Política

Corda Esticando: 51% dos diretórios estaduais do PMDB já defendem uma pré-convenção em abril

Está mais avançada do que supõe o Palácio do Planalto a articulação para convocar uma pré-convenção do PMDB no mês abril. Sem alarde, os descontentes do partido do vice-presidente Michel Temer recolhem assinaturas dos presidentes dos diretórios estaduais da legenda. Dos 27, nada menos que 14 (51,8%) já assinaram ou se comprometeram a rubricar o requerimento. Para que o encontro aconteça, bastaria a adesão de nove diretórios.

Deve-se a deflagração do abaixo-assinado à bancada do PMDB na Câmara. Liderados por Eduardo Cunha (RJ), os deputados da legenda dividiram tarefas para apressar a coleta das assinaturas. Planeja-se formalizar o pedido já na terça-feira (11), dia em que os congressistas retornam do autoconcedido superferiadão de Carnaval.

“Queremos discutir com antecedência a formação dos palanques estaduais”, diz o deputado cearense Danilo Forte, vice-líder do PMDB na Câmara. “A ideia é liberar os diretórios para fazer as alianças que quiserem. O PT, com seu projeto hegemônico, está vindo para cima das nossas bases nos Estados. E nós achamos que esse debate deve ser feito antes da convenção de junho.”

Em viagem ao exterior, o líder Eduardo Cunha monitora os movimentos de sua bancada enquanto troca insultos com dirigentes do PT pelo Twitter. Permeado de adjetivos como “vagabundo”, “chantagista” e “pilantra”, o vale-tudo verbal foi tema da reunião que Lula, Dilma Rousseff e o alto comando do comitê reeleitoral mantiveram no Palácio da Alvorada na noite de quarta-feira (5).

Preocupado, Lula recomendou panos quentes. Nesta quinta-feira (6), num gesto incomum, o próprio Lula tocou o telefone para o senador Valdir Raupp (RO), que responde pela presidência do PDMB desde que Michel Temer licenciou-se do posto para exercer a vice-presidência da República. O padrinho de Dilma pediu a Raupp que o ajude a pacificar o pedaço rebelado do PMDB. Fez isso num instante em que a insubordinação personificada em Eduardo Cunha começa a contagiar membros da bancada peemedebista do Senado.

Raupp conversou também com Temer, que, a exemplo de Eduardo Cunha, está no estrangeiro. Depois, o senador desperdiçou parte do seu tempo disparando telefonemas para presidentes de diretórios estaduais do PMDB. Farejou o cheiro de queimado. Mas a extinção do incêndio exigirá mais do que meia dúzia de apelos de Raupp, um presidente que a maioria do partido considera, por assim dizer, decorativo.

Munido das quatro assinaturas que lhe coube recolher das 14 prometidas, o vice-líder Danilo Forte antecipa os próximos lances. “Em reunião marcada para terça-feira, vamos juntar as assinaturas. Se estiver tudo certo, vamos formalizar a entrega. Estamos inclusive convidando o Raupp para participar do encontro da bancada. Agora que ele está se arvorando em conciliador, convém conhecer as dificuldades que enfrentamos, já há algum tempo, na relação com o governo e o PT.”

Presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima, ex-ministro de Lula e ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal sob Dilma, ainda não foi seduzido pelos defensores da pré-convenção de abril. “Quero ver qual será a pauta. Se for para romper com o governo antes de junho, estarei lá. Se o texto for dúbio, se der magem à interpretação de que a pré-convenção tem o intuito de chantagear o governo para ter mais um ministeriozinho ou resolver problemas pontuais, não irei.”

Geddel acrescenta: “Se for uma pauta única, claramente voltada para liberar as coligações nos Estados, vou refletir. Considero desnecessário. Mas, por solidariedade, posso comparecer.” Adversário do PT baiano, Geddel tenta colocar em pé sua candidatura ao governo da Bahia. Negocia o apoio do PSDB e do DEM. E se dispõe a recepcionar em seu palanque o presidenciável tucano Aécio Neves.

Acha a pré-convenção desnecessária porque já se considera liberado para costurar no Estado o tricô que bem entender. Geddel pensa alto: “Michel Temer é vice-presidente hoje. A convenção de junho decidirá se ele será ou não candidato à vice-presidência em 2014. O quadro hoje é muito diferente de 2010, quando o PMDB estava unido”.

