Jornalismo

POLÊMICA: reportagem de capa da Tribuna sobre o HUB repercute

Capas

Por O Potiguar

A capa do jornal Tribuna do Norte desta sábado (19) chamou atenção dos mais antenados. Na semana em que a latam falou sobre vantagens e desvantagens do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará na disputa pelo Hub, centro de conexões, a TN usou sua capa para enfatizar uma suposta desvantagem do próprio RN. Enquanto isso, o Diário de Pernambuco e o O Povo, periódico cearense, ressaltaram aspectos positivos de seus respectivos estados. A linha editorial é completamente distinta da Tribuna do Norte em relação aos demais.

Abrigar o Hub da Latam trará aproximadamente 10 mil empregos e adicionará a nossa economia cerca de 7,1 bilhões de reais, conforme estudos publicizados pela companhia aérea.

DO BLOG: A capa da Tribuna do Norte de ontem(Sábado 19), não vai definir quem irá levar a melhor na disputa pelo HUB, mas a reportagem mostram detalhes do relatório técnico da consultoria contratada pela TAM, e da destaque na CAPA do jornal da família alves, para o principal ponto negativo apresentado no relatório, que é o maior custo para implantar o HUB no RN em relação aos concorrentes.  O fato é que a reportagem causou muita polêmica nas redes sociais na tarde de sábado e na manhã deste domingo no RN e até nos estados vizinhos, e também nos grupos de whattsapp. Será que aquela frase famosa do Jornalista Cassiano Arruda está em voga? “No RN se gasta 200 para evitar que outro 20”

Opinião dos leitores

  1. Enquanto não se define o porto do aeroporto, Lan, Tam e LATAM vão adquirindo benefícios, e incentivos fiscais. E as três empresas reunidas ou separadas, não tem a mínima ideia onde vão atracar seus navios voadores.

  2. Concordo quando se fala que devemos desmontar o palanque, pois não visualizo nenhum vencedor nas ultimas eleições, e sim um perdedor que é o RN, quanto ao aeroporto muito me admira porque só se via falar que não prestava pra nada, hoje leva vantagem sobre vários aspectos sobres outros estados.

  3. Penso que não precisamos levar tanto a sério, o jornal apresentou um fato jornalístico ao estilo Folha de São Paulo, e pelo visto, teve sucesso em repercutir. Se o custo do investimento inicial em NAT é mais alto, isso é um fato, vamos em frente. Todavia, não vejo porque a preocupação. É evidente que os custos de instalação serão considerados, mas é preciso ter em conta duas coisas: primeiro a dimensão desse custo, segundo, como a própria Presidente da TAM afirmou, serão considerados o custo de instalação (sobretudo) o custo operacional, custo este em que NAT (SGSB) tem vantagem permanente sobre FOR e REC. (1) Sobre a dimensão desse investimento é preciso dizer que um Airbus A330, que faz vôos internacionais, custa 220 milhões de dólares. A um câmbio de 3,50 fica por R$ 770 milhões. Um só avião é mais caro que o investimento em qualquer um dos aeroportos, e serão pelo menos 20 aviões desses para um vôo diário aos destinos europeus, ou seja, algo como R$ 15 bilhões quando em operação em plena escala, o chamado Full Scale Hub. (2) A outra questão é o custo operacional. Pelos meus cálculos, com a vantagem de custo de combustível de NAT sobre FOR em 2% e sobre REC em 4%, a diferença do investimento a mais em NAT se paga em 2 anos em relação a FOR, e em 4 anos em relação a REC. A partir daí, em NAT é só lucro. E ainda há um aspecto fundamental, o porte atual do terreno do aeroporto de NAT o qualifica para atender uma demanda futura praticamente ilimitada, podemos chegar 100 milhões de passageiros por ano e até mais, algo impossível para FOR e NAT. O hub em São Gonçalo é não apenas melhor no curto prazo, mas muito superior no longo prazo. Natal caminha para ser a Dubai da América do Sul. Quem tiver interesse em saber mais, veja essa minha contribuição: https://goo.gl/gtgG5l

    1. Rubens, muito boa sua colocação.
      Acredito também que será uma grande oportunidade para o RN, lógico que junto com o bônus vem o ônus também.

    2. Prof., vc esquece de detalhes importantes. O custo do voo EUR/NAT ou USA/FOR pode até ser menor q em rec, e as escalas? Como o hub vai ser de escalas regionais(eh o q a tam está mostrando até agora) e a demanda maior eh ssa, rec e depois for, o custo menor fica numa localização mais centralizada entre as 3. Isso talvez explica o fato de rec ter voo sem pra Miami, lisboa, África, etc e nat não vejo nenhum. Eu vejo custo total (trajeto até o Brasil + escalas regionais) ser menor em rec. Por ser influente nas outras capitais. Faca uma conta rápida, num voo lisboa até aqui no NÉ, uns 30% da demanda fica em rec, outros 25 em ssa, outros 20 em for, o resto distribui nas outras capitais. O custo das escala vai ser menor de rec até os outros destinos pelas distâncias médias menores. Vc só não diz isso. Esse Serpro em nat, ele pode no futuro sim, disputar escalas de vooo argentinos, chilenos, etc com GRU. Aí eh ouro perfil de hub, e não esse da tam

    3. Prof. Rubens Ramos li seu relatório e gostaria de fazer alguns questionamentos.
      Desde já o parabenizo pelas informações fundamentadas, num assunto tão complexo como este e que está mexendo com os nervos de todo os nordestinos.
      Esse HUB servirá para ligações do NE com Europa, Américas do Sul, Central e do Norte, África, Ásia e Oceania.
      Seu estudo trata apenas da Europa e é nesse destino que faço os questionamentos.
      Todos nós sabemos que NAT é mais perto da Europa que FOR ou REC, mas não sabia o quanto isso representava em vantagem. Graças ao seu estudo agora eu sei.
      Considerando o custo de combustível em relação ao custo total da passagem, sair de NAT é 0,6% mais barato que em FOR e 1,2% que em REC.
      Isso é uma excelente vantagem pra NAT!
      Mas…
      Caso a TAM escolha NAT, segundo estudos da Oxford, ela vai faturar cerca de 10% a menos que em REC.
      Vou tentar explicar o porque.
      O nobre professor considerou apenas o segundo trecho da viagem (aquele do HUB ao destino).
      Só que no primeiro trecho (aquele da origem pro HUB), tem vantagem a cidade que possui maior demanda para o transporte de cargas e/ou pessoas.
      É por esse motivo que São Paulo é o principal HUB do Brasil.
      É por esse motivo que, para alguns destinos na Europa, nós nordestinos temos que descer a São Paulo e depois subir pra Europa.
      O maior custo num avião são poltronas e bagageiros vazios.
      Por exemplo:
      Supondo que uma pessoa more em Recife e tenha como destino a cidade de Berlim (Alemanha), temos o seguinte custo (conforme o local de instalação do HUB):
      . NAT/Berlim – R$ 2.000,00
      . REC/Berlim – R$ 2.024,00 (custo 1,2% maior)
      Mas se estiver em REC ainda se tem o custo do trecho pra NAT.
      Vamos supor que este trecho fique em R$ 200,00 (pode até ser um valor menor que este, mas será impossível ser um valor menor que a diferença de R$ 24,00 equivalente ao 1,2%).
      Isso vai encarecer em mais 10% o custo total do futuro passageiro.
      Por esse custo maior, muitas empresas/pessoas podem desistir de enviar suas cargas/pessoas pelo HUB pois o valor final ficaria mais dispendioso.
      Quando dou exemplo do aeroporto dos Guararapes me refiro ao atual líder em movimento de cargas e o segundo em passageiros no NE.
      O mesmo raciocínio serve para passageiros de capitais como João Pessoa, Maceió, Aracaju e Salvador, ou seja, o primeiro trecho é mais perto e consequentemente mais barato de se enviar por REC que por NAT.
      Estou apenas tentando enriquecer o debate e acredito que todas as três concorrente estão no páreo e a menor diferença vai ser fundamental na escolha da TAM.
      Um grande abraço!

  4. Henrique Alves ainda nao esqueceu a derrota sofrida para Robinson Faria na disputa para o governo do RN. Concordo com BG que a reportagem em nada vai influenciar a decisao da Latam mas fica muito feio expor para a opinião publica uma desvantagem para o RN no quesito custo de implantação.

  5. Altamente lamentável! Parece até piada. "Se o crédito não é meu não será de mais ninguém". Lamentável pensar assim não só como um político principalmente como ser humano. Não custa nada lembrar que o sujeito foi eleito pelo povo pra mais de 10 mandatos como deputado.

  6. Rapaz a classe política do nosso estado é totalmente desunida e só pensam em levar a melhor. Mesmo se for para ajudar o estado eles não se unem pq o que tá no poder vai levar o nome por ter conseguido trazer tal projeto. O macete e tirar de A a Z do poder. Fazer uma renovação geral.

  7. O otimismo, faz parte do realizar de tuto que existe, o marketing é uma alavanca indutora do realizar, por isso a nossa imprensa deve mostrar nossos pontos positivos, que de imediato pode até serem menos atrativos, porém a economia de estarmos mais próximo do continente europeu, nosso principal mercado alvo, ao longo dos anos esta diferença nos custos nas instalaçoes será recompensada e nos localizamos bem mais estratégicos do resto do nosso país, lembrando também que memo nos considerando uma metrópole somos menos de 50 % das desmais concorrentes, por isso cálculo estimado em 10.000 empregos diretos imagino que venha nos agregar 100.000 pessoas a nossa metrópole mesmo assim não irá nós sufocar, pois somos melhor estruturados no que diz repeito as
    instalações de hotéis, supermercados e outros ….
    Restaurantes…..

  8. Cassiano tem razão, BG; sofremos ainda de uma terrível "Síndrome de cachorro vira-latas", para citar outro grande sujeito; Nelson Rodrigues.

  9. Cassiano tem razão, BG… Sofremos ainda de uma terrível "síndrome de cachorro vira-latas", para citar outro grande cara, Nelson Rodrigues.

  10. Sendo mero veículo de exposição política de seus controladores, esse tipo de postura obriga aos assinantes a cancelarem seus relacionamentos.
    Acredito que estando, como se comenta, enfrentando dificuldades financeiras que levaram a demissões, essa ajuda aos estados vizinhos seja com o objetivo de se transferir para lá mediante algum subsídio.

  11. Já passou da hora de desarmarem o palanque e trabalharem pelo RN. Chega dessa besteira de quem ganhou ou perdeu a população do RN não aguenta mais.

  12. Isso demonstra o (des)interesse ou até mesmo a torcida contrária do ministro do turismo com a vinda do HUB para nosso estado!!

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Geral

Natal Luz, em Gramado, e espetáculo na Catedral de Pedra de Canela são cancelados após queda de avião neste domingo (22)


O Grande Desfile de Natal, em Gramado, é uma das atividades canceladas neste domingo — Foto: Cleiton Thiele/ SerraPress

As programações do Natal Luz, em Gramado, e do Espetáculo Luminata, em Canela, foram canceladas neste domingo (22), em razão da queda de um avião de pequeno porte que deixou 10 mortos. De acordo com o governo do RS, as vítimas são o empresário de SP Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi e nove familiares dele.

A organização do Natal Luz afirmou que “o cancelamento dos shows ocorre em respeito à tragédia e como forma de colaborar com a mobilidade na cidade, necessária para atuação das autoridades”. Estavam previstas apresentações gratuitas na Rua Coberta e na Vila de Natal, além de um desfile.

O Espetáculo Luminata informou que “com profundo pesar pelo acidente aéreo e em respeito às vítimas e suas famílias, os espetáculos de hoje na Catedral de Pedra de Canela estão cancelados”.

O acidente

O avião de pequeno porte havia saído do aeroporto de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo, quando caiu por volta das 9h15.

No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Uma turista que estava no local e presenciou a queda disse que as pessoas entraram em desespero.

Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Não havia ninguém na loja de móveis no momento da queda.

Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. De acordo com o governo do RS, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas e levadas para o hospital.

O Piratini informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado fumaça. Duas delas seguem em estado grave.

g1

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VÍDEO: Denúncia feita na véspera também alertava sobre risco de queda de ponte que desabou da divisa entre Tocantins e Maranhão

@destaquenoticia #estreito #aguiarnopolis #pontequebrada #cade ♬ som original – destaque noticias

Uma tragédia mais que anunciada. Em outro vídeo que veio à tona após o desabamento da ponte ligando o Maranhão ao Tocantins, o Edílson do perfil ‘Destaque Notícia’ também denunciava a situação da ponte que veio a desabar.

Ele gravou e publicou o vídeo no TikTok ainda no sábado (21), a ponte desabou no domingo (22). Edílson alertava em uma denúncia sobre o estado da estrutura, com inúmeras rachaduras.

Edílson afirma também que já era pelo menos o terceiro vídeo que gravava no local, denunciando as más condições da ponte que já dava sinais de que iria colapsar.

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Geral

PF vai abrir inquérito para investigar canais que promovem “jogo do tigrinho”

Foto: Polícia Federal/Divulgação

O Ministério da Justiça informou ao ministro dos Esportes que pediu à Polícia Federal para instaurar um inquérito para investigar suspeitas em torno de uma lista de influenciadores e canais de Youtube que estariam cometendo crimes contra a economia popular por divulgar plataformas irregulares do “jogo do tigrinho“, um programa que simula uma máquina caça níquel. Uma relação com 53 sites e 25 canais foi anexada ao pedido.

O documento tem como base um levantamento feito pela equipe técnica do ministro André Fufuca (PP-MA) que apontou que alguns canais de grande alcance no YouTube – vários mantidos por adolescentes – estão cedendo espaço para a realização de retransmissões ao vivo conduzidas por supostos influenciadores que estimulam a audiência a apostar no “jogo do tigrinho”.

Durante as lives, os influenciadores orientam os espectadores a acessar a bet por plataformas que seriam utilizadas para aplicar golpes — muitas delas são administradas por empresas estrangeiras e operam ilegalmente.

Um dos pontos que chamou a atenção dos técnicos do Ministério dos Esportes foi que canais diferentes faziam a transmissão ao vivo apresentada pelas mesmas pessoas. A suspeita da pasta é de que essas plataformas ilegais se escondem por trás de influenciadores para aplicar golpes. Elas estimulam pessoas que não têm condições financeiras de apostar — inclusive crianças e adolescentes — , prometendo ganhos rápidos e dinheiro fácil, o que, na prática, não acontece.

Prazo apertado

As apostas online são legalizadas no Brasil desde 2018, mas somente no fim do ano passado começaram a ser regulamentadas pelas autoridades brasileiras. O governo estipulou uma série de regras para autorizar a operação de empresas desse setor no país.

O “jogo do tigrinho” não é ilegal, mas precisa ser oferecido por sites reconhecidos e administrados por empresas que cumpram os requisitos exigidos pela lei e pelos órgãos reguladores do governo. A Polícia Federal já está monitorando alguns desses canais.

Veja

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Acidente

VÍDEO: Morador alertava sobre os riscos de desabamento quando gravou exato momento em que ponte que liga Tocantins ao Maranhão caiu

Um morador da região registrou o exato momento em que a ponte que liga o Maranhão ao Tocantins desabou neste domingo (22). Ele alertava justamente sobre os riscos de desabamento da ponte e cobrava das autoridades obras de manutenção, quando a estrutura colapsou, assustando o morador que comentava sobre a situação da ponte e o cinegrafista que o acompanhava.

A ponte, localizada sobre o Rio Tocantins, liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e foi inaugurada em 1960. A estrutura faz parte de um importante eixo viário, sendo ponto de travessia das rodovias BR-226 (Belém-Brasília) e BR-230 (Transamazônica), além da Ferrovia Norte-Sul.

VEJA TAMBÉM: VÍDEOS: Ponte na divisa entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio e caminhões caem na água; uma pessoa morreu

A ponte era vital para a economia e a logística da região, interligando o norte e nordeste do Brasil e contribuindo para o escoamento de produtos através da Ferrovia Norte-Sul. A interdição também afeta diretamente o transporte rodoviário de carga e passageiros, além de gerar impactos sociais e econômicos para os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, que formam uma conurbação populacional.

Construída há mais de 60 anos, a ponte apresentava sinais de desgaste estrutural nos últimos anos, conforme relatado por moradores e motoristas que utilizavam a via. Denúncias sobre a falta de manutenção adequada foram feitas às autoridades competentes, mas ações concretas para reforma ou substituição da estrutura não foram realizadas.

Após tomar conhecimento do desastre, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, mobilizou equipes de resgate de todo o Estado para atuar na região. O Corpo de Bombeiros de Araguaína foi acionado e está se deslocando para o local, assim como equipes de um quartel próximo. Devido à profundidade do rio, que ultrapassa 50 metros, mergulhadores especializados de Palmas também estão sendo enviados para reforçar os trabalhos de busca e resgate.

Com informações de Novo Notícias

Opinião dos leitores

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Acidente

VÍDEOS: Ponte na divisa entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio e caminhões caem na água; uma pessoa morreu

Uma ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins desabou neste domingo (22). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), três caminhões caíram na água no desabamento e uma pessoa morreu.

O desabamento aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que fica entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins. A ponte é uma ligação importante entre os dois estados e passa sobre o rio Tocantins.

Imagens feitas por celular mostram o momento da queda da ponte e a situação após o desabamento.

De acordo com a PRF, as informações iniciais apontam que três caminhões estavam sobre a ponte no momento do colapso. Uma pessoa foi encontrada morta, e outras duas foram socorridas e encaminhadas a um hospital da região. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu. A causa do desabamento ainda não foi informada.

Com o desabamento, o trecho está completamente interditado. Em nota, DNIT informou uma rota alternativa.

g1

Opinião dos leitores

  1. O governo do Tocantins de Férias (lua de mel) e as tragédias acontecendo, falta amor pelas vidas e compromissos com o ofício.

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Geral

‘FOGO AMIGO’: Navio dos EUA abate caça americano por engano no mar Vermelho; pilotos são resgatados

Caça F/A-18 Super Hornet pousa no porta-aviões USS Harry S. Truman, que está em operação no mar Vermelho – Foto: Andreas Solaro/AFP

Em um incidente revelador sobre a escalada de atividade militar no mar Vermelho, um navio de guerra americano abateu neste domingo (22) por engano um caça do próprio país que patrulhava a região. Os dois pilotos sobreviveram e foram resgatados.

O incidente de fogo amigo ocorreu em um lugar não revelado, logo após a decolagem do caça F/A-18 Super Hornet do deque do porta-aviões USS Harry S. Truman para uma missão de ataque contra posições de rebeldes houthis no Iêmen.

Navegando na região como parte do grupo de ataque do Truman, o cruzador USS Gettysburg “incorretamente atirou e acertou o F/A-18”, disse o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, responsáveis pela região.

O caso está sendo investigado, e não está claro qual foi o erro, mas ele mostra os riscos de operação numa região saturada de ações militares.

Os houthis começaram a alvejar navios mercantes que consideram ligados a Israel e ao Ocidente após o Estado judeu decreta guerra na Faixa de Gaza, na esteira do mortífero mega-ataque terrorista do grupo palestino Hamas em 7 de outubro do ano passado.

Os rebeldes que dominam a capital e porções do oeste do Iêmen desde 2014, quando iniciaram uma guerra civil com apoio do Irã contra o governo local, aliado da Arábia Saudita, agem para dar suporte à luta do Hamas —igualmente bancado por Teerã, assim como o Hezbollah libanês.

De forma inesperada, causaram disrupção no comércio marítimo mundial, elevando custos de frete devido ao desvio de rotas pelo canal de Suez, que liga o mar Vermelho ao Mediterrâneo. Já ocorreram mais de cem ataques a navios mercantes e de guerra na área.

Segundo o índice FBX, da empresa espanhola Freightos, que calcula o custo de transporte de contêineres de 40 pés (12 metros) nas 12 principais rotas mundiais, quando os combates começaram esse valo estava em cerca de US$ 1.000. Chegou a quintuplicar, e nesta semana está em US$ 3.600.

Os houthis também têm intensificado os ataques diretos a Israel, agora que o Hezbollah e o Estado judeu vivem um frágil cessar-fogo no sul do Líbano e o Hamas está virtualmente incapacitado em Gaza.

No sábado (21), um míssil balístico do grupo atingiu diretamente o sul de Tel Aviv, sem ser interceptado pelas defesas aéreas israelense, ferindo 23 pessoas. Segundo as Forças Armadas locais, uma falha no sistema de longo alcance Arrow permitiu o ataque.

Os israelenses haviam atacado na véspera uma série de alvos no Iêmen, buscando manter os houthis sob pressão. Tel Aviv já havia promovido dois grandes ataques que obliteraram o principal porto do grupo, em Hodeidah.

Desde a chegada do grupo do Truman ao mar Vermelho, na semana passada, os EUA retomaram a rotina de bombardeios contra os houthis. Neste fim de semana, alvejaram a capital iemenita, Sanaa, buscando depósitos de mísseis.

Com a ajuda iraniana, os rebeldes montaram um vasto arsenal de mísseis e drones, cuja sofisticação pegou de surpresa Israel e seus aliados. A atividade tem sido considerada a mais intensa da Marinha americana desde a Segunda Guerra Mundial, e analistas creem que pode ser uma questão de tempo até que algum navio dos EUA seja atingido por míssil ou drone.

A derrubada do F/A-18, caça que no futuro será substituído pela versão naval do F-35 de quinta geração, com capacidades furtivas e empregado pelos israelenses contra os houthis, é a principal baixa americana até aqui nos combates.

Folhapress

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Acidente

Empresário que pilotava o avião e nove familiares são as vítimas do acidente aéreo de Gramado-RS

Foto: Galeazzi & Associados/Reprodução

O empresário Luiz Claudio Galeazzi estava a bordo do bimotor que caiu nesta quarta-feira, 22, em Gramado, na serra gaúcha. Segundo o Aeroclube de Canela, a empresa Helisul realizou o despacho do voo, e informou que Galeazzi, o dono da aeronave, pilotava o avião que tinha como destino a cidade de Jundiaí, em São Paulo. Além dele, estavam no avião nove passageiros, entre eles duas crianças.

De acordo com a Polícia Civil, as dez pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram na queda. “A família do senhor Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi , esposa, três filhos, a irmã, o cunhado, a sogra e duas crianças. Em princípio, são essas as vítimas fatais desse lamentável fato”, disse o delegado à frente da investigação em uma entrevista coletiva. O avião era do modelo Piper PA-42 Cheyenne, de matrícula PR-NDN, e decolou de Canela, cidade vizinha à Gramado, às 9h12, com destino ao município paulista.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Galeazzi estava à frente da Galeazzi & Associados, empresa familiar focada em gestão de crise e restruturação de empresas. O negócio foi fundado pelo pai de Luiz, Cláudio Galeazzi, que morreu em março de 2023, devido a um câncer. Em 2010, Luiz perdeu a mãe, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, também em um acidente aéreo: o avião bimotor em que ela estava caiu em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Veja

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Acidente

Queda de avião em Gramado (RS): gerente e funcionário de loja foram ‘salvos’ por atraso

Foto: reprodução/CNN

A gerente da loja que foi atingida pela queda de um avião em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) contou à BandNews TV que foi “salva” porque se atrasou para chegar ao trabalho devido à chuva.

“Nós trabalharíamos normalmente hoje. Só que, quando acordei, chovia torrencialmente, tinha uma neblina forte, então resolvi ir um pouco mais tarde para a empresa. Quando cheguei, por volta de 9h30, já havia ocorrido tudo”, disse Mara Metz.

O estabelecimento abriria às 10h – a queda ocorreu por volta das 9h15. “Meu desespero é que meu colega começaria às 8h30 e eu não conseguia ter notícias dele. Ele não atendia o telefone. Mas graças a Deus ele também resolveu se atrasar e chegou depois”, completou a gerente.

De acordo com Mara, a loja, que é de Santa Catarina e inaugurou há poucos meses a filial de Gramado, sofreu perda total. “Hoje foi muito triste para nós. Tanto para mim quanto para meus colegas e toda a cidade.”

Band News

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Acidente

Sobe para 41 número de mortos em trágico acidente na BR-116 em MG; motorista de carreta segue foragido

Foto: Corpo de Bombeiros

Subiu para 41 o número de mortos em virtude do acidente na BR-116 em Teófilo Otoni (MG) neste sábado (21). A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais em coletiva de imprensa neste domingo (22).

Segundo a instituição, 41 cadáveres deram entrada no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte neste domingo (22).

Onze desse total já foram identificados e dois já foram liberados. Os corpos passarão por perícia e a investigação vai apurar se todos eram ocupantes do ônibus.

O motorista suspeito de causar o acidente está com a carteira de motorista apreendida há dois anos e não tinha autorização para dirigir. Ele é considerado foragido pela polícia.

g1

Opinião dos leitores

    1. Janine tenha cuidado, esse povo que vc admira e defende, nao gosta ou acredita em DEUS, vc pode ser devorada, se é isto que vc quer, nao saia do trilho.

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Meio Ambiente

Litoral da Grande Natal tem cinco trechos impróprios para banho, aponta boletim

Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O litoral da Grande Natal está com cinco trechos impróprios para banho, segundo o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na sexta-feira (20).

O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Veja os trechos impróprios:

  • Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
  • Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
  • Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)

A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado.

Ao todo, são analisados 51 trechos de banho que ficam nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.

g1-RN

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