A campanha do deputado federal e atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, tem todo o direito de propor a mudança que quiser. Mesmo correndo sério risco de não ser acreditado ou levado ou a sério por uma boa parte do eleitorado – como vem acontecendo desde o início do período eleitoral – o deputado e candidato pode pregar – como vem fazendo – o discurso que, sendo eleito, tudo vai mudar pra melhor.
A campanha do deputado-candidato só não tem o direito de ser incoerente e contraditória ao fazer soar pelos quatro cantos do Rio Grande do Norte o discurso de que não tem nada a ver com o governo Rosalba Ciarlini. Até porque dele participou ativamente até o ano passado, véspera do ano eleitoral.
Henrique Alves não votou em Rosalba. Isto é fato. Ficou com o então governador Iberê Ferreira, já falecido. Mas aderiu ao governo de Rosalba levado pelas mãos do primo e senador Garibaldi Filho, com quem convenientemente se entendeu em 2010, com cada um apoiando um candidato.
Henrique Alves fez mais do que aderir. Indicou nomes para o governo, apareceu como o salvador da pátria, pegou Rosalba pelo braço e ao lado dela participou de audiências com ministros da presidenta Dilma Rousseff. Tudo para salvar o Rio Grande do Norte, segundo o discurso adotado à época.
Entre os indicados por Henrique Alves e Garibaldi Filho para o governo, alguns já deixaram o cargo, depois que houve o tal rompimento administrativo e político. Outros permaneceram, como é o caso de SílvioTorquato, irmão do ex-deputado Elias Fernandes e tio do deputado Gustavo Fernandes, ambos do PMDB.
Para dizer a Rosalba como ela deveria governar e quem ela deveria chamar para tirar o seu governo da crise, Henrique, Garibaldi, Agripino Maia e João Maia criaram um tal Conselho Político. Se reuniram várias vezes, em Natal e Brasília, e nomes foram indicados para “salvar” a administração de Rosalba.
Quando o segundo semestre de 2013 chegou e as esperanças de recuperação do governo de Rosalba Ciarlini permaneciam próximas de zero, o PMDB desembarcou em bloco. Estranhamente, livre das pressões políticas, Rosalba tem dado mostras de melhoria. Apesar da situação financeira desfavorável, o governo implantou o programa RN Sustentável e experimentou avanços em áreas como Saúde e Educação. Apesar dos problemas, que persistem, os índices de rejeição ao governo dela tem diminuído.
Para se livrar de vez de Rosalba, os integrantes do Conselho Politico, depois de abandonar a base de apoio da atual gestão, tiveram uma providencial ajuda do senador José Agripino Maia: o DEM rejeitou o projeto de candidatura da governadora que apresentara ao povo potiguar em 2010.
Apesar do direito natural à reeleição, Rosalba foi impedida de disputar um novo mandato. O DEM, por obra e arte do senador José Agripino, preferiu optar pelo conforto de uma coligação com o PMDB e dessa forma garantir a renovação do mandato do deputado Felipe Maia, filho e herdeiro político do senador democrata.
Com a decisão do DEM, Henrique limpou o terreno mais uma vez. Já havia convencido a ex-governadora Wilma de Faria a apoiar sua candidatura ao governo em troca de apoio ao projeto de eleição para o Senado. Com Rosalba Ciarlini impedida de ser candidata à reeleição, Henrique Alves livrou-se de ter como adversária a governadora a quem aderira e depois abandonara. Imaginem o efeito de Rosalba na propaganda eleitoral no rádio e na televisão mostrando a todo momento a companhia de Henrique e seus discursos de apoio. O deputado imaginou e por isso tratou de tirá-la do seu caminho.
Agora, que a campanha foi para um inesperado segundo turno – pelo menos para o deputado presidente da Câmara – a proposta é tentar destruir a imagem de Rosalba e associá-la ao seu adversário e ex-companheiro de chapa, o vice-governador Robinson Faria. Neste vale-tudo eleitoral, Rosalba é pintada com as cores fortes do fracasso, querem “matar a mulher” viva . A governadora não tem reagido, pelo menos publicamente. Comenta-se que tem atuado de forma a ajudar a derrotar a união política firmada por aqueles que num passado bem recente diziam como ela deveria governar.
A pancadaria em cima da governadora na reta final do segundo turno serviu, no entanto, para colocar abaixo o discurso de união, paz e amor que o deputado-candidato pregou durante todo o primeiro turno. E mostrou de vez a incoerência de quem se acha poderoso e esperto o suficiente para apagar a verdade. E, como diz o homem do campo, honesto e trabalhador, “tentar cobrir o sol com a peneira”.
Tarefa pra lá de difícil. Ou melhor: impossível.
Antes que apareça qualquer comentário direcionado ou mal intencionado, esse blogueiro nunca votou na “Rosa”.
esse editorial retrata com precisão a historia politica recente do acordão que sugou ate a ultima gota de sangue do governo da rosa e depois pulou fora. agora chama o povo potiguar de burro querendo que todos acreditem que robinson e culpado por tudo. tenha paciencia.
Toda a grande mídia: Globo, SBT, Band, Folha,VEJA, Epoca, Estado de Sp, IstoÉ , e mais um bocado de blogueiros, jornalistas Declaram ABERTAMENTE apoio ao AEcio e usam e abusam do favorecimento e promoçao ao candidato Tucano. Agora nenhum veículo potiguar, pode ter um artigo de opinião? E que retrata a mais pura e verdadeira critíca e política das eleicões do RN, exceto os pertencentes as Oligarquias Alves-Maia-Rosado, essas sempre saõ fieis aos seus donos.
Lamentável. Essa é a hora do nosso Rio Grande do Norte começar a mudança, não da para continuar com essa forma de fazer política.
#FORAHENRIQUE e leve o ACORDÃO junto!
Parabéns está é a melhor narrativa da historia política recente do RN.
A verdade é que Henrique queria sair como candidato único ao governo (Queria vencer sem mérito)afinal isso pouco importa pra ele,e quase conseguiu! Queria tirar do cidadão Potiguar o direito de escolher um candidato ao governo para votar,arrogância pura,total desrespeito com o povo.Henrique continua subestimando a inteligência do Norte Rio Grandense na sua propaganda política,dia 26 ele terá a resposta!
BG sou leitor assíduo do blog, infelizmente vc tomou partido, pois como coordenador da campanha de robinson, vc deveria ter se licenciado do blog ate o final da campanha,p0ortanto, sem essa de editorial, nao cola, se vc quer ter moral seja imparcial.
Oi Mauricio, não sei de onde vc tirou que sou coordenador da campanha de Robinson, no 1 turno uma firma que tenho prestou serviço para o candidato, como também deu consultoria para Wilma. Inclusive, não vejo problema nenhum em liberar esse comentário. Abraços
A FOTO ACIMA REPRESENTA O ATRASO E O QUE MAIS EXISTE DE PIOR NA POLÍTICA DO RN.
OS SENHORES HENRIQUE ALVES, JOSÉ AGRIPINO, GARIBALDI ALVES E A SENHORA ROSALBA. O QUARTETO DO ATRASO, O VEM A NOS TODO O REINO E PARA O POVO NADA! TÁ CHEGANDO A SUA HORA SR. HENRIQUE, A FILA DO SEGURO DESEMPREGO LHE ESPERA.
Aqui em Tenente Ananias tem um carro de som de Henrrique Alves anunciando numeros falsos de uma pesquisa Certus que nem divulgada foi.
Puro desrespeito ao povo.
Muito bom que a Mascara que ele tava querendo usar já caiu faz tempo.
Mentiroso…….
Exemplo disso é o terrorismo que o Prefeito de Monte Alegre está fazendo com os eleitores de Monte Alegre. Mas o povo é Livre , e no dia 26 vai democraticamente eleger o melhor para sua cidade. Sem nenhuma dúvida votando 55 ROBINSON para o governo.
E Tome 55 !!!
A campanha de Henrique no 2º turno já é a MAIS SUJA DA HISTORIA RECENTE DO RN. Boatos, mentiras, noticias falsas, pesquisas que nunca existiram. Desespero total. Pra quem dizia que era contra baixaria, desceu ao nível do esgoto! Lamentável.
Onde o blog foi parcial na referida noticia, sr. O natalense? Não houve a nota? Não foi noticia? Não entendi sua critica. Não tenho procuração para defender o blog, até porque ele não necessita. Só talvez, pelo motivo que a noticia não lhe agrade, não quer dizer que o blog foi parcial.
O Tôco tá forte como nunca.
Vc não tem nem ideia de como. Vamos que vamos
Esse blogueiro sempre votou em HENRIQUE, EM ALVES, EM MAIA…
Algo aconteceu…
Com certeza "O Natalense". Muitas coisas.
EXCELENTE ANÁLISE. É POR ISSO QUE HENRIQUINHO ALVES TEM A MAIOR REJEIÇÃO DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE. CRITICA O GOVERNO DO QUAL SE COLIGOU E PERMANECE COM CARGOS COMO O DO SECRETÁRIO SILVIO TORQUATO FERNANDES, IRMÃO DO Ex-DEPUTADO ELIAS FERNANDES< INDICAÇÃO DO PMDB DE GARIBALDI, HERMANO, VALTER, HENRIQUE ETC….DESESPERO GRANDE. ROBINSON GOVERNADOR.