Incêndio mata 11 em cidade histórica do Chile

Uma semana após ser atingido por um violento terremoto, uma nova tragédia foi registrada no Chile. Na cidade portuária de Valparaíso, um incêndio de grande proporções destruiu cerca de 500 casas e matou 11 pessoas. Ontem, os bombeiros tentavam controlar o fogo, que arrasou bairros inteiros e obrigou 10 mil moradores a desocupar suas casas.

A presidente Michelle Bachelet declarou o local zona de catástrofe. Ela chegou ontem a Valparaíso, a 120 quilômetros da capital Santiago, para coordenar a operação de emergência. Segundo autoridades chilenas, o fogo começou na tarde de sábado em La Pólvora, uma área florestal nos arredores do porto.

De acordo com a Secretária Nacional de Emergências, a alta temperatura e os fortes ventos levaram à rápida expansão do fogo, cujas chamas atingiram até 20 metros de altura e destruíram 800 hectares em seis morros habitados, ao redor da cidade. As causas da tragédia ainda não são conhecidas. Fontes oficiais acrescentaram que 5 mil pessoas ficaram feridas, pelo menos três pessoas com gravidade.

Ontem, ao amanhecer, vários focos de incêndio seguiam ativos e os bombeiros alertaram que as tentativas de apagá-los eram complicadas pela geografia da cidade, que possui colinas, ruas estreitas e ventos fortes.

Após uma noite de terror e já com a luz do dia, muitos moradores voltaram a suas casas para avaliar os prejuízos, mas, na maioria dos casos, só encontraram escombros. Mónica Vergara, por exemplo, perdeu tudo, mas salvou seus quatro filhos. Sua casa está na região de La Cruz, uma das mais afetadas.

“Senti uma explosão de baixo da terra, que levantou toda a casa, e um bombeiro nos retirou. Perdi tudo, mas meus filhos estão vivos, e é isso que importa” disse.

No sábado, a fumaça era intensa principalmente entre os morros, assim como o cheiro de madeira queimada. O incêndio afetou principalmente bairros pobres, instalados de forma precária e, às vezes, sem autorização. “Havia um inferno ao redor da minha família”, afirmou Miguel Ramírez, morador de Mariposas. “O fogo começou nas colinas e queimou todas as casas.”
Luz e água. Ontem, os bombeiros seguiam trabalhando em Mariposas e La Cruz, onde persistia a fumaça. As famílias que não foram levadas a albergues permaneciam nas portas de suas casas, com medo de que o fogo voltasse.

“Esperamos não encontrar mais vítimas fatais. Há muitos animais que também foram afetados pelo fogo. Estamos procurando entre os escombros”, disse o coronel da polícia Fernando Bywaters.

Várias áreas afetadas pelo fogo ficaram sem energia elétrica e abastecimento de água. Autoridades locais decretaram a proibição de venda de álcool e evacuaram uma prisão de mulheres localizada na região. Foi a segunda evacuação em massa na cidade nas últimas semanas. A outra foi causada pelo alerta de tsunami após terremoto de 8,2 na escala Richter o norte do país.

(mais…)

    Nenhum Comentário

    Sobe para 36 os mortos em acidente com ônibus no México

    Subiu para 36 o número de mortos no acidente com um ônibus de turismo que bateu contra um trailer e depois pegou fogo na madrugada deste domingo em Veracruz, leste do México, informaram as autoridades estatais.

    O acidente aconteceu à altura do município Juan Rodríguez, em Veracruz, quando o ônibus vinha da cidade de Villahermosa, no estado vizinho de Tabasco (sudeste), e se dirigia para a Cidade do México.

    Além dos 36 mortos, há quatro feridos que já foram levados para hospitais.

    No ônibus, do qual sobraram apenas ferros retorcidos, havia sido alugado por um grupo de comerciantes, afirmou a Defesa Civil.

    O trabalho de resgate das vítimas foi complicado devido ao fato de o ônibus ter sido destruído pelo fogo e por não haver meios de segurança necessários para esse tipo de incidente, disse o governador de Veracruz, Javier Duarte, à rede de TV local Milenio.

    Os acidentes em estradas são frequentes no México e matam um grande número de pessoas. Em 2012, ao menos 43 pessoas morreram no choque entre um caminhão com um ônibus em Veracruz, e poucos meses depois mais de 30 pessoas perderam a vida em outro acidente no Estado de Guerrero.

     

    Terra

      Nenhum Comentário

      Veja FOTOS do acidente com o ônibus da viação Jardinense

       

       

      Um ônibus da Viação Jardinense que vinha de Natal para Caicó, tombou na curva da Maniçoba, distante dez quilômetros da cidade de Currais Novos, após um pneu estourar.
      Cerca de quinze passageiros viajavam no ônibus, contudo ninguém saiu ferido gravemente. O acidente ocorreu no final da tarde de ontem..
      A Policias Militar e  Rodoviária Federal, estiveram no local para prestar toda assistência necessária.
      FOTOS: Jair Sampaio – Via Certa

       

        1 Comentário

        1. Antonio disse:

          A concessão desta empresa deveria ser revogada. São linhas rentaveis ( Caicó, Currais, etc). O mínimo que se pode esperar é uma manutenção decente!!!

        Avião da Malaysia estaria no Afeganistão com todos os passageiros vivos

        O avião que realizou o vôo MH370, da Malaysia Airlines, pode ter sido alvo de terrorismo e seus passageiros estariam todos vivos, no Afeganistão. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, pelo jornal russo Moskosky Komsomolets.

        Segundo a publicação, uma “fonte anônima” teria informado que o avião desaparecido estaria próximo à fronteira do país com o Paquistão. Ainda de acordo com o jornal, os pilotos não foram culpados, mas a aeronave teria sido sequestrada por terroristas. Um deles se chama “Hitch”.

        O avião estaria pousado em uma estrada, perto da serra, e teria apenas uma asa quebrada. Há ainda informações de que todos os passageiros teriam se salvado e estariam vivendo em barracos, dividos em sete grupos e quase sem alimentos.

        No entanto, as informações do jornal russo não coincidem com todas que foram divulgadas até o momento pelas autoridades da Malásia e Austrália.

        O governo malaio afirma que a aeronave caiu no Oceano Índico e, desde então, uma operação internacional de buscas foi montada e está na região oeste da Austrália.

        O avião da Malaysia Airlines decolou de Kuala Lumpur, com 239 pessoas a bordo, rumo a Pequim, e desapareceu no último dia 8 de março.

        Fonte:Terra

          Nenhum Comentário

          Incêndio destrói cerca de 500 casas e deixa ao menos quatro mortos no Chile

          Um incêndio florestal sem controle destruíu aproximadamente 500 casa e deixou ao menos menos quatro pessoas mortas na cidade portuária chilena de Valparaíso, 120 quilômetros de Santiago, neste sábado. O local está permanece em alerta vermelho.

          Cerca de 5.000 pessoas foram evacuadas, incluindo mais de 200 prisioneiras. A maioria dascasas de Valparaíso, onde vivem cerca de 250 mil pessoas, é construída com material leve, facilmente inflamável, o que unido ao vento faz com que os incêndios sejam frequentes.

          A presidente Michelle Bachelet declarou a cidade uma zona de catástrofe, o que encarrega as Forças Armadas de manter a ordem e de evacuar de milhares de pessoas afetadas pela fumaça e chamas

          “Este é o pior desastre que eu já vi”, disse o governador da região, Ricardo Bravo. “Nosso medo é que o fogo se espalhe até o centro da cidade, o que elevaria a gravidade da emergência.”

           

          IG

            Nenhum Comentário

            Malásia desmente ligação de copiloto de avião desaparecido

            A Malásia desmentiu neste domingo que o copiloto do avião da Malaysia Airlines desaparecido tenha feito uma ligação por celular durante o voo, como afirmou um jornal malaio, e acrescentou que não podia perturbar as investigações com especulações a respeito.

            “Que eu saiba, não”, declarou o ministro dos Transportes malaio, Hishammuddin Husein, ao ser indagado pelos jornalistas.

            No entanto, acrescentou que não queria realizar especulações dentro do “âmbito da polícia e outras agências internacionais”, que estão investigando o desaparecimento.

            “Não quero perturbar as investigações que estão sendo realizadas não apenas pela polícia malaia, como também pelo FBI, o MI6, a inteligência chinesa e outras agências internacionais”, afirmou o ministro.

            O jornal New Straits Times (NST) afirmou na véspera que o copiloto do voo MH370, desaparecido há mais de um mês com 239 pessoas a bordo, tentou fazer uma ligação com seu celular um pouco antes de o avião desaparecer dos radares.

            A ligação foi cortada “porque, talvez, o avião se afastou subitamente da antena detelecomunicações”, afirmou o New Straits Times (NST), sem indicar para quem ocopiloto ligou.

            Segundo outra fonte citada pelo jornal, o celular de Fariq Abdul Hamid foi “reconectado” à rede, mas não se sabe com certeza se fez uma ligação do Boeing 777 desaparecido em 8 de março.

            O avião, que cobria a rota entre Kuala Lumpur e Pequim, teria voado a baixa altitudeperto da ilha de Penang, na costa oeste da Malásia, permitindo assim que uma rede captasse o sinal do celular do copiloto.

            “Mas uma reconexão não significa necessariamente que ele fez uma ligação”, afirmou uma das fontes.

             

             

            UOL

              Nenhum Comentário

              Copiloto de avião desaparecido tentou ligar do celular, diz jornal

              Investigadores do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines suspeitam que o copiloto da aeronave tentou fazer uma ligação com seu celular depois que o avião foi desviado da rota, disse neste sábado, 12, o jornal New Straits Times, da Malásia, citando fontes não identificadas.

              O jornal citou fontes da investigação segundo as quais a tentativa de ligação do co-piloto Fariq Abdul Hamid foi registrada por uma torre de celular enquanto o avião estava a cerca de 200 milhas náuticas a nordeste da costa oeste do Estado de Penang. A região foi o último local em que o radar fez contato com o avião desaparecido, às 2h15 da manhã de 8 de março.

              “A torre da empresa de telecomunicações registrou a ligação que ele estava tentando fazer. Mas a ligação foi cortada porque a aeronave voava rapidamente, e não entrou na cobertura de outra torre”, disse o New Straits Times citando uma fonte não identificada.

              Autoridades governamentais não puderam ser imediatamente contatadas para comentar a informação. O New Straits Times citou o ministro dos Transportes, Hishammuddin Hussein, segundo o qual a informação precisaria ser verificada.

              Mas ele questionou a notícia, dizendo que se isso tivesse acontecido, “nós já teríamos ficado sabendo antes”.

              O jornal citou outras fontes ligadas à investigação, afirmando que o sinal do celular de Fariq foi captado, mas que poderia ser o aparelho sendo desligado, e não sendo usado em uma ligação.

              A Malásia está focando em sua investigação criminal do pessoal de cabine e pilotos do avião — o capitão de 53 anos Zaharie Ahmad Shah e Fariq, de 27 anos — depois de desvincular qualquer dos 227 passageiros de envolvimento, disse a polícia.

              Investigadores acreditam que pessoas com conhecimento detalhado do funcionamento do Boeing 777-200ER e de aviação comercial desligaram os sistemas de comunicação do avião antes de desviá-lo de sua rota.

              As buscas pelo avião no sudeste do Oceano Índico prosseguiam neste sábado, em meio a temores de que as baterias das caixas pretas podem ter acabado.

                Nenhum Comentário

                Sinais do voo MH370 estão ‘sumindo rapidamente’

                poderiam estar vindo do voo MH370, da Malaysia Airlines, estão “sumindo rapidamente” e encontrar a caixa-preta da aeronave será uma “tarefa gigantesca”, advertiu o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott.

                O premiê disse estar confiante de que os “pings” detectados pelas equipes de buscas seriam da caixa preta do avião desaparecido. Pings são pequenos sinais de dados emitidos a partir da caixa-preta de um avião.As baterias do dispositivo só são projetadas para durar um mês e poderão perder energia, se já não tiverem perdido.

                A aeronave fazia a rota de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, quando desapareceu, no último dia 8 de março, com 239 pessoas a bordo.

                Tudo indica que o avião caiu no sul do Oceano Índico, mas até agora nenhum destroço foi achado.

                As buscas envolvem mais de 20 países e estão sendo comandadas pela Austrália e coordenadas a partir da cidade australiana de Perth.

                Os comentários de Abbott soaram mais contidos se comparados com o tom otimista demonstrado por ele na sexta-feira, quando se disse “muito confiante” de que os sinais captados uma embarcação australiana eram do Boeing 777 desaparecido.

                “Tentar localizar qualquer coisa a 4.500 metros abaixo da superfície do oceano, a cerca de mil quilômetros da terra é uma tarefa gigantesca, gigantesca”, afirmou.

                “Visto que os sinais da caixa preta estão sumindo rapidamente, o que estamos tentando fazer agora é tentar detectar o máximo possível (de sinais), para que possamos estreitar as áreas de buscas para a menor área possível”, acrescentou Abbott.

                O premiê acrescentou que um micro-submarino não-tripulado munido de um sonar seria enviado para realizar uma busca no fundo do oceano, mas só assim que as equipes de resgate estiverem confiantes em relação à área identificada –mas ele se recusou a dizer quando isso deverá acontecer.

                Após analisar dados satelitais, autoridades acreditam que o avião saiu de sua trajetória por alguma razão ainda desconhecida e caiu no sul do Oceano Índico, ao oeste da região costeira da Austrália.

                 

                UOL

                  Nenhum Comentário

                  FOTO: Colisão entre carro e caminhão bloqueia Ladeira do Sol, sentido praias

                  1873c2b8-c4ba-475d-aab1-3dcd344d14b2

                  Na manhã desta sexta-feira (11), por volta de 9h30, um acidente entre caminhão e um carro bloqueou totalmente o tráfego na Ladeira do Sol, no sentido praias. Os veículos precisam fazer o desvio pela rua João Olímpio e depois seguir o trajeto normal pela avenida Gov. Sílvio Pedroza ou Pres. Café Filho.  O registro foi do Via Certa Natal.

                  FOTO: Ônibus vira na BR 101 em frente a Neópolis

                  Um ônibus da linha 56 capotou na BR 101 e foi parar no sentido oposto, na altura de Neópolis, por volta das 04h30 desta sexta-feira (11). O veículo estava apenas com o motorista, que teve ferimentos leves.

                  Informações dão conta que no momento do acidente chovia e a pista estava escorregadia. O motorista, que perdeu o controle da direção, foi encaminhado para o pronto-socorro Clovis Sarinho, e passa bem.

                  Foto Rosemberg Dantas

                  Acidente

                  Foto RodrigoOnibus

                  Diretores do América sofrem acidente no caminho para jogo em Caicó

                  O diretor de futebol do América, Eliel Tavares, e o supervisor Gilmar Santos sofreram um acidente de carro no início da tarde desta quarta-feira (9) no município de Santa Cruz, distante 111 quilômetros de Natal. Além dos dois, mais uma pessoa ia no veículo, que perdeu o controle em uma curva e acabou batendo em uma mureta de proteção.

                  Os ocupantes foram encaminhados para o hospital de Santa Cruz e passam bem, apesar de Eliel reclamar de dores nas costas. Eles estavam indo em direção a Caicó, onde o América joga na noite de hoje contra o Coríntians.

                  Com informações da Tribuna do Norte

                  FOTOS: Caminhão tomba na BR-304, em Macaíba , bate em árvore e motorista fica preso às ferragens

                  O Via Certa registrou mais um acidente preocupante nesta quarta-feira (9), dessa vez, na Grande Natal. Na ocasião, um caminhão carregado com argamassa tombou na rodovia BR-304 em Macaíba após o motorista perder o controle de direção do veículo. Antes do tombamento, o caminhão chegou a bater um uma árvore. O condutor do caminhão José lopes da Silva, (35), ficou preso às ferragens e foi encaminhado para o hospital Clóvis Sarinho, na capital.

                  1 2Fotos: Emmily Virgílio

                  FOTOS: Táxi capota na Prudente de Morais com A.Basílio; motorista resgatado após ficar preso às ferragens

                  Bkx1QoXIAAAf_af.jpg large 1897847_10203697400625692_8656868300389378557_n Bkx060rIAAAeTeT.jpg large

                  Fotos: Marcelo R. Fernandes/ Juninho, José Sande para o Via Certa Natal

                  O Via Certa Natal registrou um grave acidente na manhã desta quarta-feira (9), em Natal. Um carro capotou na av. Prudente de Morais x av. Antônio Basílio. Na ocasião, um semáforo foi derrubado e a vítima, um taxista, ficou presa às ferragens.

                  Equipes de resgate do SAMU prestaram atendimento à vítima que foi encaminhada em estado estável de saúde para o hospital Clóvis Sarinho. Não se tem informação de como o acidente ocorreu.

                    Nenhum Comentário

                    FOTO: Árvore cai sobre veículo na Avenida Floriano Peixoto

                    1601450_572721336169406_6456826839548207331_n

                    Uma árvore caiu na manhã desta terça-feira (8), sobre um veículo na Avenida Floriano Peixoto, em frente à UnP, no bairro Petrópolis. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para retirada dos galhos sobre o carro. Sem informações sobre possíveis vítimas e tráfego bloqueado. Foto: Tácio Cavalcanti/ Via Certa Natal

                    VÍDEO: Camaro vai parar dentro de piscina

                    Camaro-670Veja aqui

                    Um Camaro ZL1 2014 0-km virou notícia nesse fim de semana, no Texas, Estados Unidos, e não foi por uma coisa boa.

                    O jovem proprietário do “muscle car” perdeu o controle do veículo, derrubou a grade de proteção de uma propriedade e foi, de maneira veloz e furiosa, parar dentro de uma piscina.

                    Felizmente, ninguém ficou ferido – o “piloto” do ZL1 saiu pela janela e não se afogou. No entanto, ele deverá receber um belo processo por danos ao proprietário da casa. Somem-se a isso os US$ 57.650 (cerca de R$130.000 ) que custa um Camaro ZL1.

                    Estadão

                      Nenhum Comentário

                      FOTO: Mulher morre atropelada pelo próprio carro depois de estacioná-lo e esquecer de puxar o freio de mão

                      411Uma mulher morreu atropelada pelo próprio carro após estacioná-lo em frente a garagem de casa. O caso ocorreu em Oviedo, na Espanha.

                      Ana Maria Prieto Zapico havia chegado em casa com as filhas quando a tragédia ocorreu. Após estacionar, ela saiu do veículo e percebeu que havia se esquecido de puxar o freio de mão. O carro começou a descer a se movimentar, e a vítima de 47 correu para tentar impedi-lo.

                      Apesar dos esforços, Prieto acabou sendo atropelada. O veículo ultrapassou uma contenção de muro e acabou ficando sobre o corpo da mulher, que faleceu no local.

                      R7 via LNE

                      Carregar Mais Posts