Judiciário

Juiz da Paraíba libera vaquejada por entender que não há maus tratos

O juiz Max Nunes de França, da Comarca de Campina Grande, na Paraíba, negou um pedido de suspensão de uma vaquejada em Campina Grande por entender que não há maus tratos contra qualquer animal durante a prática do esporte.

Na decisão, o magistrado destacou que o conceito de crueldade ao animal está ligado ao fato de causar sofrimento, o que não acontece atualmente com as vaquejadas que possuem um regulamento voltado exatamente para o bem-estar do animal.

“Os regulamentos que são seguidos para organização das vaquejadas atualmente apontam elementos que indicam a preocupação com o bem-estar do animal, impedindo a prática de açoites e utilizando equipamentos na cauda do animal para minorar os riscos de lesão. Ademais, a queda final é feita em terreno arenoso com indicação também de riscos reduzidos e [as vaquejadas] contam com equipe de veterinários para intervenção imediata”, disse.

O juiz Max Nunes de França também destacou que o acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucional a lei cearense que regulamentava o esporte, ainda não foi publicado e que o próprio Supremo já proferiu várias decisões afirmando que é obrigação do Estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais, inclusive, incentivando a manifestação.

Para o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn), Paulo Saldanha, a decisão do juiz é sensata porque analisa os regulamentos aplicados atualmente. “Hoje nosso regulamento é focado exatamente no bem-estar dos animais. O juiz nem falou, mas os animais ficam em coxos com bebida e alimento disponível, eles são intocáveis, abolimos as esporas, animais com lesão desclassificam o vaqueiro. Enfim, todo um trabalho voltado para o animal. Quem fala que vaquejada maltrata animal, não conhece a realidade do esporte”, completou.

Opinião dos leitores

  1. Esses que criticam a vaquejada nunca estiveram perto de uma pra saber se existe crueldade com os animais e pra quem não sabe os bois tem tratamento vip dias antes da vaquejada e se algum animal se ferir durante a apresentação ele tem toda assistência que merece para se recuperar, vão se informar a respeito disso antes de sairem falando merda, vai ter vaquejada sim mesmo que não seja regulamentada por esses juizecos do STF..

  2. A vaquejada se modernizou e os animais são preservados, mas o que vejo aqui, são pessoas que criticam sem conhecer realmente a vaquejada, são patricinhas e almofadinhas que só sabem o que é shopping, nunca foram a uma vaquejada onde os animais são os verdadeiros astros da festa cultural e centenária, onde se reúnem famílias, amigos e trabalhadores que dependem de alguma forma da vaquejada para tirar o sustento de sua família.

  3. Sim o Brasil necessita de mudança em diversas áreas mas é justificável maltratar animais só pelo fato de o País ser uma bosta? Não. Vaquejada pode ser tradição e o escambal mas que há maltrato aos animais isso há sim. Existem tantas merdas que acontecem aqui e já fazem parte da "cultura", que uma a mais outra a menos não se faz tanta diferença. Sempre houve estupros, maltratos aos animais, agressões as mulheres e as pessoas sempre achavam que era "normal" isso acontecer, porém as coisas estão mudando. Já não é dito mais como normal uma mulher apanhar ou ser estuprada e ficar calada só porque acontece com varias outras, não não é normal. Porque com os animais precisa ser diferente? Nós, quanto seres HUMANOS, não temos quase nada de HUMANO. Sim, agressões aos animais, independente de cultura ou não, deve ser proibida sim!

    1. Não meu amigo, esse juiz com certeza sabe que a vaquejada é uma tradição do nordeste bresileiro, que não existe maus tratos e representa o ganha pão de muita gente. Acabar somente a vaquejada é pre-conçeito contra o nordestino

  4. Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
    Confúcio

    Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.
    Mahatma Gandhi

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
    Muda-se o ser, muda-se a confiança;
    Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.
    Luís de Camões

    Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar.
    Barão de Itararé

    Se não tivéssemos mudado tanto através dos tempos, como e onde ainda estaríamos?
    Na caverna, sem o fogo, a roda, a agricultura, na escravidão…

  5. Jean
    12/10/2016 às 11:14

    E qual é o maior incômodo da nossa civilizada sociedade?
    A VAQUEJADA!
    Qual a grande mobilização dos senhores honrados e defensores da cultura?
    A VAQUEJADA!
    E a menina, a moça, a idosa, a MULHER está sendo atacada diariamente por esses inocentes inofensivos que adoram VAQUEJADAS.
    Qual o problema em se maltratar Vacas, bois, Cavalos, se maltratamos até nossas mulheres sem constrangimentos ou vergonha?

    Blog do BG: http://blogdobg.com.br/page/4/#ixzz4MxduXPHL

    O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada.
    George Bernard Shaw

    A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.
    John Kennedy

    O mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso.
    Charles F. Kettering

    1. meu amigo vc falou tudo tantas coisas para serem mudadas e estao querendo mudar o nordeste para pior alem da seca que assola nosso sertao e o desemprego altissimo agora eles querem nos presentear com mais de um milhao de desempregados que vivem de vaquejada se juntarmos nossas forcas todos os nordestinos nos mudamos este quadro

  6. Absurdo a decisão deste juiz contrariando o STF , quer dizer que se a pata de um boi é fraturada numa queda e o animal provavelmente terá de ser sacrificado o vaqueiro apenas será desclassificado , onde está o bem estar desse animal ? Prática desproporcional Entre boi e cavaleiro , onde o boi sempre levará desvantagem .Sou totalmente contra , bem como touradas , farra do boi , Entre outras práticas onde o animal sempre leva a pior para deleite de alguns poucos .

    1. Já sei que vc e vegetariano. Não come carne do boi que morreu. Ou Come? Se gosta de uma picanha, alcatra, maminha e contr filé, tais falando merda, afinal mataram o boi, muito pior do que sofrer uma queda numa pista bem forrada com areia.

  7. Conversa mole de verdade.
    Vaquejada não é esporte, é uma prática covarde. Simples assim. Tanto é que o sertanejo legítimo, que não é covarde e age com honra e respeito ao animal, pratica a pega de boi no mato, esta sim uma legítima e bela manifestação cultural, na qual homem e animal pelejam em igualdade de condições.

    1. SE O STF PROIBIR VAQUEJADA, TEM QUE PROIBIR O ABATE , PORQUE A MORTE É MUITO PIOR DO QUE UMA QUEDA. E O STF TEM COISAS MAIS IMPORTANTES PARA SE PREOCUPAR. AO INVÉS DO PAÍS GERAR MAIS EMPREGO, QUEREM AUMENTAR O DESEMPREGO FICA DIFÍCIL. OS JUÍZES RECEBEM MUITO BEM, E NÃO QUEREM SABER DAQUELES QUE NECESSITAM DO ESPORTE PARA SOBREVIVER. SE ACABAR A VAQUEJADA COM CERTEZA IRÁ AUMENTAR A CRIMINALIDADE ,PORQUE MUITOS DEDICARAM SUA VIDA A VAQUEJADA. VAQUEJADA NÃO PODE ACABAR POR CAUSA DE POUCOS . EU ACHO UM ABSURDO.

  8. Esse juiz ir de encontro ao STF? kkkkkkkkk. O Brasil não tem solução mesmo. kkkkkkkkkk. O STF tá sem moral pra nada. kkkkkkkk..

    1. nunca teve so fazem leis pra se beneficiar quando forem descobertos seus desvios de verba publica

  9. Infelizmente, o nordestino está sendo vítima sim do velho PRECONCEITO. Na Espanha – que também é signatária de tratados internacionais – AS TOURADAS CONTINUAM, COM O ROTINEIRO SACRIFÍCIO ANIMAL. Contra o nordestino tudo podem. Vaquejada tem regulamento, cair na pista de areia é mais suave que um tatame de UFC. Fogueiras juninas? Quais serão as próximas vítimas dessa intolerância globalista que quer fazer com a vaquejada o que fizeram com a capoeira no passado? A vaquejada é mais do que um esporte ou uma manifestação cultural, é o registro histórico de como colonizamos os sertões no ciclo do gado. Assistir a uma apresentação de vaquejada é um exercício de arqueologia social. Hoje somos predominantemente urbanos, nos tornamos isso, seres metropolitanos caminhando para intolerância com os diferentes dos nossos valores, da nossa "cultura web", hiperconectados, com nossos papos politicamente corretos. O vaqueiro é uma minoria, mas uma minoria diferente, de valores tradicionais, de religiosidade popular, antes de tudo um forte, diferente daquela turma que curte a liberação das drogas, etc, porque o vaqueiro é um trabalhador braçal, um lutador. O PGR e o STF que nunca fizeram nada que pudesse cumprir o mandamento constitucional de redução das desigualdades regionais querem colocar a polícia (que até parece que não tem o que fazer) para fechar vaquejadas. Parece que queremos fechar os olhos a uma sociedade pastoril que é nossa origem, nossa base, um mundo rural que está à nossa volta, ainda sofrido para conviver com o semiárido sem gestão racional de recursos hídricos e sem políticas públicas para a agricultura familiar, distante por ter valores e práticas totalmente diversas das nossas, um mundo que é apegado sim a valorosas tradições, a outros traços culturais, que ainda valoriza a força e o simbolismo da lida com o gado, a habilidade de dominar cavalo e boi, enfim, que cultua o irredentismo da vida rural, com suas privações e bucolismo. Cultura se muda? Calma aí! Devagar com o andor! Esse tipo de imposição precisa de parcimônia, não se pode querer mudar porque "minha cultura é melhor que a sua", isso é tirania. O vaqueiro vive uma realidade distinta, que é um outro mundo que, na verdade, pensando bem , hipocrisia de lado um momentinho, não queremos que fique assim tão distante… afinal frete é caro e é de lá da zona rural que vem a comida da nossa mesa.

    1. Não se há de comparar o UFC com a vaquejada – embora aquele seja violentíssimo, só que o lutador escolheu o "esporte".

    2. QUERIDO, sou a favor das vaquejadas por entender a importância em vários âmbitos que ela tem. Porém, você foi infeliz em comparar com UFC ou qualquer luta de MMA. Numa luta os dois animais RACIONAIS que entram num tatame são preparados e, conscientemente, entram em uma disputa. São remunerado (muito bem, diga-se de passagem) e durante o ato, a luta, desistem na hora que quiser. Pergunto: O boi é consciente do "esporte"? O boi desiste quando quiser? É remunerado? Portanto, por mais que para alguns seja algo violento e inexplicável, há um conjunto de regras que facilitam a entrada ou não, continuidade ou não numa luta de MMA. Sou a favor da vaquejada mas vamos ponderar nas comparações.

    3. Nessa perspectiva – de que os animais não podem ser usados como entretenimento por não são "conscientes" – certamente o amigo defende que os animais somente para as necessidades estritas, talvez nem isso… Nessa linha, teríamos que acabar com todos os esportes usando animais (inclusive os esportes Olímpicos, como hipismo e até mesmo pesca esportiva), acabar também com toda a atividade econômica envolvendo esses esportes (haras, vilas hípicas, etc), ou se pensa que o adestramento é na base de afagos?
      Nesse pensamento, também seriam extintos os zoológicos, que são entretenimento e privam os animais da liberdade, com o consequentemente sofrimento decorrente da prisão.
      Aí a reflexão a ser feita passa a ser como deve ser a relação do ser humano com o animal, os animais existem para suprir as necessidades do ser humano ou há uma relação de "igualdade", obrigando-se tratar os animais como uma pessoa. Ora, a essa extensão nenhum tratado internacional chegou, apenas proibiu maus tratos, em que pese existirem militantes ambientalistas, levados por ideologia e/ou religião (que respeito, mas tenho direito de não professar), que defendem esse tipo de pensamento e aí – os que realmente são coerentes – sequer comem carne (afinal, se a relação é de igualdade, você não comeria carne humana, nem usar peças de couro).
      De todo modo, para mim, esses militantes podem fazer o que quiserem com os animais ou comerem o que quiserem, só não podem obrigar a coletividade a fazer o mesmo, impor o que eles pensam.

  10. Correto o Juiz. Pelo que conheço do STF ninguém ali certamente nunca foi numa vaquejada. Li acórdão e os votos e não entendo o que o eles quiseram dizer que os maus tratos são "intrínsecos" à apresentação.
    Na verdade, o boi é um animal bruto por natureza, não é um "pet".
    Toda a atividade com o gado exige uma certa dose de força, isso rotineiramente, o boi não entra de bom grado no caminhão ou no cercado, há sim chicotadas e um certo uso de força, nesse sentido é inerente à própria pecuária, que seria extinta (e ninguém comeria mais carne no mundo) se se levar às últimas raias a idéia de "maus tratos" se se interpretar que "tanger" é maus tratos, ou se for feito esse paralelo no mínimo curioso, de comparar o animal ao ser humano.

    1. O acórdão e os votos ainda não foram publicados. Como vc leu?? Deixa de mentira, rapaz!

    2. Concordo com você Apodiense. Não existe o manuseio com o gado de forma "carinhosa" por se tratar de animal de grande porte, onde necessariamente se precisa de uma força braçal para a condução dos animais. Vivi vários anos em Vaquejadas e, nunca vi abuso de força ou maus tratos. Esses comentários imbecis que alguns colocam por aqui, é totalmente se conhecimento. Talvez quem critica, já bateu no seu próprio CÃO ou qualquer animal de estimação…

      Se for levar em consideração a decisão do STF, vamos pedir que proíba as professoras do maternal a cantarem pras crianças a canção tão famosa e cultural. O " ATIREI O PAU NO GATO" pois isso na minha concepção, já é uma indução a maus tratos com o animal.

      Vamos parar de falar besteira do que não conhece!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Maduro chama brasileiros às ruas e elogia MST: “Viva a unidade do povo do Brasil”

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um apelo público para que brasileiros saiam às ruas em defesa da “paz e soberania” venezuelana, alvo da pressão militar dos Estados Unidos. O recado foi dado durante participação em programa da emissora TeleSUR, em um português misturado com espanhol, conhecido como “portunhol”.

Maduro aproveitou a oportunidade para agradecer ao MST pelo envio de um boné ao Palácio de Miraflores. Segundo ele, o presente simboliza a “solidariedade” entre movimentos sociais dos dois países.

“Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”.

O discurso coincidiu com nova ação militar dos EUA no Pacífico Leste, alegando combate ao tráfico de drogas. Nos últimos meses, Washington aumentou operações perto da costa venezuelana e afirma ter atacado pelo menos 23 embarcações suspeitas de tráfico no Caribe e no Pacífico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Saúde de Parnamirim ganha reforço: Gestão Nilda avança projeto de reformas de todas as UBSs do município

Foto: Divulgação

A saúde segue como prioridade absoluta na gestão da prefeita Nilda (SDD) em Parnamirim. Em ritmo acelerado, o município avança no amplo programa de manutenção das unidades de saúde, garantindo melhorias estruturais que impactam diretamente no acolhimento aos usuários e nas condições de trabalho dos servidores. Até o momento, 16 unidades da rede já passaram pelos serviços, assegurando ambientes mais seguros, organizados e funcionais.

Nesta semana, as equipes intensificaram a atuação em três importantes equipamentos: no Hospital Márcio Marinho, UPA, e CER. Os serviços incluem reparos estruturais, ajustes elétricos, hidráulicos, climatização, pintura, revisão de telhados e demais intervenções essenciais para o pleno funcionamento das unidades.

Já receberam as intervenções as seguintes unidades: Santos Reis, Cohabinal, Vale do Sol, Primavera, Liberdade, João Dias, Parque Industrial, Pium, Cidade Verde, Monte Castelo, Jockey Club, Santa Júlia, Nova Esperança, CER, Maternidade e CCPAR, no Centro. Com essas entregas, a Prefeitura garante espaços mais adequados, seguros e acolhedores tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam diariamente nessas unidades.

O trabalho, que segue um cronograma estabelecido pela Prefeitura, avança sem interrupções. As próximas unidades que receberão melhorias são: Parque das Orquídeas, Santa Tereza, Emaús, DVS, CCPAR Cardiológico e UBS Pirangi. A meta é alcançar toda a rede, promovendo um padrão de qualidade compatível com a política de cuidado que a atual gestão vem implementando.

A prefeita Nilda destaca que cuidar das pessoas começa por garantir que cada unidade esteja preparada para atender bem: “Seguimos com um olhar atento e sensível para a saúde. Melhorar nossas unidades significa acolher melhor a população e proporcionar um ambiente mais digno para nossos profissionais. Esse trabalho não para e vamos continuar avançando, unidade por unidade, porque a saúde de Parnamirim merece respeito e prioridade,” afirma.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice-líder do PT no Senado constrói império milionário em cidade pobre do Maranhão

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Weverton (PDT-MA), vice-líder do PT no Senado e relator da indicação de Jorge Messias ao STF, comprou uma fazenda de R$ 15 milhões em Matões do Norte, no Maranhão — mais de três vezes o patrimônio declarado nas eleições de 2022. O imóvel tem casarão de 2 andares, área equivalente a 2 mil campos de futebol e é cortado por um igarapé. Ao lado, o senador construiu uma pista de pouso, embora não seja proprietário de aeronaves, mas use jatinhos com frequência no estado.

Só de ITBI, imposto sobre transmissão de imóveis, Weverton pagou R$ 140 mil. Nas eleições de 2022, declarou patrimônio de R$ 4,2 milhões, incluindo R$ 500 mil em espécie — a fazenda custou 257% a mais que todos os seus bens juntos. Em abril, adquiriu ainda um apartamento de R$ 1,2 milhão no Jardim Paulista, em São Paulo, pago em três parcelas, segundo informações do Metrópoles.

A DJ Agropecuária, usada por Weverton para comprar a fazenda, é administrada por contador ligado ao lobista Careca do INSS.  Em nota, o senador afirmou que “todas as atividades econômicas e empresariais estão, e estarão, devidamente declaradas nas minhas declarações anuais de renda ou das empresas das quais faço parte, dentro da lógica financeira e legalidade fiscal”.

Matões do Norte é uma das cidades mais pobres do país, com PIB per capita de R$ 5.737,04 e cerca de 18 mil habitantes. O valor da fazenda supera todo o orçamento do município com saúde em 2024, que foi de R$ 13,8 milhões.

Orçamento secreto turbinando aliados

Desde que anunciou a indicação de Jorge Messias ao STF, o governo Lula liberou R$ 807 milhões em emendas do chamado orçamento secreto para tentar abafar resistências. A maior parte (R$ 699 milhões, 86,57%) foi direcionada a emendas de bancadas e comissões, sem autoria individual identificável.

Os principais beneficiados foram a bancada do Maranhão, base de Weverton, que recebeu R$ 119,6 milhões, e a do Amapá, estado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, com R$ 65,2 milhões — juntos concentrando quase 23% de todo o montante. Emendas de comissões somaram R$ 213,8 milhões, enquanto apenas R$ 108,4 milhões (13,43%) foram de emendas individuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Colégio Porto amplia estrutura e reforça preparação para receber estudantes em fases decisivas da vida escolar

Foto: Divulgação

Mudanças fazem parte do percurso de qualquer estudante, seja na passagem para um novo ciclo, na convivência com novos colegas ou na adaptação a rotinas mais exigentes. Também as escolas, para acompanhar esses movimentos, precisam se transformar. É nesse contexto de evolução constante que o Colégio Porto, em Natal, passa por uma ampla reforma de expansão, preparando-se para acolher seus alunos com ainda mais conforto, novos espaços de convivência e salas de aula modernas. Tudo em sintonia com o crescimento da instituição e com as necessidades das famílias que desejam iniciar ou reforçar a trajetória acadêmica dos filhos em fases estratégicas, como o 6º ano do Fundamental II e a 1ª série do Ensino Médio.

A orientadora pedagógica do Porto, Kennia Ísis, explica que o movimento de crescimento da escola reflete também a consolidação de uma cultura de estudos própria, reconhecida por resultados consistentes. Segundo ela, quanto mais cedo o estudante ingressa no Porto, maior é o impacto no desempenho a longo prazo, especialmente durante a transição do 5º para o 6º ano, considerada uma das fases mais delicadas da vida escolar.

“A entrada no sexto ano não é apenas uma troca de escola. É uma mudança de segmento que exige adaptação à rotina com múltiplos professores, mais disciplinas e demandas diferentes. Aqui no Porto, esse processo é gerenciado de perto pela equipe pedagógica e pelo NAPPE, nosso Núcleo de Apoio Psicopedagógico, com foco no acolhimento socioemocional e no desenvolvimento da autonomia”.

Foto: Divulgação

Ela destaca que esse período coincide com o início da adolescência e traz desafios naturais, tanto para os estudantes quanto para suas famílias. Por isso, o Porto estrutura uma transição sem choques, equilibrando segurança, apoio e estímulo ao enfrentamento de desafios.

A construção gradual da cultura de estudo — o chamado “DNA Porto” — começa cedo: organização, método, responsabilidade e consistência. Essa base, segundo Kennia, faz toda a diferença no desempenho ao final do ensino fundamental e, sobretudo, durante o ensino médio e na preparação para o Enem e vestibulares.

Ensino Médio: foco em desempenho, projeto de vida e escolha profissional

Mesmo para as famílias que optam por fazer a mudança apenas no ensino médio, o Colégio Porto possui uma estrutura pensada para apoiar estudantes que chegam a essa etapa já mais maduros, mas diante de novos desafios acadêmicos e sociais.

Foto: Divulgação

“O ensino médio marca o início de um novo ciclo. O currículo se torna mais complexo e voltado para o Enem. Ainda é possível construir uma cultura de estudo sólida quando o aluno entra nesse momento, porque ele passa a agir com foco estratégico nas áreas do conhecimento e nas competências exigidas pelo Exame Nacional”, reforça Kennia.

Outro diferencial citado pela orientadora é o trabalho com projeto de vida, que ajuda o estudante a se conhecer melhor, entender suas relações com o mundo e refletir sobre carreira e futuro profissional. Segundo ela, muitas famílias escolhem o Porto justamente por alinhar desempenho acadêmico, preparação para vestibulares e um ambiente de acolhimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Redução de pena de Bolsonaro ameaça provocar nova crise entre os Poderes

Foto: Reprodução

Parlamentares da oposição trabalham em projeto que pode reduzir a pena de Jair Bolsonaro de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado para apenas 2 anos e quatro meses, segundo o relator, deputado Paulinho da Força. A proposta, ainda que em análise, acende alertas sobre impactos políticos e jurídicos e o risco de tensionar ainda mais a relação entre os Poderes.

Especialistas ouvidos pelo R7 destacam que a iniciativa tem caráter inédito e pode gerar precedentes perigosos. O advogado criminalista Berlinque Cantelmo alerta: “A aprovação do PL da anistia não apenas modifica a situação jurídica dos condenados, mas redesenha o debate político nacional, desafia o papel do Judiciário e influencia o equilíbrio entre os Poderes”.

O professor de Direito Constitucional Luiz Gustavo Cunha explica que a medida poderia atingir processos em andamento, investigações e até condenações já confirmadas, criando um precedente para que grupos organizados pressionem o Parlamento por soluções semelhantes.

“O impacto prático pode ser próximo ao de uma anistia parcial, já que a pena se tornaria residual. Essa característica híbrida diferencia a proposta de experiências anteriores no país”, acrescenta.

No campo político, analistas apontam que a redução da pena permitiria a Bolsonaro reassumir protagonismo. Para Gabriel Petter, isso não necessariamente enfraqueceria Lula, mas daria ao ex-presidente espaço para influenciar seu campo político e ideológico, mesmo em cenário diferente do período em que ocupou o Planalto.

Opinião dos leitores

  1. Os “especialistas” que criticam a anistia, preferem que permaneça a injustiça porque temem o efeito político. E o “estado democrático de direito” que se dane.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Financial Times coloca Alexandre de Moraes entre os mais influentes do mundo e o classifica como “herói”

Foto: Reprodução/Financial Times

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi listado pelo Financial Times como uma das 25 personalidades mais influentes do planeta na “Influence List 2025”. O jornal britânico colocou o magistrado na categoria “Heróis”, ao lado de nomes como Jane Fonda, Margaret Atwood e Rory McIlroy.

O texto, assinado pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, afirma que Moraes se tornou “um símbolo de democracia e justiça”, destacando sua atuação em um período em que “muitas cortes supremas cederam a autocratas”. A análise cita a condução dos julgamentos relacionados ao 8 de janeiro, que levaram à prisão de Jair Bolsonaro e militares.

Schwarcz ressalta que Moraes ajudou a reforçar no Brasil a ideia de que a Constituição “não é um ornamento”, ao enfrentar ataques ao sistema eleitoral e a disseminação de desinformação. Ainda assim, observa que o ministro também desperta debate por recorrer a medidas consideradas excepcionais e de amplo alcance.

A lista do Financial Times reúne nomes da política, cultura, economia e esportes que moldaram o cenário global em 2025, “para melhor ou pior”. Entre os selecionados também estão Jensen Huang (Nvidia), Rosalía, Margaret Atwood, Peter Thiel e Bad Bunny.

Com informações do InfoMoney

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE autoriza criação de federação entre Solidariedade e PRD

Foto: Reprodução / Direção Concursos

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta quinta-feira (4) a criação da federação Renovação Solidária, que unifica o Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD). As duas legendas passam a atuar como uma única agremiação em âmbito nacional e assumem o compromisso de permanecer unidas por, no mínimo, quatro anos.

A relatora, ministra Estela Aranha, afirmou que o pedido chegou ao TSE com toda a documentação exigida e que os estatutos foram devidamente ajustados para atender às regras das federações partidárias, previstas na Lei nº 14.208/2021. Segundo ela, os requisitos legais e formais foram integralmente cumpridos.

As federações foram criadas como uma alternativa às antigas coligações, mas com caráter permanente e atuação obrigatória em todo o país. O modelo também funciona como uma etapa que pode evoluir para fusões ou incorporações entre os partidos participantes.

Com a homologação da Renovação Solidária, o Brasil passa a ter quatro federações registradas: Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSDB–Cidadania, PSOL–Rede e agora Solidariedade–PRD.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes pressiona Dino e diz que caso Marielle já pode ir a julgamento no STF

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Alexandre de Moraes afirmou nesta quinta-feira (4) que o caso da execução da vereadora Marielle Franco está pronto para julgamento e cobrou que o presidente da Primeira Turma do STF, Flávio Dino, defina a data da análise. O processo envolve cinco acusados de participação no planejamento e na execução do atentado que também matou o motorista Anderson Gomes.

Serão julgados o deputado Chiquinho Brazão, o conselheiro Domingos Brazão, o delegado Rivaldo Barbosa, além do major Ronald Paulo Pereira e do PM reformado Robson Calixto Fonseca, o “Peixe”. A PGR já apresentou as alegações finais, pedindo a condenação de todos, e apontando que o crime foi motivado por interesses ilícitos ligados à grilagem de terrenos no Rio.

Segundo a investigação, os irmãos Brazão teriam mandado matar Marielle após conflitos políticos e por ela atuar para barrar negócios ilegais ligados ao grupo. Rivaldo, então chefe da Polícia Civil, é acusado de ajudar no planejamento, enquanto outros policiais teriam dado suporte logístico ao crime.

A delação de Ronnie Lessa, autor confesso dos disparos, aponta que “Peixe” participou na entrega e devolução da arma usada no assassinato. Agora, a definição da data do julgamento depende exclusivamente de Flávio Dino.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Passageiros evacuam avião às pressas após incêndio em Guarulhos

Vídeo: Reprodução/Instagram

Passageiros do voo LA3418, da Latam, viveram momentos de tensão na noite desta quinta-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos, após um incêndio atingir um equipamento de solo enquanto a aeronave se preparava para decolar para Porto Alegre. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram chamas altas e muita fumaça ao lado do avião.

Segundo a Latam, o fogo começou em um equipamento de uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas. A fumaça acabou acionando os protocolos de segurança, levando à evacuação imediata da aeronave.

Os passageiros deixaram o avião tanto pela ponte de embarque quanto pela escorregadeira de emergência, com auxílio da equipe treinada. Não houve registro de feridos.

A companhia informou que todos os passageiros receberão assistência e serão reacomodados em outros voos.

Com informações do Correio Braziliense

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em Israel, Eduardo Bolsonaro deixa bilhete no Muro das Lamentações pedindo liberdade do pai

 

View this post on Instagram

 

A post shared by O POVO Online (@opovoonline)

Vídeo: Reprodução

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aproveitou uma visita ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, para deixar um bilhete pedindo a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro. No recado, ele escreveu: “Solta o Bolsonaro”. O parlamentar, que está morando nos Estados Unidos desde março, compartilhou nas redes sociais que fez orações e agradecimentos no local sagrado, citando pedidos por “saúde, família e liberdade”.

Eduardo tem mantido agenda internacional e, durante a passagem por Israel, também se encontrou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O encontro reforça a aproximação entre o deputado e lideranças conservadoras no cenário global.

Nas publicações, ele destacou a importância simbólica da visita ao muro, considerado um dos pontos mais sagrados do judaísmo, e afirmou que seguirá defendendo o que chama de “liberdade” e “justiça” em relação ao processo envolvendo seu pai.

Com informações do O Povo Online

Opinião dos leitores

  1. As pessoas de bem pagando o salário desse cara para ele ficar fazendo turismo. E fogo mesmo.

  2. É um artista esse menino! Alguém consegue mesmo acreditar que essa gente tem alguma fé em Deus?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *