Diversos

Parceria entre PM e Sindbuggy garante mais segurança nas áreas de dunas

“Uma parceria que vem dando certo”. Com essas palavras, o presidente do Sindicato dos Bugueiros Profissionais (Sindbuggy), Luiz Thiago Manoel, resumiu a operação desse final de semana da Polícia Militar que advertiu dezenas de motoristas que trafegavam ilegalmente nas áreas de dunas entre a última sexta-feira (14) e esta segunda-feira (17).

Nesse final de semana, policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam), em parceria com o Sindbuggy, realizaram uma operação de fiscalização de combate ao tráfego ilegal de veículos não autorizados em regiões dunares.

Luiz Thiago disse que esse é um pleito importante para todos e que precisa da conscientização da população. “A gente entende que os condutores de veículos tracionados queiram aproveitar as belezas naturais em seus veículos, mas essa prática, além de ilegal, coloca em risco a vida de todos. Inclusive de nós, bugueiros, e dos turistas que visitam o nosso litoral. A população precisa se conscientizar de que essa prática é ilegal. Apenas veículos e condutores autorizados é que podem fazer esse percurso”, pontuou.

O presidente do Sindicato destacou que essa é uma luta antiga da categoria e que vem sendo intensificada com a atual diretoria. Ele destacou que essa parceria entre os policiais da Cipam e o Sindbuggy vai continuar.

Opinião dos leitores

  1. Nós dos grupos Off-Road nos vimos "forçados" a formalizar associações no papel para poder combater mais representativamente esse tipo de abuso. Mas na realidade, qualquer condutor, mesmo fora de grupos ou associações, tem o mesmo direito de ir e vir que os profissionais bugueiros. Ainda mais que nem utilizamos essas áreas públicas como nossa fonte de renda.

  2. No realidade o que os bugreiros querem e monopólio das dunas . Não importa se pra isso esão enfiando estacas e cercas no nosso litoral . E se fosse área de preservação então seria proibido a a todos. Temos de acabar com essa hipocrisia e monopólio que os bugreiros querem criar. Eles podem tudo inclusive andar com turistas sem cintos de segurança colocando a vida deles em risco. E quando acontece algum acidente camuflam.

  3. Acho que é uma atitude arbitrária e incompetente por parte dessas entidades, o motivo é simples, se essas áreas são de preservação ambiental e de proibição de tráfego de veículos, eu fiquei sem intender porque os bugres podem frequentar esses locais.

  4. A Comissão Interclubes Off Road do RN, precisa urgente ter seu espaço neste blog e demais mídias esclarecer inverdades citadas nessa reportagem, como também o presidente do Sindbuggy esclarecer se as palavras ditas foram de sua autoria. Essa matéria está gerando ainda mais atritos entre buggy x off-road, precisamos esclarecer os fatos para que essa rixa seja dada uma trégua, queremos paz e liberdade de ir e vir a todos como está escrito em nossa Constituição Federal.

  5. Engraçado como esses ditos "bugreiros" se acham donos da razão, uma classe totalmente prepotente e irresponsável, transportam seus pp passageiros sem segurança Alguma e por muitas vezes são agressivos com condutores de veículos 4×4, fiscalizem eles tbm, não vejam apenas o lucro de uma minoria monopolizada e corrompida.

  6. Engraçado o esforço para "proteger" as áreas de dunas e nenhuma sinalização é colocada, simplesmente chegam autuando a torto e a direito. Enquanto isso Buggys andam com passageiros sentados em cima dos bancos de trás sem cintos nem proteção contra capotamento sem levar nenhuma multa, todos protegidos….
    Máfia!

  7. Se a questão é segurança, que se exija habilitação técnica para os proprietários de 4×4 transitarem nas dunas, tal como a que é exigida para os bugueiros. Promovam-se cursos para os proprietários de 4×4.

  8. Rapaz, sem futuro demais essa "briga" de 4×4 VS Buggy. Eu mesmo já ajudei bugueiro em apuros e vou continuar ajudando. Já se delimitou onde os 4×4 podem andar tranquilamente e os buggys já têm seus roteiros definidos. Vamos continuar com nossa diversão offroad e que os buggys continuem a trazer turistas pra nosso estado. É minha opinião.

  9. Erradíssimo, direitos são de todos! Nós que fazemos parte da mundo off-road também temos o direito de apreciar a natureza, somos consciente das regras e deveres.

  10. Emitem nota fiscal de serviço? Pagam ISS? Que tipo de impostos pagam para ter tratamento diferenciado dos usuários de 4×4? Acho que o Comandante da CIPAM tá conveniando com o pessoal errado. Se fizer uma fiscalização à luz do CTB verá que foi um equívoco.

  11. Esses bugueiros, são os que mais dirigem alcoolizados, e agora querem exclusividade para trafegar nas dunas? Absurdo isso! Muitos jipeiros são mais profissionais que esses sanguessuga de turista! Somos responsáveis, mantendo sempre a segurança de muitos quando utilizamos as dunas, salvando em muitos casos pessoas de acidentes ocasionados por bugueiros irresponsáveis! Quem tem 4×4 tem direito sim de trafegar! Vamos respeitar o offroad 4×4

  12. Prática ILEGAL? Os buggys são legais? Eles possuem licença ambiental para trafegarem nas dunas? Ótimo. Se é para PROIBIR, sou de total acordo, mas proíbam todos, inclusive os buggys. Falaram que colocamos a vida dos outros em risco. Tá "SERTO". Meu carro tem airbag e cinto de segurança. Buggy tem cinto para os passageiros também? Isso não é passível de multas, conforme nosso CBT ? Passageiros andando sem cinto e quem coloca a vida dos outros em risco é o 4×4!
    Somos nós, que andamos em 4×4 que ameaçam as pessoas nas dunas.
    4×4 movimenta a economia do RN! Já pararam para pensar nisso! Turista vai onde os "donos das dunas" levam ganhando suas comissões. São lugares caros! Nós, vamos aos lugares mais humildes e isolados e movimentamos a economia local.

    Da forma que foi exposta a matéria, quem não conhece o 4×4 na sua essência, terá um imagem deturpada! O RN já provou por várias vezes a sua força no offroad. Iremos provar novamente! O que queremos é diversão! Não são apenas os TURISTAS ou BUGUEIROS que tem o privilégio de andar pelo litoral mais belo do país não! Nós temos esse direito e vamos lutar por ele!

    #SOUAFAVORDO4X4 #APOIO4X4

  13. Muito interessante o posicionamento do Sindicato. Realmente o buggy é um notadamente um veículo muito seguro, ainda mais quando se trafega em alta velocidade com pessoas sem cinto de segurança e além da capacidade de passageiros. Queria mesmo era ver o estudo de impacto ambiental, licença ambiental e como é feito a arrecadação de impostos dos bugreiros para explorar comercialmente a APA que inclui Jenipabu e Pitangui.

  14. Que tipo de fiscalização é essa? Uma determinada categoria, pode transitar nas dunas, e outras não?
    Deixo um pergunta, não aos condutores de Buggies, mas aos órgãos responsáveis pelo trânsito no RN. Porque um veículo que conduz seus passageiros sem os cintos, trafegam em altas velocidades, praticam direção perigosa, podem usar as dunas e os cidadãos proprietários de veículos 4×4 não podem? Trata-se de uma área particular dos bugueiros?
    Nos grupos de praticantes de Off Road, não tem ninguém capacitado para resolver essa situação não tribunais? Está na hora de todos se unirem e constituir um advogado para defender essa causa.
    Não dá para aceitar esses desmandos. Os tribunais tem a obrigação de julgar de forma idônea essa petição. Se é proibido para um, proibido para todos. Se é liberado para um libera para todos. Só não pode é tirar o direito de ir vir, segundo a constituição federal!!!
    Até que me provem o contrário, não existe proprietário em áreas públicas!!!

  15. Caro Anderson, que agressividade. Qual a necessidade disso? Todos os clubes de OffRoad sempre tiverem o espaço que pediram ao BG. Sobre o post, isso foi um release que o Sindbuggy nos enviou e pediu para publicarmos. Simples.

    1. Bruno, não tive objetivo de ser agressivo, acabei de reler o que escrevi e não sei o porque você afirmou isso, mas se foi isso que pareceu ser, peço desculpas.
      Mas a comunidade Off Road está cansada de ser saco de pancada, de ter matérias vinculadas de forma errada em meios de comunicações diversos.
      Oque eu gostaria de deixar claro é que essa fiscalização foi na APA da praia de búzios e os veículos foram advertidos por estarem trafegando em área de proteção ambiental.
      Repito, NÃO EXISTE legislação que proíba veículos 4×4 de trafegarem em área de dunas que não sejam de proteção ambiental, por tanto, a parte da matéria que fala: (. “A gente entende que os condutores de veículos tracionados queiram aproveitar as belezas naturais em seus veículos, mas essa prática, além de ilegal, coloca em risco a vida de todos. Inclusive de nós, bugueiros, e dos turistas que visitam o nosso litoral. A população precisa se conscientizar de que essa prática é ilegal. Apenas veículos e condutores autorizados é que podem fazer esse percurso”.) é inverídica na questão de ser ILEGAL e ainda induz a opinião pública ao entendimento errado.

      Quem é Jipeiro de verdade sabe onde pode e onde não pode trafegar.
      Caso o blog queira entrar em contato para que eu passe o contato de algum representante da comunidade Off Road, pode entrar em contato pelo meu email que eu terei o prazer de informar.

    2. Quero sim. Quero inclusive levar esse debate para o meu programa de Rádio. Anota o zap do programa e por favor pede para alguém de vcs entrar em contato urgente para marcarmos. – 99212-2276

    3. BG quando será o programa na rádio que tratará deste assunto ?

  16. Mais uma minoria monopolizando uma área pública, deveria se exigir disciplina, mas, dar exclusividade a bugueiro, é demais, poderiam determinar uma pequena área para eles continuarem fazendo os passeios "com emoção".

  17. A Cipam em parceria com o MP poderia fiscalizar também as invasões e construções nas dunas e não só condutores de veículos 4×4 que estão apenas procurando uma válvula de escape e diversão, ja que é pra proteger vamos proteger.
    E também aproveita que ja ta fazendo o serviço chama o Detram e o BPtram e começa a fiscalizar as condições dos bugres que estão fazendo esses passeios com os turistas, pois tem muitos sem condições de fazer o serviço sem falar na ingestão de álcool por parte de alguns ditos profissionais do turismo, se for relatar o que ja aconteceu aqui de acidentes com bugres da um livro.

  18. Privatizaram não só as dunas, mas as praias também . Totalmente absurdo. Não pode também na beira mar. Nem no caminho barreira Tibau pra pegar a balsa, q não tem banhista, casa, nada, pode. Só os bugueiros. Só se pode andar no asfalto com veículo tracionado. Se é pra proibir, proíbam p todos e não só pra o privilégio e lucro de uns poucos. Coloquem sinalizações nas dunas, ou liberem algumas p bugueiros e outras p a população.

  19. É um absurdo essa proibição !!! Que seja regulamentada. Mas tirar o direito de ir e vir só para favorecer um sindicato é demais !!!

  20. Me digam que segurança um bugueiro e seu veiculo oferece?
    Porque os passageiros (turistas) anda sem cintos de segurança com um motorista fazendo
    Manobras arriscadas na dunas !! Isso é a seguranca que o sidbuggy quer dar ou o sidbuggy quer proibir os usuarios de carro 4×4 circular nas dunas? Conta outra .

  21. Engraçado é buggy ser liberado…. objeto artesanal chamado de carro…. sem nenhum tipo de segurança, poder andar livremente nas dunas

  22. Essa parceria também fiscaliza os passeios de buggy sem o uso de cinto e com alteração estrutural dos veículos? A questão é ambiental ou de monopólio dos bugueiros?

  23. A reportagem é completamente tendenciosa e tem como objetivo ganhar apoio dá opinião pública.
    Não existe proibição de veículos 4×4 trafegarem em dunas.
    A questão dessa abordagem do Cipam foi devido a esses veículos estarem em uma área de proteção ambiental.
    Existem áreas que não são de proteção ambiental e os veículos 4×4 podem trafegar.
    Não existe legislação do CTB nem portaria do DETRAN RN que proíba a prática do Off Road. Dunas, nem muito menos exigência de alguma habilitação especial para prática do off Road.

    BG, por favor dê o direito de resposta a Comissão Interclubes Off Road do RN.

  24. Estranho eles falarem de segurança quando é comum ver buguies, que perante a legislação são veículos para 4 pessoas, com 5 ou 6 pessoas incluindo crianças. Aí aparecem alguns questionamentos: esses veículos tem cinto de segurança para todos os ocupantes? E para as crianças? Existe barra anti-capotamento para os passageiros traseiros? Deveria ser permitido crianças em um veículo totalmente desprovido de segurança? É válido lembrar que esses veículos circulam em vias normais e estão sujeitos às regras de trânsito assim como acidentes do cotidiano.
    BG por favor encaminhe esses questionamentos ao presidente do sindicado dos bugueiros.

  25. Algo mais ilegal que passageiros sem cinto de segurança nos buggy?
    Essa fiscalização multou, conforme prevê a legislação de trânsito?
    Qtos acidentes com buggy já foram registrados e quantos com veículos tracionados?

  26. Impressionante essa matéria….Nada contra o BG….Mas informações totalmente distorcidas em detrimento de uma classe, leia-se bugueiro, que em nada merece o respeito ou a dignidade de falar que estão certos! Tenho uma casa de praia(beira mar) na Redinha velha (praia urbana) e diariamente os bugueiros passam em altas velocidades. Um absurdo essa perseguição aos proprietários dos 4×4, que em muitas situações são mais responsáveis que os próprios bugueiros…..

  27. Não é absurdo, é segurança. Você pode até trafegar com segurança mas abrindo espaço para vários motoristas, provavelmente atrairá alguns irresponsáveis que colocarão a vida de vários em risco. Que continue proibindo! Mas infelizmente isso não significa nada para alguns, certo?

    1. E aí eu pergunto, quanto que os bugueiros pagam de impostos. Cobram caro e não pagam nada???

  28. CONCORDO PLENAMENTE COM FELIPE ARAÚJO, TODOS DEVEM TOMAR UMA POSIÇÃO CONTRA ESSE ABSURDO DE PROIBIR TRAFEGAR NAS DUNAS.

  29. ABSURDO. SE É PROIBIDO DEVE SER PARA TODOS. OS BUGUEIROS SÃO OS DONOS DAS DUNAS?
    TAMBÉM QUEM TEM SEU PRÓPRIO VEÍCULO 4X4 DEVE TER DIREITO DE PASSEAR PELAS DUNAS COM RESPONSABILIDADE, ASSIM COMO EU FAÇO.

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WhatsApp apresenta instabilidade, e usuários não conseguem usar grupos

Foto: Shutterstock

Você tentou mandar uma mensagem em um grupo de WhatsApp, mas foi surpreendido com um ponto de exclamação vermelho? Saiba que você não é o único a ser atingido por essa instabilidade do aplicativo.

Embora consigam enviar mensagens no privado dos contatos, usuários da rede social não têm conseguido se manifestar em grupos. Muitos deles usaram o X, antigo Twitter, para reportar o problema e buscar soluções.

A procura por informações foi tanta que o nome do WhatsApp foi parar entre os assuntos mais comentados do Brasil. “Estão tentando me calar. Oi, gente. Meu Deus”, diz um print publicado por uma pessoa. “Que ódio”, completou. “Foi só o meu WhatsApp que morreu?”, quis saber mais uma.

E, ao que tudo indica, o problema não é só no Brasil. Diversas pessoas de outros países estão reportando a mesma situação. “Se Cayó WhatsApp (Caiu o WhatsApp?)”, questionou uma mulher em espanhol. “WhatsApp down… can’t send to chat group of more than 3 members (WhatsApp caiu… não consigo enviar mensagens para grupos com mais de 3 membros”)”, disse outro, em inglês.

O Down Detector, portal que analisa os problemas reportados nas últimas 24h, mostra que, após as 11h, houve mais de 1.420 notificações sobre o aplicativo. De acordo com o site, as primeiras reclamações se iniciaram pouco depois das 8h.

Metrópoles

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VÍDEO: Bolsonaro comenta sobre “possível intervenção cirúrgica” e diz que voltará em breve ao RN

O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual ele comenta sobre uma “possível intervenção cirúrgica” após transferência para Brasília a ser realizada ainda neste sábado (12).

Bolsonaro ainda agradeceu aos médicos e enfermeiros que o atenderam no Hospital de Santa Cruz e no Hospital Rio Grande pela forma carinhosa e atenciosa como foi atendido e disse que em breve estará de volta do Rio Grande do Norte.

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Bolsonaro teve noite tranquila e redução‬‭ do‬‭ quadro‬‭ de‬‭ distensão‬ abdominal‬‭, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve uma noite tranquila de sono e apresentou redução do quadro de distensão abdominal, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital‬‭ Rio‬‭ Grande‬‭, no início da tarde deste sábado.

Bolsonaro será transferido para Brasília na tarde de hoje, visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos.

Leia a íntegra do boletim abaixo:

3º Boletim Médico Oficial – O‬‭ Hospital‬‭ Rio‬‭ Grande‬‭ informa‬‭ que‬‭ o‬‭ paciente‬‭ Jair‬‭ Messias‬‭ Bolsonaro,‬ ex-Presidente‬‭ da‬‭ República‬‭ Federativa‬‭ do‬‭ Brasil,‬‭ permanece‬‭ internado‬‭ sob‬‭ os‬ cuidados‬‭ de‬‭ nossa‬‭ equipe‬‭ multidisciplinar,‬‭ evoluindo‬‭ de‬‭ forma‬‭ estável‬‭ nas‬ últimas 24 horas.‬

O‬‭ paciente‬‭ teve‬‭ uma‬‭ noite‬‭ tranquila,‬‭ com‬‭ mais‬‭ de‬‭ oito‬‭ horas‬‭ de‬‭ sono,‬ apresentando‬‭ estabilidade‬‭ hemodinâmica,‬‭ sem‬‭ necessidade‬‭ de‬‭ suporte‬‭ com‬ aminas‬‭ vasoativas,‬‭ em‬‭ oxigenoterapia‬‭ espontânea‬‭ em‬‭ ar‬‭ ambiente,‬‭ confortável‬ e com bom padrão respiratório.‬

Segue‬‭ em‬‭ hidratação‬‭ venosa‬‭ por‬‭ meio‬‭ de‬‭ cateter‬‭ central,‬‭ em‬‭ uso‬‭ de‬ ‭nutrição‬‭ parenteral,‬‭ manutenção‬‭ da‬‭ antibioticoterapia‬‭ previamente‬‭ instituída,‬ com‬‭ sonda‬‭ nasogástrica‬‭ aberta‬‭ e‬‭ uso‬‭ regular‬‭ das‬‭ demais‬‭ medicações‬ prescritas.‬

Apresenta‬‭ excelente‬‭ estado‬‭ de‬‭ humor,‬‭ redução‬‭ do‬‭ quadro‬‭ de‬‭ distensão‬ abdominal‬‭ e‬‭ permanece‬‭ sem‬‭ necessidade‬‭ de‬‭ analgesia.‬‭ Todos‬‭ os‬‭ sinais‬‭ vitais‬ e‬‭ exames‬‭ complementares‬‭ mantêm-se‬‭ dentro‬‭ da‬‭ normalidade,‬‭ sem‬ intercorrências clínicas até o presente momento.‬

Por‬‭ decisão‬‭ pessoal‬‭ do‬‭ senhor‬‭ ex-Presidente,‬‭ em‬‭ conjunto‬‭ com‬‭ sua‬ família,‬‭ e‬‭ visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos,‬‭ está‬‭ programada‬‭ para‬‭ o‬‭ decorrer‬‭ do‬‭ dia‬‭ de‬‭ hoje‬‭ sua‬ transferência para a cidade de Brasília/DF.‬

O‬‭ paciente‬‭ permanece‬‭ sob‬‭ acompanhamento‬‭ e‬‭ assistência‬‭ integral‬‭ da‬ equipe médica e multiprofissional desta instituição.

Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca
Diretor Técnico/Médico – Hospital Rio Grande
CRM/RN 4132 – RQE 2998

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Fraudes no Pix disparam acima de 390 mil por mês em 2024, mostram dados do Banco Central

Foto: NurPhoto via Getty Image

As notificações de fraudes no Pix têm crescido e superaram a média de 390 mil por mês em 2024, mostram dados do Banco Central. Em janeiro de 2025, último mês com informações, 324.752 notificações de fraude foram registradas e aceitas pelas instituições participantes do arranjo. A média mensal de fraudes vem crescendo, em linha com a disseminação do Pix. Em 2021, primeiro ano completo de funcionamento do sistema de pagamentos, foram 30.892 fraudes por mês. O número cresceu para 136.882 em 2022, e para 216.046 em 2023.

Em termos porcentuais, o número de notificações representa, em média, 0,007% do total mensal de operações desde abril de 2023. Apenas em janeiro, foram registradas 5,682 bilhões de transações no Pix. Os dados dizem respeito a notificações abertas pelas instituições participantes do Pix solicitando a devolução de valores transferidos ou o cancelamento de uma devolução, por suspeita fundamentada de fraude. Levam em conta apenas as notificações “fechadas” e aceitas em cada período – ou seja, que foram analisadas e consideradas procedentes.

O manual operacional do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), base que armazena as chaves Pix, define fraudes como quaisquer transações iniciadas ou autorizadas pelo pagador por causa de um golpe ou estelionato; iniciadas sem que o pagador tenha autorizado a transação; iniciadas por um terceiro, sem reconhecimento do usuário; ou iniciadas pelo usuário mediante coerção ou extorsão. O BC foi procurado para comentar a tendência de crescimento no número total de fraudes no Pix, mas não se manifestou.

Mudanças para conter fraudes

Para tentar acompanhar o crescimento das fraudes, o BC tem implementado ferramentas de segurança ou mudanças nas que já existem. Em outubro deste ano, entrará no ar o autoatendimento do chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), que serve para solicitar devoluções de recursos em casos de fraudes, golpes e crimes. Hoje, o cliente precisa entrar em contato com o atendimento dos bancos para fazer o pedido. Essa agenda “paralela” a das novas funcionalidades vem desde pelo menos 2021. Naquele ano, foi estabelecido o limite noturno para os valores transferidos, além de funcionalidades como o cadastro prévio de contas que podem receber valores acima dos limites e um tempo mínimo de 24 horas para que o pedido de aumento do limite seja aprovado.

No ano seguinte, o regulador se debruçou sobre a questão de forma mais ampla em uma mega fiscalização sobre a abertura de contas digitais, que envolveu todo o sistema financeiro, e que foi antecipada pelo Broadcast à época. Uma das preocupações do BC era com o uso de contas-laranja para escoar recursos oriundos de crimes, através de transferências via Pix. O resultado foi a criação de um sistema de compartilhamento de dados sobre fraudes, que não abrange apenas o Pix. No final do ano passado, outra mudança: transações via Pix em dispositivos que não estão cadastrados pelo cliente junto ao banco passaram a ter um limite de R$ 200, sendo que o teto diário de transferências é de R$ 1.000. Em dispositivos já cadastrados, os limites podem ser maiores.

O setor financeiro considera que, além de alterar os dispositivos de segurança do Pix, é preciso avançar em punições. Os grandes bancos defendem uma espécie de banimento do sistema por cinco anos de clientes que emprestam contas para o escoamento de dinheiro oriundo de crimes, um banimento que não valeria para o recebimento de salários e benefícios do governo. Além disso, consideram que é necessário punir individualmente os dirigentes de instituições que tenham porcentuais maiores de fraudes. Na visão de executivos do setor, seria um incentivo ao reforço de ferramentas internas de segurança, para além daquelas que o Pix já oferece.

Jovem Pan com informações do Estadão Conteúdo

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VÍDEO: Rogério Marinho diz que Bolsonaro ‘está bem, lúcido e tranquilo’ e confirma transferência para Brasília

O senador Rogério Marinho concedeu entrevista a veículos de imprensa no Hospital Rio Grande, em Natal, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está internado desde sexta-feira (11), após passal mal no interior do RN.

Rogério afirmou que Bolsonaro que esteve com o ex-presidente ontem e também na manhã de hoje e afirmou que ele  ‘está bem, lúcido e tranquilo’ e confirmou que ele será transferido para Brasília na tarde deste sábado (12) e ficará internado no Hospital DF Star, na capital federal.

O senador não deu mais detalhes sobre a operação que vai transferir Bolsonaro para Brasília e agradeceu à equipe do Hospital Rio Grande pelo acolhimento.

 

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Arrastão em ônibus: estudante tem arma apontada para o rosto durante assalto em Natal

Foto: reprodução/Tribuna do Norte

Uma estudante universitária identificada como Jessyca Maria foi vítima de um assalto enquanto retornava da faculdade, por volta das 12h, na sexta-feira (11). O crime aconteceu dentro de um ônibus da linha 37, que trafegava pela Avenida Caiapós, na zona sul de Natal.

Segundo relato divulgado por familiares ao Portal 96, um homem armado com um revólver e uma peixeira entrou no coletivo e anunciou o assalto. Ele teria apontado a arma para o rosto da jovem e exigido o celular, ameaçando levar sua bolsa caso ela se recusasse a entregar o aparelho.

Além de Jessyca, pelo menos outras dez pessoas também foram assaltadas. No momento da ação criminosa, havia cerca de 15 passageiros no ônibus.

Até o momento, não há informações sobre a identidade ou prisão do suspeito.

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Bolsonaro será transferido para Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro será transferido para Brasília para estar próximo à família durante a recuperação, após passar mal no interior do RN e ser internado em Natal.

A decisão da transferência foi tomada pela própria família. Bolsonaro será transferido em uma UTI aérea.

A viagem ocorrerá no fim da tarde deste sábado (12).

Opinião dos leitores

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58% dos brasileiros veem aumento da criminalidade nos últimos 12 meses, diz pesquisa Datafolha

Foto: Freepik

Mais da metade da população brasileira (58%) afirma que a criminalidade aumentou na sua cidade nos últimos 12 meses. A avaliação de piora na segurança é predominante entre homens e mulheres, jovens e idosos, pessoas de várias faixas de renda e com preferências partidárias diferentes.

Os dados são de pesquisa Datafolha realizada entre os dias 1º e 3 de abril em 172 municípios, com 3.054 entrevistados acima dos 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Enquanto a maioria absoluta relata aumento da criminalidade, 1 em cada 4 entrevistados (25%) considera que o problema não aumentou nem diminuiu nos últimos 12 meses. Uma minoria de 15% afirma que os crimes caíram, e 2% não responderam.

A percepção de piora é maior entre mulheres, entre moradores de regiões metropolitanas e na região Sudeste. É menor entre aqueles moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e entre quem declara intenção de voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Capitais e regiões metropolitanas concentram os relatos de avanço da criminalidade, com 66% dos moradores falando em aumento do problema. No entanto, cerca de metade dos entrevistados (51%) nas cidades do interior também afirma que a delinquência se agravou.

Entre os homens, 52% dizem perceber um aumento na criminalidade, e 19% veem diminuição. A diferença em relação às mulheres chega a dez pontos percentuais: 62% respondem que houve alta, e só 12% falam em queda.

Entre aqueles que declaram intenção de voto no presidente Lula nas próximas eleições, 47% afirmam que a segurança piorou na sua cidade, 27% dizem que nada mudou e 25% veem melhora. Entre quem declara voto em Jair Bolsonaro (PL), 68% respondem que houve piora na delinquência, 22% dizem que a situação está igual e 12% dizem que melhorou. Em ambos os espectros, a margem de erro é de três pontos.

Entre os entrevistados que citaram intenção de voto em outros pré-candidatos, a maioria afirma que a criminalidade aumentou.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Pesquisa mentirosa. No RN a propaganda da governadora diz que aqui a criminalidade está todo dia diminuindo. SQN

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Militar do Exército é encontrado morto a tiros na zona rural de Macaíba

Foto: Jeferson Nascimento/TV Tropical

Um jovem de 19 anos, militar do Exército, foi morto com vários disparos de pistola 9mm na estrada das Torres, localizada na comunidade de Mangabeira, distrito de Macaíba, na Grande Natal.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros na noite desta sexta-feira (11). No entanto, somente por volta das 4h30 da madrugada deste sábado (12), um popular encontrou o corpo e acionou a polícia através do número 190. Os policiais também encontraram várias cápsulas de pistola nas proximidades do corpo.

A área foi isolada até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que deram início aos procedimentos investigativos.

Com informações de Portal da Tropical e Tribuna do Norte

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STF condena mais 17 pelo 8 de Janeiro; Mendonça e Nunes Marques divergem

Foto: Antonio Augusto/STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) votou para condenar mais 17 réus acusados de participar dos atos do 8 de Janeiro. O placar foi 9 X 2. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram contra.

O julgamento foi realizado em plenário virtual. Teve início em 4 de abril e se encerrou nesta 6ª feira (11.abr).

O relator das ações, ministro Alexandre de Moraes, votou para que 16 acusados recebam a pena de 1 ano de reclusão e paguem 20 dias-multa de meio salário mínimo à época do acontecimento, além de R$ 5 milhões em indenização por danos morais coletivos.

Em 1 dos 17 casos em julgamento, o de Anilton da Silva Santos, além da multa de R$ 5 milhões coletivos, a pena proposta é maior, de 2 anos e 5 meses de reclusão, que também pode ser substituída por medidas alternativas.

Eis os nomes dos réus e as penas:

1 ano de reclusão e multas: Luis Antonio Veiga, Wagner Silvestre da Silva, Sônia Maria Streb da Silva, Juliana Marçal de Sousa, Rogenner Feitosa Lima, Maria Janete Ribeiro de Almeida, Anderson Novais de Paula, Marisa Fernandes Cardoso, Frascismar Vieira Bezerra da Cruz, Antonio Scharf Filho, Magno Jose da Silva, Eder Henrique Oliveira da Silva, Juary Cordeiro de Araujo, Temol Jose Reginatto, Alfredo Antonio Dieter e Rosana Routulo.

2 anos de reclusão e 5 meses de detenção, além de multas: Anilton da Silva Santos.

As prisões poderão ser substituídas por medidas alternativas, como: serviços comunitários; participação em curso sobre democracia e golpe de Estado; compromisso em não usar redes sociais pelo tempo da reclusão; suspensão de passaportes existentes; e revogação de porte de arma de fogo.

Poder 360

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