Diversos

PM que adquiriu transtorno afetivo bipolar será indenizado pelo Estado

 A juíza Francimar Dias Araújo da Silva, condenou o Estado do Rio Grande do Norte a pagar uma indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, mais juros e correção monetária, a um Policial Militar em razão deste ter adquirido transtorno afetivo bipolar em razão do exercício da função que exercia, tornando-o incapaz definitivamente para o serviço ativo, conforme fartamente constatado pela própria Administração.

Na ação, o autor informou que é servidor público estadual vinculado aos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, na qualidade de soldado desde o ano de 2004. Alegou que há mais de seis anos vem se submetendo a intensos tratamentos psiquiátricos que, inicialmente, emanaram da síndrome do pânico, mas que no decorrer do tempo constatou-se a presença de várias outras mazelas do gênero, as quais se desencadearam durante o serviço ativo militar e pela maciça utilização de remédios e afins.

Argumentou que desde então encontra-se em efetivo tratamento da enfermidade psíquica, que se manifesta como depressão e ansiedade exacerbada, conforme laudo médico expedido pela Junta Policial Militar de Saúde, de 06 de junho de 2011, que atesta que seu estado clínico compatível com o CID – F31 (transtorno afetivo bipolar).

Ele disse que já havia sido dispensado pela Junta Militar Policial de Saúde das atividades de educação física, instrução e serviço ostensivo, noturno e de guarda, sendo, ainda, proibido de portar arma de fogo e de participar do regime de escala de serviço, bem como, licenciado em várias oportunidades para tratamento de saúde, assegurando ao praça unicamente o dever de trabalho administrativo perante a corporação militar.

Mesmo após tal enfermidade e as limitações médicas impostas pela corporação militar, exerceu sua função administrativa perante o Presídio Estadual de Parnamirim, localidade de alta periculosidade, dado ao contato contínuo com vários infratores e marginais que se encontram recolhidos em tal estabelecimento prisional.

Inadequação

Em que pese o fato de estar designado para trabalho meramente administrativo, encontrava-se com o mesmo nivelamento psíquico incompatível com as atribuições militares, ainda mais estando lotado em Presídio Estadual onde estão abrigados diversos delinquentes, refletindo uma inadequação total frente ao seu tratamento psíquico.

Em 12 de março de 2008 foi pedido ao Diretor de Saúde da PM a inspeção e reforma do autor, pela Junta Médica de Saúde da Polícia Militar, e diante de sua inércia, ingressou com medida judicial pleiteando tal direito, o qual foi reconhecido em decisão colegiada na Apelação Cível nº 2010.007591-2.

O pleito de reforma da praça foi novamente apreciado administrativamente pela Junta Médica da PM/RN no mês de junho de 2011, cujo parecer médico atestou expressamente a incapacidade definitiva para exercer as atividades de Policial Militar, não podendo prover meios para sua subsistência, devido à patologia catalogada no CID F 31 (Transtorno afetivo bipolar) a contar de 06 de junho de 2011. A Ata de Inspeção de Saúde exarada na Sessão nº 063.1/2011 comprovou a necessidade de reforma da praça, bem como a sua isenção de imposto de renda;

A magistrada considerou a responsabilidade objetiva do Estado no caso, assim como o fato de que o Estado não conseguiu comprovar a ausência de culpa de sua parte. Ela constou nos autos a vasta ratificação médica, inclusive pela própria Administração, descrevendo a enfermidade que acomete o autor e sua relação de causa e efeito com o trabalho que exercia, sendo, pois, necessária sua reforma por se tratar de incapacidade definitiva para o serviço ativo da Polícia Militar.

Processo nº 0802138-52.2012.8.20.0001
TJRN

Opinião dos leitores

  1. Essa instituição de 9 mil pessoas não tem psicólogos e psiquiatras? se fosse uma empresa privada era obrigada a ter em seus quadros tais profissionais. Ou ser humano é lixo? O Estado indeniza em 15 mil e o cara leva para o resto da vida um problema. Depois aparece tocando fogo em viatura ou tentando pular de viaduto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: O mês ainda não acabou, mas seu salário já acabou? O seu poder de compra foi destruído pelo atual governo”, questiona Flávio Bolsonaro

Durante o debate transmitido pela TV Globo nesta sexta-feira (23), o senador Flávio Bolsonaro (PL) direcionou críticas à condução da economia pelo atual governo, questionando os eleitores sobre a perda do poder de compra e o esgotamento do salário mínimo antes do final do mês.

“O seu salário já acabou? O seu poder de compra foi destruído pelo atual governo porque ele gasta tanto, joga a taxa de juros lá em cima e puxa a sua dívida junto”, afirmou o candidato durante fala no primeiro bloco dedicada à Região Sudeste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] DEBATE DA GLOBO: “Dá com uma mão e tira com os nove dedos”, Flávio Bolsonaro critica governo Lula


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Durante o debate da TV Globo realizado nesta sexta-feira (23), o senador Flávio Bolsonaro (PL) direcionou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), argumentando que o governo federal concede ganhos financeiros à população, mas acaba recolhendo parte expressiva dos recursos por meio de tributos.

“Não adianta nada o salário mínimo de R$ 1,6 mil se você dá com uma mão e tira com os nove dedos”, declarou o candidato durante o confronto político.

O embate ocorreu logo após Lula questionar o adversário a respeito de uma proposta de tarifa zero no transporte público destinada aos fins de semana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

UFRN investigará causas de incêndio que atingiu vegetação perto da Reitoria

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que irá investigar o incêndio que atingiu as imediações do prédio da Reitoria, no início da noite desta sexta-feira (23).

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado rapidamente e conseguiu controlar as chamas no local. Apesar do susto e dos danos provocados à vegetação da área afetada, a instituição confirmou que não houve registro de pessoas feridas nem prejuízos às estruturas físicas dos prédios próximos.

Em nota oficial, a administração da UFRN informou que adotará todas as medidas cabíveis, em articulação com os órgãos competentes, para apurar as circunstâncias e determinar o que provocou o fogo. A universidade também reafirmou seu compromisso com a segurança da comunidade acadêmica e com a preservação do patrimônio ambiental e público.

Confira a nota da UFRN na íntegra abaixo:

Um incêndio atingiu uma área de vegetação no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas imediações do prédio da Reitoria, no início da noite desta sexta-feira (23).

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado rapidamente e conseguiu controlar as chamas no local. Apesar do susto e dos danos provocados à vegetação da área afetada, a instituição confirmou que não houve registro de pessoas feridas nem prejuízos às estruturas físicas dos prédios próximos.

Em nota oficial, a administração da UFRN informou que adotará todas as medidas cabíveis, em articulação com os órgãos competentes, para apurar as circunstâncias e determinar o que provocou o fogo. A universidade também reafirmou seu compromisso com a segurança da comunidade acadêmica e com a preservação do patrimônio ambiental e público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Cármen Lúcia nega pedido da campanha de Lula para transporte interestadual gratuito no 2º turno

Foto: Sergio Lima/Bloomberg via Getty Images

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira (23) o pedido feito pela coligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para estender a gratuidade do transporte público às linhas interestaduais no segundo turno das Eleições 2026.

Na avaliação da magistrada, a ampliação pretendida de última hora era inviável por falta de tempo hábil para a organização operacional junto aos órgãos reguladores e tribunais regionais de todo o país, mantendo válidas as regras já estabelecidas para o pleito deste domingo (25).

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“O Brasil tem dois caminhos: o da prosperidade ou da continuidade de tudo errado”, diz Flávio Bolsonaro ao chegar na Globo

Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL) chegou aos estúdios da TV Globo pouco antes das 20h desta sexta-feira (23) para o confronto final do segundo turno das Eleições 2026. Em rápida conversa com a imprensa na chegada, o candidato do PL destacou a expectativa positiva para o debate e falou sobre a escolha do eleitor.

Flávio enfatizou que o país está diante de duas alternativas bem claras: a retomada da prosperidade ou a continuidade do projeto petista, que amargou os últimos quatro anos.

“Eu espero mais uma vez mostrar aos brasileiros que as nossas propostas são as melhores, que o Brasil tem dois caminhos para escolher: o da prosperidade com a gente ou o da continuidade de tudo errado que tá aí, que piorou a vida de milhões de brasileiros em 4 anos. Vamos ter uma boa oportunidade ali para mais uma vez mostrar que o Brasil vai vencer”, declarou o senador.

Com informações do Portal Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Vorcaro dava ordens para barrar notícias negativas sobre Hugo Motta, Arthur Lira e Ciro Nogueira

Reprodução Terra

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, mostram que o banqueiro dava ordens para veículos de comunicação sob sua influência evitarem publicações negativas sobre políticos como Hugo Motta (Republicanos-PB), Arthur Lira (PP-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI).

Em setembro de 2024, Vorcaro escreveu ao empresário Flávio Carneiro, dono do site PlatôBR, que notícias envolvendo os três parlamentares não poderiam ser publicadas sem seu conhecimento. Em outra mensagem, exigiu a retirada de uma publicação sobre Lira e determinou que conteúdos críticos a Motta fossem barrados.

As conversas também indicam que Vorcaro buscava pautas favoráveis aos aliados políticos. Em julho de 2025, pediu que fossem produzidas matérias positivas sobre Hugo Motta, afirmando que o deputado estava sendo atacado “injustamente”.

Segundo reportagem do Estadão, o banqueiro também interferia em conteúdos do portal Metrópoles, discutindo pautas, alterações e retirada de textos diretamente com a CEO, Lilian Tahan. Procurados, Motta e Ciro Nogueira não se manifestaram. Arthur Lira negou proximidade com Vorcaro e afirmou que nunca trocou mensagens ou fez pedidos ao banqueiro.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] INCÊNDIO: Bombeiros combatem fogo em área de vegetação na UFRN


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foi acionado na noite desta sexta-feira (23) para combater um incêndio em uma área de vegetação seca no perímetro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

As informações preliminares apontam que o foco está nas proximidades do Centro de Biociências. Segundo o CBMRN, não há risco de danos a edificações ou pessoas.

As equipes permanecem no local para controlar as chamas. Até a publicação desta matéria, os bombeiros informaram que não havia indícios de que o incêndio tivesse sido provocado por ação criminosa.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

SOB SUSPEITA: TCU mira licitação milionária vencida por empresa de Vorcaro após Governo inflar teto em 52%

Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu apuração para investigar uma licitação da administração federal vencida por uma empresa ligada ao empresário Daniel Vorcaro. O contrato entrou no radar dos auditores após o governo aplicar um reajuste suspeito de 52% no preço máximo permitido para a concorrência — salto que viabilizou a vitória da companhia.

A elevação repentina do teto financeiro acendeu o sinal vermelho no órgão de controle por indícios de sobrepreço e direcionamento do certame. A nova investigação complica ainda mais a situação do empresário em Brasília, ampliando o cerco sobre seus contratos com a máquina pública e exigindo explicações dos órgãos envolvidos no aumento milionário da fatura.

Com informações da Revista Oeste 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

XERIFE LULA: Presidente diz que regulamentará redes sociais “doa a quem doer”

Foto: Ricardo Stuckert

Durante entrevista ao SBT, o presidente Lula (PT) afirmou que pretende avançar na regulamentação das redes sociais no Brasil e declarou que a medida será adotada “doa a quem doer”.

Lula argumentou que a proposta não representa censura, mas a criação de regras para as plataformas digitais. Segundo o presidente, as leis aplicadas à vida real também devem valer no ambiente virtual.

A regulamentação das grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs, integra a agenda do governo federal. Lula também criticou a disseminação de informações falsas e defendeu que as redes não estimulem o ódio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Presença da ex com medida protetiva barra Janones do debate da Globo

Ricardo Stuckert

O deputado federal André Janones (Rede/Psol-MG) não acompanhará Lula no debate presidencial da Rede Globo nesta sexta-feira (23). Segundo o senador Camilo Santana (PT-CE), integrante da campanha petista, a ausência já estava prevista desde o início.

Mas o motivo da ausência pode não ser a mobilização digital. Segundo a CNN Brasil, o PL teria convidado Leandra Guedes, prefeita de Ituiutaba e ex-esposa de Janones, que possui uma medida protetiva contra o deputado, para acompanhar o debate na plateia ao lado da equipe de Flávio Bolsonaro. Ela ainda não confirmou se participará do evento.

Janones fará uma transmissão ao vivo durante o confronto para verificar as declarações dos candidatos e mobilizar o chamado “Exército do Lula”, grupo digital que reúne cerca de 9,8 milhões de participantes no WhatsApp.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *