Jornalismo

Linhas de transportes coletivos terão redução

Com a licitação dos transportes coletivos que irá acontecer ainda esse ano, muitas linhas deverão deixar de existir.

Tribuna do Norte:

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) não dá detalhes da futura licitação para o sistema de transporte público da capital. Porém informações prestadas ainda em 2010 demonstram uma tendência de redução e “racionalização” do número de linhas, com novos trajetos, levando em conta os “eixos” nos quais os natalenses mais têm se deslocado.

Em junho de 2010, o então secretário adjunto de Transportes, Sílvio Medeiros, disse em entrevista à TRIBUNA DO NORTE que a perspectiva da Semob era reduzir das atuais 110 linhas (86 de ônibus e 24 de opcionais) para apenas 48, incluindo 27 vicinais, que percorreriam bairros próximos, e 21 estruturais, interligando as regiões da cidade.

A estimativa levava em conta os primeiros resultados do Plano de Mobilidade Urbana do Município, entregues à Prefeitura ainda no mês de fevereiro de 2010, e que passavam por uma “remodelagem” para servir de base à licitação. Uma das expectativas era que os preços das passagens tivessem valores diferenciados, em decorrência do percurso realizado.

Entre as motivações das mudanças estavam o “desperdício” existente nos itinerários das linhas atuais, criadas ainda na década de 80, quando o “destino de viagem do natalense era para o Alecrim, o Centro e a Ribeira”. Segundo o então adjunto, os polos geradores de viagens passaram de três para 13 e agora incluem localidades como Igapó, Felipe Camarão e Ponta Negra. O mais importante tende a ser o polo compreendido no quadrilátero entre Bernardo Vieira e Mor Gouveia, Salgado Filho e a avenida Napoleão Laureano, que leva ao “Km 6”.

De acordo com os dados da Semob de 2010, somente 6% da população se deslocava para o Centro e a Ribeira, enquanto 56% das linhas continuam seguindo até esses bairros. “A população hoje quer ir para um lado e os ônibus vão para outro”, destacou Sílvio Medeiros, à época. Outra preocupação era a dificuldade dos moradores de regiões como a zona norte se deslocarem entre os bairros próximos.

Tanto que, das 27 linhas vicinais previstas há um ano, 13 iriam operar na região, outras quatro na zona sul, seis na oeste, duas na leste e duas na região central da cidade. Já as linhas estruturantes teriam como características atender aos deslocamentos de maior distância, transportando grande quantidade de passageiros com mais velocidade e até mesmo utilizando faixas exclusivas.

O empresário Augusto Maranhão afirmou ontem que espera sensibilidade do Município na definição das novas rotas a serem licitadas. “A Ribeira, por exemplo, já voltou a viver um franco desenvolvimento imobiliário e deve se tornar novamente um ponto de atração de pessoas”, alertou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura assina acordo com MP para melhorar abastecimento de remédios na rede de saúde de Natal

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, assinou, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), um Termo de Cooperação Técnica que faz parte do Projeto Ministerial Abastece SUS.

O projeto busca proporcionar a melhoria nos processos de trabalho e solucionar problemas, principalmente voltados ao abastecimento de medicamentos na rede municipal.

“Esse é um momento muito importante para Natal. É uma parceria já consolidada com o Ministério, então esperamos contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos nossos munícipes”, comentou o secretário municipal de saúde, Adilson Boldo, durante o ato de assinatura.

O projeto consiste em visitas de professores e alunos do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos serviços de saúde do município, onde irão realizar um diagnóstico da rede farmacêutica da capital. Após a observação dos serviços, será apresentado à secretaria um plano de ação de enfrentamento para implementação de ações com a intenção de melhorar os fluxos na rede.

Além do secretário municipal, participaram do ato solene de assinatura do termo a representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), promotora de Justiça Kalina Correia Filgueira, titular da 48ª PMJ-Natal, a secretária-adjunta de Saúde de Natal, Rayanne Araújo e Rand Randall, professor do curso de farmácia da UFRN.

O que é o Abastece SUS

O Abastece SUS é um projeto desenvolvido pela 48ª e 62ª Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, que busca a propor, para a Gestão Municipal de Saúde de Natal, medidas de assistência farmacêutica pública, contemplando diversas questões, desde a programação, até a aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e de insumos.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Temporais no RS: Rua desmorona após chuva em Gramado

Foto: RBS TV/Reprodução

Uma rua em Gramado, na Região da Serra do Rio Grande do Sul, desmoronou no fim de semana após a chuva que atingiu a cidade. Moradores precisaram sair de casa por causa do risco à segurança deles.

De acordo com a prefeitura da cidade, o que fez com que o asfalto cedesse na Rua Henrique Bertoluci, no bairro Piratini, foi uma infiltração em consequência da chuva.

Rio Grande do Sul enfrenta temporais há mais de 10 dias. Só em Gramado, sete pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra.

A Defesa Civil divulgou que já houve evacuações de seis bairros e cinco localidades no interior ao longo de 10 dias: Piratini, Três Pinheiros, Centro, Bavária, Planalto, Várzea Grande, linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo. No total, são 142 áreas nesses locais.

No último boletim divulgado pela prefeitura, na noite do último sábado (11), 974 pessoas estão fora de casa.

Entre os problemas identificados pelo poder público, estão infiltrações em imóveis e deslizamentos de terra. Há relatos de casas que desmoronaram.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fátima e outros três governadores iniciam agenda pela Europa para tratar de energia renovável

Foto: Guia Dantas / Governo do RN

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio NordesteFátima Bezerra (PT), está em viagem pela Europa nesta semana. Até o fim desta semana, ela passará por quatro metrópoles europeias: Amsterdã, Roterdã, Bruxelas e Berlim.

Em meio à tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a pauta da viagem é a questão ambiental. Participam da viagem, além de Fátima, outros três governadores nordestinos: Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Fábio Mitidieri (Sergipe). Auxiliares dos governos estaduais também acompanham os governadores.

Também participam representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Neste domingo (12), uma reunião preparatória aconteceu em Amsterdã, na Holanda, para discutir os detalhes da agenda.

Fátima viajou na sexta-feira (10) e tem previsão de retorno ao RN para o próximo sábado (18). Até lá, o governador em exercício do RN será Walter Alves (MDB).

Detalhes da agenda

Durante a missão oficial na Europa, os representantes do Consórcio Nordeste iniciarão a jornada participando da World Hydrogen Summit, na cidade de Roterdã, na Holanda. O evento é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.

De lá, as delegações seguirão para Bruxelas e Berlim, onde se reunirão com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil.

O foco das discussões ambientais durante toda a missão na Europa serão projetos de energia renovável e hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.

Confira a agenda da missão internacional:

Segunda-feira (13)

  • 9h30 – World Hydrogen 2024 summit & Exhibition: Reuniões B2B – Visita ao Stand da APEX (Hall 4, stand booth D72) e empresas
  • 13h30 – 14h30 – Apresentação da Netherlands Enterprise Agency sobre a Greenport Partnership
  • 15h – 16h Encontro com HY-5 (Estratégia de Hidrogênio do Norte da Alemanha)

 

Terça-feira (14)

  • 10h30 – Visita a algumas empresas selecionadas pela APEX
  • 12h -Almoço cedido pela APEX
  • 13h – Seminário APEX

 

Quarta-feira (15)

  • 9h – Visita técnica ao Porto de Antuérpia
  • 10h – Reunião com o Governo Belga para apresentação do Consórcio Nordeste e apresentação dos planos de H2V para atração de investimentos
  • 14h – 14h30 – Reunião com o Vice- Presidente Executivo da Comissão Europeia e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Comissário Maroš Šefčovič (Berlaymont).
  • 14h45 – 15h15 – Reunião com a Comissária para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen (Berlaymont)
  • 15h30 – 17h – Reunião ampliada com representantes das Direções Gerais da Comissão, estados membros e de empresas
  • 18h – Coquetel oferecido pela Missão do Brasil junto à UE e pela Embaixada do Brasil junto ao Reino da Bélgica e Luxemburgo

 

Quinta-feira (16)

  • 12h – Almoço no hotel do Evento.
  • 14h – Seminário“Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities

 

Sexta-feira (17)

  • 9h – Agenda institucional com AHK, BDI e GIZ.
  • 14h – Agenda Institucional Internacional Climate

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Energia, já temos.
    Só para gastar dinheiro.
    Era para ir atrás de $$$ para produção de Hidrogênio

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mossoró: Isolda nega retirada de pré-candidatura, mas elogia anúncio de Lawrence

Foto: João Gilberto e Edilberto Barros

deputada estadual Isolda Dantas (PT) foi às redes sociais nesta segunda-feira (13) para negar a retirada de sua pré-candidatura à Prefeitura de Mossoró. A parlamentar, porém, disse que o anúncio da pré-candidatura de Lawrence Amorim (PSDB) é positiva para a oposição.

No fim de semana surgiu a informação de que Isolda Dantas teria desistido de disputar a Prefeitura de Mossoró supostamente devido ao baixo percentual de votos divulgado nas recentes pesquisas eleitorais e também devido ao desgaste do Governo do Estado perante a população. Contudo, Isolda negou que tenha informado a desistência.

“Não houve anúncio de retirada de pré-candidatura do PT à Prefeitura de Mossoró. Junto da Federação da Esperança continuamos em diálogo para construção de uma oposição forte. Seguimos na luta por Mossoró!”, disse Isolda Dantas.

Por outro lado, a deputada disse que a Federação Brasil da Esperança, que tem PT, PCdoB e PV como participantes, avalia positivamente o anúncio da pré-candidatura do vereador e presidente da Câmara Municipal, Lawerence Amorim, à Prefeitura. O parlamentar e o PT são adversários políticos.

“Quanto à pré-candidatura de Lawrence, o PT e a Federação vêem como positiva para a construção do projeto de oposição. Seguimos na luta por Mossoró”, disse Isolda Dantas.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo quer que “linguagem neutra” entre na pauta do Congresso

Foto: Marcelo Camargo

O governo vai dar munição aos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente àqueles que se dedicam a defender pautas mais conservadoras. O Ministério da Cultura divulgou uma lista com 30 propostas que devem fazer parte do novo Plano Nacional de Cultura, uma lei que, se aprovada no Congresso, vai estabelecer as metas do setor pelos próximos dez anos. A Pasta é comandada pela ministra Margareth Menezes.

Uma das propostas — talvez a mais polêmica — é a criação de um programa que prevê que estudantes, educadores e gestores terão “formação para uso da linguagem neutra”. O tema divide opiniões. As palavras “todos” e “todas”, por exemplo, seriam substituídas por “todes”. “Menino” e “menina” dariam lugar a “menine”. Os debates certamente serão acalorados.

Um dos maiores críticos da instituição da chamada linguagem neutra ou não binária é o atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira (PL-MG). Quando era vereador em Belo Horizonte, ele conseguiu aprovar uma lei municipal que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas da capital mineira. “Em BH, não tem mais ‘todes’. A língua portuguesa será respeitada”, disse ele na época.

Depois de enviado pelo governo, o projeto será analisado pela comissão de Educação, que, além de Nikolas, é controlada por parlamentares de perfil conservador.

O incentivo à linguagem neutra foi uma das propostas aprovadas em um encontro que reuniu em Brasília mais de 4 mil pessoas ligadas a diversos setores da arte e do entretenimento. O presidente Lula discursou na conferência. Porém, é pouco provável que a proposta avance no Congresso — e não é só por isso.

O novo Plano Nacional de Cultura prevê que os programas de educação e treinamento de professores serão financiados pelo contribuinte. A proposta destina parte do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para um fundo, cujo objetivo, entre outras coisas, é proporcionar “a diversidade de linguagens, de segmentos e de expressões” e a “participação acessível, inclusiva e universal”.

Nos bastidores, governistas garantem que o presidente Lula resiste à ideia de se envolver nesse debate — ao menos agora.

O Ministério da Cultura enviou neste domingo, 12, a seguinte nota a VEJA:

“Em relação à matéria “Governo quer que ‘linguagem neutra’ entre na pauta do Congresso”, vale esclarecer que as propostas apresentadas e votadas durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura não são propostas do Ministério da Cultura e sim resultado dos debates públicos entre os delegados da Conferência, realizada de 4 a 8 de março deste ano, em Brasília.Todas as propostas apresentadas no documento final foram debatidas em grupos e em uma plenária final. Porém, não são automaticamente revertidas em metas ou objetivos do Plano Nacional de Cultura. Elas serão subsídio para a elaboração do novo Plano Nacional de Cultura – o atual PNC encerra sua vigência em dezembro de 2024. A elaboração do PNC passa ainda por etapas de sistematização, organização metodológica e consultas públicas que serão conduzidas pelo Comitê do PNC, instância com representação da sociedade civil, de gestores e do Congresso Nacional, ao qual o novo Plano será encaminhado para votação. É, portanto, equivocado afirmar que o Ministério da Cultura irá enviar ao Congresso Nacional proposta prevendo uso da linguagem neutra”.

Veja

Opinião dos leitores

  1. O Nine tá com falta de que fazer e no que pensar… e vai arrastar todo o governo para mais uma vergonha nacional….

  2. É muita falta de compromisso com a educação do país. Uma educação que mal avança nos primeiros anos de educação básica, que as crianças pouco desenvolvem seus conhecimentos, esse estrumes querem introduzir um dialeto que não configura-se em nenhum lugar para ter proveito. No que danado isso vai ser agregado? de certo, é para seguir com um país ignorante, usando cotas para haver mais separação racial e a maioria vivendo de esmolas do governo.

    1. Educação? Onde esse governo teve algum compromisso com a educação? Povo educado, com formação e informação, não vota em vermes da esquerda! Isso é o que há de mais destruidor no mundo! Esse governo vive de acéfalos e dependentes de esmolas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mais da metade dos brasileiros diz que Lula não merece 2º mandato, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Mais da metade dos brasileiros entende que, hoje, às vésperas de completar um ano e meio de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece ser reeleito para um novo período à frente do Palácio do Planalto.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest, nesta segunda-feira (13), 55% dos entrevistados afirmam que são contrários a um novo mandato para Lula. Segundo o levantamento, 42% dizem que o petista merece a reeleição, enquanto 3% não souberam ou não responderam.

Ainda segundo a pesquisa da Quaest, Lula segue com forte apoio entre o eleitorado do Nordeste – a única região do país na qual o presidente é aprovado pela maioria da população. Ali, 60% defendem um novo mandato para o petista e 38% rechaçam a ideia.

Entre todas as regiões do Brasil, é no Sudeste que o presidente da República enfrenta a maior rejeição: 63% dos entrevistados são contra um segundo mandato consecutivo para Lula, enquanto apenas 33% defendem a reeleição.

No Sul do país, 59% dos entrevistados são contrários à reeleição de Lula, e 39% a apoiam. Já na média das regiões Centro-Oeste e Norte, são 58% os que se dizem contra um novo mandato do presidente, e 37% os que afirmam defender uma nova chance para Lula.

Tarcísio e Michelle seriam os mais fortes adversários
De acordo com o levantamento da Quaest, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) são os dois nomes mais fortes do campo oposicionista para um possível enfrentamento contra Lula nas eleições de 2026, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, se mantenha sem condições de participar do pleito.

Segundo a pesquisa, Michelle aparece como a melhor alternativa para 28% dos eleitores, enquanto Tarcísio tem 24%. Como a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o quadro é de empate técnico entre os dois.

Além de Tarcísio e Michelle, foram mencionados pelos eleitores o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 10%; o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 7%; e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 5%. Não souberam ou não responderam 26% dos entrevistados.

Levando em consideração apenas os eleitores de Jair Bolsonaro, o nome de Michelle ganha ainda mais tração. Entre eles, 41% citam a ex-primeira-dama como opção preferencial contra Lula, enquanto 33% mencionam Tarcísio. Ratinho obteve 7%, e Caiado e Zema, 5%.

A pesquisa da Genial/Quaest ouviu 2.045 eleitores, de forma presencial, entre os dias 2 e 6 de maio de 2024. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Assim torço e espero, pois erros todos cometemos e cometeremos, mas continuar no mesmo erro é burrice.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Largatixa terá audiência de custódia nesta segunda; defesa diz que juiz foi induzido ao erro pelo MPRN

Foto: Reprodução

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez, o Lagartixa, segue preso em Vitória da Conquista, no interior da Bahia. Nesta segunda-feira (13), às 14h, vai ocorrer a audiência de custódia do policial reformado para analisar se será mantida a prisão preventiva do potiguar. De acordo com a defesa de Lagartixa, o Ministério Público da Bahia e o juiz de plantão foram induzidos ao erro pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Wendel Lagartixa foi preso na sexta-feira (10), em Vitória da Conquista, por porte de arma irregular. Inicialmente, o irmão de Lagartixa foi conduzido pela Polícia Rodoviária Federal até a delegacia de plantão, mas, posteriormente, ele foi liberado e Lagartixa foi preso. Apesar de ter sido concedida a liberdade provisória um dia depois ao policial reformado, o Ministério Público da Bahia solicitou que a Justiça da Bahia prendesse preventivamente o potiguar.

Wendel Lagartixa foi preso pelos delitos de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e fraude processual. De acordo com a peça, Wendel disse que havia outra arma no interior do carro, no banco traseiro do automóvel, embaixo de uma bolsa. A arma estava irregular e, no momento da abordagem, de acordo com os policiais, Lagartxa teria dito à equipe da PRF que a pistola .40 era dele e não estava registrada. Posteriormente, porém, os policiais informaram que que o caso seria apresentado ao delegado plantonista, Wendel passou a afirmar arma seria do irmão, motorista do veículo. Os demais ocupantes do veiculo confirmaram a versão de Lagartixa.

Na petição em que foi solicitada a revogação da liberação de Lagartixa, o MPBA disse que deveria haver a reconsideração sobre a soltura porque recebeu do Ministério Público do Rio Grande do Norte, em articulação com o GAECO/BA, informações sobre os antecedentes de Lagartixa, “sendo este envolvido com atividades de grupo de extermínio, bem como possuindo condenação definitiva, respondendo a processos por homicídios”. Na peça, foi informado que Lagartixa ainda atuaria como “justiceiro” na zona Norte de Natal, “decidindo pelo seu arbítrio quem é culpado e os sentenciados à morte”. Na decisão, o juiz listou processos envolvendo Lagartixa, finalizados ou ainda em curso.

O juiz plantonista Eduardo Ferreira Padilha entendeu que, “sem entrar no mérito acerca de outros supostos delitos cometidos pelo autuado, temos que o mesmo, objetivamente, embora tenha cumprido suas penas em 2021, ainda não se passaram os 5 anos de forma a afastar sua reincidência específica”, entendeu o magistrado, determinado a conversão da prisão em flagrante em preventiva.

Ainda na decisão, o magistrado ponderou que o despacho da autoridade policial, considerando as declarações dos PRFs, associadas às contradições nas oitivas dos outros ocupantes e do flagranteado, concluiu que “o Soldado PM da reserva Wendel Fagner Cortez estava portando a arma de fogo, mas convenceu seu irmão a assumir o crime, bem como cooptou os outros dois ocupantes para confirmarem a sua versão, razão pela qual a voz de prisão fora ratificada”.

A decisão, porém, será analisada nesta segunda-feira pelo magistrado que acompanhou a na sexta-feira, que é o juiz “natural” do caso. De acordo com a defesa do policial, não estão cumpridos os requisitos para a manutenção da prisão preventiva. “Hoje será a presentado ao juiz do caso e será reanalisada a prisão. Não existe requisitos previstos no artigo 312, que fala sobre a prisão preventiva”, disse o advogado João Antônio Dias Cavalcanti. “A arma não é dele e o depoimento do irmão dele disse, de forma muito clara, que a arma estava com ele. Os demais ocupantes do veículo também informaram isso”, garantiu o advogado.

Ainda segundo o advogado de Lagartixa, tanto o Ministério Público da Bahia quanto o juiz de plantão foram induzidos ao erro pelas informações repassadas pelo Ministério Público potiguar. “O MP enviou um relatório do histórico processual de Wendel e o MP da Bahia considerando até processos arquivados. Foi o argumento que o MP utilizou para pedir a prisão dele. Tanto o MP da Bahia quanto o juiz foram induzidos a erro do MP do Rio Grande do Norte”, garantiu o advogado.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte disse que não vai se manifestar sobre o caso.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. É bom fazer uma perícia nessa arma para ver se é compatível com os projétis encontrados nos corpos da vítimas chacinadas na redinha.

  2. Esse falastrão pensou que estava aqui no RN onde se passa por “herói” e que iria engabelar a PRF, mas a tão propalada valentia tá dormindo no xilindró lá pelas bandas da Bahia, eu não entendi que diabos de “ajuda” era essa que essas boas almas iriam dar no RS com uma arma irregular no carro.

  3. Pronto! A culpa é do MP do RN. O lagarto miliciano não tem nada que o desabone. Sei não, mas, se for cumprida a lei fica preso. De fato é perigoso a sociedade e a ordem pública.

    1. Homi tu diz isso só porque ele adianta a passagem para a cidade dos pés juntos e que são da laia do presidente atual.

    2. Se ele é de tão alta periculosidade, porque estava solto aqui em Natal, denuncioando as safadezas do governo???? Analisa os fatos, antes de falar o que não sabe.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Guia de Serviços da Prefeitura de Natal facilita vida da população

Foto: Alex Régis

Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura é a ampliação de ferramentas e canais digitais à disposição da população, oferecendo de uma maneira simples e rápida acesso aos serviços e informações relacionadas à administração pública municipal. Lançado recentemente pelo prefeito Álvaro Dias, o Guia de Serviços (https://guiadeservicos.natal.rn.gov.br/), é uma das plataformas on-line que possibilitam ao cidadão encontrar todos os detalhes sobre a gestão, incluindo a localização dos equipamentos públicos e a descrição do tipo de serviço ofertado; o horário de atendimento nesses equipamentos e os documentos necessários para cada ação.

“Ao alcance de um clique, tanto os natalenses quanto os turistas terão acesso a todas informações referentes à gestão em áreas como mobilidade urbana, saúde, esporte, lazer, assistência social e turismo. É uma ferramenta prática e de grande valia para todos”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Quem acessa o guia confere as seguintes informações: perfil do usuário, nome do serviço, órgão responsável, área temática, descrição, link para atendimento online, equipamentos do serviço, público-alvo, tarifa, etapas para acesso, documentos necessários e legislação. No Guia de Serviços, também é possível enviar sugestões e dúvidas.

Para navegar pelo Guia de Serviços, o cidadão pode utilizar o sistema de filtros implantado para facilitar a busca de informações sobre o serviço desejado, o qual possibilita buscas simples e avançadas, como aquelas por Área temática, Órgão responsável, Bairro e Perfil. Quanto à periodicidade de atualização das informações constantes, ela ocorrerá, a cada seis meses, pelos Órgãos responsáveis pela prestação direta dos serviços, em todas as áreas.

A ausência de informações acerca de quaisquer serviços poderá ser notificada pelo cidadão à Prefeitura do Natal através da aba Cadastro no Guia de Serviços. “O Guia vem cumprindo o importante papel de ser a interface entre o cidadão e a gestão municipal, além de ser um forte aliado e um facilitador para o cidadão que precisa de informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura, pois a busca pode ser feita por área temática, órgão responsável, bairro e perfil do usuário. Quero agradecer o empenho e a competência de toda a equipe da secretária municipal de Planejamento pelo trabalho desempenhado”, explicou Joanna Guerra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Casal encontra câmera escondida dentro de tomada em motel

Foto: Reprodução

Um casal denunciou, na última quinta-feira (9/5), ter encontrando uma câmera escondida dentro de uma tomada em um quarto de motel. O caso foi registrado em Senador Canedo, Região Metropolitana de Goiânia.

As autoridades fizeram a perícia do lugar e localizaram mais uma câmera em outra suíte do motel.

O casal contou à polícia que encontrou o dispositivo ao notar algo diferente em uma das tomadas. A perícia vai analisar qual tipo de monitoramento era realizado no local, se por wi-Fi ou por login. Os dispositivos estão em análise no laboratório de informática forense.

De acordo com a delegada Karla Fernandes, ainda não é possível apontar quem é o suspeito. Alguns funcionários do motel prestaram depoimento e informaram desconhecer a existência das câmeras.

Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cidades do RN ficam fora do ranking das 50 mais violentas do mundo

Foto: Reprodução 

O Rio Grande do Norte ficou fora do ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. Os dados são de um levantamento da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal e faz referência ao ano de 2023.

De acordo com o levantamento, das 10 cidades brasileiras com mais mortes violentas, sete fazem parte da região Nordeste e três estão no Norte. Em comparação aos dados apresentados pela ONG em 2022, o Brasil melhorou os índices. No ranking anterior, a cidade mais violenta do país ocupava a 11º posição na lista e em 2023 ocupa a 19ª colocação.

Mossoró, considerada a cidade mais violenta do Brasil no levantamento da ONG mexicana em 2022, ficou fora do ranking com os dados de 2023. Este movimento também aconteceu com os índices da cidade Natal, que não é mencionada na atual publicação.

Confira a lista completa das 50 cidades mais violentas do mundo pela mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal em 2023.

link: https://exame.com/brasil/brasil-tem-10-das-50-cidades-mais-violentas-do-mundo-veja-ranking/

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *