As chuvas que vêm caindo em Natal nas últimas semanas não trouxeram apenas problemas estruturais na cidade. Com elas veio o vírus da gripe, que tem levado muitas pessoas, sobretudo crianças, aos prontos-socorros.
No Pronto-Socorro Infantil Dra. Sandra Celeste, na Zona Norte, por exemplo, cerca de 80% dos atendimentos em maio e início de junho tiveram relação com sintomas gripais. O comum é o atendimento a esse tipo de caso ser três vezes menor.
Quem sofre com o período chuvoso também são os asmáticos. Com a baixa da temperatura, eles tendem a ter mais crises e acabam se internando.
De acordo com Stela Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em entrevista à Tribuna do Note, as melhores formas de prevenção da gripe são lavar bem as mãos com frequência e evitar ambientes fechados, sendo que essa segunda não garante que o indivíduo não vá contrair a doença.
Gestantes, pacientes com baixa imunidade, diabéticos e pessoas com obesidade mórbida e com problemas no coração ou pulmão são as que correm mais risco quando gripam.
Resfriado x Gripe
Muitas vezes se confunde um simples resfriado, também chamado de gripe comum, com uma gripe provocada pelo vírus Influenza. Isso se deve aos sintomas parecidos. Apesar de terem semelhanças, porém, o resfriado possui diferenças marcantes em relação à gripe. Enquanto o primeiro deixa o doente apenas com coriza, leve dor de cabeça e um pouco de febre, o segundo dá todos esses sintomas em intensidade maior, além de tosse e dor de garganta.
Comente aqui