Política

Kelps Lima anuncia parte do secretariado que vai fazer parte de sua gestão caso seja eleito prefeito de Natal

Candidato à Prefeitura de Natal pelo Solidariedade, Kelps Lima anunciou nesta terça-feira, 6 de setembro, parte do secretariado municipal que formará a equipe de administração da Prefeitura da capital do Rio Grande do Norte caso ele seja vencedor das próximas eleições.
Dos 11 nomes, seis são servidores públicos de carreira ligados às suas áreas de atuação e com experiência em gestão pública. Os demais são técnicos especialistas com vinculo estreito em suas áreas de atuação.
“Fizemos um projeto para realizar uma campanha inovadora e moderna, e estamos cumprindo nosso planejamento à risca. Campanha de baixo custo, gravando vídeos eleitorais no celular, não utilizando papel nem carro de som, anunciando parte do secretariado antes da eleição através de critérios técnicos, não fazendo promessas mirabolantes que não possam ser cumpridas, e sem trocar secretarias por votos”, enumera o candidato.
Para Kelps, é importante não só disputar a eleição, mas criar uma nova forma da sociedade se relacionar com a administração pública, mais próxima das decisões e do direcionamento que a gestão pretende tomar. “Queremos não só vencer uma eleição. Nosso objetivo é criar uma cultura diferente, resgatar no natalense o gosto de viver em Natal e dar ao servidor a oportunidade de protagonizar as decisões técnicas que a administração precisa, livrando a máquina ao máximo possível da influência politiqueira”, explica o candidato.
Eis a lista:

1 ESPORTE:
Nome: MARIA MAGNÓLIA SOUSA FIGUEIREDO
Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em gestão.
Servidora de carreira das secretarias Estadual e Municipal de Educação.
Foi secretária de Esportes e Lazer do Governo do Estado.

2 TRIBUTAÇÃO
NOME: MARIA RENEIDE SALDANHA DE FRANÇA
Funcionária Pública aposentada, Bacharel em Ciências
Contábeis e Direito, Especialista em Auditoria e Direito Tributário.
Experiência profissional na área tributária:
auditora fiscal, cargo no qual foi aposentada, do município de Natal, tendo sido chefe de vários setores na secretaria de Tributação.
Parnamirim: chefe do departamento de tributos e secretaria de tributação, contribuiu com a reestruturação daSecretaria e inovação da legislação tributária, fato relevante para o aumento da arrecadação municipal.
Nísia Floresta e Extremoz – consultora tributária municipal, elaboração de projetos de lei, do novo código tributário dos referidos municípios, e demais legislação tributária complementar, elaboração e treinamento em projetos de fiscalização nas áreas de cadastro mobiliário e imobiliário, Iss, Iptu, Itiv, dívida ativa, etc.
São Gonçalo do Amarante –
Vistoria técnica, elaboração de diagnóstico para a secretaria de tributação, e projeto de lei de novo Código tributário do município.
São José de Mipibu – vistoria técnica com elaboração de diagnóstico para a secretaria de tributação do município.

3 SEMOV – SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA
NOME : Márcio Coelho de Melo Lima
idade : 60 anos
formação acadêmica : engenheiro civil UFRN
Servidor efetivo da Semopi há 34 anos, secretário adjunto de obras da Semopi por 17 anos;  foi engenheiro credenciado da CEF .

4 MEIO AMBIENTE E URBANISMO – SEMURB
NOME : SILVIO DA ROCHA MEDEIROS
Idade : 53 anos
Engenheiro civil UFRN
Servidor efetivo da SEMURB DESDE 1985, ocupou cargos de secretário adjunto de transporte da Semob , gerente de permissão e estatística da STTU e assessor de informática da STTU

5 URBANA
NOME : ROGÉRIO TADEU LIGUORI
IDADE : 60 anos
Engenheiro civil pela escola politécnica da Usp; mestre em engenharia elétrica pela UFRN, bacharel em direito pela UFRN. Engenheiro de Terminais e Oleodutos da Petrobrás de 1978 a 2015.
Gerente Setorial de Projetos e Suprimentos para o RN e CE de 2002 a 2008.
Gerente Setorial de Planejamento e Controle para o RN e CE de 2008 a 2015.

6 STTU (Semob)
NOME: Haroldo Neves Maia de Oliveira
IDADE: 58 anos
Arquiteto e Urbanista com Especialização em Gestão das Organizações de Trânsito na UFRN,
Funcionário efetivo da sttu
Secretário Adjunto de Trânsito da SEMOB durante 4 anos.
Secretário de Obras na Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante 1994 a 1995.
Diretor Técnico da FUTURA – fabrica de equipamentos urbanos em argamassa armada na PMN, 1987 a 1989. Já desempenhou diversas funções técnicas na STTU.

7 PLANEJAMENTO
NOME: João Batista de Andrade.
IDADE:55 anos.
Sociólogo e professor de História.
Graduação: Ciências Sociais, com habilitação em Sociologia e Ciência Política. UFRN, 1983-1989.
Especialização em Gestão de Políticas Públicas. UFRN, 2005/2006.
Na SEMURB (Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal) – Chefe de Gabinete,  na ALIMENTAR (Empresa de Abastecimento Alimentar do Município de Natal) – Liquidante e Gestor, e Assessor Técnico.
Na ARSBAN (Agência Reguladora do Saneamento Básico de Natal) – Diretor Administrativo e Financeiro (2005 a 2007) e chefe de gabinete e secretário do Conselho Diretor (2009).
Na SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal) foi secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda (2008).
Na SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Natal) – Presidente da Comissão Permanente de Licitações.

8 – SECRETARIA DA MULHER
NOME: Graça Soares Melo.
Pedagoga.
Servidora pública municipal e membro do comitê de combate à violência doméstica contra a mulher.

9 DEFESA SOCIAL
NOME: Ivênio do Espírito Santo Hermes Júnior
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (1991). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança pública, problemas sociais, gestão pública, violência homicida e direitos humanos.
Especialização em Gestão e Políticas em Políticas de Seg Pública.
Autor de quatro livros sobre segurança pública.

10 ADMINISTRAÇÃO
NOME: Kleber Cavalcante de Sousa
IDADE: 42 anos
Administrador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Especialização em Gestão Estratégica de Negócios. Mestre em Engenharia da Produção, pela UFRN.
Servidor Público Federal – Administrador da UFRN, trabalha no NIT- Núcleo de Inovação Tecnológica, atuando na área de Empreendedorismo, especialmente apoiando as iniciativas de Incubação de Empresas.
É também, Professor Universitário de Cursos de Graduação na área de Gestão (Administração, Recursos Humanos e Contabilidade) e de pós-Graduação na área de Gestão de Pessoas e gestão Estratégica.
É conselheiro do CRA/RN, onde atualmente é Diretor de Formação Profissional e Coordenador Estadual do Projeto Administrador Municipal – a busca pela profissionalização da Gestão Pública Municipal. Projeto do CFA/CRA/RN.

11 COMUNICAÇÃO SOCIAL
NOME: Washington Rodrigues da Silva
IDADE: 46 anos
Formado em Jornalismo pela UFRN, trabalhou por 18 anos nos jornais Tribuna do Norte (11 anos) e Diário de Natal (07 anos) e na revista RN Econômico.
Na área pública, foi assessor de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado do RN, da Corregedoria de Justiça do Tribunal de Justiça do RN na gestão do corregedor Cristóvão Praxedes e Assessor de Imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob).
Participou da criação e coordenação do prêmio Via Livre de Jornalismo, sobre mobilidade urbana.

Opinião dos leitores

  1. Sociólogo no Planejamento?????
    Se votasse em Natal daria meu voto ao Kelps, mas sociólogo no planejamento é uma SUPER BOLA FORA!!!

  2. Parabéns Kelps. Quero ver os outros anunciarem a equipe! Isso é mostrar seriedade e competência. Natal precisa se livrar dessa oligarquia que só rouba o povo. Meu voto é seu.

  3. Gostei da campanha inovadora de Keops. Mas a sua lista de secretários mostra que a maioria deles apesar de serem servidores técnicos, estão em descompasso com as inovações. Portanto, esses "secretários" estão exatamente em contradição com a campanha do candidato. Tô fora, basta de dinossauros.

  4. O Deputado Kelps seria uma versão renovada do nosso FHC de 1985 que sentou na cadeira de Prefeito de São Paulo antes da eleição, e por conseguinte perdeu a disputa para Jânio Quadros. Tá muito apressado esse rapaz, calma deputado, muita calma nessa hora, lembra-te-ei aquele velho adágio popular "Cautela e "Canja de galinha não fazem mal a ninguém"

    1. Desafio que conseguisse fazer alguma coisa se eleito com esse pensamento que apesar de ser o correto e o melhor, a politicagem não o deixaria administrar… Seria transformando numa Micarla da vida…

  5. Enquanto isso o caos no sistema de saúde continua…
    HÁ 3 MESES FALTA LEITE ESPECIAL PARA CRIANÇAS ALÉRGICAS.
    Srs Governador e Prefeito, em muitos casos essa é a única fonte de alimentação dessas crianças! Vai deixar faltar por quanto tempo???
    Srs Vereadores, fiscalizem as gestões públicas!!!
    É um absurdo tantos gastos desnecessários e as crianças sem alimento!!!!
    #ChegaDeLeroLero
    #CadêMeuLeite
    #MãesNaLuta
    #AplvNatal

  6. Como o assunto aqui é política e administração pública, e não etiqueta social, é inconcebível que o material publicitário do candidato Kelps não informe com clareza a idade das mulheres que ele deseja ter em seu estafe. Quem pretende atrair (e não apenas trair) a confiança dos eleitores, estes seres já tão ressabiados, não pode se dar ao luxo de sonegar informação tão corriqueira.
    Outra coisa: por que não aproveita a campanha e propõe o famoso "enxugamento da máquina"? Um organograma minimamente sério não comporta penduricalhos populistas como as secretarias do Esporte e da Mulher. Em tempos de crise austeridade é palavra-chave.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Obra de desvio na BR 304 permanece alagada

Foto: Reprodução

trecho onde acontecem as obras de desvio da BR-304 no município de Lajes (RN), permanecem com bastante água após as fortes chuvas que caíram sobre a região na terça (16).  A previsão para conclusão era até o final deste mês. Porém, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já havia alertado que a entrega do desvio dependeria das condições climáticas.

Veja o vídeo

A recuperação no trecho da BR-304 foi iniciada no dia 3 de abril. Dentre as obras no trecho, está a recomposição do asfalto e a reconstrução da ponte em decorrência das chuvas que atingiram a região.

As obras para implantação do desvio são necessárias para restabelecer temporariamente o tráfego no local até que a nova ponte seja construída.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Microsoft apresenta IA que faz foto falar e se mexer

Foto: Divulgação

Uma equipe de pesquisadores da Microsoft Research Lab, em Pequim, na China, apresentou o VASA-1, um novo modelo de inteligência artificial (IA) capaz de gerar vídeos realistas em tempo real de rostos humanos a partir de uma única foto e clipe de áudio. O resultado são vídeos curtos que dão à imagem estática movimentos, expressões faciais e sincronia labial extremamente convincentes, capazes de enganar um espectador menos atento.

A ferramenta também dá ao usuário controle de expressões faciais, direção do olhar, distância da cabeça, ângulo da câmera e outros ajustes granulares. Tudo isso pode ser manipulado em tempo real, como se fosse a tela de criação de personagem de um videogame. Os vídeos gerados possuem resolução de 512×512 pixels e alcançam até 40 quadros por segundo.

A equipe de pesquisadores por trás da ferramenta se diz ciente que a tecnologia poderia ser usada para enganar pessoas, com a criação de deepfakes, e que, por isso, só irá fazer a comercialização do produto quando houver certeza de que ela “será usada de forma responsável e de acordo com as regulamentações adequadas.”

Dentre os usos positivos que a equipe acredita que a tecnologia pode ser aplicada estão “melhorar a equidade educacional, aumentar a acessibilidade para pessoas com desafios de comunicação, oferecer companhia ou apoio terapêutico a quem precisa, entre muitos outros.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN sanciona lei que cria 180 cargos para Idema

Foto: Reprodução

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) agora conta com mais 180 novos cargos criados de provimento efetivo. As vagas foram aprovadas por meio da Lei Complementar Nº 751, sancionada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (19), e serão ocupadas por meio de concurso público. O salário inicial dos profissionais será de R$ 4.882,69 e pode chegar a R$ 7.655,42 por meio da progressão de carreira. As informações constam no Diário Oficial do Estado (DOE).

Das 180 vagas criadas, 113 são para Analista Ambiental; 27 voltadas aos cargos de Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental. Para cada uma das oportunidades, o profissional precisa ter diploma de curso superior ou habilitação equivalente com formação nas áreas indicadas. Além disso, nos casos especificados no edital normativo do concurso, registro em Conselho de Classe (se houver).

Em relação ao cargo de Analista Ambiental, especialmente, a atuação dos profissionais terá foco na execução, coordenação e supervisão da Política Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte. Entre as atividades inclusas, estão regular, controlar, licenciar e avaliar impactos ambientais e auditoria ambiental, além de definir padrões e parâmetros para o monitoramento ambiental.

Já o Analista Administrativo será responsável pelo exercício de todas as atividades administrativas e logísticas relativas às competências legais a cargo do Idema/RN. O Fiscal Ambiental, por sua vez, será responsável por demandas relacionadas ao exercício do poder de polícia ambiental a cargo do Instituto, a exemplo de fiscalizar e promover monitoramento sistemático de atividades potencialmente poluidoras autorizadas e/ou licenciadas.
A norma passa a vigorar nesta sexta-feira, considerando sua data de publicação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço do barril de petróleo dispara depois de ataque de Israel ao Irã

Foto: Reuters

Depois da retaliação de Israel ao Irã na noite desta quinta-feira (18.abr.2024), o preço do barril de petróleo disparou. O tipo brent estava sendo cotado US$ 90,45 às 23h50 (horário de Brasília), uma alta de 3,34% em relação à cotação que estava quando fechou o mercado. A cotação de quinta-feira ficou em US$ 87,11, uma queda de 0,21% ante o dia anterior.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marcinho VP vira membro da Academia Brasileira de Letras do Cárcere

Foto: Reprodução

O criminoso Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, apontado com um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV), foi empossado como membro da recém-criada Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC), nesta quinta-feira (18/4), juntamente com outros cinco presos. As informações são do jornalista Ulisses Campbell.

Marcinho VP foi condenado a mais de 50 anos de prisão por associação criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, homicídio, entre outras acusações. Ele está preso há 37 anos. Atualmente, cumpre pena em regime fechado na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Na cadeia, o criminoso escreveu três livros: “Preso de guerra”, “Execução penal banal comentada” e “Marcinho — Verdades e posições”. Na Academia Brasileira de Letras do Cárcere, ele ocupa a cadeira número 1, batizada com o nome do escritor Graciliano Ramos.

Advogada diz que Marcinho VP se tornou um escritor “de grande magnitude”

Como não pôde deixar a penitenciária para ser empossado, Márcio dos Santos Nepomuceno foi representado pela família. Mãe, esposa e uma advogada compareceram à cerimônia.

Paloma Gurgel, advogada de Marcinho VP e coautora da obra “Execução penal banal comentada”, afirmou em nota enviada ao blog True Crime, do jornal O Globo, que Nepomuceno se tornou um escritor com obras “de grande magnitude”, que “consegue sobreviver” no cárcere “escrevendo livros através de cartas”.

Ela ainda disse que o convite para integrar a ABLC representa um reconhecimento “pelo seu esforço e dedicação em se ressocializar através da produção literária”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Incra vai analisar invasão do MST em Ceará-Mirim

Foto: Adriano Abreu

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra) ainda não foi notificado oficialmente acerca da mais recente invasão do Movimento dos Sem Terra (MST) em uma propriedade privada localizada numa comunidade rural em Ceará-Mirim, nas imediações da antiga usina de açúcar. Trata-se de mais um flagrante desrespeito à propriedade privada no Rio Grande do Norte. Foi a segunda invasão do MST somente no mês de abril.

O Incra afirmou que fará a análise da terra e visitas ao espaço após receber a notificação oficial acerca da invasão. Segundo informações de interlocutores do MST-RN, o espaço deve receber cerca de 20 famílias invasoras de um conjunto de 48 famílias, com expectativa para levantar barracos no local até o próximo dia 06 de maio.

“Vamos nos apropriando dessas ocupações que o movimento fez e tomar as devidas providências institucionais. Sobre a ocupação oficial ainda não fomos notificados. Depois na pauta que eles vão determinar, vamos nos adequar e verificar as possibilidades se tem ou não de averiguação in loco”, disse Adans Rayne, superintendente interino do Incra-RN.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

Foto: Getty Images

Em meio às discussões sobre regulamentação das redes sociais e embates entre o dono da rede X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um caso que trata do bloqueio ou suspensão de redes no Brasil.

A partir da meia-noite desta sexta-feira (19/4) até 26 de abril, os ministros analisam, em plenário virtual, liminar do ex-ministro Ricardo Lewandowski dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403.

A liminar derrubou decisão proferida por uma juíza do Rio de Janeiro que interrompeu as atividades da ferramenta em 2016. Lewandowski entendeu que havia violações às liberdades de expressão e de manifestação na ordem da juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias. Ela determinou o bloqueio por conta de uma investigação criminal que corria em sigilo na 62ª Delegacia de Polícia na cidade da Baixada Fluminense.

Já a ADPF questiona outra decisão judicial, que determinou o bloqueio nacional do WhatsApp, também em 2016, diante da recusa da empresa em fornecer, no âmbito de investigação criminal, o conteúdo de mensagens trocadas entre os usuários.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Recuperação de estradas do RN deve começar em junho, afirma SIN

Foto: Divulgação

O primeiro lote do programa estadual de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte, cujo prazo de execução é até o final do ano, conforme divulgado pela governadora Fátima Bezerra (PT), deve ter as obras iniciadas até o próximo mês de junho, segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN).

Ao todo, quase 800 quilômetros da malha estadual, em 33 trechos, serão recuperados. As vias que receberão as intervenções estão agrupadas em três lotes, com editais diferentes para cada um. Até o momento, no entanto, não há empresas vencedoras para nenhum deles.

A abertura de licitação do primeiro lote, que abrange nove trechos, ocorreu no dia 22 de março. Já para o lote 2, onde serão contemplados 10 trechos, a licitação foi aberta no dia 3 de abril. Para o terceiro lote, com 14 trechos, a abertura do processo licitatório ocorreu no último dia 9.

Há cerca de duas semanas, ao ser questionado sobre a estimativa de conclusão das obras, Gustavo Coelho, titular da SIN, disse à Tribuna do Norte que preferia não falar sobre prazos relacionados ao programa. Nesta quinta-feira (18), ao ser procurada, a pasta informou que, apesar de a licitação ainda não ter vencedores, os serviços referentes ao primeiro lote serão iniciados neste semestre.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

Foto: Sérgio Lima/AFP

O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam em relatório divulgado na quarta-feira (17) por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. O colegiado do Legislativo americano obteve as ordens judiciais e as publicou após intimação parlamentar feita ao X, o antigo Twitter, chefiado pelo bilionário Elon Musk, que protagonizou embates públicos com Moraes nos últimos dias.

A chamada Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação foi criada na gestão do ministro Edson Fachin, em 2022. O delegado da Polícia Federal José Fernando Chuy foi escolhido para comandar o setor. O órgão detém a atribuição de monitoramento das redes sociais, identificava publicações “irregulares” e encaminhava os casos para Moraes avaliar e, então, determinar a retirada do ar “com urgência”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Foto: Sandra Sanders/Reuters

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta-feira (19) para discutir se mantém a proibição no Brasil sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos (também chamados de vapes).

Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio popular ou online e o consumo, especialmente entre os jovens, só aumenta, com sérias consequências para a saúde.

O g1 apurou que a agência deve manter a proibição e ainda incluir pontos para endurecer o cerco aos vapes, como a recomendação de campanhas educativas e reforço na fiscalização, incluindo no meio online, principal meio onde o comércio ilegal acontece.

A consulta pública realizada pela Anvisa como parte do processo de revisão da norma vigente apontou que a maioria dos profissionais de saúde disseram ser contra a liberação no Brasil. Considerando o público participante total, quase 59% disseram ser a favor de mudar a regra atual, incluindo a liberação geral.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *