Polícia

Bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal, virou “terra sem lei”: bandidos realizam assaltos em série e moradores estão acuados

O blog já havia destacado no fim de março, conforme link disponível abaixo, a onda de assaltos à mão armada no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal. Desde então, nada mudou, e policiamento no local é algo que raramente se vê. Pois bem. Neste fim de semana, os marginais seguiram em “farra”, e realizaram novos ataques.

Veja mais: Assaltos assustam moradores em Neópolis

Um dos casos foi registrado no início da noite desse domingo (09), na rua Minas Gerais. Uma mãe e duas crianças de 11 anos que caminhavam para uma festa de aniversário foram surpreendidas por uma dupla armada em uma motocicleta. Na ocasião, os bandidos subiram o calçamento e renderam as vítimas. Na sequência, um deles desceu e tomou dois celulares das crianças e, por fim, arrancaram violentamente a bolsa da mãe. Testemunhas ainda relatam que um morador que presenciou o fim da ação criminosa ainda tentou esboçar uma reação, mas teve a arma apontada em sua direção. “Ele teve que se jogar ao chão. Achávamos que fossem disparar. Ou a arma travou ou apenas o intimidaram”, disse uma moradora, contando que logo após a dupla fugiu com destino ignorado.

O detalhe é que a ação criminosa ocorreu em um horário de grande movimentação neste trecho do bairro. A rua fica ao lado da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, e muita gente chegava para a missa de encerramento do fim de semana.

Após o crime, duas crianças em uma mistura de choque e pânico generalizado, e uma mãe de família com todos os seus pertences levados. Saldo: bolsa, documentos perdidos, cartões de bancos, dinheiro e celulares tomados. A vítima, de identidade preservada, realizou um Boletim de Ocorrência, mais pela necessidade para reimpressão de documentos, que por esperança de recuperar seus bens.

Segundo moradores ao Blog, o descaso da Polícia no bairro chegou ao limite: “Em várias ocorrências a Polícia chegou muito tempo depois. Olha que estamos em uma área central em Natal, de fácil acesso. E também por ter uma grande circulação de pessoas em razão da paróquia, uma atenção maior teria que ser tomada. Mas, até agora, o que mais se vê são agentes de trânsito do que policiamento, disse um morador.

Ainda ao blog, um outro morador foi mais radical, e diz que o sossego acabou.”As pessoas que antes caminhavam durante a noite na praça e ruas paralelas são cada vez menos vistas. Estão todos com medo. Quando passa de 21h por aqui o que mais se vê são moradores dentro de suas casas, amedrontados e precavidos. O posto policial daqui, muito próximo desse assalto covarde a uma mulher duas crianças, virou lenda. Está muito bem cuidado, mas não vejo uma alma. A Polícia Militar está mal distribuída. Falta comando. Falta inteligência. Faltam rondas”, desabafou.

 

Opinião dos leitores

  1. U posto policial não serve p nada e uma posada .ou melhor dornitorio as vzs vamos presta uma ocorrência i so lembranças d barto galeno

  2. Hoje mesmo presenciei um assalto a mão armada contra um jovem que infelizmente ACHO não ser morador do bairro, O INFELIZMENTE aí citado é por vergonha de ele ter sido mais uma vítima e ficar com uma impressão negativa do nosso querido bairro neópolis. Ódio de mim fiquei por ele ter passado em frente a minha casa e estavam eu minha filha e meu filho mais novo, quando ele passou do salão de Márcia Alcântara, passou uma moto e os canalhas olharam pra ele, senti que os dois miseráveis da moto iriam tomar lhe o celular, e logo comentei, "esses cafajestes vão assaltar aquele rapaz". Ainda o chamei só uma vez e não mais insisti, quando eles chegaram mais ou menos em Sr. Chico o garupa olhou pra trás e eu vi, e novamente comentei, "os vagabundos entraram na rua Brasília e vão voltar", e fizeram do jeito que imaginei, voltaram por trás da rua Brasília e saíram na rua Araguaia e foi voltando em direção a praça, e o rapazinho nesse momento exatamente foi chegando a rua Piauí, quando eles aproximaram dele, comecei exageradamente a gritar bem alto LADRÃO LADRÃO LADRÃO… e o vaga da garupa pulou já apontando a arma, e o rapazinho foi logo entregando o celular ???isso mexeu muito comigo por eu não ter evitado, me culpo até agora ?????

  3. O estatuto do desarmamento só serviu para desarmar os cidadãos de bem e deixar armados a bandidagem. Quero o Estatuto do armamento!

  4. Cadê o governador da segurança (ronda cidadã)?? Os bairros estão abandonados, não se vê uma viatura nem um policial a pé. Porque o exército com apenas 120 homens, quando na última onda de violência que nos atingiu, impôs respeito e ordem em algumas ruas da capital, somente com jipes e caminhões, nada de viaturas especiais? A polícia tem quase 10.000 policiais em efetividade, se não possui viaturas para rondas, façam como o exército fez, espalhem estes homens pela cidade, em caminhões. Fica a dica para as autoridades de segurança.

  5. Boa tarde!
    Moro em Neópolis, e trabalho também.
    Tenho um salão de beleza na Av.dos Pinheirais, e já fui assaltada quatro vezes e um arrombamento. Nosso bairro está realmente, entregue às baratas. Hoje trabalho de portas fechadas, e não atendo se indicação. Além do medo dos assaltos, tenho medo de abrir as portas para um cliente e ser um ladrão. Tá sério a falta de segurança em Neópolis.

  6. Pois é, triste ver que ninguém faz absolutamente NADA!
    Logo no inicio de janeiro fui assaltada na minha rua do jardim botânico, Indivíduo sozinho, colocou a arma na minha cintura e levou minha bolsa com tudo dentro. Fui na delegacia, fiz BO, enfim e o saldo que eu tive foi o prejuízo e medo! Ai para completar, uns 15 dias depois vi o mesmo assaltante na minha rua novamente, ou seja, não há policiamento, qualquer hora do dia estamos no perigo iminente de levar um tiro, de morrer gratuitamente. E ninguém faz absolutamente NADA! É uma vergonha. Ninguém pode sair de casa, na rua nunca há pessoas circulando, todos enclausurados dentro das suas casas, uma VERGONHA! Triste fim, seria maravilhoso se mão branca voltasse, a final de contas a PM, Justiça e governo não servem para nada!

  7. Esses assaltos acontecem em todos os bairros de Natal. Natal está entregue as baratas.
    Solução: mudança urgente no código penal e penas pesadíssimas para marginais !!!

  8. Parabéns aos apoiadores do Estatuto de Desarmamento, que esta funcionando muito bem… Para os bandidos!!!

  9. Não é só em Neópolis, também Mirassol, Capim Macio, Cidade Jardim, Cidade Satélite.

    Zona Sul abandonada, ai vem uma modinha de grupo de segurança do bairro, com o aval do BPM, que não resolve nada, ficam os diretores brigando por poder e ainda acham que estão fazendo demais.
    Ficamos nos grupos assistindo a violência de camarote.

    Não sei mais de quem é a inércia, para mim todos entregaram a toalha.

  10. Moro em neopolis e aqui tem 2 igrejas evangelicas e um centro espiritas, as pessoas vive em pánico por causa dos assaltos?

  11. Culpa dos idiotas eleitores….votam nas mesmas famílias há anos,Natal ultrapassou as cidades mais carentes que o nossa !!! Parabéns ,castigo pra burro é pouco ,ano que vem tem eleições ,irão votar nos mesmos

  12. E é que, na região, há um Batalhão de Policia (5º BPM) e uma importante Delegacia da capital (10ª DP). Imagina se não tivesse. Governador e o Secretario de Segurança deveria cobrar providências dos responsáveis pelo Batalhão e pela Delegacia…

  13. Nunca na historia desse país houve tanto roubo quanto em uma decada de "avanco social" bolivariano de m…, seja no erario ou seja nas ruas. Realmente, adubaram a mente do povo com esterco de galinha e deixaram o povo desarmado e refem; sem educacao que preste, saude e segurança… Ninguem mais pode sair na rua; isso porque a tal melhoria social fantasiosa acabaria com todos os males. Viva a era perdida de uma decada de inversao de valores do macunaima barbudo e sua ideologia de titica intelectual. Policia boa é aquela que pode trabalhar sem medo de ser chamada de resquício de ditadura ou de ser agredida pelos meios de comunicacao ou orgaos publicos que querem mostrar servico midiatico. Faltam leis adequadas a nosso tipo cultural.

  14. Cade o governador da segurança ? Sr. Governador vc é uma vergonha, seu principal marco político esfacelou-se, e agora o nosso estado é um dos mais violentos do País. Governador da segurança: A maior piada já dita em horário político !!!!!

  15. Chamem a mídia, Direitos Humanos ou a corregedoria.
    SÓ ATENDO CHAMADO PRA TIRAR GATO DE IDOSA DE ÁRVORE.
    Arriscar a vida e ser escrachado por todos se machucar um meliante pra quê???

    1. Mas se você é policial você tem que honrar sua profissão é combater a criminalidade lógico cobrando melhorias do estado e infraestrutura da polícia

  16. Na terceira etapa do conjunto Pirangi os assaltos acontecem a toda hora e em todos os dias.

  17. Para começar a entender a situação basta assistir os filmes Tropa de Elite 1, 2 e 3.
    Depois disso, vc saberá que não se pode conviver com o mal e nem usar as suas armas para combater e trazer o bem.
    Mas a polícia é só uma ponta solta.
    Existem outras…
    O judiciário e o mercado de sentenças, as relações de proximidade dos criminosos e agentes da lei, os verdadeiros chefões do crime dirigindo empresas poderosas e ocupando cargos de comando, as vezes até no STF.
    Não se pode atirar pedras só numa direção. Há muitas organizações, coisas e pessoas em jogo.

    1. Realmente, estais 100% certo. Parabéns pelo comentário curto, porém preciso.

  18. A atuação policial vem sendo destruída a muito tempo pela mídia. Toda vez que uma pessoa morre por "bala perdida", logo o noticiário emite frases dando entender que a bala saiu das armas dos policiais.
    Depois quando a perícia prova que a bala não partiu da arma do policial, NADA É ESCLARECIDO.
    Mas quando é confirmada que a bala foi da arma de um policial, a MÍDIA VOLTA a falar do caso, DIZENDO de onde saiu a bala que vitimou um civil.
    A mídia faz com que os bandidos sejam excelentes atiradores e a polícia irresponsáveis de passagem.

  19. As pssoas q nos assaltam nas ruas, apesar de ser um ato covarde e cruel, tambem sao vitimas de um sistema corrupto e desrespeitoso que subestimam nossa dignidade, direitos e inteligência. Colocar mais PMs em todos os lugares é, analogamente, apenas um tipo de "Dorflex" que serve apenas como paleativo provisorio. Se a dor continua de forma febril, o médico é a primeira opçao. No caso dos assaltos e a falta de segurança o remédio é exigir dos empresarios medianos e milionarios, bem como o "poder publico" tem q ser cobrados em investir em educação e saúde integral. Por isso q todos somos vitimas. Vamos fazer algo por nós e por esses assaltantes q tb sao vitimas da impunidade dos gestores da saúde publica e do governo. Vamos exigir nossos direitos de forma imbele, fraterna e inteligentemente wal

    1. kkkkkkkkk… essa foi boa… vítimas? Esse discurso ríddículo já está passando dos limites… quer me dizer que os políticos corruptos também são vítimas do sistema, os barões do judiciários também são vítimas? agimo gente ruim, de má índoles existe em todas as camadas sociais… esse tipo de pensamento só faz marginalizar mais ainda as classes menos favorecidas… hoje em dia todos tem opções, todos sabem o que é certo e errado… quem comete crime não pode se esconder atrás desse discurso de bananas.

    2. Eu não li isso. É essa relativização, essa justificativa para o crime, essa tentativa de imputar às vítimas parcela da culpa dos bandidos, essa infâmia de imputar a um ente abstrato (sociedade) a responsabilidade por atos que são pura escolha individual, puro arbítrio do indivídua, tudo isso repetido há anos faz do Brasil o paraíso da violência.
      Discursos como esse o tornam cúmplice dessa situação de 70 mil homicídios por ano, maior do que mortes de países em guerra.
      Chega de relativização. Não deu certo. A hora é de endurecer com os marginais, de todos os tipos e classes que sejam.

    3. Não existe vitimas da sociedade, existe vagabundagem pura e direta…

    4. Isso é culpa dos muitos
      Direitos
      É muito pouco dever
      Bandido puxou arma para a polícia tinha que morrer na hora
      Chega dessa eu não tenho culpa que bandidos estão na rua pago meus impostos
      Há porte de arma já para cidadão de bem já
      Bandido bom e bandido morto

    5. Na Bolivia tem mas pobreza e mas desigualdade social que o Brasil é quase ninguém rouba

  20. Morei 28 anos em Neópolis, saí há 12 anos. Graças a Deus nunca nada me aconteceu. Mas hj em dia a coisa está muito complicada. Semana passa minha esposa e minha filha foram vítimas de um assalto à mão armada em frente à da minha mãe, neste bairro. Os bandido só não levar o carro pq é automático e eles não conseguiram sair, mas ainda levaram a bolsa da minha esposa.
    Já passou da hora do "governo da segurança" tomar providências. Ou ele vai esperar matarem um da família dele?

  21. Começou agora o caos, dias piores virão!! Agradeçam aos políticos do Brasil por fazerem leis que só beneficiam bandido… Sem esquecer, agradeçam também ao judiciário e o MP por alisarem a cabeça dos bandidos e perseguir policiais que são duros con a bandidagem… A segurança pública está de mãos atadas e acuada!!

  22. polícia longe faz falta e perto incomoda, quando a polícia está trabalhando é filmada pela população para se acontecer exageros serem punidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Motorista perde o controle de carro e derruba poste na Av. Moema Tinoco

Um motorista perdeu o controle do carro que dirigia, atingiu e derrubou um poste na Av. Moema Tinoco, na Zona Norte de Natal. O acidente ocorreu por volta das 4h da manhã, deste domingo (28).

O condutor do veículo teve apenas ferimentos leves. Uma equipe já trabalha para a substituição do poste.


Imagens: Canindé Soares 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF absolve condenado por furtar decoração de Natal

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por maioria de votos, absolver um homem condenado por furtar 20 metros de fio e 10 lâmpadas da iluminação de Natal de Florianópolis, em Santa Catarina, avaliados em R$ 250.

Para Gilmar Mendes, relator do caso, não é razoável que o direito penal e todo o aparelho do Estado se movimentem no sentido de atribuir relevância à hipótese de furto de 20 metros de fio, com 10 lâmpadas, de decoração natalina.

A seu ver, os objetos furtados e seu valor, somada à mínima ofensividade da conduta, à ausência de periculosidade da ação e de lesão significativa ao patrimônio tornam imperativa a aplicação do princípio da insignificância.

O princípio estabelece que não se considere crime a conduta pouco ofensiva, que não represente perigo para sociedade, apresente baixo grau de reprovação e a lesão provocada seja inexpressiva.

Ainda na avaliação do ministro, o fato de o homem ser reincidente em crimes contra o patrimônio não afasta a aplicação do princípio da insignificância. Em seu entendimento, para incidência do princípio, devem ser analisadas as circunstâncias objetivas em que se deu a prática do delito, e não os atributos inerentes a quem o cometeu.

A 2ª Turma da Corte absolveu o homem previamente condenado em sessão virtual. O voto do relator foi seguido pelos ministros Edson Fachin e Dias Toffoli. Ficaram vencidos os ministros André Mendonça e Nunes Marques, para quem a reincidência afasta o reconhecimento da insignificância.

O homem havia sido condenado pela 1ª Vara Criminal de Florianópolis à pena de 1 ano, 3 meses e 5 dias de reclusão, em regime fechado, e ao pagamento de 11 dias de multa pelo furto de itens da decoração natalina. O TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) deu provimento ao recurso de apelação do MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) e aumentou a pena para 1 ano, 8 meses e 6 dias de reclusão e 15 dias de multa.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça), por sua vez, rejeitou o habeas corpus lá impetrado, negando a aplicação do princípio da insignificância. A DPU (Defensoria Pública da União), que representou o condenado, reiterou no STF o pedido de aplicação do princípio.

O relator, ministro Gilmar Mendes, atendeu ao pedido e absolveu o réu. Em seguida, o MP-SC recorreu dessa decisão, e no julgamento do agravo, o ministro reiterou os fundamentos de sua decisão monocrática, absolvendo novamente o réu.

Poder 360 com informações de STF

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Aprenda a preparar uma Paella; e um crumble de castanha com sorvete de caipirinha

PAELLA
Ingredientes:
Serve 10 pessoas
800g de filé de camarão
300g filé Mexilhões
300g Filé de peito de frango
200g Calabresa defumada
400g polvo cortado
10 camarões grandes (decoração)
200g Anéis de lula
10 und Tentáculos de polvo
10 und Mexilhões com casca
2 pimentões verde (1 defumado outro brunoise)
2 pimentões vermelho (1 defumado outro brunoise)
2 pimentões amarelo (1 defumado outro brunoise)
2 und Cebola branca picado
5 dentes de alho ralado
1 maço de salsinha picadinha
3 Tomates maduros picados
300g ervilha
10 tomates cereja
Sal e pimenta a gosto
Azeite
Açafrão paellero
Bisque de frutos do mar (cabeça de lagosta, cabeça de camarão e água do cozimento do polvo).
500g arroz bomba

Modo de preparo:
Aqueça bem a paelleira, em seguida comece a selar, individualmente os camarões, o polvo, o frango e a calabresa depois reservar tudo que foi selado.
Em seguida refogue a cebola, o alho, os pimentões e os tomates na paelleira.
Quando estiver tudo refogado adicione 2 sachês de açafrão paellero, mecha um pouco, e entre com o arroz bomba.
Após isso adicione a bisque de frutos do mar até o arroz ficar coberto.
Espere uns 5 minutos e adicione o frango e a calabresa que estavam separados e selados.
Logo em seguida vá adicionando a bisque até que o arroz comece a criar uma crosta no fundo da panela que se chama socarrat. (Essa crosta muita gente pode confundir com queimado, porém o socarrat é onde está todo o sabor da paella).
Após isso, espere mais 10 minutos e entre com os anéis de lula e o filé de mexilhões.
Aguarde mais 10 minutos e entre com o polvo cortado e os filés de camarão. Mecha um pouco e em seguida comece a decorar com as ervilhas, tomate cereja, salsinha, os camarões grandes, mexilhões na casca e os pimentões defumados.

Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 30 min

DICA RÁPIDA

CRUMBLE DE CASTANHA COM SORVETE DE CAIPIRINHA
Ingredientes:
15g de castanha
15g de farinha de trigo
15g de manteiga sem sal (para crumble)
15g gramas de açúcar
15g de açúcar mascavo
5 morangos médios
40g de abacaxi em cubos
1 bola de sorvete de caipirinha
10g de manteiga sem sal (para creme mascavo)
Conhaque para flambar
Manjericão fresco para decorar

Modo preparo:
Crumble:
Misturar o trigo, o açúcar, a manteiga, a castanha de caju e mexer até ficar homogêneo e espalhar em uma assadeira com papel manteiga, levar para assar ao forno à 150 graus por 15 minutos, ficará um biscoito crocante.

Preparação:
Em uma frigideira colocar a manteiga e o açúcar mascavo e refogar depois acrescentar o morango, abacaxi e flambar como conhaque.

Montagem:
Em uma taça colocar o crumble triturado, o sorvete de caipirinha e as frutas flambadas e decorar com manjericão. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 20 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dia do Trabalhador: veja o que abre e fecha no comércio de Natal na quarta-feira (1º)

Foto: cedida

O comércio de rua e os supermercados de Natal estarão fechados no feriado do Dia do Trabalhador, na próxima quarta-feira (1º). A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também confirmou que os shoppings da capital potiguar terão horários diferenciados de funcionamento, com a maioria das lojas também fechadas.

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado:

Comércio de rua

  • Alecrim: Lojas fechadas.
  • Centro da Cidade: Lojas fechadas
  • Zona Norte: Lojas fechadas

Shoppings

Shopping Midway Mall

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Alimentação e lazer: 11h às 21h

Natal Shopping

  • Alimentação e Lazer: 11h às 22h (facultativo)
  • Lojas e Quiosques: fechadas
  • Lojas Mega e Âncoras: fechadas
  • Alpendre: 14h às 23h
  • Academia Bodytech: 8h às 18h
  • Cinema: conforme programação

 

Praia Shopping

  • Praça de Alimentação: a partir das 11h (facultativo)
  • Lojas: fechadas
  • Cinema: conforme programação

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e quiosques: fechados
  • Alimentação: 11h às 21h

Partage Norte

  • Lojas e quiosques: fechadas
  • Alimentação: 11h às 22h
  • Hipermercado: fechado
  • Cinema: conforme programação

Cidade Verde

  • Lojas: fechadas
  • Alimentação e lazer: facultativo
  • Clínicas: fechadas

Shopping 10

  • Fechado

 

Supermercados

 

  • Fechados

 

Bancos

 

  • Fechados

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Recém-exonerada da Casa de Cultura Popular de Currais Novos posta vídeo sensual e viraliza

Imagem: reprodução

Um vídeo publicado no Instagram pela ex-agente cultural da Casa de Cultura Popular de Currais Novos Iara Maria Carvalho viralizou e não se fala de outra coisa na cidade.

Na última semana, ela pediu exoneração do cargo que ocupava na Casa de Cultura Popular para trabalhar em outro projeto, o Casarão da Poesia.

Nas imagens, Iara aparece de roupas íntimas e dançando. Na publicação ela escreveu “se tem coisa melhor do que não ter que dar satisfação para ninguém, eu desconheço”.

Opinião dos leitores

  1. A depravação faz o L
    Mentalidade tacanha de alguém sem espaço para descência, por sempre estar cheio (a) de si.
    No fim, os likes é o que importa, ainda que o estado seja deprimente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Votar todos os projetos com urgência na Câmara dos Deputados levaria 33 anos

Foto: Sergio Lima/Poder 360

Seriam necessários 33 anos e 6 meses para votar todos os 2.368 projetos com urgência regimental na Câmara dos Deputados.

A conta leva em consideração a taxa de aprovação de projetos de 2019, quando passaram 73 de 5.680 apresentados. Foi um dos anos com o maior atividade legislativa. Ainda assim, foram votados só 1,3% do total.

Segundo levantamento do Ranking dos Políticos, mesmo que fosse votado 1 projeto por dia, muito acima da média do Congresso, seriam necessários 6 anos e 7 meses para apreciar todos.

Esse volume mostra como o regime de urgência tem sido banalizado ao longo do tempo. O conceito inicial do regime é fazer um atalho para projetos que realmente necessitem de uma rapidez para responder a algum desastre ou acelerar algum processo relevante para o país.

Na prática, não é o que tem acontecido. Dentre os projetos com urgência está o PL 5.543 de 2020, que estabelece o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico, e o PL 2.563 de 2021, que institui o mês de julho como mês de conscientização e promoção da saúde bucal.

Segundo o regimento interno da Câmara dos Deputados, a urgência regimental dispensa parte da tramitação, como análise em todas as comissões que possam ter interesse em pré-avaliar o tema.

A significativa quantidade de projetos em regime de urgência evidencia uma preocupante proliferação no seu uso. Originalmente concebido para lidar com situações excepcionais que demandam rápida atenção legislativa, a banalização desse mecanismo ao longo do tempo resultou na perda de sua eficácia e relevância“, diz o Ranking dos Políticos no estudo.

TEMAS

Dentre os principais temas dos projetos com urgência regimental na Câmara estão Finanças Públicas e Orçamento (412), Administração Pública (237), Direitos Humanos e Minorias (234), Saúde (192) e Direito e Defesa do Consumidor (192).

Na outra ponta, estão Agricultura, Pecuária, Pesca e Extrativismo (21), Homenagens e Datas Comemorativas (21), Esporte e Lazer (17), Direito e Justiça (13), Estrutura Fundiária (8), Processo Legislativo e Atuação Parlamentar (5) e Direito Constitucional (1).

Eis a lista completa:

  • Finanças Públicas e Orçamento – 412 (17%);
  • Administração Pública – 237 (10%);
  • Direitos Humanos e Minorias – 234 (9,80%);
  • Direito e Defesa do Consumidor – 192 (8,10%);
  • Saúde – 192 (8,10%);
  • Direito Penal e Processual Penal – 154 (6,50%);
  • Comunicações – 89 (3,70%);
  • Viação, Transporte e Mobilidade – 80 (3,30%);
  • Defesa e Segurança – 79 (3,30%);
  • Educação – 75 (3,10%);
  • Arte, Cultura e Religião – 70 (2,90%);
  • Economia – 69 (2,90%);
  • Energia, Recursos Hídricos e Mineração – 63 (2,60%);
  • Direito Civil e Processual Civil – 57 (2,40%);
  • Indústria, Comércio e Serviços – 54 (2,20%);
  • Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – 44 (1,80%);
  • Política, Partidos e Eleições – 38 (1,60%);
  • Previdência e Assistência Social – 38 (1,60%);
  • Ciência, Tecnologia e Inovação – 32 (1,30%);
  • Relações Internacionais e Comércio Exterior – 25 (1%);
  • Cidades e Desenvolvimento Urbano – 24 (1%);
  • Trabalho e Emprego – 24 (1%);
  • Agricultura, Pecuária, Pesca e Extrativismo – 21 (0,08%);
  • Homenagens e Datas Comemorativas – 21 (0,08%);
  • Esporte e Lazer – 17 (0,70%);
  • Direito e Justiça – 13 (0,50%);
  • Estrutura Fundiária – 8 (0,30%);
  • Processo Legislativo e Atuação Parlamentar – 5 (0,20%);
  • Direito Constitucional – 1 (0,04%).

URGÊNCIAS

Há alguns tipos de regime de urgência no Congresso. A urgência regimental, que tem o estoque de 2.368 pedidos, dispensa ritos como passagem por comissões e outras formalidades. Tem de ser solicitada pela Mesa Diretora ou pela maioria dos deputados. Caso não seja votada, não implica em penalidades, como trancamento da pauta.

Existe também a urgência constitucional. Essa depende de um pedido do presidente da República. Tem precedência sobre as demais. Se não for apreciada em até 45 dias, tranca a pauta. Isso significa que nada mais pode ser votado antes dessa medida.

Há um 3º regime de urgência, que recebe o nome de urgência urgentíssima. Trata-se de deliberação instantânea de temas considerados relevantes e inadiáveis. São dispensadas todas as formalidades. O requerimento deve ser apresentado pela maioria absoluta dos deputados ou por líderes que representem esse número. Aprovado o requerimento, a proposição é incluída automaticamente na Ordem do Dia para discussão e votação na mesma sessão.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. A ineficiência é irmã gêmea da incompetência e andam de mãos dadas com a corrupção passiva e ativa! Serve pra se repensar no enxugamento do estado Brasileiro , cada dia mais dispendioso , mastodôntico e leniente !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 81% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

O governo Lula foi aprovado por 81%, enquanto 15% reprovam e 9% não sabem.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Opinião dos leitores

  1. Discutir com um bolsonarista é bom demais pois acham que estão sempre com a razão. São umas marionetes de um doido. Ver o desespero deles mostra a lavagem celebral que o coiso fez e faz.

  2. Mais uma cidade mostrando a verdade. A pessoas estão vendo a realidade, nosso país em crescimento, economia forte, mais comida na mesa dos brasileiros, preço da carne em queda, combustíveis estáveis (a não ser quando a R3 aumenta pois foi privatizada pelo bozo), sem taxa extra na conta da energia, o agro fortalecido, comércio vendendo mais, etc, etc, etc. Aí vem os acéfalos falar que é cidade do interior, que não vê isso, que a pesquisa e faker, que a eleição foi fraudada, etc, etc, etc.

  3. LULA É O MAIOR ESTELIONATO ELEITORAL DO PLANETA TERRA!!! DESAFIO ALGUÉM FALAR QUE ESTOU MENTINDO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 67% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

 

O Governo Fátima foi reprovado por 67%, enquanto 30% aprovam e 3% não responderam

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Reno Marinho é aprovada por 72%

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Reno Marinho foi aprovada por 72%, enquanto 22% reprovam e 6% não sabem.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL VEREADOR: Rosalba, Pedro, Robinho, Elenilson  Fábio de Lulu são  os mais lembrados

 

PESQUISA SETA/ BG/ SÃO RAFAEL também mediu com os entrevistados quem votariam para vereador.

 

Os mais citados foram: Rosalba 14%, Pedro 9,3%, Robinho 8,4%, Elenilson 6,2% e Fábio de Lulu 4,9%, confira lista abaixo.

 

A pesquisa ouviu 450 entrevistados, no dia 23 de abril, tem margem de erro de 3,5% e foi registrada no TSE com o número RN 06659/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *