Política

Lula: ‘Dinheiro do PSDB vem do Criança Esperança, não vem dos empresários’

Por Josias de Souza

Lula andava meio distante dos refletores. Reapareceu na noite passada, num encontro do PT, em Brasília. Além dos holofotes, reencontrou os companheiros, a militância e, sobretudo, o microfone. Teve um surto de loquacidade. Falou por 45 minutos. Num instante em que avançam as investigações do cartel de empreiteiras suspeitas de trocar propinas por contratos na Petrobras, Lula entregou-se à ironia.

Disse que o tucanato se comporta como se o PT fosse o único partido a custear suas campanhas eleitorais com dinheiro recolhido de empresas. “Parece que os tucanos arrecadam dinheiro numa campanha como se fosse Criança Esperança. Não tem empresário.”

Pela primeira vez, Lula comparou o mensalão com o petrolão. Repetiu a tese segundo a qual o julgamento que levou a cúpula do PT para a Papuda foi político. “Os companheiros que foram julgados já estavam condenados”. Insinuou que haverá novo pré-julgamento. Quando o ministro Teori Zavascki, relator do caso da Petrobras no STF, for analisar o processo, “a imprensa já condenou os nossos companheiros”, disse.

Vão abaixo os principais trechos do pronunciamento de Lula, cuja íntegra pode ser escutada no rodapé:

estrelinha

— Bola da vez: “Agora, a bola da vez somos nós. Agora é o PT. O PT não pode continuar crescendo. O PT tem que ser atacado, de todos os lados, em todas as frentes, com artilharia leve e pesada. Vamos fazer uma guerra eletrônica contra o PT. Não importa que seja verdade ou que seja mentira. Vamos tentar difamar o PT. Vamos tentar destruir esse partido.”

— Mensalão e Petrolão: “Quando houve o processo do mensalão, os companheiros que foram julgados já estavam condenados. Esse processo da Petrobras, que está acontecendo agora, o que a gente está vendo é que, quando esse processo chegar na Suprema Corte, que o ministro Teori for analisar a delação premiada, criada por nós, a imprensa já condenou os nossos companheiros. Ou já condenou aqueles que não são companheiros e que estão sendo citados.”

— Investigações X interpretações: “Eu dizia na reunião da bancada hoje: a gente reclama das investigaçes? Não! A gente reclama é da interpretação das investigações. Não tem um instrumento nesse país que esteja servindo para investigar e para aparecer tantas denúncias de corrupção como os instrumentos que nós criamos. Nós! Ninguém! Fomos nós que criamos todos os instrumentos que permitem às pessoas compreenderem: neste país, a partir do governo do PT, ninguém será impune se não for honesto, se não for ético e se não fizer as coisas corretas. Esse partido não nasceu pra fazer igual.”

—Papel higiênico: “Eu, de vez em quando, vejo o jornal denunciar corrupção em ONG. Aonde pegou o dado? No Portal da Transparência do governo. A lei do acesso à informação é nossa, fomos nós que criamos. Daqui a pouco eles querem saber a cor e a qualidade do papel higiênico que se usa no palácio.”

— Terceiro turno: “O que nós queremos para esse país é que eles sigam o exemplo que o PT deu. Eu perdi 89. E todo mundo sabe como é que eu perdi. Entretando, eu não fiquei na rua protestando. Eu fui me preparar pra outra. Perdi a outra. […] Cada vez que a gente perdia, a gente acatava o resultado. Nem isso eles aprenderam. Eles acham que a campanha não acabou.”

— Quinto mandato: “Eles admitiam até a nossa chegada à Presidência da República. Mas a eleição era incômoda. O terceiro mandato era muito mais incômodo ainda. E o quarto mandato mais incômodo ainda. Eles começam a ficar apavorados com a perspectiva de quinto mandato. Começam a ficar apavorados. E nós precisamos tomar muito cuidado, porque ninguém tem que pensar nesse momento em 2018. Nós temos que pensar é em 1ºde janeiro de 2015, na posse da presidenta Dilma. E no sinal que a gente vai ter que dar para esse país…”

— Guerra de passeatas: “A gente não pode, na minha opinião, ficar fazendo essa disputa com eles. Eles fazem uma passeata na quinta, a gente faz uma na sexta. Eles fzem uma na segunda e a gente faz uma na terça. Ninguém aguenta, meu filho. A Dilma tem que governar esse país. A Dilma não pode ficar atrás de passeata, não. Ela já ganhou as eleições. A Dilma precisa governar e cuidar desse país, cuidar desse povo. […] Deixa a mulher trabalhar, gente! Ela ganhou as eleições. Ela tá montando o governo dela.”

— Corrupção na testa: “É hora de os petistas levantarem a cabeça, é hora de a gente ter orgulho de enfrentar um debate sobre a corrupção nesse país. Eu quero dizer pra vocês uma coisa, olhando na cara de cada companheiro aqui: a gente não pode aceitar a pecha que eles querem incutir na nossa testa, de corrupção.”

— O mais honesto: “Vou contar uma coisa pra vocês: eu não sou melhor do que ninguém. Mas se enfiar todos eles, um dentro do outro, eles não são mais honestos do que eu. Não são mais honestos do que eu. E quando eles, historicamente, não têm argumento pra fazer o debate político, pra discutir economia, pra discutir política social, a corrupção é o único discurso da direita em vários lugares do mundo. Se valeu pra outros, valeu. Pra mim não vale.”

— Mãe analfabeta: “Eu sou filho de uma mulher que nasceu e morreu analfabeta. O único legado que ela me deixou foi o direito de andar de cabeça erguida neste país. E não vai ser ninguém que vai fazer eu abaixar a cabeça nesse país por denúncias contra o partido.”

— Ritual ético: “Companheiros e companieras, é hora de o orgulho petista aflorar. É hora de a gente dizer pra todos os militantes do PT: esse partido nasceu pra ser diferente. E vai ser diferente. Quem não quiser cumprir o ritual ético nesse partido, ter uma relação ética na sociedade ou nas instâncias governamentais, é melhor sair do PT, porque senão a gente não vai conseguir governar esse país.”

— Bolsa alegria: “A expectativa é que a presidenta Dilma anuncie pra esse país, no dia 1º, o que serão os próximos quatro anos no Brasil do ponto de vista econômico, da sua relação com a sociedade, das políticas sociais, da política de desenvolvimento, da política de crescimento, para que a gente possa recupecar nesse país a alegria e o otimismo que nós tivemos durante muito tempo.”

— Nunca antes no planeta: “Falo com muito orgulho: não existe no mundo, e vocês têm que ter orgulho disso, não existe no mundo nenhuma experiência política mais bem sucedida do que o PT. Nao existe! Obviamente que, por termos ficado grandes, a gente também comete erros.”

— Filho problemático: “Se eu quisesse citar uma mãe como exemplo, o melhor momento da criação de um filho é quando ele está no colo da gente e que depende só da gente. A gente não pode soltar. Não senta, não come sozinho, não engatinha, não anda. Tem que estar no colo da gente. E quando o bichinho começa a crescer, que a gente pensa que vai ajudar a gente, o bichinho começa a dar problema. […] E quando angente pecebe que ele está ficando adulto, ele quer sair de noite. A dor de cabeça aumenta. Arruma uma namorada. A dor de cabeça aumenta. Inventa de fazer coisas boas, inventa de casar. Vêm os netos. O partido é isso. o partido era um tiquinho de gente, meia dúzia de loucos que começaram com um movimento em 79. E, de repente se transforma no maior partido de esquerda —com exceção da China—, o maior partido de esquerda do mundo. Plural, democrático. E aí começam a aparecer os defeitos, porque nós somos constituídos de seres humanos.”

— Militância remunerada: “A gente começa a adquirir hábitos que não deveríamos ter adquirido, porque não nascemos para isso. Nós não nascemos para ser igual aos outros, nascemos pra ser diferentes. Nós nascemos pra fazer campanhas diferentes. Nós nascemos para não fazer campanhas baseadas nos cabos eleitorais pagos. Uma campanha baseada no gasto de muito dinheiro, aonde [sic] a militância desaparece e aparece o profissional da política. Nós não nascemos pra isso.”

— Saudade das origens: “Cada um de vocês tem uma experiência no Estado de vocês, na cidade de vocês. Como era mais gostoso quando a gente não tinha tanto voto como a gente tem hoje, mas a gente tinha muito mais orgulho e andava de cabeça erguida nesse país, querendo que as pessoas copiassem a gente.”

— Caída em si: “Eu não defendo a ideia de que o PT volte às origens, porque, coitadinho do Lula, voltar às origens aos 69 anos é impensável. Não quero isso. Quero que a gente evolua, como evolui a sociedade. […] Mas eu acho que o PT precisa repensar o seu papel na sociedade. A palavra repensar é muito difícil, porque pensar já e muito difícil. Imagina repensar! Significa penar duas vezes. É difícil. Mas nós precisamos repensar o nosso papel. […] A direção de um partido não é uma partilha entre tendências. A direção de um partido tem que ter os principais quadros desse partido, para se transformar em voz pública desse partido, para defender o partido. Nós, nesse momento político, precisamos ter mais representatividade. Preciamos ter mais força pública.”

— Fuga de cérebros: “Cadê os intelectuais do PT? Eram tantos! E eles sonhavam estar no PT porque acreditavam no discutso que nós fazíamos. Quantos e quantos intelectuais… A começar por duas figuras nobres: Sérgio Buarque de Holanda e Mário Pedrosa, acompanhados de Apolônio de Carvalho. Eles pareciam meninos sonhando quando a gente criou PT. Era tudo o que eles queriam na vida. Um partido de esquerda, onde os trabalhadores tivessem a maioria nesse partido.

— Sonhos e utopias: “Houve um tempo em que a gente ia pra um comício do PT e a grande maioria era de jovens de 25, 26 e até 27 anos. E nós, muitas vezes, somos pais dessa gente que taí. Quem sabe nós não estamos conseguindo convencer essa gente a ter a mesma esperança, o mesmo sonho que nos tivemos quando começamos o PT. Então, é preciso voltar a construir sonhos. É preciso voltar a construir utopias.

— Geração Twitter: “Essa meninada que não ouve mais rádio, que não ouve mais televisão, que não lê mais jornal, como é que nós vamos conversar com ela, numa linguagem de meias palavras, que eu nem entendo mais o Twitter. É tudo muito curto, muito breve. Você não consegue explicitar uma ideia. Onde é que a gente vai se comunicar com essa gente num momento em que a gente é atacado?

Opinião dos leitores

  1. Esse Luiz Inácio é um lobo mau vestido de cordeiro, nunca me enganou, o maior marqueteiro, politiqueiro da atualidade na política Brasileira. Esse, em quanto um rato da uma viagem ele dá duas.Que o diga o Lulinha pé rapado hoje dono da Friboi.

  2. Os TUCANALHAS vivem num mundo de ilusão fomentados de ódio pela mídia corrupta. Se tivessem coragem de enxergar a verdade, viriam o quanto o país avançou para todos, especialmente para os mais pobres. Basta parar de ler as mentiras repetidas exaustivamente pela mídia e olhar para a realidade das pessoas.
    Mas para algumas pessoas, descer do seu trono de ilusão é uma tarefa impossível. Preferem se sentir superiores, Reis, e nem perceberam ainda que estão nus.

  3. O que contraria toda essa onda de repulsa e ódio aqui manifestada como amostra é os resultados das eleições: Robinson Governador com o apoio de Lula aparecendo em apenas uma gravação (para desespero de Hen-Riquinho) e Dilma com 3,5 milhões de votos de diferença.
    Grandes líderes sempre carregam consigo enormes legiões de fãs e de desafetos onde quer que passem, e em qualquer época essa história se repete. Os contrariados em seus interesses e os que contestam suas ideias, atitudes, ações e comportamentos, sempre estarão na vala comum dos críticos que não querem reconhecer que o Brasil foi governado por dois mandatos seguidos e os indicadores sociais melhoraram de tal maneira que nenhum candidato ousou criticar Lula abertamente. Somente se referia a Dilma.
    Vc entendem de política tanto quanto entendem de futebol. Ou seja, pensam que sabem tudo sem saber de nada.
    Lula perdeu três campanhas e ganhou quatro. Todas em sequência. No placar 4 x 3. Quem é o vencedor e quem é o perdedor nesse jogo pelo poder de governar o país?
    E não se enganem muito não. Aqui no Estado e na Capital, a lavagem de Dilma foi arrasadora. MESMO COM zÉ aGRIPINO mAIA, cOORDENADOR DA cAMPANHA DE micarla, rosalba e de AÉCIO, sendo Senador herdeiro da Ditadura Militar, FAZENDO DE TUDO (SE ALIANDO COM SEU PIOR INIMIGO POLÍTICO) para tentar mudar o quadro negro de seu Partido partido em carreira de extinção.
    Chorem coxinhas. A campanha terminou e Robinson e Dilma foram vitoriosos para a ira eterna dos fanáticos de direita liderados por Bolsonaros, Sherezades, Felicianos, Malafaias, Lobão, Ronaldinho Fenômeno, Luciano HULK…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Infelizmente o Brasil se encontra nas mãos desses ladrões que nos roubam descaradamente e ainda ficam negando. FORA lula, dilma E TODA À CORJA DO pt.

  5. Enquanto tiver enganadores desse tipo, que alguns acreditam no que ele fala, estamos ferrados, com essa quadrilha chamada PT.

  6. Desculpem discordar, mas o PT não distorce a verdade, o PT NÃO SABE o que é verdade, essa palavra foi riscada do vocabulário petista por ordem dos chefões que dão o exemplo.
    Vejam a história do partido, tudo que foi prometido quando eram oposição e o que o partido vem fazendo no Governo, os fatos falam por si, não precisa muitas palavras.
    Eles estão dando UM GOLPE nos princípios éticos e morais, DESTRUINDO tudo que existia como correto, VITIMIZANDO todo um país, valorizados por pessoas que são aprovadas no ensino público sem saber fazer conta, escrever, então, imagine pensar.

  7. Alguém que jogou toda uma história de superação e luta na lata do lixo, não tem moral para falar mais nada. É o grande chefe da organização criminosa chamada de PT e que conseguiu a façanha de ser o partido mais corrupto da história do Brasil. Infelizmente a classe trabalhadora foi traída por um partido que parecia ser diferente dos outros e que quando chegou ao poder demonstrou claramente que tinha como único objetivo desviar o dinheiro público e enriquecer a parte corrupta dos seus integrantes.

  8. Essa rapaz calado e um poeta. Agora quando abre essa boca só fala asneira. E tem muito alienado que vai reproduzir esse discurso de mão leve.

  9. O PT é o deturpador da verdade. Ainda consegue enganar alguns eleitores, principalmente os mais pobres e carentes de discernimento.

    1. O PT só consegue enganar a 53 milhões de eleitores, pouca gente não é?

    2. 53 milhoes de pessoas …. vamos PENSAR um pouco
      Com uma diferença de apenas 3,28 pontos percentuais, o resultado da eleição de 2014 foi o mais apertado da história do Brasil. Em 2010, a diferença entre Dilma e José Serra (PSDB) foi de 12,1 pontos percentuais. Já as vitórias de Lula sobre os tucanos foram mais amplas: 22,54 pontos contra Serra em 2002 e 21,66 pontos sobre Alckmin em 2006. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) vendeu Lula, em 1994 e 1998, com 15,25 e 21,35 pontos de vantagem. Mesmo nas eleições de 1989, a distância foi maior: Fernando Collor derrotou Lula por seis pontos de diferença

      votação de Aécio —51.041.155 votos
      abstenções ——– 30.137.479 votos
      nulos —————— 5.219.787 votos
      brancos ———— 1.921.819 votos

      soma —————– 88.320.240 votos

      fonte TSE
      Númeos nos permitem varias interpretações … simples assim

  10. Este Lula é um Pelé mesmo, adora se fazer de vítima, justificar o injustificável. O grande problema é que este salvador da pátria colocou no poder uma Pta incompetenta que tá afundando o país, a grande verdade é essa. Quanto a roubo sempre houve no nosso Brasil e no mundo só que os PTralhas exageraram na dose, e o bonitinho do Lula tem a cara de pau de dizer que foi o PT que inventou o combate a corrupção, dá nojo as merdas que este Sr. fala. Tá na hora desses 40% de brasileiros que votaram nessa máfia acordarem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Casa desaba no momento em que helicóptero tenta resgatar 2 pessoas no RS

Uma casa desabou no momento em que socorristas da Brigada Militar tentavam resgatar duas pessoas que buscavam escapar da força das águas no teto da residência. A operação ocorreu na tarde de quinta-feira, 2, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, uma das regiões mais castigadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

O Estado, que vive o pior desastre climático da história, teve 37 mortes e 74 desaparecidos. Mais de 200 municípios foram afetados pelo temporal, que deixou regiões ilhadas, provocou interrupções no abastecimento de energia elétrica e causou o rompimento de uma barragem na região de Bento Gonçalves.

O resgate foi registrado em vídeo. Em nota, a Brigada Militar informou que, “na ação, o tripulante responsável pelo salvamento desceu e conseguiu resgatar uma das pessoas com sucesso. A outra, infelizmente, foi arrastada pela água quando a estrutura da casa colapsou”. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

“A Brigada Militar lamenta o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática”, declarou a corporação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Não há definição sobre nova data para o “Enem dos Concursos”, diz ministra após adiamento

Foto: Agência Brasil

Após a confirmação do adiamento do “Enem dos Concursos”, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (3) que não há definição sobre a nova data de realização das provas.

“Não temos uma nova data. Quero deixar claro: nas próximas semanas poderemos divulgar uma nova data, mas neste momento a questão logística da prova não nos permite dar uma nova data com segurança”, disse

Segundo a ministra, a tendência é de que nas próximas semanas o MGI possa divulgar uma nova data para a realização das provas. O adiamento ocorre diante da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas que assolam a região.

Adiamento do “Enem dos Concursos”

O adiamento foi acordado e assinado pelo MGI, pela Advocacia-Geral da União (AGU), pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul. O respaldo técnico mitiga temores do governo, em meio à escolha sobre adiar ou não a prova, sobre judicialização.

Dweck indicou que no início da calamidade o MGI imaginava que as forças federais poderiam garantir a realização das provas, mas que o cenário que se apresentou na manhã desta sexta-feira, com intensificação dos impactos das chuvas, tornou “impossível” realizar a prova no estado.

Ainda de acordo com dados do MGI, cerca de 100 mil pessoas estavam envolvidas com a prova — sendo 80 mil candidatos e 20 mil profissionais que atuam na logística do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

“A conclusão que tivemos é de que seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de provas afetados, pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas envolvidas neste processo”, disse a ministra na coletiva.

Em sua fala, a ministra afirmou reiteradamente que a ideia do MGI é democratizar o acesso aos concursos por meio do CPNU. Na sua avaliação, o adiamento protege os moradores das regiões afetadas pelas chuvas, mas também pessoas de outros estados de possível judicialização das provas.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Ceará-Mirim paga servidores de forma antecipada se destacando perante outros municípios vizinhos

Foto: Cedida

A cidade de Ceará-Mirim tem se destacado por pagar os salários dos servidores municipais de forma antecipada. Essa iniciativa tem trazido mais segurança financeira e tranquilidade para os funcionários públicos, garantindo que recebam seus vencimentos antes do prazo estabelecido.

Além disso, o pagamento antecipado dos salários também contribui para o aquecimento da economia local, uma vez que os servidores têm mais poder de compra e movimentam o comércio da região.

A administração municipal de Ceará-Mirim, por meio do prefeito Júlio César, tem sido elogiada por essa prática de valorização dos servidores públicos, demonstrando comprometimento com a gestão financeira e o bem-estar dos servidores.

Além disso, a gestão do prefeito Júlio é reconhecida por manter as contas públicas em dia e realizar investimentos nas mais diversas áreas, visando sempre o bem-estar da população e o desenvolvimento do município.

Desde o início do seu mandato, Júlio César sempre priorizou o pagamento dos seus servidores municipais com duas semanas de antecedência.

Ceará-Mirim é referência no estado do RN nesse quesito!

Em Ceará-Mirim, o trabalho não para!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Madonna faz ensaio com presença de Pabllo Vittar antes do show em Copacabana

A cantora americana Madonna, 65, subiu nesta quinta-feira (2) no palco montado na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para fazer a passagem de som para o show que realizará no próximo sábado (4). A drag queen brasileira Pabllo Vittar, 30, participou do ensaio.

Em determinado momento, a rainha do pop chegou a pular nos braços da drag. Em outro, ela se envolveu em uma bandeira do Brasil enquanto cantava.

https://x.com/updatecharts/status/1786201324456923608

As duas filhas mais novas da cantora, as gêmeas Stella e Estere Ciccone, 11, também participaram do ensaio. Elas dançam vogue no número da música homônima ao ritmo.

Pabllo Vittar pode participar do número de “Vogue”, já que, nos shows anteriores da “The Celebration Tour” artistas de diversos locais foram convidados para este momento. Entre eles estão Kylie Minogue e Rick Martin, por exemplo.

Mais cedo, outra filha de Madonna, Mercy James, 18, também já havia subido ao palco e se aproximado de um piano de calda. Ela toca o instrumento na performance de “Bad Girl”, do álbum “Erotica” (1992), enquanto a mãe canta.

O show da rainha do pop na praia de Copacabana, no Rio, encerrará a turnê que celebra seus 40 anos de carreira.

O espetáculo é o maior já feito pela cantora e também o primeiro a não cobrar pela entrada dos fãs.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Parnamirim convoca tutores de Pets para castração gratuita dos animais

Foto: Cedida

A Prefeitura de Parnamirim está convocando os tutores que inscreveram seus PETS no programa de castração gratuita, oferecida pelo município, para que façam a consulta do agendamento pelo WhatsApp (84) 99853-4003. Nesta primeira etapa estão previstos mais de 500 procedimentos, mas foram realizados apenas 292 por dificuldades na localização dos inscritos.

O programa faz parte do Projeto Veterinário nos Bairros, que contempla os cidadãos que cadastraram previamente seus cães e gatos, de acordo com o edital publicado no Diário Oficial. O serviço foi disponibilizado para as categorias baixa renda e protetores de animais, com o objetivo de promover o controle populacional e evitar diversos problemas de saúde como tumores de testículos, próstata e problemas mamários.

A prefeitura espera concluir a primeira fase e para lançar um novo edital, disponibilizando mais de 450 novas castrações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda soltar Mauro Cid e mantém acordo de delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu nesta sexta-feira (3) liberdade provisória ao tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na decisão, Moraes também mantém integralmente a delação premiada de Mauro Cid, pois “foram reafirmadas a regularidade, legalidade, adequação dos benefícios pactuados e dos resultados da colaboração à exigência legal e a voluntariedade da manifestação de vontade” do delator.

Mauro Cid estava preso desde o dia 22 de março, por descumprir medidas cautelares e por obstrução da Justiça. Ele voltou à prisão depois do vazamento de áudios, revelados pela revista “Veja”, em que afirma ter sido pressionado pela Polícia Federal durante depoimentos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo decide adiar ‘Enem dos Concursos’ por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: Agência Brasil

O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o país. Uma nova data ainda não foi definida.

A decisão de adiar a prova foi tomada em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento.

Na quinta-feira (2), o Ministério da Gestão informou que nota que a prova seria mantida para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul.

O governo, contudo, manteve as discussões internas para encontrar uma “saída jurídica” a fim de evitar prejuízo aos candidatos que fariam as provas em cidades gaúchas.

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, declarou pela manhã que 86 mil pessoas se inscreveram para fazer provas do CNU em 10 cidades do Rio Grande do Sul. No país foram cerca de 2,5 milhões de inscritos.

“O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova”, disse Pimenta em entrevista à emissora oficial do governo.

‘Enem dos Concursos’

O CNU centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece.

No concurso, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos podem concorrer a várias das oportunidades disponíveis, pagando somente uma taxa de inscrição.

Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Recursos do SUS para municípios do RN são insuficientes

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O subfinanciamento de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) tem representado um gargalo importante para os municípios potiguares, de acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e de gestores ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE durante congresso que reúne em Natal, desde a quarta-feira (1º), secretários de Saúde e prefeitos de diversas cidades do RN. O objetivo do evento é debater a ressignificação do SUS no Estado ao longo de 35 anos de atuação do Conselho. Segundo as fontes, a falta de repasses ou a insuficiência destes por parte do Estado e do Governo Federal, eleva os custos para os municípios para até 40% ao ano.

De acordo com a Constituição Federal, os municípios devem investir, no mínimo, 15% dos recursos arrecadados em ações e serviços públicos de saúde. O mesmo índice é estabelecido para o Governo Federal, enquanto cabe aos estados o investimento de 12%, no mínimo, de receita própria em ações na rede do Sistema Único de Saúde. A presidente do Cosems-RN, Maria Elisa Garcia, disse, no entanto, que o cenário atual é bem diferente. “Anos atrás o Ministério da Saúde investia em torno de 60% a 70% em ações no SUS. Hoje, esse percentual está em torno de 30% a 40%, o que gera uma carga para os municípios”, detalha.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, explicou que a situação representa um desequilíbrio, onde a sobrecarga fica toda para as prefeituras. “Para se ter uma ideia, em 2023, os municípios brasileiros colocaram, como um todo, R$ 51 bilhões acima do mínimo constitucional”, detalhou. Em Natal, a contrapartida fica em torno de 40% ao ano, segundo a secretária-adjunta de Saúde, Rayanne Araújo. “Algumas instâncias são tripartites, como a Farmácia Básica, UPA e SAMU. Nesses casos, falta a contrapartida estadual”, afirma Araújo.

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, aponta que os valores ofertados pelo SUS aos prestadores de serviços é pouco atrativo. Para não prejudicar a assistência, ela conta que o Município costuma inserir um complemento, o que eleva os investimentos próprios na rede. “A gente tem dificuldade de credenciamento para realização de cirurgias de média complexidade, porque os prestadores não têm interesse em operar pelo preço do SUS. E aí, é preciso pagar complementos. Mossoró investiu 33% de receita própria em 2023 na rede e, neste ano, esse índice já superou os 30%”, afirma.

A TRIBUNA DO NORTE procurou a Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) e o Ministério da Saúde para comentar as declarações. A Sesap disse em nota que a questão do subfinanciamento do SUS é uma pauta de reivindicação também apontada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública. “Tanto, que durante o ano de 2023, a partir de gestões junto ao Ministério da Saúde, a própria Sesap conquistou uma série de avanços em termos de financiamento para a rede estadual e para os municípios, no campo da média e alta complexidade”.

Segundo a Secretaria, para a média e alta complexidade foram recebidos quase R$ 200 milhões, enquanto que na atenção básica, por meio do programa +APS Potiguar, o RN alcançou um aumento de aproximadamente R$ 90 milhões para equipes de saúde da família, saúde bucal, agentes de saúde e outros. “A respeito de Natal, a Sesap esclarece que a situação é tratada em foro de processo judicial, no qual a Secretaria [Sesap] cumpre as determinações ali emitidas”, informou. O Ministério da Saúde não respondeu aos contatos feitos pela reportagem.

Fila para cirurgias eletivas ainda é gargalo no Estado

Outro problema comentado pelos gestores municipais é em relação à fila para cirurgias eletivas no Estado. “Os principais gargalos nesse ponto são as cirurgias de próstata, vascular e de tireoide. Tem pessoas há quatros, cinco anos na fila, porque o Estado não consegue modernizar a própria estrutura assistencial”, disse Maria Elisa, do Cosems.

Em Mossoró, para buscar reduzir a longa espera, o Município deu início ao credenciamento de dois hospitais para a realização dos procedimentos. “Temos uma média de 300 pacientes na fila de cirurgia geral e mais ou menos 400 pessoas para cirurgia ginecológica. Então, além da regulação do Estado, estamos publicando agora o credenciamento de dois hospitais diferentes que vão ajudar a reduzir as filas”, disse Morgana Dantas, secretária de Saúde da cidade.

Sobre o assunto, a Sesap afirmou que O Rio Grande do Norte, em 2023, bateu o recorde histórico de cirurgias eletivas realizadas sob gestão estadual, com mais de 14 mil procedimentos em mais de 40 estabelecimentos de saúde privados, estaduais ou municipais. “Dentro deste escopo, a respeito das cirurgias sob sua guarda dentro do programa nacional de redução de filas, a Sesap superou a meta inicial estipulada para o primeiro ciclo. Apenas em 2023, o investimento superou os R$ 75 milhões”, sublinhou a pasta.

“Desde 2019, a Sesap vem qualificando e ampliando os serviços de cirurgias eletivas. A partir da implantação do sistema Regula Cirurgias, pela primeira vez no RN pode se ter acesso pleno, controle e transparência no que tange a cirurgias eletivas, dando total informação às secretarias de Estado e municipais de saúde e também aos pacientes. Some-se a isso, a concentração das listas cirúrgicas em um só espaço, o que proporciona mais agilidade e eficiência no trato dos pacientes e dos recursos aplicados, e também a incorporação de novos procedimentos, como as cirurgias eletivas cardíacas e ortopédicas”, disse a Sesap, sem dar detalhes sobre a quantidade de pessoas à espera de um procedimento.

Esses e outros desafios do SUS são destaques no XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN, que acontece até esta sexta-feira (3) em Natal. O evento conta com mais de 900 participantes, os quais debatem reflexões, trocam experiências e encaminhamentos que buscam o diálogo, a resolutividade e a comunicação entre os 167 municípios potiguares no âmbito do SUS. “É um evento de extrema importância, em um momento onde secretários podem ofertar conhecimento e trazer experiências, inclusive, de outros estados”, disse Hisham Hamida, presidente do Conasems.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura abre 330 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos em Natal

Foto: Divulgação/Semtas

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está abrindo inscrições para 330 vagas em cursos de qualificação profissional. Esta iniciativa visa oferecer oportunidades de desenvolvimento para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e ampliar suas chances no mercado de trabalho. As inscrições para os cursos estarão abertas entre os dias 7 e 8 de maio.

Os interessados podem se inscrever presencialmente no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo CMTE Norte, localizado na Rua Bariri s/nº, Gramoré, ou na Av. Pres. Bandeira, 765 – Alecrim (CMTE/Alecrim), das 8h30 às 16h30.

Para participar, os candidatos devem ter pelo menos 18 anos (15 ou 16 anos para alguns cursos), ensino fundamental I ou II incompletos, e atender aos pré-requisitos específicos de cada curso.

Andréa Dias, secretária da Semtas, ressalta a importância dessas oportunidades: “É muito relevante ampliarmos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho. O município vem realizando um grande serviço nessa área. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos nossos cursos, bem como diversos novos negócios próprios criados a partir da capacitação oferecida pela Secretaria”.

Os cursos terão início no dia 15 de maio nos turnos da manhã e tarde. As opções de cursos incluem maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo, maquiagem, barbeiro, inglês e espanhol básicos, assistente de logística, auxiliar de limpeza, entre outros. Os interessados devem apresentar cópias do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e documentos de comprovação de conhecimentos técnicos, quando necessário para o curso escolhido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo assina ordem de serviço para recuperação de rodovias

Imagens: Carmem Felix

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta sexta-feira (03), a ordem de serviço para obras de restauração de nove trechos de rodovias estaduais sob jurisdição dos distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros. Eles compõem o Lote 1 do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, recentemente licitado pela Secretaria da Infraestrutura, totalizando 210,5 quilômetros.

Fazem parte do lote, entre outras, a RN-015, trecho entre Mossoró e Baraúna; o trecho Mossoró/Governador Dix-sept Rosado da RN-117, e 41 quilômetros da RN-177, de Pau dos Ferros a São Miguel.

Financiado por recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões, o programa de restauração de rodovias contempla quase 800 quilômetros de estradas nos sete distritos rodoviários do Estado.

Na solenidade de assinatura da ordem de serviço, realizada no Auditório da Governadoria, com a presença de prefeitos, a governadora Fátima Bezerra disse que este e o primeiro de um total de três lotes, cujos trechos foram selecionados levando em conta as condições de precariedade do piso, a atividade econômica e o fomento ao turismo.

Imagens: Carmem Felix

A governadora Fátima Bezerra lembrou que a previsão era iniciar as obras em junho, mas o prazo está sendo antecipado em 30 dias, resultado do trabalho comprometido da Secretaria de Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN).

“Lembramos que este é o primeiro lote, representando investimento de R$ 134 milhões. E adiciono mais outra boa notícia: o lote 2 já está a caminho, foi homologado ontem e, provavelmente na próxima semana, estarei dando a ordem de serviço para o início da recuperação também do chamado lote 2, que contempla as estradas do Seridó. Hoje é um dia importante, para celebrar”, comemorou a governadora Fátima Bezerra. ”

Imagens: Carmem Felix

O secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho, explicou os critérios de escolha dos trechos rodoviários, lembrando que a maioria das rodovias estaduais tem “estrutura fadigada” porque há muito tempo não passavam por manutenção. “Não será uma simples operação tapa-buracos. Na linguagem da engenharia rodoviária, é restauração, vamos mexer até na estrutura e fazer o recapeamento geral desses trechos selecionados, incluindo a sinalização horizontal e vertical, tão importantes para a segurança viária”, informou o secretário.

Imagens: Carmem Felix

Os dois outros lotes, contendo 24 trechos, estão em fase final de licitação. De acordo com o secretário Gustavo Carvalho, os serviços serão iniciados em três frentes: De Mossoró a Baraúna; de Mossoró a Governador Dix-sep Rosado; e de Pau dos Ferros a São Miguel.

Imagens: Carmem Felix

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço para as obras, nesta sexta-feira (3), contou a presença dos prefeitos da região contemplada no primeiro lote: Divanize Oliveira (Baraúna); Célio de Elizeu (São Miguel); Fátima Alves (Coronel João Pessoa); Dr. Cássio Fernandes (Riacho de Santana); José Flávio Morais (Flávio de Tico), de Rodolfo Fernandes; Dr. Neri de Oliveira (Dr. Severiano); Cintia Sonale (Grossos); Mariana Almeida (Pau dos Ferros) e Erivan Farias, representando o prefeito João Batista da Cunha Neto (Neto de Zoraide), município de Afonso Bezerra. Além dos deputados estaduais Francisco Medeiros (Chico do PT), Dr. Bernardo Amorim, Isolda Dantas, Ivanilson Oliveira, Hermano Morais e Divaneide Basílio.

SERVIÇO AUTORIZADO
1° DISTRITO (MOSSORÓ)
RN-015 – Mossoró/Baraúna – 44,0 km
RN-117 – Mossoró/Governador Dix-sept Rosado – 34,0 km
Estrada: Tibau/Grossos – 17,5 km
Total no Distrito: 95,5 km

6° DISTRITO (PAU DOS FERROS)
RN-079 – Entroncamento BR-405/Marcelino Vieira/ Alexandria/Divisa RN-PB – 38,0 km
RN-177 – Rodolfo Fernandes/Entr. BR-405 – 11,0 km
RN-177 – Viçosa/Portalegre – 8,0 km
RN-177 – Francisco Dantas/ Entroncamento BR-226 (Pau dos Ferros) – 8,0 km
RN-177 – Pau Ferros/Encanto/São Miguel – 41,0 km
RN-177 – São Miguel/Coronel João Pessoa – 9,00 km
Total do Distrito: 115,0 km

TOTAL DO LOTE 1: 210,5 km

Opinião dos leitores

  1. Quando na realidade são todas RNs que precisam de restauração. Essa governadora é uma piada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *