Denúncia

PETROLÃO: A casa caiu na Transpetro

Por Josias de Souza

Sob Dilma Rousseff, o governo é a honestidade aparelhada de escândalos. Esse paradoxo se escora em dois fenômenos: a maioria das pessoas é incapaz de reconhecer a honestidade da administração pública. E os gestores públicos são incapazes de demonstrá-la. A dicotomia provoca uma falência ética que acaba de ser escancarada na Transpetro.

Trata-se de uma subsidiária naval da Petrobras. Crivado de suspeitas, seu presidente, o ex-senador Sérgio Machado, tirou licença nesta segunda-feira (3). Fez isso por exigência da PricewaterhouseCoopers, que audita as contas da estatal petroleira. A empresa disse que, com Machado na Transpetro, não assinaria o balanço trimestral da estatal.

O destino ofereceu a Dilma várias oportunidades para mandar Sérgio Machado ao olho da rua. Na penúltima, o Ministério Público Federal denuniou o personagem porimprobidade administrativa em 29 de setembro passado. Acusou-o de fraudar licitação para a compra de oito dezenas de barcaças destinadas ao transporte de etanol. Na ação, ainda pendente de julgmento, a Procuradoria requereu o bloqueio dos bens e o afastamento do mandachuva da Transpetro. E Dilma nem tchum.

Dias depois, em 10 de outubro, veio à luz depoimento não-sigiloso do delator Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Ele declarou à Justiça Federal que recebeu R$ 500 mil em verbas sujas das mãos de Sérgio Machado. Dinheiro proveniente do esquema de cobrança de propinas montado na estatal. Dilma considerou “estarrecedora” a divulgação do depoimento em pleno período eleitoral.

E quanto ao conteúdo das denúncias? Bem, sobre isso a presidente afirmou: “Em toda campanha eleitoral há denúncias que não se comprovam. E assim que acaba a eleição ninguém se responsabiliza por ela. Não se pode cometer injustiças.” Assim, submetida a uma nova oportunidade para livrar-se de Sérgio Machado, Dilma deu de ombros.

Agora, o governo faz por pressão o que sua presidente não fez por opção. E Sérgio Machado ainda submete Dilma a uma coreografia constrangedora. Em nota, afirmou que deixa o cargo por 31 dias como um “gesto de quem não teme investigação”. Toda Brasília sabe que o personagem não retornará à poltrona. Mas Dilma se permite frequentar a cena como coadjuvante de uma encenação que prolonga o vexame.

Por quê? Simples. Chama-se Renan Calheiros o padrinho do descalabro. Foi por indicação de Renan que Lula mandou nomear Sérgio Machado para a Transpetro. Deu-se em 2003. Já lá se vão mais de 11 anos. Qualquer criança de cinco anos se espantaria: por que diabos o Renan quer empurrar um afilhado para dentro do organograma da Transpetro?  Tomados por suas ações e inações, Lula e Dilma decerto acharam que era por amor à pátria que Renan patrocinava Machado.

A Transpetro gerencia um programa bilionário de recuperação de sua frota. Envolve a encomenda de 49 navios e 20 comboios de barcaças hidroviárias. Um negócio de R$ 11,2 bilhões. Natural, muito natural, naturalíssimo que o senador Renan quisesse colocar a serviço da nação o talento do amigo Sérgio Machado, hoje uma “vítima de acusações caluniosas”.

Opinião dos leitores

  1. Não tou falando de discurso Luiz. Estou fazendo uma constatação. A CORRUPÇÃO, popularmente conhecida como MALANDRAGEM, tem sido a tônica desde que aqui desembarcaram naus cheias de ladrões, criminosos e prostitutas deportados de Portugal para os "Quintos dos Infernos". Ou vc ainda não percebeu como louvamos em música e prosa o nosso querido "MALANDRO CARIOCA", eternizado no desenho animado de Walt Disney por meio do "ZÉ CARIOCA", e amado na tv com o "DIDI MOCÓ SONRISAL COLESTEROL".
    O tal "JEITINHO BRASILEIRO" de fazer as coisas e sempre procurar "LEVAR VANTAGEM " em tudo que faz, acreditando-se que "O MUNDO É DOS MAIS ESPERTOS", não é o nosso imaginário subjetivo cultural?
    Furar filas, desrespeitar regras, dar propinas, estacionar em lugares proibidos, fazer retornos não permitidos, passar por cima de canteiros, mentir para conseguir benefícios e fugir de responsabilidades… Quer que eu passe o dia enumerando os nossos "DESVIOS" coletivos e individuais diários?
    Pois esses "desvios" são na verdade o que chamamos de CORRUPÇÃO, que começa com pequenas mentirinhas aparentemente inofensivas, do tipo "FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO", ou ainda da famosa forma que julgamos as pessoas e coisas na base dos "DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS".
    No mais Luiz, não estou apoiando o errado e defendendo quem comete crimes. Para sua informação, não sou petista, nem petralha e muito menos ladrão. Sou apenas um brasileiro que vejo a HIPOCRISIA crescer cada dia mais, fingindo-se que existe desvios e Corrupção apenas de um tempo para cá e que somente quem comete são os petistas, quando sabemos que a história é bem outra, ocultada pela grande imprensa que seleciona o que pode ser divulgado e o que não pode. Iludindo muita gente boa que apenas forma opinião por leituras esporádicas e superficiais de Revistas sensacionalistas e jornais mal intencionados com direcionamentos tão claramente observáveis, quanto os do diário do RN chamado de TRIBUNA DO NORTE.
    Não se faça de ingênuo e melhore seus estudos lendo os livros de história, sociologia, ciências políticas e filosofia. Pois com apelidos e críticas pessoais, vc não vai conseguir convencer ninguém de nada e apenas vai provar que os que estão no polo oposto a vc, estã o certos.
    Acorde!
    Aqui no RN, Robinson Farias, sofreu nas mãos da imprensa familiar dominada por Henrique e teve que se agigantar para vencer, da mesma forma que o atual governo e seu partido tem sofrido nesses doze anos sem trégua de um dia sequer…
    Queremos "TODOS" os CORRUPTOS investigados, denunciados, julgados e condenados como os petistas foram. E não apenas eles e mais nenhum…

  2. Tão boa sua memoria quando fala em Carlos Lacerda. Mas esse argumento que a corrupção é endêmica e cultural não era o discurço do LULA quando se candidatou a presidente, e combatia a corrupção. Ou será que ele pedia os votos para os companheiros dele (PETRALHAS) fazer o que está fazendo ? voces Lulistas devia ter vergonha desses argumentos. Ladrões !!!

  3. Dou a mão a palmatória. Carlos Lacerda deixou um legado importante para o Brasil: o legado abjeto da fabricação das crises políticas, da manipulação dos fatos, do denuncismo eleitoreiro, de anticomunismo rasteiro, de uma imprensa que direciona a meia-verdade para os interesses espúrios das classes dominantes, sob os aplausos dos idiotas úteis e alienados de plantão, que ficam gritando bordões e clichês produzidos pela Rede Globo e suas amestradas afiliadas (ISTOÉ, VEJA, ÉPOCA, FALHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, ETC).
    Enquanto isso, não vi um piu ou um ai, quando foi decretado sigilo dos depoimentos do Serra no Cartel dos trens e Metrôs de São Paulo…
    A investigação da queda do JATINHO FANTASMA foi esquecida, foi?
    O MISTÉRIO em relação a desapropriação da terra e construção do aeroporto do Claudio na fazenda do titio, continua sem solução e sem divulgação…
    Ninguém sabe e nem quer saber do processo que sumiu no TCE de MG, presidido pela esposa do senhor Clécio, ex vice governador de Minas Gerais e amigo pessoal de Aécio, além de ser dono daquele instituto de pesquisas chamado VÉRITA… Lembram?
    A SELETIVIDADE E HIPOCRISIA com que a PIG, grande imprensa vem tratando os fatos, as notícias e as pessoas do país, estão levando a um estado de medo, ódio e radicalismo, que poderá assumir níveis de guerra civil. Depois não digam que ninguém avisou…
    Vamos investigar, mas com cautela e respeito a todos os envolvidos, pois há políticos de todos os partidos sendo acusados, precisando se defender e provar suas inocências.
    Deixem de ser inocentes: a CORRUPÇÃO é endêmica e cultural em nosso povo e nação. Combater a CORRUPÇÃO é exigir que todos e não somente os petistas, sejam investigados, julgados e respondam por seus delitos. Pois o PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.

  4. Não posso acreditar que a corrupção descarada do PT seja deixada em segundo, terceiro plano pelos que os elegeram, preferem aceitar tal situação pra não perderem as mordomias que o governo oferece. Parabéns pelas manifestações que não serviram de nada!!! Parabéns pelo governo e engulam os escândalos calados, afinal, vocês quiseram a continuidade deste governo corruPTo. #foradilmaeopt

  5. Aos mamadores de teta de plantão ta saindo um novo programa " MEUS ÓCULOS ,MINHA VIDA " só para enxergar o PETROLÃO acopanhado dos MENSALEIROS.

  6. O leitor abaixo com certeza deve ser um CC do governo……este povo do PT E IGUAL ao pessoal do TELEXFREE…..ELES FICAM CEGOS….SÓ ACREDITAM NA CARTILHA DELES
    EU ESTOU ACHANDO QUE LULA Ė UM NOVO MESIAS.

  7. E quem nomeou o Delator Paulo Roberto Costa? FHC.
    Quem demitiu? Dilma.
    Que casa caiu nada Josias. Não seja um mal perdedor. Não está acontecendo nada que não seja da normalidade dos procedimentos administrativos e políticos. Nada que não seja a regra na condução, indicação e funcionamento da máquina administrativa. Quem é que nomeia "inimigo", "adversários" ou desconhecidos para Ministérios, Secretarias, Presidências ou Chefias?
    Josias é um líder sem povo. Um escriba a soldo que continuará fazendo o que tem feito de melhor nos últimos doze anos::; destilando veneno e interpretando todas as notícias maneira a expor a parte mais negativa para o governo e protegendo a oposição a qualquer custo. Nem que precise aumentar ou mesmo inventar fatos para isso…
    Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Sikêra Jr é condenado por discurso homotransfóbico em programa

Foto: Reprodução

O apresentador José Siqueira Barros Júnior, conhecido como Sikêra Jr, foi condenado à prisão por discurso homotransfóbico, crime equiparado ao racismo, por falas em um programa realizado em junho de 2021.

A decisão, divulgada nesta terça-feira (28), atende pedido do MPF (Ministério Público Federal), que denunciou Sikêra Jr por falas discriminatórias contra a comunidade LGBTQIA+ durante a exibição do programa “Alerta Nacional”, em 25 de junho de 2021.

Segundo o MPF, o programa foi exibido em rede nacional e as falas do apresentador foram replicadas em plataformas digitais. Na ocasião, ele criticou uma campanha publicitária de uma rede de fast-food, que celebrava a diversidade das famílias brasileiras, especialmente aquelas formadas por casais homoafetivos.

A Justiça condenou Sikêra Jr a três anos e seis meses de reclusão, além do pagamento de cem dias-multa, no valor de cinco salários mínimos por cada dia. Por preencher requisitos legais, a pena privativa de liberdade foi substituída pelas seguintes medidas:

prestação de serviços à comunidade;
uma hora de serviço por dia de condenação;
pagamento de prestação pecuniária equivalente a 50 salários mínimos, a ser destinada a instituições voltadas à proteção da comunidade LGBTQIA+;
Na denúncia, o órgão acusatório sustentou que o apresentador extrapolou a liberdade de expressão e de crença ao utilizar expressões ofensivas, como “raça desgraçada”, e associar, de forma falsa e generalizada, a homossexualidade a crimes como pedofilia e abuso infantil, desvio moral e ameaça à família.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fachin avalia como avanço debate sobre criação de código de conduta no STF

Foto: Antonio Augusto/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, considera positivo o fato de o debate sobre a adoção de um código de conduta para ministros de tribunais superiores ter ganhado força dentro e fora da Corte. Para ele, a simples ampliação da discussão sobre regras éticas já representa um avanço institucional, mesmo diante de resistências internas à proposta.

A iniciativa é uma das principais bandeiras da gestão de Fachin no comando do STF e ganhou novo fôlego após críticas envolvendo a atuação de ministros em casos sensíveis, como o do Banco Master. Embora não haja consenso para a aprovação imediata do código, Fachin tem defendido que o tema seja amadurecido com cautela, especialmente em um ano eleitoral, quando as instituições tendem a ficar mais expostas.

Segundo o presidente do Supremo, há uma minoria contrária à ideia de forma definitiva, enquanto a maioria dos ministros avalia que o debate é legítimo, mas entende que o momento exige prudência. Fachin afirma que prefere conduzir o processo de forma gradual, buscando convergência e evitando decisões precipitadas, sem abrir mão da necessidade de discutir mecanismos de autocontenção no Judiciário.

O ministro também tem ressaltado que, caso o STF não avance internamente na definição de parâmetros de conduta, há o risco de interferências externas no funcionamento da Corte. Para Fachin, fortalecer regras claras e debatidas internamente é essencial para preservar a autonomia do tribunal, garantir segurança jurídica e reforçar a credibilidade das decisões perante a sociedade.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seca coloca RN no topo do Nordeste em número de municípios em emergência

Foto: Assecom/Governo do RN/Divulgação

O Rio Grande do Norte enfrenta hoje o cenário mais crítico do Nordeste em relação à estiagem. Dados da Defesa Civil estadual, com base no monitoramento da Agência Nacional das Águas (ANA), apontam que 131 municípios potiguares — o equivalente a 78,4% do total — estão em situação de seca grave ou extrema. Desses, 126 já possuem decreto de emergência reconhecido pelo Governo Federal, o que coloca o Estado como o segundo do país com mais cidades nessa condição, atrás apenas de Minas Gerais.

Segundo a Defesa Civil do RN, o avanço da seca extrema é o principal fator de agravamento do quadro. Atualmente, mais da metade dos municípios do Estado está classificada nessa categoria, enquanto outros enfrentam seca grave. Parte das cidades em situação crítica ainda não teve o reconhecimento federal por não formalizar o pedido, o que dificulta o acesso a recursos e ações emergenciais coordenadas em nível nacional.

Para amenizar os impactos, ações como a Operação Carro-Pipa, distribuição de cestas básicas e antecipação de benefícios sociais têm sido intensificadas. Somente no RN, mais de 250 mil famílias foram incluídas em medidas emergenciais, além do atendimento a dezenas de milhares de pessoas na zona rural por meio do abastecimento de água. O governo estadual também cita obras estruturantes e apoio ao setor agropecuário como parte da estratégia de enfrentamento.

Entidades representativas do campo, no entanto, avaliam que as medidas ainda são insuficientes diante da gravidade e da recorrência da estiagem. Federações ligadas à agricultura e aos municípios defendem ações mais estruturantes e planejamento de longo prazo para reduzir a dependência de soluções emergenciais, alertando para perdas na produção agrícola, na pecuária e impactos diretos na segurança alimentar da população potiguar.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo minimiza impacto do Master para Lula: “Não é Pix, nem INSS”

Foto: Vinícius Schimidt/Metrópoles

Integrantes do Palácio do Planalto e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que o escândalo envolvendo o Banco Master não deve causar desgaste relevante à imagem do petista nem interferir diretamente em um eventual projeto de reeleição. A leitura interna é de que o caso não tem apelo popular suficiente para mobilizar o eleitorado contra o governo.

A informação é da colunista Milena Teixeira, do Metrópoles. Segundo auxiliares de Lula, crises que mexem diretamente com o bolso ou com serviços essenciais, como as polêmicas envolvendo o Pix ou problemas no INSS, têm potencial muito maior de impacto eleitoral. Na comparação, o caso Master seria visto como mais restrito aos bastidores políticos e jurídicos, sem alcançar a base social do presidente.

Aliados ponderam ainda que investigações envolvendo diretamente membros da família do presidente, como eventual avanço de apurações sobre Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, teriam repercussão bem mais sensível do que as conexões políticas que vêm sendo reveladas no escândalo bancário.

Outro argumento citado nos bastidores é que o alcance do caso Master não se limita ao entorno do governo federal. Nomes do Centrão e da oposição também aparecem entre os alvos das investigações, o que, na avaliação de governistas, dilui o desgaste político e reduz a capacidade do episódio de ser explorado eleitoralmente contra Lula.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

América e Potyguar Seridoense são denunciados por relacionar jogadores irregulares e podem perder pontos no Estadual

Foto: América FC

América e Potyguar Seridoense foram denunciados por supostas irregularidades na utilização de atletas durante o Campeonato Potiguar. A informação foi divulgada com exclusividade pela 96 FM, no programa Jogo Rápido, exibido na noite desta quarta-feira (28), e pode provocar mudanças significativas na tabela da competição.

O caso mais grave envolve o América. O clube é acusado de ter relacionado o lateral Elias em três partidas do Estadual sem que o atleta tivesse contrato profissional devidamente registrado. De acordo com as informações, o jogador apareceu nas súmulas dos confrontos contra Potyguar Seridoense, Globo FC e Laguna, mesmo sem vínculo formal, o que fere o regulamento da competição e as normas da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

A legislação desportiva é clara quanto à utilização de atletas em situação irregular. Caso a denúncia seja acolhida e a infração confirmada, o América pode ser punido com a perda de seis pontos por partida em que o jogador foi relacionado, além da anulação dos pontos obtidos nos jogos. Na prática, o clube corre o risco de sofrer um desconto de até 18 pontos no Campeonato Potiguar, cenário que pode alterar completamente sua posição na classificação e até comprometer sua permanência no torneio.

Já o Potyguar Seridoense também foi denunciado por situação semelhante. Segundo a apuração, o clube teria relacionado de forma irregular os atletas Toró e Fabrício. Ambos já teriam completado 20 anos de idade e, ainda assim, foram inscritos sem contrato profissional válido. Cada jogador foi relacionado em duas partidas da competição, o que pode resultar em punições adicionais ao clube do Seridó.

O caso agora deve ser analisado pelos órgãos competentes da Justiça Desportiva. As denúncias serão julgadas com base no regulamento específico do Campeonato Potiguar e no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Até que haja uma decisão oficial, os clubes seguem aguardando o desdobramento do processo, que promete gerar forte repercussão nos bastidores do futebol potiguar.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criança de 4 anos morta em atentado em São José de Mipibu é identificada como Maria Hadassa

Foto: Reprodução

Uma criança de quatro anos, identificada como Maria Hadassa, morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo durante um ataque ocorrido na noite desta quarta-feira (28), na região do Bosque das Colinas, área que fica entre os municípios de São José de Mipibu e Parnamirim, na Grande Natal. A vítima chegou a ser levada para atendimento médico, mas não resistiu.

Além da menina, outras duas pessoas da mesma família morreram ainda no local: um adolescente de 17 anos e uma mulher. Dois homens também foram baleados na ação criminosa e socorridos com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim.

Informações preliminares da Polícia Militar apontam que quatro suspeitos chegaram ao imóvel em duas motocicletas. Eles teriam chamado uma das pessoas que estava na residência e, logo em seguida, iniciado os disparos. Os criminosos entraram na casa e atiraram contra os moradores.

Equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizaram os procedimentos periciais e deram início às investigações para apurar a motivação do crime e identificar os autores do ataque.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BC autorizou sócio do Banco Master mesmo com contas bloqueadas por suspeita de corrupção

Foto: Reprodução via instagram/@mauricioaquadrado

O empresário Maurício Quadrado, que foi sócio do Banco Master entre 2020 e 2024, recebeu autorização do Banco Central para ingressar na instituição mesmo tendo ativos financeiros congelados na Suíça por suspeitas de corrupção ligadas às operações Sépsis e Cui Bono, desdobramentos da Lava Jato. As contas ficaram bloqueadas entre 2018 e 2022, período anterior e concomitante à sua aprovação como acionista qualificado do banco.

Para obter aval do BC, acionistas com influência na gestão precisam passar por análise de idoneidade moral, reputação e origem de recursos. Ainda assim, Quadrado foi autorizado durante a gestão de Roberto Campos Neto à frente da autoridade monetária. O Banco Central não comentou o caso. Segundo especialistas, a existência de inquéritos ou bloqueios judiciais não impede automaticamente a aprovação, cabendo ao BC avaliar o risco institucional.

Quadrado foi citado em delação premiada de Roberto Madoglio, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, que afirmou ter recebido propinas após a liberação de recursos do FI-FGTS. Autoridades suíças identificaram transferências que somam cerca de US$ 3,5 milhões atribuídas a Quadrado para offshores ligadas ao delator, o que motivou o bloqueio de contas no exterior.

A defesa do empresário nega irregularidades, afirma que o inquérito foi trancado e sustenta que as transações não tinham relação com a Caixa. Em 2022, o Superior Tribunal de Justiça determinou a liberação dos valores bloqueados, após a investigação não resultar em denúncia formal dentro do prazo legal.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fechamento do INSS pega segurados de surpresa e gera protestos em todo o Brasil

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

A paralisação dos atendimentos do INSS nesta quarta-feira (28) provocou reclamações de aposentados, pensionistas e beneficiários em diversas regiões do país. Quem foi às agências encontrou portas fechadas, sem aviso visível sobre a suspensão dos serviços, o que resultou em filas, deslocamentos inúteis e muita insatisfação.

A reportagem é do Jornal Nacional. Casos se repetiram em estados como Mato Grosso do Sul e Amazonas. Em Manaus, uma mãe viajou por horas para levar a filha com autismo a uma reavaliação e teme perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Já em Dourados, aposentados relataram que só souberam da paralisação após orientação de funcionários para retornarem na próxima semana.

A suspensão começou na noite de terça-feira (27) e segue até domingo (1º), atingindo atendimentos presenciais, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o órgão, a interrupção ocorre por causa de uma atualização dos sistemas da Dataprev. O INSS afirma que os segurados foram avisados previamente, mas reconhece falhas na comunicação.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, garantiu que quem perdeu agendamento terá prioridade a partir da próxima semana e anunciou um mutirão de atendimentos no fim de semana seguinte, em 7 de fevereiro. Os serviços devem ser retomados normalmente na segunda-feira, quando as agências voltam a funcionar.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Oposição mira família de Toffoli e pede convocação de irmãos à CPI do Crime Organizado

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Senadores da oposição protocolaram nesta quarta-feira (28) requerimentos para convocar irmãos do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), à CPI do Crime Organizado. A iniciativa partiu de Carlos Portinho (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que querem esclarecimentos sobre possíveis vínculos com atividades investigadas pela comissão.

Os parlamentares pedem a oitiva de José Carlos Dias Toffoli e José Eugênio Dias Toffoli, além do primo do ministro, Mario Umberto Degani, e do advogado Paulo Humberto Barbosa. Para que as convocações avancem, os requerimentos ainda precisam ser pautados, votados e aprovados pelo colegiado da CPI.

Nos pedidos, os senadores citam que investigações nacionais e internacionais apontam a exploração de jogos de azar ilegais como prática frequentemente associada à lavagem de dinheiro. O foco recai sobre o Resort Tayayá, empreendimento que já pertenceu aos irmãos e ao primo de Toffoli e que passou a ser alvo de questionamentos após reportagens apontarem a presença desse tipo de atividade no local.

O resort entrou no radar da oposição em meio às apurações sobre fraudes envolvendo o Banco Master. Embora o controle do empreendimento tenha sido transferido no fim do ano passado, a operação ocorreu por meio de um fundo administrado por uma instituição investigada no mesmo contexto, o que, segundo os senadores, reforça a necessidade de esclarecimentos à CPI.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Planalto aposta em novo diálogo entre Lula e Alcolumbre para destravar nomeação ao STF

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter, nos próximos dias, uma nova conversa com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para tratar da indicação do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa no Palácio do Planalto é de que o encontro destrave de vez o processo.

Embora Lula tenha anunciado o nome de Messias para a vaga no Supremo ainda no fim de novembro, o governo optou por não enviar a indicação oficialmente ao Senado diante da resistência inicial de Alcolumbre. Sem a mensagem formal, a Casa não pode marcar a sabatina do indicado.

No fim de dezembro, os dois já haviam tratado do assunto em uma conversa reservada, mas interlocutores do Planalto avaliam que um novo encontro é necessário para alinhar os próximos passos. “Estamos aguardando essa conversa para avançar na definição da data da sabatina”, disse, sob reserva, um auxiliar próximo ao presidente.

Alcolumbre passou as últimas semanas no Amapá, seu principal reduto eleitoral, e a expectativa é de que retorne a Brasília até o fim de semana. O Congresso Nacional retoma oficialmente os trabalhos na próxima semana, o que aumenta a pressão para que a indicação avance.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *