O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da Promotoria de Justiça de Lajes, emitiu recomendação publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (7) para que o presidente da Câmara Municipal de Pedro Avelino suspenda imediatamente qualquer tentativa de antecipar a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028, uma manobra que vinha sendo articulada nos bastidores do Legislativo local.
A recomendação, assinada pela promotora Juliana Alcoforado de Lucena, veio após o Ministério Público constatar a intenção do atual presidente da Casa em realizar a eleição ainda neste ano — uma prática considerada ilegal, antidemocrática e desprovida de qualquer justificativa razoável, segundo reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
O órgão ministerial lembrou que o STF, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7350/DF, já firmou entendimento claro: não é possível antecipar de forma desarrazoada a escolha da Mesa Diretora para um mandato futuro, sob pena de ferir os princípios da representatividade e da periodicidade dos pleitos.
Na mesma linha, o Supremo reafirmou essa posição ao julgar a ADI 7733, relativa à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, estabelecendo que as eleições para o segundo biênio de qualquer legislatura só podem ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato correspondente.
Mesmo com a jurisprudência consolidada e com precedentes recentes — inclusive envolvendo outras Câmaras Municipais, como a de Angicos, que teve sua eleição anulada pelo MP em fevereiro deste ano —, o presidente da Câmara de Pedro Avelino insistia na tentativa de garantir, com larga antecedência, o controle político da Casa para os próximos anos.
A iniciativa foi vista por observadores políticos como uma tentativa clara de perpetuação no poder, desrespeitando o princípio da alternância e o direito da população de ter uma representação renovada conforme o resultado das urnas e a correlação de forças políticas de cada momento.
O Ministério Público, ao agir, deu um recado contundente em defesa da legalidade e da democracia representativa. A recomendação expedida determina que o Legislativo se abstenha de realizar qualquer eleição antes de outubro de 2026, além de orientar que o conteúdo da decisão seja amplamente divulgado entre todos os vereadores.
O episódio expõe os movimentos erráticos que o presidente da Câmara Municipal, Jussiê Souza vem promovendo para se posicionar como pré-candidato a prefeito em 2028. O Ministério Público mostrou que está atento — e disposto a agir quando limites são ultrapassados.
O site http://www.calendario.com.br traz todos os calendários das cidades sede. Tem todas as informações de jogos (jogo, data, horário) da copa, separado por cidade.
Além disso, tem os calendários de todas as cidades do Brasil com seus feriados. Confiram!
Não faz diferença nenhuma na minha vida….. aliás, acho que vai atrapalhar muito. A Copa deveria ser em um país europeu, com estrutura física e financeira para tal, com obras que caminham em passos de progresso, sem desvio de verba e de conduta, com planejamento urbano que corresponde à quantidade de pessoas e suas expectativas como aeroportos modernos, rodoviárias confortáveis, metrôs, ciclovias, calçadas planas, maior quantidade de ônibus, sem falar do fundamental, RESPEITO, em especial, no trânsito das pequenas e grandes cidades. Para um evento tão grande neste pobre país, falta ainda, mais que tudo, segurança e cumprimento das leis e penas instituídas. O povo não sabe respeitar, não tem educação, muito menos tolerância…. iremos mais uma vez mostrar ao mundo o nosso Brasil: um país pobre, vulgar, esculhambado, depredado, com muita bunda, samba, caipirinha e praia., muito ladrão, pichação, pouca polícia, muito corrupto, muita miséria, distorção de valores, violência e nada de estrutura. Vergonha total!!!
GOSTO MUITO DE TRABALHAR MAIS ISSO ACONTECE UMA VEZ NA VIDA, PORQUE QUANDO TEVE A COPA EM 50 EU NÃO ERA NEM NASCIDA, E DEPOIS DESSA DE 2014, PROVAVELMENTE NÃO ESTAREI NEM VIVA, POIS DEVIRIAMOS APROVEITAR POIS A VIDA É SOU UMA, E NÃO VEJO ESSA PESSOA QUE NÃO SE EMOCIONA COM A COPA DO MUNDO, SÓ ESPERO QUE O BRASIL GANHE PARA A FELICIDADE DE TODOS.
E se for campeao o q vc. vai ganhar com issooo?
pelamordedeus, é por causa de pensamentos assim que o Brasil está atrasado. Vamos trabalhar pra tirar essa geração do atraso educacional e criar uma perspectiva de um país forte.
estou contigo
e por isso que continuo sem dinheiro, sem cs, sem educação e nos dias de festa eu viro ladrao pq n tenho nem um tustao…kkkkkkkk o pais da graça…
"Este é um país que vai ora frente, ÔÔÔÔÔ.. De uma gente feliz e tão contente, ÔÔÔÔÔÔ".
Onde se lê "feliz", leia-se, "amiga"..
É um país de vagabundos !! Por isso não presta !!!
Antenado no whatsapp!!! kkkkkk