Jornalismo

Em meio a crise diplomática, Indonésia lança nota de repúdio contra Brasil

Toto Riyanto teve credenciais negadas por governo brasileiro (arquivo)

O governo da Indonésia protestou contra o gesto da presidenta Dilma Rousseff, de não receber as credenciais do embaixador indonésio designado para o Brasil, Toto Riyanto, em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20) no Palácio do Planalto

Além de publicar uma nota de repúdio em seu site oficial, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) da Indonésia convocou o embaixador brasileiro em Jacarta para “transmitir os termos mais fortes possíveis de protesto para o ato hostil do governo do Brasil” e também chamou Riyanto de volta ao país.

“A maneira pela qual o ministro das Relações Exteriores do Brasil, de repente, informou o adiamento da apresentação de credenciais pelo embaixador da Indonésia designado para o Brasil, quando o embaixador já estava no palácio, é inaceitável para a Indonésia”, informou o ministério indonésio, acrescentando que Riyanto havia sido convidado formalmente para apresentar suas credenciais na cerimônia.

O embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares, foi convocado pelo ministério indonésio às 22h (13h em Brasília) para uma conversa dura, na qual foi demonstrada toda a insatisfação do governo da Indonésia com o constrangimento vivenciado por seu representante no Brasil. Soares também recebeu uma nota oficial de protesto.

“Como um Estado democrático soberano, com seu próprio soberano, sistema de Justiça independente e imparcial, nenhum país estrangeiro, nem partido, pode e deve interferir na implementação das leis vigentes da Indonésia dentro de sua jurisdição, inclusive na aplicação de leis para lidar com o tráfico de drogas”, ressaltou o governo indonésio por meio de nota.

IG

Opinião dos leitores

  1. Aproveitando a indignação contra a Droga e o apoio a "PENA DE MORTE", Pena Capital implementada pelo Governo da Indonésia, peço reforço num movimento que visa combater a Droga aqui dentro do Brasil, começando com um Movimento suprapartidário para que as INVESTIGAÇÕES SOBRE A CARGA DE 440 QUILOS DE PASTA BASE DE COCA NUM HELICÓPTERO DE CERTO SENADOR DE MINAS GERAIS SEJAM ACELERADAS E DIVULGADAS PARA O PÚBLICO (NÓS) QUE ANSIAMOS PELO FIM DA IMPUNIDADE E PELA PUNIÇÃO EXEMPLAR PARA TRAFICANTES DE DROGAS.
    Posso contar com o apoio de todos para espalharmos em todas as redes sociais, Face, Twitter, Email, blogs, etc; esse manifesto de indignação por não sabermos nada sobre essa investigação, que no silêncio e sigilo caminham para a "VALA COMUM" dos inúmeros crimes não investigados por envolverem "GENTE DE ALTA PATENTE DO ANDAR DE CIMA DA CADEIA ALIMENTAR", sob os nossos lenientes silêncios de omissão e aceitação de que isso é assim mesmo. Sempre foi assim…
    Justiça, Polícia e Imprensa… Sempre nas mãos dos ricos para protegê-los e atacar seus inimigos, adversários ou assemelhados…
    E nós nem questionamos isso… Nem percebemos que a sua lentidão só serve aos grandes, e é forte quando contra os pequenos.
    Desde Cabral, Don João, Don Pedro…

  2. O presidente tinha que corta relação com o Brasil, em quanto for governado por essa Mundiça, que apoiam tudo que não presta, quem não se lembra do pronunciamento da Dilma na ONU defendendo dialogo com terrorista. E aqui as fronteiras estão escancaradas, entra de tudo e ela não faz nada.

  3. Realmente…ela não tem um padrão de gestão. Fica emburrada e não recebe comitiva da Indonésia, por outro lado mantém total relação com Países como Bolívia ou Cuba. Mas parece que é latente no PT a frase "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Partido mais hipócrita, impossível.

  4. meus parabéns para o governo da indonésia,traficantes não podem ficarem destruindo famílias do bem,degola mesmo…

  5. Cadê o Mi Mi Mi da OAB que ainda não emitiu uma nota de repúdio contra a Indonésia por este ato tão rude contra uma dama indefesa, defensora incondicional dos direitos humanos dos Petralhas? Não deve se esquecer de emitir uma também contra os massacres que estão acontecendo na Venezuela e pedir providências ao governo brasileiro para ajudar aquele povo que está sofrendo nas mãos daquele desorientado das bolas que faliu o país e que responde pelo nome de Maduro.

  6. Parabéns e muitas felicidades nesta data de aniversário para Bruno Giovanni

    Roberto Vital

  7. Concordo com o presidente anti-traficantes. Tem que exterminar essas pragas. Dilma não precisa nem comentar a atitude dessa despreparada.

  8. Defender traficante de drogas, coisa de gente do bem é que não é!!!

    Esta turma do PT não precisa fazer o povo brasileiro passar por mais esse vexame!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

ELEIÇÃO NO PERU: Candidato da esquerda perde por 40 mil votos e tenta anular urnas do exterior

Foto: Reprodução

A disputa presidencial no Peru ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (22), após o candidato da esquerda Roberto Sánchez solicitar a anulação dos votos do exterior ao Jurado Nacional de Elecciones.

O pedido, segundo a campanha, se baseia em supostas irregularidades no processo de votação fora do país. Até o momento, não foram apresentadas provas públicas que sustentem a alegação.

O ponto central da disputa está justamente nesses votos internacionais. Caso a solicitação seja aceita, mais de 300 mil votos podem ser anulados — um volume capaz de alterar o resultado final da eleição.

Nos votos do exterior, a candidata da direita Keiko Fujimori aparece com ampla vantagem, somando cerca de 63,2% da preferência. Esse desempenho ajuda a sustentar a liderança apertada no cenário geral.

Com 99,725% das urnas apuradas, Fujimori aparece com cerca de 81 mil votos de vantagem no total, registrando aproximadamente 50,111% dos votos válidos.

A disputa segue indefinida e marcada por forte polarização. O partido de Sánchez já sinalizou que não reconhece integralmente o resultado, ampliando a tensão política no país enquanto a apuração final ainda não é oficialmente encerrada.

Eleito será o 9º presidente do país em 10 anos

Quem vencer o pleito, se tornará o 9º presidente do Peru em 10 anos. Diante de uma forte instabilidade política, na última década, nenhum presidente conseguiu finalizar o mandato, foram quatro destituições, duas renúncias e dois mandatos-tampões.

O sistema unicameral facilita processos de impeachment e de destituições. Mas, a partir desta eleição, o Peru voltará a ser bicameral, com Câmara e Senado, similar ao sistema brasileiro.

Veja a lista de presidentes recentes do Peru:

  • Pedro Pablo Kuczynski – 2016 a 2018 (renunciou)
  • Martín Vizcarra – 2018 a 2020 (destituído)
  • Manuel Merino – 2020 (ficou no cargo por cinco dias e renunciou)
  • Francisco Sagasti – 2020 a 2021 (mandato temporário)
  • Pedro Castillo – 2021 a 2022 (destituído)
  • Dina Boluarte – 2022 a 2025 (destituído)
  • José Jerí – 2025 a 2026 (destituído)
  • José María Balcázar – 2026 até o momento (mandato temporário)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário é preso em operação que investiga lavagem de dinheiro e sonegação de R$ 72,9 milhões na Grande Natal

Foto: Divulgação/MPRN

Uma operação conjunta do Ministério Público do RN (MPRN) e da Polícia Civil foi deflagrada nesta terça-feira (23) para investigar um esquema de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica no estado.

A ação, batizada de Operação Emirados, cumpriu mandados em quatro cidades e tem como alvo um grupo investigado por fraudes que ultrapassam R$ 72 milhões em prejuízos aos cofres públicos.

Segundo o MPRN, o principal investigado é um empresário com atuação no setor de postos de combustíveis na Grande Natal, apontado como líder do esquema. Ele foi preso durante a operação.

Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e aplicadas 75 medidas cautelares. As ações ocorreram em Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, com participação de mais de 120 policiais civis e integrantes do Ministério Público.

Foto: Divulgação/MPRN

A Justiça também determinou o sequestro de 18 imóveis e uma lancha, além do bloqueio de valores e indisponibilidade de bens que somam quase R$ 73 milhões. O objetivo é garantir o ressarcimento aos cofres públicos e evitar a ocultação de patrimônio.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 90 mil em espécie, além de dólares, euros, joias, documentos, celulares e computadores na residência do investigado.

O esquema investigado

As investigações apontam que o grupo usava empresas de fachada para ocultar patrimônio e sonegar tributos de forma sistemática, especialmente ICMS. Segundo o MPRN, bens eram registrados em nome de terceiros, como parentes e funcionários, que atuavam como “laranjas”.

Também foram identificadas omissões de notas fiscais, não registro de mercadorias e criação de empresas em série para dificultar a fiscalização.

Foto: Divulgação/MPRN

O principal investigado, segundo a apuração, mantinha controle de diversas empresas sem constar oficialmente como sócio, utilizando uma estrutura paralela para movimentação financeira.

Sonegação e bens de luxo

A investigação também aponta a aquisição de bens de alto valor registrados em nome de funcionários com baixa renda declarada.

Entre eles, um carro importado avaliado em cerca de R$ 800 mil e um imóvel de luxo em condomínio fechado, estimado em R$ 2,5 milhões, ambos formalmente registrados em nome de terceiros, mas associados ao líder do esquema.

Os recursos do grupo também eram usados para custear despesas pessoais e manutenção de imóveis ligados ao investigado, segundo a investigação.

Atuação integrada

A operação é resultado da atuação conjunta do Gaeco e do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), em integração com forças de segurança do estado. O objetivo, segundo o órgão, é desarticular esquemas complexos de fraude tributária e recuperar valores desviados por meio de crimes fiscais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga supostas irregularidades em uma instituição financeira ligada ao bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, com participação de mais de 50 policiais federais. Um dos alvos da investigação é a cúpula do Banco Digimais.

Além das buscas, a Justiça Federal determinou a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do bloqueio de até R$ 670,3 milhões em bens e valores.

Segundo informações da investigação, o caso teve início a partir de relatórios do Banco Central, que apontaram indícios de possíveis irregularidades na condução da instituição financeira.

A PF apura suspeitas de que administradores teriam utilizado mecanismos contábeis para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, incluindo possíveis alterações em informações e geração artificial de receitas.

Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e operações de crédito vedadas pela legislação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] SINCERICÍDIO? Lula diz a estudantes: “O político honesto que vocês querem não está dentro de mim”

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

O presidente Lula (PT) participou nesta segunda-feira (22) da cerimônia de premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no Rio de Janeiro.

Lula afirmou que os alunos não devem desistir dos próprios sonhos e, em um dos trechos, disse: “O político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim”.

Segundo ele, cabe à nova geração assumir protagonismo e contribuir com a construção do futuro do país por meio da participação na vida pública.

O evento reuniu estudantes, professores e autoridades da área da educação.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INUSITADO: Homem chega a hospital com projétil de 20 cm no reto e mobiliza equipe antibombas

Foto: Reprodução/Luiz Bacci

Um caso inusitado chamou atenção na cidade de Toulouse, na França, após um homem de 24 anos dar entrada em um hospital com fortes dores e uma situação incomum envolvendo um objeto metálico no corpo.

Inicialmente, a equipe médica suspeitava de um corpo estranho comum. No entanto, exames revelaram algo mais grave: um projétil de aproximadamente 20 cm alojado no organismo do paciente.

Diante da possibilidade de risco, o hospital acionou uma equipe especializada em desativação de explosivos para avaliar se o material poderia oferecer perigo de detonação.

Segundo o jornal francês La Dépêche, após análise técnica, os especialistas constataram que o projétil era antigo e não apresentava risco de explosão.

Com a situação controlada, o objeto foi removido por meio de procedimento cirúrgico. O paciente recebeu atendimento médico e não houve registro de complicações graves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Não importa quantas cirurgias faça, se nasceu com DNA masculino, nunca será uma mulher”, diz Trump

Imagens: Reprodução/Diário360

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se posicionar de forma contundente sobre identidade de gênero em uma nova declaração pública que repercutiu nas redes sociais e na imprensa internacional. As informações são do Diário360.

Trump afirmou que, independentemente de cirurgias ou tratamentos hormonais, o sexo biológico não pode ser alterado. “Não importa quantas cirurgias você faça ou quantas substâncias químicas injete, se nasceu com DNA masculino em cada célula do seu corpo, nunca poderá se tornar uma mulher. Você não vai ser uma mulher”, disse.

A fala reforça o discurso recorrente do presidente sobre a definição biológica de sexo, tema que tem sido central em debates políticos e culturais nos Estados Unidos e em outros países.

A declaração rapidamente gerou reações divergentes nas redes sociais, com apoiadores destacando a defesa do conceito biológico de sexo e críticos apontando o tom da fala como controverso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TRE-RN manda Meta entregar dados de perfis que promovam Allyson Bezerra no RN

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) determinou que a Meta preserve e forneça dados de cinco perfis do Instagram investigados por possível atuação coordenada em conteúdos ligados ao ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (UNião Brasil), pré-candidato ao Governo do RN pelo União Brasil.

A decisão atende a um pedido do Partido Novo, que aponta indícios de possível propaganda eleitoral antecipada, com atuação de contas supostamente organizadas entre abril e junho de 2026.

Segundo o processo, a medida não representa condenação ou reconhecimento de irregularidade, mas sim a produção antecipada de provas para identificar os responsáveis pelas contas.

A determinação da relatora, juíza Sulamita Pacheco, autoriza o acesso a dados detalhados dos perfis, incluindo registros de criação, e-mails, telefones, IPs, vínculos entre contas e eventuais estruturas de impulsionamento e monetização.

Também foram incluídas solicitações sobre possíveis anúncios pagos, valores investidos, campanhas vinculadas, métricas de alcance e identificação de responsáveis financeiros por eventuais impulsionamentos.

O TRE-RN destacou ainda a necessidade de apurar se há atuação espontânea de usuários ou se existe uma rede coordenada com fins político-eleitorais, o que será definido a partir dos dados que a Meta deverá fornecer nos próximos dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Portaria do GSI nomeia “Fulano” e “Cicrano” para equipe da segurança presidencial

Foto: Reprodução

Uma portaria publicada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22) chamou atenção ao trazer nomes incomuns em uma nomeação oficial.

No ato, dois militares foram designados para funções na Segurança Presidencial: um major do Exército identificado como “Fulano de tal” e um tenente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) identificado como “Cicrano de tal”.

Foto: Reprodução

A portaria foi assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno.

O conteúdo do documento rapidamente repercutiu pela forma como os nomes aparecem registrados oficialmente, destoando do padrão habitual de identificação em atos administrativos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TJRN analisa em 1º de julho promoção de Henrique Baltazar a desembargador após determinação do CNJ

Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) marcou para 1º de julho, às 9h, a sessão que vai analisar a promoção do juiz Henrique Baltazar ao cargo de desembargador. A pauta envolve o processo de acesso à vaga pelo critério de antiguidade e um incidente de recusa relacionado ao caso.

A definição da data ocorre após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apontou demora na tramitação e solicitou a realização de julgamento.

A vaga está aberta desde a aposentadoria do desembargador Vivaldo Pinheiro, em outubro de 2025, conforme informações do Agora RN.

Pelo critério de antiguidade, Henrique Baltazar aparece como o primeiro colocado entre os inscritos no Edital nº 2/2025-TJRN, seguido por outros magistrados.

O processo também passou a ser alvo de questionamentos internos no âmbito do Judiciário potiguar nos últimos meses. As discussões envolveram análises sobre a atuação funcional do magistrado na Vara de Execuções Penais de Natal.

O caso chegou ao CNJ, que determinou a continuidade da tramitação da vaga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Veto de Fátima é derrubado e ALRN garante repasse automático de ICMS, IPVA e Fundeb direto às prefeituras do RN

Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) promulgou uma lei que altera as regras de repasse de ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios.

A norma garante o repasse automático das parcelas devidas às prefeituras e veda a retenção desses valores em contas do Estado ou de órgãos da administração.

O ICMS, correspondente a 25% da arrecadação, deverá ser transferido até o segundo dia útil da semana. O IPVA, com 50% destinado aos municípios, será repassado diariamente. Já o Fundeb, com 20% da arrecadação, terá crédito até o segundo dia útil semanal.

A lei também estabelece prazo de 90 dias para adequação dos sistemas do Executivo.

A promulgação ocorreu após a derrubada do veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao projeto aprovado pelos deputados.

Opinião dos leitores

  1. No apagar das luzes a governadora do RN sofre uma derrota significativa.
    Ela segurou com mão de ferro a todo prefeito que não se curvou a sua vontade e só agora aos membros da ALRN tiveram coragem de fazer justiça.
    Tarde demais, todo RN passou 08 anos regredindo abelhas vistos.
    O RETROCESSO político e econômico no RN é sentido em todo lugar.
    O RN foi o estado que menos cresceu no Nordeste e amarga a falta de desenvolvimento como nunca antes em sua história.
    Isso é FATO, longe de ser questão política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *