LULA diz “cometemos erros” e que o PT é o partido mais importante da política brasileira

Por Josias de Souza

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lula celebrou o aniversário de 36 anos do PT. Declarou a certa altura: “É certo que cometemos erros, e quem comete erro tem que pagar.” A frase tem dupla serventia. Demonstra, uma vez mais, que os petistas não enxergam no espelho desbravadores do Código Penal. De resto, ao usar o vocábulo “erro” como eufemismo para crime, Lula, hoje um personagem multi-investigado, criou sem querer o epitáfio de uma era: “Cometemos erros.”

Afora a frase digna de lápide, todo o restante do vídeo tem um conteúdo auto-congratulatório. Para Lula, o PT é o partido mais importante da política brasileira. A legenda deu “vez e voz ao trabalhador” e implementou políticas sociais como nunca antes. Por essa razão, “é o partido que vive sempre enfrentando os adversários conservadores, que não aceitam o jeito petista de governar.” Hummm!

O trágico, o essencial mesmo na lição do drama petista é essa ideia de que tudo foi feito com a melhor das intenções. É como se Lula se absolvesse do seu passado recente, idealizando-o. Avalia que governou com a virtude no coldre, distribuindo rajadas de perversão, pelo bem do Brasil.

Converteu o PT em máquina coletora de fundos, levou a Petrobras ao balcão, avalizou as nomeações dos petrogatunos, aliou-se a sarneys, renans, collors e malufs, achegou-se aos empreiteiros… Não protelou seus crimes, protelou apenas a culpa. Cozinheiro de omeletes, Lula não concede a si mesmo a brecha de uma dúvida ético-existencial sobre o seu direito de quebrar os ovos.

O mito petista, já um tanto gasto, tenta conservar seu fascínio enquanto a Polícia Federal, a Procuradoria e o juiz Sérgio Moro se esforçam demonstrar que, no poder, Lula e o PT cruzaram com seus limites, romperam com esses limites e foram perdendo pelo caminho algo vital na esfera pública: o recato.

Lula estava muito preocupado fazenda a história para compreendê-la. Hoje, com a aparência cansada, virou uma paródia grotesca do heroi idílico do PT. Vendeu os ideais para financiar sua aventura. Em vez de ascetismo, a propina. Daquele sonho de 36 anos atrás só resta o espólio da conquista e o epitáfio: “Cometemos erros.”

Vejam o vídeo:

 

Publicidade

Comentários:

  1. Verdade seja dita disse:

    Se acabar hoje não fará falta.

  2. Cavalcante disse:

    Os Brasileiros mudaram, nao foi a PF, nosso poder é a democracia, que fique o recado para os próximos corruptos.
    Todos irão p cadeia.

  3. joao maria disse:

    QUEM TE VIU, QUEM TE VER, PREGAVA TANTA HOSNETIDADE, TUDO QUERIA CPI, VAMOS MUDAR O BRASIL, VAMOS PRENDER OS CORRUPTOS. E AI CONSEGUI SUPERAR TODOS NA MODALIDADE CHAMADA CORRUPÇAO

  4. Razão disse:

    A pessoa que acredita que este é o governo mais corrupto, deve acreditar também em papai nobel e mula sem cabeça.
    O ódio plantado pela mídia é tão forte que não enxergam que é a primeira vez que a polícia federal teve apoio para investigar. Antes a corrupção era tão grande que não deixavam nem investigar.
    São os mesmos que queriam colocar Aecim no lugar de Dilma. Aecim e os seus 1/3. Aeroportos, helicopteros recheados, furnas, etc.

    • Rivotril disse:

      Razão você perece mais SEM NOÇÃO, afinal quem acredita em conto de fadas e estórias como nunca antes nesse país, são os PETISTAS.
      A PF NÃO ATUAVA TANTO por uma simples razão: NÃO HAVIA TAMANHA CORRUPÇÃO!!
      SÓ AGORA, DEPOIS de 2003 que o trem Brasil começou a descarrilhar nas mãos da corrupção que a PF passou a ter tanto trabalho.
      PROVO: Some os valore envolvidos no mensalão e no petrolao e compare COM TUDO que foi ação por corrupção desde o descobrimento do Brasil e verá, fácil, fácil que o PT SUPEROU TODOS EM DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS.
      Só mais um detalhe: VEM MUITO MAIS ESSE ANO

    • BRASIL MOSTRA TUA CARA disse:

      "Razão" – Sem muito o que falar… Quem comentário ridículo…PQP!

    • José Júlio de Melo disse:

      Razão? Tu é que é sem razão e sem noção. Ou então um dos que se beneficiaram, nesse governo de ladrões.

  5. Antônio Silva disse:

    Estão se afobando, queimando todos os cartuchos já e Lula sabe disso. Vão ficar sem nada até 2018. O povo se cansa se não há novidade alguma, já está se cansando dessa novela que se tornou a Lava Jato.

    • Flavio disse:

      Impossível queimar todos os cartuchos, a cada dia aparacem mais e mais e vem por aí a zelotis, fundos de pensão e quando tudo isso parecer terminar vem o BNDES…

    • Val Lima disse:

      O BNDES ė a "galinha dos ovos de ouro" de toda essa roubalheira

  6. Infimo disse:

    Mais do mesmo, desde 2003, essas declarações vitimizada que joga o objeto as alturas da mitologia, são patéticas e beira o ridículo. Tem uma única serventia – virar piada!
    Muito bom ver o PT correndo em círculo, vivendo do descalabro desfigurado de nada com coisa nenhuma de sempre.

  7. Val Lima disse:

    "Companheiro"Lula sua hora está chegando…em breve o "japa" lhe fará uma visita….

  8. paulo disse:

    BG
    Até que fim estão assumindo muito parcialmente o ESTELIONATO eleitoral e a falência do País depois 13 anos de corrupção. E era porque só quem prestavam eram "elles" imagine se não prestassem como afirmou certa vez este individuo que no congresso existiam 300-picaretas e elle era um delles. Depois de anos a começar por Itamar Franco se conseguio estabilizar a economia e estes VAGABUNDOS destroçaram a NAÇÃO BRASILEIRA com suas mentiras (paguei o FMI) e outros arrotos fajutos e inconsequentes. O lugar desta camarilha é a PRISÃO e o confisco de tudo que elles roubaram do País.

  9. Leonardo Decaprio disse:

    Agora e so fechar a tampa do caixão e colocar pra queimar

  10. Maria disse:

    Sapo bandido afundou o País em bandalheira e agora vem com esse papo de quinta categoria! !!

  11. Carlos magno da silva disse:

    Infelizmente, as manobras política do nosso país,temos o governo mas corrupto do século. fora petralhas

  12. Jailson Freire de Medeiros disse:

    o jeito petista de governar, é o jeito que não da jeito, ao que ao longo dos últimos anos, ficou sem jeito de ser ajeitado