Cultura

CARNATAL deverá passar pela maior mudança da sua história e poderá ser "indoor"

Muito foliões e pessoas que participam ativamente do Carnatal tem estranhado a demora este ano do lançamento do evento. Já estamos em setembro e a empresa promotora não da nem sinal de quando será o “start” do maior evento da cidade.

Muito tem se comentado nos bastidores que o Carnatal esse ano será “apenas” na área da Arena das Dunas, a Destaque já teria um acordo verbal com a OAS para usar toda a área que envolve o novo estádio para realizar eventos e shows como também o Carnatal, que passaria a ser indoor. Inclusive estaria nesse acordo a utilização da própria Arena das Dunas para realização de grandes espetáculos.

Não faltam motivos para acreditarmos nessa fonte que nos passou sexta-feira essa informação, Diretores da empresa tem tido contatos com os representantes da OAS constantemente aqui, também viajaram pelo Brasil conhecendo outras Arenas e estruturas, principalmente na Copa das Confederações, ainda por cima a Destaque resolveria 3 problemas de uma tacada só.

1 – Fazendo um evento nesse formato ele reduziria o custo do evento drasticamente com a redução no custo de iluminação pública, limpeza pública e custo com segurança. Isso representa algo perto de R$ 1 milhões de reais.

2 – A Destaque acabaria de uma vez por todas com a problemática da logística nos arredores de Lagoa Nova que impede o comercio funcionar normalmente e os moradores de se locomoverem com liberdade.

3 – Com essa parceria, com certeza a Arena das Dunas(OAS), entraria com uma boa cota de patrocínio para o evento.

E ai, vocês acham que o Carnatal passará pela sua maior transformação nos seu 22º ano?

Opinião dos leitores

  1. Sou baiano e moro em natal. Os organizadores do carnatal deveria ir tomar uma aula na bahia pra eles saberem como se fazem festa

  2. vai ser a pior coisa o show fechado nao vai da nigue eu nao fui o ano passado por quer foi no currau vcs vai acaba com a festa poderia ser na rua como anos anteriores ai sim vcs iran ver essa cidade pega fogo um abraco

  3. Na minha opinião esse ano não teria Carnatal! e sim faria um pré Carnatal para 2014 no Vila da Folia com várias bandas, sendo sexta e sábado, com Ivete asa de águia, Claudinha e outras,sendo assim não criaria transtorno para os Foliôes e turistas no ato das suas programações dos carnavais fora d época. Sendo pra 2014 teria o retorno no Arena das Dunas com mais estrutura e tempo para que tudo se programassem como tempos anteriores.

  4. sou do Ceará, o FORTAL perdeu o brilho depois que se tornou indoor….afinal a festa é popular, e a massa tem que participar….fechar o CARNATAL será o fim da maior micareta brasileira, pensem bem antes de privatizar o evento.

  5. Acho que se o Carnatal se torna indoor vai perder toda o sentido do evento uma vez que o mesmo foi projetado para ser em rua não indoor!
    Se eles almejam só a redução de custos, isso acarretará no fim do Carnatal!

    1. Bruna, não se sabe nem se vai ter Carnatal, avalie se Jorge e Matheus vem para o mesmo! Foco na discussão.

  6. sou de maceio /alagoas, se isso realmente for verdade, teremos que nos preparar para o fim do evento. foi assim que aconteceu em minha cidade, a festa que era maravilhosa em certo ano mudou de local, no ano seguinte foi indoor e no 3° extinto!

    ;(

  7. Acho uma pena acaba com o qui agente tem de melhor em natal o carnatal de rua é tradicao tenho 20 anos de carnatal e sei que o carnatal indoor nao vai ser a mesma coisa

  8. Para mim que sou de recife, fui ano passado gostei ache um pouco descarnizado, sem , informações, até parecia que nem tinha carnatal na cidade em algum ponto da cidade de Natal. Fico triste em saber que estão acabando com todo o tipo de micareta que tem espalhada no Brasil só salvador mesmo tem peito pra peita as autoridades de nosso brasil, é uma pena porque se for verdade , com certeza vai acabar como acabaram aqui o Recifolia, hoje tem nada demais aqui indoor tem um monte aqui kkkkkkk….por favor vão a rua protestem contra isso, por que se não vai acabar Natal se não tiver o CARNATAL 2013

    1. Você tem noção do que está sugerindo? Um protesto por uma coisa fútil dessa? Por favor… Espero que você tenha ironizado.

  9. Ah, e para você que esta compartilhando esta matéria no facebook e fazendo chacota dos que defendem a permanência do carnatal, a única coisa que eu posso falar é que eu tenho pena de alguém tão intolerante e radical. Posa de Cult e intelectualóide, mas não passa de um fruto da sociedade ridícula natalense. E ainda posa de esquerdista e heterofóbico, viu? Sinceramente… Reitero: o carnatal é uma FESTA. Atrai turistas e dinheiro pra essa cidade "super movimentada". Quero saber se algum baiano reclama do carnaval.

  10. O jeito é esperar os boatos se tornarem oficiais. O Carnatal é a melhor micareta do Brasil justamente por ser na rua, se perder esse atrativo não vai compensar viajar 3000 mil Kms para ficar num recinto fechado. Melhor ficar por aqui mesmo e ir num Folianopolis que custa 4 vezes menos com as mesmas atrações.

    Seria depois de 22 anos, o ADEUS ao Carnatal.

  11. Pois que seja indoor. Deveria ter sido assim desde o começo e de preferência em uma área particular da Destaque no entorno da área urbana, onde não causasse tantos transtornos ao trânsito e ao dia-a-dia das pessoas. Nesse lugar a Destaque poderia faturar de todas as formas possíveis e imagináveis, com a cobrança de ingresso, estacionamento, locação de espaços, exibição de marcas e outras tantas. Em compensação arcaria com todos os custos de segurança, iluminação, limpeza e vários outros que atualmente, de uma forma ou de outra, acabam pesando ao erário municipal, estadual e até mesmo, pasmem, federal. Brinco o Carnatal desde o primeiro, em 1991, ainda em Petrópolis, e gosto da festa. Mas não posso deixar de ver quanta coisa errada precisa ser feita para que ele aconteça. Em nenhum país que mereça ser chamado de civilizado se admite as relações incestuosas envolvendo o poder público e o capital privado que acontecem de forma escancarada, à vista de todos, na realização do Carnatal como se fosse a coisa mais natural do mundo. Chega-se ao cúmulo de demarcar o chão de vias pública com tinta indelével de cor amarela, que meses depois do evento continua lá para quem quiser ver, delimitando lotes onde se estabelece o comércio ambulante mediante pagamento a uma empresa particular. Vias públicas sendo loteadas por uma empresa particular! Em que país decente do mundo isto seria possível? Coleta de lixo, policiamento, danos a bens e equipamentos públicos, , SAMU, hosítais, agentes de trânsito, essas coisas nem vou entrar em detalhes pois seria chover no molhado. Já passou da hora de se repensar o Carnatal mas ao que tudo indica ainda não será desta vez. Muda o formato mas a essência continua a mesma. Agora é torcer para que a OAS pelo divida o fardo pesado que em todos esses anos sempre pesou, direta ou indiretamente, nas costas do contribuinte.

  12. Resolverá todos esses problemas e ganhará um pior que os três juntos: ficará sem público. Quem vai ao Carnatal (turistas ou não), vai pelo formato do evento. O Carnatal virou tradição… Chega a ser inimaginável que o evento se torne "indoor". #semnoção #triste

  13. Quero sugerir que se faça na Ribeira … seria uma forma bem simples de estimular a revitalização da Ribeira. As administrações municipais tentam, tentam e nao conseguem um projeto que faça a revitalização do bairro … seria uma opoetunidade … é amplo, plano, e o comercio nao seria afetado, pois nao tem shopping, nao tem lojas grandes.
    Fica a dica.

    1. Na primeira batida de som, os préidos da Ribeira caem kkkkk. Impossível!

  14. SE A GRAÇA E A PASSAGEM DOS BLOCOS NAS RUAS, COMO SEMPRE SE FAZ., VAI SER HORRIVEL ESSA MUDANÇA, QUEM QUISER UM LOCAL FECHADO VAI A UMA BOATEEE. VAI SER UMA MERDAAAAAA

  15. Achei péssimo, um evento de tradição nos quais todos amamos,ser feito dentro de un estadio,e assim mesmo nem todo o público teria acesso a esse evento.

  16. Tão simples se esse carnatal acontecesse na via costeira, já imagino a quantidade de problemas que seria reduzido devido a vários e vários fatores causados pelo carnatal.
    A via costeira é uma avenina quase reta (bem distanciada dos grandes fluxos de transito da cidade).
    Todo ano o governo impõe limitações ao único evento que presta na cidade durante ao ano já que o auto do natal esta cada vez mais caido e a Destaque promoções só faz concordar todo ano com o que o governo impõe.
    Sinceramente o carnatal esta se desgraçando a cada ano que passa e só quem sofre é o folião que paga mais que a metade de um salário para pular os 4 dias de carnatal em uma avenida apertadíssima quase sendo pisoteado que só tem 600 metros de comprimento reservado a ele mesmo. FALTA DE RESPEITO.
    daqui a pouco vão dizer que o carnatal vai acontecer na rua chile, é o que falta!

    Os representantes sempre ficam procurando agulha em um oceano, tão simples e direto fazer o carnatal na via costeira, evitaria milhões de problemas, as áreas residenciais não seriam afetadas, o transito iria continuar na mesma, seria mais próximo dos hoteis mais populares da cidade, dentre outros benefícios, mas o que o governo sempre alega aos foliões sobre a via costeira é porque se trata de uma avenida com acesso aos mais populares hoteis e acabaria com o sossego dos hospedes,(como se em natal tivesse algo de bom além do carnatal que chamasse os turistas entre os dias 1 e 5 de dezembro em natal) u.u
    Além disso dizem eles que causaria impacto ambiental devido ao parque das dunas (FALA SÉRIO NÉ?) quem é maluco de pular aquelas cercas de mais de 3 metros de altura? pra fazer o que?.
    Agora estão com essa ideia de fazer o carnatal dentro do arena das dunas como se não fosse pouco os gastos super saturados que foi a obra desse estádio faz carnatal dentro desse estadio pra o público derrubar aquilo no primeiro dia, fora a grama do estádio que não é de ferro, imagino mais de 3.000 foliões pulando dentro daquele estádio matando toda a grama que durou meses pra ficar com a "perfeição que a fifa exigiu" e depois que passar o carnatal o arena das dunas vai ficar com aspecto de 80 anos mais velho esperando o jogo da copa e os turistas olharem pra o estádio e dizerem " ISSO NÃO É UM ESTÁDIO … ISSO É UMA CASA DE TAIPA" Porque né? '-'

    1. Concordo plenamente.. lugar melhor não existe, penso da msm maneira. A rede hoteleira pode até perder hóspedes em busca de tranquilidade, porém estará atraindo outro tipoem busca de agitação. CARNATAL NA VIA COSTEIRA JÁ.

    2. Não dá, Cássia. A via costeira é um corredor. O principal motivo de ser em Lagoa Nova é a questão estratégica para a polícia e ambulâncias (hospitais). Abraços!

    3. eu sou apaixonado por carnatal mais esse ano se o carnatal for no parque aristofanes Fernandes ele perdera toda a sua graça e o seu brilho

    4. Carnatal na Via Costeira é impossível. Tem a questão dos hotéis, a praia muito próxima (o que poderia causar alguns acidentes para aqueles que bebem em excesso), sem contar na área ambiental que a SEMURB não libera.

  17. Chega ser até PALHAÇADA os comentários que estou vendo aqui,Me digam OUTRA FESTA EM NATAL que atrai mais TURISTAS EM NATAL? São João ? Festival de LIVROS ? Pelo amor de DEUS, Respeitem a TRADIÇÃO que o BRASIL todo conhece nossa cidade e respeite a ECONOMIA do ESTADO que o CARNATAL trás para cidade. Todossssss ganham,EUUUU FALEIIII TODOSSSSS, Até os catadores de LATA.

  18. Em resumo o Carnatal, considerando os transtornos e prejuízos causados, o aporte financeiro do Estado e do Município, não tinha como dar errado PARA OS SEUS DONOS.
    Nessas duas décadas nunca apareceu ninguém para demonstrar que essa festa privada que alavanca a economia baiana, traz lucro para Natal. Nunca mostraram um balanço econômico mostrando que o gasto com PM fazendo segurança, URBANA limpando as ruas, dentre outros, promove algo útil para a população.
    Enchem o peito para dizer que vários catadores de latinhas e ambulantes ganham alguma coisa nos quatro dias. Grande retorno esse diante do tumulto gerado.
    E sem esquecer que a DESTAQUE precisou ser processada na Justiça do Trabalho para enfim respeitar os direitos trabalhistas mais básicos dos chamados cordeiros. A real mudança que o Carnatal poderia nos dar era sua extinção.

  19. Ja deu o que tinha que dar, so é bom para os Diretores da Destaque , o governo investe nesse estado e fica na mão de empresa privada , absurdo, nosso dinheiro na mão deles e pagamos caros para seus eventos , OAS faz mas o governo entra com sua parte , como e isso ? deixar tudo pronto para particulares ?

    1. PARA OS LADOS DE PARNAMIRIM TEM MUITO ESPAÇO, PARA O LADA DA PRAIA TAMBÉM TEM UMA AVENIDA CIRCULAR QUE DÁ PARA FAZER E BOM O TAL CARNATAL., POR QUE SÓ NO ESPAÇO DO ANTIGO CASTELÃO TÁ CERTO. VAMOS RENOVAR PÕIE E TROÇO PARA OUTROLUGAR. AQUÍ SÓ TRAZ TRANSTORNOS E PREJUIZOS PARA AS ADJACÊNCIAS. VAI RETO.

    2. Achei péssima a ideia de ser indoor. O Carnatal, apesar dos transtornos temporários, é uma festa tradicional de Natal. O carnaval e Salvador também causa transtorno e ninguém reclama (e olhe que é infinitamente maior). O problema de Natal são os pseudointelectuais ou chatos de plantão que acham que vivem na Europa. Acordem! Não é porque a festa toca música que não agrada a todos, ou porque o trânsito fica ruim que devemos acabar com um evento que já está há 22 anos no cenário de Natal. A copa e a revolta do busão causam o mesmo transtorno.

    3. sou de recife e viajo muito atras de micareta pelo brasil. carnatal é a melhor, mas se vão fazer indoor vai acabar, porque o turista gasta com transporte ,hospedagem,alimentação,e etc e ainda vai gastar com entrada do evento o custo fica muito alto.eu fui esse ano para o fortal e tinha pouca gente.e é assim vai acabando aos poucos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que mulheres não podem aceitar agressões e viver com homem ‘a troco de um prato de comida’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 10, que nenhuma mulher deve aceitar ser vítima violência doméstica pelo companheiro. A declaração ocorreu durante a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, no município baiano de Teixeira de Freitas.

“As mulheres não podem aceitar sofrimento de pessoas que batem nelas. As mulheres não têm que viver com um homem a troco de um prato de comida. A mulher tem que viver porque ele respeita ela, porque trata ela com decência. Tem que morar com ele porque gosta dele e ele gosta dela. Porque se não, a vida não tem sentido”, afirmou.

“A educação é como se fosse um passaporte da liberdade. Com a educação, a gente arruma um emprego melhor, a gente ganha um salário melhor. A mulher não fica dependendo do prato de comida. Se o marido não tratar ela bem, ela fala: ‘pode sair, pode sair que eu não preciso de você’”, disse o presidente no discurso.

Silêncio sobre caso envolvendo o filho

Lula não se pronunciou até o momento sobre a acusação feita por Natália Schincariol contra o filho mais novo dele, Luís Cláudio Lula da Silva. No dia 2 de abril, a médica registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil narrando que, ao longo da relação entre os dois, sofreu violência doméstica, inclusive com agressões físicas. “Me deu uma cotovelada na barriga em uma das brigas no final de janeiro”, disse.

Em nota enviada ao Estadão na época, a defesa de Luís Cláudio afirmou que as declarações da ex-namorada dele são “fantasiosas” e as supostas agressões “inverídicas”. Os representantes do filho de Lula também alegaram que as declarações da médica podem ser enquadradas como calúnia e que serão tomadas “as medidas legais pertinentes”.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia das Mães

Papo de Fogão traz duas receitas para o Dia das Mães ficar ainda mais especial

Esta semana, estamos celebrando o Dia das Mães com um programa especial! Prepare-se para se deliciar com um espetacular Nhoquettone ao gamberi, preparado com maestria pelo Chef Félix dos Santos do DOC Trattoria de Fortaleza/CE. E não para por aí!

Na dica rápida, o Chef Vinicius do Mero Restaurante vai ensinar a preparar um irresistível peixe frito com molho oriental e folha de arroz. Não perca essa oportunidade de surpreender sua mãe com pratos incríveis e cheios de sabor!

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
MATO GROSSO, 8h30
ALAGOAS, 10h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prejuízo das enchentes no Rio Grande do Sul já passa de R$ 8 bilhões

Foto: Antonio Valiente/Anadolu via Getty Images

As enchentes no Rio Grande do Sul ocasionaram até o momento cerca de R$ 8 bilhões de prejuízo financeiro ao estado. Do valor total, R$ 2 bilhões são no setor público, R$ 1,5 bilhão no setor privado e R$ 4,4 bilhões no setor habitacional. Até o momento, foram registrados impactos em 92,3 mil habitações.

Os dados parciais são da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que acompanha diariamente a situação.

Na área pública os principais setores afetados foram: Danos materiais (R$ 417,1 milhões), obras de infraestrutura (R$ 1,5 bilhão), sistema de transportes (R$ 47,7 milhões), assistência médica emergencial (R$ 9,3 milhões), sistema de esgotamento sanitário (R$ 15,6 milhões), limpeza urbana e remoção de escombros (R$ 31,7 milhões), geração e distribuição de energia elétrica (R$ 4,5 milhões), sistema de ensino (R$ 82,1 milhões), abastecimento de água (R$ 11,3 milhões), sistema de controle de pragas e vetores (R$ 1,2 milhão), distribuição de combustíveis (R$ 2,1 milhões), segurança pública (R$ 1,9 milhão) e telecomunicações (R$ 880 mil).

Já no setor privado os prejuízos foram na agricultura (R$ 1,1 bilhão), pecuária (R$ 61 milhões), indústria (R$ 166,3 milhões), comércios locais (R$ 122 milhões) e demais serviços (R$ 28,1 milhões).

Até o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às 14 horas desta sexta-feira (10/5), a tragédia já somava 166 mortes confirmadas e 143 desaparecidos.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Wendel Lagartixa diz que irmão foi preso na Bahia por porte da arma é irregular

O policial militar reformado Wendel “Lagartixa” gravou um vídeo e publicou em suas redes sociais afirmando que teve o irmão preso na Bahia, na noite desta sexta-feira (10). Lagartixa admitiu na gravação que a arma que o irmão portava era irregular. Wendel disse no vídeo que eles estavam a caminho do Rio Grande do Sul.

“Estou indo para a delegacia agora com meu irmão preso por causa de uma arma”, disse. “O meu irmão vinha dentro do carro com a gente. É ilegal? É ilegal. Meu irmão estava com uma arma ilegal porque a gente estava com medo de chegar ao Rio Grande do Sul e topar com muita facção”, completou.

Lagartixa falou também que  foi “arregaçado” por policiais da Bahia. “Nos trataram como lixo”, e que só não foi preso também porque não desacatou os policiais.  “A Polícia, e o tenente da viatura da polícia da Bahia botou para lascar na gente. Polícia Militar me tratou como lixo. Só não me botou no chão porque eu peitei. E disse que se me colocasse… Iam ter que a ver”, finalizou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prazo para declarar IR e entrar no primeiro lote de restituição termina nesta sexta (10)

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Os brasileiros que desejam receber a restituição do Imposto de Renda (IR) 2024 no primeiro lote têm até às 23h59 desta sexta-feira (10) para enviar a declaração à Receita Federal. De acordo com a entidade, os contribuintes serão contemplados conforme a ordem de prioridade, que engloba idosos, pessoas com deficiência e magistrados.

Outro grupo que terá prioridade na hora do pagamento será o de pessoas que utilizarem a declaração pré-preenchida, além daquelas que optarem por receber o valor por PIX. Os serviços, anunciados no ano passado, visam facilitar o preenchimento do documento, que deve ser entregue até o dia 31 de maio – mesma data da primeira restituição.

Ao todo, os pagamentos serão divididos em cinco lotes, sendo depositado sempre no último dia útil do mês:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 28 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Quem deve declarar o IR?

  • Quem recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 30.639,90
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior R$ 200 mil no ano passado
  • Quem obteve, em qualquer mês de 2023, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40 mil, ou com apuração de ganhos líquidos sujeitos à incidência do imposto;
  • Quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
  • Quem teve, em 2023, receita bruta em valor superior a R$ R$ 153.199,50 em atividade rural (contra R$ R$ 142.798,50 em 2022);
  • Aqueles que tinham, até 31 de dezembro de 2023, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil (contra R$ 300 mil em 2022); quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2023;
  • Quem optou por declarar os bens, direitos e obrigações detidos pela entidade controlada, direta ou indireta, no exterior como se fossem detidos diretamente pela pessoa física;
  • É titular de trust no exterior;
  • Deseja atualizar bens no exterior.

Para enviar a declaração do Imposto de Renda é preciso baixar o programa da Receita Federal e preencher as informações pessoais, bem como os dados de rendimentos e despesas. Caso já tenha uma conta Gov prata ou ouro, é possível utilizar a declaração pré-preenchida, minimizando erros.

Após o preenchimento completo da declaração, é preciso escolher a forma de desconto: legal ou simplificada. Quando o valor calculado de imposto a pagar for menor do que o imposto já pago em 2023, o contribuinte terá direito à restituição. Neste caso, é preciso indicar uma conta bancária ou a chave Pix (CPF) para receber o pagamento.

O período para o envio da declaração vai até 31 de maio. Aqueles que perderem o prazo ainda poderão enviar a declaração, mas mediante pagamento de multa por atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74, cifra que corresponde a 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto.

Até o momento, mais de 23,3 milhões de pessoas já enviaram a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal, sendo que 71,3% estão aptos a receber a restituição. Ao todo, a entidade espera 43 milhões de declarações neste ano.

A não declaração do Imposto de Renda pode trazer consequências graves para o contribuinte, como a aplicação de multas e juros, além de poder ficar com o CPF irregular.

Também é possível que o contribuinte caia na malha fina, em caso de erro nas informações, podendo ser investigado pela Receita Federal. Neste caso, o contribuinte deve fazer uma retificação da declaração por meio do site da Receita, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil ultrapassa 2.400 mortes por dengue e mais de 4,5 milhões de casos prováveis

Foto: smuay / stock.adobe.com

O Brasil já tem 2.451 mortes confirmadas por dengue em 2024 e um total de 4.603.825 casos prováveis de dengue, conforme relatório atualizado pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (10).

Em relação aos casos confirmados, já são 2.842.204.

O estado com o maior número de casos prováveis é Minas Gerais, contabilizando 1.339.508 registros, e a unidade federativa com mais óbitos, é São Paulo, com 668 mortes. Nos últimos 24 anos, esses números representam os mais elevados já registrados pelo Ministério da Saúde.

Os números de dengue podem aumentar nas próximas semanas no Rio Grande do Sul devido às enchentes que atingem o estado há quase duas semanas. A situação já contabiliza 141.213 casos prováveis e 128 mortes na região.

Apesar dos números altos, os casos de dengue estão em queda em 21 estados e no Distrito Federal, de acordo com dados da pasta da Saúde.

A secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, vê uma redução significativa nos casos, ressaltando que 22 estados apresentam tendência de queda. Quatro estados —Ceará, Maranhão, Pará e Tocantins— mantêm estabilidade, enquanto apenas o Mato Grosso segue com tendência de alta.

Folhapress

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com ameaça de piratas, militares escoltam remédios e equipamentos de hospitais inundados no RS

Foto: Cristiano Mariz / O Globo

Com a falta de insumos hospitalares na região Metropolitana de Porto Alegre (RS), os militares passaram a fazer operações com a equipe do Sistema Único de Saúde (SUS) para recuperar equipamentos e medicamentos de hospitais inundados.

Uma carga avaliada em R$ 1,5 milhão foi recuperada nesta sexta-feira. Militares e policiais civis com fuzis escoltavam três barcas lotadas de remédios, respiradores e aparelho de diálise do Pronto Socorro de Canoas, hospital de referência mais de 150 cidades no Estado. A unidade está inundada até o segundo andar.

A presença de piratas nas ruas alagadas levou ao reforço da segurança.

— Eles estão saqueando durante a noite. Já deram alguns pipocos para assustar a gente, mas não nos intimidam — disse o tenente do Exército Felipe Nimmiti, que coordenou a escolta da ação.

O tenente vai na frente do barco e sempre engatilha a arma quando avista algum barco suspeito.

Para evitar mergulhar em meio ao lixo tóxico do hospital, militares precisaram abrir um buraco no prédio com marretadas. De lá, escalaram a parede e retiraram os equipamentos.

Na última sexta, cerca de 250 pessoas foram evacuadas às pressas do Pronto Socorro de Canoas. Três pacientes acabaram morrendo no meio do corre-corre – um corpo ainda não foi encontrado.

Os suprimentos médicos foram encaminhados a outro hospital da cidade, que tem atendido os feridos das enchentes.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Lula sanciona lei que permite repasse de recursos de combate à Covid a outras ações de saúde

Foto: REUTERS/Mohamed Abdel-Ghany

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, na quinta-feira (9), um projeto que autoriza que recursos destinados ao combate da Covid-19 sejam repassados para outras ações de saúde.

Com a sanção, estados e municípios poderão transferir saldos remanescentes dos valores repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos de saúde locais para combater a doença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

AÇÃO PIROTECNIA: Ação de Tony Fernandes para afastar Allyson é rejeitada pelo Ministério Público

Foto: Célio Duarte/Arquivo

A Ação Popular protocolada dia 2 passado (veja AQUI) pelo líder oposicionista na Câmara Municipal de Mossoró, vereador Tony Fernandes (Avante), sob o nº 0810214-56.2024.8.20.5106, teve parecer contrário do Ministério Público. Seu principal foco e das forças de oposição era afastar o prefeito Allyson Bezerra (UB), do cargo, por  90 dias.

Na ação, pediu ainda a indisponibilidade de bens e intimação do Município de Mossoró para intervir.

No mérito, solicitou que a Justiça atestasse a prática do ato de crime de responsabilidade e improbidade administrativa pelo prefeito, bem como a devolução pelo ex-secretário de Planejamento Kadson Eduardo de Freitas Alexandre dos salários e diárias de 10/2023 a 03/2024.

Parecer

Titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, a promotora Ana Ximenes assinalou em seu parecer, informando à juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Kátia Cristina Guedes Dias, que não tem quaisquer provas ou quaisquer outros atos a produzir no processo, tampouco possui interesse em assumir o polo ativo da demanda.

No mesmo parecer, o órgão ministerial ressaltou que o próprio autor da Ação Popular, Tony Fernandes, horas depois de ajuizar a demanda, “pediu DESISTENCIA da mesma.”

Explicou o MP, que por conta do “rito procedimental” desse tipo de ação judicial (Ação Popular) não permitir a automática extinção do processo, mesmo após o vereador ter desistido, a juíza intimou o órgão para se manifestar se teria interesse em prosseguir como novo autor da ação. Assim o MP o fez.

A promotora posicionou-se pela extinção do processo, ressaltando ser “evidente, no caso em apreço, a falta de interesse processual (por inadequação da via eleita) e a ausência de legitimidade”concluindo que  tais fatos ensejam necessidade de que a demanda seja extinta, sem sequer o julgamento do mérito.

Fonte: Blog Carlos Santos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Foto: Agência Brasil

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. A garantia é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Diante do risco de haver especulação – e aumento da procura pelo produto, por consumidores preocupados em estocar arroz, para o caso de uma eventual falta nos mercados – o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), uma medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos, para recompor os estoques públicos.

De acordo com a MP, os estoques terão, como destino preferencial, pequenos varejistas das regiões metropolitanas, “dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”.

A expectativa é de que, na primeira etapa, sejam compradas 200 mil toneladas de arroz, que devem ser importados dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.

Abastecimento garantido

Segundo a Federarroz, a colheita no RS abrange, até o momento, 83% do total da área prevista para a safra. A entidade acrescenta que o produto colhido apresenta “boa qualidade e produtividade, o que garante o abastecimento dos brasileiros”.

Presidente da entidade, Alexandre Velho disse que as áreas onde a colheita já foi feita apresentam boas médias de produtividade. “Já temos um bom volume de arroz e mesmo que a gente tenha dificuldades na colheita deste saldo que falta colher, certamente o Rio Grande do Sul tem plenas condições de colher uma safra bem acima dos sete milhões de toneladas”, disse.

“Embora tenhamos este grande problema com relação à colheita do que falta, nós temos plenas condições de afirmar que nós não temos problemas com relação ao abastecimento do mercado interno”, acrescentou.

Segundo ele, há um “problema momentâneo de logística”, principalmente na ligação com o interior do estado, mas a ligação com os grandes centros, por meio da BR-101, está normal. “Temos bastante arroz para deslocar para as regiões centrais do Brasil. Então não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, complementou.

Supermercados

Na mesma linha dos rizicultores, a Associação Brasileira de Supermercados informou estar normalizado o abastecimento no varejo, “com diversas marcas, preços e promoções para atender à demanda de consumo tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce”.

A entidade, no entanto, recomenda, aos consumidores, que não façam estoques em casa para que todos tenham acesso contínuo ao produto.

Em caráter preventivo, a Abras manifestou apoio à abertura da importação anunciada pelo governo federal para completar o abastecimento da população brasileira.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *