Denúncia

PETROLÃO: A casa caiu na Transpetro

Por Josias de Souza

Sob Dilma Rousseff, o governo é a honestidade aparelhada de escândalos. Esse paradoxo se escora em dois fenômenos: a maioria das pessoas é incapaz de reconhecer a honestidade da administração pública. E os gestores públicos são incapazes de demonstrá-la. A dicotomia provoca uma falência ética que acaba de ser escancarada na Transpetro.

Trata-se de uma subsidiária naval da Petrobras. Crivado de suspeitas, seu presidente, o ex-senador Sérgio Machado, tirou licença nesta segunda-feira (3). Fez isso por exigência da PricewaterhouseCoopers, que audita as contas da estatal petroleira. A empresa disse que, com Machado na Transpetro, não assinaria o balanço trimestral da estatal.

O destino ofereceu a Dilma várias oportunidades para mandar Sérgio Machado ao olho da rua. Na penúltima, o Ministério Público Federal denuniou o personagem porimprobidade administrativa em 29 de setembro passado. Acusou-o de fraudar licitação para a compra de oito dezenas de barcaças destinadas ao transporte de etanol. Na ação, ainda pendente de julgmento, a Procuradoria requereu o bloqueio dos bens e o afastamento do mandachuva da Transpetro. E Dilma nem tchum.

Dias depois, em 10 de outubro, veio à luz depoimento não-sigiloso do delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Ele declarou à Justiça Federal que recebeu R$ 500 mil em verbas sujas das mãos de Sérgio Machado. Dinheiro proveniente do esquema de cobrança de propinas montado na estatal. Dilma considerou “estarrecedora” a divulgação do depoimento em pleno período eleitoral.

E quanto ao conteúdo das denúncias? Bem, sobre isso a presidente afirmou: “Em toda campanha eleitoral há denúncias que não se comprovam. E assim que acaba a eleição ninguém se responsabiliza por ela. Não se pode cometer injustiças.” Assim, submetida a uma nova oportunidade para livrar-se de Sérgio Machado, Dilma deu de ombros.

Agora, o governo faz por pressão o que sua presidente não fez por opção. E Sérgio Machado ainda submete Dilma a uma coreografia constrangedora. Em nota, afirmou que deixa o cargo por 31 dias como um “gesto de quem não teme investigação”. Toda Brasília sabe que o personagem não retornará à poltrona. Mas Dilma se permite frequentar a cena como coadjuvante de uma encenação que prolonga o vexame.

Por quê? Simples. Chama-se Renan Calheiros o padrinho do descalabro. Foi por indicação de Renan que Lula mandou nomear Sérgio Machado para a Transpetro. Deu-se em 2003. Já lá se vão mais de 11 anos. Qualquer criança de cinco anos se espantaria: por que diabos o Renan quer empurrar um afilhado para dentro do organograma da Transpetro?  Tomados por suas ações e inações, Lula e Dilma decerto acharam que era por amor à pátria que Renan patrocinava Machado.

A Transpetro gerencia um programa bilionário de recuperação de sua frota. Envolve a encomenda de 49 navios e 20 comboios de barcaças hidroviárias. Um negócio de R$ 11,2 bilhões. Natural, muito natural, naturalíssimo que o senador Renan quisesse colocar a serviço da nação o talento do amigo Sérgio Machado, hoje uma “vítima de acusações caluniosas”.

Opinião dos leitores

  1. Não tou falando de discurso Luiz. Estou fazendo uma constatação. A CORRUPÇÃO, popularmente conhecida como MALANDRAGEM, tem sido a tônica desde que aqui desembarcaram naus cheias de ladrões, criminosos e prostitutas deportados de Portugal para os "Quintos dos Infernos". Ou vc ainda não percebeu como louvamos em música e prosa o nosso querido "MALANDRO CARIOCA", eternizado no desenho animado de Walt Disney por meio do "ZÉ CARIOCA", e amado na tv com o "DIDI MOCÓ SONRISAL COLESTEROL".
    O tal "JEITINHO BRASILEIRO" de fazer as coisas e sempre procurar "LEVAR VANTAGEM " em tudo que faz, acreditando-se que "O MUNDO É DOS MAIS ESPERTOS", não é o nosso imaginário subjetivo cultural?
    Furar filas, desrespeitar regras, dar propinas, estacionar em lugares proibidos, fazer retornos não permitidos, passar por cima de canteiros, mentir para conseguir benefícios e fugir de responsabilidades… Quer que eu passe o dia enumerando os nossos "DESVIOS" coletivos e individuais diários?
    Pois esses "desvios" são na verdade o que chamamos de CORRUPÇÃO, que começa com pequenas mentirinhas aparentemente inofensivas, do tipo "FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO", ou ainda da famosa forma que julgamos as pessoas e coisas na base dos "DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS".
    No mais Luiz, não estou apoiando o errado e defendendo quem comete crimes. Para sua informação, não sou petista, nem petralha e muito menos ladrão. Sou apenas um brasileiro que vejo a HIPOCRISIA crescer cada dia mais, fingindo-se que existe desvios e Corrupção apenas de um tempo para cá e que somente quem comete são os petistas, quando sabemos que a história é bem outra, ocultada pela grande imprensa que seleciona o que pode ser divulgado e o que não pode. Iludindo muita gente boa que apenas forma opinião por leituras esporádicas e superficiais de Revistas sensacionalistas e jornais mal intencionados com direcionamentos tão claramente observáveis, quanto os do diário do RN chamado de TRIBUNA DO NORTE.
    Não se faça de ingênuo e melhore seus estudos lendo os livros de história, sociologia, ciências políticas e filosofia. Pois com apelidos e críticas pessoais, vc não vai conseguir convencer ninguém de nada e apenas vai provar que os que estão no polo oposto a vc, estã o certos.
    Acorde!
    Aqui no RN, Robinson Farias, sofreu nas mãos da imprensa familiar dominada por Henrique e teve que se agigantar para vencer, da mesma forma que o atual governo e seu partido tem sofrido nesses doze anos sem trégua de um dia sequer…
    Queremos "TODOS" os CORRUPTOS investigados, denunciados, julgados e condenados como os petistas foram. E não apenas eles e mais nenhum…

  2. Tão boa sua memoria quando fala em Carlos Lacerda. Mas esse argumento que a corrupção é endêmica e cultural não era o discurço do LULA quando se candidatou a presidente, e combatia a corrupção. Ou será que ele pedia os votos para os companheiros dele (PETRALHAS) fazer o que está fazendo ? voces Lulistas devia ter vergonha desses argumentos. Ladrões !!!

  3. Dou a mão a palmatória. Carlos Lacerda deixou um legado importante para o Brasil: o legado abjeto da fabricação das crises políticas, da manipulação dos fatos, do denuncismo eleitoreiro, de anticomunismo rasteiro, de uma imprensa que direciona a meia-verdade para os interesses espúrios das classes dominantes, sob os aplausos dos idiotas úteis e alienados de plantão, que ficam gritando bordões e clichês produzidos pela Rede Globo e suas amestradas afiliadas (ISTOÉ, VEJA, ÉPOCA, FALHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, ETC).
    Enquanto isso, não vi um piu ou um ai, quando foi decretado sigilo dos depoimentos do Serra no Cartel dos trens e Metrôs de São Paulo…
    A investigação da queda do JATINHO FANTASMA foi esquecida, foi?
    O MISTÉRIO em relação a desapropriação da terra e construção do aeroporto do Claudio na fazenda do titio, continua sem solução e sem divulgação…
    Ninguém sabe e nem quer saber do processo que sumiu no TCE de MG, presidido pela esposa do senhor Clécio, ex vice governador de Minas Gerais e amigo pessoal de Aécio, além de ser dono daquele instituto de pesquisas chamado VÉRITA… Lembram?
    A SELETIVIDADE E HIPOCRISIA com que a PIG, grande imprensa vem tratando os fatos, as notícias e as pessoas do país, estão levando a um estado de medo, ódio e radicalismo, que poderá assumir níveis de guerra civil. Depois não digam que ninguém avisou…
    Vamos investigar, mas com cautela e respeito a todos os envolvidos, pois há políticos de todos os partidos sendo acusados, precisando se defender e provar suas inocências.
    Deixem de ser inocentes: a CORRUPÇÃO é endêmica e cultural em nosso povo e nação. Combater a CORRUPÇÃO é exigir que todos e não somente os petistas, sejam investigados, julgados e respondam por seus delitos. Pois o PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.

  4. Não posso acreditar que a corrupção descarada do PT seja deixada em segundo, terceiro plano pelos que os elegeram, preferem aceitar tal situação pra não perderem as mordomias que o governo oferece. Parabéns pelas manifestações que não serviram de nada!!! Parabéns pelo governo e engulam os escândalos calados, afinal, vocês quiseram a continuidade deste governo corruPTo. #foradilmaeopt

  5. Aos mamadores de teta de plantão ta saindo um novo programa " MEUS ÓCULOS ,MINHA VIDA " só para enxergar o PETROLÃO acopanhado dos MENSALEIROS.

  6. O leitor abaixo com certeza deve ser um CC do governo……este povo do PT E IGUAL ao pessoal do TELEXFREE…..ELES FICAM CEGOS….SÓ ACREDITAM NA CARTILHA DELES
    EU ESTOU ACHANDO QUE LULA Ė UM NOVO MESIAS.

  7. E quem nomeou o Delator Paulo Roberto Costa? FHC.
    Quem demitiu? Dilma.
    Que casa caiu nada Josias. Não seja um mal perdedor. Não está acontecendo nada que não seja da normalidade dos procedimentos administrativos e políticos. Nada que não seja a regra na condução, indicação e funcionamento da máquina administrativa. Quem é que nomeia "inimigo", "adversários" ou desconhecidos para Ministérios, Secretarias, Presidências ou Chefias?
    Josias é um líder sem povo. Um escriba a soldo que continuará fazendo o que tem feito de melhor nos últimos doze anos::; destilando veneno e interpretando todas as notícias maneira a expor a parte mais negativa para o governo e protegendo a oposição a qualquer custo. Nem que precise aumentar ou mesmo inventar fatos para isso…
    Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alcolumbre pauta projeto com custo bilionário 2 horas após Lula frustrá-lo e indicar Messias ao STF

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Duas horas e quinze minutos após Lula oficializar a indicação de Jorge Messias ao STF, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reagiu pautando uma proposta com grande impacto fiscal. Ele anunciou que colocará em votação, na próxima terça-feira (25), o projeto que regulamenta a aposentadoria especial de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias — uma pauta que estava parada em sua mesa desde outubro.

Alcolumbre afirmou que a medida é uma “prioridade do Parlamento” e beneficia profissionais essenciais do SUS. O custo estimado pelo relator na Câmara, Antonio Brito (PSD-BA), é de R$ 5,5 bilhões até 2030, mas estudo da Confederação Nacional de Municípios projeta impacto bem maior: R$ 21,2 bilhões.

O projeto passou na Câmara com 446 votos e só encontrou resistência do partido Novo. A proposta atende uma categoria historicamente ligada ao PT, o que pressiona parlamentares da esquerda a apoiá-la.

A movimentação de Alcolumbre ocorre após Lula recusar a indicação de Rodrigo Pacheco ao STF — nome defendido pelo próprio Alcolumbre, pelo Centrão e por Gilmar Mendes. O presidente do Senado tentou convencer Lula afirmando que Messias teria dificuldade para ser aprovado e chegou a apresentar um “mapa de votos” mostrando resistência à indicação.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil confirma 16ª morte por intoxicação por metanol

Foto: Agência SP/Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou um novo balanço do surto de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas. Ao total, foram confirmadas 16 mortes e o número de casos registrados chegou a 97, sendo 62 deles confirmados e 35 permanecem em investigação. Mais de 770 suspeitas já foram descartadas pelas autoridades.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 48 confirmações e nove óbitos. Os demais estados com mortes confirmadas são Paraná e Pernambuco, com três cada, e Mato Grosso, com uma. Além das 16 fatalidades, outras 10 mortes seguem em análise, distribuídas entre São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, enquanto outros estados investigam notificações suspeitas.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bombeiros e CIOPAER resgatam mulher ferida em trilha na Serra do Ereré, em Assú

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou uma operação de resgate na Serra do Ereré, no município de Assú, após uma mulher sofrer um acidente durante uma trilha e fraturar a perna esquerda na manhã desta quinta-feira (20).

A equipe de salvamento do quartel de Assú, que já atuava em uma ocorrência de busca na região, foi acionada para prestar o atendimento. O local do incidente apresentava acesso extremamente difícil, exigindo um deslocamento a pé de aproximadamente duas horas até a vítima.

Devido às condições do terreno e ao quadro da mulher, que apresentava fortes dores, a aeronave Potiguar 01 foi acionada para dar apoio ao resgate. Após estabilização e preparação da vítima, o helicóptero realizou o transporte até o Aeródromo de Assú, onde uma ambulância do SAMU já aguardava para realizar o atendimento médico e condução subsequente.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela

Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião monomotor que entrou no espaço aéreo do Brasil a partir da Venezuela na manhã de quarta-feira (19).

O piloto da aeronave, de matrícula adulterada, ignorou as ordens da FAB e um tiro de aviso, pousou em uma pista de terra e fugiu.

Os radares detectaram o avião, que entrou no espaço aéreo brasileiro sobrevoando a Terra Indígena Yanomami, por volta das 7h, segundo a FAB.

Dois caças A-29 Super Tucano foram designados para a interceptação. Os militares determinaram que o avião modificasse a rota para pousar em um local indicado pela FAB, medida considerada de intervenção.

Como o piloto ignorou as ordens, chegou a ser disparado um tiro de aviso, segundo a FAB. “Como o piloto permaneceu irredutível, a aeronave foi reclassificada como hostil e passou a estar sujeita ao Tiro de Detenção”, disse a Força em comunicado.

Em seguida, o piloto pousou numa pista de terra em Surucucu, local dentro da Terra Indígena Yanomami. De acordo com a FAB, uma equipe de helicóptero até o local para isolar a área e verificou que o piloto havia fugido.

Depois, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II neutralizou o avião, que tinha a matrícula adulterada.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento que começou o incêndio na COP30, em Belém

Imagem: reprodução/GloboNews

Veja o momento em que o incêndio começou no pavilhão da África, na COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20).

As informações preliminares são de que o fogo teria começado no estande da comunidade da África Oriental. A Blue Zone, área principal dos países, precisou ser evacuada às pressas e a energia elétrica do espaço chegou a ser parcialmente cortada.

As causas ainda são investigadas pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a organização do evento, ninguém ficou ferido.

Com informações de GloboNews

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Uma semana antes do incêndio na COP 30, ONU alertou em carta para ‘potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica’

Trecho da carta da ONU alertando sobre riscos de segurança | Imagem: reprodução

Em carta com críticas à COP30, a Organização das Nações Unidas alertou para “potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”. Uma semana antes de incêndio, a ONU cobrou ao governo brasileiro uma reação rápida para solucionar falhas de segurança e problemas estruturais que têm afetado o evento.

De três páginas, o documento é assinado pelo chefe da UNFCCC (braço de clima da ONU), Simon Stiell. “Dada a frequência de chuvas em Belém, são necessários reparos urgentes e medidas de impermeabilização para evitar danos futuros e garantir que todas as áreas afetadas permaneçam seguras e operacionais”, completou.

“Durante os recentes episódios de fortes chuvas, diversas áreas do local sofreram inundações significativas. A água entrou pelo teto e pelas luminárias, causando não apenas transtornos, mas também potenciais riscos de segurança devido à exposição elétrica”, relata o documento, assinado por Simon Stiell, chefe da Convenção do Clima da ONU.

Em nota, a Presidência da COP-30 informou que o incêndio está controlado e não deixou feridos. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, acrescentou.

Com informações de GloboNews e Terra

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] INCÊNDIO NA COP30: “Poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas a chance maior é nos lugares que se planejam pior”, diz coordenador do Observatório do Clima

O coordenador de política internacional do Observatório do Clima, Claudio Angelo, comentou as críticas feitas à infraestrutura da Conferência do Clima da ONU, realizada em Belém. Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) no Pavilhão do Países, uma das áreas da Zona Azul da COP, levando à evacuação de todos que estavam presentes no local. A medida significa a paralisação dos trabalhos da COP30.

Para Claudio Angelo, o planejamento de infraestrutura da COP não foi adequado. “É uma fatalidade, poderia ter acontecido em qualquer lugar, mas a chance maior de acontecer é nos lugares que se planejam pior, e a gente não pode dizer que o Brasil fez um planejamento perfeito para essa COP, para essa Zona Azul. O planejamento de infraestrutura não foi adequado”, disse Claudio.

g1

Opinião dos leitores

  1. vergonha mundial !!
    Não conseguiram organizar um evento, o povo incompetente.
    O PT é um tipo de rei midas ao contrário, tudo que toca perde o valor. Basta ter um pouco de inteligência e olhar ao seu redor, mas tem gente que só enxerga com o olho cego.

  2. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”, diz Lula sobre Messias no STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Jorge Messias, nome indicado por ele para ocupar vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), vai continuar cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Lula indicou nesta quinta-feira (20) o atual advogado-geral da União, para a vaga de Luís Roberto Barroso.

“Assinei hoje mensagem ao Senado Federal indicando o nome do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso. Faço essa indicação na certeza de que Messias seguirá cumprindo seu papel na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito no STF, como tem feito em toda a sua vida pública.”, escreveu o presidente numa publicação nas redes sociais.

Agora o indicado vai passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal. Após o interrogatório, o processo segue então para votação no plenário, onde Messias precisa ter pelo menos 41 dos 81 votos dos senadores — maioria absoluta.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PERFIL: Quem é Jorge Messias, indicado de Lula ao STF

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta quinta-feira (20), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Se aprovado pelo Senado, o advogado-geral formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Universidade de Brasília será o terceiro ministro evangélico na história da corte.

Confira o perfil dele

Formação

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias tem mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) e é procurador da Fazenda Nacional desde 200

Posicionamento

Em sua biografia nas redes sociais, Messias se descreve como “Procurador da Fazenda Nacional. Casado com Karina, Pai de Vitória e João Pedro. Confiamos em Deus”.

Religião

Messias é membro da Igreja Batista e esteve recentemente em encontro com outros líderes evangélicos e o presidente. Ele se tornará o terceiro ministro evangélico da história da corte, caso seja aprovado pelo Senado.

Proximidade com Lula

Messias é considerado um dos quadros mais próximos do presidente. Ele integra o núcleo jurídico do PT há mais de uma década e assessorou diretamente Lula durante o período de maior tensão da Operação Lava Jato.

Com informações de InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Esqueceram também de dizer que o “Bessias” tem uma larga experiência como mensageiro.

  2. Parece até indicação de Bolsonaro: um evangélico. Vai acabar votando pela cadeia de Lula em 2029 pra Lula deixar de ser besta e parar de bajular os crentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COP30: Teto de pavilhão atingido por incêndio ficou totalmente destruído pelas chamas

Imagem: Reuters

Uma imagem divulgada pela agência Reuters mostra os estragos causados pelo incêndio que atingiu um pavilhão da COP30, nesta quinta-feira (20), na Zona Azul, em Belém (PA). Não há registro de feridos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito ou por um celular carregando, mas destacou que a causa ainda será investigada. Ele garantiu que o episódio não comprometerá o restante da conferência, prevista para encerrar nesta sexta-feira (21).

Record News

Opinião dos leitores

  1. Lula não consegue controlar incêndio na COP30 que dirá nos biomas da Amazônia, Pantanal, Serrado, Mata Atlântica…
    Na verdade, essa COP30 foi só pra ele e sua gangue queimarem (e roubarem) o dinheiro do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *