Esporte

Polícia prende dirigentes da Fifa investigados por corrupção, entre eles, o Brasileiro Marin

Autoridades suíças deflagraram nesta quarta-feira uma operação para prender altos dirigentes da Fifa e extraditá-los aos Estados Unidos, onde são investigados por corrupção.

Conforme a BBC, seis dirigentes foram presos no hotel Baur au Lac, um deles é Jeffrey Webb, presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa. Entre os dirigentes que teriam sido vistos sendo levados para a delegacia estão o brasileiro José Maria Marin, membro da Fifa, ex-presidente da CBF e da organização da Copa do Mundo de 2014, Eduardo Li, presidente da Confederação de Futebol da Costa Rica, e Eugenio Figueredo, do Uruguai e integrante da Conmebol.

Segundo o jornal “The New York Times”, as acusações estão relacionadas a um vasto esquema de corrupção dentro da Fifa nos últimos 20 anos, envolvendo fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em negócios ligados a copas do mundo e acordos de marketing e transmissão televisiva.

A Corte Federal em Nova York deve apresentar nesta quarta-feira acusações formais contra até 14 pessoas envolvidas no caso. Segundo informações preliminares, o presidente da entidade, Joseph Blatter, não está entre os acusados.

As identidades dos detidos ainda não foram divulgadas. A Fifa deve realizar na sexta-feira a eleição do novo presidente. A tendência é de reeleição de Blatter, que está no cargo desde 1998.

ZERO HORA

Opinião dos leitores

  1. NOTÍCIAS DO PARANÁ!
    Auditores arrecadaram R$ 3,7 mi para ONG ligada à mulher do Tucano Beto Richa.
    Beto Richa é o Tucano Governador do Paraná, onde a senhora Rosângela Moro, esposa do Juiz Moro trabalha como cargo comissionado de Assessora.
    Nenhum problema. Nenhuma Suspeição para o juiz endeusado pela Rede Globo. Aquela tv que cada vez mais coloca programas de conteúdos degradantes e imorais, destruidores da família brasileira no ar.
    Há, ia esquecendo… Rosângela Moro faz parte do escritório de Advocacia Zucolotto Associados em Maringá. O escritório defende várias empresas do Ramo do Petróleo, como: INGRAX com sede no Rio de Janeiro, Helix da Shell Oil Company, subsidiária nos Estados Unidos da Royal Dutch Shell, uma multinacional petrolífera de origem anglo-holandesa, que está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. Aproximadamente 22 000 funcionários da Shell trabalham nos Estados Unidos. A sede no país está localizada em Houston, Texas.”(Extrato de artigo publicado no poços 10)
    O elo de Rosângela Moro com o PSDB é tão visível que ela acompanha todos os trabalhos de Eduardo Barbosa de Minas Gerais, Vice-Líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na Câmara dos Deputados, chegando á segui-lo na Rede Social. Assim como a senhora Moro, EB presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais, foi também Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).
    Para os que duvidam, PESQUISEM E CONFIRMEM OU NEGUEM!

  2. Por ocasião da famigerada copa do mundo realizada aqui no Brasil,já se falava na ladroagem dessa turma de pilantras e as consequencias funestas da realização de tal copa para o país e para o rn.Pobre povo ingênuo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Francisco morreu em sua residência na Casa Santa Marta, diz Vaticano

Foto: reprodução/Vatican News

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21) na Casa Santa Marta, uma casa de hóspedes perto da Basílica de São Pedro, onde morou desde sua eleição em 2013, segundo o porta-voz do Vaticano.

O pontífice morreu no segundo andar da residência, informou a Sala de Imprensa do Vaticano.

O corpo de Francisco será sepultado em um caixão às 20h, horário local (14h, horário de Brasília), desta segunda-feira, declarou a Santa Sé em um comunicado divulgado hoje.

Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa, disse estar “esperançoso” de que o Vaticano divulgue a causa da morte na noite desta segunda-feira, após a certificação oficial do óbito.

A missa de sufrágio do pontífice ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, em Roma, às 14h de Brasília, 19h no horário local, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina. Durante o rito de constatação da morte do pontífice, mais detalhes devem ser informados, como se o papa estava dormindo, quando morreu, etc.

O corpo do papa Francisco será colocado em um caixão às 15h de Brasília, 20h local, informou a Santa Sé em um comunicado.

Kevin Joseph Farrell, cardeal e também camerlengo do Vaticano, vai presidir a certificação da morte de Francisco e a colocação de seu corpo no caixão.

O caixão do pontífice deve ser apresentado na manhã de terça-feira (22), mas o horário não foi informado.

Anteriormente o corpo do papa era exposto primeiro na capela privada, depois na Sala Clementina do Palacio Apostólico e só depois na basílica. Com Francisco, depois da capela privada em Santa Marta, o corpo vai ser exposto no caixão aberto na basílica.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Francisco foi responsável por tornar santos os mártires de Cunhaú e Uruaçu

Foto: divulgação

O papa Francisco, líder da Igreja Católica que canonizou os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu em outubro de 2017, faleceu nesta segunda-feira (21), no Vaticano. A morte ocorre quase oito anos após a cerimônia histórica que elevou ao status de santos os católicos mortos em massacres ocorridos no Rio Grande do Norte, em 1645, durante as invasões holandesas ao Brasil.

A celebração da canonização, realizada em 15 de outubro de 2017 na Praça São Pedro, reuniu cerca de 50 mil fiéis e contou com a participação de 450 concelebrantes. Foi presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação da Causa dos Santos, sob a autoridade do então papa Francisco. Em sua homilia, o pontífice afirmou: “Que estes que agora são santos indiquem a todos nós o verdadeiro caminho do amor e da intercessão junto ao Senhor para um mundo mais justo.”

A cerimônia teve um forte componente simbólico para o Brasil, especialmente para os potiguares. A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, regida pelo monsenhor Pedro Ferreira, marcou presença com cânticos sacros. Os novos santos são os primeiros mártires oficialmente reconhecidos do país, conhecidos também como os Protomártires do Brasil.

Martírio em nome da fé

Os massacres de Cunhaú e Uruaçu ocorreram respectivamente nas atuais cidades de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante. Em ambos os episódios, fiéis católicos foram brutalmente assassinados por tropas aliadas aos invasores holandeses, lideradas por Jacob Rabbi. Os ataques aconteceram dentro de igrejas, durante celebrações religiosas.

No Engenho de Cunhaú, em 16 de julho de 1645, fiéis assistiam à missa celebrada pelo padre André de Soveral quando as portas da igreja foram trancadas e os ataques começaram. Já em Uruaçu, o massacre ocorreu em 3 de outubro do mesmo ano, com cenas ainda mais brutais. Os relatos falam de vítimas mutiladas, línguas arrancadas para evitar orações, e até crianças degoladas. Entre os mortos estavam o padre Ambrósio Francisco Ferro, o camponês Mateus Moreira — que, mesmo com o coração arrancado, teria exclamado: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento” — e muitos outros leigos, homens, mulheres e crianças.

Reconhecimento e legado

O processo de beatificação dos mártires teve início em 1989 e culminou com a cerimônia presidida por João Paulo II, em 5 de março de 2000, no Vaticano. O decreto reconhecendo o martírio havia sido assinado dois anos antes, em 1998.

Em memória dos mártires, o governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio da Lei Nº 8.913, o feriado estadual no dia 3 de outubro. Na cidade de São Gonçalo do Amarante, foi inaugurado em 2000 o Monumento aos Mártires, com capacidade para receber até 20 mil peregrinos. O local, aberto ao público e situado em uma área doada pela família Veríssimo, é hoje um importante destino de fé e turismo religioso. O projeto arquitetônico é assinado por Francisco Soares Júnior.

A canonização marcou não apenas um reconhecimento espiritual, mas também um resgate histórico de episódios pouco discutidos da colonização brasileira. A morte do papa Francisco, responsável por selar esse reconhecimento, encerra um ciclo, mas fortalece ainda mais o legado deixado por aqueles que morreram por sua fé.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte de Papa Francisco

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco.

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 7h35 desta segunda no horário do Vaticano (2h35, no horário de Brasília). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, escreveu Lula em uma nota oficial.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”, seguiu.

“Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.”

“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, continuou Lula.

“Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone, chama bolsonaristas de débeis mentais

Imagem: reprodução/threads

O baterista da banda Paralamas do Sucesso, João Barone, foi parar entre os assuntos mais comentados do X, antigo Twitter. O motivo foi uma publicação feita por ele na rede social Threads, na qual criticou indiretamente os bolsonaristas.

Após comentar sobre alguns presidentes do Brasil, ele declarou: “Não consigo entender quem ainda quer um sociopata, miliciano, genocida, golpista de volta ao poder. Tem que ser muito débil mental pra isso”, afirmou o músico, em clara referência a Jair Bolsonaro (PL).

Com informações de Paulo Mathias

Opinião dos leitores

  1. Sendo que o débil mental é ele ! Deve provar tudo que disse de Bolsonaro , no período da pandemia estes parasitas ficaram sem a mamata da “RUIM-NE “e não me lembro de nenhum artista ou banda Brasileira realizar show beneficentes em estúdio pra os compatriotas necessitados, ficaram bem caladinhos estes covardes. Lá nos EUA Biden representando a esquerda , mesmo com vacinação precoce e medidas preventivas , morreram mais de um e meio milhões de cidadãos norte-americanos até hoje, e nem por isso estes parasitas da cultura brasileira se manifestam protestando , é bem conviniente pra esse idiota útil desta banda meia bunda !

  2. Tomara que só os esquerdopatas comprem seus discos e ingressos. Artista que faz o L eu não vou!

  3. Esse comeu merda quente e saiu na chuva, por isso entortou a boca, pra falar tanta merda assim, só pode ter sido isso!
    Quem é quem omi?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Centro Israelita do RN manifesta profundo pesar em nome da comunidade judaica potiguar pela passagem de Sua Santidade, o Papa Francisco

Foto: reprodução/Vatican News

O Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN) emitiu uma nota de Solidariedade pela passagem de Sua Santidade, o Papa Francisco, nesta segunda-feira (21).

O CIRN manifestou profundo pesar em nome da comunidade judaica potiguar. Leia a íntegra abaixo:

O Centro Israelita do Rio Grande do Norte manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, líder espiritual cuja trajetória tocou não apenas o mundo católico, mas também todas as tradições religiosas comprometidas com a dignidade humana, a paz e o diálogo.

Durante seu pontificado, o Papa Francisco fez da escuta ativa, da aproximação inter-religiosa e da promoção da fraternidade entre os povos os pilares de uma liderança moral global. Sua voz não hesitou diante das dores do mundo contemporâneo e se posicionou com clareza diante de injustiças, perseguições e preconceitos.

Para o povo judeu, Francisco foi mais do que um aliado: foi um irmão. Em fevereiro de 2024, ao dirigir uma carta aos “irmãos e irmãs judeus em Israel”, reafirmou que o antissemitismo é um pecado contra Deus. Palavras como essas não apenas confortam; elas reparam, iluminam e educam. Ao recordar o “povo da aliança” e ao se solidarizar com judeus, cristãos e muçulmanos feridos pela dor da guerra, o Papa reiterou seu compromisso com a justiça e a paz, sem jamais confundir crítica política com preconceito religioso.

Mesmo em seus últimos dias, o Papa Francisco ainda encontrou forças para, na bênção de Páscoa de 2025, denunciar o crescimento preocupante do antissemitismo em diversas partes do mundo. Sua lucidez até o fim demonstra o senso de urgência com que enfrentava as chagas do ódio.

Em nome da comunidade judaica potiguar, agradecemos à memória de Francisco, ao seu exemplo, e à sua coragem. Que seu legado continue a inspirar pontes de entendimento, especialmente em tempos de intolerância e fragmentação.

Que sua memória seja bênção.

Sarita Cesana
Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN)

Opinião dos leitores

  1. Papa Chico jesuíta espalhou humildade,amor e bondade mundo a fora , como reza a doutrina Cristã , agora no merecido descanso a sombra do Altíssimo.

  2. A extrema esquerda é um verme contraditório, quando um membro ou simpatizante é a vítima, eles exigem solidariedade e sentimentos fraternos, quando a vítima é de outro viés ideológico, eles agridem e maltratatam tipo a narrativa da “facada fake” que na verdade foi real mais eles não aceitam e ficam destilando ódio. Retribuo da mesma forma no que se refere a morte do Papa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quem são os favoritos para suceder o Papa Francisco? Conheça os cardeais mais cotados

Foto: Thomas Coex/AFP

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica agora se vê diante do processo de escolha de seu novo líder, num ritual conhecido como conclave. O Colégio Cardinalício, composto por cardeais de todo o mundo, é o responsável por eleger esse sucessor, que assumirá o papel de orientar a Igreja em uma época de grandes desafios globais.

Saiba quem são os possíveis sucessores de Francisco, segundo especialistas em Vaticano:

Cardeal Pietro Parolin – Itália

Cardeal Pietro Parolin — Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons
Cardeal Pietro Parolin — Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons

Pietro Parolin, nascido em 1955 em Schiavon, Itália, é o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013. Diplomata experiente, Parolin ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1986, aos 31 anos, e serviu em países como Nigéria, Venezuela e México, além de atuar em negociações sensíveis envolvendo China, Vietnã e Oriente Médio.

Ordenado sacerdote em 1980, Parolin é formado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana e é reconhecido como um articulador discreto e eficaz, qualidades que o tornaram uma figura influente no Vaticano. Parolin fala italiano nativo, inglês, francês e espanhol.

Parolin se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril de 2024, durante sua visita ao Brasil.

Cardeal Matteo Zuppi – Itália

Cardeal Matteo Zuppi — Foto: Francesco Pierantoni / Wikimedia Commons
Cardeal Matteo Zuppi — Foto: Francesco Pierantoni / Wikimedia Commons

Matteo Maria Zuppi, nascido em 1955 em Roma, é arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2019. Conhecido por sua postura progressista e sua proximidade com o Pontífice, Zuppi é presidente da Conferência Episcopal Italiana e membro da Comunidade de Sant’Egidio, um movimento católico dedicado à paz e ao diálogo inter-religioso. Também é o enviado especial do Papa para o conflito na Ucrânia, tendo visitado Kiev, Moscou, Washington e Pequim nessa função.

O cardeal é reconhecido por seu foco em questões sociais, como a inclusão dos marginalizados e o cuidado com os pobres. Defensor de uma Igreja acolhedora e ativa, ele também está à frente de esforços de reconciliação, como o diálogo com a comunidade LGBTQIA+.

Cardeal Pierbattista Pizzaballa – Itália

Cardeal Pierbattista Pizzaballa — Foto: Giovanni Zennaro / Wikimedia Commons
Cardeal Pierbattista Pizzaballa — Foto: Giovanni Zennaro / Wikimedia Commons

Nascido em 1965, em Cologno al Serio, Itália, Pizzaballa é o Patriarca Latino de Jerusalém e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos. Embora mantenha laços estreitos com líderes judeus, também tem sido um defensor vocal dos palestinos durante o conflito em Gaza, tendo visitado o enclave no final do ano passado.

Franciscano por formação, ele tem ampla experiência pastoral e administrativa, tendo servido como Custódio da Terra Santa entre 2004 e 2016.

Cardeal Jean-Marc Aveline – França

Cardeal Jean-Marc Aveline — Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons
Cardeal Jean-Marc Aveline — Foto: Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons

Nascido em 1958, em Sidi Bel Abbès, na Argélia, Aveline é o arcebispo de Marselha, França, e citado por alguns especialistas (sobretudo franceses) como o “favorito” de Francisco a sucedê-lo, sendo considerado o mais “bergogliano” dos bispos do país. Foi nomeado pelo Pontífice em 2022, e é conhecido por sua dedicação dedica a questões de imigração e diálogo inter-religioso.

Cardeal Péter Erdo – Hungria

O cardeal húngaro Peter Erdo — Foto: Reprodução
O cardeal húngaro Peter Erdo — Foto: Reprodução

Conhecido por sua postura conservadora e formação acadêmica sólida, o cardeal húngaro Peter Erdo, 72 anos, arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa. Recebeu o título de cardeal em 2003, pouco depois de completar 50 anos, e, desde 2006, preside a Conferência Episcopal Europeia.

É muito ativo na chamada nova evangelização, que luta contra a secularização em defesa do diálogo interreligioso. Dada a localização na Hungria, onde o Oriente se encontra com o Ocidente, não é surpresa que Erdo seja o líder das relações católicas com as igrejas ortodoxas — ele também mantém contato com líderes da comunidade judaica.

Cardeal José Tolentino de Mendonça – Portugal

Cardeal José Tolentino de Mendonça — Foto: Wikimedia Commons
Cardeal José Tolentino de Mendonça — Foto: Wikimedia Commons

José Tolentino de Mendonça, nascido em 1965 na Ilha da Madeira, Portugal, é cardeal e atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Poeta, teólogo e intelectual renomado, ele também foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019. É da ala “progressista” da Igreja, com grande afinidade com o Pontífice.

Antes de assumir seu papel no Vaticano, Tolentino foi arquivista e bibliotecário da Santa Sé, além de reitor da Pontifícia Universidade Católica Portuguesa. Ele fala português e italiano fluentemente e inglês razoável, além das línguas clássicas hebraico e grego antigos.

Cardeal Mario Grech – Malta

Cardeal Mario Grech — Foto: Diocese de Gozo / Wikimedia Commons
Cardeal Mario Grech — Foto: Diocese de Gozo / Wikimedia Commons

Nascido em 1957 em Rabat, Malta, Grech é o atual secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cargo que ocupa desde 2020. Ordenado sacerdote em 1984 e nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco, Grech é conhecido por sua abordagem pastoral e pelo foco em questões relacionadas ao diálogo inter-religioso e justiça social.

Com uma formação teológica sólida, tendo um doutorado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, Grech tem sido uma figura importante no desenvolvimento do Sínodo, órgão consultivo do Papa para discutir questões cruciais para a Igreja.

Cardeal Luis Antonio Tagle – Filipinas

Cardeal Luis Tagle — Foto: Perrant / Wikimedia Commons
Cardeal Luis Tagle — Foto: Perrant / Wikimedia Commons

Luis Antonio Tagle, nascido em 1957 em Manila, nas Filipinas, é o atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.

O cardeal de 67 anos foi presidente da Caritas Internacional, organização humanitária da Igreja, e tem se destacado por sua habilidade em articular questões teológicas e sociais de forma acessível. O filipino é frequentemente apontado como um dos principais possíveis sucessores de Francisco, tendo sido um de seus “favoritos”, apesar de não ter sido nomeado pelo Pontífice.

Cardeal Robert Francis Prevost – EUA

Dom Robert Prevost — Foto: Reprodução
Dom Robert Prevost — Foto: Reprodução

O cardeal Robert Francis Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, e é bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, substituindo o cardeal Marc Ouellet. Sua função principal é auxiliar nas nomeações e transferências de bispos. Naquele mesmo ano, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco. É frei, religioso da Ordem de Santo Agostinho.

Cardeal Wilton Gregory – EUA

Cardeal Wilton Daniel Gregory — Foto: Romanuspontifex / Wikimedia Commons
Cardeal Wilton Daniel Gregory — Foto: Romanuspontifex / Wikimedia Commons

Wilton Gregory, nascido em 1947 em Chicago, Estados Unidos, é o atual arcebispo de Washington D.C.. Em 2020, ele se tornou o primeiro cardeal afro-americano da Igreja, tendo sido nomeado por Francisco.

Gregory é conhecido por seu compromisso com questões de justiça social, igualdade racial e por seus esforços para combater o abuso sexual clerical. O cardeal ainda tem defendido fortemente ações contra as mudanças climáticas.

Cardeal Blase Cupich – EUA

Cardeal Blase Cupich — Foto: Wikimedia Commons
Cardeal Blase Cupich — Foto: Wikimedia Commons

Blase Cupich, nascido em 1949 em Omaha, Estados Unidos, é o arcebispo de Chicago desde 2014 e cardeal desde 2016, também nomeado pelo Papa Francisco. Conhecido por sua abordagem pastoral inclusiva e seu foco em questões sociais, Cupich é visto como um líder progressista e um defensor de uma Igreja mais acolhedora e voltada para as necessidades dos marginalizados.

Cardeal Fridolin Ambongo Besungu – República Democrática do Congo

Cardeal Fridolin Ambongo Besungu — Foto: François-Régis Salefran / Wikimedia Commons
Cardeal Fridolin Ambongo Besungu — Foto: François-Régis Salefran / Wikimedia Commons

Fridolin Ambongo Besungu, nascido em 24 de janeiro de 1960 em Boto, República Democrática do Congo, é arcebispo de Kinshasa desde 2018. Em 2019, o Papa Francisco o elevou ao cardinalato.

Além de suas responsabilidades arquidiocesanas, o cardeal tem se destacado como defensor da paz e da justiça social na RDC.

Cardeal Leonardo Ulrich Steiner – Brasil

Cardeal Leonardo Steiner — Foto: Jorge William/Agência O Globo
Cardeal Leonardo Steiner — Foto: Jorge William/Agência O Globo

Anunciado pelo Papa como cardeal da Igreja Católica em maio de 2022, Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Nascido em Forquilhinha (SC), ele fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976, ainda aos 25 anos, e foi ordenado sacerdote dois anos depois. Nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II (1920-2005), ele tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, após assumir o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2012.

Bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena, o cardeal também obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. Ainda em 2020, ele disse ter considerado sua nomeação para cardeal como “uma expressão de carinho, acolhida, proximidade e cuidado do Papa Francisco para com toda a Amazônia”. Ele também declarou que a colaboração que pode oferecer ao Pontífice é fazer com que a Amazônia seja lembrada.

Cardeal Sérgio da Rocha – Brasil

Cardeal Sergio da Rocha — Foto: Reprodução
Cardeal Sergio da Rocha — Foto: Reprodução

Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, o cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Ele foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001) e colaborou, em Porto Velho (RO), no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos.

Antes de assumir a arquidiocese de Salvador, Rocha foi arcebispo em Teresina e em Brasília. Em 2021, Dom Sergio da Rocha foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco. A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos. Em 2023, foi nomeado como integrante do Conselho de Cardeais.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. A decadencia torna os individuos imbecilizados e sem limites. Esse limitado tocador de bombos condenou os demais integrantes desse conjunto musical de varzea a bancarota ao se meter em politica e pelo jeito certamente é mais um adestrado e defensor do consumo do dinheiro público. Natural sem audiência o jeito e defender corrupção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Arcebispo de Natal lamenta morte do Papa Francisco: ‘Um incansável servidor do Evangelho com especial atenção aos mais pobres’

Foto: Vatican Media/Divulgação

A Arquidiocese de Natal, em nome do arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, lamentou a morte do Papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21), ao 88 anos de idade.

A Arquidiocese aproveitou para reforçar o convite para uma missa, presidida pelo arcebispo, na Catedral Metropolitana de Natal, às 16h30, desta segunda-feira (21). A missa, segundo a Arquidiocese é tradicional neste horário, mas nesta data será especial em celebração ao Papa.

Em nota divulgada pela Arquidiocese de Natal, Dom João Santos Cardoso citou que o Papa Francisco foi um incansável servidor do Evangelho e com amor universal, “com especial atenção aos mais pobres e marginalizados”.

A Arquidiocese de Natal, na pessoa do Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, informou que recebeu, “consternada” a notícia do falecimento do Papa Francisco e “associa-se a todos os cristãos do orbe católico em preces pelo descanso eterno de Sua Santidade”.

Em nota, a Arquidiocese informou que O Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro, “cumpriu amorosa e fielmente a missão de governar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

“No ensejo da oitava da Páscoa, com sentimentos de profunda gratidão por seu testemunho de fiel discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a alma do Papa Francisco à infinita e amorosa misericórdia de Deus”, completou a nota.

Em junho do ano passado, Dom João Santos Cardoso recebeu o pálio arquiepiscopal abençoado das mãos do Papa Francisco em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A vestimenta é dada a recém-nomeados arcebispos.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Sou católico mas é uma hipocrisia dizer que esse papa, que Deus o tenha na sua infinita misericórdia, não era um comunista de carteirinha.
    As igreja e em especial a católica está cheia de comunistas, espero que o próximo papa seja da outra ala menos radical da igreja
    Se enganam profundamente aqueles que acham que o papa, só por ter sido escolhido como maior autoridade da Igreja católica, (por homens tambem pecadores) está livre do pecado

  2. Esse mundo está ficando muito chato, não podemos maus chamar, negrão de negrão, gordo de gordo, baixinho de baixinho, comunista de comunista, ladrão de ladrão, corrupto de corrupto, ex-presidiário de ex-presidiário, uma vamos parar

  3. Sempre desconfie de quem se diz defensor dos pobres, na verdade. estão roubando os pobres que a cada dia que passa fica mais pobre.

    1. Você faz parte da escória da humanidade, volte para o esgoto, de onde nunca devia ter saído.

  4. Esses blogueiros Bolsonaristas e os próprios Bolsonaristas , falaram
    Muito mal do Papa, chamavam ele de comunista e outras coisas mais.
    Todos sem excessao, seguiram o ódio destilado do seu mentor e da coja influenciadora.
    Muito triste ainda ver pessoas assim.
    Tem pessoas que pagam no leito da dor, para refletir o mal que fizeram.
    DEUS NAO DA DE CHICOTE EM NINGUEM.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja como foi a ultima aparição pública do papa Francisco, no Domingo de Páscoa

O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) por infecção respiratória. No Domingo de Páscoa, o pontífice fez uma breve aparição no Vaticano dar a benção “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo) e pediu um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Francisco desejou uma feliz Páscoa para os fiéis presentes e pediu que um assessor lesse a mensagem.

No texto, o pontífice disse que a situação em Gaza era “dramática e deplorável”. O papa também pediu ao grupo militante palestino Hamas que libertasse os reféns restantes e condenou o que chamou de uma tendência “preocupante” de antissemitismo no mundo.

“Expresso minha proximidade aos sofrimentos… de todo o povo israelense e do povo palestino”, dizia a mensagem.

Francisco também saudou a multidão na Praça de São Pedro em um papamóvel aberto. Muitos fiéis seguravam bandeiras nacionais e gritando “Viva o Papa!” (Vida longa ao Papa!).

Mais cedo no mesmo dia, o pontífice teve uma reunião privada no Vaticano na manhã com o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feriado de Tiradentes: Veja o que abre e fecha no comércio de Natal

Foto:  Alex Régis

O comércio de Natal tem mudanças durante o feriado de Tiradentes na segunda-feira (21).

Parte do comércio vai fechar, enquanto outros estabelecimentos vão abrir em horários diferentes do normal.

As mudanças foram anunciadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal para ajudar os consumidores a planejarem suas atividades e compras.

Funcionamento no feriado de Tiradentes (21)

Comércios de rua

  • Lojas do Alecrim: Fechadas
  • Lojas do Centro da Cidade: Fechadas
  • Lojas da Zona Norte: Abertura facultativa das 8h às 13h.

Shoppings

  • Natal Shopping
    Alimentação e lazer : 11h às 21h
    Lojas e Quiosques: 12h às 21h
    Academia Bodytech: 9h às 15h
    Alpendre: 11h às 21h
    Cinema: conforme programação
  • Midway Mall
    Abertas a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
    Lojas e quiosques abertos
    Cinemark aberto conforme programação;
    Supermercado Pão de Açúcar das 11h às 22h;
  • Praia Shopping
    Praça de Alimentação: 11h às 21h
    Lojas e Quiosques: 14h às 20h
    Cinema: conforme programação no site do Moviecom
  • Shopping Cidade Jardim
    Alimentação: a partir das 12h
    Lojas e quiosques: das 14h às 20h
    Americanas e Cacau Show
  • Shopping Cidade Verde
    Lojas: 15h às 20h
    Praça de Alimentação: 12h às 20h
  • Partage Norte Shopping
    Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
    Lojas/Quiosques: 15h às 21h
    Âncoras e Megalojas: 13h às 21
    Supermercado: 7h às 22h
    Academia funcionará das 8h às 22h
    Cinema, conforme a programação em cartaz.
  • Shopping 10 – Fechado

Supermercados – Abertos das 7h às 22h

Bancos – Fechados

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Depois de apoiar Lula em 2022, João Amoêdo chama governo petista de ‘medíocre’

Foto: Divulgação/Redes sociais

João Amoêdo, fundador e ex-presidente do Partido Novo, teceu críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ao canal do YouTube do Poder360, publicada neste domingo, 20. O empresário classificou a atual administração como “medíocre”.

Amoêdo, que apoiou Lula no segundo turno das eleições de 2022, expressou arrependimento pela falta de renovação e iniciativa no governo. Ele afirmou que a política fiscal está sendo negligenciada, levando a juros altos e perda de poder de compra.

“A pauta da responsabilidade fiscal, fundamental para combater a inflação, foi deixada de lado”, disse Amoêdo. “Nunca teve prioridade por parte do governo.”

O fundador do Novo elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela “transparência”. Contudo, o empresário afirmou que Haddad enfrenta limitações em seu papel e é frequentemente “sabotado” pelo próprio presidente e por membros do Partido dos Trabalhadores (PT).

Para melhorar a administração, Amoêdo sugeriu que Lula anuncie publicamente que este será seu último mandato e que explore as oportunidades comerciais decorrentes de mudanças tarifárias nos Estados Unidos.

Amoêdo deixou o Partido Novo

Amoêdo explicou que deixou o Novo em 2022 porque, segundo ele, o partido se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro por motivos eleitorais. Sua filiação foi suspensa depois de declarar apoio a Lula.

“O Novo era uma esperança de renovação na política brasileira, mas perdeu isso”, disse. “Hoje, não há ninguém no partido que eu admire.”

Ele reiterou que não se arrepende de ter apoiado Lula, chamando seu voto de “necessário naquele momento”. Na entrevista ao Poder360, Amoêdo discutiu temas de interesse público, como o aborto, ao defender que o debate deve ocorrer no Congresso.

Sobre as cotas raciais e sociais, Amoêdo defendeu a manutenção do sistema, mas com uma reavaliação de sua eficácia e considera que algumas cotas não fazem mais sentido. Ele também defendeu a privatização de estatais como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal, ao dizer que o governo não deveria gerir empresas desse tipo.

Além disso, Amoêdo apontou a necessidade de maior flexibilidade nas leis trabalhistas, o que acredita que poderia estimular o mercado e beneficiar os trabalhadores. Sobre a Proposta de Emenda à Constituição do fim da escala 6×1, ele avaliou que o Brasil ainda não está preparado para adotar esse modelo por causa da atual produtividade.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *