Política

Atitude de Ricardo Motta consolidou Ezequiel como Presidente da Assembleia

A atitude do deputado Ricardo Motta de adiar a eleição da mesa diretora para a manhã desta segunda-feira surpreendeu a todos e deixou muitos deputados indignados.

Mas se a manobra teve como objetivo evitar a derrota iminente para o deputado Ezequiel Ferreira ou mesmo abrir espaço para manobras em torno de uma terceira candidatura, o resultado poderá ser o contrário do desejado.

A manobra fortaleceu a candidatura de Ezequiel e afastou completamente a possibilidade de uma candidatura de consenso. Ezequiel e o grupo de deputados que o apoia não abrem mão da decisão de concorrer.

Ricardo Motta, que depois de encerrar a sessão de posse deixou a Assembleia, continua candidato. E a tentativa de construir uma candidatura de consenso não vai ter aceitação. Nem de José Dias nem muito menos de Álvaro Dias, que se ausentou da sessão sem assinar o termo de posse numa atitude premeditada e deu início a toda uma confusão no plenário da Casa.

José Dias já comunicou também que não pretende ser candidato. Álvaro Dias, que não conseguiu viabilizar sua candidatura, insistirá em mantê-la, chegou a ir a casa do Governador Robinson Faria de supetão, escutou o que não queria e continua sem chances nenhuma de construir o consenso, de conseguir ser presidente, principalmente depois do que aconteceu.

Ricardo Motta percebeu, depois de deixar a Assembleia, que sua atitude causou indignação e foi alvo de muitas críticas. Até mesmo deputados aliados como Getúlio Rego e Tomba Farias disseram que não sabiam da manobra de adiamento. Os deputados Tomba e Kelps foram mais longe, disseram a esse blog que não concordava com a decisão tomada.

O saldo do triste episódio foi um sério dano à imagem de Ricardo Motta e a possibilidade concreta de que aumente o número de deputados que apoiam a candidatura de Ezequiel Ferreira para presidente.

Ezequiel que tinha garantido por seus pares uma votação entre 14 e 15 votos na seção de domingo, poderá chegar a 17 votos na seção desta segunda-feira.

O Domingo foi muito ruim para o ex-presidente da Assembleia, Ricardo Motta, a segunda-feira não será melhor.

Opinião dos leitores

  1. É preciso deixar claro que 'blog jornalístico' é conceito movediço para enganar trouxas. Conversa pra boi dormir. Por mais que se pretenda o contrário, blog não passa de página pessoal, diário íntimo do autor. Não comporta as quimeras da isenção e imparcialidade, ilusões tão caras à hipocrisia jornalística de todos os tempos. A web veio exatamente para desmascarar isso, para colocar as coisas em seus devidos lugares. A verdade que interessa a todos e a cada um, seja ela ampla, geral e irrestrita, ou ainda que particular, pessoal e intransferível. A verdade jornalística, aliás, assemelha-se aos postulados éticos: cada um tem a sua. A ética do deputado, a ética do bandido, a ética de quem compra e a ética de quem vende. Todos semanticamente éticos, até que a casa caia. Todos semanticamente verdadeiros, até prova em contrário. Eis um debate instigante.

  2. Muito correta sua posição BG. Deixa absolutamente claro para seus leitores sua opinião. Que seja assim para todos o assuntos. Vejo que você também não gosta nem um pouco do atual governo federal, do qual, mesmo com inúmeros erros, fui (e sou ) eleitor. Deveria também deixar isso claro. Apesar de ter algumas opiniões contrárias as suas, não deixo de ler.
    Vale lembrar que esse blog tem dono e não se constitui em um veículo jornalistico.
    PS.: Sou apenas um observador do cenário e para mim o sistema político brasileiro está absolutamente falido, sendo A ou B o presidente da AL não mudará nada.

  3. Lamentável o que ocorreu na AL. Um ex-presidente que age como uma criança que "é" o dono da bola; quando não é escolhido para jogar, chora, põe a bola debaixo do braço, e vai embora…está na hora de ir mesmo!

  4. QUE COISA FEIA DEPUTADO. UM PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO COM DOIS MANDATOS ENCERRAR UMA SESSÃO COM MEDO DE SER DERROTADO, INDO DE ENCONTRO AO REGIMENTO INTERNO DA PRÓPRIA ASSEMBLÉIA ÁCABOU POR DERROTA-LO. AGORA É AGUARDAR A EXONERAÇÃO DOS MUITOS CARGOS COMISSIONADOS . QUE O DEPUTADO RICARDO MOTA TEM NO GOVERNO. AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO DIÁRIO OFICIAL DEVE TRAZER NOVIDADES.

  5. Cai a máscara de Ricardo Mota e a "colheita" do que plantou no passado traindo Robinson, começa.

  6. Bruno, sou leitor assíduo do seu blog e gosto do mesmo pelo sentido de imparcialidade que você passava. Porém das últimas eleições (onde vc deixou claro seu apoio ao Robinson) para cá, na minha opinião, vc tá muito parcial.
    Está nítido que vc é a favor do Ezequiel.
    Não tenho nenhum interesse político porém gostaria de ler as notícias sem as mesmas serem tendenciosas.
    No mais, parabéns pelo blog!

    1. Kleber, é isso mesmo. Tomamos partido por Robinson sim, no final do 1º em decorrência da armação que fizeram comigo, vc deve ter acompanhado, Não me restou outra alternativa, era minha unica defesa. Tá certo também em relação a Ezequiel, é meu amigo há 25 anos e como não tinha o apoio de ninguém eu resolvi ajudar, isso tá claro. Inclusive, vamos a partir de agora assumir posição nas eleições para deixar bem claro para o nosso leitor nossos posicionamentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sobe para 155 o número de mortos pelas chuvas no RS; 94 pessoas ainda estão desaparecidas

Foto: REUTERS/Diego Vara

Subiu para 155 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo do mês. De acordo com o último balanço da Defesa Civil do estado, divulgado na manhã deste sábado (18), 94 pessoas ainda estão desaparecidas.

Os afetados pelas enchentes chegaram a 2.304.422 em todo o estado. Conforme o boletim, 461 municípios foram afetados, 540.188 pessoas ficaram desalojadas e outras 77.202 estão em abrigos.

Além das vítimas fatais, 806 pessoas ficaram feridas em meio às enchentes, e mais de 82 mil já foram resgatadas.

O Rio Grande do Sul está com alerta para mais inundações e deslizamentos de terra neste sábado (18), de acordo com alertas emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A previsão é de permanência do acúmulo de água no Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana da capital Porto Alegre, devido a grande quantidade de chuva das últimas semanas.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veículo do Itep quase se envolve em grave acidente após eixo quebrar na BR-101, no litoral norte do RN

O eixo de um veículo do Itep quebrou e por pouco não provocou um grave acidente na BR-101, no litoral norte do RN, na noite de sexta-feira (17).

Após quebrar, o pneu atingiu a lateral do veículo e o motorista conseguiu controlar o carro que se arrastou por cerca de 100m. Um corpo estava sendo transportado de Touros para Natal.

Reportagem do Via Certa Natal também mostrou o estado do pneu do automóvel. Ainda de acordo com o Via Certa, já havia sido avisado que o veículo estaria com algum problema, fazendo um barulho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

BRUTAL: Chefe de facção explodia rivais com dinamite e mina terrestre

Foto: reprodução

Dono de uma trajetória tão emblemática quanto violenta, um dos líderes mais conhecidos da facção Terceiro Comando Puro (TCP) que passou pelo Distrito Federal para obter identidades falsas, Robson André da Silva, o Robinho Pinga, tinha uma predileção por armas e explosivos com grande capacidade de destruição, como dinamites, granadas e minas terrestres. O traficante “gostava” da ideia de “explodir” os inimigos que ousassem desafiá-lo.

Datado de 2003, relatórios de inteligência elaborados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) revelaram que o faccionado usou a identidade falsa adquirida no DF para abrir uma mineradora no município de Almenara, em Minas Gerais. Apesar de toda documentação, a mineradora existia apenas no papel, servindo de fachada para a compra de explosivos com os quais invadia e conquistava territórios e se defendia da invasão por traficantes rivais.

Robinho Pinga era apontado pela polícia como o maior fornecedor de armas e drogas para o tráfico do Rio de Janeiro. O bandido também negociava com traficantes de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Robinho chefiava o tráfico de drogas e armas nas favelas da Coreia, Rebu e Sapo, na Zona Oeste do Rio. Em abril de 2004, a polícia estourou um paiol com oito minas terrestres, 161 granadas e cerca de 30 mil munições em uma das favelas que seriam controladas por ele. O material tinha sido desviado de quartéis das Forças Armadas.

Prisão e morte

O chefão do TCP foi preso em dezembro de 2005, no interior de são Paulo. Policiais civis paulistas interceptaram o carro em que ele estava, com a companheira e dois filhos. Sem saída, Robinho Pinga não reagiu. O criminoso foi preso quando tentava se mudar de novo. O destino seria Vitória, no Espírito Santo.

Robinho Pinga morreria dois anos depois, vítima de um aneurisma cerebral, em dezembro de 2007. O criminoso estava preso desde janeiro daquele ano na Penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná. Um mês antes de morrer, ele havia sido transferido para o Hospital Central Penal, em Gericinó. O seu estado de saúde se agravou e ele foi internado no Souza Aguiar em coma profundo.

Robinho emagreceu 18 quilos enquanto estava preso em Catanduvas e vinha tomando quatro tipos de remédios, incluindo um antialérgico. De acordo com médicos que o examinaram, ele sentia dores na cabeça e passava por instantes de cegueira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF indicia servidora pública por vazamento do Enem em 2023

Imagem da página da redação da prova do Enem 2023 que circulou nas redes sociais — Foto: Reprodução

A Polícia Federal concluiu o indiciamento de uma pessoa na investigação do vazamento ilegal da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em novembro de 2023.

Uma mulher que atuou na aplicação do Enem em Belém, no Pará, admitiu ter fotografado um dos cadernos enquanto a prova ainda ocorria e enviado a imagem para uma amiga.

Ela foi indiciada por divulgar de forma indevida conteúdo sigiloso em processo seletivo, com agravante por ser uma servidora pública. O crime é punível com uma pena de reclusão de até 4 anos e multa.

A ação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, fornecer informações que levantaram suspeitas sobre o ocorrido.

No ano passado, o Inep acionou a Polícia Federal para investigar as imagens do caderno de provas do Enem 2023 em circulação nas redes sociais.

Segundo o instituto, as imagens começaram a circular pouco depois do início da aplicação do exame.

Na imagem que circula nas redes, é possível ler os quatro textos usados como base para a dissertação dos candidatos.

O tema da redação do Enem 2023 foi sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Após as denúncias do vazamento da prova, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que 4,2 mil pessoas foram eliminadas do Enem por motivos como usar aparelho celular ou não respeitar as orientações dos fiscais. Além disso, 15 pessoas maiores de idade foram presas.

Quase 4 milhões de brasileiros realizaram a prova no ano passado. Segundo o ministro, 28,1% não compareceram para fazer o exame.

Santana disse que a Polícia Federal fez diligências – uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal – para identificar a origem da divulgação dos cadernos de prova, na época.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

O Reino Unido disse “não” à identidade de gênero e educação sexual nas escolas

“Um homem é um homem e uma mulher é uma mulher”. Foi essa a frase dita pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak há alguns meses. “Não devemos ser forçados a acreditar que as pessoas podem ter o sexo que quiserem”, completou.

Nesta semana, a decisão foi anunciada oficialmente, acabando com o ensino da identidade de gênero nas escolas e determinando uma idade mínima para o ensino da educação sexual — 9 anos.

Além disso, esse ensino “deve ser puramente científico” e o material utilizado deve ser mostrado previamente aos pais.

Curiosamente, o Reino Unido foi um dos primeiros lugares a institucionalizar o ensino da identidade de gênero. Agora, a decisão foi revertida pelo governo.al a discriminação de pessoas por esse motivo.

Com informações de thenews.cc

Opinião dos leitores

  1. E na contramão, o Brasil, por meio do PT (Partido Diabólico) quer instituir a LINGUAGEM NEUTRA.
    Cristão que vota no PT não conhece a Bíblia.

    1. JÁ TEM CANAL DE TV POR AÍ, FALANDO A LINGUAGEM NEUTRA E NÃO É A GLOBO, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA KKKK.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

BR-101 será interditada em 10 km no domingo (19) para maratona em Natal; confira o trecho

Foto: SET-RN/Divulgação

Cerca de 10 quilômetros da pista principal da BR-101 no trecho entre Natal e Parnamirim serão interditados neste domingo (19) por conta da realização de uma maratona internacional.

A interdição acontece do km 94 ao Km 103 da pista, no sentido de Natal para Parnamirim, e compreende o trecho que vai do Viaduto do Quarto Centenário (em Lagoa Nova) até o Viaduto de Parnamirim.

A interdição acontece das 2h às 13h do domingo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por conta da interdição, o tráfego de veículos ocorrerá todo pela via marginal da pista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Professor da UFRN, contesta pesquisa judicializada no Seridó

Fotos: Reprodução

O registro da pesquisa do Instituto Bramane em Serra Negra do Norte está tecnicamente correto. Apresentar as cotas do plano amostral (idade, escolaridade, renda ou sexo) de maneira unificada também é adequado, ao contrário do argumento aceito pelo juiz que regula a eleição daquela cidade para acatar pedido de impugnação sobre a divulgação dos números. Trata-se de medida infeliz porque ocorre ao arrepio da ciência e do que está estabelecido na lei eleitoral 9.504/97 e na resolução de pesquisa eleitoral do TSE 23.600/2019.

Essa é a opinião do professor Daniel Menezes, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Daniel também é diretor do Instituto Seta, que já registrou centenas de pesquisas em eleições pelo Estado.

“Os institutos no Brasil apresentam as cotas de controle de forma separada ou unificada. As duas práticas são largamente empregadas. Não há nenhuma irregularidade técnica ou na legislação a respeito do assunto”, comentou em seu Blog, O Potiguar.

Daniel Menezes está escrevendo novo trabalho sobre judicialização das pesquisas e acompanhando essas situações. “Os erros judiciais por incompreensão metodológica básica são impressionantes pelo modo como os advogados inventam qualquer coisa e essas esparrelas são aceitas”, afirmou o professor da UFRN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] “Sem hora para voltar”: Namorada joga carro contra o namorado, após homem sair de casa para ir tomar uma cerveja e bater-papo com os amigos

Tentativa de homicídio? Soldado camisa 10 passa bem. Vídeo mostra o exato momento em que carro avança na contramão, sobe na calçada e atinge o rapaz. O caso ocorreu em Ouvidor, Goiás. A jovem fez o teste do bafômetro, que constatou que ela estava bêbada e irada. Logo em seguida, ela desce do veículo, discute e joga uma garrafa no rapaz.

A mulher foi autuada por embriaguez ao volante e por lesão corporal, porém, segundo a delegada, também poderia ser indiciada por tentativa de homicídio, mas não foi indiciada. Pagou fiança de R$ 800,00 e foi liberada.

Revista Ceará

Opinião dos leitores

    1. Se tivesse sido o homem, teria sido preso pela lei Maria da Penha. Isso que é f*d@!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Animais morrem afogados dentro de loja alagada em shopping de Porto Alegre

Foto: Kathlyn Moreira/Agência RBS

A empresa Cobasi confirmou nesta sexta-feira (17) a morte de todos os animais que estavam dentro de uma unidade em um shopping de Porto Alegre, localizado no bairro Praia de Belas. Entre os animais estavam aves, peixes e roedores. O estabelecimento não soube informar quantos bichos estavam no local.

Ao g1, a assessoria de imprensa da empresa disse que o local fica no subsolo junto ao estacionamento e segue inacessível e completamente alagado. Os animais já estavam na unidade antes da enchente.

A empresa explicou que os funcionários deixaram a loja de forma emergencial, seguindo orientação das autoridades em meio ao início das enchentes na capital, e “foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para sobreviver até o retorno dos colaboradores”.

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (17), a Cobasi lamentou o ocorrido e justificou que “apesar das tentativas constantes nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água”.

Com a cheia recorde do Guaíba, que atingiu 5,35 metros em 5 de maio, e as falhas das estações de bombeamento, a água subiu, invadiu a loja e vitimou os animais.

g1

Opinião dos leitores

  1. HORRÍVEL ESSA SITUAÇAO.
    DEPOIS, AINDA VEM OUTRA FASE DESSA TRAGÉDIA.
    COM A CHEGADA DO SOL, VAI APARECER OS INSETOS, MOSQUITOS TRAMSMISSORES DE DOENÇAS.
    QUE AS AUTORIDADES FIQUEM ATENTAS PRA ISSO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Mossoró apresenta novidades e atrações musicais da Festa do Bode 2024

Foto: Cedida

A Prefeitura de Mossoró apresentou nesta sexta-feira (17) as novidades da 24ª edição da Festa do Bode. O lançamento aconteceu no Parque de Exposições Armando Buá. O evento de lançamento da edição deste ano contou com shows da banda Forró dos 3 e Forró Puxa Papai.

Entre as atrações musicais que se apresentarão nos palcos da Festa do Bode deste ano, estão Batista Lima, ex-cantor da banda Limão com Mel, Magníficos, Rey Vaqueiro, Raynel Guedes, Walkyria Santos, Mara Pavanelly e Sirano e Sirino, além de mais de 20 atrações locais.

A maior caprifeira do Rio Grande do Norte ocorrerá de 8 a 11 agosto. A festa é promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). A Festa do Bode faz parte do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias. No evento, a Prefeitura de Mossoró também revelou outras novidades e inovações para a edição deste ano da caprifeira.

“Vamos ter neste ano a Exposição Nordestina de Cabra Leiteira. Os nove estados nordestinos estarão aqui em Mossoró. Teremos também a Exposição do Gado Gir, que é um gado que tem uma adaptação muito boa ao nosso sertão e voltaremos com o leilão Terra da Liberdade”, destacou o titular da Secretaria de Agricultura do município, Faviano Moreira.

A Festa do Bode conta com diversos parceiros que engrandece ainda mais a maior caprifeira do território potiguar. Representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Luiz Henrique, enalteceu essa parceria pelo com o Município.

“O Senar estará presente aqui na Festa do Bode com estande, capacitação, consultorias. O nosso trabalho em Mossoró é muito grande. Temos turmas de formação técnica, muitos produtores na assistência técnica. É um trabalho fantástico do Senar junto com a Prefeitura de Mossoró e a Secretaria de Agricultura”.

Caius Otávio é presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC) também esteve presente no evento de lançamento da Festa do Bode e destacou essa parceria com a Prefeitura de Mossoró.

“Esse é o terceiro ano de parceria com a Prefeitura de Mossoró. A ANCOC tem o papel fundamental de divulgar a Festa do Bode junto com o Município trazendo para o evento toda a parte técnica, fazendo a pré-seleção dos animais que vão entrar em pista que serão julgados durante toda a festa, tanto da espécie caprina como da ovina e também coordenando o torneio leiteiro caprino”.

Agricultor residente no Assentamento Hipólito, Francisco Germano tem o hábito de acompanhar a Festa do Bode e salientou a importância dela para o homem do campo.

“A Festa do Bode é muito importante para a gente que mora no campo. A festa é muito divertida. Sempre estou acompanhando a Festa do Bode”, frisou.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

QUINTA-FEIRA (8)

PALCO VILA DO BODE

– Sirano e Sirino

PALCO VILA DO FORRÓ

– Raynel Guedes

– Rey Vaqueiro

SEXTA-FEIRA (9)

PALCO Vila do Forró

– Magníficos

– Batista Lima

SÁBADO (10)

PALCO VILA DO FORRÓ

– Felipe Grilo

– Walkyria Santos

– Mara Pavanelly

DOMINGO (11)

Forró de Fim de Feira

PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES E TORNEIOS

– Torneio leiteiro caprino local e interestadual

– Torneio peso pesado ovino e caprino

– Julgamento bovino das raças Sindi e Gir

– Julgamento de raças de ovinos e caprinos

– Exposição nordestina de cabras leiteiras

– Feira de artesanato

– Feira da Agricultura Familiar

– Programação científica com palestras, cursos, oficinas e dias de campo para os produtores

– Leilão de bovinos

– Exposições nos stands de empresas e institucionais público e privadas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *