O post da vereadora de Natal Eleika Bezerra (PSDC) na manhã desta segunda-feira (27) no Facebook, mostra o mapa do Brasil dividido entre os estados onde Dilma Rousseff teve maioria de votos e onde Aécio Neves saiu vencedor.
Como podemos observar acima, a imagem mostra os estados das regiões Norte e Nordeste, além Rio de Janeiro e Espírito Santo como integrante do denominado “Nova Cuba”. Na parte azul, o Brasil ficaria sendo os demais estados, com exceção de Minas Gerais, que se destaca no mapa como local para ser“implodido para a construção de um lago”.
A assessoria de comunicação da vereadora confirmou que a postagem foi publicada pela própria Eleika Bezerra.
A ilustre Vereadora Eleika Bezerra, em momento algum, fez insinuações depreciativas a quem quer que seja. Apenas publicou um mapa que contém uma feliz comparação. Chamar o Nordeste de Nova Cuba é um elogio, pois Cuba, segundo os petistas, é uma das maravilhas da humanidade. Ou então os petistas estarão ofendendo os seus parceiros cubanos, ao se ofenderem com a comparação do nordeste com esse país.
Estranha é a reação do PT, repleta de contradição. Ora, eles proclamam Cuba como.uma das maravilhas da humanidade; ora, se julgam ofendidos com a comparação do nordeste brasileiro com Cuba. Era para se sentirem felizes e satisfeitos com a nossa região ter se transformado numa nova terra prometida, um Éden, um paraíso – a próspera Nova Ilha Cubana do Sul.
O que eu acho estranho é a reação cheia de contradições dos petistas. Ora, eles proclamam Cuba uma das maravilhas da humanidad; ora consideram uma ofensa ao nordeste brasileiro, comparar essa região com Cuba. Então os petistas são quem estão ofendendo o povo cubano. Na linha de coerência com o juízo de valor dos famigerados petistas, o nordeste não sái ofendido, sái elogiado, na comparação com aquele grande feito do comunismo.
estou com a vereadora e não abro! Para bens pela coragem de expressar algo que todos aqueles que amam essa terra, notam! o aliamento ideológico do atual governo com os regimes cubano, venezuelano e bolivariano no leva crer na verdade da ilustre representante do povo de Natal-.
Eduardo, sua ingenuidade é tocante. Como se não soubéssemos que a LIBERDADE DE UNS TERMINA COM A LIBERDADE DOS OUTROS. Vc certamente não conhece a lei que tipifica a INJÚRIA, do latim injuria, de in + jus = injustiça, falsidade.
No Direito consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro.
É um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima.
Está no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, no capítulo de "Crimes contra a Honra": Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
SOB O DISCURSO DA LIVRE EXPRESSÃO NÃO SE PODE SAIR AGREDINDO VERBALMENTE AS PESSOAS OFENDENDO-LHES A HONRA E A DIGNIDADE.
Além disso, Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude"discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual.
Lembrando que no Brasil, preconceito é Crime, de modo geral,o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo, que não poderia jamais ser proferido pela boca de uma Professora Universitária, ex-secretária de Educação e hoje vereadora, como Eleika.
TIPO PENAL: DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO – ARTIGO 20 DA LEI Nº 7.716/89 – ALCANCE. O disposto no artigo 20 da Lei nº 7.716/89 tipifica o crime de discriminação ou preconceito considerada a raça, a cor, a etnia, a religião ou a procedência nacional, não alcançando a decorrente de opção sexual.
Sou nordestino e estou profundamente consternado e ofendido com o ato produzido pela Professora, e espero que o Ministério Público, a OAB e a própria Câmara de Vereadores, façam justiça e não deixem impunes tal atentado de apologia a DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, DE INJÚRIA E DE QUEBRA DO DECORO PARLAMENTAR, cometido infantilmente pela Professora e Vereadora Eleika, que nos envergonhou a nível nacional.
Independente da nossa própria opinião a respeito da observação da vereadora Eleika, em um país livre, com um povo esclarecido, o mais importante seria existir uma pessoa capaz de pensar e produzir um pensamento original. As eventuais reações hostis são próprias de uma geração pouco educada e não deveriam intimidar a vereadora. Em outros tempos, usava-se o chavão : "Ainda que não concorde com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo", hoje ouvem-se os grunhidos pouco articulados desse público carente . Lamentei profundamente que a observação tivesse sido retirada e senti mais vergonha dessa época em que vivemos. Ser politicamente correto sempre foi o dever primário de um povo escravizado pelas ditaduras. Será que já estamos em Nova Cuba. ?
Votei branco para presidente, mas respeito quem decidiu optar por um dos dois candidatos e respeito tb o resultado final da eleição. Não sei pra que tanto chororô de quem foi derrotado, vamos cobrar e fiscalizar sempre, torcer por avanços e melhorias. A vereadora foi infeliz com essa postagem, tanto é que ela excluiu depois e reconheceu que causou polêmica. Ela tem direito de expressar sua opinião sim, mas na função de educadora e vereadora (representante do povo de Natal), uma figura pública, ela foi infeliz em postar isso, exagerou, passou do limite, causou muita polêmica e pode gerar e alimentar coisas terríveis, destacando tb a falta de respeito com MG e seu povo. Ela, junto com os eleitores inconformados e outros tipos de gente, deveriam fazer campanha ou algum tipo de mobilização para o sul e sudeste votar 100% no adversário do PT, pq Dilma ganhou no RJ e em MG e teve votação tb nos outros estados, em vez de criticar as regiões que votaram no PT. Ela deixou uma ideia idiota de separação e alimentou certos tipos de preconceito. Mudei totalmente minha opinião sobre ela.
Não a conheço, não posso cometer nenhuma ofensa a mesma, mas posso, preciso, e vou registrar meu repúdio a triste atitude que esta pessoa "pública" teve em fazer um infeliz comentário e se manter soberana em sua opinião, não divagando sobre as consequências da mesma. Ora, se queria a mesma ser cômica em mídia de tamanha exposição, que deixe seu cargo político e se torne uma comediante, haveria muito mais sintonia entre função e idéias. Reconhecer erros, tentar corrigir, faz o ser humano ser algo maior que seu próprio eu, use esta oportunidade de crescimento adequadamente. Em um país que o voto nulo é tachado de antidemocrático e ninguém reconhece que é sim uma opção válida, senão não estaria o mesmo lá, ninguém respeita os interesses pessoais que levam um eleitor a escolher A ou B. Uma vez que nunca haverá uma opção política alinhada com todos os interesses da sociedade e seus segmentos sociais, profissionais e intelectuais. O efeito idiossincrático permanente faz da política um jogo de interesses. Qual o interesse da mesma? Manchar sua própria história com atitudes indevidas? No nordeste houveram eleitores de Aécio, bem como no sul e sudeste muitos optaram por Dilma. Quem anulou seu voto, deixou em branco ou justificou deve se encaminhar para minas para economizarem em uma implosão só? Muita gente é desocupada demais e por isso estão observando o que seus políticos fazem para expressar sua representatividade? Quem viu a entrevista dela nas emissoras locais, só consegue perceber que as emendas ficaram piores que o soneto. E se a mesma retirou a publicação deve ter sido mais por orientação de alguém de imprensa ou jurídico que por vontade própria.
Vi a entrevista da Sra. Eleika na TV e ela parece ser uma boa pessoa. Ela já reconheceu o erro e tirou a postagem do ar, demonstrando ser uma pessoa responsável.
Vc falou a pouco no RN que nao sabia q as pessoas eram tao desoculpada,vc e muito mais desoculpa do que tds nos,,vereadora de primeiro e ultimo mandato , pois fomos nos desoculpdos q colocamos vc no poder, Isto sim e uma vergonha colocar pessoas igual a vc no poder
A patrulha ideológica do politicamente correto não perde tempo. A professora Eleika tem história na educação do RN e precisamos ter mais discernimento para analisar esse tipo de postagem, certamente não criado por ela, que é uma alegoria de um momento de divisão do país. Quando o PT fez sua campanha baseada no medo da perda dos benefícios sociais e mentiras diversas junto às pessoas humildes, partindo do princípio (não declarado, mas claramente evidente) que esses eleitores são ignorantes e incapazes de receber uma mensagem mais elaborada, poucos se indignaram e certamente nenhum era eleitor do PT. Muita hipocrisia!
A VEREADORA, TÁ MAIS DO QUE CERTA, SÓ TEM UM ERRO QUE É NAS CORES DO MAPA, TEM ESTADOS DO NORTE QUE O AÉCIO GANHOU DEVERIA ESTÁ NA COR AZUL, NO RESTO ESTÁ CORRETO, SÃO NÚMEROS E OS NÚMEROS NÃO MENTEM. QUANTO AO PEDRO PAULO, ACHO QUE A VEREADORA SÓ ESTA DEFENDENDO O QUE ELE PRÓPRIO DEFENDE. LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE MANIFESTAÇÃO E DE DIREITO DE ESCOLHA. DEIXE A VEREADORA FALAR, OU NÃO? É DITADURA É? SE FOR, AI DEFINITIVAMENTE JÁ NÃO É MAIS SÓ OS NÚMEROS VIROU UMA CUBA MESMO.
LAMENTÁVEL!
Para dizer o mínimo,a manifestação da Professora Eleika é completamente indelicada, preconceituosa e discriminatória. E partindo de um agente público com mandato político, um crime de apologia a xenofobia. Depois, sendo quem é, a Professora manifesta o comportamento de uma adolescente fanática que desconhece os meandros da política e seu pragmatismo visceral, engrossando o cordão dos revoltados herdeiros do Lacerdismo que nos deixou o legado da fabricação de crises políticas, da manipulação dos fatos, do denuncismo eleitoreiro, do anticomunismo rasteiro, de uma imprensa que direciona a meia-verdade para os interesses espúrios das classes dominante a qual ela faz parte. E aí parece residir a explicação para tal impropério em forma de opinião divulgada num espaço público de grande circulação e divulgação.
Da minha parte, que nutria admiração pela Vereadora Professora, tendo votado nela por convicção, vejo minhas esperanças se despedaçar, ao contemplar esse dantesco gesto digno de repúdio por toda a sociedade livre que defende a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE MANIFESTAÇÃO E DE ESCOLHA.
PROFESSORA, QUEM PERDEU FOI A SENHORA. Perdeu a oportunidade de ficar calada!!!
Muito bom , ela se manisfestou o sentimento dos brasileiros temos que dividir.
vamos juntos
Vamos guardar na memória essa atitude reacionário e sarcástica da vereadora Eleika Bezerra demonstrando um enorme preconceito com os brasileiros que votaram em DILMA, e na próxima eleição o natalense saber lhe dar o que ela realmente merece
é o futuro mapa de meu Brasil nova cuba para vocês.
Pelo que conheço da nobre vereadora e educadora, ela foi bastante infeliz nessas declarações, sim que cada um pode se expressar, é o livre arbítrio, porem seu testo foi no mínimo um pouco preconceituoso, não podemos se igualar aos necrófagos das outras Regiões onde começaram uma onda descriminatória contra os nordestinos, o nosso povo é por tradição um povo feliz, honesto e hospitaleiro, enquanto eles nos detonam, falam mal e dizem barbaridade de nós, o Nordeste os recebem de braços abertos com todo carinho, não tentem dividir essa nação mais do que já o querem devidi-lo. MG, RJ, foram o peso da balança, o país votou com suas convicções, votaram no que pra eles eram o melhor, mostrem que educação já vem do berço, infelizmente nem todos os teém. se parte de uma nordestina essa infeliz declaração, o perdoem, ela é uma ótima pessoa, uma grande mulher.
E a onda fascista nas redes sociais continua.
Vejam essa pérola de um perfil do twitter …. https://twitter.com/KarineMelS2
Vamos todos denunciar esse perfil (que pode ser fake) para ver se a PF chega a pessoa ou pessoas por trás dele.
Não entendo porque os paulistas acusam o norte/nordeste em relação ao PT, se foram justamente eles que criaram o partido, juntamente com a participação de muitos intelectuais, lá na região do ABC. Fizeram de tudo para popularizarem o partido que, alias, demorou muito tempo para ser aceito naquelas regiões.
A Justiz Terceirização confirmou que repôs todos os equipamentos dos repousos médicos das unidades de saúde da Prefeitura de Natal. A empresa, que assumiu as escalas médicas, ao chegar nos equipamento se deparou com todo material que havia sido retirado pela Cooperativa Médica (Coopmed).
Colchões, camas, cadeiras, impressoras, frigobar e equipamentos de resfriamento d’água foram repostos pela Justiz. A empresa, com 21 anos de atuação no mercado nacional, presente hoje em 11 Estados, assumiu as escalas médicas das unidades de saúde da capital potiguar.
Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil revela que Aize Bezerra tem 72,20% das citações de intenção de voto para prefeito de João Câmara; Maurício Caetano tem 13,20%; Indecisos são 8,80%; Branco/nulos são 5,20%; Manoel Bernardo tem 0,60%.
A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de setembro de 2025, com 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,37% pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil revela que 77,80% da população de João Câmara afirmam que gestão de Aize Bezerra melhorou em relação a gestão Anterior; 15,80% dizem está igual; 4,60% não sabem/sem resposta; 1,80% dizem ter piorado.
A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de setembro de 2025, com 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,37% pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil revela que 41,60% da população de João Câmara dizem que gestão de Aize Bezerra é ótima; 36,20% avaliam a gestão como boa; 14,80% dizem que a gestão é regular; 3% não sabe/sem resposta; 2,60% avaliam como ruim; 1,80% avaliam como péssima.
A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de setembro de 2025, com 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,37% pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil revela que 50,80% da população de João Câmara desaprova a gestão do Governo Estadual; 35,20% aprovam; Não sabem dizer totalizam 14%.
A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de setembro de 2025, com 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,37% pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
Pesquisa realizada pelo Instituto Perfil revela que 68% da população de João Câmara aprova a gestão do Governo Federal; 20,60% desaprovam; Não sabem dizer/sem resposta totalizam 11,40%.
A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de setembro de 2025, com 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,37% pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.
O que é a idolatria ou ignorância do povo , queria que qualquer um desse que ao orçam viesse aqui e falar o q tem de bom nesse governo , não sabe nem o q dizem falam só pela ignorância mesmo , estamos perdidos e sem saída , parabéns para vcs que afundaram e estão levando o país a ser uma Venezuela .
A taxação de 50% que o governo de Donald Trump impôs a produtos da exportação brasileira provocou redução de preços nos supermercados da capital em agosto, com reflexos em itens como café (-4,54%) e carnes de primeira (-2,62%) e de segunda (-0,95%), de acordo com dados do Procon Natal. O cenário evidencia que a capital potiguar segue a tendência nacional e do Nordeste, onde, segundo a empresa de inteligência de dados Scanntech, esses mesmos itens registraram queda nos preços. A exceção foi o frango. Enquanto o quilo da proteína registrou redução de 5,7% no preço médio em todo o Brasil e de 3,1% no Nordeste, conforme o levantamento nacional, para os natalenses o item ficou 4,94% mais caro.
De acordo com a pesquisa da Scanntech, além do frango, a média de preços registrou queda no Nordeste de -1,3% para a carne suína; de -1,0% para o café e de -0,6% para a carne bovina. Já no País, o cenário foi o seguinte: café -4,6%, carne suína -1,2% e carne bovina -0,8%.
O tarifaço americano começou a valer no dia 6 de agosto deste ano. Felipe Passareli, head de Inteligência de Mercado da Scanntech Brasil, afirma que não existe uma explicação única para a variação, uma vez que ela costuma oscilar, a depender do tipo de produto, marca e até do canal de venda. Ele frisa, entretanto, que a análise feita indica uma relação clara com o tarifaço americano, uma vez que após a taxação houve um redirecionamento da produção para o mercado interno.
“Como os EUA são um dos principais destinos da exportação de frango, carnes e café, a imposição da tarifa de 50% fez com que muitos produtores suspendessem ou reduzissem os embarques para aquele mercado. Sem conseguir redirecionar de imediato essa produção para outros países, houve um excesso de oferta no Brasil. Então, esse aumento repentino de disponibilidade, sem uma correspondente expansão da demanda interna, acabou pressionando os preços para baixo no varejo”, avalia Passareli.
O economista Robespierre do Ó concorda, mas aponta que o aumento no preço do frango em Natal, ao contrário do restante do Brasil, pode estar relacionado com o fato de que parte das empresas que atendem o mercado local não enviam o produto para o exterior. “É difícil falar com exatidão as causas desse aumento, mas uma das explicações é que algumas empresas que atendem o nosso mercado não enviam para os EUA”, disse o economista.
Mikelyson Gois, presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), também faz uma ligação direta da redução de preços na maioria dos produtos analisados com a taxação americana. “A inviabilização das exportações gerou um excedente desses produtos no mercado local, o que fez os preços baixarem”, aponta.
Pena que é momentaneamente.
É por causa da alta oferta, mas não vai demorar as industrias botam no lugar de lucrar como nos boms tempos de exportação.
Ruim é que trás desemprego.
Passam a vender menos por consequência passam a demir funcionários e colaboradores.
Podem esperar, vcs vão ver.
Só lembrando, o Brasil foi o único país no mundo que se recusou a negociar com os americanos o Lula da silva de nove dedos ofereceu jaboticabas e jogo de truco ao presidente Norte Americano.
Agora tenham certeza, a fatura vai chegar e quem paga é o povo brasileiro.
Infelizmente!
Confirmada para acontecer na próxima sexta-feira dia 19, a festa comemorativa dos 40 anos da casa noturna “Chaplin”, templo de diversão e gastronomia de uma geração que viveu com intensidade as noitadas dos anos 80 e 90 em Natal, já movimenta a sociedade natalense. “O Chaplin celebra quatro décadas sendo palco de momentos que marcaram gerações. “Me lembro como se fosse ontem, naquela época quando dava cinco horas da tarde começava o happy hour e a movimentação, com as pessoas ligando para reservar mesas. Eram tantas reservas que ficava difícil de administrar. Saudades daqueles bons tempos”, relembra o empresário Paulo César Gallindo, fundador do Chaplin, ao lado de sua esposa, Cláudia Gallindo.
A casa noturna era palco de encontro memoráveis de gerações que gostavam de curtir a noite em alto estilo, bater papo e colocar os assuntos em dia. “As pessoas vinham ao Chaplin para se encontrar ou se conhecerem, seja no bar de calçada ou na “Varanda Tropical”, destaca o empresário, lembrando que o espaço também era disputado por artistas nacionais de passagem por Natal.
A festa promete ser um sucesso de público e de crítica, tendo em vista a grande procura para aquisição dos “passaportes” de acesso ao evento. Até essa sexta-feira, dia 05, cerca de 80% dos ingressos do 1º lote já haviam sido vendidos ao preço de R$ 300,00, valor vigente até o próximo domingo, dia 07. A partir de segunda-feira, dia 08, entra em cena o segundo lote, com passaportes sendo vendidos por R$ 350,00.
O Chaplin foi fundado em 1985, tornando-se rapidamente um ponto de referência na vida noturna de Natal. A criatividade da família Gallindo deu origem a um personagem que interagia com os clientes como o próprio Charlie Chaplin, com cartola, bengala e humor leve, adicionando um toque lúdico e memorável ao local. “A casa oferecia um ambiente sofisticado e gastronomia refinada, com um serviço à francesa, atraindo a sociedade natalense e o chamado beautiful people (pessoas bonitas em tradução livre) da época”, finaliza Paulo César.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acompanha com atenção a contratação de serviços médicos por meio de empresas terceirizadas pelo município de Natal. A questão é alvo de várias ações judiciais e, em recente decisão, foi autorizada a formalização dos contratos com as empresas Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda. e Proseg Consultoria e Serviços Especializados.
O MPRN destaca que tem procedimentos que fiscalizam o funcionamento dos serviços. Além disso, reforça que atua para assegurar a manutenção da prestação dos serviços considerados essenciais à população natalense e aguarda um desfecho que traga segurança jurídica aos profissionais médicos e o atendimento qualificado à população, tendo em conta que zela pelo interesse público.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) derrotaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Distrito Federal em um eventual cenário de primeiro turno nas eleições de 2026. É o que aponta levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (5).
Ao mesmo tempo, Lula aparece empatado – no limite da margem de erro – com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Foram ouvidos 1.510 eleitores no DF entre os dias 23 e 27 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário testado pela pesquisa divulgada nesta sexta, Bolsonaro tem 36,8% das intenções de voto, contra 27,1% de Lula. Na sequência, surge o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 10,5%.
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) marca 9,5%. Os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e do Pará, Helder Barbalho (MDB), pontuam 3,2% e 0,6%, respectivamente. Votos em branco, nulo e nenhum somam 8,1%. Outros 4,2% não souberam ou não opinaram.
Apesar de constar no levantamento, Bolsonaro está inelegível até 2030 por condenações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Além disso, o ex-mandatário está sendo julgado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) na ação penal que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
No segundo quadro, Michelle Bolsonaro tem 31,4%, ante 27,2% de Lula. No limite da margem de erro, de 2,6 pontos percentuais, os dois estão empatados. Em seguida, vem Caiado, com 13,1%. Ciro pontua 9,9%, e Ratinho Jr., 4,7%. Barbalho fecha a lista, com 0,6%.
Branco, nulo e nenhum totalizam 8,3%, enquanto 4,8% não souberam ou não opinaram.
Por fim, no terceiro e último panorama avaliado, Lula tem 27,4%, contra 22,5% de Tarcísio. Considerando os limites da margem de erro, ambos também estão empatados. A seguir, Caiado marca 14,2%, e Ciro, 12,3%. Ratinho Jr. pontua 5,2%, e Barbalho, 0,7%.
Branco, nulo e nenhum são 11,9%, e 5,7% não souberam ou não opinaram.
O LARÁPIO SÓ GANHA ONDE SÓ TEM DESINFORMADOS, COMO É A MAIORIA DO NORDESTE, INFELIZMENTE. PETISTA OU É DESINFORMADO (BURRO) OU DESONESTO. O INDIVÍDUO NÃO PODE SER PETISTA, HONESTO E INTELIGENTE.
👉SE FOR PETISTA E INTELIGENTE É DESONESTO;
👉SE FOR PETISTA E HONESTO É BURRO;
👉 SE FOR INTELIGENTE E HONESTO NÃO É PETISTA.
SIMPLES ASSIM.
Não é à toa que o sistema quer Bolsonaro preso. O lindinho da Odebrecht, aquele que é deputado POR LIMINAR, só faltar ter um treco, quando se fala em anistia. Um cara deputado POR FORÇA DE LIMINAR, ACUSADO DE CORRUPÇÃO, fica pagando uma de santo. Puta💩💩💩
A ilustre Vereadora Eleika Bezerra, em momento algum, fez insinuações depreciativas a quem quer que seja. Apenas publicou um mapa que contém uma feliz comparação. Chamar o Nordeste de Nova Cuba é um elogio, pois Cuba, segundo os petistas, é uma das maravilhas da humanidade. Ou então os petistas estarão ofendendo os seus parceiros cubanos, ao se ofenderem com a comparação do nordeste com esse país.
Estranha é a reação do PT, repleta de contradição. Ora, eles proclamam Cuba como.uma das maravilhas da humanidade; ora, se julgam ofendidos com a comparação do nordeste brasileiro com Cuba. Era para se sentirem felizes e satisfeitos com a nossa região ter se transformado numa nova terra prometida, um Éden, um paraíso – a próspera Nova Ilha Cubana do Sul.
O que eu acho estranho é a reação cheia de contradições dos petistas. Ora, eles proclamam Cuba uma das maravilhas da humanidad; ora consideram uma ofensa ao nordeste brasileiro, comparar essa região com Cuba. Então os petistas são quem estão ofendendo o povo cubano. Na linha de coerência com o juízo de valor dos famigerados petistas, o nordeste não sái ofendido, sái elogiado, na comparação com aquele grande feito do comunismo.
Ela que nos separar e matar os mineiros é isso? Que diabos é isso…..
estou com a vereadora e não abro! Para bens pela coragem de expressar algo que todos aqueles que amam essa terra, notam! o aliamento ideológico do atual governo com os regimes cubano, venezuelano e bolivariano no leva crer na verdade da ilustre representante do povo de Natal-.
Eduardo, sua ingenuidade é tocante. Como se não soubéssemos que a LIBERDADE DE UNS TERMINA COM A LIBERDADE DOS OUTROS. Vc certamente não conhece a lei que tipifica a INJÚRIA, do latim injuria, de in + jus = injustiça, falsidade.
No Direito consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro.
É um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima.
Está no artigo 140 do Código Penal Brasileiro, no capítulo de "Crimes contra a Honra": Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
SOB O DISCURSO DA LIVRE EXPRESSÃO NÃO SE PODE SAIR AGREDINDO VERBALMENTE AS PESSOAS OFENDENDO-LHES A HONRA E A DIGNIDADE.
Além disso, Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude"discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual.
Lembrando que no Brasil, preconceito é Crime, de modo geral,o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo, que não poderia jamais ser proferido pela boca de uma Professora Universitária, ex-secretária de Educação e hoje vereadora, como Eleika.
TIPO PENAL: DISCRIMINAÇÃO OU PRECONCEITO – ARTIGO 20 DA LEI Nº 7.716/89 – ALCANCE. O disposto no artigo 20 da Lei nº 7.716/89 tipifica o crime de discriminação ou preconceito considerada a raça, a cor, a etnia, a religião ou a procedência nacional, não alcançando a decorrente de opção sexual.
Sou nordestino e estou profundamente consternado e ofendido com o ato produzido pela Professora, e espero que o Ministério Público, a OAB e a própria Câmara de Vereadores, façam justiça e não deixem impunes tal atentado de apologia a DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO, DE INJÚRIA E DE QUEBRA DO DECORO PARLAMENTAR, cometido infantilmente pela Professora e Vereadora Eleika, que nos envergonhou a nível nacional.
Independente da nossa própria opinião a respeito da observação da vereadora Eleika, em um país livre, com um povo esclarecido, o mais importante seria existir uma pessoa capaz de pensar e produzir um pensamento original. As eventuais reações hostis são próprias de uma geração pouco educada e não deveriam intimidar a vereadora. Em outros tempos, usava-se o chavão : "Ainda que não concorde com o que dizes, defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo", hoje ouvem-se os grunhidos pouco articulados desse público carente . Lamentei profundamente que a observação tivesse sido retirada e senti mais vergonha dessa época em que vivemos. Ser politicamente correto sempre foi o dever primário de um povo escravizado pelas ditaduras. Será que já estamos em Nova Cuba. ?
Votei branco para presidente, mas respeito quem decidiu optar por um dos dois candidatos e respeito tb o resultado final da eleição. Não sei pra que tanto chororô de quem foi derrotado, vamos cobrar e fiscalizar sempre, torcer por avanços e melhorias. A vereadora foi infeliz com essa postagem, tanto é que ela excluiu depois e reconheceu que causou polêmica. Ela tem direito de expressar sua opinião sim, mas na função de educadora e vereadora (representante do povo de Natal), uma figura pública, ela foi infeliz em postar isso, exagerou, passou do limite, causou muita polêmica e pode gerar e alimentar coisas terríveis, destacando tb a falta de respeito com MG e seu povo. Ela, junto com os eleitores inconformados e outros tipos de gente, deveriam fazer campanha ou algum tipo de mobilização para o sul e sudeste votar 100% no adversário do PT, pq Dilma ganhou no RJ e em MG e teve votação tb nos outros estados, em vez de criticar as regiões que votaram no PT. Ela deixou uma ideia idiota de separação e alimentou certos tipos de preconceito. Mudei totalmente minha opinião sobre ela.
Não a conheço, não posso cometer nenhuma ofensa a mesma, mas posso, preciso, e vou registrar meu repúdio a triste atitude que esta pessoa "pública" teve em fazer um infeliz comentário e se manter soberana em sua opinião, não divagando sobre as consequências da mesma. Ora, se queria a mesma ser cômica em mídia de tamanha exposição, que deixe seu cargo político e se torne uma comediante, haveria muito mais sintonia entre função e idéias. Reconhecer erros, tentar corrigir, faz o ser humano ser algo maior que seu próprio eu, use esta oportunidade de crescimento adequadamente. Em um país que o voto nulo é tachado de antidemocrático e ninguém reconhece que é sim uma opção válida, senão não estaria o mesmo lá, ninguém respeita os interesses pessoais que levam um eleitor a escolher A ou B. Uma vez que nunca haverá uma opção política alinhada com todos os interesses da sociedade e seus segmentos sociais, profissionais e intelectuais. O efeito idiossincrático permanente faz da política um jogo de interesses. Qual o interesse da mesma? Manchar sua própria história com atitudes indevidas? No nordeste houveram eleitores de Aécio, bem como no sul e sudeste muitos optaram por Dilma. Quem anulou seu voto, deixou em branco ou justificou deve se encaminhar para minas para economizarem em uma implosão só? Muita gente é desocupada demais e por isso estão observando o que seus políticos fazem para expressar sua representatividade? Quem viu a entrevista dela nas emissoras locais, só consegue perceber que as emendas ficaram piores que o soneto. E se a mesma retirou a publicação deve ter sido mais por orientação de alguém de imprensa ou jurídico que por vontade própria.
Vi a entrevista da Sra. Eleika na TV e ela parece ser uma boa pessoa. Ela já reconheceu o erro e tirou a postagem do ar, demonstrando ser uma pessoa responsável.
Vc falou a pouco no RN que nao sabia q as pessoas eram tao desoculpada,vc e muito mais desoculpa do que tds nos,,vereadora de primeiro e ultimo mandato , pois fomos nos desoculpdos q colocamos vc no poder, Isto sim e uma vergonha colocar pessoas igual a vc no poder
A patrulha ideológica do politicamente correto não perde tempo. A professora Eleika tem história na educação do RN e precisamos ter mais discernimento para analisar esse tipo de postagem, certamente não criado por ela, que é uma alegoria de um momento de divisão do país. Quando o PT fez sua campanha baseada no medo da perda dos benefícios sociais e mentiras diversas junto às pessoas humildes, partindo do princípio (não declarado, mas claramente evidente) que esses eleitores são ignorantes e incapazes de receber uma mensagem mais elaborada, poucos se indignaram e certamente nenhum era eleitor do PT. Muita hipocrisia!
A VEREADORA, TÁ MAIS DO QUE CERTA, SÓ TEM UM ERRO QUE É NAS CORES DO MAPA, TEM ESTADOS DO NORTE QUE O AÉCIO GANHOU DEVERIA ESTÁ NA COR AZUL, NO RESTO ESTÁ CORRETO, SÃO NÚMEROS E OS NÚMEROS NÃO MENTEM. QUANTO AO PEDRO PAULO, ACHO QUE A VEREADORA SÓ ESTA DEFENDENDO O QUE ELE PRÓPRIO DEFENDE. LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE MANIFESTAÇÃO E DE DIREITO DE ESCOLHA. DEIXE A VEREADORA FALAR, OU NÃO? É DITADURA É? SE FOR, AI DEFINITIVAMENTE JÁ NÃO É MAIS SÓ OS NÚMEROS VIROU UMA CUBA MESMO.
Muito bom é o sentimentos de todos temos que dividir para melhorar já está na hora de fazer isso.
LAMENTÁVEL!
Para dizer o mínimo,a manifestação da Professora Eleika é completamente indelicada, preconceituosa e discriminatória. E partindo de um agente público com mandato político, um crime de apologia a xenofobia. Depois, sendo quem é, a Professora manifesta o comportamento de uma adolescente fanática que desconhece os meandros da política e seu pragmatismo visceral, engrossando o cordão dos revoltados herdeiros do Lacerdismo que nos deixou o legado da fabricação de crises políticas, da manipulação dos fatos, do denuncismo eleitoreiro, do anticomunismo rasteiro, de uma imprensa que direciona a meia-verdade para os interesses espúrios das classes dominante a qual ela faz parte. E aí parece residir a explicação para tal impropério em forma de opinião divulgada num espaço público de grande circulação e divulgação.
Da minha parte, que nutria admiração pela Vereadora Professora, tendo votado nela por convicção, vejo minhas esperanças se despedaçar, ao contemplar esse dantesco gesto digno de repúdio por toda a sociedade livre que defende a LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE MANIFESTAÇÃO E DE ESCOLHA.
PROFESSORA, QUEM PERDEU FOI A SENHORA. Perdeu a oportunidade de ficar calada!!!
Muito bom , ela se manisfestou o sentimento dos brasileiros temos que dividir.
vamos juntos
Vamos guardar na memória essa atitude reacionário e sarcástica da vereadora Eleika Bezerra demonstrando um enorme preconceito com os brasileiros que votaram em DILMA, e na próxima eleição o natalense saber lhe dar o que ela realmente merece
Sou professor da rede estadual de ensino, aprovado em dois concursos publicos, amanha mostrarei aos meus alunos esse mapa. Que vergonha professora
é o futuro mapa de meu Brasil nova cuba para vocês.
Pelo que conheço da nobre vereadora e educadora, ela foi bastante infeliz nessas declarações, sim que cada um pode se expressar, é o livre arbítrio, porem seu testo foi no mínimo um pouco preconceituoso, não podemos se igualar aos necrófagos das outras Regiões onde começaram uma onda descriminatória contra os nordestinos, o nosso povo é por tradição um povo feliz, honesto e hospitaleiro, enquanto eles nos detonam, falam mal e dizem barbaridade de nós, o Nordeste os recebem de braços abertos com todo carinho, não tentem dividir essa nação mais do que já o querem devidi-lo. MG, RJ, foram o peso da balança, o país votou com suas convicções, votaram no que pra eles eram o melhor, mostrem que educação já vem do berço, infelizmente nem todos os teém. se parte de uma nordestina essa infeliz declaração, o perdoem, ela é uma ótima pessoa, uma grande mulher.
E a onda fascista nas redes sociais continua.
Vejam essa pérola de um perfil do twitter ….
https://twitter.com/KarineMelS2
Vamos todos denunciar esse perfil (que pode ser fake) para ver se a PF chega a pessoa ou pessoas por trás dele.
Não entendo porque os paulistas acusam o norte/nordeste em relação ao PT, se foram justamente eles que criaram o partido, juntamente com a participação de muitos intelectuais, lá na região do ABC. Fizeram de tudo para popularizarem o partido que, alias, demorou muito tempo para ser aceito naquelas regiões.