Geddel arremata seu raciocínio: “Ora, se o grupo favorável à reedição da aliança com o PT tiver uma força tamanha para decidir que o Temer será candidato a vice e que o partido não poderá ficar livre nos Estados, qualquer decisão que for tomada nessa pré-convenção estará caduca. O que vale é a convenção. Se, por outro lado, a candidatura do Temer não for aprovada e o partido nos libera, a pauta da liberação antecipada das coligações é desnecessária. Hoje, não há ninguém com autoridade no PMDB para me dizer que não posso conversar com quem eu quiser.”

Assim, o principal parceiro do PT na corrida sucessória —dividido entre o interesse de seus caciques regionais e a conveniência de Michel Temer. Dilma trata o parceiro na base do tranco porque sabe que, no plano federal, sua candidatura ainda é a única opção de que o PMDB dispõe. Dono de um faro mais apurado, Lula aconselha a pupila a descer do salto.

Na sucessão de 2002, Lula obteve o apoio do pedaço do PMDB controlado por José Sarney e Renan Calheiros. Mas a ala de Temer, então majoritária, aprovou em convenção a entrega do tempo de propaganda do partido no rádio e na televisão ao rival tucano José Serra. Eleito, Lula só reuniu todo o partido em torno de si depois que levou o PMDB da Câmara para a Esplanada dos Ministérios. Terminou de soldar as pontas ao aceitar Temer como segundo da chapa de Dilma, em 2010.

Hoje, não há no partido de Temer uma maioria capaz de empurrar o PMDB para dentro de uma coligação adversária. Mas Lula enxerga no prenúncio de derretimento da frágil unidade do PMDB o risco de o partido deliberar na convenção de junho que não apoiará nenhuma candidatura presidencial em 2014. Algo que retiraria de Dilma a vitrine televisiva do pseudoaliado, fragilizando-a.

Presente à reunião noturna do Alvorada, o ministro petista Aloizio Mercadante (Casa Civil) concederá nesta sexta-feira (7) uma audiência a Valdir Raupp. Pela cartilha de Lula, a conversa só fará sentido se Raupp sair do Planalto com algo que o torne menos decorativo aos olhos do naco rebelado do PMDB. Na dúvida, os organizadores do requerimento da pré-convenção fazem segredo dos nomes dos signatários. Tentam proteger-se da previsível pressão pelo esvaziamento da peça.

Opinião dos leitores

  1. Os políticos preocupados com suas composições políticas e a população fica com o aumento dos assaltos, crimes, roubos, insegurança, impunidade, apagões, etc, etc,etc
    Cria vergonha POVO seu VOTO tem peso e valor…. ACORDA POVO!!!

  2. Eu não sei porque o PMDB aceita ter papel secundário na política brasileira. Um partido com longa história, que participou de todas as lutas importantes para a implantação da democracia do país, se submete às vontades do PT, um partido envolto em maracutaias, e com atitudes ditatoriais. Não sei qual é o seu medo .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Comitiva brasileira vai aos EUA discutir embate de Musk com Moraes

Foto: Reprodução

Uma comitiva de congressistas brasileiros estará na próxima semana nos EUA para discutir ataques à democracia nos 2 países com políticos norte-americanos envolvidos na investigação da invasão ao Capitólio, em 2021. O grupo é liderado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Os embates entre o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes estão “na ordem do dia”, apesar de não ser o tema central da viagem, disse a senadora ao jornal Folha de S.Paulo.

“Quando falamos do caso do Elon Musk, estamos tratando de democracia, respeito ao processo democrático, inclusive interno ao país. Temos um inquérito muito grande que já condenou várias pessoas e outros tramitando, e todos eles têm de alguma forma relação com fake news, com uma tentativa de banalização das redes sociais”, afirmou a senadora. Além de Eliziane Gama, integram a delegação o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PC do B-RJ).

Conforme a publicação, o grupo deve ficar nos EUA de 29 de abril a 2 de maio. A viagem foi organizada e será paga pelo Instituto Vladimir Herzog. Uma das pessoas com quem os congressistas brasileiros devem se reunir é o deputado norte-americano Jamie Raskin (Maryland), do Partido Democrata. Ele faz parte do comitê da Câmara dos Deputados dos EUA que investigou a invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, em 6 de janeiro de 2021. O democrata ainda foi líder da acusação no 2º processo de impeachment contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump.

“A ideia agora é fazer um debate aprofundado, que pode levar a bons resultados em relação ao fortalecimento da democracia e o combate às fake news”, disse Eliziane. Ela foi relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigou a invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Ao jornal, a senadora reconheceu a semelhança entre os 2 episódios, mas afirmou que o Brasil “caminhou um pouquinho mais” na investigação e responsabilização dos envolvidos. Ela citou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que não ocorreu com Trump.

Não está confirmado, mas estão sendo organizados encontros com líderes democratas, como o senador Bernie Sanders (Vermont) e os deputados Alexandria Ocasio-Cortez (Nova York), Susan Wild (Pensilvânia), Jim McGovern (Massachusetts), Sydney Kamlager-Dove (Califórnia), Joaquin Castro (Texas), Cori Bush (Misoo e Chuy Garcia.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 61% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão federal.

O governo Lula foi aprovado por 61%, enquanto 33% reprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 72% da população

 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão estadual.

 

O governo Fátima Bezerra foi reprovado por 72%, enquanto 22% aprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Sonyara é aprovada por 86%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão municipal.

 

A gestão da prefeitura Sonyara Ribeiro foi aprovada por 86%, enquanto 9% reprovam e 5% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS REJEIÇÃO: Elíria é a mais rejeitada por 19%, Edielson 18% e Nildo 12%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre em quem os entrevistados não votariam.

 

Elíria foi a mais rejeitada por 19,5%, Edielson 18% e Nildo 12%. 34,3% branco ou nulo e 16,3% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 3: Nildo venceria com 71% contra 13% de Elíria

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um terceiro levantamento estimulado entre Nildo e Elíria.

 

Nildo venceria com 71,3% contra 13% de Elíria. Já 10% ninguém, branco ou nulo e 5,8% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 2: Nildo venceria com 69% contra 3% de Edielson

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um segundo levantamento estimulado.

 

Nildo Galdino venceria o duelo contra Edielson Souza com 69,3% contra 3,8% do adversário. Já 16,3% não responderam e 10,8% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA: Nildo Galdino tem 69% conta 11% de Elíria 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também levantamento estimulado. Neste cenário, Nildo lidera com 69,8%, seguido de 11,3% de Elíria e 1,5% de Edielson Souza. Ainda 13,3% não responderam e 4,3% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESPONTÂNEA: Nildo lidera com 61% contra 8% de Elíria e 1% de Edielson

 

O BLOGDOBG publica a partir de agora pesquisa Seta realizada no município de Lagoa de Velhos com números da corrida eleitoral e avaliação administrativa. A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

No cenário espontâneo para prefeito, Nildo lidera com 61,5% contra 8,5% de Elíria, 1,3% de Edielson e 0,8% de Sonyara. Ainda 18,3% não responderam e 9,8% branco ou nulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica de psicóloga encontrada morta em Assú

Vídeo: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica onde a psicóloga Fabiana Maia Veras foi encontrada morta na cidade de Assú, distante 235 quilômetros de Natal (RN), na noite de segunda-feira (23). De acordo com o 10º Batalhão da Polícia Militar da cidade, filmagem de circuito de vigilância flagrou o momento em que um homem de baixa estatura, forte, vestido com camisa social, calça jeans e rosto coberto com um pano aparece aguardando a psicóloga abrir a porta.

O relógio da câmera marcava 16h45 quando Fabiana foi atender a porta. Nas imagens é possível ver que ela demora a reconhecer o rapaz, mas abre mesmo assim e ele entrou na clínica. As ações da vítima demonstram que ela parece conhecer o suspeito. De acordo com o relato da PM, a todo tempo a psicóloga se mostra admirada com as roupas do homem como se realmente o conhecesse.

O vídeo mostra também eles dois entrando em um compartimento da casa. Após 20 minutos, o suspeito sai somente com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo. Segundo informações do 10º BPM de Assú, o veículo trata-se de um Peugeot Sedan de cor preta e tinha além do motorista outra pessoa no banco da frente. O suspeito entra no carro e sai.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *