Polícia

ZONA SUL DE NATAL E NOVA PARNAMIRIM: Prisões, perseguição, tentativa de assalto e troca de tiros

Cinco pessoas foram presas durante a noite dessa terça-feira (07) e madrugada desta quarta-feira (08), em ações criminosas distintas na Zona Sul de Natal, com extensão em Nova Parnamirim, na região metropolitana.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 21h, condutor de veículo não atendeu pedido abordagem dos policiais no Conjunto Pirangi, e uma perseguição foi realizada  até a Avenida Ayrton Senna. Na ocasião, os ocupantes abandonaram o veículo e conseguiram escapar.

Já em Nova Parnamirim, um motorista e quaro passageiros foram detidos, ao serem flagrados em um táxi com farol apagado. No veículo foram apreendidos um revólver calibre 38 e munições de ponto. 40. Os detidos foram autuados por associação criminosa e porte ilegal de armas.

Ainda na madrugada, dois homens armados tentaram roubar celulares de um supermercado na Zona Sul de Natal. Na ocasião, seguranças reagiram e impediram a ação criminosa. Os bandidos fugiram em direção a Avenida Ayrton Senna.

Opinião dos leitores

  1. Houve também uma tentativa de assalto a uma padaria ontem no início da noite em Nova Parnamirim, balearam um cliente no braço e fugiram. A bruxa estava solta ontem, ou melhor, os bandidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

ENEM 2024: Inscrições começam na segunda-feira, dia 27

Foto: istock

Começa nesta segunda-feira (27) o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024. O prazo vai até 7 de junho. Já a taxa de inscrição pode ser paga até 12 de junho.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a Página do Participante e logar com CPF e senha do portal do governo federal Gov.br.

O valor da taxa é de R$ 85 e pode ser pago por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito.

Candidatos que tiveram a isenção aprovada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 13 de maio ainda precisam se inscrever no exame.

No ato da inscrição, é necessário selecionar o idioma da prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol.

Datas do Enem 2024

O Enem 2024 será aplicado em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro.

Na primeira etapa da prova, com 5 horas e 30 minutos de duração, são avaliados os conhecimentos de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia do exame, de 5 horas de duração, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O resultado será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No ano passado, foi porta de entrada para 127 instituições de ensino superior e, em 2024, serão ofertadas 264.360 vagas.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para que decisão que o tornou inelegível seja analisada pelo STF

Foto: Carlos Moura/STF

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro para que a decisão que o tornou inelegível seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro e o seu vice na chapa que disputou a presidência em 2022, Walter Braga Netto, foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência.

Publicada neste domingo (26), a decisão de Moraes data da última sexta-feira (24). O ministro analisou um pedido dos advogados da chapa para que o caso fosse encaminhado ao STF, o chamado “recurso extraordinário”.

Esse tipo de recurso precisa passar por uma análise de admissibilidade no próprio tribunal onde houve a decisão questionada –no caso, o TSE– antes de seguir para a Supremo.

Moraes rejeitou o recurso por questões processuais: o pedido não atendeu aos requisitos previstos na lei para este tipo de recurso. Também apontou que não houve cerceamento do direito de defesa dos dois integrantes da chapa. Ele considerou ainda que a decisão da Corte Eleitoral não violou a Constituição.

“A controvérsia foi decidida com base nas peculiaridades do caso concreto, de modo que alterar a conclusão do acórdão recorrido pressupõe revolvimento do conjunto fático-probatório dos autos, providência que se revela incompatível com o Recurso Extraordinário”, afirmou.

A defesa ainda pode recorrer ao próprio STF para tentar prosseguir com o caso.

Em nota, a defesa de Bolsonaro e Braga Netto afirmou que irão apresentar novo recurso. “Respeitamos profundamente a decisão, mas, por não concordarmos com o conteúdo, interporemos o recurso adequado no momento oportuno”, disseram os advogados.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Ministério da Justiça lançará diretrizes para uso de câmeras nos policiais

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Justiça deve lançar na próxima semana as diretrizes nacionais para o uso de câmeras corporais por policiais.

O documento deve definir se os agentes de segurança vão poder ou não escolher o que gravar. Internamente, a orientação do governo é que as câmeras fiquem ligadas sem interrupção e sem autonomia para os policiais.

Na avaliação do Ministério, há evidências científicas de que o equipamento reduz o uso de força. A adoção da medida deverá ser levada em consideração para definir repasses de recursos dos fundos nacional de segurança pública e penitenciário nacional.

O anúncio vai ocorrer depois do edital lançado esta semana pelo governo do estado de São Paulo para a compra de 12 mil câmeras. Os novos equipamentos poderão ser acionados e desligados pelo policial ou de forma remota pelo centro de operações da pm.

A Secretaria de Segurança Pública justifica que gravações contínuas sobrecarregam os servidores e geram alto custo. E que o novo sistema vai permitir um controle maior das operações policiais.

Band Jornalismo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação investiga desvio de doações para atingidos pelas enchentes no RS

Eldorado do Sul foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal no Rio Grande do Sul Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Três integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul foram afastados temporariamente do órgão por suspeita de desvio de doações para atingidos pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou operação de busca e apreensão depois de receber denúncias de que parte das doações encaminhadas para Eldorado do Sul era entregue somente com o objetivo de contemplar futuros eleitores dos investigados. Dois dos três suspeitos são pré-candidatos nas próximas eleições municipais.

Os mandados foram cumpridos nas casas dos suspeitos, na prefeitura e em depósitos da cidade. Foram apreendidos celulares, documentos e dinheiro. Os crimes apurados são de apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública.

Com o afastamento dos servidores, ficou decidido, em conjunto com a prefeitura de Eldorado do Sul, que o Exército passará a assumir a entrega de doações às vítimas da enchente no município. Caberá à Força o recebimento, controle e distribuição de donativos à população.

A cidade foi uma das mais atingidas pelo temporal no Estado. Atingida por uma inundação sem precedentes, a área urbana do município de 40 mil habitantes foi completamente tomada pela enchente, e centenas de carros ficaram abandonados. A população de Eldorado do Sul precisou ser abrigada em outros municípios vizinhos. A cidade, que é banhada pelo Lago Guaíba, fica na margem oposta à de Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul vive a maior tragédia climática de sua história, atingido por fortes temporais. Segundo a Defesa Civil estadual, 469 dos 497 municípios gaúchos foram impactados, e mais de 600 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Ao menos 169 pessoas morreram em consequência das chuvas e outras 56 estão desaparecidas.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] TRANSPLANTE DE CABEÇA: Companhia diz que planeja fazer procedimento em até dez anos e mostra como seria

Uma empresa de biomedicina revelou que planeja disponibilizar transplantes de cabeça em até próximos 10 anos. A startup de neurociência e engenharia biomédica BrainBridge lançou um vídeo detalhando como será o primeiro transplante de cabeça, com ajuda da inteligência artificial (IA).

“O objetivo da nossa tecnologia é ultrapassar os limites do que é possível na ciência médica e fornecer soluções inovadoras para aqueles que lutam contra condições potencialmente fatais”, disse Hashem al-Ghaili, biólogo molecular e diretor da empresa.

“Nossa tecnologia promete abrir portas para tratamentos que salvam vidas que eram inimagináveis há apenas alguns anos”, acrescentou.

A ilustração digital da BrainBridge mostrou sua nova máquina de IA enxertando uma cabeça humana e colocando-a no novo corpo saudável de um paciente com morte cerebral.

A IA e as imagens em nível molecular guiariam a cirurgia para garantir que ela fosse um sucesso, “eliminando o erro humano” e a degradação das células cerebrais.

No vídeo, a empresa afirmou que o transplante de cabeça levaria a resultados “tranquilos” e recuperações mais rápidas. Os robôs cirúrgicos de alta velocidade e precisão ajudariam a reconstruir o rosto para uso total dos músculos faciais.

Com este novo procedimento, o paciente seria capaz de manter suas próprias memórias, consciência e habilidades cognitivas.

Os pesquisadores acreditam que a máquina de IA seria perfeita para pessoas que lidam com doenças como paralisia, câncer, Alzheimer, Parkinson e outras.

Blog Page Not Found – Extra

Opinião dos leitores

  1. Indicado para petistas, talvez consigam enxergar a merda que fazem apertando o 13 e confirmando.

    1. Gado chorão.
      Vá fazer papel de otario na porta do quartel.

    2. Uel uel uel uel uel meu nome titio é Samuel e quero uma cabeça dessas para poder ser gente béeéeeeeeeeee, eu tenho lombriga e vivo de auxilio do governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Brasil tem receita de R$ 11,6 bilhões com embarques nacionais em 2023

Foto: Jade Queiroz/Ministério do Turismo (via Flkr)

As operadoras de turismo brasileiras faturaram R$ 11,6 bilhões com embarques nacionais em 2023. Esse é o maior valor já registrado pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que compila dados do setor desde 2010.

O mercado doméstico representou 60% do faturamento total das operadoras no ano passado (R$ 19,3 bilhões). Essa é a maior porcentagem de participação de voos domésticos na arrecadação do setor, superando o registrado em 2010. O faturamento com viagens internacionais movimentou R$ 7,7 bilhões no período.

Segundo o relatório, 11,8 milhões de passageiros embarcaram para viagens com fins turísticos em aeroportos brasileiros, 22,7 % a mais do que no ano anterior. Destes, 74% foram para destinos nacionais.

A região Nordeste foi a que mais recebeu viajantes para atividades de lazer. Entre as cidades, São Paulo aparece em 1º lugar, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) empatadas na 2ª colocação, e Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE) dividindo o 3º lugar.

Entre as atrações nacionais mais vendidas estão:

  • Parque Beto Carrero World (SC);
  • Beach Park (CE); e
  • e Cataratas do Iguaçu (PR).

ticket médio das viagens para destinos nacionais ficou em R$ 2.190,00. Os roteiros mais escolhidos pelos brasileiros foram os de média duração (5 a 9 dias).

Com relação a pagamento, a principal forma de comercialização foi por meio de cartão de crédito– à vista ou parcelado– (65,51%), seguida por transferência bancária/Pix (18,46%) e por boleto bancário (8,31%).

Em 2023, a principal forma de comercialização de pacotes de viagem foi totalmente online, com 65%. A venda híbrida, onde o negócio é firmado de forma online e física, alcançou 21% de participação no ano passado e superou pela 1ª vez a venda de pacotes na modalidade totalmente presencial (14%).

“Esses dados refletem a crescente adoção da tecnologia pelas operadoras, que buscam agregar facilidade, agilidade e flexibilidade ao processo de vendas, oferecendo aos clientes múltiplos canais e facilidades para realizar suas compras de forma conveniente”, disse a Braztoa.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mais de 70% dos deputados federais concordam com limitar decisões do STF

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (26.mai.2024) indica que 72% dos deputados federais concordam com a limitação das decisões monocráticas do STF (Supremo Tribunal Federal). O Senado aprovou, em novembro de 2023, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita esse tipo de decisões por parte do Supremo. O tema está agora na Câmara dos Deputados.

O levantamento ouviu 183 deputados federais em exercício, de forma presencial e on-line. As entrevistas foram realizadas de 9 de abril a 21 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia os resultados completos para a pergunta “Concorda com a limitação das decisões monocráticas do STF?”: 

  • concordo – 72%; 
  • não concordo, nem discordo – 7%;
  • discordo – 15%;
  • não sabe ou não respondeu – 6%; 

De forma geral, 34% dos entrevistados disseram avaliar de forma positiva o trabalho do STF. Outros 21% responderam ser regular e 40% afirmara que a avaliação é negativa. Outros 5% escolheram a opção “não sabe ou não respondeu”.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enchente no RS: Defesa Civil recebeu mais de 1,5 milhão de litros de água e 200 toneladas de alimentos em doações

Foto: Cristiano Mariz

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou na manhã deste domingo (26) que já recebeu 1,5 milhão de litros de água e mais de 200 toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas no estado. As doações foram distribuídas para 167 municípios, conforme a demanda de cada local.

De acordo com o balanço, que contabilizou doações feitas entre os dias 25 de abril e 25 de maio, foram recebidas 166 mil unidades de cestas básicas, 136 mil litros de leite, mais de 98 mil cobertores e 24 mil colchões.

Entre os itens de higiene pessoal, mais de 244 mil kits foram doados.

Número de mortos chega a 169

Subiu para 169 o número de mortos pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim da Defesa Civil gaúcha, publicado na manhã deste domingo (26). O número de desaparecidos caiu para 56, dez a menos que o registrado no sábado.

Ainda de acordo com o informe, 2,3 milhões de gaúchos de 469 municípios já foram afetados até agora pela tragédia climática. Há 581 mil pessoas desalojadas e 55 mil em abrigos.

Em todo o estado, há mais de 112 mil pessoas sem energia elétrica. A Corsan, por sua vez, afirma que o sistema de abastecimento de água foi normalizado.

Atualmente, são 67 trechos com bloqueios totais e parciais em 42 rodovias, entre estradas, pontes e balsas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro critica fala de Lula sobre ‘irresponsabilidade’ de Israel em Gaza: “Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido pelos seus amigos terroristas”

Foto: AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o atual ocupante do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela postura adotada diante do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Durante evento em Guarulhos no sábado, 25, o petista pediu solidariedade às mulheres e crianças “que estão morrendo na Palestina por conta da irresponsabilidade do governo de Israel”. “A gente não pode se calar diante das aberrações. A gente não pode deixar de ser solidário porque amanhã a gente vai precisar de solidariedade”, discursou o presidente da República.

A fala de Lula ocorreu no mesmo dia em que Israel voltou a bombardear a cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, mesmo com determinação da Corte de Haia que pedia o fim dos ataques na região, e um dia após o Exército israelense encontrar o corpo do brasileiro Michel Nisenbaum, que foi assassinado no sul do País pelo Hamas e teve o corpo levado para a Faixa de Gaza. Natural de Niterói (RJ), ele tinha 59 anos e deixa duas filhas e seis netos.

Em suas redes, Bolsonaro acusou Lula de ser “amigo” do grupo terrorista Hamas e questionou o empenho dele em libertar o brasileiro capturado. “O Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido (se é que ele se empenhou) pelos seus amigos terroristas”, escreveu o ex-presidente na rede social X (antigo Twitter).

No discurso em Guarulhos, Lula não mencionou a morte de Nisenbaum, mas já havia lamentado o ocorrido com o brasileiro nas redes sociais na sexta-feira, quando a notícia foi divulgada por Israel. “Soube, com imensa tristeza, da morte de Michel Nisembaum, brasileiro mantido refém pelo Hamas. Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel”, escreveu o chefe do Executivo, também no X.

“O Brasil continuará lutando, e seguiremos engajados nos esforços para que todos os reféns sejam libertados, para que tenhamos um cessar-fogo e a paz para os povos de Israel e da Palestina”, acrescentou o petista.

Brasil e Israel vivem uma crise diplomática desde que o presidente brasileiro comparou as ações do governo israelense na Faixa de Gaza ao genocídio perpetrado por Adolf Hitler que exterminou milhões de judeus. A postura de Lula é criticada pela oposição e por parte da comunidade judaica, que vê condescendência com o Hamas e falta de veemência nas críticas do presidente à organização terrorista.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

    1. É uma verdadeira DECEPÇÃO!
      Não tem ótica e nem discernimento.

  1. É inacreditável nós brasileiros estarmos discutindo, elegendo e querendo reeleger gente da qualidade desses dois.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Braço armado do Hamas afirma que disparou ‘série de foguetes’ contra Tel Aviv, capital israelense

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Pela primeira vez em meses, as sirenes de alarme em Tel Aviv voltaram a tocar. Neste domingo, o Hamas afirmou ter disparado uma “série de foguetes” contra a capital israelense. Segundo o Exército de Israel, pelo menos oito mísseis foram disparados. Isso acontece após Israel bombardear a cidade palestina de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, apesar de a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ter ordenado a suspensão das operações nessa área do território palestino.

O Exército informou que “alguns foguetes foram interceptados” e uma correspondente da AFP na Faixa de Gaza disse ter visto foguetes sendo disparados de Rafah. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos. Este é o primeiro ataque de foguetes de longo alcance vindos de Gaza desde janeiro.

A ala armada do Hamas afirmou no Telegram nesta manhã que havia atacado Tel Aviv “em resposta aos massacres sionistas contra civis”.

Horas antes, bombardeios e disparos de artilharia israelenses atingiram o norte e o centro do território palestino, assim como Rafah, cidade no extremo sul da qual centenas de milhares de palestinos fugiram.

A defesa civil de Gaza afirmou que recuperou seis corpos após um ataque aéreo contra uma casa no leste de Rafah, onde Israel prossegue suas operações militares.

Vídeo que circula nas redes sociais mostra uma cratera causada pelo aparente impacto de um foguete perto da cidade de Kfar Saba, no centro de Israel. O foguete parece ter atingido uma área aberta.

‘Diplomacia de emergência’

Após quase oito meses de guerra, continua aumentando a pressão internacional e interna para que Israel feche um acordo com o Hamas que inclua a libertação dos reféns que continuam em poder do movimento islamista que governa a Faixa de Gaza desde 2007.

Um alto funcionário afirmou que o gabinete de guerra israelense deve se reunir no domingo à noite para analisar os esforços para liberar os reféns. Outra fonte assegurou no sábado que o governo israelense tem a intenção de retomar as negociações nesta semana.

Com informações de O Globo e O Antagonista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *