O Procon Municipal abriu ontem o Calendário Anual de Fiscalização, o Alecrim foi o primeiro bairro escolhido para começar a fiscalização.
Loco no primeiro dia de abordagens no comércio de rua, quatro grandes lojas do ramo de eletrodomésticos foram autuadas e tiveram que fechar as portas durante algumas horas.
Insinuante, Casas Bahia, Rabelo e Magazine Luiza foram fechadas por irregularidades e só puderam reabrir após cumprirem as determinações do Procon.
Nas quatro empresas faltavam os preços dos produtos, cartazes e etiquetas com as condições de pagamento, exemplares do Código do Consumidor, e o contato e o endereço do Procon nos cupons fiscais, como determina a legislação municipal.
O Procon espera que as redes entrem com recurso no prazo de 10 dias, a contar da data da autuação, para avaliar o recurso, e definir o valor da multa.
O Procon continua até o fim da semana com o Calendário Anual de Fiscalização
O PROCON bem que poderia estar fiscalizando os supermercados também, onde a remarcação de preços dos produtos já virou rotina, ludibriando cada vez mais os consumidores, que, na maioria das vezes saem lesados nessa história.
Procon deve se deter, principalmente, no "empurra" de garantia estendida. Fui comprar um ventilador (nas Casas Bahia de Mossoró) e o vendedor deu o preço com a garantia já embutido e ainda falou que é obrigatório. Os incautos caem. É um abuso.
Um professor, que não teve a identidade divulgada, foi afastado de seu cargo na Escola Técnica Estadual (Etec) de Cubatão (SP) após ser denunciado por perseguição à Polícia Civil por um ex-aluno, de 20 anos. De acordo com informações do boletim de ocorrência, o docente enviou diversas mensagens de teor sexual em diferentes ocasiões. O assédio teria começado em maio de 2024, quando o jovem ainda tinha 18 anos, e recebeu uma mensagem via WhatsApp de um número desconhecido, “com conteúdo excessivamente íntimo e inadequado”. As informações são do Portal Terra.
Incomodado com as mensagens e na tentativa de identificar a autoria, ele jogou o número do celular que enviava as mensagens no aplicativo do banco para simular um Pix e descobriu que o contato era do seu professor de ética. No depoimento à polícia, o jovem contou que continuou recebendo mensagens esporadicamente do mesmo teor. Ele chegou a procurar a instituição de ensino na época e tentou registrar um boletim de ocorrência na instituição, mas a denúncia não chegou a ser concluída. A vítima também bloqueou o número dele numa tentativa de cessar o contato.
No entanto, segundo o aluno, o professor passou a entrar em contato por outros números, que também foram bloqueados, e mesmo assim, as tentativas de comunicação continuaram via WhatsApp. Prints veiculados pela VTV, afiliada do SBT na Baixada Santista, mostram que o homem dizia que ele era “lindo” e “gostoso”, além de “bundudo gostoso”. Na última segunda-feira (8), o docente mandou mais uma mensagem, desta vez via Telegram. A insistência em manter contato, segundo o relato, tem causado constrangimento, desconforto e sensação de insegurança no jovem. Por isso, ele decidiu denunciar o caso à Polícia Civil.
O caso foi registrado como perseguição na Delegacia Eletrônica e deve ser encaminhado ao 3º DP da cidade. Responsável pela Etec de Cubatão, o Centro Paula Souza (CPS) confirmou que o professor foi afastado cautelarmente de suas atividades até a conclusão da apuração preliminar do caso. “Ao tomar conhecimento dos fatos, a direção da Etec de Cubatão prestou acolhimento ao ex-aluno e o orientou a registrar o boletim de ocorrência. O denunciante não é mais aluno da unidade. A denúncia já seguiu para a Controladoria Geral do Estado”, informou, por meio de nota.
Ainda segundo o CPS, a instituição possui uma Comissão Permanente de Orientação e Prevenção contra o Assédio Moral e Sexual para capacitação de profissionais, visando conscientizar a comunidade acadêmica e seus funcionários sobre respeito irrestrito aos direitos civis. “O Centro Paula Souza segue acompanhando o caso e está à disposição das autoridades. O CPS repudia toda e qualquer forma de assédio dentro e fora de suas unidades”.
Com a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo neste sábado (13), o funcionamento do comércio em Natal será alterado durante os jogos. As partidas da primeira fase, programadas para o período da noite, vão impactar o expediente de lojas, shoppings e supermercados da capital potiguar.
O comércio de rua não funcionará nos horários das partidas da Seleção, segundo a programação definida para os dias de jogo. Já os shoppings centers e supermercados vão operar em horários especiais, com ajustes definidos por cada estabelecimento.
As mudanças valem apenas durante os jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da competição. A programação detalhada de funcionamento deve variar entre os centros comerciais e redes de supermercados da cidade.
Programação:
Midway Mall
13/06
• Fechamento opcional às 18h30
• Reabertura opcional às 21h30
19/06
• Fechamento opcional às 21h
24/06
• Fechamento opcional às 18h30
• Reabertura opcional às 21h30
Natal Shopping
13/06
• Fechamento operacional às 18h30
• Reabertura opcional às 21h30
19/06
• Fechamento opcional às 21h
24/06
• Fechamento operacional às 18h30
• Reabertura opcional às 21h30
Via Direta
13/06
• Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação: das 8h30 às 18h
19/06
• Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação: das 8h30 às 20h30
24/06
• Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação: das 8h30 às 18h
Partage Norte Shopping
13/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 18h30
• Praça de alimentação: das 10h às 22h
• Supermercado: das 7h às 18h
• Cinema: funcionamento até 18h30
19/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 21h
• Praça de alimentação: das 10h às 22h
• Supermercado: das 7h às 20h30
• Cinema: funcionamento até 21h
24/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 18h30
• Praça de alimentação: das 10h às 22h
• Supermercado: das 7h às 18h
• Cinema: funcionamento até 18h30
Praia Shopping
13/06, 19/06 e 24/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 22h
• Praça de alimentação: das 11h às 22h
Shopping Cidade Verde
13/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 18h30
• Praça de alimentação: das 10h às 22h
19/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 21h
• Praça de alimentação: das 10h às 22h
24/06
• Lojas e quiosques: das 10h às 18h30
• Praça de alimentação: das 10h às 22h
Shopping Cidade Jardim
13/06
• Lojas e quiosques: das 9h às 18h30
• Praça de alimentação: das 9h às 21h (funcionamento facultativo)
19/06
• Lojas e quiosques: das 9h às 21h
• Praça de alimentação: das 9h às 21h
24/06
• Lojas e quiosques: das 9h às 18h30
• Praça de alimentação: das 9h às 21h (funcionamento facultativo)
Shopping 10
• Fechado durante os dias dos jogos.
Supermercados
Os supermercados irão encerrar suas atividades uma hora antes do início de cada partida da Seleção Brasileira.
Durante ato de pré-campanha presidencial no Pará, nesta quinta-feira (11), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acusou o Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Lula de defender bandido e as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), que já são tratadas como organizações terroristas pelos Estados Unidos. As informações são do Diário do Poder.
“É um direito do PT defender bandido. É um direito do PT defender o Comando Vermelho. É um direito do PT defender o PCC”, disparou Flávio Bolsonaro.
O principal adversário do projeto de reeleição de Lula ainda criticou o PT por largar a cidade de Belém cheia de esgoto passando a céu aberto e de não dar oportunidade para quem quer trabalhar e perseguir os produtores rurais de Altamira e da capital paraense.
“A partir de 2027, resgatando a credibilidade, resgatando os investimentos, vai bombar de emprego pagando bem aqui para o Pará inteiro. Porque hoje os investimentos acontecem, porque ninguém confia no Governo Federal”, prometeu Flávio.
O Brasil precisa de um novo rumo. Chega dessa política de atraso e retrocesso. Em 2027, começa um novo futuro! pic.twitter.com/b44teYSf0a
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Polícia Militar do Estado crie, em até 10 dias, regras para o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens por policiais militares, incluindo agentes da ativa, veteranos e agregados.
A recomendação foi publicada nesta sexta-feira (12) e pode gerar debate por envolver temas como uso da farda em postagens, divulgação de operações policiais e até conteúdo com possível conotação política às vésperas das eleições de 2026.
A recomendação do Ministério Público não é uma lei nem tem cumprimento automático obrigatório. Funciona como uma orientação formal para que a Polícia Militar adote medidas. Agora, o Comando-Geral da PM deverá informar se aceita ou não as sugestões do órgão.
O que o MP quer proibir?
Entre os principais pontos, o Ministério Público recomenda que policiais militares não publiquem em perfis pessoais conteúdos ligados ao trabalho policial, como:
Fotos e vídeos de viaturas, armas, fardas e prédios da PM;
Imagens de operações policiais, sejam antigas ou em andamento;
Registros de vítimas, testemunhas, suspeitos ou presos;
Uso de símbolos da corporação em perfis pessoais que possam confundir contas particulares com perfis oficiais.
Segundo o MP, esse tipo de publicação pode comprometer investigações, estratégias de segurança e até gerar interpretações erradas sobre posicionamentos institucionais da corporação.
Eleições
Um dos trechos que mais chama atenção na recomendação envolve o período eleitoral.
O Ministério Público cita preocupação com policiais que usam uniformes, viaturas ou símbolos do Estado em postagens nas redes, o que poderia, segundo o órgão, dar mais autoridade a conteúdos pessoais e favorecer possíveis candidaturas políticas próprias ou de terceiros.
A recomendação também pede que a PM proíba a entrada e circulação de veículos com propaganda eleitoral dentro de imóveis administrados pela corporação, como batalhões e unidades policiais.
Descumprimento
Caso a Polícia Militar adote as normas sugeridas, o descumprimento poderá resultar em investigação por crime militar de insubordinação, além de possível apuração por improbidade administrativa, dependendo do caso.
O Ministério Público também cita situações relacionadas ao período eleitoral, quando o uso indevido de símbolos públicos pode ser analisado pela Justiça Eleitoral.
O Comando-Geral da Polícia Militar tem 10 dias para responder oficialmente ao Ministério Público, informando se vai ou não seguir as recomendações e criar uma regulamentação permanente sobre o tema.
Hoje, segundo o próprio MP, o Rio Grande do Norte está entre os poucos estados do país que ainda não possuem regras específicas para o uso de redes sociais por policiais militares.
Uma mulher que costumava ostentar grandes quantias de dinheiro nas redes sociais, incluindo fotos em que aparece coberta por maços de cédulas, foi presa durante uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal contra um esquema de golpes aplicado pela internet. A ação ocorreu nesta sexta-feira (12/6).
A suspeita, de 25 anos, foi capturada em Cuiabá (MT) durante a Operação Degelo, deflagrada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Informáticos de Mato Grosso.
Segundo as investigações, ela integra uma associação criminosa especializada na clonagem de anúncios de venda de eletrodomésticos publicados em plataformas online. O principal alvo dos criminosos eram produtos usados, especialmente geladeiras.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo copiava anúncios legítimos e mantinha informações reais sobre os produtos, mas alterava os dados dos vendedores. A fraude fazia com que as vítimas acreditassem estar negociando com os verdadeiros proprietários dos itens.
Após acertar a compra, os consumidores realizavam transferências via Pix para contas controladas pelos investigados. No entanto, os produtos nunca eram entregues. Quando as vítimas compareciam ao endereço informado para retirar a mercadoria, descobriam que o vendedor verdadeiro não havia recebido qualquer valor.
As apurações apontam que ao menos 56 ocorrências registradas no Distrito Federal estão relacionadas ao esquema, embora a polícia trabalhe com a possibilidade de um número ainda maior de vítimas.
Os investigadores chamam atenção para o perfil das pessoas prejudicadas. Como os anúncios envolviam principalmente eletrodomésticos usados vendidos por preços mais baixos, o grupo teria direcionado sua atuação a consumidores de menor poder aquisitivo, que buscavam alternativas mais acessíveis para equipar a própria casa.
A prisão da suspeita ocorreu após meses de investigação que permitiram identificar parte da estrutura criminosa. A cooperação entre as polícias do Distrito Federal e de Mato Grosso foi considerada fundamental para o cumprimento do mandado judicial.
A mulher foi indiciada pelos crimes de estelionato qualificado e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 11 anos de prisão.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros integrantes da organização e localizar novas vítimas do esquema.
Ana Cristina Silveira, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde abril, promoveu Michelli Manieri para o cargo de coordenadora-geral de atendimento do instituto. O ato, um dos primeiros da nova gestão foi visto como controverso. Isso porque Michelli havia perdido uma função de confiança no âmbito do escândalo do INSS, em 2023.
Segundo informações do Pleno News, a servidora era responsável por coordenar o grupo que fiscalizava acordos para desconto de mensalidades associativas.
Na função, Michelli autorizou pareceres favoráveis à celebração de acordos com a Ambec (Associação de Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos) e a AAPB (Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil), ao lado do então servidor Geovani Batista Spiecker, apontado pela Polícia Federal como um dos responsáveis por viabilizar a retomada dos descontos considerados irregulares.
O nome de Michelli Manieri também aparece em relatório paralelo da CPMI do INSS, que a cita como responsável por assinar estudos e notas técnicas que concluíram pela viabilidade operacional das entidades, apesar de ressalvas identificadas em auditorias.
Relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal apontam que a entidade chegou a registrar média de 846 novas filiações de beneficiários por hora. Já a AAPB teria apresentado mais de 46 mil associados sem termos de adesão assinados, mas ainda assim recebeu parecer favorável de técnicos do INSS, entre eles Manieri.
Em nota, o INSS afirmou que todos os servidores de carreira nomeados passaram por verificações internas, além de análises da CGU e do governo federal, sem registros de penalidades em vigor ou processos acusatórios em andamento. Segundo o instituto, não existe qualquer impedimento legal ou irregularidade na nomeação da servidora.
A Prefeitura do Natal realizou, nesta sexta-feira (12), o pagamento da folha complementar com a recomposição remuneratória de 4,44% para servidores da Secretaria Municipal de Saúde contemplados pela atualização das matrizes do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Saúde.
O pagamento inclui os valores retroativos a março de 2026 e foi efetuado sem parcelamento, em folha complementar, sem aguardar a próxima folha ordinária. A medida alcança os servidores dos cargos de Auxiliar em Saúde, Assistente em Saúde, Técnico em Saúde e Especialista em Saúde, nas respectivas letras e níveis das matrizes remuneratórias.
Segundo o secretário municipal de Administração, Brenno Queiroga, a folha complementar reforça a orientação da gestão de dar celeridade à implantação dos direitos dos servidores após a conclusão das etapas legais e operacionais. “A determinação da gestão foi assegurar o pagamento de forma responsável e com a maior brevidade possível. Assim que houve autorização legal e condição operacional, a Prefeitura realizou o pagamento em folha complementar, incluindo o retroativo a março, sem parcelamento e sem aguardar a próxima folha ordinária”, afirmou o secretário.
Queiroga destacou ainda que a medida integra a política de valorização do servidor público municipal, com observância da legislação e da responsabilidade fiscal. “A Administração tem atuado de forma técnica, respeitando os limites legais e fiscais, mas com foco claro no cumprimento dos compromissos assumidos e na valorização dos servidores que prestam serviços essenciais à população”, completou.
A atualização remuneratória das carreiras da Saúde decorre da recomposição da data-base de 2026, com aplicação do índice de 4,44% sobre as matrizes remuneratórias dos cargos contemplados. A legislação também preserva as regras próprias dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, que possuem disciplina remuneratória específica.
Com o pagamento, a Prefeitura do Natal dá continuidade à implantação das recomposições remuneratórias de 2026, garantindo segurança jurídica, previsibilidade administrativa e reconhecimento aos servidores municipais
Uma autoridade do governo dos Estados Unidos detalhou vários pontos do acordo em negociação com o Irã, apresentando o documento como capaz de cumprir os objetivos do presidente Donald Trump nas tratativas.
Entre os pontos do esboço do acordo estão:
A reabertura do Estreito de Ormuz e o fim do bloqueio dos EUA aos portos iranianos.
O desmantelamento do programa nuclear iraniano, incluindo a transferência para os Estados Unidos do material enriquecido do Irã, que, segundo a autoridade, seria destruído no local e depois retirado do país.
O Irã seria “aliviado de grande parte das pressões econômicas às quais esteve submetido por muitos e muitos anos”, caso cumpra as disposições do acordo. “Esses benefícios só serão concedidos se eles realmente cumprirem o que foi acordado”, afirmou o funcionário.
A questão do alívio econômico ao Irã tem sido um dos principais pontos de impasse nas negociações entre os dois países. A fonte insistiu que qualquer flexibilização só ocorrerá após o Irã tomar medidas concretas para cumprir o acordo.
“Os iranianos não recebem nada no momento da assinatura do memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) nem durante a própria negociação”, disse a autoridade.
“O que eles recebem são recompensas econômicas pelo cumprimento de suas obrigações no âmbito do acordo. Portanto, se entregarem o material nuclear conforme prometido, receberão algo. Se desmantelarem seus programas ou instalações nucleares, receberão outra compensação. E, se realmente se comprometerem com a paz e a estabilidade regional, receberão benefícios adicionais além disso”, acrescentou a fonte.
A família do ex-zagueiro Brito, tri-campeão com a seleção em 1970, divulgou nesta sexta-feira as informações sobre seu velório. Em respeito ao desejo do defensor, o sepultamento ocorrerá no bairro da Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, no cemitério do Cacuia, no sábado às 15h30.
Brito estava internado desde 14 de maio com um quadro de pneumonia causado por uma bactéria, que evoluiu e acabou piorando seu estado de saúde. Ele deixa os filhos Leonídio e Patrícia, e cinco netos.
“É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do nosso campeão do mundo”, escreveu a família.
Nascido na Ilha do Governador, região administrativa da Zona Norte do Rio de Janeiro onde morou por toda a vida, Hércules Brito Ruas, o Brito, formou a defesa da eterna seleção do Tri ao lado do volante Piazza, improvisado como defensor. Juntos, formavam uma dupla que aliava imposição física e saída de bola qualificada.
Eles foram campeões com vitória por 4 a 1 sobre a Itália no mesmo Estádio Azteca, na cidade do México, onde México e África do Sul abriram o Mundial de 2026, na tarde desta quinta.
Aos 30 anos, Brito era um dos jogadores mais experientes do grupo comandado por Zagallo. Time extremamente ofensivo, o Brasil terminou aquele Mundial com sete gols sofridos em seis jogos.
O zagueiro carioca também ficou conhecido por ter sido apontado o atleta com o melhor preparo físico daquele Mundial. Brito também integrou a seleção que disputou a Copa de 1966, na Inglaterra. Foram 60 jogos e oito anos defendendo a seleção brasileira, pela qual conquistou, além do Mundial, a Copa Roca de 1971.
Em clubes, Brito passou por Vasco, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Corinthians, Botafogo e Athletico. Corinthians, Botafogo e Vasco foram os que mais defendeu na carreira.
A publicidade genérica está morrendo. O consumidor de 2026 espera que a marca fale com ele, não com todo mundo ao mesmo tempo. Mas personalizar comunicação para milhares — ou milhões — de pessoas exige algo que nenhum time humano consegue sozinho: escala com precisão.
É exatamente aí que a inteligência artificial muda o jogo. Na Ratts Ratis, usamos IA para criar variações personalizadas de campanhas que se adaptam ao perfil de cada segmento de público. Mesmo anúncio, mas com headline, imagem e chamada diferentes dependendo de quem está vendo.
O processo funciona em três etapas. Primeiro, a IA analisa o público e cria clusters comportamentais — grupos de pessoas com padrões de consumo, linguagem e motivação semelhantes. Segundo, para cada cluster, geramos variações criativas que dialogam com aquele perfil específico. Terceiro, a entrega é automatizada: cada pessoa recebe a versão da mensagem que tem maior probabilidade de gerar resposta.
Isso vai muito além de trocar o primeiro nome no e-mail. Estamos falando de adaptar o argumento de venda, o apelo emocional e até o formato visual da peça para maximizar relevância.
Um exemplo prático: para um cliente do segmento imobiliário, criamos três versões de uma campanha de lançamento. Uma focada em investimento, outra em qualidade de vida e outra em localização privilegiada. Cada versão foi direcionada ao cluster correspondente. O resultado foi um aumento de 35% no engajamento comparado à campanha unificada anterior.
Personalização em escala não é luxo. É o novo padrão. E a Ratts Ratis já opera nesse nível.
Quer saber como a inteligência artificial pode transformar os resultados da sua empresa? Venha conhecer a Ratts Ratis. Entre em contato pelo nosso perfil @rattscom ou envie uma mensagem para o número 99215-9781. Será um prazer receber você.
O PROCON bem que poderia estar fiscalizando os supermercados também, onde a remarcação de preços dos produtos já virou rotina, ludibriando cada vez mais os consumidores, que, na maioria das vezes saem lesados nessa história.
Procon deve se deter, principalmente, no "empurra" de garantia estendida. Fui comprar um ventilador (nas Casas Bahia de Mossoró) e o vendedor deu o preço com a garantia já embutido e ainda falou que é obrigatório. Os incautos caem. É um abuso.