Política

Só crime no mandato será alvo de conselho, diz Maia

O presidente da Câmara Rodrigo Maia

Por Estadão

 

Um dos 39 deputados alvo de inquérito na Lava Jato, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que os parlamentares só devem responder a processos no Conselho de Ética na Casa se os crimes apontados nas investigações tiverem sido cometidos no atual mandato. De acordo com Maia, esta é a “jurisprudência” no colegiado, que ele deve seguir.

“O que está acontecendo na Câmara desde 2015 e desde antes é que, por exemplo, o Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara, cassado em outubro) apenas respondeu a processo no Conselho de Ética porque mentiu no mandato. Então, há uma jurisprudência na Câmara que você responde pelo ato daquele mandato. Isso está meio que colocado hoje. Pode mudar amanhã”, afirmou, em entrevista ao Estado.

Na prática, o entendimento do presidente da Câmara representa uma espécie de salvo conduto para os parlamentares. Nos inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base nas delações da Odebrecht, a maior parte dos crimes descritos são anteriores a 2015, início da atual legislatura da Câmara. Um dos delatores – o ex-executivo Fernando Reis –, porém, afirmou que, mesmo com o avanço da Lava Jato, houve pedidos de caixa 2 na disputa eleitoral de 2016, embora não tenha citado nomes de políticos.

O discurso de Maia é semelhante ao da maioria dos atuais integrantes do Conselho de Ética. Levantamento do Estado publicado no dia 16 de abril mostrou que os membros do colegiado consideram os inquéritos autorizados por Fachin com base nas delações da Odebrecht insuficientes para justificar instauração de processos. Dos 21 titulares, 12 afirmaram que só provas de crime cometido no exercício do mandato levarão a ações por quebra de decoro parlamentar.

Caixa 2. Com o caixa 2 representando quase metade das acusações que embasaram os inquéritos da lista de Fachin, Maia voltou a defender a tipificação penal do crime pelo Congresso, prevista no projeto das dez medidas de combate à corrupção enviado pelo Ministério Público e que já foi aprovado pela Câmara, mas está parado no Senado. Hoje, o ato está previsto apenas no Código Eleitoral.

O presidente da Câmara, no entanto, entende que, caso a prática venha a ser tipificado no Código Penal, atos praticados antes disso deverão ser anistiados. “Quando você tipifica, ele passa a ser crime. E o que os advogados dizem é que, se passou a ser crime, é porque antes não era”, afirmou. Ele disse que há dois “caminhos” para resolver o “problema”: só tipificar, “dando espaço de subjetividade de decisão futura do juiz”, ou aprovar a anistia explícita, deixando claro que nem o que está previsto no Código Eleitoral pode gerar condenações.

O presidente da Câmara também defende a diferenciação entre o que é caixa 2 e que é corrupção nas investigações da Lava Jato. “São graves, mas são diferentes. A pessoa que pegou uma obra pública, superfaturou e pegou o dinheiro público para enriquecimento ilícito é uma gravidade diferente de alguém que financiou uma campanha eleitoral, com caixa 1 ou caixa 2”, disse o parlamentar fluminense.

Excessos. Na entrevista, o deputado criticou o Judiciário e o Ministério Público pelo que chamou de excessos na Lava Jato. Para ele, o sigilo das delações da Odebrecht, que embasaram os inquéritos da lista de Fachin, deveria ter sido levantado de forma gradual e somente quando as denúncias fossem apresentadas ao Supremo.

Maia, no entanto, não pretende acelerar a tramitação do projeto que endurece penas por abuso de autoridade, já aprovado no Senado. Para ele, “talvez não seja o momento” de votá-lo na Câmara. “Da mesma forma que aprovar uma lei de abuso pode parecer vontade de acabar com a Lava Jato, nesse momento de criminalização da política, mudar o foro pode gerar ambiente de caça às bruxas muito grande”, disse, em referência à Proposta de Emenda Constitucional que restringe o foro privilegiado, aprovado em primeiro turno no Senado na semana passada.

Oposição. O entendimento do presidente da Câmara sobre a abertura de processos contra parlamentares no Conselho de Ética, divide até mesmo integrantes da oposição.

Para o líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), o parlamentar fluminense “está correto” ao estabelecer uma linha de corte para os pedidos de cassação. “O presidente da Câmara tem que defender o Parlamento. Tem que ter cautela, não tem ninguém processado nem julgado ainda. Portanto, acho que o Rodrigo está correto no sentido de estabelecer algum critério. Não pode ir para o vale tudo”, disse o petista.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), por sua vez, afirmou que a avaliação de Maia é uma “visão protetora da corrupção”. “Se o caso é grave, o Conselho de Ética tem que julgar. Se tiver um crime de assassinato lá atrás e se descobre que ele é autor ou mandante, não pode entrar no conselho contra o deputado? Claro que pode”, disse.

Valente afirmou que, hoje, a decisão dos partidos de entrar com representações no Conselho de Ética é política e não depende de tramitação de processos na Justiça ou da data em que o ato irregular foi praticado.

O deputado afirmou que o PSOL está “repensando” sua estratégia para entrar com processos no conselho. “Nesse momento, estamos aguardando as denúncias terem mais consistências. Mas tem vários parlamentares com investigações muito graves, não só de caixa 2. Pode ser que seja uma estratégia adiantar isso, já que o Rodrigo Maia quer virar protetor dos deputados”, afirmou o parlamentar do PSOL.

Opinião dos leitores

  1. CONSELHO NÃO! PSEUDO, ALGUÉM JÁ VIU POR ACASO ÉTICA EM POLÍTICOS???? A COMEÇAR PELOS EX'S E ATUAIS PRESIDENTES DAS DUAS CASAS!!!

  2. Cadeia e expulsão da política dos bandidos da lava jato…Independente de sigla partidária ou facção criminosa!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relator de Projeto de Lei propõe taxar streamings e YouTube, e isentar Globoplay

Foto: Glenn Carstens Peters/Unsplash

Relator do projeto de lei que regula serviços de streaming e vídeos sob demanda, o deputado André Figueiredo enviou aos líderes da Câmara nesse fim de semana um parecer preliminar. O texto de Figueiredo prevê taxar os streamings e o YouTube, mas isenta o Globoplay, serviço do Grupo Globo, da cobrança.

A tributação de serviços de vídeos sob demanda, televisão por aplicativo e compartilhamento de conteúdos audiovisuais, a exemplo de Netflix e YouTube, é prevista no projeto com o pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine).

Os valores da alíquota serão progressivos, até o máximo de 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro, incluindo receitas com publicidade.

O Globoplay, streaming que reúne produções da Globo e outros conteúdos, no entanto, ficará de fora da cobrança. Ao especificar “Serviço de Televisão por Aplicação de Internet”, categoria a ser tributada, o parecer de André Figueiredo diz que a definição não inclui serviços do tipo promovidos por concessionárias de radiodifusão de sons e imagens, como o do Grupo Globo.

O parecer de Figueiredo submetido aos líderes da Câmara também trata da tributação de influenciadores digitais, que poderão pagar a Condecine referente a valores obtidos com visualização de seus conteúdos.

Para evitar que as plataformas repassem o custo da Condecine aos influenciadores, descritos como “importante categoria de formadores de opinião”, o texto diz que os aplicativos poderão deduzir metade do valor da taxa na remuneração dos influenciadores por monetização de visualizações.

O parecer preliminar do relator também incluiu uma cota de, no mínimo, 10% das horas do catálogo para conteúdos brasileiros. Dentro da cota, 50% dos conteúdos devem ser feitos por produtores controlados por mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas de comunidades tradicionais e em situação de vulnerabilidade.

Outro ponto do texto é que 10% das receitas da Condecine serão destinadas a estas produtoras e, dentro desse percentual, pelo menos 30% das receitas devem ser destinadas a produtoras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça da Bahia mantém prisão de Wendel Lagartixa após audiência de custódia

Imagem: reprodução

A Justiça da Bahia decidiu manter a prisão do PM reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, após a audiência de custódia na tarde desta segunda-feira (13).

De acordo com o advogado de Lagartixa, João Antônio, ele deve ser transferido para um Presídio Militar, também na Bahia. Não tem previsão de quando ele possa ser recambiado para o Rio Grande do Norte. A transferência para o presídio militar o deixou “mais tranquilo”, informou também João Antônio.

A audiência de custódia durou cerca de duas horas. Ainda segundo o advogado, na abordagem, o PM reformado teria informado que tinha uma arma no carro, mas não que ela seria dele.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério Marinho aciona PGR para investigar possível abuso de autoridade por ministro da Comunicação

Foto: Rogério Marinho

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, protocolou nesta sexta-feira (10) uma representação solicitando a investigação da conduta do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta. A representação, encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR), alerta para um possível uso abusivo do poder estatal com a finalidade de silenciar e censurar críticas ao Governo Lula. O chefe da comunicação social do governo pediu ao Ministério da Justiça a instauração de investigações criminais contra parlamentares e cidadãos que criticaram a gestão do governo federal na tragédia no Rio Grande do Sul.

Rogério Marinho argumenta que as ações de Pimenta podem configurar um desvio de finalidade pública e repressão ilegalmente a livre manifestação do pensamento. Para o líder da oposição, o ministro do governo Lula aproveita-se da situação de calamidade pública para reprimir críticas e calar a oposição. O senador destaca a gravidade da decisão do titular da Secom de empregar o poder estatal para investigar e “mandar prender” críticos do governo, sob alegações de disseminação de desinformação, colocando em risco as garantias constitucionais de liberdade de expressão e a imunidade parlamentar.

Na representação, Rogério Marinho pede que a PGR avalie a legalidade e a moralidade das ações de Paulo Pimenta, especialmente em relação ao direito de fiscalizar e criticar as ações do Poder Executivo Federal, garantida pela Constituição aos membros do Congresso. O documento destaca a importância de se manter uma administração pública transparente e sujeita ao escrutínio público. O líder da oposição sustenta que o abuso no uso da máquina pública para censurar a oposição não pode ser tolerado em uma sociedade democrática.

Opinião dos leitores

  1. Era só o que faltava…
    O esgoto bolsonarista mente e distorce os fatos e não quer ser investigado…

  2. Que vergonha , Sr . Rogério Marinho , o que o ministro Paulo Pimenta está querendo , é que a polícia federal investigue as pessoas que estão postando fake news sobre a tragédia do RS .

  3. “Pelo direito de mentir, de inventar historias, de denigrimir a imagem de quem eu quiser, sem punição. É o meu direito de expressão. Eu posso!”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Av. João Medeiros será interditada parcialmente para obra da Caern a partir desta terça-feira (14)

Foto: Maps / Reprodução

Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciará na próxima terça-feira (14) uma substituição de rede de abastecimento na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal.

Segundo a Caern, a manutenção preventiva é necessária por causa da vida útil da rede implantada.

Serão substituídos aproximadamente 350 metros na Avenida João Medeiros, no trecho entre a rua da Tamarineira e a avenida Bahia, próximo ao Partage Norte Shopping. A previsão da Companhia é que o serviço seja realizado até o dia 6 de junho.

Neste período, uma das faixas da avenida, no sentido Redinha estará fechada. O abastecimento da região terá alterações pontuais, que serão informadas com 72h de antecedência de qualquer ocorrência.

“Essa substituição traz uma melhoria para a rede de distribuição da zona Norte, já que estamos fazendo uma troca de uma tubulação antiga de cimento amianto por uma nova em PVC. Com isso se evita quebras e vazamentos”, explica o superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ewerton Siqueira.

Fonte: Portal 98 Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ACM Neto dispara: “Governo Lula cheira a mofo”

Foto: Valter Pontes/Secom

Em entrevista ao jornal Correio da Bahia, o vice-presidente eleito do União Brasil, ACM Neto, afirmou que o governo Lula não deslanchou e que a gestão federal petista continua “presa no passado”.

“[Esse] É um governo que cheira a mofo em relação à prática política. E também cheira a mofo em relação às ações de governo, aos projetos para o país”, disse o ex-prefeito de Salvador.

A crítica de ACM ocorre dias após o presidente Lula intimidar em evento oficial o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo.

Na sexta-feira da semana passada, Lula classificou como “falta de respeito” a ausência do prefeito na solenidade de inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias e na visita ao campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

“Eu não o conheço. Eu só quero dizer para vocês é que é uma falta de respeito o prefeito não estar aqui, agora, na inauguração, agradecendo ao governador Jerônimo [Rodrigues] de ter feito um hospital aqui, de agradecer ao Lula pela universidade aqui, pelas escolas técnicas…”, disse o petista.

Nesta segunda, ACM Neto respondeu.

“A gente vê um governo envelhecido. Um governo que continua preso ao passado, seja na prática política, seja nas ações e planos de trabalho e de governo em si. Nas práticas políticas porque não souberam fazer uma construção política mais ampla, reeditaram a lógica do passado, do próprio PT, do toma lá dá cá”, declarou o vice-presidente do União.

“[É] Um governo extremamente dominado por quadros petistas. Então, não é um governo plural. Outros partidos ocupam espaços periféricos, menos relevantes. E quando se trata de discutir a agenda do país, quando se trata de discutir políticas públicas, prioridades, rumos e caminhos, essas discussões acontecem intramuros, exclusivamente, entre os petistas. Então, é um governo que cheira a mofo em relação à prática política. E também cheira a mofo em relação às ações de governo, aos projetos para o país”, acrescentou.

O União Brasil tem hoje três ministérios no governo Lula e há indicativos de que a sigla desembarque de vez da base de sustentação da administração petista.

Fonte: O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. E por acaso não é falta de respeito ? Em uma entrega de obras para a cidade em que existe um prefeito , ele por ideologia não
    comparecer ? Muito vago o que ACM Neto falou , ele não tem que atacar um governo que está entregando uma obra , ele tem que responder a LULA por que o prefeito não compareceu , simples assim .

  2. Melhor cheirar a mofo do que andar cheirando outras coisas, esse daí por exemplo se acha o “novo” na política, mas tem um cheirinho estranho de ultrapassado, deve tá sentindo saudades do cheirinho das falcatruas do vovô que mexia até na inviolabilidade do telão do senado, né?…hehehe ..uma piada esse senhor.

    1. Bem lembrando , Ângelo , quem está preso ao passado é ele .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Parte de asfalto cede na BR 101 deixando trânsito congestionado

Parte do asfalto cedeu na marginal da BR-101, na altura do Carrefour, em frente à parada de transportes intermunicipais, na Zona Sul de Natal. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um buraco e bastante água no local. Dois ônibus colidiram devido ao incidente que teria sido causado por um vazamento de água.

O trânsito ficou complicado no trecho. Segundo relatos de testemunhas, um ônibus ficou preso no buraco.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que uma equipe foi enviada ao local e que a área foi isolada para a realização dos reparos necessários.

Fonte: Tv Ponta Negra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Cachorro salvo de enchente no RS fica ‘nadando’ no ar após resgate

Um vídeo que circula nas redes mostra um cachorro “nadando” no ar após ser resgatado de uma enchente no Rio Grande do Sul.

Uma voluntária disse que cachorros resgatados ficam traumatizados. “A gente levanta e eles ficam nadando no ar. Cada cachorro que sai do barco fica por horas assim”.

No vídeo, o cachorro resgatado faz o movimento para continuar nadando enquanto é carregado por uma voluntária. Pelo menos 20 mil animais já foram resgatados desde o início das chuvas no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Os pets resgatados são direcionados para abrigos, lares temporários e ONGs. Governo do RS disponibilizou caixas de transporte pet, ração, chips e insumos para atendimento, além de veículo, barco e suporte logístico para acesso da equipe às regiões alagadas.

A procura por lugares para que famílias possam se abrigar junto aos pets é muito grande. A PUC-RS abriu um espaço para receber as pessoas resgatadas com seus animais de estimação. Atualmente, abriga 17 gatos, 43 cachorros e 2 porquinhos da Índia.

*Com informações do Uol e Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Médico sai do ES para ajudar vítimas da chuva e é encontrado morto em abrigo no RS

Foto: Reprodução

médico cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, foi encontrado morto em um abrigo de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira (13). Uma das suspeitas é a de que ele tenha sofrido um mal súbito. Medice morava em Vila Velha, na Grande Vitória, e estava no Sul do país como voluntário para ajudar as vítimas da chuva.

O marido de Leandro Medice, o acupunturista João Paulo Martins, disse ao g1 que o companheiro não tinha histórico de doenças.

“Ele era muito saudável, sempre cuidou da saúde. Nunca teve histórico nenhum de problemas. Eu ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Quando me contaram, pensei que fosse brincadeira. Ele foi para ajudar as pessoas e aconteceu essa tragédia”, contou João Paulo.

Segundo o marido, Leandro Medice trabalhou a semana inteira com cirurgias na empresa de estética capilar que tinham juntos, na Praia da Costa, em Vila Velha. Organizou a viagem ao Rio Grande do Sul com um grupo de amigos, também médicos.

“O voo para o Sul estava marcado para às 3h de domingo (12). A intenção era chegar pela manhã e voltar para Vitória na segunda-feira (13) à noite. Ele tinha uma agenda para cumprir na clínica no dia seguinte”, explicou o marido.

Leandro contou ainda que, no domingo (12), o médico trabalhou o dia inteiro aferindo pressão e fazendo os primeiros atendimentos básicos para as vítimas da chuva na região.

Ajuda às vítimas

Leandro viajou com outros três médicos para dedicar o tempo e conhecimento às vítimas da chuva no Sul do Rio Grande do Sul. Eles saíram às 3h em um jato particular. O médico fez vídeos falando da ansiedade em chegar ao destino para ajudar.

Por telefone, ele contou ao marido, ainda na noite de domingo, após um dia inteiro de trabalhos, que foi recebido com muito carinho no abrigo. Disse que trabalhou o dia inteiro e que ia dormir para estar pronto para trabalhar nesta segunda-feira.

“Leandro roncava um pouco e, por isso, preferiu dormir mais afastado dos amigos. Me contou que era tudo muito organizado, que conseguiram um colchão muito limpo e que já estava com saudade de mim. Estávamos juntos há seis anos e disse que não lembrava qual tinha sido a última vez que tinha viajado sozinho”, contou muito emocionado.

O marido contou ainda que, ao amanhecer, o médico não apareceu no ponto de encontro no horário combinado. “Ele sempre foi muito pontual. As amigas foram até ele e já o encontraram morto”, relatou aos prantos.

“Antes de dormir, mostrou o vídeo do nosso casamento às amigas que viajaram com ele e contou como tudo tinha sido maravilhoso. Esse foi o último assunto da noite, segundo as próprias médicas”, contou João Paulo.

A primeira formação de Leandro Medice era fisioterapeuta. Em seguida, se formou em Odontologia, fez Medicina e se especialização em Cardiologia, trabalhou como médico intensivista e também se dedicou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nos últimos anos, se dedicou na especialidade de estética capilar.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Colisão entre carro e VLT deixa vítima presa às ferragens na Zona Leste de Natal

 

Um homem, identificado como Bruno Fonseca de Souza, ficou preso às ferragens de um veículo tipo Gol, na tarde desta segunda-feira (13), após uma colisão entre o carro e um VLT, na linha férrea, no Paço da Pátria, Zona Lesta de Natal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma falha mecânica no veículo pode ter causado o acidente. Após a colisão, o carro foi arrastado por cerca de 300 metros.

Um homem, identificado como Bruno Fonseca de Souza, ficou preso às ferragens de um veículo tipo Gol, na tarde desta segunda-feira (13), após uma colisão entre o carro e um VLT, na linha férrea, no Paço da Pátria, Zona Lesta de Natal. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma falha mecânica no veículo pode ter causado o acidente. Após a colisão, o carro foi arrastado por cerca de 300 metros.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) se dirigiu ao local para atender a ocorrência. A vítima foi retirada do veículo consciente e sofreu traumatismo craniano moderado.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o condutor maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, trafegando com velocidade reduzida na passagem de nível, utilizando a buzina de forma intermitente, além de ter acionado o freio de emergência assim que identificou o acesso indevido do veículo à linha férrea.

O carro foi recolhido do local por volta das 15h30 da tarde de hoje.

Leia a nota:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que diante do acidente ocorrido nesta tarde, na Passagem de Nível que dá acesso ao Passo da Pátria, o condutor maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, trafegando com velocidade reduzida na passagem de nível, utilizando a buzina de forma intermitente, além de ter acionado o freio de emergência assim que identificou o acesso indevido do veículo à linha férrea.

O condutor foi retirado do veículo, estava consciente, e foi socorrido rapidamente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chamado ao local pela equipe da CBTU.

A CBTU lamenta o ocorrido e reforça que a população deve obedecer às Normas de segurança na linha férrea, como o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe sobre a obrigatoriedade de parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha do trem.

A equipe da CBTU está no local realizando a retirada do veículo para liberação da via férrea e normalização do sistema.

Todas as viagens da Linha Sul estão mantidas.

Natal, 13 de maio de 2024.”

Fonte: Ponta Negra News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *