Denúncia

Deputados e Secretários filiados ao PSDB receberam propina, diz ex-diretor da Siemens

Fachada da Siemens

Ex-diretor da Siemens acusou PSDB e DEM de fazer caixa 2 de campanha (Fabrizio Bensch/Reuters)

Em relatório entregue no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma que o atual secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo, o deputado licenciado Edson Aparecido (PSDB), foi apontado pelo lobista Arthur Gomes Teixeira como um dos destinatários de propina paga por empresas suspeitas de participar do cartel de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal. Os documentos foram divulgados nesta quinta-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Rheinheimer é um dos seis ex-funcionários da Siemens que assinaram um acordo com o Cade um mês depois de a empresa alemã revelar as ações do cartel. Ele também cita o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) como suposto beneficiário.

É o primeiro documento oficial que vem a público contendo referências a supostas propinas pagas a políticos ligados a governos do PSDB em São Paulo. Até agora, o Ministério Público e a Polícia Federal apontavam suspeitas de corrupção que envolviam apenas ex-diretores de estatais como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As acusações do ex-diretor da Siemens foram enviadas pelo Cade à Polícia Federal e anexadas ao inquérito que investiga o cartel.

No texto, Rheinheimer afirma ainda ter em seu poder “uma série documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção em de São Paulo durante os governos (Mário) Covas, Alckmin e (José) Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa dois do PSDB e do DEM”. “Trata-se de um esquema de corrupção de grandes proporções, porque envolve as maiores empresas multinacionais do ramo ferroviário como Alstom, Bombardier, Siemens e Caterpillar e os governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal”, escreveu.

Outros quatro políticos são citados pelo ex-diretor da Siemens como “envolvidos com a Procint”. A Procint Projetos e Consultoria Internacional, do lobista Athur Teixeira, segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, é suspeita de intermediar o dinheiro repassado pelas empresas a agentes públicos.

O documento menciona o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e os secretários estaduais José Aníbal (Energia) e Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), ambos do PSDB, além do democrata Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico).

Rheinheimer foi diretor da divisão de Transportes da Siemens, onde trabalhou por 22 anos, até março de 2007. Ele e outro delator prestaram depoimento à Polícia Federal em regime de colaboração premiada – em troca de eventual redução de pena ou até mesmo perdão judicial. Esses depoimentos estão sob sigilo.

FONTE: VEJA

Opinião dos leitores

  1. Não dramatiza senhor Sérgio. Encare os fatos e perceba que não há apenas a defesa de Petistas ou da própria Corrupção em si. Abra os olhos e se desarme, que queremos o mesmo, não? Queremos ver IGUALDADE de tratamento e criticamos o uso, isso sim das tais armas (Jornalismo/mídias, Judiciário, MP, Política, ENTRE OUTROS) para jogar cortina de fumaça onde existem fatos claros de DISCRIMINAÇÃO e PERSEGUIÇÃO direcionadas, quando verificamos que casos muito mais escabrosos e antigos do que esse do Mensalão tiveram e continuam tendo tratamento diferente. Quer fingir que não vê? Continue sua sagrada saga de passionalidade e fanatismo. Pois devemos reconhecer que os Petistas cometeram e cometem crimes como todos os outros, devendo ser punidos tão rigorosamente e com a mesma agilidade dos demais. Porque esse privilégio exagerado com os holofotes prontos (parecendo terem sido avisados antecipadamente para garantir o show da noite num dia feriado nacional) para documentar um avião especial da Polícia Federal transferir presos algemados para Brasília, trancafiando-os em regime diverso do que haviam sido condenados, sem as devidas cautelas como a ausência da Carta de Sentença?
    Caro Sérgio, acredito que vc é um dos milhões de brasileiros que desejam como eu, ver a moralização da Gestão Pública com tratamento ISONÔMICOS para os que fazem bem o bem e mal o mal. Somos pessoas que não podemos privilegiar somente os "tais ladrões" dos partidos que somos contrários, como se fôssemos de torcidas organizadas de times de futebol em que os nossos clubes não tivessem defeitos (ao menos os fanáticos não os enxergam), enquanto os outros times tem todos os defeitos do mundo e se não tiverem eu invento, aumento e provoco de alguma maneira, passando a divulgar tudo contra eles e mais alguma coisa tipo piadinhas de salão denegrindo suas imagens. Coisas de criança e adolescentes, não?
    Na Política acho que devemos ter mais critério e esse critério precisa ser isento o suficiente para perceber suas próprias contradições e paradoxos, ao ponto de exigirmos IGUALDADE e VERDADE, seja ela qual for e doa a quem doer. O mensalão já terminou e alguns réus já estão na cadeia, agora é hora de exigirmos uma resposta em relação a outros caos até mais antigos que não tiveram ainda o seu desfecho e não tramitam com a mesma celeridade que esse teve. Essa é a discussão e não podemos sair do foco sob pena de sermos considerados apenas torcedores querendo ver a desgraça do adversário e não exatamente que a JUSTIÇA seja feita. Esse deve ser o nosso farol e não outro. Afinal "UM ERRO NÃO PODE JUSTIFICAR OUTROS", isso é o que eu penso.

  2. De repente corrupção passou a ser algo que deve ser não reprimida, punida e quem sabe banida da vida politica do país para se tornar arma de campanha.
    É como se dependendo do partido ou dos partidários fosse o caso de punição ou de perdão.
    Independente de ser do PT, PSDB, PQP ou qualquer outra sigla, que vá para a cadeia.
    O choro vem na maioria de petistas que em pleno surto de perseguição acham que há uma caça aos anjos de seus quadros. Esquecem que eles estão no poder, que nomearam a maioria dos ministros do Supremo, que pagam jornais e revistas por meio da publicidade governamental, que financiam artistas e seus projetos criando uma roda de "intelectuais" prontos para defender o partido, e que apesar disso tudo, considerando as provas existentes, e para passar por cima de tudo isso, de todo o aparelhamento, só com provas portentosas, condenou-se uma quadrilha e a mandaram para o presídio assim como fazem com qualquer mortal.
    Aliás o problema não está em mandar petistas para a cadeia, mas em não mandar todos os que mereciam.
    Ridículo ler mensagens condenando a "corrupção do PSDB", comparando um caso com o outro. Não inocentem os PTralhas com a culpa dos Tucanos. Sejam éticos e morais em porção suficiente para condenar todos. Não existe corrupção boa!
    Finalmente chegamos ao ponto em que se prendem os quatros "Ps": puta, pobre, preto e petista. Que venham outras letras.

  3. Agora quero ver as mesmas críticas inflamadas por condenação, justiça e cadeia para os corruptos. Do contrário vou acreditar que tudo não passava de um linchamento passional direcionado aos vencedores eleitoralmente, realizado por fanáticos derrotados nas urnas com as mesmas armas que usam, usaram e continuam usando…
    É importante mantermos o ímpeto e a vigilância para que todos os CORRUPTOS sejam enquadrados, não é mesmo?
    COM A PALAVRA OS PALADINOS DA MORAL E DA ÉTICA QUE SEMPRE FORAM TÃO NUMEROSOS E PRÓDIGOS.
    AFINAL: "Um erro não pode justificar outros!"

  4. GENTE PELO AMOR DE DEUS esse País não tem jeito. O que nós ainda estamos esperando ? As mudanças devem acontecer agora, seja na força ou na força. Temos outra opção, Não reclamar de nada e apenas assistirmos como bom samaritano toda desgraça e roubalheira, esperando que se passe mais uns quinhentos anos e ainda ao final desse tempo, fazer uma análise para saber se o Brasil terá ou não salvação !!!

  5. 20 anos de corrupção, recebimento de propinas, desvio de verbas públicas, fraldes em licitações e caixa 2 para campanhas do PSDB e DEM.
    Desvios de dinheiro que fazem o mensalão parecer troco de cafezinho.
    Tudo isso na administração do PSDB em SP, devidamente blindada com o bloqueio de qualquer CPI e com a devida vista grossa do MP estadual e federal para as denúncias que chegou ao ápice com o Procurador da República Rodrigo de Grandis que “engavetou” por mais de cinco anos as apurações de pagamentos de propina pelas multinacionais Alstom e Siemens a dirigentes privados e políticos ligados ao PSDB.
    Vale salientar que o escândalo só veio a tona em razão da apuração na França, Alemanha, Suíça, porque as autoridades brasileiras são inertes quando se trata de apurar corrupção contra o PSDB e DEM.

  6. ESTES SÃO DOS QUE PODEM ROUBAR, TORTURAR E AINDA SER PROTEGIDOS PELO JUDICIÁRIO BRASILEIRO. QUE O POVO, COM O VOTO POSSA BANIR OS VERDADEIROS LADRÕES DO BRASIL. VIVA O PT, QUE COM TRANSPARÊNCIA FAZ O BRASIL CRESCER.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil captura no bairro das Quintas os dois fugitivos de Alcaçuz

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, através da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR/NATAL), capturou na noite desta terça-feira (21), os dois foragidos da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. A prisão ocorreu na Comunidade do Japão, no bairro Quintas, Zona Oeste de Natal.

Na oportunidade, a Polícia Civil localizou Gustavo da Rocha Dias, 29 anos, e Ricardo Campelo da Silva, de 43 anos, ambos condenados pela Justiça. Duas armas de fogo foram apreendidas em posse da dupla, além de munições e celulares. Uma mulher, de 25 anos, também foi presa por furto.

A dupla escapou da unidade prisional no dia 30 de abril de 2024. Desde então, as forças de Segurança Pública realizaram buscas para recapturá-los após 21 dias. Os foragidos foram localizados na Comunidade do Japão, após investigações que apontaram o local como possível esconderijo e uma ligação com suspeitos envolvidos em outros crimes.

Os foragidos foram autuados pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e encaminhados ao sistema prisional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Embraer”, comemorou Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o fato de a empresa norte-americana Boeing ter desistido de comprar a brasileira Embraer. “Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Embraer”, disse Lula.

A declaração aconteceu nesta segunda-feira (20) durante reunião para anúncios referentes ao setor da indústria do aço, no Palácio do Planalto.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bandidos atiram contra viatura do BP Choque em Nova Parnamirim e policiais reagem; quatro criminosos morreram

Quatro bandidos morreram após troca de tiros com policiais militares do BP Choque que realizavam patrulhamento em Nova Parnamirim, na comunidade conhecida como Portelinha, na noite desta terça-feira (21).

Ao perceberem a chegada da viatura no local onde estavam, os bandidos começaram a atirar e a equipe prontamente revidou. Foram apreendidas armas, munições e celulares que estavam de posse dos criminosos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Atleta do Rio Grande do Norte é campeã brasileira de Kata e Kumite

A atleta Maria Gabriela Pessoa, de Canguaretama, sagrou-se campeã da I fase do Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo, realizado no ginásio Caio Martins, Rio de Janeiro, no último final de semana. O Campeonato serviu como etapa classificatória para o mundial que será realizado em Buenos Aires, Argentina, em outubro desse ano.

Maria Gabriela concorreu na categoria 10-11 anos, até a faixa amarela e -40kg, e está, para variar, sem patrocínio para disputar o mundial da categoria. Nessa terça-feira (21), Gabriela foi recebida em sua escola em Canguaretama por todos os alunos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo suspende leilão para compra de 104 mil toneladas de arroz para garantir abastecimento após as enchentes no RS

Foto: ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) suspendeu o leilão de compra de 104 mil toneladas de arroz beneficiado polido, previsto para ocorrer nesta terça-feira (21). A Conab divulgou na noite de ontem (20) um comunicado informando a nova data de realização “será publicada oportunamente”.

O leilão tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da oferta nacional do produto.

Ainda ontem, em reunião extraordinária, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as tarifas para dois tipos não parabolizados e um tipo polido/brunido do grão. A medida vale até 31 de dezembro. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) vai monitorar a situação para reavaliar o período de vigência, caso necessário.

Para zerar as tarifas, os três tipos de arroz foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul. A medida, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), foi pedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Atualmente, a maioria das importações de arroz no Brasil vem do próprio Mercosul, sem pagar tarifa de importação. O Mdic informa que a redução a zero da alíquota abre espaço para a compra de arroz de outros grandes produtores, como a Tailândia. Até abril deste ano, o país asiático respondia por 18,2% das importações brasileiras de arroz.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto de Lei cria Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional

Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal, desta terça-feira (21), os vereadores Daniel Valença (PT), Bispo Francisco de Assis (Republicanos) e Professor Robério Paulino (PSOL) aprovaram o Projeto de Lei n° 310/2023 que autoriza a Prefeitura a instituir o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional nas escolas da rede municipal de ensino da capital potiguar.

Proposto pelo vereador Robério Paulino, o projeto visa primordialmente aprimorar o processo educativo nas escolas por meio do desenvolvimento da inteligência emocional de professores a alunos, promover a melhoria da atenção, da concentração e do desempenho cognitivo, afetivo e emocional, reduzir os níveis de ansiedade, estresse, fobias, medos, a incidência de violência, bullying e os índices de evasão escolar e promover a melhoria da qualidade de vida de professores a alunos.

“A matéria se justifica em razão da crise da saúde mental na atualidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atualmente o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos mentais, tendo 18 milhões de pessoas com ansiedade e 12 milhões com depressão, o que corresponde respectivamente a 9,3% e a 5,8% da população total. Em Natal não é diferente. Portanto, é dever do poder municipal destinar programas preventivos aos estudantes do ensino fundamental, haja vista que a escola é o maior centro de convivência e troca de experiências de crianças e jovens”, defendeu Robério.

A Comissão de Educação também aprovou o PL 139/2023, do vereador Milklei Leite (PV), que institui a Campanha Permanente de Valorização das Meninas e Prevenção ao Machismo nas escolas municipais. Para a efetivação da Campanha, cada unidade escolar criará uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de orientar e conscientizar os alunos acerca dos direitos das mulheres, assim como fomentar o combate ao machismo.

Outros destaques foram os pareceres favoráveis aos PLs 568/2023, da vereadora Júlia Arruda (PCdoB), que dispõe sobre a instituição do Centro de Memória Popular da Cidade de Natal e 5740/2023, do vereador Hermes Câmara (PSDB), sobre a criação do Programa de Lições de Ética e Cidadania na Rede Pública e Privada de Ensino do Município.

“Tivemos mais uma reunião proveitosa e propositiva, com projetos analisados, debatidos e votados de forma criteriosa, além de outros tantos encaminhados para as devidas relatorias. Então, posso avaliar como positivo o encontro e dizer que vamos continuar cumprindo o nosso dever de fiscalizar os serviços de educação ofertados na cidade, debater assuntos de interesse público e votar matérias importantes para a população”, concluiu o presidente do colegiado, vereador Daniel Valença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Militantes de esquerda invadem sessão sobre escolas cívico-militares na Assembleia Legislativa de SP

Na tarde desta terça-feira, 21, militantes de esquerda invadiram o plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) antes da votação do projeto de lei que prevê a implementação de escolas cívico-militares nas redes municipal e estadual de ensino.

O Projeto de Lei Complementar 9/2024 é de autoria do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O policiamento na casa foi reforçado para a sessão. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível visualizar os militantes em confronto com os policiais.

O tumulto começou no corredor que dá acesso ao Salão dos Espelhos, onde os policiais militares do Batalhão de Ações Especiais de Polícia, carregando escudos, se enfileiraram.

Momentos antes do início da sessão de votação, alguns jovens invadiram o plenário. Um deles teve de ser imobilizado pela polícia. Durante a ação, os manifestantes gritaram “liberdade já” e proferiram ofensas às forças de segurança.

Seis militantes foram detidos

Em nota, a Alesp informou que seis militantes foram detidos. Eles foram contidos pela Polícia Militar e, posteriormente, foram apresentados à Polícia Civil.

O projeto do governador Tarcísio de Freitas permite que escolas públicas do ensino fundamental, médio e educação profissional se transformem em escolas cívico-militares, com ênfase em áreas de alta criminalidade.

A administração pedagógica seria conduzida pela Secretaria da Educação, enquanto a administração e disciplina seriam responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública.

A Secretaria da Educação, seria a responsável pela coordenação das atividades extracurriculares, em colaboração com outras entidades e supervisionadas por monitores não armados, que podem ser militares aposentados.

Em julho do ano passado, Tarcísio prometeu criar o programa próprio de escolas cívico-militares e ampliar o número de unidades no Estado depois de o governo Lula encerrar o programa nacional.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. AS PÉROLAS DO ESTADISTA. ESTADISTA, NÃO. O INDIVÍDUO QUE SE ENCONTRA COMO PRESIDENTE. ESTÁ PRESIDENTE.👇👇👇👇👇👇

    🚨🚨🚨 Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Embraer”, disse Lula. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (20) durante reunião para anúncios referentes ao setor da indústria do aço, no Palácio do Planalto.
    🚨🚨🚨Ainda bem’ que ‘monstro’ do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula.

    🚨🚨🚨“Afrodescendente assim gosta do batuque de um tambor”, diz Lula diante de jovem negra durante evento em SP;

    🚨🚨🚨Lula se surpreende com “gente negra” do RS
    “Eu falei para a Janja no domingo que é impressionante. Eu não tinha noção que aqui tinha tanta gente negra. E ela me falou que são os mais pobres“

  2. Se fosse no congresso seria tentativa de abolição do estado democrático de direito. Pilantras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

Fotos: Carlos Moura/SCO/STF | Fernando Lemos/O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o executivo Marcelo Odebrecht.

“Em face do exposto, defiro o pedido constante desta petição e declaro a nulidade absoluta de todos os atos praticados em desfavor do requerente no âmbito dos procedimentos vinculados à Operação Lava
Jato, pelos integrantes da referida operação e pelo ex-juiz Sérgio Moro no desempenho de suas atividades perante o Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, ainda que na fase pré-processual, determinando, em
consequência, o trancamento das persecuções penais instauradas em desfavor do requerente no que atine à mencionada operação”, afirmou o magistrado em decisão proferia nesta terça-feira (21).

Toffoli, porém, manteve a delação do ex-presidente da empreiteira. “Por fim, ressalto que a declaração de nulidade dos atos praticados na 13ª Vara Federal de Curitiba não implica a nulidade do acordo de colaboração firmado pelo requerente —revisto nesta Suprema Corte—, que sequer é objeto da presente demanda”, seguiu.

Marcelo Odebrecht foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro em 2016. Fez acordo de delação que reduziu a pena para dez anos. Em 2022, Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu o período para sete anos, agora já cumpridos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. O voto do cabrest0 ,tá muito evidente,a esquerda está morta de vergonha mas prefere morrer de que aceitar a cagalada

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Imposto de Renda: 32% dos contribuintes do RN ainda não fizeram a declaração

Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O prazo para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 termina no dia 31 de maio e no Rio Grande do Norte pelo menos 32% dos contribuintes ainda não prestaram contas à Receita Federal.

Segundo a Receita Federal, são esperadas 438.968 declarações no Rio Grande do Norte. Até às 15h desta terça-feira (21), 297.325 foram entregues.

Em todo o país são esperadas 43 milhões de documentos.

Quem não enviar dentro do prazo fixado, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2024

  • quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 em 2023. O valor é um pouco maior do que o da declaração do IR do ano passado (R$ 28.559,70) por conta da ampliação da faixa de isenção desde maio do ano passado;
  • contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 200 mil no ano passado;
  • quem obteve, em qualquer mês de 2023, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40 mil, ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;
  • quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
  • quem teve, em 2023, receita bruta em valor superior a R$ 153.199,50 em atividade rural (contra R$ R$ 142.798,50 em 2022);
  • quem tinha, até 31 de dezembro de 2023, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil (contra R$ 300 mil em 2022);
  • quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2023;
  • quem optou por declarar os bens, direitos e obrigações detidos pela entidade controlada, direta ou indireta, no exterior como se fossem detidos diretamente pela pessoa física;
  • Possui trust no exterior;
  • Deseja atualizar bens no exterior.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Os ladrões do poder vão comer mais um bocadinho do meu suado trabalho, mas só no dia 31 as 23H59…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *