visuais potiguares.

O Governo do Estado, a Secult e a FJA destacaram a relevância de seu legado artístico e cultural, além de prestar solidariedade a familiares e amigos neste momento de luto.

O velório de Vatenor Oliveira será realizado nesta quinta-feira (12), a partir das 13h, na Galeria Newton Navarro, na sede da Fundação José Augusto, em Natal. O sepultamento ocorrerá às 17h, no cemitério de Santo Antônio dos Barreiros, em São Gonçalo do Amarante.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. O mundo é do capeta,os bons e prestativos para a sociedade estão morrendo,enquanto os criminosos,viciados e políticos safados estão ficando e vivendo até cem anos ou mais.Os exemplos estão por toda a parte🇧🇷

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Imóveis alugados representam 21,7% dos domicílios no RN, com destaque para Natal e Parnamirim

Foto: Fernando Frazão

No Rio Grande do Norte, 21,7% dos domicílios são ocupados por aluguel, de acordo com os dados preliminares da amostra do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12). Embora o percentual esteja próximo à média nacional de 22,23%, há um aumento na dependência do mercado de locação em cidades como Natal, Parnamirim e Mossoró, onde os índices ultrapassam a média estadual.

Natal lidera entre as capitais do estado, com 31,37% de seus moradores vivendo em imóveis alugados, superando a média nacional e estadual. Parnamirim segue com 32,34%, enquanto Mossoró registra 24,61%.

Por outro lado, o levantamento aponta que 71,99% dos domicílios no RN são próprios, seja com ou sem financiamento, percentual similar à média nacional (71,25%), mas inferior ao índice da região Nordeste, que lidera com 75,75%. Entre os grandes municípios potiguares, São Gonçalo do Amarante destaca-se com 72,83% dos domicílios em propriedade de seus ocupantes, superando tanto a média estadual quanto nacional. Já Natal e Parnamirim apresentam os menores índices, com 63,46% e 62,58%, respectivamente.

Os dados preliminares ainda apontam que 5,74% dos domicílios no estado são cedidos ou emprestados, enquanto 0,57% estão em outras condições. O estudo, que envolveu cerca de 10% da população, é uma etapa preliminar que deverá ser ajustada após consultas aos municípios, garantindo representatividade plena para futuras análises.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

89,4% dos brasileiros têm acesso à internet em casa, diz IBGE

Foto: Reprodução

No Brasil, 89,4% das pessoas tinham acesso à internet em casa em 2022. A Unidade da Federação com o maior percentual da população conectada era o Distrito Federal (96,2%). Já a com o menor era o Acre (75,2%). Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e foram divulgados nesta 5ª feira (12.dez.2024).

Dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Balneário Camboriú (SC) tinha o maior percentual de acesso domiciliar à internet (97,3%). Breves (PA) tinha o menor percentual (51,1%).  Em 179 municípios, o acesso à internet superava 95% da população, sendo que 98 destes eram no Sul. Já em 33 municípios, a conexão não chegava a 50%, sendo que 32 eram no Norte.

Os  3 Estados com o menor percentual de acesso à internet em 2022 eram da região Norte: Pará (79,4%), Amazonas (77,7%) e Acre (75,2%). Já os 3 Estados do Sul estavam no top 7 com maior conexão: Santa Catarina (94,8%), Paraná (92,5%) e Rio Grande do Sul (91,4%).

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

MegaCola contrata Agência Ratts para lançamento em todo o Nordeste

Foto: Divulgação

Com a expertise do empresário Abidene Salustiano, um gestor com 15 anos de experiência no mercado de argamassas, a Mega Cola vem conquistando espaço como a principal escolha para quem busca qualidade e resistência na aplicação de cerâmicas no mercado. Sua fórmula exclusiva garante aderência e durabilidade excepcionais, tornando-se rapidamente uma referência entre profissionais e clientes exigentes. Agora, a MegaCola dá um novo passo em sua trajetória, ao firmar parceria com a agência Ratts Ratis, reconhecida por sua expertise em comunicação estratégica.

A parceria tem como objetivo posicionar a Mega Cola no mercado de todo o Nordeste, alinhando sua reputação com campanhas criativas e inovadoras. A Ratts Ratis, com 25 anos de experiência, é conhecida por transformar negócios em líderes de mercado por meio de estratégias que conectam empresas a seus públicos de forma criativa e eficiente. Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pela sua empresa? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou envie uma mensagem para 99981-1112 e agende uma visita à nova sede. Você, a sua marca e o seu produto vão se surpreender.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médicos finalizam procedimento cirúrgico de Lula; presidente está ‘conversando’, diz equipe

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou na manhã desta quinta-feira (12) um novo procedimento cirúrgico em um hospital particular de São Paulo, a fim de evitar novos sangramentos na cabeça. De acordo com a equipe médica, a cirurgia começou por volta de 7h10. “O procedimento acabou de terminar. Começou às 7h10, 7h15. Foi um sucesso, conseguiu nebulizar aquela artéria. Na coletiva, vocês vão ter mais detalhes. O presidente está acordado, conversando”, disse Roberto Kalil Filho.

A necessidade de complementação da cirurgia foi divulgada pela equipe do presidente em boletim médico na tarde desta quarta-feira (11). “Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)”, detalhou o texto. A intervenção é pouco invasiva, segundo os médicos de Lula. O procedimento é feito em uma sala de cateterismo.

Kalil havia afirmado que a nova operação estava prevista no cronograma inicial. Porém, a data para realização do procedimento só foi definida pela equipe médica na última quarta-feira. Segundo o médico, partiu de Lula a ordem para divulgar à imprensa essa segunda operação. Ainda nesse contexto, os profissionais não citaram a nova cirurgia até que a informação vazou para a imprensa.

Segundo o neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, especialista em doenças cerebrovasculares, o procedimento ao qual Lula será submetido nesta quinta é feito por cateterismo. “Não tem incisão, corte, nada. É uma punção que a gente faz para poder chegar até a artéria meníngea média, que é a artéria que normalmente irriga a cápsula responsável pelo sangramento do hematoma que o presidente teve”, explicou. A equipe médica do presidente informou que a intervenção será feita a partir da artéria femoral, com uma punção na virilha.

R7

Opinião dos leitores

  1. Não parece estranho um procedimento tão “simples” e ninguém vê uma imagem do presidente bem, conversando e “pulando corda”?

    1. Jão impaciente , se Deus não atendeu aos seus pedidos, talvez ele não goste de você.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alistamento militar feminino começa em 1°/1 de 2025; veja regras

Foto: Divulgação

O Ministério da Defesa anunciou, nesta quarta-feira (11/12), que mulheres poderão se alistar voluntariamente para as Forças Armadas quando completarem 18 anos em 2025. As candidatas terão de 1º de janeiro a 30 de junho para se increverem.

Essa é uma iniciativa pioneira dentro das Forças Armadas, pois, até a decisão, o alistamento aos 18 anos era restrito aos homens, sejam convocados, sejam voluntários.

As Forças Armadas devem ofertar cerca de 1,5 mil vagas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. Serão disponibilizadas 155 vagas na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica

“A ideia é compor a força de trabalho e qualificar o serviço militar ainda mais. Elas vão ingressar de forma voluntária, e isso implica em uma grande transformação social”, destacou o subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa, contra-almirante André Gustavo Guimarães.

Ele acrescentou que a decisão trará “às mulheres essa possibilidade de compor a força de trabalho, de qualificar ainda mais a força de trabalho que ingressa voluntariamente às Forças”.

Os alistamento feminino poderá ser feito pela internet ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

Critérios para o alistamento feminino

As candidas precisam:

  • completar 18 anos em 2025;
  • residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação.

Os documentos solicitados para a inscrição são:

  • comprovante de residência;
  • certidão de nascimento ou prova de naturalização;
  • documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.

Etapas processo de recrutamento

  • Alistamento;
  • Seleção geral;
  • Seleção complementar;
  • Designação/distribuição;
  • Incorporação.

As candidatas precisarão participar de uma seleção, que inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos.

Elas poderão escolher qual das três Forças Armadas — Exército, Marinha ou Aeronáutica — que desejam trabalhar, mas a incorporação dependerá, também, da aptidão da candidata e da disponibilidade de vagas.

Ao serem incorporadas, as mulheres ocuparão a graduação de soldado ou, no caso da Marinha, de marinheiro-recruta, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens.

As mulheres serão incorporadas em 2026, entre 2 e 6 de março ou entre 3 e 7 de agosto, e cumprirão 12 meses de serviço militar, que podem ser prorrogados até oito anos, caso haja interesse do comando e da militar.

Elas terão acesso a benefícios semelhantes aos dos homens, ou seja, receberão remuneração, auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria.

O Ministério da Defesa destacou que a intenção é aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino até chegar ao índice de 20%.

Metrópoles

.

Opinião dos leitores

  1. Chegou a hora do movimento feminista mostrar a sua força. Vamos mulheres, mobilizar a sociedade na busca por direitos iguais. Vamos exigir que o serviço militar seja obrigatório…nada de voluntário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Elon Musk se torna a 1ª pessoa com patrimônio líquido de US$ 400 bilhões

Foto: Reprodução

A pessoa mais rica do mundo acaba de atingir um marco ainda maior.

O patrimônio líquido de Elon Musk atingiu US$ 400 bilhões, segundo a Bloomberg, tornando-o a primeira pessoa a ultrapassar essa marca.

Por trás de seu salto de quase US$ 20 bilhões em riqueza, houve um acordo que elevou a avaliação da empresa de foguetes de Musk, SpaceX, para aproximadamente US$ 350 bilhões, informou a Bloomberg na terça-feira (10).

A SpaceX e seus investidores concordaram em comprar até US$ 1,25 bilhão em ações privilegiadas.

A CNN entrou em contato com a SpaceX para comentar, mas a empresa normalmente não responde a solicitações da mídia.

Desde o resultado das eleições presidenciais dos EUA em 2024, Musk tem desfrutado de um enorme aumento em sua riqueza pessoal.

Uma aliança com o presidente eleito Donald Trump levou seus empreendimentos à vanguarda. Musk é o presidente-executivo da Tesla e da SpaceX, bem como o proprietário da X e CEO de outros empreendimentos, incluindo Neuralink, xAI e Boring Company.

Agora, junto com Vivek Ramaswamy, ele supervisionará um novo “Departamento de Eficiência Governamental ” (DOGE), nomeado em homenagem a uma memecoin.

As ações da Tesla fecharam em alta recorde na quarta-feira (11), atingindo US$ 424,77 no fechamento do mercado.

Musk, que é o maior acionista individual da Tesla, também aproveitou a alta das ações em parte devido ao mercado mais amplo — a NASDAQ ultrapassou 20.000 pela primeira vez na quarta-feira.

Desde o dia da eleição , as ações da fabricante de veículos elétricos subiram cerca de 65% devido à crença dos investidores de que a influência de Musk no governo Trump inaugurará uma era de desregulamentação que beneficiará a empresa.

Sua startup de inteligência artificial, xAI, também mais que dobrou de valor em novembro em meio a uma nova rodada de financiamento, subindo para US$ 50 bilhões em relação a alguns meses atrás, de acordo com o Wall Street Journal.

O homem mais rico do mundo está agora cerca de US$ 136 bilhões mais rico desde 5 de novembro, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Fraco esse Elon Musk, tem uns três ou quatro ministros aqui no Brasil que possuem muito mais do que isso, e quando alguns brasileiros enchem o ego deles, vixe ficam mais importantes que Deus.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *