Cerca de 30 países participarão do ‘Wiki Loves Monuments 2012’, que é o terceiro concurso anual global. Até o momento nenhuma foto do Brasil foi enviada.
A Wikipédia lançou um concurso global de fotografia que espera ser o maior do mundo “por larga margem”, diz a enciclopédia on-line.
Segundo o site “Mashable”, o concurso — chamado Wiki Loves Monuments 2012 — incentiva as pessoas a fotografar monumentos “de relevância histórica e cultural”, e enviá-los à Wikimedia Commons sob licença livre, permitindo que a Wikipédia possa usá-los. Os juízes determinarão quais serão as melhores fotos, filtrando-as até chegar às dez finalistas em meados de outubro, quando um júri internacional selecionará a vencedora.
A disputa começou sábado passado, 1º de setembro. Este é o terceiro concurso anual, que acontece ao longo de todo o corrente mês, com 30 países participantes. A iniciativa começou na Holanda em 2010, expandiu-se para a Europa no ano passado e agora tornou-se global.
“Dado o grande aumento no número de países participantes este ano, os organizadores esperam que cerca de 10 mil voluntários participem, contribuindo com centenas de milhares de fotos “, diz um post no blog da Wikimedia Foundation, escrito por Matthew Roth.
Além da glória e orgulho de ser o campeão do concurso deste ano, o vencedor receberá uma bolsa de estudos para visitar e fotografar a cidade de Hong Kong em 2013, com a chance de participar do Wikimania, encontro anual de “Wikimedians” do mundo inteiro.
O concurso de 2011 teve mais de 5.000 voluntários subindo 168.000 fotos para o Wikimedia Commons.
O site oficial para fazer upload de fotos é <http://www.wikilovesmonuments.org>. Até o momento, nenhum participante subiu fotos do Brasil. Um aplicativo para Android pode também ser usado também para fazer o upload de fotos.
Com informações de O Globo
Comente aqui