Saúde

Médicos cubanos dizem que vieram ao Brasil 'por solidariedade, não por dinheiro'

Os primeiros médicos cubanos que desembarcaram no Brasil para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, disseram neste sábado que não sabem quanto receberão pelo trabalho e que vieram “por solidariedade, e não por dinheiro”.

“Nós somos médicos por vocação e não por dinheiro. Trabalhamos porque nossa ajuda foi solicitada, e não por salário, nem no Brasil nem em nenhum lugar do mundo”, afirmou o médico de família Nelson Rodriguez, ao desembarcar no aeroporto internacional de Recife (PE).

À imprensa, outros médicos que deram entrevistas concordaram com o colega. Os médicos cubanos desembarcaram vestindo jaleco, com bandeiras do Brasil e de Cuba. Eles foram escoltados pelo Exército e pela Marinha. Quatro deles foram levados para uma sala e conversaram com jornalistas.

O voo dos cubanos pousou por volta das 14h em Recife. Em um avião fretado, vieram 206 médicos. Desses, 30 ficarão em Pernambuco e os outros irão ainda hoje para Brasília.

Amanhã, outro grupo de 194 médicos chega em voos que farão escalas em Fortaleza, Recife e Salvador.

Eles ficarão hospedados em instalações militares durante o treinamento do programa, até serem deslocados para os municípios onde irão atuar.

A expectativa do governo é que, até o final do ano, mais 3.600 médicos cubanos desembarquem no Brasil.

Além dos cubanos, vão desembarcar até amanhã outros 244 médicos estrangeiros e brasileiros com registro profissional no exterior que se inscreveram na primeira etapa do Mais Médicos.

POLÊMICAS

A vinda dos profissionais cubanos é questionada pelo Ministério Público do Trabalho, que afirma haver desrespeito à legislação trabalhista. Os profissionais de Cuba terão condições diferentes das dos demais estrangeiros –a bolsa de R$ 10 mil mensais não será repassada aos médicos, mas ao governo de Cuba, que fará a distribuição.

Hoje, Padilha defendeu o modelo e disse que o contrato firmado pelo governo brasileiro com o país é semelhante ao estabelecido pela Organização Pan-Americana de Saúde em 58 países.

O programa também recebeu críticas de representantes regionais da classe médica, que ameaçam não conceder o registro profissional para os médicos estrangeiros que vierem ao país pelo programa.

Padilha disse que o governo tem “segurança jurídica” na decisão de trazer os médicos e disse que não vai aceitar ameaças dos CRMs (Conselhos Regionais de Medicina).

“Quem tem crítica, pode fazer sugestões para aprimorar. Agora, não venham ameaçar a saúde da população que não tem médicos”, afirmou.

Folha

Opinião dos leitores

  1. Rafael Vale devia morar em Cuba! Aproveita leva a mundiça do PSTU, PT, PSOL e tudo e todos que aceitam aquela ilha como modelo de perfeição no mundo!

  2. Esse tal de Rafael é um Petralha. Todos nós sabemos que Cuba não é um país "socialista". É uma DITADURA COMUNISTA. Muito diferente. E, como toda ditadura, deve ser tratada como tal, ou seja, com desprezo ações fortes perante os órgãos internacionais. Lembro que um país serio – não é o caso do osso comandado pela quadrilha do PT – deve combater as DITADURAS, SEJAM ELAS DE ESQUERDA OU DIREITA. DITADUTA É DITADURA e portanto deve-se lutar contra. Mas, aqui no Brasil, os PETRALHAS e alguns pseudos intelectuais adoram venerar a ditadura cubana, algo que nunca entendi. No meu pensamento, o comunismo fracassou no mundo inteiro. Faliu. O socialismo, forma de governo muito utilizada pelos comunistas, também não dar certo. Mas, aqui, ainda continuam a admirar a falida, pobre e decadente Cuba, uma republiqueta de bananas comandada por dois ditadores assassinos q impingem um sofrimento sem fim a populacao. Fico pensando se esse programa absurdo chamado MAIS MÉDICOS fosse implementado num governo qualquer que os PETRALHAS fossem da oposição, e a importação dos médicos fossem do Chile comandado – se ainda fosse vivo – pelo ditador PINOCHET. O mundo se acabaria, a imprensa estava toda caindo de pau e os pseudos intelectuais colocariam a cara para bater criticando o governo de trazer médicos para beneficiar o ditador PINOCHET. Pergunto: existe alguma diferenca entre os assassinos e Ditadores cubanos Fidel e Raul Castro e Augusto PINOCHET? Eu não vejo. Todos três impuseram uma ditadura. Sanguinária, assassina, que arrasaram seus países, com a sorte dos chilenos que se livraram daquele monstro muito antes da populacao cubana que ainda sofre. Hoje, o Chile é um país prospero e Cuba… Bem, nem precisa dizer.
    Voltando aos médicos cubanos, sinceramente, este pessoal não pode ir adiante aqui no Brasil. Não se pode permitir que um médico passe a exercer a profissão sem que fique comprovado no nosso pais, se estar apto ou não, através do hoje conhecido REVALIDA. Ademais, no caso dos cubanos, eles estão vindo para trabalhar ferindo de morte a nossa legislação trabalhista e não creio que a nossa justica vá permitir isso.estao aqui para serem tutelados e vigiados pelos ditadores cubanos. Pelo amor de Deus! Isso é um absurdo! Pagar a ditadura e não aos médicos, é RECONHECER E APROVAR AS ATROCIDADES E OS CRIMES ALI COMETIDOS. Que governo cínico é esse? Parem o carro que quero descer! Ou melhor, mudado de país.

  3. No momento em que o governo brasileiro enfrenta manifestações dos médicos contra a contratação de médicos de Cuba, os portugueses fazem de tudo para mantê-los no país. Segundo o portal lusitano SulInformação, os cinco médicos cubanos que atendiam no conselho da cidade de Odemira terminaram seus contratos e regressaram ao seu país, deixando mais de 14 mil pacientes sem médico de família.
    As prefeituras são as maiores defensoras do trabalho dos profissionais cubanos, pelos trabalhos proativos de saúde pública que realizam. Até o presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, apesar das reclamações sobre a superioridade da qualidade profissional dos estrangeiros, reconhece que “naturalmente, os cidadãos que receberam os médicos estrangeiros ficaram satisfeitos. Porque até aí não tinham médico e passaram a ter. Não com as competências adequadas e desejáveis, mas passaram a ter um médico”

  4. Para fugir daquele ditaura, até pagar para trabalhar no Brasil vale. Só não vale abrir a boca demais, se não o governo cubano manda cortar a língua e o governo do PT, ~serviçal e lambe botas de Fidel Castro, não pensará duas vezes em punir os desobedientes e mandá-los de volta para Cuba, para continuarem apanhando nos porões da ditaura comunista. Que tal a OAB daqui se integrar com a OAC (Ordem dos Advogados de Cuba) para debater as questões sobre as violações dos Direitos Humanos nos dois países, afinal, os dois países não se dizem irmãos? O discurso é combinado, mas um dia a casa cai.

  5. A constituição federal comanda tratamento igual entre estrangeiros e nacionais. As relações de emprego desses médicos é direta com o governo brasileiro. Assim, devem receber pagamento direto e, se desejar ou se não importam com o pagamento, qur doem. Receber por meio do governo cubano é ilegal e fere todos os princípios da nossa carta federal. Afinal, nem deveriam assumir esses cargos sem concurso. Não há situação de calamidade, emergência ou qualquer outra declarada que justifique esse trem da alegria. No direito administrativo e em todo país sério, é de conhecimento geral que motivo não se confunde com motivação. Todo ato, ainda que discricionário, como supostamente seria esse, reclama MOTIVACAO, sob pena de nulidade. Deve ser impedida essa remessa estranha de dinheiro bradileiro. E a receita federal, o que fará? Fiquemos de olho.

  6. O QUE NÃO SE DIZ SOBRE OS MÉDICOS CUBANOS

    A grande imprensa brasileira, que nos últimos anos exacerbou, por incompetência e ideologia, a superficialidade que sempre a caracterizou, tem sido coerente ao tratar da vinda de quatro mil médicos cubanos: limita-se a noticiar o fato e reproduzir as críticas das associações corporativas de médicos e dos políticos oposicionistas. Mantém-se fiel à superficialidade que é sua marca, acrescida de forte conteúdo ideológico conservador e de direita.

    Não conta, por exemplo, que médicos cubanos já trabalharam no Brasil, atendendo a comunidades pobres e distantes nos estados de Tocantins, Roraima e Amapá. Não houve nenhuma reclamação quanto à qualidade desse atendimento e nenhum problema com o conhecimento restrito da língua portuguesa. Os médicos cubanos tiveram de deixar o Brasil por pressão do corporativismo médico brasileiro – liderado por doutores que gostam de trabalhar em clínicas privadas e nas grandes cidades.

    A grande imprensa não conta também que há mais de 30 mil médicos cubanos trabalhando em 69 países da América Latina, da África, da Ásia e da Oceania, lidando com pessoas que falam inglês, francês, português e dialetos locais. Só no Haiti, onde a população fala francês e o dialeto creole, há 1.200 médicos cubanos – que sustentam o sistema de saúde daquele país e, como profissionais com alto nível de educação formal, aprendem rapidamente línguas estrangeiras.

    O professor John Kirk, da Universidade Dalhousie, no Canadá, estudou a participação de equipes de saúde de Cuba em vários países e é dele a frase seguinte: “A contribuição de Cuba, como ocorre agora no Haiti, é o maior segredo do mundo. Eles são pouco mencionados, mesmo fazendo muito do trabalho pesado”. Segredo porque a imprensa internacional – especialmente a estadunidense — não gosta de falar do assunto.

    Kirk contesta o argumento de que os médicos cubanos que atendem as comunidades pobres em vários países não são eficientes por não dominar as últimas tecnologias médicas: “A abordagem high-tech para as necessidades de saúde em Londres e Toronto é irrelevante para milhões de pessoas no Terceiro Mundo que estão vivendo na pobreza. É fácil ficar de fora e criticar a qualidade, mas se você está vivendo em algum lugar sem médicos, ficaria feliz quando chegasse algum”.

    O problema dos que contestam a vinda de médicos estrangeiros e, em especial dos cubanos, é que as pessoas que passam anos ou toda a vida sem ver um médico ficarão muito felizes quando receberem a atenção que os corporativistas do Brasil lhes negam e tentam impedir.

    SOCIALISMO E GUERRA FRIA

    Duas informações referentes à vinda de médicos cubanos para o Brasil e que podem ser úteis aos que querem ir além do que diz a grande imprensa:

    – Cuba é um país socialista e por isso, gostemos ou não, as coisas não funcionam exatamente como em um país capitalista. Como é um país socialista, há a preocupação de manter baixos os índices de desigualdade econômica e social. Por isso nenhuma empresa ou governo estrangeiro contrata trabalhadores cubanos diretamente, em Cuba ou no exterior (nesse caso quando a contratação é resultado de um acordo entre estados). Todos são contratados por empresas estatais que recebem do contratante estrangeiro e pagam os salários aos trabalhadores, sem grande discrepância em relação ao que recebem os que trabalham em empresas ou organismos cubanos. Os médicos que trabalham no exterior recebem mais do que os que trabalham em Cuba. Mas algo como nem muito que seja um desincentivo aos que ficam, nem tão pouco que não incentive os que saem.

    – O governo dos Estados Unidos tem um programa especial para atrair médicos cubanos que trabalham no exterior. Eles são procurados por funcionários estadunidenses e lhes são oferecidas inúmeras vantagens para “desertar”, como visto de entrada, passagem gratuita, permissão de trabalho e dispensa de formalidades para exercer a atividade. Os que atuam na América Latina são os mais procurados e uma condição para serem aceitos no programa é que critiquem o sistema político cubano e digam que os médicos no exterior são oprimidos e mantidos quase como escravos. Os que aceitam as ofertas dos Estados Unidos, os que emigram para outros países ou ficam no país que os recebe depois de terminado o contrato representam cerca de 3% dos efetivos. No Brasil, mantida essa média, pode-se esperar que até 120 dos quatro mil médicos cubanos “desertem”.

    UM SISTEMA IRREAL

    A citação a seguir é do New England Journal of Medicine: “O sistema de saúde cubano parece irreal. Há muitos médicos. Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito. Apesar do fato de que Cuba dispõe de recursos limitados, seu sistema de saúde resolveu problemas que o nosso [dos EUA] não conseguiu resolver ainda. Cuba dispõe agora do dobro de médicos por habitante do que os EUA”.

    Menções elogiosas ao sistema de saúde cubano e a seus profissionais são frequentes em publicações especializadas e ditas por autoridades médicas e organizações internacionais, como a Organização Mundial de Saúde, a Organização Panamericana de Saúde e o Unicef. Mas mesmo assim, querendo negar a realidade, médicos e políticos brasileiros insistem em negar o óbvio, chegando ao absurdo de dizer que nossa população está correndo riscos ao ser atendida pelos cubanos.

    Para começar, os indicadores de saúde em Cuba são os melhores da América Latina e estão à frente dos de muitos países desenvolvidos. A mortalidade infantil, por exemplo (4,8 por mil), é menor do que a dos Estados Unidos. Aliás, para os que gostam de dizer que Cuba estava melhor antes da revolução de 1959, naquela época era de 60 por mil. A expectativa de vida dos cubanos é também elevada: 78,8 anos.

  7. Os daqui são mercenários de jaleco, arrogantes, se acham deuses, uma classe de trabalhadores acima de todas as outras e não querem trabalhar em determinados municípios porque receberiam apenas R$ 10 mil e teriam que ficar longe de seus abarrotados consultórios onde os pobres mortais, verdadeiros otários, temos que esperar horas para sermos atendidos após termos marcado uma consulta com meses de antecedência, tudo isso pagando ou com plano de saúde.
    Agora fico imaginando o tratamento que esses mercenários de jaleco dão aos mais necessitados nos postos de saúde e no interior do país.
    Engraçado que o governo abriu vaga para esses mercenários e eles não demonstraram interesse em preencher as vagas e agora são contra a vinda de médicos estrangeiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Veículo roubado circulava com placa clonada e cai em blitz da PRF na Grande Natal

Foto: DIvulgação/Nucon-RN

A PRF recuperou um VW/Gol branco roubado que circulava com placa falsa na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A abordagem aconteceu no km 167 da rodovia, após alerta do sistema da própria PRF indicando veículo com registro de furto ou roubo.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o carro usava placa de outro veículo do mesmo modelo, prática conhecida como clonagem. Em termos simples, é quando criminosos colocam uma placa “fria” para tentar enganar a fiscalização e dificultar a identificação do veículo roubado.

Levado à Delegacia da Polícia Civil, o Gol teve seus sinais identificadores analisados com mais detalhes. A checagem confirmou que o veículo havia sido roubado em 9 de outubro de 2025, em Tangará, e ainda apresentava adulterações. A placa usada pertencia a outro carro semelhante que também tinha registro de roubo, ocorrido em Lagoa de Pedras.

O condutor deve responder por receptação — quando alguém é flagrado com bem roubado — e por adulteração de sinal identificador de veículo, crime usado para tentar esconder a origem ilegal do automóvel.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Auditoria do TCE escancara caos na Fundase: jovens confinados, sem aulas e com estrutura precária no RN

Foto: Fundase

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontou falhas graves nas unidades da Fundase, responsáveis pela internação de adolescentes em conflito com a lei no RN. A auditoria avaliou o período de janeiro de 2023 a junho de 2025 e concluiu que a medida socioeducativa perdeu o caráter pedagógico, com jovens passando longos períodos ociosos e sem atividades educativas.

Segundo os auditores, nas quatro unidades inspecionadas os adolescentes ficam a maior parte do tempo confinados nos alojamentos, sem aulas, esportes, cultura ou cursos profissionalizantes. Nos fins de semana e feriados é pior ainda, sem programação pedagógica, em descumprimento do ECA e da lei do Sinase, que rege o sistema socioeducativo.

Há relatos de alimentação inadequada, falta de itens básicos de higiene, colchões em más condições e influência de facções criminosas dentro das unidades. Na Educação, faltam professores, carga horária adequada e integração entre a Fundase e a Secretaria de Educação; já na profissionalização, não há controle de vagas ou cursos, o que impede parcerias e avaliação de resultados.

Outro ponto crítico é o abandono da estrutura física: não houve execução de recursos para reforma e ampliação em 2023, apenas R$ 354 mil foram aplicados em 2024 e nada até junho de 2025. O TCE apontou ainda a exclusão de adolescentes e famílias do Plano Individual de Atendimento, essencial para reintegração social.

Diante do quadro de completo caos, o TCE/RN fez determinações e recomendações à Fundase e às secretarias estaduais envolvidas, reforçando a cobrança por ações concretas e responsabilidade do governo estadual.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO EM MONTE ALEGRE: Polícia e Ministério Público apuram suspeitas de corrupção

Foto: Reprodução

O Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro do RN (Deccor) deflagrou, nesta quarta-feira (17), uma operação em Monte Alegre, na Grande Natal. Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no município, em ação integrada da Polícia Civil com o Ministério Público do RN.

Os mandados atingem prédios públicos e residências. A investigação apura fraudes em contratos públicos, além de crimes como peculato (uso indevido de dinheiro público), lavagem de dinheiro, desvio de verbas, enriquecimento ilícito e corrupção, segundo informações do Blog do RR.

Em nota ao Blog do BG, a Polícia Civil se limitou a informar que o caso está sob segredo de Justiça e que não haverá detalhes enquanto o sigilo não for derrubado.

*Matéria em atualização

 

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia desarticula esquema de armas e “delivery” de drogas do Comando Vermelho no Rio

Imagens: Reprodução/Metrópoles

A Polícia Civil do Rio de Janeiro aplicou mais um golpe pesado no Comando Vermelho (CV). Na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Contenção mirou grupos que distribuíam drogas por delivery na Zona Norte e mantinham núcleos de armas de alto poder na Região dos Lagos.

A ação foi comandada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e contou com reforço da Core e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). O alvo: criminosos envolvidos com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e associação criminosa.

As investigações mostraram que o Complexo da Maré funciona como central logística do CV, armazenando munições e abastecendo o tráfico em diversos bairros da Zona Norte. Outras regiões da cidade e a Região dos Lagos também foram alvo de diligências nesta fase da operação.

O esquema desarticulado incluía não só a distribuição de drogas porta a porta, como também a circulação de armamentos pesados. A polícia reforça que ações como essa são essenciais para conter o avanço do crime organizado e o impacto do CV sobre a segurança na cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantora Daniela Fernandes realiza show de lançamento do audiovisual “Terráquea”, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley

Foto: Divulgação

A cantora Daniela Fernandes realiza, nesta sexta-feira (19), às 19h, no Teatro Sesc Sandoval Wanderley, o show de lançamento do audiovisual “Terráquea”. O acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, e os ingressos já podem ser retirados pelo site Sympla.

O material apresentado traz, na íntegra, o registro do show realizado em 26 de julho, no Teatro Alberto Maranhão, agora compartilhado com o público em uma noite especial de celebração à música potiguar.

A programação inicia com um bate-papo com convidados que colaboram e dialogam com o projeto: a cantora, compositora e atriz Khrystal, os multiartistas Jailson Fernandes e Ana Claudia Viana e a médica de família e comunidade Rafaela Barrêto. Em seguida, Daniela Fernandes sobe ao palco para um pocket show com canções que integram o audiovisual.

“Terráquea” convida o público a vivenciar a força, a diversidade e a poesia da arte norte-rio-grandense, reafirmando o compromisso da cantora com a valorização da produção cultural local. Uma noite para celebrar conexões, memórias e o território que nos molda.

O show de lançamento do audiovisual  Terráquea tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal, Casa de Saúde São Lucas, Praiamar Natal, DNA Center e Plastic; com apoio cultural do Sistema Fecomercio, por meio do Sesc-RN, e SETURN.

SERVIÇO

Daniela Fernandes – show de lançamento do audiovisual “Terráquea”
Dia 19 de dezembro, às 19h, no Sesc Sandoval Wanderley
Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/sesc-apresenta-lacamento-do-audiovisual-terrAquea-com-daniela-fernandes-e-banda/3247904 
*O acesso é gratuito, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Siga: @danielafernandes.cantora

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPORTUNIDADE ATRÁS DAS GRADES: Mais de 2 mil presos do RN encaram ENEM dentro das celas

Foto: Divulgação/SEAP-RN

Mais de 2 mil internos do Sistema Prisional do RN, incluindo a Penitenciária Federal de Mossoró, estão realizando o ENEM/PPL nesta terça (16) e quarta-feira (17). A prova é voltada para pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas, e acontece dentro das unidades prisionais. A iniciativa é voluntária e gratuita, mas exige disciplina e planejamento dentro de um ambiente cercado por regras e limitações.

O exame é o mesmo do ENEM regular: quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação em português. O objetivo é avaliar a educação básica dos participantes, oferecendo certificado de conclusão do ensino médio e até declaração parcial de proficiência. Quem quiser usar a nota para entrar na faculdade ou disputar vagas de emprego pode fazê-lo, mas isso não é obrigatório.

No RN, as provas acontecem em todas as unidades prisionais com internos, além dos Escritórios Sociais de Mossoró e Caicó e do Escritório Social da SEAP.

Para viabilizar o ENEM/PPL, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) montou uma operação logística completa, com segurança reforçada e apoio operacional para garantir que tudo ocorra sem incidentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lançamento de 1º voo comercial de foguete no Brasil é adiado pela 2ª vez

Foto: Divulgação/Innospace

O primeiro voo comercial de um foguete no Brasil, que seria realizado nesta quarta-feira (17), foi adiado mais uma vez. A informação foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Innospace, empresa sul-coreana responsável pela missão. Agora, a nova previsão é para sexta-feira (19), na Base de Alcântara, no Maranhão.

Segundo a Innospace, o atraso se deve à necessidade de substituir componentes após uma anomalia ser identificada no sistema de resfriamento do oxidante do primeiro estágio, durante uma inspeção final. A empresa garantiu que a troca pode ser feita com o foguete já na plataforma e que o veículo não apresenta danos estruturais, reduzindo o prazo necessário para novos procedimentos.

A FAB afirmou que segue com toda sua estrutura e equipes preparadas para o lançamento, em articulação com os demais órgãos envolvidos na operação. Esta é a segunda tentativa frustrada: ainda em novembro, na véspera da data prevista, o voo do foguete HANBIT-Nano já havia sido reprogramado para ajustes adicionais.

Com 21,9 metros de altura e capacidade para atingir a órbita terrestre em três minutos, o foguete leva cinco satélites e três dispositivos de pesquisa desenvolvidos no Brasil e na Índia. Se bem-sucedida, a missão pode impulsionar a posição do país no mercado espacial global, embora o valor pago pela operação não tenha sido divulgado.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula prepara cobrança final a ministros antes de reforma eleitoral no governo

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda, nesta quarta-feira (17), a última reunião ministerial do ano com um recado claro aos auxiliares: foco total nas entregas do governo nos primeiros meses de 2026 e preparação para a desincompatibilização eleitoral. Cerca de metade dos ministros deve deixar seus cargos até abril para disputar as eleições municipais e estaduais, o que abrirá espaço para uma ampla recomposição no primeiro escalão.

A orientação já definida no Planalto é substituir a maioria dos titulares por seus respectivos secretários-executivos, evitando descontinuidade em obras, projetos e metas. Entre os ministros que devem sair estão Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Luiz Marinho (Trabalho) e Wolney Queiroz (Previdência).

Lula também deve reforçar que o início de 2026 será determinante para fortalecer a imagem do governo em todas as regiões do país — período em que os ministros ainda estarão no cargo antes de se afastarem para as campanhas. A estratégia é intensificar inaugurações, anúncios e entregas, evitando ruídos administrativos durante as transições.

O encontro será realizado na Granja do Torto, em Brasília, seguido de almoço com toda a equipe. Além do discurso de Lula na abertura, estão previstas falas do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Rui Costa e Fernando Haddad, que também deixarão seus cargos no início do próximo ano.

Com informações do InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Apreensão histórica de cartuchos com THC em vape expõe rota do tráfico em Natal

Vídeo: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Receita Federal realizaram, nesta terça-feira (16), a primeira apreensão no estado de refis para cigarros eletrônicos com altíssima concentração de THC, substância psicoativa da maconha. A operação, realizada em Natal, encontrou 100 cartuchos avaliados em cerca de R$ 100 mil, com índices de até 88% de THC, nível considerado extremamente elevado e capaz de intensificar de forma agressiva os efeitos da droga.

Segundo as investigações, a carga tinha como destino um flat no bairro de Petrópolis, onde a distribuição seria organizada. Durante ação controlada, os agentes abordaram uma mulher de 28 anos, flagrada no momento em que recebia o material. Ela confessou ter emprestado seus dados pessoais e endereço para facilitar o transporte, recebendo R$ 200 por cada remessa entregue. O cão de faro Falcon, da Receita Federal, participou da detecção da droga.

As autoridades destacam que esta é a primeira apreensão desse tipo de cartucho com THC concentrado no estado. Cada unidade, comercializada nos Estados Unidos a até US$ 89 (aproximadamente R$ 485), poderia ser revendida ilegalmente em Natal por mais de R$ 700. As investigações já identificaram outros envolvidos no esquema e novas prisões devem ocorrer nos próximos dias.

A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Natal), vinculada à DEICOR, em parceria com a Receita Federal do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Walter reafirma alinhamento com Lula, mas evita cravar palanque no RN para 2026

Foto: Eduardo Maia

O vice-governador Walter Alves (MDB) reforçou que o partido segue aliado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cenário nacional, especialmente no Nordeste. Porém, em entrevista ao Diário do RN, o presidente estadual do MDB evitou projetar qual será o posicionamento da sigla nas eleições de 2026 no Rio Grande do Norte, deixando aberta a possibilidade de diálogo com diferentes campos políticos.

Walter afirmou que o MDB potiguar ainda está em processo de escuta interna e reiterou que nenhuma definição será tomada sem consulta às bases. Com mais de 40 prefeitos filiados, o partido tem buscado alinhamento entre lideranças, como a governadora Fátima Bezerra (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB). “Hoje, o MDB está fechado com Lula, mas não há definição sobre a sucessão estadual”, afirmou o vice-governador.

Sobre o futuro político da sigla, Walter desconversou ao ser questionado sobre possíveis alianças com governo ou oposição em 2026, citando nomes como Cadu Xavier, Allyson Bezerra e Zenaide Maia. Para ele, qualquer definição dependerá do grupo: “Eu tenho que escutar os prefeitos. Não posso tomar atitude sozinho”, disse.

Mesmo defendendo o apoio a Lula no plano nacional — posição reforçada em agendas recentes com ministros e lideranças do MDB — Walter também indica espaço para novas articulações, inclusive ao assumir publicamente uma posição mais central no espectro político. As declarações reforçam o peso estratégico do MDB no RN e deixam o cenário aberto para futuras composições eleitorais.

Com informações da reportagem do Diário do RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *