Joe Biden será o 46º presidente dos Estados Unidos — e, após o governo Donald Trump, isto faz diferença. Muita diferença. Mas a eleição não foi a que seu Partido Democrata esperava. A expectativa era de que os americanos lhes entregariam, além da Casa Branca, folgada maioria na Câmara e comando do Senado. A vantagem na Câmara se manteve, mas apertou. E embora a maioria republicana no Senado tenha diminuído, pelos números que chegaram até aqui, o partido de Donald Trump tem mais chances de liderar a Casa. Presidente, Biden pode ter parte do Congresso na oposição.
Mas Joe Biden venceu e, como havia lembrado em um breve discurso na quarta-feira, fez de Trump o quarto presidente do pós-guerra para cá que tentou a reeleição e não conseguiu. É muito raro que algo assim aconteça. Biden também teve a maior votação que um candidato à Casa Branca jamais recebeu. Isto diz muito. Apenas Franklin Delano Roosevelt conseguiu proporção dos votos contra um presidente no cargo maior, no século XX. Estamos falando do homem que enfrentou a Depressão e venceu a Grande Guerra. Os americanos se esforçaram para colocar Joe Biden no comando do país. Deixaram muito claro que desejavam punir o comportamento de Donald Trump na Presidência. E também não é pouco que uma mulher, a senadora Kamala Harris, chegue à vice-presidência e, portanto, com potencial de se lançar talvez já no próximo ciclo à Casa Branca. Afinal, o novo mandatário terá 81 anos em 2024.
O problema para Biden é que, se Trump foi punido, o Partido Republicano que viabilizou seu tipo de política não foi. De fato, os eleitores compareceram às urnas em número recorde. Só que, diferentemente do que se esperava, não foi só para votar em candidatos democratas. Aumentou, por exemplo, o número de deputados federais republicanos. Aliás — de deputadas. Pelo menos dez parlamentares republicanas foram eleitas. Os democratas gastaram dezenas de milhões de dólares em cada uma de seis candidaturas para o Senado na qual depositaram esperanças — em pelo menos uma delas, na Carolina do Sul, foram mais de US$ 100 milhões. Só converteram duas destas.
Há também alguns sinais demográficos importantes. Segundo uma pesquisa encomendada pelo consórcio de jornais, desde Richard Nixon um candidato republicano à presidência não tinha tantos votos de não-brancos quanto Donald Trump, em 2020. Um quarto dos eleitores não-brancos votou nele, incluindo um terço dos latinos, que são a maior minoria do país. Não são, portanto, apenas os cubanos e venezuelanos e seus descendentes. Num país cada vez mais diverso, foi a guinada reacionária de Donald Trump que permitiu aos republicanos encontrar um voto latino de direita. Além disto, 18% dos homens negros votaram em Trump. Em 2016, foram13%. Ele ampliou a base como nunca. São ganhos muito relevantes. O partido precisa deste voto não-branco. Ao deixar a linha liberal-conservadora de Ronald Reagan para atacar os ritos democráticos tratando adversários qual inimigos, Trump encontrou um caminho que os republicanos sem Trump não vão largar.
Nos resultados da eleição, não há qualquer incentivo ao Partido Republicano para que se torne mais moderado. Se perde a Presidência, amplia a base social. Mas se há um talento que em décadas de carreira no Congresso Joe Biden desenvolveu foi o de desarmar fusíveis. Negociou com toda sorte de radicais. De segregacionistas do Sul nos anos 1970 à turma do Tea Party no início dos 2000. Dado a gafes nos palanques, nas mesas de negociação sempre conseguiu encontrar os pontos que tornavam acordos viáveis.
Neste momento, talvez nenhum talento seja mais importante do que este no Salão Oval. Não serão fáceis os próximos quatro anos. Mas a democracia não será mais tensionada, a ciência será critério em tomadas de decisão e Biden será um presidente americano normal. A notícia é boa.
POR PEDRO DORIA – ANALÍTICO – O GLOBO
Venceu o bom senso , a tolerância, a ciência e a humanidade. #BidenHarris
Sua inocência e maniqueísmo são infantis.
Venceu o Partido Comunista da China, venceu (ou avançou ainda mais muralhas a dentro), o Cavalo de Tróia das pautas identidárias, venceu a crença em valores que revogam aqueles que fizeram a grandeza daquele país. Mas é assim, várias gerações geram riqueza, aí vem uma geração de mimados que acham que tudo aquilo é obra da natureza. Mas que é Brasil (e quem sou eu? um mísero pitaqueiro) para alertar que os EUA estão cavando a própria cova.
Fernando, respeita a posição da Laila. Vê-se que a inteligência dela é muito superior a sua. Com poucas palavras ela disse tudo. E você só escreveu um monte de baboseiras.
Fernando, não se deprecie, você não é um mísero pitaqueiro. Milhares ou até milhões de pessoas concordam com suas opiniões. Você é apenas mais um idiota.
engraçando, um monte de imbecil comemorar a vitória de outro pais, kkkkkkkkk a derrota ainda esta entalada, aceita que dói menos….
Infelizmente ou não, lá não tem Centrão para barganhar algumas coisitas
Miiiiitooo
Muuuuuuuuu
Rarará, aqui os jumentos petralhas agora comemoram eleição do yanke presidente do império EUA, isso só depois que foram mandatários do Brasil, e praticaram o recorde mundial de corrupção. paguei pra ver esse escárnio. Só falta pedirem pra ser chicoteados em praça pública, o que essa laia não fazem por dinheiro.
Ouvi que falar que miliciano ligou pra Tramp, mas a ligação ? foi recusada.
A semana não ser fácil pra o chefe da boiada ?…
Russomano derreteu em SP, Crivela já era no RJ, foi pra 4º nas pesquisas, o filhote virou réu das rachadinhas, o auxílio tá acabando…
Essa semana vai ser açoite e choro ? com força.
Boi , gato , pasto …vocabulário de VAGABUNDO…imbecil, você é um passa fome que não sabe nem aonde fica os Estados Unidos no MAPA ,
Calma gadinho! Assim seu coração bovino nao aguenta. Ah, e tenha vergonha quando olhar no espelho e ver um imvecil que colocou um jegue na presidência…
Elo comentário RANCHO . A Gadolândia , bobinaria fica ouriçada no pasto , falta o feno da paciência ,a ração da prudência e a vacina da aceitação . NESSA hora o gado ? mia , a ? BOIADA LATE , e tudo fica muito nervoso , no entanto VERGONHA , não tenha vergonha de em alto e bom som liberar o STRESS . MUMMMMMMM
Vixe o gado tá violento, calma, vou tocar o berrante pra lhe acalmar
Valeu meu amigo. Só em vc acionar a veia do AVC nesse povo de "direita" tem meu respeito. Kkkkkk Vergonha pegou ar. Ele prefere quando a direita tá fora dos holofotes porque ele co segue fingir que tá tudo certo, NESSE MUNDO VIRTUAL QUE VIVE.
Vergonha,
Pah ????????
Boi Açoitado, a direita "honesta" pegou ar.
Bom sinal
Mmmmmuuuuuiiiiiiiiiiii
Kkk(kkkkkkkkkkkkkk
Essa jumentalha a cada comentários se auto definem com mais nitidez. Só aguardando os asnos machos fazerem um trenzinho nus em frente ao instituto lula, organizados pelas menina de suvaco peludo fedorentas e Borno de lado com camisas pretas, porquê no sítio com lago artificial e pedalinho ninguém enxerga. rarará