Diversos

Termina nesta segunda o prazo da Sesap para fazer reforma do prédio, alerta sindicato

Por interino

Termina nesta segunda-feira (16) o prazo dado pela 2ª Vara do Trabalho de Natal para que o governo do estado conclua uma série de reformas no prédio onde funciona a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). No dia 17 de fevereiro, o juiz Luciano Athayde condenou o Estado a pagar de R$ 2 milhões por danos morais coletivos e deu prazo de 90 dias para que o governo executasse uma reforma do prédio, com medidas como mudança de elevadores e reforma elétrica (veja abaixo todos os itens).

A ação civil pública (Processo nº 0001049-75.2014.5.21.0002 – 2ª. Vara do Trabalho de Natal/RN) foi movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o Estado do Rio Grande do Norte, em virtude da falta de condições de funcionamento do prédio e o Sindsaúde entrou como assistente no processo.

O prédio da Sesap já passou por princípios de incêndios, em decorrência das falhas na parte elétrica, vazamentos e outras ameaças. O Sindsaúde e os servidores haviam obtido o compromisso do ex-secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, de efetuar a mudança da sede da Sesap para outro local.

VEJA AS MEDIDAS EXIGIDAS PELA JUSTIÇA

I- No prazo de 30 (trinta), o cumprimento das seguintes obrigações, sob pena de INTERDIÇÃO do prédio da SESAP:

1) AVALIAÇÃO, por empresa especializada contratada, das condições das estruturas de concreto e ferragens, com a análise qualitativa das estruturas de concreto armado, com a emissão de parecer técnico/laudo de inspeção predial sobre a segurança do prédio, considerando-se um cenário de remoção de infiltrações e rachaduras existentes nas paredes de edificação e de recuperação dos pilares de concreto, que apresentam fissuras/rachaduras com exposição da armadura de aço;

2) AVALIAÇÃO, por empresa contratada, especializada em engenharia elétrica, das estruturas elétricas do prédio, com elaboração de Relatório Técnico de Inspeção (RTI), que contenha o cronograma de implementação das medidas de segurança nas instalações elétricas da edificação;

3) ORGANIZAR, a partir do Relatório Técnico de Inspeção (RTI) mencionado no item anterior, um Prontuário de Instalações Elétricas (PIE). Tanto o Relatório Técnico de Inspeção (RTI) quanto o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) deverão ser 59
realizados por profissionais legalmente habilitados, com as devidas anotações de responsabilidade técnica validadas pelo CREA/RN e com responsabilidade para emissão de laudo de proteção contra descargas atmosféricas. O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) deverá contemplar as seguintes exigências:

a) manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas, com especificação das cargas instaladas, pontos de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção da rede elétrica;
b) reunir a documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) conter relatório técnico atualizado das inspeções, com recomendações e cronogramas de adequação; e
d) apresentar laudo técnico de conformidade das instalações elétricas, assinado por profissional legalmente habilitado, após a execução das seguintes medidas: correção e redimensionamento das instalações elétricas do prédio, eliminação de todas as fiações expostas, substituição de tomadas e interruptores defeituosos, colocação de sinalização liga/desliga para os disjuntores, identificando cada circuito, eliminação de todas as ligações / chaves / circuitos inoperantes e substituição de todas as chaves de alimentação das máquinas e equipamentos por chaves, nas quais possa ser colocado cadeado, quando estiver desligada, de modo a impedir o acionamento acidental.

4) ELIMINAR vazamentos nas tubulações de água que percorrem o interior da subestação;

5) PROVER todas as luminárias de lâmpadas fluorescentes, que não possuírem lentes ou difusor, de suporte de segurança que garanta a sustentação das lâmpadas em caso de acidentes.

6) ELABORAR E EXECUTAR projeto das instalações preventivas de proteção contra incêndio, explosão e controle de pânico, assinado por profissional legalmente habilitado.

7) APRESENTAR laudo técnico de conformidade das instalações e equipamentos de combate a incêndio da edificação e áreas de risco, assinado por profissionais habilitados, e certificado de aprovação emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte;

8) REALIZAR Plano de Manutenção de Hidrantes (PMH), elaborado por Engenheiro Civil ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, com respectiva emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

9) REALIZAR substituição das caixas de mangueiras defeituosas e EQUIPAR as caixas de mangueira com dois lances de mangueira de 1 e ½’, duas chaves de acoplamento, 1 esguicho jato sólido e 1 esguicho regulável.

10) REALIZAR substituição dos acoplamentos de hidrantes defeituosos e colocar acoplamentos nos hidrantes que estão sem esse acessório.

11) ADOTAR sistema de pressurização para os hidrantes e manter os hidrantes em locais de fácil acesso, com todos os seus componentes e em perfeito estado de conservação e recarga.

12) REGULAR a pressão hidrostática dos extintores de incêndio e hidrantes.

13) FAZER a recarga de todos os extintores de incêndio;
1.14) INSTALAR, nas saídas de emergência, dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
1.15) INSERIR sinalização de segurança nos equipamentos de combate a incêndio, e INSTALAR nas aberturas, saídas e vias de passagem placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída (item 23.3 da Norma Regulamentadora nº 23, do Ministério do Trabalho e Emprego).
1.16) INSTALAR alarme de incêndio e iluminação de emergência nos corredores, escadas e passagem de níveis.
1.17) DESOBSTRUIR E SINALIZAR ADEQUADAMENTE as rotas de fuga, além de retorná-las ao seu tamanho original

II – No prazo de 60 (sessenta) dias, o cumprimento das seguintes obrigações, SOB PENA DE INTERDIÇÃO DO PRÉDIO DA SESAP:

1) EXECUÇÃO, por empresa de engenharia contratada, das obras de reforma do prédio da SESAP, cujo objeto será a correção de todas as irregularidades constatadas no Laudo de Inspeção Predial, Relatório Técnico de Inspeção (RTI), no Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) e nas fiscalizações do CEREST e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

2) PROTEGER as correias de transmissão de força de todas as máquinas e equipamentos elétricos, conforme exigido pela Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 12);

3) ADAPTAR os elevadores da edificação, de forma a observar a ABNT NBR 15597:2010, protegendo as partes móveis dos motores dos elevadores, e, em caso de impossibilidade de adaptação dos elevadores existentes, ADQUIRIR E INSTALAR elevadores novos.

4) ADQUIRIR gerador elétrico para o prédio.
III – No prazo de 90 (noventa) dias, o cumprimento das seguintes obrigações:

1) ELABORAR Plano de Prevenção de Incêndios, nos termos do item 23.1.1. da Norma Regulamentadora nº 23, do Ministério do Trabalho e Emprego, com informações detalhadas aos servidores e empregados terceirizados sobre:
a) utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;
b) procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;
c) dispositivos de alarme existentes.

2) INSTITUIR E TREINAR brigada de incêndio, composta por servidores da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e empregados “terceirizados”, com o dimensionamento previsto na NBR 14.726/2006;

3) MANTER atualizado o Prontuário de Instalações Elétricas contendo, no mínimo, os dispositivos exigidos no item 10.2.4 da Norma Regulamentadora nº 10, do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 10);

4) REALIZAR a manutenção preventiva, periodicamente, nas instalações elétricas, mediante contratação de empresa prestadora dos serviços de manutenção, que somente poderá ser habilitada em procedimento licitatório, e contratada se comprovar que seus técnicos concluíram o Curso de NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. No contrato deve ser previsto o fornecimento, pela contratada, aos seus empregados, dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, tipo luvas de alta tensão e roupa de manobra com capuz, com C.A. – Certificado de Aprovação junto ao MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, e a ELABORAÇÃO de Roteiro de Normas e Procedimentos para trabalhos com eletricidade, além da constituição de SESMT e CIPA, e elaboração de PPRA e PCMSO, com capítulo específico para o tomador de serviços SESAP.
2.5) MANTER, em todo o prédio da SESAP, os níveis de ruído, de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO; índice de temperatura efetiva entre 20°C (vinte graus Celsius) e 23°C (vinte e três graus Celsius); c) 65
velocidade do ar não superior a 0,75m/s; e umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento (itens 17.5.2, 17.5.2.1 e 17.5.2.2, da Norma Regulamentadora nº17, do Ministério do Trabalho e Emprego).

5) MANTER, nos locais de trabalho, os valores de iluminância estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO, e MANTER, nos locais de trabalho, iluminação adequada, natural ou artificial, geral (que deve ser uniformemente distribuída e difusa) ou suplementar, apropriada à natureza das atividades, devendo ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos (itens 17.5.3, 17.5.3.1, 17.5.3.2, 17.5.3.3, 17.5.3.4 da Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego);

6) ADEQUAR as áreas de vivência, ambientes de repouso e instalações sanitárias do prédio da SESAP às disposições da Norma Regulamentadora nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 24);

8) ELABORAR e IMPLEMENTAR o Plano de Manutenção, Operação e Controles dos Sistemas de Climatização da Edificação (PMOC), assinado por profissional legalmente habilitado;

9) EXIGIR da empresa prestadora dos serviços de manutenção e limpeza dos sistemas de condicionadores de ar, certificados e cronograma anual de limpeza dos dutos de ar;

10) REALIZAR manutenção e limpeza dos componentes do sistema de climatização, conforme frequência mínima estabelecida pela RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA;

11) ELABORAR Análise Ergonômica do Trabalho, para a adequação das condições ambientais de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego (NR 17);

IV – No prazo de 120 (dias), o cumprimento das seguintes obrigações:

1) DOTAR o ambiente de trabalho de bancadas, mesas e escrivaninhas que proporcionem ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e atendam aos seguintes requisitos mínimos (itens 17.3.1, 17.3.2, 17.3.3, 17.3.4, 17.3.5, 17.4.2, 17.4.3 da Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego):
a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.
d) suporte para os pés e para documentos.
e) terminais de vídeo de computador com condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos e proporcionando corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
f) teclado independente e móvel, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas e observando a distância tela, teclado e suporte para documentos em relação ao olho do trabalhador, de modo que as três distâncias sejam aproximadamente iguais;
g) teclado e tela serem posicionados em superfície de trabalho com altura ajustável;
g) para o trabalho que deva ser executado em pé, devem ser disponibilizados, próximo ao posto de trabalho, assentos para descanso.

2) DOTAR todos os postos de trabalho de assentos, inclusive naqueles em que o trabalho é executado predominantemente em pé, com os seguintes requisitos mínimos de conforto (item 17.3.3 da Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Emprego):
a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
c) borda frontal arredondada;
d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

Assessoria SindSaúde

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Luto

Policial não resiste após parada cardíaca durante curso da PM em Natal

Foto: Reprodução

O policial militar que sofreu uma parada cardíaca durante o Treinamento Físico Militar (TFM) do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS), na manhã desta terça-feira (13), não resistiu e veio a óbito.

Ele chegou a ser socorrido de helicóptero, mas morreu após dar entrada em uma unidade de saúde.

O CAS tem sido alvo de críticas recorrentes pela alta exigência física e pela frequência de casos graves. Em praticamente todas as edições há registros de policiais que morrem ou são internados durante os treinos.  .

A Polícia Militar ainda não divulgou nota oficial sobre o caso.

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Política

Lula: nenhuma economia se desenvolveu com “figura” dos EUA

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (13.mai.2025) ser “inacreditável” a “figura” dos Estados Unidos no contexto mundial. Segundo ele, esse papel fez com que “nenhuma economia” tenha conseguido se desenvolver e “dar um salto de qualidade”. A declaração foi feita ao lado do líder chinês, Xi Jinping (PCCh), no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

“Mesmo aqueles países que sobrevivem, e alguns têm maior população nos Estados Unidos do que no seu próprio país, conseguiram se desenvolver”, declarou Lula. Conforme o presidente, essas nações “não conseguiram funcionar” até realizarem acordos de investimentos com países ricos.

“Eu acho que o exemplo que Brasil e China estão dando nesse momento é um exemplo gratificante para as futuras gerações”, afirmou Lula, citando “a construção de um mundo mais justo” e “compartilhado”.

O presidente brasileiro voltou a defender o multilateralismo –sistema que, segundo ele, é necessário para “garantir a paz e a harmonia” entre os países.

“O protecionismo e a taxação com tarifas exorbitantes prejudicam todos os países e nunca foi solução para o desenvolvimento de nenhum país”, declarou.

Lula e Xi participaram do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Depois, o presidente brasileiro se encontrou com o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji, e foi recepcionado pelo líder chinês no Grande Palácio do Povo.

Em seu perfil no Instagram, Lula disse ter ficado “honrado” com a cerimônia de boas-vindas oferecida por Xi Jinping no Grande Palácio do Povo.

“Teve guarda de honra e a execução dos hinos do Brasil e da China, um momento de muito respeito e simbolismo”, disse o petista.

Poder 360

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Polícia

VÍDEO: Mais um caso grave em curso militar: policial tem parada cardíaca durante treinamento físico


Vídeo: Cedido

Um policial militar sofreu uma parada cardíaca durante uma atividade do Treinamento Físico Militar (TFM) do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS), na manhã desta terça-feira  (13). O momento em que o helicóptero chega para prestar socorro foi registrado em vídeo por pessoas que estavam no local.

De acordo com informações repassadas por outro policial presente na ação, o militar passou mal enquanto participava do exercício, precisando de atendimento de urgência. Ele foi levado de helicóptero para uma unidade de saúde.

O CAS tem sido alvo de críticas entre os próprios militares. Segundo relatos de participantes, é comum que em todas as edições do curso haja registros de policiais que morrem ou precisam ser internados, especialmente durante os treinos físicos.

Em outra edição do mesmo curso, um sargento morreu após ser atropelado nas proximidades da ponte Newton Navarro, em Natal, quando se deslocava para o TFM, que naquela ocasião seria realizado na Praia do Forte.

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Esporte

Ancelotti confirma data de início na Seleção Brasileira

Foto: Reprodução 

Carlo Ancelotti deixará o comando do Real Madrid para assumir a Seleção Brasileira. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última segunda-feira (12), e confirmado pelo próprio treinador em coletiva de imprensa nesta terça-feira (13).

O italiano iniciará oficialmente seu trabalho à frente da Amarelinha no dia 26 de maio, um dia após o encerramento do Campeonato Espanhol, respeitando o vínculo com o clube merengue, que se encerra em 25 de maio

“A partir do dia 26, serei o técnico do Brasil. É um grande desafio, mas ainda sou o treinador do Madrid. Quero encerrar bem essa fase dessa aventura fantástica. Tenho muito respeito por este clube e pela sua torcida, então estou totalmente focado nesta reta final”, afirmou Ancelotti.

“Temos partidas importantes pela frente. Isso está muito claro para mim. Depois, no dia 26, terei outra missão”, completou.

CNN

 

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Informe Publicitário

A reta final do Pirangi Port abre as últimas adesões

Fotos: Divulgação

O litoral sul do RN está prestes a ganhar novos moradores e investidores que entenderam o valor de estar em um lugar onde localização, sofisticação e potencial de retorno caminham juntos.

A campanha Seleção Final do Pirangi Port marca a fase definitiva de adesões ao empreendimento mais desejado da Praia de Pirangi.

Localizado na entrada de Pirangi, ao lado do tradicional Porto Brasil, o projeto da Ecomax é pensado para quem deseja unir qualidade de vida, rentabilidade e localização privilegiada em um só lugar. É o tipo de escolha que, com o tempo, só se valoriza — especialmente em uma região onde empreendimentos próximos à orla têm registrado alta constante de valorização nos últimos anos.

Um conceito que une viver bem e investir com inteligência

Modelos mais compactos e funcionais, como os studios, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado imobiliário. Só nos últimos dois anos, esse formato cresceu significativamente em adesões no Brasil, especialmente em destinos turísticos com forte apelo de temporada, como Pirangi.

O Pirangi Port oferece exatamente essa versatilidade: studios, double studios e apartamentos com até três suítes. A planta se adapta ao seu estilo de vida — seja para quem busca um espaço prático, seja para famílias que desejam conforto à beira-mar. Uma composição que atende diferentes perfis e amplia as possibilidades de rentabilidade com locações.

Um projeto que valoriza cada detalhe e cada decisão

Com rooftop panorâmico, piscina com borda infinita, wine bar, academia, espaço gourmet e áreas de lazer completas no térreo, o Pirangi Port oferece mais do que uma infraestrutura completa: ele proporciona experiências e bem-estar no dia a dia.

Outro destaque é seu modelo de gestão por condomínio fechado, que representa uma vantagem estratégica para o investidor. Esse formato reduz custos operacionais, garante maior controle de gestão e permite decisões mais alinhadas com os interesses dos condôminos, aumentando a eficiência e a segurança do investimento.

Para quem sabe reconhecer boas oportunidades

Não é apenas sobre morar bem. É sobre estar no lugar certo, na hora certa, com um projeto exclusivo, de alta procura e em fase final de adesão.

Além de todos os benefícios, a gestão por condomínio fechado é cerca de 30% mais econômica em comparação a outros modelos de construção, proporcionando ainda mais vantagens para o seu investimento.

Aqui, cada escolha gera benefícios claros: qualidade de vida, segurança, acessibilidade, valorização e retorno.

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Geral

UNIMED: Nova diretoria mostra falta de gestão e já começa terceirizando responsabilidade

Foto: Reprodução 

Com pouco mais de 30 dias de gestão, a nova diretoria da Unimed Natal já revela sinais preocupantes. Longe de transmitir a segurança e a competência esperadas, o que se vê é um cenário de completa desorganização e pânico entre os funcionários.

Apesar do pouco tempo, a falta de conhecimento da gestão da nova diretoria é evidente. Já são vários cooperados que votaram na atual gestão fazendo relatos a esse comunicador.

Em vez de colocar em prática um plano de ação sólido e demonstrar domínio sobre a situação, a diretoria optou por terceirizar responsabilidades, optou pela estratégia do retrovisor.

No primeiro mês de gestão, já comunicou a volta da pro rata de 20%. Uma jogada de alto risco na tentativa de colocar a culpa no passado, e o futuro?

A expectativa de mudanças para quem apostou em Márcio Rêgo e sua turma craque em gestão, dá lugar à apreensão.

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Geral

Hospital Geral de São Gonçalo ultrapassa 70% de execução

Fotos: Divulgação 

As obras do Hospital Geral de São Gonçalo estão em ritmo acelerado e já ultrapassaram a marca de 70% de execução. Com a instalação completa dos dutos de ar-condicionado e da rede de gases medicinais, a parte estrutural e de acabamentos estão avançando rapidamente, o que traz boas perspectivas para a população local.

Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Jaime Calado fez uma visita técnica às futuras instalações do hospital e acompanhou o progresso da obra. Durante a visita, o secretário de Infraestrutura, Márcio Barbosa, recebeu orientações do prefeito para garantir que a área no entorno da unidade hospitalar também receba as melhorias necessárias, principalmente no que diz respeito à infraestrutura de acesso e obras complementares. O prefeito autorizou ainda a realização de estudos para viabilizar a implantação de um heliponto no local, visando facilitar o transporte de pacientes em casos de urgência.

Estiveram presentes também na visita: Arthur Queiroz, subsecretário de Obras; Rayane Protasio, arquiteta; Ana Koline, engenheira, além de representantes da construtora responsável pela obra.

Na ocasião, o prefeito Jaime Calado destacou: “Já ultrapassamos 70% da construção, e isso me deixa muito feliz. São mais de 80 profissionais trabalhando em uma estrutura de quase 12 mil metros quadrados. A obra, que estava paralisada, foi retomada no dia 13 de janeiro e já está ganhando ritmo. Estamos com foco na conclusão da parte estrutural, e paralelamente a solicitação dos equipamentos junto ao Ministério da Saúde, o que representa um avanço significativo para a saúde de nossa cidade.”

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Polícia

PF faz operação contra fraudes em plataforma do governo

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) uma operação contra um grupo especializado em fraudar contas digitais vinculadas à plataforma do governo “gov.br”, com técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica.

As investigações da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos revelaram que os criminosos simulavam rostos de outras pessoas para obter acesso indevido às contas digitais das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis.

São cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

CNN

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Geral

Exportação de café do Brasil cai 27,7% em abril

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Brasil exportou 3,1 milhões de sacas de café de 60 kg em abril. Na comparação com o mesmo período de 2024, as exportações caíram 27,7%. Em receita, a movimentação cresceu 41,8% e atingiu US$ 1,341 bilhão. As informações estão na edição de abril do Relatório Mensal de Exportações do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).

Segundo o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, a redução em volume é “compreensível” porque o Brasil está num período de entressafra. Em especial depois de o Brasil ter exportado montante recorde em 2024.

“Até a entrada da safra de arábica, esperamos queda nas exportações nos próximos dois meses. Como viemos de embarques históricos no ano passado, é natural que 2025 apresente menores volumes, mas ainda mantendo receita cambial significativa como reflexo dos preços no mercado internacional”, afirma.

De janeiro ao fim de abril de 2025, as exportações de café somaram 13,816 milhões de sacas, o que representa declínio de 15,5% em relação ao volume dos 4 primeiros meses de 2024. Por outro lado, a receita cambial disparou 51% no período, chegando a US$ 5,235 bilhões, o maior valor para esse intervalo.

O café arábica foi o mais exportado no período, com as remessas ao exterior somando 11,709 milhões de sacas. O segmento do café solúvel aparece na sequência, com embarques equivalentes a 1,282 milhão de sacas, seguido pela espécie canéfora (conilon + robusta), com 807.165 sacas, e pelo setor industrial de café torrado e torrado e moído, com 18.386 sacas.

Os Estados Unidos foram os principais parceiros comerciais dos cafés do Brasil entre janeiro e o fim de abril deste ano, com a aquisição de 2,373 milhões de sacas. Redução de 11,2% em relação ao mesmo período de 2024. A Alemanha ocupou o 2º lugar no ranking, com a importação de 1,785 milhão de sacas, ou 24,4% a menos do que no 1º quadrimestre de 2024.

A Itália aparece na sequência, registrando a compra de 1,146 milhão de sacas, com declínio de 13% no intervalo, seguida por Japão, que apresentou crescimento de 6,1% no período ao adquirir 865.929 sacas, e Bélgica, que importou 618.305 sacas, aferindo queda de 63,1%.

O Porto de Santos, em São Paulo, permaneceu como o principal exportador dos cafés do Brasil no 1º quadrimestre, com o embarque de 11,044 milhões de sacas e representatividade de 79,9% no total.

Na sequência, vieram o complexo portuário do Rio de Janeiro, que respondeu por 16% ao enviar 2,205 milhões de sacas para fora do país, e o Porto de Paranaguá (PR), que exportou 134.008 sacas e teve representatividade de 1%.

Poder 360

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Geral

Governo Lula tenta blindar Correios, e estatal pena para conter gastos

Foto: Divulgação/Correios

Dois anos depois de ser retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrou prejuízo bilionário em 2024, quatro vezes maior do que o observado em 2023 (R$ 597 milhões).

Diante do primeiro prejuízo bilionário da estatal desde 2016, o governo Lula (PT) tenta blindar a empresa, que pena para conter as despesas e anunciou medidas de cortes de custos que estão desagradando os trabalhadores.

Nessa segunda-feira (12/5), foi anunciado um conjunto de sete medidas para lidar com o prejuízo. Algumas delas, como a suspensão das férias e a convocação para o trabalho presencial, entrarão em vigor no próximo mês. Além disso, no fim do ano passado, a empresa contratou empréstimos com duas instituições financeiras.

Veja as medidas apresentadas na segunda:

  1. Prorrogação das inscrições para o Programa de Desligamento Voluntário (PDV): até 18 de maio de 2025, mantendo os atuais requisitos de elegibilidade;
  2. Incentivo à redução da jornada de trabalho: alteração da carga horária para 6 horas diárias e 34 horas semanais, com ajuste proporcional de remuneração para empregados lotados em unidades administrativas;
  3. Incentivo à transferência, voluntária e temporária, de agente de correios – atividade carteiro e atendente comercial para atuar em centros de tratamento: o pagamento do adicional de atividade será o mais vantajoso para empregados;
  4. Suspensão temporária de fruição de férias: a partir de 1º de junho de 2025, referente ao período aquisitivo deste ano. As férias voltarão a ser usufruídas a partir de janeiro de 2026;
  5. Revisão da estrutura do Correios Sede: redução de pelo menos 20% do orçamento de funções;
  6. Convocação para o retorno ao regime de trabalho presencial: todos os empregados devem retornar a partir de 23 de junho de 2025, com exceção daqueles protegidos por decisão judicial;
  7. Lançamento de novos formatos de planos de saúde: a escolha da rede credenciada será dialogada com as representações sindicais. A economia estimada será de 30%.

A empresa estima que o plano de redução de despesas gere economia de até R$ 1,5 bilhão em 2025. Além disso, os Correios firmaram parceria com o New Development Bank (NDB) para captar R$ 3,8 bilhões em investimentos. O processo está em andamento.

Além dos Correios, o governo petista tirou do Programa de Desestatização estatais como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Prejuízo nos Correios

  • A empresa estatal encerrou 2024 com prejuízo de R$ 2,6 bilhões.
  • O prejuízo é quatro vezes maior do que o registrado no ano anterior, que foi de R$ 597 milhões.
  • É a primeira vez desde 2016 que os Correios apresentam prejuízo bilionário em suas operações. Na época, a companhia ficou no vermelho em R$ 1,5 bilhão (o equivalente a R$ 2,3 bilhões, em valores atualizados).

Em janeiro de 2025, quando foi divulgado que os Correios tiveram déficit de R$ 3,2 bilhões no ano passado, o presidente Lula recebeu no Palácio do Planalto o titular da empresa, Fabiano Silva dos Santos, para debater a situação da estatal. Também participaram da reunião a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.

“Quando uma empresa é sucateada como ela foi para ser vendida, a gente tem um trabalho grande recuperar essa empresa”, disse Santos após a reunião. “A empresa está em um processo franco de recuperação”, completou.

A ministra Esther Dweck destacou que a estatal está mudando para se tornar uma empresa de logística nacional. “Obviamente, isso gera necessidade de investimento do parque tecnológico deles”, argumentou.

A estatal federal foi a que registrou o maior déficit no ano passado, de R$ 3,2 bilhões. Ou seja, os Correios tiveram déficit e prejuízo em 2024. É um caso diferente de outras estatais, como a Casa da Moeda do Brasil e o Serpro, que tiveram déficit no ano, mas registraram lucro líquido.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. O governo PT é sustentado em 2 pilares, a corrupção e a mentira, quando não está roubando está metindo ou fazendo as duas coisas juntas

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