Natal e Mossoró se destacam na lista das 50 cidades mais violentas do mundo

No quesito violência, o Rio Grande do Norte volta a aparecer com destaque no ranking que destaca as cidades mais violentas do mundo. Segundo matéria veiculada nesta quinta-feira no jornal O Estado de São Paulo, com base em levantamento publicado pela The Economist, do Igarapé Institute, um think-tank brasileiro independente, as cidades de Natal (RN) e Mossoró (RN) estão entre as 50 mais violentas do mundo.  Natal é considerada a 33ª cidade mais violenta do mundo, sendo superada por Mossoró, que  se posiciona  no 18º lugar.

A posição de Natal e Mossoró no degradante ranking da violência mundial chama também atenção por alguns detalhes: ambas as cidades potiguares superam violência  cidades como Tijuana (México), Cali (Colômbia), Palmira (Colômbia), Santa Ana (El Salvador), entre outras.

MAIS VIOLENTAS

A América Latina continua a ser a região mais violenta do mundo, levando-se em consideração países que não estão em guerra: 43 das 50 cidades com mais homicídios do mundo e oito entre os top 10 estão na América Latina e no Caribe.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 25 estão no Brasil. O Brasil domina o meio do ranking. Isso reflete principalmente sua grande população. Durante o ano passado, a violência mudou de lugar dentro do Brasil. A taxa de assassinato caiu nas maiores cidades, mas aumentou em menores. Em Marabá e Viamão, os homicídios aumentaram em 20% em um ano, enquanto em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, os assassinatos caíram 55% entre 2014 e 2015. Por conta do tamanho, o Brasil lidera como capital mundial do homicídio.

El Salvador continuou sendo o primeiro do ranking. Em 2015 e 2016 foi considerado o país mais violento do mundo e sua capital, San Salvador, a cidade com mais homicídios.

Somente dois países fora da América Latina possuem cidades no top 50: Estados Unidos e África do Sul. Nos Estados Unidos, o único país rico nesta lista, um pico nos homicídios levou Detroit e Nova Orleans a se juntarem a St. Louis e Baltimore, que já figuravam na lista do ano passado. A África do Sul é o único país fora das Américas neste ranking. Duas novas cidades, Nelson Mandela Bay e Buffalo City, foram adicionadas à lista, principalmente porque a coleta de dados está melhorando no país. A taxa de homicídios na África do Sul subiu 5% no ano passado, embora outros crimes violentos caíram.

Fonte: Estadão

Publicidade

Comentários:

  1. Silvio disse:

    Cobrar a redução da violência dos Governos municipais ou mesmo Estaduais é no mínimo desconhecento de nossa parte. Violência se reduz com lei dura para bandidos. A Polícia não consegue manter os criminosos presos com tantos benefícios que existem no nosso velho é ultrapassado código penal favorável à liberdade dos bandidos.

  2. Calixto Silva disse:

    Só queria saber, qual o objetivo de se acabar com a imagem de Natal e do RN? Ta certo que Natal já não é mais como era à 20,30 anos atrás em que se ouvia falar de crimes de homicídios, só nos finais de semana e muitas vezes no espaço de 20 dias ou um mês, sabe-se que a cidade cresceu a população aumentou, agora comparar as nossas maiores cidades as cidades que tem um histórico de violência e que existe carteis de drogas, como as cidades de Cali, Medellin e Tijuana, sabe-se que estas cidades tem um histórico de violência crônico por causa do trafico de drogas. Agora eu pergunto: Quantas pessoas morrem por ano vitimas de bala perdida, quantas pessoas sofrem sequestros relâmpagos, quantas pessoas são assaltadas em saidinhas de banco, quantas pessoas morrem vitimas de assaltos paradas em semáforos, quantas pessoas morrem numa troca de tiros entre a policia e os bandidos? Parece que está sendo feita uma campanha de destrua a imagem de Natal e RN.

    • Santiago disse:

      Caro Sr. Calixto. Por favor, saia dessa redoma de vidro e desse romantismo ingênuo, abra teus olhos e veja o caos de violência que está instalado em Natal. Os criminosos estão implantando o terror nessa cidade.

  3. Ojuara disse:

    Parabéns ao governador Robinson!! 👏👏👏👏👏

  4. Cobre disse:

    olha onde o Rio Grande do norte chegou isso e incompetência dos pilotos do nosso.estado veja essa o prefeito abandonou o cargo p passear

  5. Valter disse:

    Parabéns pelo Estatuto do Desarmamento.
    Tem se mostrado um tiro pela culatra.
    Com tantos bandidos na política, fronteiras abertas, policiais mal pagos, não era de se esperar outra coisa. Mais drogas e armas nas mãos de bandidos .

    • Carlos Bayer disse:

      População desarmada. Bandidagem fortificada… e armada.
      Abaixo o Estatuto do Desarmamento.