Jornalismo

“HUB TAM É NOSSO”: Professor aponta mais uma vez que Recife e Fortaleza estariam tecnicamente descartadas

O Professor Universitário Rubens Ramos, estudioso de aviação é logística, escreveu um texto referente ao ultimo relatório apresentado pela TAM aos representantes do RN, PE e CE, o texto que o professor escreveu, mais uma vez apontando Natal como o melhor local tecnicamente vai de encontro ao que o próprio blog escreveu na sexta-feira e as informações de quem viu o relatório completo da ARUP(empresa de consultoria que apresentou o estudo), se a escolha for técnica, dificilmente perderemos essa parada. Segue o texto:

ARUP, discretamente, descartou FOR e REC*

Caros amigas e amigos potiguares,

A meu ver, e em decorrência das vantagens econômicas de NAT/SBSG sobre FOR/SBFZ e REC/SBRF, a decisão afunila-se claramente para nós.

A considerar a reportagem de Nadjara Martins na Tribuna de hoje(sábado), aliás, excelente jornalista, temos que, discreta e diplomaticamente, a consultoria ARUP descartou FOR e REC.

1 – O DESCARTE DE REC
Começando pelo último, REC, aeroporto que não está no plano imediato de concessão à iniciativa privada, o relatório aponta a exigência de um novo terminal independente do outro lado da pista, o que mostra de início que o atual, embora tenha capacidade de absorver mais passageiros, não serve para o hub internacional.
E mais, o relatório coloca a situação de tal forma difícil ao apontar que:
a) a FAB teria que deixar imediatamente REC (ir para onde?) para a construção do novo terminal, uma verdadeira “ordem de despejo”; e nesse ínterim,
b) uma empresa estatal em dificuldades financeiras (INFRAERO) terá que fazer o projeto básico e a licitação de um novo terminal; e
c) a empresa ganhadora, após vencer todas etapas de recursos e impugnações, assinado o contrato irá desenvolver o projeto executivo, obter as licenças apropriadas, realizar sondagens do solo para fundações, e construir o novo terminal.

A probabilidade de tudo isso acontecer em 2 anos e estar plenamente operacional em 2018 existe, mas é praticamente nula.

Podemos dizer, na prática, como a imprensa já registrou, que REC está fora da disputa.

2 – O DESCARTE DE FOR
Haveria então a grande final, FOR x NAT.

Mas isso também já foi decidido.

Para FOR, o terminal não foi colocado como problema central, pois sua ampliação já está licitada e em andamento, embora com obra paralisada. A obra pode ser retomada e não haveria o problema de nova licitação, apenas aditivos de contrato. Nem seria necessário dar “ordem de despejo” à FAB. Não há, assim, problema com o terminal.

O problema grave de FOR é outro, a necessidade de ampliar a pista de 2454 m para 3000 m (há pequeno erro de digitação no texto da reportagem e se fala em 3000m2). O que ocorre é que isso exige a desapropriação de aproximadamente 15 quarteirões de casas para manter uma área anterior à cabeceira da pista, com o devido recuo livre e espaço para sinalização anteriores à pista.

Apesar de toda mobilização dos governos do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, parece evidente que a probabilidade dessa ampliação da pista acontecer é praticamente nula no período considerado para implantação do hub.

A meu ver, FOR está, também, descartada.

Claro, tudo é possível, tanto para REC como para FOR, mas as probabilidades são mínimas.

3 – EM CONCLUSÃO
Em resumo, sobre REC e FOR, a escolha de uma delas é uma decisão de alto risco. Escolher NAT/SBSG nesse critério é de baixo risco.

Ficamos então com a mesma definição de antes e as vantagens fundamentais de NAT/SBSG:
1) melhor localização em relação às rotas do corredor EUR/SAM, vantagem de custo em combustível da ordem de 2% sobre FOR e 4% sobre REC;
2) tamanho e possibilidade de expansão – tamanho de hub internacional (15 km2 contra 5 km2 de FOR e 4 km2 de REC), único com tamanho para 2 pistas e alto desempenho de operação simultânea, único com espaço de entorno para ampliação ao nível de Atlanta (ATL) ou Dubai (DWC);
3) relação contratual 100% privada, sem necessidade de licitações públicas para nada, como por exemplo a construção de hotel dentro do aeroporto para abrigar a tripulação dos vôos do hub. Aqui temos a mais alta segurança jurídica e agilidade empresarial.

A conclusão, a meu ver, continua a mesma.

NAT/SBSG tem as vantagens fundamentais a seu favor, e nenhuma falha grave contra si, diferente de FOR e REC.

O hub é nosso.

Rubens Ramos, em 17 de outubro de 2015

Opinião dos leitores

  1. Este relatório da Arup me deixou com várias "pulgas" atrás da orelha. Ainda não o li por completo.
    No relatório da Oxford previa geração de quase 30 mil empregos, entre diretos e indiretos, nos próximos 5 anos, no mercado de PE. Como exemplo, citava a FedEx que em PE emprega 12 mil funcionários.
    Mas calma: isso tudo com apenas 24 aeronaves?
    E porque um novo terminal (exclusivo) por tão pouco?
    A TAM esconde o jogo.
    O Guararapes, com os dois terminais que possui, teria capacidade combinada de 24 milhões de passageiros/ano e 22 fingers. Dentro do aeroporto já existe um galpão exclusivo da TAM Cargo.
    Caso esse novo terminal saia do papel o Guararapes teria, hipoteticamente, capacidade combinada para mais de 30 milhões de passageiros/ano. O suficiente para garantir o atendimento da demanda da RMR pelas próximas duas décadas, quando, sem pressa, poderia se construir um novo aeroporto.
    Não me venham dizer que falta “condições técnicas” para REC receber o HUB com a atual estrutura, pois para operar poucas dezenas de aeronaves, como está no relatório (mesmo em 2038 seriam apenas 36 aeronaves), até o terminal de Caruaru o faria sem grandes transtornos e em poucas horas, por exemplo.
    .
    Bom, o que sei é que não só de turismo vive um HUB.
    Um HUB vive do comércio, da indústria e do serviço.
    E em PE já existem vários polos consolidados: logístico, turístico, hospitalar, educacional, jurídico, diplomático, automotivo, petroquímico, farmacoquímico, cervejeiro, de alimentos em geral, carnavalesco, de bebida (gasosa, fermentada e destilada), frutífero, de festas juninas, caprino/bovino, gesseiro, de vinhos finos, têxtil, sucroalcooleiro, portuário, ferroviário, eólico, mineral, científico, de eventos nacional e internacional etc.
    Todos demandam pelo transporte aéreo, seja no suprimento ou seja no atendimento do mercado.
    Também PE reúne as melhores condições de compartilhamento entre os moldais de transporte, de cargas e passageiros, entre aviões, navios, transatlânticos, trens, metrô, ônibus, caminhões e carros.
    Recife é, dentre as concorrentes, a mais central e a mais densamente povoada. Num raio de até 300 km habitam quase 15 milhões de pessoas. Neste raio o acesso ao HUB poderá ser feito de forma mais democrática por todas as faixas de renda.
    Sei também que REC está em linha reta a apenas 250 km de NAT. Isso é um “pulo” para um avião. Ao ser abordar LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA preferiria me encontrar mais próximo ao mercado emissor do que ao receptor. Mais um atrativo para REC.
    O nobre professor ainda não conseguiu explicar a relação entre os 2% de economia de combustível na rota EUR/SAM e da diferença de 10% no faturamento entre ambas as cidades.
    Será que uma equação compensa a outra?
    Obviamente, NÃO!
    Porque o mercado de REC usará o HUB de NAT se a concorrência servirá opções desde REC?
    Por míseros 2% de econimia?!
    Muita gente vai preferir pagar um pouquinho a mais e embarcar desde o Guararapes.
    Finalmente, pela lógica do professor teríamos no Brasil HUB’s apenas no Oiapoque, Chuí, Pontal do Seixas e outro no extremo oeste do AM.
    Nunca SP seria o principal HUB do Brasil.
    A realidade é bem diferente, não acham?
    .
    Que fique bem claro, a Infraero realiza um excelente trabalho em REC e não tem intenção de conceder seu melhor terminal no médio prazo. Pelo contrário, REC passa a ser estratégico nos planos da Infraero. Além disso, no ano que vem a Infraero arrecadará bilhões de reais com as concessões dos terminais de FOR, SSA e POA.
    Isso que dizer que ela terá $$$ para investir em no terminal exclusivo da TAM em REC.
    Terminal este que será construído no local hoje ocupado para manutenção das aeronaves da Aeronáutica, já liberada à Infraero.
    Todos os aeroportos concedidos, em até 30 anos, voltarão a serem administrados pela Infraero.
    Todos!
    Com a decisão da TAM, mais rápido do que imaginávamos, o Guararapes poderá ser um dos aeroportos mais movimentados da América do Sul, segundo as perspectivas lançadas pelas respeitáveis consultorias internacionais.
    Afinal, qual a necessidade de REC ter um aeroporto para 30 milhões de passageiros/ano no curto e médio prazo? Apenas o aumento da demanda explica.

    1. Caro Alberto, um hub vive basicamente de si mesmo, um centro de conexões. Ser ou não destino não é, a princípio relevante, embora possa ajudar pois parte da demanda doméstica seria dirigida para aí.
      REC não tem capacidade para mais que algo em torno 20 devido ao comportamento da demanda. Assim como nas cidades, o transporte aéreo de passgeiros também tem os "horários de pico". Na teoria uma pista poderia absorver cerca de 40 milhões de passageiros.ano, na prática terá cerca de 20.
      GRU/SBGR se tornou hub por ser inicialmente destino e depois por conjugar isso à localização nacional.
      REC, como aeroporto, será ainda mais rentável sendo essencialmente doméstico.
      Um abraço.

  2. O pessoal fala em refinaria mas nossos políticos estavam preocupados em receber propina da construção da ponte da redinha e nem questionaram na época a altura da ponte que inviabilizou que navios de grande porte pudessem atracar no nosso porto. Portanto estes não tem força, bem interesse por nada serio….

    1. mesmo se não houvesse a ponte, qual a razão q faria alguém pensar em um grande navio atracar num porto de cabotagem como o de natal?
      Eu até concordo que o SBSG eh um aeroporto mais que capaz de ser um HUB (e nas proximas decadas, será.) mas em se tratando de porto, o complexo de Suape (portos de graneis conteiner, terminais Transpetro, refinaria, estaleiros, etc ) eh o verdadeiro "HUB" maritmo do NE atualmente.

  3. este espaço de comentários deveria ser a respeito do HUB, porem vejo muitos potiguares ainda remoendo o assunto da refinaria em PE, a Rnest (e o pior, sem propriedade de assunto)…
    A refinaria – a Rnest foi projetada para refinar 240 mil BPD, principalmente de diesel e abastecer o mercado do NE.
    e agora os dados
    Produção de petroleo em UO-RNCE (quase tudo que produz o CE e enviado ao RN) – em torno de 60K BPD
    Refino de petroleo na RPCC (sim, existe um refinaria aí no RN, em guamaré) – 30K BPD
    Desse refino de óleo, produz, gasolina, entre outros, e QAV (que alimenta o aeroporto de SGA e abastece as vezes outros estados). produção de 8K m³mes
    Dados em PE
    Produção de petroleo – 0 BPD (eh PE não produz nada de óleo, como vcs afirmam)
    Refino – a Rnest vai produzir os 240 K BPD
    Só a titulo de curiosidade, uma taxa de 4% de refino usualmente pode render QAV, portanto dessa produção, pode sair algo em torno de 20 K m³mes do combustível.

    Agora que viram os dados, ainda vao querer se enganar? Como o RN iria receber uma refinaria de capacidade da Rnest com uma produção dessas? Se ela se localizasse em guamaré, teria que arrumar, alem da refinaria, um porto por lá tmb para receber de fora o petroleo que não produz, ou a refin. ficaria ociosa. O RN recebeu uma refinaria do tamanho dessa produção.
    E PE, que nem petroleo produz, pq recebeu? Devido ao porto de Suape. Ali a Rnest recebe toda a carga necessária pelo porto, processará, e distribuirá ao mercado do NE. E aí a outra vantagem de Rec, que eh zona de influencia regional (além de mercado proprio grande). Um conceito parecido, justificaria o HUB da TAM em REC tmb, porem pelos numeros de fingers, area e estacion. de avioes que o estudo indicou, creio q o tamanho do HUB seja mais adequado para natal.

    Agora meu comentário.
    Professor, vc ja escreveu q acredita q o SGA ira fazer com q voos de GRU, GIG, etc irao fazer escala obrigatória em natal rumo a EUR e vice versa. Se isso acontecer em curto/medio prazo e trazendo a informação de consumo de QAV de BSB de algo de 40K m³mes, eu estou vendo a cena bonita dos caminhões transportando o QAV excedente que a RPCC não produz, vindo dos portos que recebem pela transpetro mais próximos do SBSG, no MA e em PE.
    Eh o que venho falando em outros posts deste blog. Não basta soh o aeroporto, precisa de toda a infraest. envolvida. Falei do QAV pq eh um dos principais, o comb. sendo importado de refinarias distantes por BR´s sem duplicação (304 e 406) elevaria o custo que vc tanto prega no SBSG, sem falar em outros gargalos, como funcionários do SBSG indo trabalhar pegando um VLT (se estiver pronto) levando 2H de trajeto até natal (lembremos, eh um VLT, não um metro de altavelocidade).
    Por fim, eu acho que esse projeto de aeroporto eh importante, mas acho que seja apenas uma peça de uma caixa de engrenagens… ainda faltam todas as engrenagens para essa caixa rodar. Por isso ainda não descarto REC ou FOR (for, apenas por força politica). Acho que uma implantação do HUB em REC em menor escala atendendo uma fração do planejado e daqui ha uns 20, 30 anos uma mobilização a um SBSG mais maduro, estruturado e completo, seria a melhor alternativa… Na verdade, esses jeitinho brasileiros são praxe em nosso cotidiano.
    Por fim, sou leigo em aviação, mas entendo algo em petróleo.

    1. Antes que me respondam, acabei citando BSB… DF não produz oleo, nem tem refinaria, nao tem nada, so tem politico. Até onde sei, o qav de lá vem de minas (Regap), e por caminhão mesmo… mas é DF, não dá pra comparar a capital com o RN. a estrutura economica deles não se compara ao do RN.
      assunto off HUB – já deram um jeito nas condições dos onibus intermunicipais do RN? Entendam, estruturem seu estado antes de querer ser Atlanta.

  4. Uma dúvida: na questão da refinaria Abreu e Lima, onde nos julgávamos vencedores da contenda e que depois perdemos para a "força política" de Pernambuco, tecnicamente também não éramos os prováveis merecedores da instalação no RN? Sou "quase leigo" nessa questão do HUB, mas me parece que nessas disputas entre RN, CE e PE (como Fernando de Noronha é refinaria) o "tecnicamente" é bem menor que o "politicamente". Torço muito para que o nosso estado, sofrido, receba esse justo investimento para nós, mas sugiro controlarmos a expectativa com a vinda. Nesse momento, o bastão deve estar com nossos governantes, que precisam se unir, independente do "credo ideológico, e trabalhar verdadeiramente para trazer esse investimento pra cá. Que esqueçam um pouco as diferenças e se juntem verdadeiramente para trazer o HUB pra cá, como muito bem fazem os políticos pernambucanos e cearenses. Vamos deixar a vaidade de lado e vamos nos espelhar em quem faz direito. Fica a modéstia dica.

  5. O Hub já era de Natal desde o início. A concorrência entre as 3 cidades tem como principal finalidade a obtenção de benefícios (legítimos) para a empresa aérea. Aliás, se a LATAM não instalar o Hub, outra companhia aérea instalará. Lembrem-se que os acionistas da AZUL adquiriram a TAP (ainda que com alguns problemas na concretização do negócio), empresa com presença forte entre o Nordeste (inclusive Natal) e Lisboa, crescendo interesse de usar esta como trampolim para a Europa. Ou a LATAM corre ou chegam na frente dela.

  6. falta dois meses pra papai noel vir ..B em que vovó dizia onde G rana e peia não resolver é pq foi pouco…

  7. Salvo engano, a refinaria da Petrobrás que está sendo construída em Recife deveria ter sido construída no RN, segundo estudos de viabilidade técnica que foram feitos à época da escolha.
    Ocorre que prevaleceu o critério político.
    Acredito que com o Hub da TAM, apesar de ser de uma empresa privada, o "peso" político também contará bastante e deverá envolver até o governo federal, podendo haver promessas a TAM relacionadas a algumas facilidades ou benefícios futuros caso a opção seja por REC ou FOR.

  8. A esperança continua, mas partindo dos interesses dos bandidos do PT, tudo isso fica pra trás, não esqueçam da refinaria, tudo tecnicamente favorecia o RN, e vejam o que aconteceu. É ver pra crer.

    1. Temos uma refinaria, invlusive a única do NE q produz querosene de aviação.

  9. Pela primeira vez o jornal Tribunadonorte trata o assunto de forma profissional e nao politiqueira como das vezes anteriores.

  10. Parabéns nas análises. Venho acompanhando suas explanações desde o início da novela Hub. Como sempre muito preciso e objetivo nas suas conclusões.

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Geral

VÍDEO: Idoso sequestrado em Goianinha é encontrado morto na mata

Vídeo: Via Certa Natal

O idoso Gileno, que havia sido sequestrado na manhã desta quinta-feira (21) em Goianinha, foi encontrado morto em uma área de mata.

De acordo com as informações, ele e outro homem foram levados por criminosos. Apenas a segunda vítima conseguiu escapar e relatou que Gileno havia sido abandonado no matagal. A partir daí, policiamento e familiares iniciaram as buscas para localizar o idosos, que foi encontrado pelo seu filho já sem vida.

Ainda segundo os relatos, os criminosos tentaram despistar a polícia ao deixar a caminhonete de Gileno no município de São José de Mipibu, numa tentativa de confundir as investigações e direcionar as buscas para outro local.

A comunidade da região se mobilizou, junto com familiares e forças de segurança, para tentar localizar a vítima. O corpo foi encontrado com braços e pés amarrados a uma árvore.

A Polícia segue em diligências para identificar e prender os envolvidos no crime.

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Brasil

Brasil só perde para a Venezuela entre países com pior eficiência governamental


O Brasil é o vice-líder entre os países com pior eficiência governamental, ficando atrás apenas da Venezuela, de acordo com os dados do Ranking de Competitividade Global. Foram analisados dados de 69 países. O Brasil está na 68ª posição e a Venezuela, em 69º lugar. Os líderes neste quesito são Suíça (1º), Singapura (2º) e Hong Kong (3º).

O índice foi elaborado pelo International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Além da eficiência governamental, o relatório considera outras categorias, como infraestrutura, eficiência empresarial e performance econômica. Considerando todos os quesitos, o Brasil avançou quatro posições no Ranking de Competitividade Global, saindo o 62º para o 58º lugar entre os países mais competitivos.

Dentro do quesito eficiência governamental, há diversas subcategorias para classificar o desenvolvimento dos países analisados.

O Brasil é o pior país no quesito custo de capital (69º). Está na vice-liderança entre os piores no subitem protecionismo (68º) e figura em 67º lugar em finanças públicas, legislação trabalhista relacionada ao desemprego, e adaptabilidade das políticas.

Entraves persistentes

Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC e responsável pela divulgação do índice no Brasil, os dados revelam um cenário de entraves persistentes que afetam diretamente o ambiente de negócios e o desenvolvimento social.

“O governo brasileiro gasta muito e deveria fazer uma análise da qualidade deste gasto com impacto na atividade econômica e nos benefícios percebidos pela sociedade”, avalia.

InfoMoney

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Brasil

“Não temo Moraes e não vou parar de denunciá-lo”

Foto: divulgação

Um dia após ser alvo de operação de busca e apreensão da PF (Polícia Federal), o pastor Silas Malafaia disse “esperar qualquer coisa” do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e afirmou não ter medo de prisão.

Em conversa na tarde desta quinta-feira (21), o líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu à apreensão do seu passaporte, disse não ter intenção de fugir e voltou a atacar o ministro.

Segundo Malafaia, quando saiu a informação de que havia se tornado alvo de investigação, ele estava em Portugal — e mesmo assim retornou ao Brasil.

“Se eu tivesse medo (de prisão), ficava lá, não voltava para o Brasil. Como é que eu posso ter um passaporte apreendido sob perigo de fuga se eu volto para cá? Acha que eu vou fugir? Isso é uma covardia, sabe? Isso é coisa de ditadores apreender um passaporte de uma pessoa que não tem crime nenhum, que não foi indiciada, que está sendo investigada e que eu voltei do exterior”, afirmou.

Por determinação de Moraes, Malafaia teve o telefone apreendido e autorizada a quebra de sigilo de dados bancários, fiscais e telefônicos dos equipamentos apreendidos. Ele também está proibido de falar com Bolsonaro e o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O relatório da PF que indiciou o ex-presidente e Eduardo mostrou o tamanho da influência de Silas Malafaia na estratégia bolsonarista. Para a PF, Malafaia articulou com o pai e filho “na definição de estratégias de coação e difusão de narrativas inverídicas, bem como no direcionamento de ações coordenadas”.

“As condutas de SILAS LIMA MALAFAIA, em vínculo subjetivo com JAIR MESSIAS BOLSONARO, caracterizam CLAROS e EXPRESSOS ATOS EXECUTÓRIOS, em especial dos crimes de coação no curso do processo (art. 344 do Código Penal) e obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa”, argumentou Moraes na decisão.

“Eu espero qualquer coisa agora. Eu não tenho medo dele e não vou parar de denunciá-lo. E pode ter certeza que esse é o princípio do fim desse ditador, pelas vias legais ou pela justiça divina. Pode anotar o que eu estou falando”, disse.

Malafaia disse ainda que mesmo investigado, seguirá gravando vídeos contra Moraes mesmo sob risco de prisão.

“Você acha que depois desses últimos quatro anos, eu faço 50 vídeos denunciando os crimes de Alexandre de Moraes, Todas as manifestações eu denunciei de violentamente, você acha que eu vou ter medo de prisão? Se eu tivesse medo de prisão não saia de Portugal”, disse.

CNN

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Geral

EUA revisam critérios de vistos em nome da segurança nacional

Foto: reprodução

O governo Trump anunciou nesta quinta-feira, 21, o início de uma revisão minuciosa sobre os mais de 55 milhões de vistos válidos concedidos a estrangeiros. Essa medida, divulgada pelo Departamento de Estado, tem como objetivo instituir uma “verificação contínua” para todos os portadores do documento, identificar indícios de “possível inelegibilidade” e garantir a segurança nacional.

As novas diretrizes e as suspensões específicas, comunicadas ao longo da semana, podem impactar cidadãos de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, ao redefinir as condições para permanência e entrada no país.

Intensificação do escrutínio imigratório

A revisão dos vistos prevê a cassação de permissões, sempre que surgirem evidências de que um indivíduo não se qualifica mais para a autorização. O Departamento de Estado enumerou diversas razões para essa inelegibilidade, que incluem a permanência além do período permitido, o envolvimento em atividades criminosas, a representação de ameaças à segurança pública, ou qualquer forma de participação ou apoio a organizações terroristas. Esta política se aplica a indivíduos que já possuíam autorização para adentrar o território norte-americano.

Simultaneamente, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) está atualizando seu manual de procedimentos, que orienta a análise de candidaturas para vistos e outros benefícios imigratórios.

Entre os novos critérios, está a recusa de documentos para pessoas com “envolvimento em organizações antiamericanas ou terroristas” e para aquelas que demonstrem “atividade antissemita”. A pasta não forneceu exemplos ou especificações detalhadas sobre o que constitui tais atividades ou envolvimentos.

O alcance da verificação foi ampliado para incluir uma análise mais profunda das redes sociais. Em particular, funcionários consulares agora têm a prerrogativa de solicitar acesso a perfis de redes sociais que estejam configurados como privados para candidatos a vistos estudantis.

Suspensões e ações direcionadas

No âmbito das recentes alterações, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou no dia 19 de agosto a suspensão imediata da emissão de todos os vistos de trabalho para motoristas de caminhão. Em uma declaração publicada na plataforma X, Rubio justificou a medida argumentando que “o número crescente de motoristas estrangeiros operando caminhões” no país “está colocando vidas americanas em risco e prejudicando o sustento dos caminhoneiros americanos”.

Ainda sob a liderança de Rubio, a ofensiva contra estudantes estrangeiros tem sido um ponto de atenção. Desde que assumiu o cargo sete meses antes, 6.000 vistos de estudantes foram revogados. Essa política se baseia em uma lei que permite ao secretário rescindir vistos de indivíduos que ele considere estarem em desacordo com os interesses da política externa dos Estados Unidos.

Em um anúncio anterior, de 19 de agosto, o governo havia informado que “ideologias antiamericanas” seriam consideradas na avaliação de pedidos de visto e outros benefícios para imigrantes. A gestão republicana também tem reiterado sua postura anti-imigração por meio de uma política de deportação em massa de pessoas em situação irregular no território nacional.

O Antagonista 

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Brasil

Novo cobra Haddad sobre cumprimento da Lei Magnitsky por bancos públicos

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A bancada do Novo na Câmara apresentou nesta quarta-feira, 20, um requerimento ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo informações sobre como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal cumprem a chamada Lei Magnitsky, norma dos Estados Unidos que prevê sanções a pessoas e entidades envolvidas em violações de direitos humanos e corrupção.

O líder do partido, Marcel van Hattem (RS, foto), afirmou que a ausência de clareza sobre as práticas de compliance das instituições estatais pode gerar riscos à economia brasileira.

“Estamos falando de sanções internacionais com efeitos extraterritoriais. Bancos que optem por ignorá-las, ainda que sediados no Brasil, correm o risco de perder acesso ao sistema financeiro global, inclusive ao dólar, o que teria consequências graves não só para as instituições, mas para toda a economia do país”, disse o deputado.

Assinado também por Adriana Ventura (SP) e Luiz Lima (RJ), o requerimento pede detalhes sobre políticas internas, manuais de procedimentos, bloqueio de contas e eventuais comunicações com o Office of Foreign Assets Control (OFAC), órgão dos EUA responsável por aplicar sanções financeiras.

Os parlamentares argumentam que o descumprimento da lei pode dificultar acesso a mercados internacionais, operações de câmbio e captações externas, além de comprometer a credibilidade do Brasil em organismos multilaterais.

Por se tratarem de bancos públicos, dizem os deputados, falhas de governança podem gerar custos adicionais ao Tesouro Nacional e afetar políticas públicas.

“O Banco do Brasil e a Caixa são instrumentos de política pública. Se houver falhas de governança, quem paga a conta é o pagador de impostos brasileiro”, afirmaram os parlamentares na justificativa do requerimento.

O Antagonista 

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Geral

Renzo Gracie e Marcelo Tigre já estão em Extremoz, conhecem tradições da cidade e convidam para aulão gratuito de Jiu-Jitsu neste sábado (23)

Extremoz já respira esporte e celebra a presença de duas grandes referências das artes marciais. O mestre Renzo Gracie, lenda mundial do Jiu-Jitsu, desembarcou no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (21) e foi recepcionado pela prefeita Jussara Sales e pelo secretário de Esportes, Pablo Sales, em visita à Casa de Taipa Clara Camarão, um dos pontos culturais mais emblemáticos do município. Ao lado dele, também participa da programação o potiguar Marcelo Tigre, 12 vezes campeão de MMA e figura histórica do esporte.

Durante a recepção, Renzo e sua equipe tiveram a oportunidade de conhecer tradições locais, provar o famoso grude extremozense e interagir com lideranças e moradores. Em tom descontraído, a prefeita Jussara destacou a importância da visita:

“É uma honra poder receber Renzo Gracie e sua equipe em nossa terra. Extremoz está feliz com essa oportunidade e temos certeza que serão dias maravilhosos com a presença dele aqui. No sábado, todos estão convidados para o grande aulão, aberto a toda comunidade e totalmente gratuito.”

Superaulão em Extremoz

O ponto alto da agenda será neste sábado (23), das 10h às 12h, quando Renzo Gracie e Marcelo Tigre comandarão um superaulão gratuito de Jiu-Jitsu no Ginásio Estrela do Mar, em Extremoz.

O espaço será preparado com tatames, aberto a praticantes de todas as idades e também ao público em geral. Quem quiser participar deve levar o kimono, mas também será possível acompanhar apenas como espectador.

Uma oportunidade única

Renzo Gracie, considerado um dos maiores nomes da história do Jiu-Jitsu, é reconhecido internacionalmente por sua trajetória como lutador, professor e difusor da arte suave. Sua vinda ao Brasil é rara e, segundo especialistas, apenas sua presença já representa um investimento significativo, mas desta vez estará em Extremoz sem cobrar cachê.

Marcelo Tigre, por sua vez, é um dos principais nomes do MMA mundial, com uma carreira marcada por títulos e lutas históricas, levando o nome do Rio Grande do Norte para os quatro cantos do planeta.

A presença conjunta de Renzo Gracie e Marcelo Tigre em Extremoz é considerada um marco para o esporte no estado, reunindo tradição, técnica e inspiração em um único evento.

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Geral

Desembargador Francisco Barros Dias é absolvido mais uma vez pela Justiça Federal do RN

Foto: reprodução

O juiz da 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte absolveu, nesta quinta-feira (21), o desembargador emérito Francisco Barros Dias da acusação de ter vendido decisão em favor de Rychardson Macedo, réu da operação Pecado Capital e preso em 2012.

Barros Dias foi inocentado no processo em que era acusado de ter praticado ato de improbidade administrativa em benefício de Rychardson Macedo, apontado como líder do esquema de corrupção instalado no Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte. A sentença enfatiza que não existem provas de crimes cometidos pelo desembargador.

Francisco Barros Dias chegou a ser preso em agosto de 2017, sob duas acusações do Ministério Público Federal que se mostraram infundadas: (1) a de ter vendido decisão enquanto atuava no TRF5, cuja sentença publicada hoje declarou a completa ausência de provas, e (2) a de supostamente ter explorado prestígio no próprio TRF5 após sua aposentadoria, denúncia que já havia sido julgada improcedente anteriormente.

Assim, a Justiça reconhece a total inocência de Francisco Barros Dias.

Justiça Potiguar 

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Geral

Ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, é presa no Paraguai

Foto: reprodução

A ex-vice-prefeita de João Dias, Damária Jácome, foi presa nesta quinta-feira (21) durante uma megaoperação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizada no Paraguai. Ela foi capturada junto a outros dois foragidos da Justiça.

Damária estava foragida desde o final de 2024, quando a Polícia Civil deflagrou uma operação para prender os acusados do duplo homicídio que vitimou o então prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, e seu pai, Sadi Oliveira.

A prisão marca um novo capítulo no caso que abalou o município e expõe as ramificações de uma das investigações criminais mais complexas do interior potiguar.

Blog Robson Pires 

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Brasil

Moraes avaliará prisão preventiva de Bolsonaro após ouvir PGR e defesa

Foto: Ton Molina/STF

O ministro do STF Alexandre de Moraes avaliará uma eventual prisão preventiva de Jair Bolsonaro após receber as alegações da defesa e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR). A análise ocorre após identificação de possíveis descumprimentos das medidas cautelares impostas pelo Supremo.

A defesa tem prazo de 48 horas, que se encerra às 20h34 de sexta-feira (22), para apresentar esclarecimentos sobre o que Moraes considerou como “reiterados descumprimentos das medidas cautelares”, “reiteração de condutas ilícitas” e “existência de comprovado risco de fuga”.

Entre os elementos em análise está uma carta recuperada das mensagens apagadas do celular de Bolsonaro, contendo uma minuta de pedido de asilo político à Argentina, endereçada a Javier Milei, datada de fevereiro do ano passado. O documento, no entanto, não chegou a ser enviado.

Somente após avaliar a resposta da defesa e o posicionamento da PGR, Moraes decidirá se mantém a prisão domiciliar ou se a converte em preventiva. A decisão levará em conta possíveis riscos para a ação penal, para a ordem pública e eventuais descumprimentos concretos das medidas impostas.

Em situação anterior, quando houve questionamento sobre possível descumprimento relacionado a uma publicação, a análise resultou na manutenção da situação jurídica vigente, após Moraes considerar se tratar de um ato isolado.

CNN

 

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Geral

Trivela do ASA: DJ Bruno Giovanni será atração do Palco Ilha 360, no centro do percurso da Trivela

A Trivela do Asa está de volta e Natal foi a cidade escolhida para sediar a estreia da turnê que teve uma grande pausa de 14 anos. No dia 13 de setembro, os fãs da banda Asa de Águia terão um encontro marcado com esse retorno histórico na Casa de Apostas Arena das Dunas.

“Retomar o leme dessa Trivela era um sonho guardado no meu coração. Vamos rodar as principais cidades do país, levando alegria, irreverência e criando novas memórias inesquecíveis com meus fãs”, declarou Durvalino nas redes sociais.

E pra completar o clima de festa e música boa, o DJ Bruno Giovanni comanda o Palco Ilha 360, que ficará posicionado no centro do percurso da Trivela em formato exclusivo de torre. BG vai comandar o som na abertura e no encerramento do evento.

A Trivela, que marcou época e arrastou multidões por onde passou, já tem duas datas confirmadas para 2025: 13 de setembro em Natal e 18 de outubro no Rio.

O 2º lote dos abadás já está à venda no site ou no app ingresse.com.

A vendas físicas, sem taxa de conveniência, estão acontecendo na Davvero Gelateria, localizada no estacionamento interno da Arena, em frente a cervejaria Raffe.

Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do evento no Instagram: @triveladoasa e na página da Arena: @casadeapostas.arenadasdunas.

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