Segurança

APÓS 137 MORTES: plano militar inclui uso da força para desobstrução das guarnições da PM no ES

Receio de punições leva uma parte dos policiais militares do Espírito Santo a voltar ao trabalho

 

O plano de ação das Forças Armadas no Espírito Santo não se limita a restabelecer e manter a segurança nas ruas de Vitória e cidades vizinhas. Prevê um leque de providências que Inclui a remoção de mulheres de policiais militares que acampam há mais de uma semana defronte dos quarteis da PM. Consta do planejamento o uso da força, se necessário. A medida, considerada extrema, foi mencionada em reunião de autoridades federais e estaduais, neste sábado, na sede do governo capixaba.

No final da tarde, parte dos policiais havia retornado ao trabalho na região da Grande Vitória —algo como 600, segundo a estimativa divulgada pela Secretaria de Segurança Pública. Menos do que os 2 mil que costumam se revezar nas ruas diariamente. Muito menos do que o contingente mobilizado pela União: 3,1 mil soldados das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança.

O serviço de inteligência militar detectou a presença de policiais fazendo, à distância, a proteção das mulheres acampadas diante dos portões dos quarteis. Estavam à paisana e armados. O plano das Forças Armadas leva em conta também a hipótese de uma reação adversa dos PMs aguartelados, que perderiam com a dispersão das mulheres o pretexto para permanecer de braços cruzados.

Além de desmontar os acampamentos, as tropas federais estão preparadas para abrir acessos alternativos aos quartéis das PM. De resto, o Exército se equipou para oferecer combustível aos veículos da polícia e abrigo nas suas instalações para policiais que se dispusessem a retornar ao trabalho. O timbre das autoridades que se reuniram em Vitória era de impaciência com os amotinados. O ”piquete” das mulheres foi tratado nas conversas como um ”teatro” ensaiado e dirigido pelos próprios policiais.

Deslocaram-se de Brasília para Vitória o procurador-geral da República Rodrigo Janot e quatro ministros: Raul Jungmann (Defesa), general Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), Antonio Imbassahy (Coordenação Política do Planalto) e José Levi Mello (interino da Justiça). Encontraram-se, entre outros, com o governador licenciado Paulo Hartung, o governador em exercício César Colnago, comandantes do Exército e da Força Nacional, além de representantes do Tribunal de Justiça e da Procuradoria-Geral do Estado.

Houve consenso quanto à necessidade de asfixiar os policiais amotinados. Sinalizou-se a disposição das Forças Armadas de permanecer no Espírito Santo pelo tempo que for necessário. Esvaziaram-se as promessas de deputados federais capixabas de providenciar no Congresso anistia para os policiais punidos por desobediência. De resto, esgrimiu-se a ameaça da Procuradoria da República de requerer a federalização dos processos, enquadrando os aquartelados na Lei de Segurança Nacional.

Embora esteja convalescendo de uma cirurgia, o governador licenciado Paulo Hartung participou das conversas. Disse a portas fechadas que aproveitará a crise para promover uma ampla reformulação da Polícia Militar capixaba. No entanto, não detalhou a hipotética reforma. Penitenciou-se por ter incorporado cerca de mil novos policiais militares. Na avaliação do governo estadual, esse pedaço mais jovem da tropa foi responsável pela radicalização do movimento. Nessa versão, os mais antigos estariam propensos a negociar.

Opinião dos leitores

  1. A violência a muito tempo vem trazendo enormes prejuízos para o Brasil. A falta de lei deixa o povo brasileiro louco a clamar por segurança o que não resolve o problema, pois cura apenas os efeitos dos problemas decorrentes da violência. Na verdade a impunidade, gerada pela falta de uma lei dura é a principal causa básica da violência generalizada.

  2. As forças armadas tem que sentar a macaca nessas mulheres de policiais irresponsáveis, pois quem não tiver satisfeito com os vencimentos que recebe, peça para sair.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quem era Ana Paula Vieira, cantora que morreu em acidente em Rondônia

Foto: Instagram 

A cantora Ana Paula Vieira e seu namorado, o vereador Marcelo Stocco, morreram em um acidente de carro neste domingo (12), em Rondônia.

Ana Paula fez sua última apresentação no sábado (11), horas antes do acidente, na Bodega Cacoal, no município de Cacoal (RO).

O estabelecimento publicou uma nota de luto nas redes sociais: “Não imaginávamos que a sua última apresentação seria em nossa casa. Uma mulher incrível e super especial, e que sempre estará em nossas memórias. Descanse em paz!”

No post, diversos comentários lamentam a morte da cantora rondoniense.

“Ontem ela fez um show incrível, estava muito feliz, uma noite inesquecível pra muitas pessoas, que Deus conforte o coração da família e amigos”, escreveu uma internauta.

Outro acrescentou: “Que perda meu Deus. Uma pessoa super talentosa. Bom coração, a melhor artista cantora do estado!”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Natal reinicia vacinação contra a dengue para crianças entre 10 e 14 anos nesta segunda

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reinicia a vacinação contra a dengue para o público com idade entre 10 e 14 anos a partir desta segunda-feira (13), nas Unidades Básicas de Saúde do município. Na capital, cerca de 36 mil crianças e adolescentes estão aptas a receberem o imunizante.

Com o recebimento de 2.510 doses do novo lote da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, na última quinta-feira (9), o município realizou a distribuição do imunizante nas salas de vacinação dos serviços de saúde para dar início à vacinação a partir desta segunda.

O esquema vacinal do imunizante Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose. Para se imunizar, o munícipe deve ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, e deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde mais próximas da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, portando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais da criança.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Diretório do Partido Progressista de Natal tem um novo presidente por três anos

Foto: Divulgação 

O atual Presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, foi eleito por aclamação como o novo presidente do Diretório Municipal do Partido Progressista (PP). A convenção ocorreu nesta sexta-feira (11), simbolicamente na data que remete ao número do partido, no plenário da Câmara Municipal de Natal.

O evento contou com a presença do deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato a prefeito de Natal, do presidente estadual do partido, o deputado federal João Maia, além de dezenas de pré-candidatos a vereador, consolidando a força e a unidade do partido na capital potiguar. A convenção não só selou a liderança de Eriko para os próximos três anos, mas também serviu como uma demonstração de força e organização, com mais de 100 cidades do Rio Grande do Norte participando através de uma transmissão ao vivo.

Sob o novo comando de Eriko Jácome, o PP de Natal se posiciona como uma das maiores forças políticas da capital. Ao mesmo tempo, o PP estadual, sob a liderança do atual deputado João Maia, vem crescendo com forte representação política em mais de 100 cidades. Este avanço sinaliza uma era de maior influência e atividade política do partido no cenário estadual.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Juntos, nós vamos construir uma Natal melhor”, afirma Paulinho Freire sobre aliança com pré-candidatos a vereadores

Foto: Divulgação

Nos últimos dias, o pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) junto do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e da secretária de planejamento e pré-candidata a vice-prefeita, Joanna Guerra (Republicanos), participaram de eventos dos pré-candidatos à Câmara Municipal do município.

Paulinho participou nesta semana dos eventos de pré-candidatura do vereador Klaus Araújo (PSDB) na quinta-feira (9), do lançamento da pré-candidatura Naelson Borja (Republicanos) na sexta-feira (10), e a de Sirleno Júnior (Republicanos) realizada no último sábado (11).

Em suas falas, o pré-candidato vem defendendo a importância de continuar o legado de desenvolvimento do prefeito Álvaro Dias e de olhar para o futuro para gerar desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para os natalenses.

Além disso, o deputado afirma que a união entre o povo, vereadores e pré-candidatos é extremamente importante para continuar o desenvolvimento do município. “Juntos, nós vamos construir uma Natal melhor”, afirmou.

“Eu quero poder continuar essa administração que tanto orgulha o povo de Natal e, para isso, precisamos seguir no trilho do crescimento, do avanço e do desenvolvimento. Ao lado de Joanna, que é altamente preparada que conhece nossa cidade, é amiga do povo e, principalmente, partilha do mesmo sonho que eu de fazer a diferença na vida dos natalenses. Unidos, vamos tornar esse sonho em realidade”, comentou Paulinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sem Jair Bolsonaro, Michelle é a mais forte contra Lula em 2026, indica Genial Quaest

Foto: Divulgação

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é a melhor candidata para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 se o ex-presidente Jair Bolsonaro não puder concorrer, indica pesquisa Genial/Quaest. Michelle foi apontada por 28% dos entrevistados, seguida pelos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (24%); do Paraná, Ratinho Júnior (10%); de Minas Gerais, Romeu Zema (7%); e de Goiás, Ronaldo Caiado (5%).

Entre os possíveis candidatos, Michelle foi a mais indicada no Nordeste (31%), no Sul (26%) e no Centro-Oeste/Norte (33%). No Sudeste, Tarcísio (33%) foi o vencedor.

Disputa entre Lula e Tarcísio

Caso Bolsonaro apoie Tarcísio em 2026, em uma disputa com Lula, a maioria dos entrevistados (46%) sinalizou que votaria no atual presidente – contra 40% que escolheriam o governador de São Paulo.

Entre os que afirmaram que não conhecem Tarcísio, 55% indicaram que votariam em Lula, mas 24% disseram que ainda assim optariam pelo governador. No recorte pelo voto no segundo turno de 2022, 37% dos que votaram branco, anularam ou não foram votar escolheriam Tarcísio, 32% Lula e 23% voltariam a votar em branco anular ou se abster.

Lula receberia 50% dos votos femininos consultados e 43% dos masculinos. Já Tarcísio, 33% dos votos femininos e 46% dos masculinos. O atual presidente sairia vitorioso entre os católicos (54%), mas perderia entre os evangélicos (33%).

Na análise por regiões, Lula só sairia vitorioso no Nordeste (66%). Tarcísio registraria preferência no Sudeste (45%), Sul (46%) e Centro-Oeste/Norte (43%).

Nos grupos por salários, Lula teria maioria entre os que recebem até dois salários mínimos (58%) e entre dois e cinco salários mínimos (45%). Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a preferência seria por Tarcísio, com 50% dos entrevistados.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais e tem margem de erro estimada de 2,2 pontos porcentuais. A coleta ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os Estados.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

“GLOBO LIXO”: Transmissão da emissora no RS tem sido interrompida no local com críticas da população

Foto: Reprodução

Se você está acompanhando as redes sociais ou assistindo à televisão, é provável que tenha se deparado com momentos em que alguma reportagem da TV Globo foi interrompida no Rio Grande do Sul.

Ao som de “Globo Lixo” no meio de entradas ao vivo, alguns repórteres estão optando, inclusive, por “disfarçar o microfone”, com objetivo de evitar retaliações.

Depois de ser questionado diretamente pela população, William Bonner, nos bastidores, exigiu mais segurança da emissora para si e seus colegas.

O jornalismo da empresa tem sido alvo de fortes críticas depois da ampla cobertura dedicada ao show da Madonna no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, quando o Rio Grande do Sul já havia decretado estado de calamidade.

O número de mortes na data da apresentação já era de 55, com mais de 70 desaparecidos e 1 milhão de casas sem água.

Para além de qualquer discussão ideológica, durante o 1º final de semana do mês, GloboNews, Jornal Nacional e Fantástico optaram por ter como foco principal a apresentação da popstar.

A empresa de mídia negociou a exclusividade de transmissão do show, tendo vendido mais de R$ 20 milhões em patrocínios somente para o evento, incluindo o Itaú, grande parceiro comercial e financiador da vinda de Madonna.
Ao longo do final de semana, foram diversas entrevistas e reportagens especiais, além de uma superprodução para transmitir ao vivo o show de mais de duas horas para todo o país.

Outro ponto de críticas foi a tentativa de desmentir uma reportagem do SBT que mostrava caminhões carregados de doações sendo multados pela Agência Nacional de Transportes. A própria agência acabou reconhecendo o fato posteriormente.
A relevância da empresa para o país.

A Globo é a 2ª maior rede de TV do mundo e a líder absoluta no Brasil, alcançando 70 milhões de brasileiros todos os dias e tendo forte influência nas percepções da população.

Com as críticas tomando conta das redes, a emissora decidiu reformular sua programação, deslocando profissionais e dando destaque à tragédia no RS em grande parte de seus conteúdos.

 

The News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF marca para 27 de maio reunião sobre paralisação do Campeonato Brasileiro

 

Foto: Carlos Fabal/AFP

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) convocou neste domingo (12) uma reunião extraordinária do conselho técnico para o dia 27 de maio para tratar com os clubes da possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Internacional, Grêmio, Juventude e demais equipes gaúchas que disputam as divisões de acesso do Brasileiro tiveram as partidas adiadas justamente até 27 de maio, diante da situação de calamidade pública no sul do país.

O trio, contudo, defende a paralisação do torneio por até três rodadas —Internacional e Grêmio tiveram os estádios inundados pela água das chuvas—, mas encontra resistência entre parte dos pares que também compõem a série A.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim consolida avaliação positiva da pré-candidatura de Antônio Henrique

Fotos: Cedida

Lançada oficialmente há apenas quarenta dias, a pré-candidatura de Antônio Henrique a prefeito de Ceará-Mirim tem se consolidado com uma avaliação bastante positiva pelos ceará-mirinenses.

“Temos recebido apoio de muita gente. E não me refiro só às lideranças. São pessoas comuns, que nos recebem em suas casas, que conhecem a história de Ceará-Mirim e esperam que nossa cidade continue no caminho do desenvolvimento”, disse Antônio Henrique.

O pré-candidato complementou: “Em Aningas, tive oportunidade de conversar com dona Marineide, que é merendeira da escola há 37 anos. Ela conhece a comunidade como ninguém e trouxe sugestões e conselhos. É isso que nos move a continuar ouvindo o povo, que é o maior patrimônio de nossa cidade”.

Antônio Henrique tem visitado diferentes bairros e distritos do município. O pré-candidato pelo PSD também comentou a aprovação da atual gestão. “Estarmos ao lado de um prefeito tão bem avaliado, como é Júlio César, nos dá um grande respaldo e também aumenta nossa responsabilidade de continuar avançando”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Calamidade: chegada de frio intenso deve piorar situação dos gaúchos

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

O Rio Grande do Sul, em meio às fortes chuvas, passará por um período de frio intenso que vai ocorrer, segundo Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, ao longo desta semana, “principalmente a partir de segunda (13/5) à noite, na terça, quarta e até a manhã de quinta (16/5)”.

Em meio ao acumulo de águas nas ruas e à queda nas temperaturas, a população do estado também precisa se alertar para as doenças que podem surgir.

Vinícius Lucyrio explica que “o Rio Grande do Sul deve enfrentar as temperaturas mais baixas do ano até este momento, inclusive tem possibilidade de geada em várias áreas do estado, especialmente no sul, na campanha gaúcha, e também em áreas da serra. Mas as temperaturas já voltam a subir de forma mais lenta ali na quinta-feira, quando as temperaturas mais baixas devem ficar mais para o extremo sul e leste do estado”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *