Herbalife vai mudar política de remuneração dos distribuidores

A empresa de produtos nutricionais Herbalife, com sede na Califórnia, Estados Unidos, é sempre lembrada pelo slogan: “Quer emagrecer? Pergunte-me como.” Era assim que os vendedores dos tradicionais shakes dietéticos da companhia atiçavam a curiosidade de potenciais consumidores. A estratégia mantinha certo mistério em torno dos produtos da empresa e também de seu modelo de negócios, baseado nas vendas diretas. Nos anos 1980, por causa dessa estratégia, a empresa foi acusada de praticar um esquema de pirâmide financeira. O tempo passou, a Herbalife abriu capital, se tornou mais transparente, investiu em publicidade e o assunto permaneceu esquecido.

Em dezembro do ano passado, o velho espectro voltou a assombrar a companhia. Em uma apresentação de três horas feita em Nova York, o investidor americano Bill Ackman, da gestora de fundos Pershing Square, voltou a comparar o modo de atuação da empresa a uma pirâmide. Foi o suficiente para o valor de mercado da Herbalife cair 40% em dois dias. “As alegações são falsas”, afirmou Michael Johnson, CEO da Herbalife. “É dessa maneira que o Ackman atua no mercado.” Mais uma vez, a empresa recorre a campanhas publicitárias para apagar da memória de seus consumidores as alegações de Ackman. Só que agora ela decidiu ir mais fundo no problema. Pela primeira vez, vai alterar o modo como são remunerados os seus distribuidores.

Até hoje, qualquer distribuidor recebia um desconto fixo, de 50%, ao comprar produtos diretamente da empresa para revendê-los. A partir deste ano, eles serão selecionados em categorias, de acordo com suas vendas. Só vai receber o descontão quem provar que revende os shakes e suplementos alimentares da marca. Os demais terão abatimentos menores. A mudança tem como objetivo diferenciar quem realmente comercializa os produtos daqueles que são meros consumidores em busca de um preço melhor. “Boa parte dos nossos distribuidores apenas consome nossos produtos”, afirma Gioji Okuhara, diretor-geral da empresa no Brasil. Nos Estados Unidos, o porcentual de clientes disfarçados de distribuidores chega a 73%.

O sistema de vendas diretas da Herbalife, batizado pelo nome de “multinível”, sempre foi considerado o segredo de seu sucesso. Nesse modelo, quem decide entrar para o time de vendedores da empresa pode aumentar seus ganhos indicando outros vendedores. Dessa forma, fica com um porcentual do que for comercializado por eles. É aí que a polêmica começa. Para Ackman, o que a empresa promove, na verdade, é um esquema de pirâmide financeira que só se sustenta com a entrada de novos participantes. “Quando o objetivo é vender uma oportunidade, e não um produto, trata-se de uma pirâmide”, afirma o investidor. Com a nova política, a Herbalife quer mostrar aos críticos que tem, sim, um grande número de clientes.

No Brasil, a alteração deve ser comunicada aos consumidores até o meio deste ano. A empresa também está adotando no País uma estratégia mais agressiva de publicidade. “Começamos a veicular anúncios na tevê”, diz Okuhara. O contrato de patrocínio com o time de futebol do Botafogo carioca foi ampliado. Além disso, foram inauguradas cinco filiais. No ano passado, a operação brasileira da companhia cresceu 19,8%. Seu faturamento global foi de US$ 4,5 bilhões. Para ajudar na luta contra Ackman, a Herbalife também convocou o argentino Lionel Messi. O craque do Barcelona é a estrela de uma série de comerciais nos quais ele disputa outros esportes, como o críquete.

Invariavelmente, ele acaba utilizando os pés para vencer os adversários. A empresa tem outro aliado de peso. O polêmico investidor Carl Icahn anunciou, em janeiro, que havia adquirido 13% do capital da Herbalife e ainda que negociava aumentar sua participação para 25%, com a condição de indicar dois nomes para o conselho de administração. O que ninguém esperava era que ele decidisse engajar-se em um debate acalorado com Ackman, em um programa da emissora americana CNBC. Os dois trocaram insultos ao vivo, debatendo o modelo de negócio da Herbalife. Ackman chamou o adversário de hipócrita. Icahn o comparou a um bebê chorão. Esse é o tipo de exposição que a empresa menos quer. Afinal, suas ações, depois da queda espetacular de dezembro, voltaram ao nível anterior ao relatório de Ackman.

    20 Comentários

    1. GABRIEL GOBBI disse:

      nada foi implantado em min eu ja fui um vendedor de remedio para emegreser e era quimico e viciei um monte de gente inclusive minha mae e depois disso nunca mais kis agora vendo produtos qe nao agridem as pessoas em nada agora se vc kiser morer de trabalhar eu te empresto uma enxada…e vc pergunta se as pessoas qe estao sofrendo na roça se elas gostao de sol qente nas costas

    2. altos ganhos anuais disse:

      Triplique em 12 meses todos os seus ganhos com a Herbalife.
      Plano de investimento com altíssima rentabilidade.
      Milhares de investidores já estão multiplicando seus patrimônios.
      Visite: http://www.altosganhosanuais.blogspot.com

    3. Rogério Lima disse:

      Pagar imposto que é bom nesses ” espaços vida saudável” nada!! Tem que ser tudo por debaixo do pano. Alugar pontos que não sejam muito visíveis, em lugares o menos comercial possível e estar sempre mudando de endereço!! Perdi as contas de quantas pessoas vi morrer de trabalhar pela Herbalife e só perderem tudo!

      • Renata disse:

        Caro, Rogério Lima, todos os impostos são pagos no ato da compra dos produtos, e só perde dinheiro quem não tem tino para o negócio. Antes de argumentar qualquer assunto, certifique-se. É melhor ficar calado do que falar besteira. Ah, depois procura saber a filosofia de um espaço vida saudável, se vc não for tão ignorante quanto pareça, entenderá.
        #ficaadica

        • Alguém disse:

          Renata, concordo!!!

        • Hell disse:

          O negócio da Herbalife é um jogo de linguagem previsível. Se estivermos nela e por ela é o melhor negócio do mundo. Conhecendo apenas um pouco da historia da empresa, do sistema e dos resultados, nos afastamos e veremos o lado sombrio do negócio. Se é bom ou ruim, depende dos valores que a pessoa possui. Por exemplo:no mundo dos negócios muitas vezes os fins justificam os meios. Enfim, se a empresa de capital aberto chegou a este cifrão significativo atual, foi a custa de alguns bons administradores, interesse de vários investidores e na ilusão temporária de milhares de pessoas. Basta juntar os investimentos de aproximadamente R$ 10.000,00 de milhares supervisores, que na maioria não passam de dois anos de recrutamento, para contabilizar o retrofianciamento da empresa. De fato, é um bom negócio. Para quem?

        • Junior disse:

          Gostei de ver, é assim, mesmo, aqueles que menos sabem, são os que mais criticam, sou um distribuidor bém sucedido na herbalife…

        • Augusto disse:

          Oi Renata.
          Discordo de você em apenas um ponto.
          Comecei na Herbalife e não tinha tino pro negócio. Fiz logo um estoque de 17.000,00 (nâo apenas 10.000,00) e montei meu EVS.
          Em 2 meses e meio tive que fazer um novo pedido as pressas porque o estoque estava acabando.
          Hoje acredito que, pra ficar encalhado com produtos Herbalife, a pessoa tem que caprichar. Esconder os produtos. Não deixar ninguém ficar sabendo que você tem os produtos. Algo assim. Ou então tem que ter uma incompetência e uma preguiça sem precedentes.
          Mas, incompetentes e preguiçosos não irão se dar bem em nenhum tipo de negócio.

      • Angelo disse:

        Esse é o pior negócio do mundo sim.
        Para quem não gosta de trabalhar e de aprender.
        É uma fria sim.
        Para quem acha que é dinheiro fácil.

        Fracassado, preguiçoso e “rei da desculpa”, favor ficarem longe desse Negócio chamado Herbalife.

        Sucesso aos demais.

        • John disse:

          Excelente Hell, falou e disse tudo, sou empresario e estive neste negocio por 2 anos só perdi muito dinheiro pois nao fazia jogo sujo, psicologico de lavagem cerebral e tecnicas ardilosas de venda para empurrar um pobre coitado os produtos carissimos(para sustentar toda a piramide por tras) ou se torrar capital para uma supervisão de R$ 10.000,00 para “mudar sua vida” muda sim pra pior. Quem nao entrou, nao entre nunca, quem está que saia rápido para minimizar as perdas(sabemos que vivem todos de aparencia). E as defesas todas que o fazem aqui foram implatadas em voces através dos STS.

      • Marco disse:

        Apenas para lembrar as pessoas que acabam buscando informações na INTERNET e não com pessoas que realmente desenvolvem de forma séria, a HERBALIFE aceita devolução dos produtos de TODOS que investiram em PRODUTOS.

        Então me digam por favor como consegue-se FALIR, como alguns tentam em insistir,

        • Danilo disse:

          Marco, me explica como fazer a devolução porque não estou encontrando nem no site e nem pelo atendimento telefônico.
          Obrigado.

        • Anderson disse:

          ESTOU NO NEGOCIO FAZ POUCO TEMPO MAS TEM GENTE QUE FICA ESCREVENDO BESTEIRA NA INTERNET PQ SE ESSES AI NÃO DERAM CERTO É PORQUE NÃO TRABALHARAM DIREITO E COMO DISSERAM AI O QUE VC INVESTIR EM PRODUTOS SE NÃO VENDER PODE DEVOLVER. ENTÃO AO INVES DE FICAR METENDO O PAU VAI TRABALHAR.

      • Antonio disse:

        Amigo, os impostos são pagos no momento em que o distribuidor compra os produtos direto da Herbalife. E os pontos não podem ser “Loja” de porta pra rua, para manter o princípio da venda direta. Propaganda boca-boca… informe-se ;)

      • Marcos S. Lima disse:

        A meu ver, as pessoas são vitimadas pela própria ganância do ganho fácil.
        A Herbalife diz o seguinte: se você é um distribuidor, ou vendedor comum desta empresa, e indicar uma outra pessoa para que seja revendedora também, de tudo o que a mesma vender, você que a indicou, ganhará uma porcentagem do lucro dela.

        Logo, quando acontece uma reunião, os dirigentes da empresa, apresentam um personagem que segundo eles, o mesmo tem um ganho mensal de R$ 100.000,00 (cem mil reais), sem fazer nada! Denominado “o milionário.”
        Segundo os dirigentes da reunião, o “milionário” tem este ganho de cem mil reais, em cima das vendas das pessoas que ele levou para serem revendedores também.
        Então quando o “milionário” adentra à sala onde está havendo a reunião de vendas, alguns figurantes começam fingirem estar tirando fotos do cara, para simular glamour. Os visitantes vendo aquele glamour todo, se empolgam e acabam se tornando reféns. Fora isto, eles usam outro artifício para atrair as pessoas: eles falam de um tal evento denominado “Extravaganza”, onde prometem viagens pelo Brasil e pelo exterior, com finalidade de laser como prêmio pelas vendas. Tudo marmelada, pega trouxa.
        Participei da reunião e cai foi fora! kkk
        Fora isto, ele tentam fazer lavagem cerebral em você, dizendo que a Herbalife é o topo, e que nada em volta tem valor, e que você vai enriquecer, se se tornar revendedor deles… blá blá blá. Saudações.

    4. Mauricio Nogueira disse:

      Enquanto isso na TelexFREE…

      • Alguém disse:

        Enqto isso, pra entrar na TelexFree custa quase 700 reais.
        Pra entrar na Herbalife, apenas 150 reais, e ja ganha um pote do shake que custa 107.
        As pessoas precisam de nutricao de qualidade. Falar no telefone, tem diversos apps pra smartphone e tablet q sao free e nao precisam do TelexFree.
        #ficaadica
        Nem Monavie chega perto de Herbalife.
        Antes de criticar, vá se certificar do q está falando, pra nao falar bobagem…

        Fazendo um paralelo nada a ver, mas…
        “Coitado do ciclista q teve o braço arrancado”
        Alguem parou pra se perguntar pq raios o braco do ciclista tava dentro do carro do cara? Nao, neh!
        Pois eh, brasileiro só sabe criticar, antes mesmo de saber oq realmente ta acontecendo.
        Bando de hipocrita e alienado!
        Rede Globo em vcs, cambada de safado, preguicoso, vagal, … a midia te domina, seu comedia!!!
        Poe a bosta da cabeca pra pensar ao inves de por boné, brinco, e arrumar o cabelo, perua desgracada!!!
        kkkkkkkkkkkkkkk