Economia

Projeto que regulamentaria marketing multinível é arquivado

A Comissão Especial do Marketing Multinível da Câmara Federal encerrou as atividades este ano sem conseguir votar o projeto de lei, que segundo os deputados, regulamentaria a atividade e trataria com mais rigor as pessoas envolvidas em pirâmides financeiras. Após várias tentativas frustradas para a aprovação, o projeto foi arquivado. O resultado é um alívio para as autoridades que investigam hoje diversas empresas acusadas de fraude.

O PL 6667/13, na prática, segundo promotores de defesa do consumidor, causaria uma grande confusão jurídica ao prevê que as irregularidades seriam enquadradas em crime contra a economia popular, de causa estadual, e seriam consideradas também abusos contra a ordem econômica e contra o sistema financeiro, temas analisados na esfera federal.

“Traria uma grande insegurança jurídica. Todo mundo pode processar os envolvidos em pirâmide e ao mesmo tempo corria o risco de ninguém investigar”, explicou o promotor do Rio Grande do Norte e membro do Conselho Nacional do Ministério Público, José Augusto Peres.

Ele explica que a proposta de lei sobre o marketing multinível (MMN) foi criada sem que houvesse participação de juristas e especialistas no assunto. Como uma comissão especial foi formada, o projeto não passou nas mãos de membros das comissões de Justiça, Direito do Consumidor e Direitos Econômicos.

“A situação é tão complexa que país nenhum regulamentou a atividade, nem os Estados Unidos. Eles deixaram de fora o MMN. A linha que separa o lícito do ilegal é estreita. Há o risco de se legalizar uma prática delituosa ou a chance de inviabilizar um negócio real”, explica.

Peres acrescenta que é necessário que se faça uma lei que resguarde o direito dos associados de empresas de marketing multinível. Para tentar barrar a votação da lei, os promotores se articularam para mobilizar o Ministério da Justiça e também parlamentares para que a matéria pudesse passar por uma análise aprofundada de especialistas e também de outros deputados.

A intenção é de que o assunto seja analisado com o mesmo cuidado aplicado em outros projetos, como o de atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Duas comissões analisaram a proposta. O Ministério da Justiça também participou do processo antes que o texto final chegasse à relatoria do senador Ricardo Ferraço. Uma outra comissão foi formada para que não houvesse nenhum retrocesso no CDC”, explica Peres.

Arquivamento

A comissão especial que analisava a regulamentação do marketing multinível (PL 6667/13) cancelou a reunião marcada para a última quarta-feira, quando seria votado o relatório elaborado pelo deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) sobre o assunto. Como não foi agendada outra reunião nesta legislatura, a proposta será arquivada.

Outro problema encontrado no projeto de lei, segundo promotores, é a falta de clareza em pontos como a contratação de uma seguradora para fazer um estudo de viabilidade de um negócio. Porém, o aval não garantiria aos investidores a devolução de recursos em caso de falência do negócio.

Mais um ponto polêmico era a não punição de pessoas, chamadas de “piramideiras”, que seriam responsáveis por formar rede de associados, recrutando novos membros para as empresas, caso alegasssem desconhecer o envolvimento do negócio com fraudes.

O projeto inicial foi apresentado à Câmara pelo deputado Acelino Popó (PRB-BA), que tinha relações com donos de empresas investigadas e participou de vídeos, publicados no Youtube, nos quais se inscreviam em negócios suspeitos. Uma das empresas em que Popó se tornou associado foi a Paymony, um negócio que afirmava atuar com o MMN e mineração de bitcoin, mas quebrou e deixou vários investidores no prejuízo.

200 pirâmides: dificuldades para investigar golpes


Negócios que atuam como pirâmides financeiras surgem e morrem com tanta rapidez que as autoridades têm dificuldades para processar todos os envolvidos. Hoje, são mais de 200 esquemas fraudulentos atuando no país. Esse número é referente a companhias bloqueadas pela Justiça e empresas que fecharam as portas recentemente dando prejuízos a consumidores ou a novos negócios que acabaram de surgir.

O promotor de Juiz de Fora, Plínio Lacerda, presidente do Ministério Público de Defesa do Consumidor (MPCON), explica que no final do mês passado, um seminário realizado pela entidade em conjunto da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi possível ver a velocidade dos golpes em atrair investidores.

“Qualquer lei que for criada deve ter o objetivo de punir e de impedir a formação das pirâmides. O que tem acontecido é que está surgindo no Brasil muitas empresas que têm sede em paraíso fiscal. Essas não temos como controlar”, destaca.

Uma das preocupações de Lacerda, com a PL do Marketing Multinível, era na verdade a regulamentação das pirâmides. “Essa lei poderia até atrapalhar a condenação de pessoas hoje investigadas por esses crimes”, acrescenta.

Hoje, entre as 200 empresas que atuam ou atuaram no país entre 2013 e 2014, cerca de 50 são investigadas. “Algumas morrem assim que recebem uma notificação do Ministério Público. Também temos dificuldades de processar alguns envolvidos, pois as provas desaparecem rápido e essas pessoas migram numa grande velocidade para outros golpes. Hoje, podemos dizer, o que o MP faz é uma ginástica. Não temos como impedir todas as fraudes. Por isso queremos conscientizar as pessoas para que elas, antes de aplicarem algum dinheiro, entrem no site da CVM e verifiquem se a empresa tem autorização para trabalhar com investimentos”, explica.

No Brasil, os casos de pirâmides mais escandalosos são a Telexfree, bloqueada desde o ano passado pela Justiça do Acre; a BBom, paralisada por uma ação civil, em Goiás; e a Mister Colibri. Esta, inclusive, está com o processo criminal chegando ao fim. No próximo ano, já haverá a audiência para definir se os donos atuavam de maneira ilegal.

“A Mister Colibri prometia uma remuneração para pessoas que assistissem à publicidade de empresas multinacionais, como a Coca-Cola. A investigação começou por causa de suspeita de propaganda enganosa, mas descobrimos que a Mister Colibri nunca teve nenhum contrato com essas grandes companhias”, explica Lacerda, que conduz o caso criminal.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro diz que Milei quer transformar América Latina em colônia dos EUA

Foto: Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a criticar nesta segunda-feira (13) o presidente argentino, Javier Milei, em seu programa semanal na televisão estatal venezuelana. Maduro disse que líderes como Milei querem transformar os países da América Latina em colônias.

“Eu sinto muita vergonha quando vejo uma pessoa como o (Javier) Milei, dizendo ‘Yes, Sir’ cada vez que se encontra com a general Richardson, comandante do Comando Sul. Se disfarça de militar para dizer ‘Yes, Sir’”, disse o presidente venezuelano.

Maduro também citou a disputa entre a Argentina e o Reino Unido pelas ilhas Malvinas: “Eu me pergunto, o que sentem os militares argentinos? O que sentem eles, que deram a própria vida, que colocaram os filhos para combater nas Malvinas. Quando veem Milei dizendo ‘Yes, Sir’? Aqueles como Milei são os que querem impor um novo colonialismo na América. Veja que com o Milei, a Argentina já entregou as Ilhas Malvinas. Disse que as Malvinas eram britânicas.”

Durante um evento que marcou os 42 anos da Guerra das Malvinas, no início de abril, Milei disse que trabalharia para que as ilhas voltem ao controle da Argentina.

O presidente da Venezuela também comparou a disputa ao conflito de Caracas com a Guiana pelo território de Essequibo. “O mesmo querem na Venezuela: colocar um babaca, uma marionete, alguém que coloque seu nome para entregar a Guiana Essequiba aos Estados Unidos, à Exxon Mobil. É isso que querem. Para a revolução para colocar aqui uma marionete”, disse Maduro.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação cumpre mandados de busca e apreensão contra suspeitas de exploração sexual infantil no RN

Foto: Reprodução

A Polícia Civil cumpriu na manhã desta terça-feira (14) dois mandados de busca e apreensão domiciliar contra duas mulheres suspeitas de envolvimento em prostituição e outras formas de exploração sexual de crianças, adolescentes ou vulneráveis. A ação aconteceu no município de Paraná, região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com o apoio de policiais civis da 77ª Delegacia de Polícia de Luís Gomes (77ª DP) e da 8ª Delegacia Regional (8ª DR).

De acordo com a Polícia Civil, durante as diligências foram apreendidos celulares e outros objetos que serão periciados e adicionados ao inquérito. A dupla foi conduzida à Delegacia para prestar esclarecimento sobre os fatos investigados.

A ação integra a “Operação Caminhos Seguros”, que tem como foco o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maple Bear Natal faz campanha de doação para desabrigados do Rio Grande do Sul

Fotos: Divulgação

A Maple Bear Natal está realizando uma campanha de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações começaram a ser entregues na quarta-feira (8) e podem ser feitas até esta quarta-feita, dia 15 de maio.

Estão sendo coletados itens como água mineral, roupas de cama e banho, artigos de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, que serão encaminhadas à Azul Linhas Aéreas, que vai se encarregar do transporte.

De acordo com Carla Fernandes, coordenadora de eventos da Maple Bear Natal, as turmas estão se mobilizando para doar através das suas famílias. Além disso, os estudantes estão sendo incentivados a participarem ativamente da ação, ajudando no transporte e organização dos itens.

Os funcionários também se uniram para contribuir e, juntos, garantiram a compra de mais de 90 fardos de água. As doações também podem ser feitas pela comunidade, que pode deixar os itens na escola durante o horário das aulas.

As doações podem ser feitas até esta quarta-feira, dia 15 de maio, na sede da Maple Bear Natal localizada na avenida Xavier da Silveira, 1784, Tirol.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Via Mall Alecrim: Uma nova opção para quem deseja abrir uma loja

Se você pensa ou quer abrir um loja, você precisa conhecer o Via Mall Alecrim. Uma galeria localizada entre a Avenida 10 e a Avenida 11, no coração do Alecrim.

Mais de 70 lojas e restaurantes com ótimas oportunidades de comprar e vender. A galeria de lojas Via Mall Alecrim conta com duas entradas – pela Av 10 e outra pela Av 11, em frente a praça Gentil Ferreira (a praça do relógio).

Lugar de vender e comprar, é no Via Mall Alecrim: a galeria de lojas mais bem localizada do RN.

Contato comercial – whatsapp 84.991166366

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Salatiel aparece em inserção do PL, ao lado de Bolsonaro e Rogério Marinho

Foto: Reprodução

A propaganda partidária do PL que foi ao ar nesta segunda-feira (13), nas inserções do Rio Grande do Norte, trouxe o apresentador Salatiel de Souza como destaque da legenda.

Ao lado de Bolsonaro e Rogério Marinho, Salatiel falou em força, fé e união para construir um futuro melhor.

Salatiel, que é filiado à legenda em Parnamirim, também citou pautas conservadoras na propaganda partidária, que são as bandeiras mais marcantes do PL: a defesa da família, da liberdade e do Brasil, sem esquecer de falar em Deus.

Portal Grande Ponto

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro liberou mais dinheiro de emendas para Fátima do que Lula

Foto: Reprodução

Entre janeiro de 2023 e abril de 2024, o Governo Lula (PT) enviou ao Rio Grande do Norte um total de R$ 99.477.142,21. O valor é R$ 4.413.200,57 menor do que o liberado pelo Governo Bolsonaro (PL) no mesmo período. Nos primeiros 16 meses do Governo do ex-presidente, foram liberados R$ 103.890.342,78. Os recursos são referentes a emendas federais impositivas e de bancada destinadas ao Governo do Estado. Os dados foram levantados pelo Diário do RN, com base no site do Tesouro Nacional.

Durante os 16 meses do Governo opositor ao PT, R$ 5.603.327,32 foram de emendas individuais e R$ 107.097.015,46 destinadas pela bancada federal ao Governo Fátima.

No Governo aliado de Fátima Bezerra (PT), a bancada do Rio Grande do Norte destinou R$ 49.059.667,65 em emendas. Outros R$ 50.417.474,56 são referentes a emendas individuais.

Em 2019, primeiro ano do Governo Bolsonaro, o total foi de R$ 103.810.268,21 em emendas. Nos quatro primeiros meses de 2020, foram liberados R$ 8.890.074,57.

Já no primeiro ano do Governo Lula, em 2023, foram R$ 89.695.789,55 em emendas. De janeiro a abril de 2024, as emendas liberadas são da ordem de R$ 9.781.352,66.

Por área, o primeiro ano do Governo anterior priorizou a liberação de emendas em benefício da Barragem de Oiticicas. O Governo do RN recebeu R$ 100.131.680,71 para investimento no reservatório. Esta era uma das bandeiras do então Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL). Saúde ficou em segundo, recebendo R$ 2.509.400,00. A Fundação Universidade do Estado do RN (UERN) teve a liberação de R$ 975.000,00.

Nos quatro primeiros meses do segundo ano da gestão Bolsonaro só receberam emendas a Saúde (R$ 8.357.331,25) e a Fundação UERN (R$ 196.710,68).

Já no Governo atual, durante todo o ano de 2023, os maiores valores foram destinados para a Saúde, com R$ 34.850.793,26, depois Agricultura, R$ 9.245.814,57, Segurança Pública, com R$ 5.250.371,82 e Fundação UERN, R$ 2.348.826,43.

O Governo Lula manteve a liberação dos maiores recursos de emendas nas mesmas áreas nos quatro primeiros meses de 2024: Saúde já recebeu neste ano R$ 3.348.139,05, Agricultura R$ 3.5448.54,37 e Segurança Pública R$ 2.564.516,07.

Diário do RN

Opinião dos leitores

  1. Derrota total esse governo de FÁTIMA. Ainda quer emplacar a tal da NATÁLIA BONAVIDES em Natal. Aí o povo estará perdido completamente. E tome ideologia de gênero e tome luta pelo aborto livre e tome liberação das drogas e tome direito dos manos.

  2. Ihuuuuu FAZUELI cambada , o homem até para o Pt foi melhor que papai Lula , diferença que agora é com amor … só falta caráter e hombridade para os acéfalos enxergarem tudo isso , prato cheio para Mafra que vive olhando para trás , acho que com saudades de quanto éramos bem governado.

  3. Tenho orgulho do nosso capitão, o cara não via partido para ajudar o Estado, via as necessidades, já o ex-presidiário, visa primeiro os parceiros, em segundo os políticos e depois vem o resto, pagou sem necessidade, (porque poderia parcelar), 92 bilhões em precatórios em 2023 para bancos e parceiros milionários , pagou 16 bilhões para a lei Rouanet para calar a boca dos artistas, hoje nenhum deles fala das “girafas” morrendo na Amazônia ,as queimadas recordes não influenciam mais no clima, os cortes na educação e na saúde também é só um detalhe e o pior o RS precisando de ajuda urgente e o que faz o cachaceiro para ajudar, envia 16 milhões (lei Rouanet 16 bilhões) para ajuda na recuperação da destruição de 445 municípios que dá um valor de 36 mil reais para cada municipio. Um verdadeiro canalha.

  4. A diferença aí é brutal!
    Um estadista X um cachaceiro ex presidiário, não tem nem o que se comparar.
    Agora, alguém sabe dizer pra onde está indo o dinheiro dos brasileiros??
    Porque o rambo nas contas públicas exister, estatais no Prejuízo.
    Pra o de está indo a nossa grana???
    Qual novo império está sendo levantado??
    Só lembrando.
    A cervejaria Petrópolis, saiu de uma empresa regional, pra nacional.
    A Friboi antes do governo esquerdista, ninguém conhecia.
    O filho de Lula, era lavador de fezes de animal no zoológico, hoje é um dos caras mais rico do Brasil.
    Isso é só exemplos tá?
    Quero só vê, daqui a mais uns dias, meses pra frente, quem é que vai dispontar no Brasil.
    Prestem bem atencão pessoal.
    Vamos aguardar.
    Penso que vai Surgir um novo magnata. Vcs vão vê.

  5. Para a boiada imunda que só lê o título:
    Bozo liberou 100 milhões para um único projeto (a barragem oiticicas).
    O governo Lula liberou verbas para saúde, educação, agricultura, segurança pública…

  6. Nenhuma novidade. Esse desgoverno atual, não considera nem seus puxa saco. Bolsonaro foi o melhor presidente que o Brasil já teve.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem morre após ser atropelado na BR-226

Foto: Ilustrativa

Um homem de 32 anos morreu após ser atropelado por um veículo no Km 40 da BR-226, em Macaíba, Grande Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária do Rio Grande do Norte (PRF/RN), o acidente aconteceu na noite dessa segunda-feira (13), por volta das 23h10.

Conforme apontam as informações da PRF, a vítima foi atropelada quando estava na região correspondente ao sentido Macaíba/Bom Jesus, na BR-226. O veículo responsável pelo atropelamento ainda não foi identificado.

O pedestre foi atropelado, ainda, por outros dois veículos quando já estava sem vida. A ocorrência foi atendida pela SAMU, Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Homem que estuprou e prendeu filha por 24 anos pode ir para prisão regular, decide tribunal

Foto: Reprodução

Um tribunal austríaco disse nesta terça-feira (14) que decidiu que o criminoso mais infame do país, o estuprador incestuoso Josef Fritzl, poderia ser transferido de uma unidade psiquiátrica prisional para uma prisão regular. Apesar da mudança, a soltura dele é improvável.

Fritzl, que agora mudou de nome, estuprou sua filha, que manteve em cativeiro por 24 anos em um calabouço que ele construiu sob sua casa, tendo sete filhos com ela durante o período.

O idoso de 89 anos está cumprindo prisão perpétua em uma unidade prisional por presos “mentalmente anormais” desde sua condenação em 2009 por incesto, estupro, escravização, coerção e assassinato por negligência de uma das crianças, um menino recém-nascido.

Enquanto uma transferência poderia, em princípio, pavimentar o caminho para a libertação condicional de Fritzl da prisão, o tribunal disse que tal pedido era improvável de ser aprovado devido a “razões preventivas especiais”.

A advogada de Fritzl, Astrid Wagner, disse que ela solicitaria tal liberação dentro de um ano após sua transferência.

“Ele não representa mais uma ameaça que exige ser mantido em um centro forense-terapêutico”, disse o tribunal, usando um termo mais recente para onde ele está sendo detido. A corte citou seu avanço da demência e fragilidade como fatores.

“Na mesma decisão, o painel de três juízes também determinou que uma libertação condicional da custódia regular, ou seja, uma libertação, não é possível por razões preventivas especiais”, disse o comunicado, referindo-se à “energia criminosa sem precedentes” que ele usou.

Portanto, não era de se esperar que ele fosse libertado por completo, disse o comunicado.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Parabéns para a justiça austríaca, esse verme merece apodrecer na prisão e numa solitária . Diferente da nossa justiça que soltou o Nardoni que matou a filha após míseros 16 anos, soltam traficantes e ainda devolvem os bens, solta político corrupto como o Cabral que pegou 390 anos de prisão, soltam milhares de presos na saidinha de festas. Por outro lado condenam uma senhora de 57 anos a 14 anos de prisão por estar dentro do planalto.
    Os vagabundos já tomaram conta do nosso país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Porto Alegre pode ficar inundada por 1 mês, afirmam especialistas

Foto: Gabriel Schlickmann/Folhapress

A cidade de Porto Alegre viu nesta segunda-feira (13) uma corrida contra o tempo para erguer barreiras contra a água e resgatar moradores que ainda estão em áreas de risco.

Tudo isso porque as novas chuvas que atingem a capital gaúcha desde o fim de semana tem feito o nível do lago Guaíba voltar a subir, o que pode fazer as inundações chegarem a regiões até aqui incólumes à tragédia.

Especialistas apontam que as chuvas em sequência dificultam o escoamento, e que a cidade ainda pode permanecer por até um mês embaixo d’água. “O quadro de cheias ainda está em andamento e não há sinal de que será revertido nos próximos dias”, diz o professor Rualdo Menegat, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA CONSULT/TRIBUNA DO NORTE: 66% dos eleitores potiguares não sabem citar realizações do governo Lula no RN

Embora em percentuais mais baixos, a pesquisa Consult/TRIBUNA DO NORTE também mostrou que a maioria dos eleitores potiguares não soube citar realizações do governo do presidente Lula (PT) no Estado. Em fevereiro, as pessoas que disseram não saber de alguma obra ou ação do governo federal eram 70,8%, índice que agora foi reduzido a 66,0%.

Na Grande Natal está o mais alto índice das pessoas que não souberam citar obras do governo federal, 74,1%, seguido de Mossoró, 73,0% e no Alto Oeste, 70,0%. Já em abril, as pessoas que souberam citar algum beneficio ou obra da União para o Rio Grande do Norte eram 34,0%. Em fevereiro o percentual foi de 29,2%.

Dentre os que citaram alguma ação federal implementada no Rio Grande do Norte, o bolsa-família aparece com 14,8%, depois vem o recém-lançado programa pé-de-meia/bolsa estudantil, 6,0% e logo abaixo o Fies, financiamento estudantil, com apenas 1,0%.

A sondagem Consult Pesquisa/TRIBUNA DO NORTE foi feita entre 22 e 25 de abril. A margem de erro é de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Eu sei o que ele fez, roubou e muito. LULADRAO o maior ladrão do mundo, está de volta e fazendo o que mais sabe, roubar, corromper, mentir, enganar e tomar muita cachaça. Apoiar um canalha desses é no mínimo ser pior que ele.

  2. Não sabem citar porque simplesmente não fizeram nada, a cumpanhêra Fátima também segue o líder. Haja amor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *