Saúde

Médicos cubanos dizem que vieram ao Brasil 'por solidariedade, não por dinheiro'

Os primeiros médicos cubanos que desembarcaram no Brasil para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, disseram neste sábado que não sabem quanto receberão pelo trabalho e que vieram “por solidariedade, e não por dinheiro”.

“Nós somos médicos por vocação e não por dinheiro. Trabalhamos porque nossa ajuda foi solicitada, e não por salário, nem no Brasil nem em nenhum lugar do mundo”, afirmou o médico de família Nelson Rodriguez, ao desembarcar no aeroporto internacional de Recife (PE).

À imprensa, outros médicos que deram entrevistas concordaram com o colega. Os médicos cubanos desembarcaram vestindo jaleco, com bandeiras do Brasil e de Cuba. Eles foram escoltados pelo Exército e pela Marinha. Quatro deles foram levados para uma sala e conversaram com jornalistas.

O voo dos cubanos pousou por volta das 14h em Recife. Em um avião fretado, vieram 206 médicos. Desses, 30 ficarão em Pernambuco e os outros irão ainda hoje para Brasília.

Amanhã, outro grupo de 194 médicos chega em voos que farão escalas em Fortaleza, Recife e Salvador.

Eles ficarão hospedados em instalações militares durante o treinamento do programa, até serem deslocados para os municípios onde irão atuar.

A expectativa do governo é que, até o final do ano, mais 3.600 médicos cubanos desembarquem no Brasil.

Além dos cubanos, vão desembarcar até amanhã outros 244 médicos estrangeiros e brasileiros com registro profissional no exterior que se inscreveram na primeira etapa do Mais Médicos.

POLÊMICAS

A vinda dos profissionais cubanos é questionada pelo Ministério Público do Trabalho, que afirma haver desrespeito à legislação trabalhista. Os profissionais de Cuba terão condições diferentes das dos demais estrangeiros –a bolsa de R$ 10 mil mensais não será repassada aos médicos, mas ao governo de Cuba, que fará a distribuição.

Hoje, Padilha defendeu o modelo e disse que o contrato firmado pelo governo brasileiro com o país é semelhante ao estabelecido pela Organização Pan-Americana de Saúde em 58 países.

O programa também recebeu críticas de representantes regionais da classe médica, que ameaçam não conceder o registro profissional para os médicos estrangeiros que vierem ao país pelo programa.

Padilha disse que o governo tem “segurança jurídica” na decisão de trazer os médicos e disse que não vai aceitar ameaças dos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina).

“Quem tem crítica, pode fazer sugestões para aprimorar. Agora, não venham ameaçar a saúde da população que não tem médicos”, afirmou.

Folha

Opinião dos leitores

  1. Rafael Vale devia morar em Cuba! Aproveita leva a mundiça do PSTU, PT, PSOL e tudo e todos que aceitam aquela ilha como modelo de perfeição no mundo!

  2. Esse tal de Rafael é um Petralha. Todos nós sabemos que Cuba não é um país "socialista". É uma DITADURA COMUNISTA. Muito diferente. E, como toda ditadura, deve ser tratada como tal, ou seja, com desprezo ações fortes perante os órgãos internacionais. Lembro que um país serio – não é o caso do osso comandado pela quadrilha do PT – deve combater as DITADURAS, SEJAM ELAS DE ESQUERDA OU DIREITA. DITADUTA É DITADURA e portanto deve-se lutar contra. Mas, aqui no Brasil, os PETRALHAS e alguns pseudos intelectuais adoram venerar a ditadura cubana, algo que nunca entendi. No meu pensamento, o comunismo fracassou no mundo inteiro. Faliu. O socialismo, forma de governo muito utilizada pelos comunistas, também não dar certo. Mas, aqui, ainda continuam a admirar a falida, pobre e decadente Cuba, uma republiqueta de bananas comandada por dois ditadores assassinos q impingem um sofrimento sem fim a populacao. Fico pensando se esse programa absurdo chamado MAIS MÉDICOS fosse implementado num governo qualquer que os PETRALHAS fossem da oposição, e a importação dos médicos fossem do Chile comandado – se ainda fosse vivo – pelo ditador PINOCHET. O mundo se acabaria, a imprensa estava toda caindo de pau e os pseudos intelectuais colocariam a cara para bater criticando o governo de trazer médicos para beneficiar o ditador PINOCHET. Pergunto: existe alguma diferenca entre os assassinos e Ditadores cubanos Fidel e Raul Castro e Augusto PINOCHET? Eu não vejo. Todos três impuseram uma ditadura. Sanguinária, assassina, que arrasaram seus países, com a sorte dos chilenos que se livraram daquele monstro muito antes da populacao cubana que ainda sofre. Hoje, o Chile é um país prospero e Cuba… Bem, nem precisa dizer.
    Voltando aos médicos cubanos, sinceramente, este pessoal não pode ir adiante aqui no Brasil. Não se pode permitir que um médico passe a exercer a profissão sem que fique comprovado no nosso pais, se estar apto ou não, através do hoje conhecido REVALIDA. Ademais, no caso dos cubanos, eles estão vindo para trabalhar ferindo de morte a nossa legislação trabalhista e não creio que a nossa justica vá permitir isso.estao aqui para serem tutelados e vigiados pelos ditadores cubanos. Pelo amor de Deus! Isso é um absurdo! Pagar a ditadura e não aos médicos, é RECONHECER E APROVAR AS ATROCIDADES E OS CRIMES ALI COMETIDOS. Que governo cínico é esse? Parem o carro que quero descer! Ou melhor, mudado de país.

  3. No momento em que o governo brasileiro enfrenta manifestações dos médicos contra a contratação de médicos de Cuba, os portugueses fazem de tudo para mantê-los no país. Segundo o portal lusitano SulInformação, os cinco médicos cubanos que atendiam no conselho da cidade de Odemira terminaram seus contratos e regressaram ao seu país, deixando mais de 14 mil pacientes sem médico de família.
    As prefeituras são as maiores defensoras do trabalho dos profissionais cubanos, pelos trabalhos proativos de saúde pública que realizam. Até o presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, apesar das reclamações sobre a superioridade da qualidade profissional dos estrangeiros, reconhece que “naturalmente, os cidadãos que receberam os médicos estrangeiros ficaram satisfeitos. Porque até aí não tinham médico e passaram a ter. Não com as competências adequadas e desejáveis, mas passaram a ter um médico”

  4. Para fugir daquele ditaura, até pagar para trabalhar no Brasil vale. Só não vale abrir a boca demais, se não o governo cubano manda cortar a língua e o governo do PT, ~serviçal e lambe botas de Fidel Castro, não pensará duas vezes em punir os desobedientes e mandá-los de volta para Cuba, para continuarem apanhando nos porões da ditaura comunista. Que tal a OAB daqui se integrar com a OAC (Ordem dos Advogados de Cuba) para debater as questões sobre as violações dos Direitos Humanos nos dois países, afinal, os dois países não se dizem irmãos? O discurso é combinado, mas um dia a casa cai.

  5. A constituição federal comanda tratamento igual entre estrangeiros e nacionais. As relações de emprego desses médicos é direta com o governo brasileiro. Assim, devem receber pagamento direto e, se desejar ou se não importam com o pagamento, qur doem. Receber por meio do governo cubano é ilegal e fere todos os princípios da nossa carta federal. Afinal, nem deveriam assumir esses cargos sem concurso. Não há situação de calamidade, emergência ou qualquer outra declarada que justifique esse trem da alegria. No direito administrativo e em todo país sério, é de conhecimento geral que motivo não se confunde com motivação. Todo ato, ainda que discricionário, como supostamente seria esse, reclama MOTIVACAO, sob pena de nulidade. Deve ser impedida essa remessa estranha de dinheiro bradileiro. E a receita federal, o que fará? Fiquemos de olho.

  6. O QUE NÃO SE DIZ SOBRE OS MÉDICOS CUBANOS

    A grande imprensa brasileira, que nos últimos anos exacerbou, por incompetência e ideologia, a superficialidade que sempre a caracterizou, tem sido coerente ao tratar da vinda de quatro mil médicos cubanos: limita-se a noticiar o fato e reproduzir as críticas das associações corporativas de médicos e dos políticos oposicionistas. Mantém-se fiel à superficialidade que é sua marca, acrescida de forte conteúdo ideológico conservador e de direita.

    Não conta, por exemplo, que médicos cubanos já trabalharam no Brasil, atendendo a comunidades pobres e distantes nos estados de Tocantins, Roraima e Amapá. Não houve nenhuma reclamação quanto à qualidade desse atendimento e nenhum problema com o conhecimento restrito da língua portuguesa. Os médicos cubanos tiveram de deixar o Brasil por pressão do corporativismo médico brasileiro – liderado por doutores que gostam de trabalhar em clínicas privadas e nas grandes cidades.

    A grande imprensa não conta também que há mais de 30 mil médicos cubanos trabalhando em 69 países da América Latina, da África, da Ásia e da Oceania, lidando com pessoas que falam inglês, francês, português e dialetos locais. Só no Haiti, onde a população fala francês e o dialeto creole, há 1.200 médicos cubanos – que sustentam o sistema de saúde daquele país e, como profissionais com alto nível de educação formal, aprendem rapidamente línguas estrangeiras.

    O professor John Kirk, da Universidade Dalhousie, no Canadá, estudou a participação de equipes de saúde de Cuba em vários países e é dele a frase seguinte: “A contribuição de Cuba, como ocorre agora no Haiti, é o maior segredo do mundo. Eles são pouco mencionados, mesmo fazendo muito do trabalho pesado”. Segredo porque a imprensa internacional – especialmente a estadunidense — não gosta de falar do assunto.

    Kirk contesta o argumento de que os médicos cubanos que atendem as comunidades pobres em vários países não são eficientes por não dominar as últimas tecnologias médicas: “A abordagem high-tech para as necessidades de saúde em Londres e Toronto é irrelevante para milhões de pessoas no Terceiro Mundo que estão vivendo na pobreza. É fácil ficar de fora e criticar a qualidade, mas se você está vivendo em algum lugar sem médicos, ficaria feliz quando chegasse algum”.

    O problema dos que contestam a vinda de médicos estrangeiros e, em especial dos cubanos, é que as pessoas que passam anos ou toda a vida sem ver um médico ficarão muito felizes quando receberem a atenção que os corporativistas do Brasil lhes negam e tentam impedir.

    SOCIALISMO E GUERRA FRIA

    Duas informações referentes à vinda de médicos cubanos para o Brasil e que podem ser úteis aos que querem ir além do que diz a grande imprensa:

    – Cuba é um país socialista e por isso, gostemos ou não, as coisas não funcionam exatamente como em um país capitalista. Como é um país socialista, há a preocupação de manter baixos os índices de desigualdade econômica e social. Por isso nenhuma empresa ou governo estrangeiro contrata trabalhadores cubanos diretamente, em Cuba ou no exterior (nesse caso quando a contratação é resultado de um acordo entre estados). Todos são contratados por empresas estatais que recebem do contratante estrangeiro e pagam os salários aos trabalhadores, sem grande discrepância em relação ao que recebem os que trabalham em empresas ou organismos cubanos. Os médicos que trabalham no exterior recebem mais do que os que trabalham em Cuba. Mas algo como nem muito que seja um desincentivo aos que ficam, nem tão pouco que não incentive os que saem.

    – O governo dos Estados Unidos tem um programa especial para atrair médicos cubanos que trabalham no exterior. Eles são procurados por funcionários estadunidenses e lhes são oferecidas inúmeras vantagens para “desertar”, como visto de entrada, passagem gratuita, permissão de trabalho e dispensa de formalidades para exercer a atividade. Os que atuam na América Latina são os mais procurados e uma condição para serem aceitos no programa é que critiquem o sistema político cubano e digam que os médicos no exterior são oprimidos e mantidos quase como escravos. Os que aceitam as ofertas dos Estados Unidos, os que emigram para outros países ou ficam no país que os recebe depois de terminado o contrato representam cerca de 3% dos efetivos. No Brasil, mantida essa média, pode-se esperar que até 120 dos quatro mil médicos cubanos “desertem”.

    UM SISTEMA IRREAL

    A citação a seguir é do New England Journal of Medicine: “O sistema de saúde cubano parece irreal. Há muitos médicos. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito. Apesar do fato de que Cuba dispõe de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o nosso [dos EUA] não conseguiu resolver ainda. Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante do que os EUA”.

    Menções elogiosas ao sistema de saúde cubano e a seus profissionais são frequentes em publicações especializadas e ditas por autoridades médicas e organizações internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, a Organização Panamericana de Saúde e o Unicef. Mas mesmo assim, querendo negar a realidade, médicos e políticos brasileiros insistem em negar o óbvio, chegando ao absurdo de dizer que nossa população está correndo riscos ao ser atendida pelos cubanos.

    Para começar, os indicadores de saúde em Cuba são os melhores da América Latina e estão à frente dos de muitos países desenvolvidos. A mortalidade infantil, por exemplo (4,8 por mil), é menor do que a dos Estados Unidos. Aliás, para os que gostam de dizer que Cuba estava melhor antes da revolução de 1959, naquela época era de 60 por mil. A expectativa de vida dos cubanos é também elevada: 78,8 anos.

  7. Os daqui são mercenários de jaleco, arrogantes, se acham deuses, uma classe de trabalhadores acima de todas as outras e não querem trabalhar em determinados municípios porque receberiam apenas R$ 10 mil e teriam que ficar longe de seus abarrotados consultórios onde os pobres mortais, verdadeiros otários, temos que esperar horas para sermos atendidos após termos marcado uma consulta com meses de antecedência, tudo isso pagando ou com plano de saúde.
    Agora fico imaginando o tratamento que esses mercenários de jaleco dão aos mais necessitados nos postos de saúde e no interior do país.
    Engraçado que o governo abriu vaga para esses mercenários e eles não demonstraram interesse em preencher as vagas e agora são contra a vinda de médicos estrangeiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PL da Dosimetria será aplicado apenas aos atos de 8 de janeiro, diz parecer do relator

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou nesta quarta-feira (17) à CCJ do Senado o parecer sobre o PL 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, confirmando que o texto se aplica exclusivamente aos atos de 8 de janeiro de 2023.

O relatório é favorável à versão aprovada pela Câmara e incorpora emenda do senador Sérgio Moro (União-PR) que restringe expressamente o alcance da proposta, impedindo sua aplicação a outros crimes, como corrupção, crimes ambientais, violência grave ou exploração sexual. Segundo Amin, a alteração apenas esclarece o escopo do projeto e não exige retorno à Câmara, permitindo o envio direto para sanção presidencial.

O projeto altera regras do Código Penal e da Lei de Execução Penal, especialmente no cálculo de penas e na progressão de regime. A proposta enfrentava resistência no Senado justamente pelo risco de beneficiar condenados por crimes além dos atos golpistas.

A leitura e votação do parecer estão previstas para esta quarta-feira (17), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já pautou o projeto para votação em plenário ainda hoje. Senadores da oposição apresentaram voto em separado pela rejeição do relatório.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brisa Bracchi solta nota e diz que Eliabe mentiu sobra agressão a outra mulher

Foto: reprodução

A vereadora Brisa Bracchi afirmou em nota enviada à imprensa que o vereador Subtenente Eliabe mentiu à respeito de uma suposta agressão da parlamentar petista a uma mulher no litoral sul do RN.

Brisa alega que não esteve no local e data citados onde a agressão teria ocorrido e afirmou que estava cumprindo agenda em Natal. A vereadora também negou ter participado de qualquer conflitou ou agressão.

Segundo a denúncia contra Brisa feita por Eliabe no plenário da Câmara Municipal de Natal, há um Boletim de Ocorrência registrado no dia 5 deste mês, em que Raquel de Carvalho Silva relata ter sido vítima da agressão.

A petista finaliza a nota afirmando que “será ajuizada ação criminal por calúnia e difamação contra TODOS os responsáveis pela difusão da mentira.”

NOTA

É FALSA a informação que tenta associar a vereadora Brisa Bracchi a um suposto incidente ocorrido em Sibaúma, no litoral sul do Rio Grande do Norte.

Na data mencionada nas publicações, sexta-feira, dia 5, a vereadora estava em Natal, cumprindo agendas institucionais. Além de reunião com o secretário municipal de Turismo e de outras agendas oficiais, recebeu formalmente, na Câmara Municipal, a notificação do segundo processo de cassação em curso contra o seu mandato. Há fotos, vídeos, registros públicos e testemunhas que comprovam sua presença na capital, o que torna impossível qualquer participação em fatos ocorridos em outro município.

A vereadora não esteve no local citado, não participou de qualquer conflito ou agressão, e as informações divulgadas são inverídicas.

Diante da gravidade das acusações falsas levadas ao plenário da Câmara Municipal e da disseminação deliberada de desinformação, será ajuizada ação criminal por calúnia e difamação contra TODOS os responsáveis pela difusão da mentira, bem como contra aqueles que atentaram contra a honra, a moral e a imagem da vereadora.

Assessoria de comunicação da vereadora Brisa Bracchi

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro passa por perícia médica na PF para avaliar estado de saúde e necessidade de cirurgia de urgência

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

A perícia médica determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para avaliar o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro será realizada nesta quarta-feira (17) pela Polícia Federal (PF). O objetivo é verificar a necessidade da cirurgia de urgência solicitada pela defesa.

No último domingo (14), Bolsonaro passou por um exame de ultrassom que detectou a presença de duas hérnias inguinais, localizadas entre a virilha e o abdômen.

A perícia inclui entrevista clínica para esclarecer sintomas e analisar documentos médicos já anexados ao processo, seguida de exame físico. Concluída a avaliação, o perito elabora um laudo oficial, que será encaminhado ao STF. Com base nesse documento, o ministro relator poderá acatar ou não a recomendação médica. A defesa pode indicar assistentes técnicos para acompanhar a perícia e apresentar documentos complementares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Depois de anos de promessa, duplicação da BR-304 tem data para sair do papel

Foto: Reprodução

A ordem de serviço para a duplicação da BR-304 será assinada no início de janeiro, anunciou o ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com o vice-governador Walter Alves. A obra, aguardada há décadas pelos potiguares, terá investimento de quase R$ 1 bilhão e começará ainda em 2025.

A duplicação será feita por lotes. Os dois primeiros trechos são o Lote 1, entre Mossoró e Assú, com 57,6 km, e o Lote 2, que vai do entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até Riachuelo, com 38,1 km. Nesta primeira fase, cerca de 100 km da rodovia serão duplicados, com prazo estimado de conclusão entre um ano e meio e dois anos.

A BR-304 é a principal rodovia federal que corta o Rio Grande do Norte e liga Natal à região Oeste, sendo essencial para o transporte de mercadorias e para o deslocamento diário da população. A duplicação promete reduzir acidentes e melhorar o fluxo de veículos, em uma estrada conhecida pelo alto número de ocorrências graves.

Hoje, a BR-304 possui apenas trechos parcialmente duplicados, como o de Parnamirim a Macaíba, ainda com obras complementares, e a Reta Tabajara. O anúncio reacende a expectativa de que, desta vez, a obra avance de forma concreta e deixe de ser apenas mais um projeto anunciado em discursos oficiais.

Opinião dos leitores

  1. Ou seja, ele vai ficar como governador e fatenha vai tentar o senado… engraçado como o dinheiro aparece rapido qnd rola esses acordos politicos…

  2. Bolsonaro já estava com o projeto pronto. A essa altura já seria uma realidade. O Luladrao está tentando reconquistar os votos que sua organização criminosa perdeu no nordeste. Medida eleitoreira e hipócrita. Vai ser igual a reta tabajara. 50 anos pra terminar e muito roubo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

BOMBA NA CÂMARA DE NATAL: Brisa é denunciada por agressão e chama colega de fascista

Foto: Sarah Carvalho/CMNAT

A vereadora Brisa Bracchi foi denunciada na Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (17), por suposta agressão contra uma mulher no município de Tibau do Sul. A denúncia foi apresentada em plenário pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), durante sessão ordinária da Casa.

Segundo Eliabe, há um Boletim de Ocorrência registrado no dia 5 deste mês, em que Raquel de Carvalho Silva relata ter sido vítima da agressão. Ele pediu ao presidente da Câmara, Ériko Jácome, que a denúncia seja recebida, que a vereadora seja formalmente notificada e que sejam adotadas as sanções cabíveis, por se tratar, segundo ele, de possível quebra de decoro parlamentar.

Brisa reagiu da tribuna e negou a acusação. A vereadora afirmou que não estava em Tibau do Sul na data mencionada e classificou a denúncia como “criminosa” e “caluniosa”, dizendo que o caso será resolvido na Justiça.

A parlamentar chamou Eliabe de “fascista” e afirmou que vai acionar a Comissão de Ética da Câmara. El também acusou o parlamentar de orientar a denunciante a registrar um Boletim de Ocorrência falso contra ela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Varela Santiago entra no top 30 do Brasil em cirurgias e lidera ranking filantrópico no RN

Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Varela Santiago ficou entre os 30 hospitais do Brasil com maior resolutividade cirúrgica durante o Mutirão de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro. A ação reuniu 167 instituições de 19 estados e teve como foco ampliar o acesso a cirurgias pelo SUS.

Em apenas dois dias, o hospital de Natal realizou 64 procedimentos, incluindo cirurgias pediátricas, oftalmológicas, torácicas e neurocirurgias. O desempenho colocou o Varela Santiago na 27ª posição do ranking nacional e garantiu o 1º lugar entre os hospitais filantrópicos do RN.

Foto: Divulgação

O resultado chama atenção porque mede “resolutividade”, ou seja, a capacidade de atender, operar e resolver o problema do paciente em pouco tempo. Em um país onde filas cirúrgicas se arrastam por anos, o desempenho do hospital potiguar se destaca no cenário nacional.

O Varela Santiago é uma instituição filantrópica e realiza 100% dos atendimentos pelo SUS. Para o diretor-superintendente, Dr. Paulo Xavier Trindade, o reconhecimento reflete o comprometimento das equipes e a importância do hospital para a saúde pública, especialmente no atendimento de crianças e adolescentes no RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Nome de Lulinha surge em apuração da PF sobre fraude milionária do INSS e “mesada”

Foto: Reprodução

O nome de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Lula, apareceu nas investigações da Polícia Federal sobre fraudes no INSS contra aposentados e pensionistas. Segundo análise do jornalista Mário Sabino, do Metrópoles, uma testemunha afirmou que ele teria recebido cerca de R$ 25 milhões do operador conhecido como “Careca do INSS”, além de uma suposta mesada de R$ 300 mil. Lulinha nega as acusações e diz que vai processar quem o associa ao caso.

A mesma testemunha relatou à PF que Lulinha e o Careca do INSS viajavam juntos com despesas pagas pelo investigado. Há registro de que ambos estavam na primeira classe de um voo da Latam entre São Paulo e Lisboa, em 8 de novembro do ano passado. O caso ainda está em apuração, mas volta a colocar o filho do presidente no centro de suspeitas envolvendo dinheiro e influência.

Não é a primeira vez que Lulinha aparece nesse tipo de noticiário. Em 2005, a revista Veja revelou que ele, até então ex-monitor de zoológico, era sócio da Gamecorp, empresa que recebeu R$ 132 milhões da Telemar/Oi entre 2004 e 2016, por meio de contratos e investimentos. À época, levantou-se a suspeita de tráfico de influência, especialmente por decisões regulatórias favoráveis à empresa de telefonia, mas nada foi comprovado judicialmente.

Em 2019, Lulinha também foi citado em investigações da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia, caso posteriormente arquivado. Agora, com nova menção em uma apuração sensível que envolve aposentados lesados, o assunto volta ao debate público. Coincidentemente ou não, Lulinha mudou-se para Madri neste ano, alegando prestar consultorias a empresas espanholas, enquanto o nome da família presidencial retorna ao noticiário policial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surto e agressão a bordo: passageiro força voo para Londres a desviar e pousar em Fortaleza

Foto: Reprodução

Um voo da British Airways com destino a Londres precisou ser desviado para Fortaleza, na noite desta terça-feira (16), após um passageiro entrar em surto e agredir um comissário de bordo. A aeronave havia saído de Guarulhos (SP) com destino ao aeroporto de Heathrow, na Inglaterra.

Segundo informações do portal AeroIn, a confusão ocorreu quando o avião já tinha cruzado todo o território brasileiro e sobrevoava o Oceano Atlântico. Diante da situação, a tripulação decidiu interromper a viagem e pousar na capital cearense por volta das 22h15.

O voo era operado por um Airbus A350, modelo usado em rotas longas internacionais. Após os procedimentos em solo, a aeronave voltou a decolar durante a madrugada desta quarta-feira (17) e chegou a Londres às 8h40, no horário local.

A Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, foi procurada para esclarecer os detalhes da ocorrência, mas ainda não havia se manifestado até a divulgação das informações. O caso expõe mais um episódio grave de falta de controle a bordo em voos internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “LIXEIRA DE OURO”: polícia mira licitação de R$ 5,1 milhões e afasta secretários em Monte Alegre

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil e o Ministério Público do RN deflagraram, nesta quarta-feira (17), a Operação Lixeira de Ouro para investigar suspeita de fraude em uma licitação milionária de limpeza pública em Monte Alegre, no Agreste potiguar. O alvo é o Pregão Eletrônico nº 009/2022, que resultou em contrato estimado em R$ 5,1 milhões com uma cooperativa.

As investigações apontam direcionamento da licitação, falta de concorrência real, documentos falsos, uso de “laranjas” e burla à legislação trabalhista. Segundo os investigadores, a cooperativa teria sido usada como fachada para fornecimento de mão de obra com subordinação direta, prática já rejeitada pelo STJ por violar a lei.

Durante as buscas, autorizadas pela Justiça, foram apreendidos documentos, computadores, celulares, contratos, extratos bancários, além de R$ 370 mil em dinheiro e cinco veículos, incluindo dois de luxo. Também houve bloqueio judicial de cerca de R$ 2,5 milhões e a suspensão do contrato com a Prefeitura.

A Justiça ainda determinou o afastamento de dois secretários municipais e dois servidores, além de proibir o acesso dos investigados à Prefeitura. A operação foi conduzida pelo DECCOR-LD e pelo GAECO/MPRN e reforça o cerco a esquemas que drenam dinheiro público sob aparência de legalidade.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Futurista crava: Pix coloca o Brasil 10 anos à frente dos EUA — enquanto governo só assiste

Foto: Divulgação/Caixa

O futurista australiano Brett King afirmou, em Brasília, que o Pix colocou o Brasil cerca de 10 anos à frente dos Estados Unidos em tecnologia de pagamentos. A declaração foi dada em entrevista antes de uma palestra no Encontro Anual de Gestores da Caixa, banco público federal, conforme o Metrópoles. Segundo ele, o sistema brasileiro é hoje referência mundial em pagamentos digitais rápidos e baratos.

Autor do livro Bank 2.0., lançado em 2010, King foi um dos primeiros a prever o fim das filas bancárias, das senhas de papel e a ascensão dos aplicativos e das fintechs. Nos últimos anos, passou a se dedicar ao impacto da inteligência artificial (IA) na economia e na sociedade, tema do livro The Rise of Technosocialism, lançado em 2021.

De acordo com o futurista, empresas globais como Visa e Mastercard já trabalham com a ideia de um “futuro sem plástico”, inspirado em modelos semelhantes ao Pix. Em termos simples, isso significa menos cartões físicos e mais pagamentos digitais instantâneos, direto pelo celular, como já ocorre no Brasil.

King também alertou para a chamada “bolha da IA”, afirmando que os investimentos podem estar inflando artificialmente ações de empresas de tecnologia. Ainda assim, fez um alerta claro: mesmo sendo uma bolha, a inteligência artificial deve ser a tecnologia de maior impacto dos últimos mil anos, com potencial de ampliar desigualdades se não houver preparo — algo que, segundo ele, muitos governos ainda ignoram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *