Divulgação de relatório sobre acidente que matou Campos causa desconforto entre familiares das vítimas

O Globo

A divulgação do relatório parcial a respeito do acidente que matou o ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, causou desconforto entre os familiares das vítimas. As esposas dos sete homens que morreram no desastre aéreo em 13 de agosto do ano passado vieram a Brasília nesta segunda-feira para serem apresentadas às informações coletadas até o momento pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A viúva de Campos, Renata Campos, chegou a Brasília acompanhada dos filhos e, após a reunião na sede da Cenipa, no Lago Sul, no início da tarde, passou o restante do dia na casa da sogra, a ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, até retornar a Recife no começo da noite.

Pilotos de Campos não tinham formação adequada, diz investigação

O piloto e copiloto do jato que transportava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República Eduardo Campos não tinham formação adequada para guiar a aeronave. Essa foi a avaliação feita por investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que analisam o acidente ocorrido em agosto passado.

O episódio resultou na morte do presidenciável em agosto passado, e vitimou outras seis pessoas -entre elas, o piloto, Marcos Martins, e o copiloto.

Chefe da investigação, o tenente-coronel aviador Raul de Souza ponderou, nesta segunda-feira (26), que os profissionais atuavam anteriormente em aeronaves semelhantes, mas precisavam de mais treinamento para pilotar o jato em questão.
“Para o comandante transitar de uma aeronave para a outra, precisava de um treinamento de diferença. Para o copiloto transitar de uma aeronave para outra, precisava de um curso completo”, disse Souza em coletiva de imprensa.

Ele argumentou ainda que a aeronave do acidente e aquela guiada anteriormente pelo comandante “são de fabricantes e modelos diferentes e precisam de adaptação para transitar entre um e outro”.

A queda da aeronave que provocou a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em agosto passado, não foi motivada por falhas mecânicas ou colisões em voo, apontam dados coletados pelo Cenipa.

O órgão, no entanto, evitou apontar falhas humanas como responsáveis exclusivas pelo acidente.

METEOROLOGIA

Não foram identificadores fatores ligados à meteorologia ou tráfego aéreo que afetassem a segurança do voo, assim como problemas nos motores. “Não existia nenhuma informação que restringia operação da aeronave em Santos”, afirmou Souza. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (26) em coletiva de imprensa.

A análise feita até aqui indicou não haver “anormalidades” em sistemas da aeronave, como problemas hidráulicos ou no combustível. “Os dados preliminares indicam que os motores funcionavam perfeitamente”, diz o Cenipa.

O órgão, no entanto, afirma que ainda não há uma avaliação definitiva sobre as causas do acidente. “Não há ainda qualquer conclusão factível em cima do que nós coletamos. E naturalmente nenhuma hipótese foi ainda desenvolvida ou criada”, disse o brigadeiro do ar Dilton José Schuck, chefe do Cenipa.

Fracassa primeira tentativa de trazer à superfície fuselagem de avião da AirAsia

Equipes de salvamento da Indonésia fracassaram em sua primeira tentativa de trazer à superfície a fuselagem do Airbus da AirAsia que caiu no Mar de Java em 28 de dezembro. Esta parte da aeronave chegou a se aproximar da superfície, mas voltou a afundar quando alguns balões de ar utilizados na operação se esvaziaram. “Agora, precisamos de mais balões”, disse Suryadi Bambang Supriyadi, chefe de operações da Agência Nacional de Busca e Resgate.

Mergulhadores chegaram à fuselagem pela primeira vez na sexta-feira, e recuperaram seis corpos. Até agora, foram recuperados 69 corpos de vítimas do voo 8501 da AirAsia, que decolou de Surabaia com destino a Cingapura, com 162 pessoas a bordo.

Autoridades acreditam que vários corpos ainda estejam no interior da fuselagem. De acordo com Supriyadi, a cabine do piloto está a cerca de 500 metros dali, em uma profundidade de 30 metros, e os corpos do piloto e do copiloto podem estar lá.

A queda do avião pode ter sido causada pelo mau tempo. Pouco antes de a aeronave desaparecer dos radares, os pilotos pediram autorização para mudar a altitude e evitar nuvens densas, mas a permissão não foi concedida devido ao tráfego aéreo intenso.

Investigadores e técnicos da Airbus estão analisando a caixa preta do avião, que contém as gravações de voz e de dados sobre o voo.

Tatang Kurniadi, chefe da Comissão Nacional de Segurança de Transporte, descartou a hipótese de sabotagem e disse que um relatório preliminar sobre o acidente deve ser submetido à Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês) na semana que vem. Fonte: Associated Press.

fonte: Estadão Conteudo

Atropelamento na Prudente de Morais acaba em morte na noite desta terça

Um atropelamento foi registrado na noite desta terça-feira (20), na Avenida Prudente de Morais, próximo ao Pittbusrg. Infelizmente, um óbito foi confirmado. Uma outra pessoa foi confirmada ferida na via. Não se tem informação se mais um pedestre. Em decorrência do acidente, com a chegada da Polícia de Trânsito,o trecho foi interditado e um congestionamento formado.

Filha de ex-prefeita de cidade potiguar morre em acidente de carro na RN-402

O Jornal de Hoje destaca nesta terça-feira (20). Um acidente de trânsito nessa manhã, por volta das 9h30, na RN que liga a BR 406 a cidade de Galinhos no litoral potiguar, vitimou Gorete, filha da ex-prefeita do município, Jardelina do Vale Pereira.

Segundo o Jornal de Hoje, a família se deslocava de Galinhos até Ceará Mirim. Na ocasião, o Fiat Uno, dirigido pelo esposo da vítima, perdeu o controle em uma reta, desceu a pista e capotou várias vezes, só parando em um barranco no sentido contrário. Além do casal, vinha no carro também a filha do casal.

Ainda segundo a matéria, após o acidente, Gorete chegou a ser socorrida até ao hospital de Jandaíra, mas não resistiu aos ferimentos.

Com informações do Jornal de Hoje

VÍDEO: Incêndio de grande proporção atinge fábrica em Jardim do Seridó

Um Incêndio de grandes proporções atingiu uma fabrica de produtos de limpeza desativada em Jardim de Seridó e assustou toda população, o incêndio que começou por volta das 15:00h até esse momento ainda não foi totalmente controlado pelos bombeiros.

Vídeo de Dalvan César:

 

FOTOS: Acidente envolvendo veículo de prefeitura do RN deixa um gravemente ferido na BR-226

111111111111 222222222222222222Fotos: Grupo Blogueiros do Trairi

Um grave acidente foi registrado na BR-226, entre as cidades de Tangará e Serra Caiada, na manhã desta segunda-feira (19). De acordo com o blogueiro Eduardo Dantas, na ocasião, um veículo Táxi, corsa Classic de placas OKA-0835 de Natal vinha sendo rebocado por outro veículo, o reboque teria chegado a partir(ou soltar -ainda não se sabe), e, em consequência, colidindo frontalmente com outro veículo que transitava na rodovia.

Segundo Eduardo Dantas, no veículo Táxi de Natal, estava apenas um ocupante, que ficou gravemente ferido, e foi socorrido para o hospital na cidade de Serra Caiada e logo após transferido para Natal, devido a gravidade dos ferimentos. Ainda segundo o blogueiro, um dos veículos envolvidos, um Pálio de placas OVZ-5225, da prefeitura de Santana do Seridó, estavam quatro ocupantes, que tiveram apenas escoriações leves.

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para o isolamento do local e os procedimentos cabíveis sobre responsabilidade e causa real do acidente.

Com informações do blogueiro e radialista Eduardo Dantas

http://www.blogdoeduardodantas.com.br/2015/01/veiculo-da-prefeitura-de-santana-do.html

Acidente entre moto e caminhão mata mecânico na RN-15 em Mossoró

Uma colisão envolvendo um caminhão e uma motocicleta no final da tarde de ontem matou o Mecânico de automóvel Francisco Franklimar Pereira Bezerra, de 36 anos de idade. A ocorrência foi registrada na RN-15.

Segundo informações, o mecânico estava chegando em casa, na Fazenda São João, perdeu o controle da direção da moto e colidiu na lateral do caminhão.

Franklimar sofreu esmagamento de uma das pernas, foi atendido no local, mas morreu no Hospital Regional Tarcísio Maia para onde foi socorrido. Ele era mecânico de uma oficina de caminhões em um posto de gasolina.

Com informações de O Câmera