Política

A delação do mundo que não se acaba

Por Maria Cristina Fernandes

 

Ressuscitaram as negociações para a delação do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha. Dada por abortada há seis meses, às vésperas da saída do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, do cargo, a delação ressurge em meio às cinzas da Lava-Jato.

Sob Janot, Cunha só queria entregar o que já se sabia, especialmente depois que o doleiro Lúcio Funaro, passou à frente e decidiu colaborar. Mas a asfixia financeira do ex-deputado tem contribuído para a retomada das negociações. No início desta semana, o juiz Sergio Moro autorizou o bloqueio de US$ 5 milhões de seu patrimônio. Foram confiscados três imóveis e parte de uma propriedade no Rio. O Ministério Público também pediu que o juiz estenda o bloqueio aos bens de sua mulher, a jornalista Claudia Cruz.

É difícil asfixiar as fontes de recursos de um parlamentar que serviu a tantos interesses quanto Eduardo Cunha. Por mais que a PF e o MP fucem, sempre haverá algum potentado disposto a manter o conforto de sua família. Preso, porém, o maior patrimônio que Eduardo Cunha pode dispor é das informações que preserva sobre os personagens da República nos dois lados do balcão.

Lava-Jato avança sobre bens; Temer garante foro a alvos

A negociação dessa delação dá-se ainda em meio às tratativas para a candidatura de sua filha, que vai se lançar à Câmara dos Deputados pelo MDB do Rio. O ex-deputado penitenciário não pretende por em risco as condições de Danielle Dytz da Cunha alcançar um mandato. Ainda não se sabe, por exemplo, quanto o PMDB vai alocar na campanha da filha de Cunha.

Seu grupo na Câmara foi cooptado por Temer, a começar do atual ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, titular da tropa de choque do ex-deputado, mas muitas das benesses que todos desfrutam ainda derivam de operações iniciadas na era Cunha.

A empreitada da delação ganhou novo fôlego com a saída de Fernando Segovia, da Polícia Federal. O delegado Cleyber Malta Lopes desfruta de mais liberdade de ação sob a chefia de Rogério Galloro. Partiram dele as 50 perguntas que inquietaram o gabinete do presidente Michel Temer, provocaram desastradas declarações de Segovia e encontraram guarida no gabinete do ministro do STF, Luís Roberto Barroso.

Dias antes da troca na direção-geral da PF, o presidente cuidou de estender foro privilegiado para o ex-advogado de Eduardo Cunha. Gustavo do Vale Rocha estava abrigado, desde a posse de Temer, na poderosa assessoria de assuntos jurídicos da Casa Civil, cargo que já foi do ministro do Supremo, Dias Toffoli.

A oportunidade para salvaguardar o assessor surgiu com a saída, da secretaria de Direitos Humanos, de Luislinda Valois, autointitulada escrava por não ter podido acumular os vencimentos de ministra com os de desembargadora.

Como não houvesse, entre seus aliados, grande disputa pela pasta, não custou ao presidente valer-se da vaga para acomodar o ex-advogado de Cunha. A notória falta de intimidade de Gustavo do Vale Rocha com o tema seria facilmente compensada pelos benefícios advindos da prerrogativa de foro.

Rocha advogou para Cunha desde os tempos em que o ex-deputado, preso em Curitiba, liderou as negociações para a aprovação da Lei dos Portos, em 2013. Até a sessão do impeachment, esta havia sido inscrita nos anais da Câmara como uma das mais longas de sua história pelo tempo que os despachantes do PMDB dedicaram aos interesses do setor. Aqueles do Libra, um dos maiores operadores portuários do país, seriam resguardados por emenda de Cunha.

Nas eleições de 2014, a empresa distribuiu prebendas milionárias ao PMDB e à mulher do ex-presidente da Câmara, Claudia Cruz. No ano seguinte, um decreto, destinado a regulamentá-la, garantiu à empresa a renovação da concessão de suas áreas no Porto de Santos, a despeito de dívida bilionária com a União. Estava na secretaria especial do setor, à época, Edinho Araújo, aliado de primeira hora do então vice-presidente.

Antes da prisão de Cunha, Gustavo do Vale já estava lotado na Casa Civil. Foi de lá que acompanhou as tratativas para que Rodrigo Rocha Loures não deixasse as digitais do presidente em novo decreto, que beneficiaria outra operadora de Santos, a Rodrimar.

A expectativa do MP, no entanto, é de que a delação de Cunha ultrapasse Santos e aporte na Caixa Econômica Federal onde os malfeitos expostos por Funaro ainda não foram suficientes para estancar a sangria. Vem daí a pressão para que o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, também assuma um ministério, como o da Saúde, que o mantenha a salvo da primeira instância.

Por mais avançada que esteja, o deputado tem motivações para só vir a fechar a delação depois que Temer já tiver se transformado num retrato na parede. Além de preservar negócios em andamento, o compasso de espera tem outra serventia para Eduardo Cunha, a chance de repactuar com a nova ordem política de 2019 sua vida fora das grades.

Paradeiro incerto

Ao recusar a entrada da Polícia Federal na investigação sobre a autoria dos tiros que alvejaram a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, acumula o passivo do Palácio do Planalto com a escalada da violência política. Assim como a execução de Marielle Franco, a investigação do atentado paranaense ficará a cargo da Polícia Civil. A morte da vereadora já completa duas semanas sem uma única pista do assassino. No Paraná, a primeira nota da polícia civil responsável pela investigação do atentado dá a medida de seu empenho: “O paradeiro dele [do ex-presidente] é incerto e não sabido”.

A trinca da dianteira

Pesquisa telefônica com 1606 entrevistas, de que o PSB dispõe, traz três líderes de um eventual primeiro turno: Joaquim Barbosa (21,7%), “o candidato de Lula” (19,1%) e Jair Bolsonaro (18,6%). Um segundo turno entre Barbosa e Bolsonaro sai por 45,1% a 22,9%. Entre o ex-ministro e “o candidato de Lula”, por 55,5% a 21,5%. O cenário entre Bolsonaro e “o candidato de Lula” não foi testado.

 

Opinião dos leitores

  1. Em nome de prender sei lá quem (pq o sapo vai escapar) os honestíssimos procuradores farão acordos com o mundo todo…

    Ninguém restará preso e os bandidos operadores estarão por aí esbanjando e comprovando q esse pais é uma m….

  2. A fonte de recursos de Lula é que nunca seca.
    Jatinho para um lado, ônibus luxuosos para outro…
    Advogados contratados a peso de ouro…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Motorista colide e arrasta motocicleta furtada utilizada por bandido que praticava arrombamento em Mossoró

Um homem que praticava arrombamento na região do Campos do Conde em Mossoró foi preso na manhã deste domingo (5). Segundo informações do blog ‘O Câmera’, a motocicleta possuía queixa de roubo e estava com a placa adulterada. O ladrão foi preso e encaminhado para a delegacia e o material furtado foi apreendido.

A prisão do indivíduo foi realizada por um policial civil que estava de saída de casa para o trabalho. Ele narrou o ocorrido. E contou que enquanto aguardava a chegada de uma viatura de apoio teve seu carro particular atingido por um motorista que conduzia uma Hilux.

“Quando o ladrão me viu, fugiu e eu saí atrás dele. Ele estava com material roubado. Eu já sabia que estavam acontecendo vários arrombamentos na região”, disse. O policial também falou que quando chegou próximo à uma universidade particular pediu para o ladrão parar e abordou o sujeito que acabou confessando que havia arrombado um container.

“Eu pedi o apoio da viatura e enquanto ela chegava, um carro colidiu com o meu, arremessando a 20m de distância e em seguida saiu arrastando a moto em que o infrator estava, até a BR-304”, explicou.

Imagens: O Câmera

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas do Salgado Bomba e Tarioba ao molho no Papo de Fogão pelo Brasil

SALGADO BOMBA

Ingredientes:
Massa
1 batata inglesa cozida e amassada
20g de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de margarina
3 gemas
500 ml de leite
1 kg de farinha de trigo

Recheio
600g de presunto em cubos
300g de muçarela em cubos

Empanamento
3 claras de ovo
Óleo para fritar
400g de farinha de farinha panko

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e reserve.
Bata os demais ingredientes da massa no liquidificador até ficar um liquido homogéneo e adicione ao trigo.
Misture e sove com a mão, até a massa ficar bem lisa.
Deixe descansar por cerca de 15 minutos.
Divida a massa em 15 porções e abra cada uma delas na mão, formando círculos.
Recheie com o queijo e presunto e feche como se fosse uma coxinha.
Em seguida modele para virar uma bola.
Deixe descansar por mais 15 minutos.
Em seguida, passe as esferas nas claras de ovo e depois na farinha panko. Frite as bombas em óleo a 170°C por cerca de 7 minutos de cada lado, até dourar.

Tempo de preparo: 50 min
Tempo de cozimento: 14 min

DICA RÁPIDA

TARIOBA AO MOLHO

Ingredientes:
500g de Tarioba(marisco lambão) com casca
150g de cebola picada
150g de tomate picado
1 pimentinha
1 limão
1 maço de cheiro-verde picado
1 fio de azeite
1 colher de chá de colorau
400ml de leite de coco
Sal a gosto

Modo preparo:
Refogue os temperos com azeite e adicione o colorau.
Acrescente as tariobas, sal e limão a gosto, deixe refogar por 5 min, em seguida adicione o leite de coco, finalize com o cheiro-verde.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 30 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aeronáutica abre licitação para comprar picanha, camarão e salmão

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, abriu uma licitação de quase R$ 10 milhões para comprar, entre outros alimentos, itens de luxo como camarão, filé de salmão, picanha e até perus inteiros.

Os alimentos serão adquiridos para abastecer o Grupamento de Apoio de Belém e as unidades apoiadas. No total, o FAB estima gastar exatos R$ 9,96 milhões com a compra.

Ao todo, a licitação prevê a compra de 62 itens. Só na compra de camarão branco seco, de tamanho médio, deverão ser gastos R$ 178,7 mil, com parte da compra sendo reservada para microempreendores e cooperativas.

Já em picanha, a licitação prevê um gasto de R$ 109,8 mil. Filés de salmão, por sua vez, custarão R$ 103,6 mil. A previsão do gasto com perus inteiros é de R$ 23,8 mil e com Chesters, de R$ 44,3 mil.

A licitação ainda prevê a compra de carnes menos nobres como coxas e sobrecoxas de frango, coxão mole e coxão duro, almondegas, lagarto, alcatra, vísceras e filé de pescado.

Veja alguns itens que a Aeronáutica prevê na licitação:

  • Camarão seco tamanho M (médio) com cabeça e casca: R$ 178,7 mil
  • Carne bovina desossada tipo picanha congelada: R$ 109,8 mil
  • Filé de salmão congelado, com pele: R$ 103,6 mil
  • Peru inteiro temperado congelado: R$ 23,8 mil
  • Chester congelado: R$ 44,3 mil
  • Carne bovina desossada tipo coxão mole (chã) congelada : R$ 1,1 milhão
  • Carne bovina desossada tipo alcatra congelada: R$ 1,2 milhão

Outro lado

A coluna do jornalista Igor Gadelha procurou a Aeronáutica para entender a necessidade de comprar itens como picanha e camarão para o Grupamento em Belém, mas obteve retorno. O espaço segue aberto.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Coitadinhos dos graduados, vão processar todas essas iguarias, só podendo por as mãos, comer mesmo kkkkk só os oficiais. Pobre é igual a cachimbo, sp serve para levar fumo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Concordando ou não, brasileiros têm direito de ouvir Bolsonaro falar, diz Musk

altFoto: reprodução/X

Elon Musk divulgou em suas redes sociais uma chamada para a entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) com Mario Nawafal. Em sua publicação, o empresário afirmou que os brasileiros têm “o direito de ouvi-lo falar”.

A entrevista, na noite de sábado, 4, foi transmitida via plataforma Spaces, disponível dentro do X, e só pôde ser acessada com serviço de VPN.

“Quer você concorde com Bolsonaro ou não, o povo do Brasil tem o direito de ouvi-lo falar”, escreveu Musk.

Durante a live, o ex-presidente afirmou que o objetivo do governo do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é “destruir a direita no Brasil”. Ele não citou o magistrado nominalmente e se referiu a ele como “um juiz que preside o [TSE] Tribunal Superior Eleitoral”.

Bolsonaro também defendeu Elon Musk e acusou o Judiciário brasileiro de censurar políticos e perfis de direita.

“Eu passei quatro anos sendo acusado de pregar a censura. Durante a campanha eleitoral, quase todas as páginas derrubadas foram as que me apoiaram durante as eleições. Agora a censura está se expandindo no Brasil.”

O ex-presidente afirmou, ainda, que os manifestantes que participaram do 8 de Janeiro eram “baderneiros sem comando” e voltou a dizer que não teve nenhuma participação na depredação da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Também comparou o episódio à invasão ao Congresso dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021. Segundo Bolsonaro, ambos os acontecimentos foram espontâneos e sem um comando central.
Com informações de Poder 360 e O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. A diferença entre um ESTADISTA e um VAGABUNDO:
    LULA leva Lira, Pacheco e Fachin em um grande acordo nacional para SALVAR os gaúchos.
    O vagabundo passeava de jet-ski e lamentava interromper as férias.

    1. Deixe de esfregar a verdade nas fuças da gadaiada que eles vão passar o dia mugindo e bostejando por aqui…

    2. Deixar de conversar merda, analfabeto desinformado, olhe as qualidades que estão acompanhando o ladrão.

    3. Tú torce por quem, Inter ou Grêmio ? Pelo povo brasileiro sei que não é !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil registra quase 2 milhões de casos de estelionato; número quadruplicou nos últimos 5 anos

Foto: Freepik

O número de estelionatos quadruplicou, nos últimos 5 anos, no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. Em todo o país, foram registrados quase 2 milhões de casos por ano – em média, 208 por hora. Ainda conforme o levantamento, só em 2022, houve um aumento de 38,5% neste tipo de crime, em relação ao ano de 2021.

Os principais alvos dos criminosos são idosos, como a dona Miriam. Após receber uma suposta mensagem da filha, pedindo dinheiro, ela não pensou duas vezes para fazer a transferência. “Ela falou ‘mãezinha’, e eu falei ‘bom, é minha filha, né?'”, lembrou a empresária. “Mãezinha, você pode mandar mais R$ 1.500, porque tem mais uma coisa, e eu não estou conseguindo liberar meu cartão”.

Ao todo, foram quatro transferências para os golpistas. O perfil da filha de Miriam tinha sido clonado por criminosos. O prejuízo chegou a R$ 8 mil. “Eu fiquei abalada, emocionalmente, porque você se sente fragilizada”, acrescentou a empresária.

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem mensagens de golpistas com ameaças. Em uma delas, o texto informa que será feita a “penhora de contas vinculadas ao CPF” da vítima, devido a um “protesto em cartório”. Em outra, o estelionatário afirma que existe um “juízo arbitral requisitado com pedido de penhora de contas e bens”.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. No entanto, o maior estelionatário está no campo eleitoral: o Lula prometeu picanha e está entregando jerimum.

    1. Desse jeito Lula vai quase se igualar as promessas não cumpridas pelo MITO…

    2. E fumo do grosso. E seus comparsas ou idiotas inúteis ainda batem palmas.

  2. BG, tem notícias daquele “CrenteTrader? Que no fim das contas nem era crente, nem trader…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gastos da Presidência no cartão corporativo já somam R$ 3,3 milhões nos primeiros quatro meses de 2024

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em quatro meses de 2024, os gastos da Presidência da República no cartão corporativo já somam 3,3 milhões de reais, segundo dados do próprio governo.

Em toda a administração federal, a fatura é de 170 milhões de reais. A continuar assim, a despesa bancada com cartões será recorde no ano.

Radar – Veja

Opinião dos leitores

  1. Sinceramente não aguentamos mais pagar impostos tirando das nossas famílias para sustentar essa farra de dinheiro. Uma canalhice sem tamanho e pior o Congresso totalmente passivo diante de tantos desmandos!

  2. O Brasil não suporta o governo desse canalha até o final. Já passou da hora de Arthur Lira acionar o modo Eduardo Cunha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM apreende mais de 160 armas brancas durante show de Madonna e leva mais de 30 para a delegacia

Foto: Divulgação/PM-RJ

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do RJ informou que até as 23 horas deste sábado (4) já havia conduzido para as delegacias de Copacabana 33 pessoas durante o esquema de segurança aplicado para o show da Madonna.

Foram apreendidos mais de 160 objetos perfurocortantes nos pontos de bloqueio e revista montados em todos os acessos à praia.

Um homem foi preso após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial montado em diversas ruas do bairro, contando com mais de 60 câmeras de segurança por toda Copacabana. Ao todo, trabalharam cerca de 3.200 policiais militares.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mineiro se despede de Cuba após viagem para “reconstruir e fortalecer as relações” com o país

Foto: reprodução/Instagram

O deputado federal Fernando Mineiro se despediu de Cuba após fazer parte de uma comitiva parlamentar que viajou ao país “com o objetivo de reconstruir e fortalecer as relações” entre Brasil e Cuba, “como defende o presidente Lula”, ressaltou Mineiro.

Mineiro viajou com o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Cuba. Eles participaram de celebrações do 1º de Maio em Cuba e de reuniões com autoridades do país.

Opinião dos leitores

  1. Encontro de lixos , país mergulhado e estreitando as relações com as ditaduras sanguinária que não deu certo em canto nenhum do mundo, mas como o governo de satanás é muito afinado com esse desastre cubano . Deveria ter ficado por lá mesmo, quem se acompanha com porcos farelo come.

  2. Qual foi a realização desse indivíduo naquela ditadura? Trouxe, pelo menos, 10% do valor que o PT botou naquele porto mal terminado?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros

Foto: Márcia Foletto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública colocou sob sigilo os números de fugas registradas nos presídios brasileiros no ano passado. A pasta, embora tenha os dados à disposição, alega que se trata de uma informação de caráter “reservado” e que, portanto, ficará em sigilo pelo prazo de cinco anos.

O Metrópoles requisitou os dados via Lei de Acesso à Informação (LAI), mas teve acesso negado. A negativa ao acesso ocorreu em todas as instâncias da pasta, tendo sido referendada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), que é vinculada ao MJ, alega que a exposição das informações poderia “pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população”, além de “pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. O que é bom deste desgoverno não é divulgado porque ele não faz nada de produtivo e o lado podre também vai deixar de ser informado por conta do sigilo, como as viagens nas aeronaves do governo, gastos recordes do cartão corporativo e agora as fugas dos presídios, alegando neste caso a segurança da população, como se a população não souber da fuga, o fugitivo não vai cometer nenhum crime. Quando deveria ser o contrário por segurança e informação do suspeito para recaptura.
    O verdadeiro desgoverno de vagabundos.

  2. 🚨🫏O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou nesta 3ª feira (26.abr.2022) que poderá reverter os sigilos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) a episódios de seu governo caso venha a ser eleito chefe do Executivo.
    📢EX-PRESIDIÁRIO MENTIROSO, HIPÓCRITA, SEM VERGONHA.
    🚨 LULA É O MAIOR ESTELIONATO ELEITORAL DO PLANETA TERRA, DESAFIO QUEM PROVAR QUE ESTOU MENTINDO.

  3. Ditadura, tudo é sigilo agora.
    Vergonha.
    Retrocesso.
    Governo fraco, inoperante.
    Pra quem esperava melhoras do paim, esqueçam!
    Ele é ladrão.
    Vai soltar os comporças todos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Suposto ladrão é jogado no lixo durante confusão no show da Madonna

Foto: Reprodução

Um homem foi espancado e jogado em uma caçamba de lixo durante a concentração para o show da Madonna, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (4/5).

Vídeo que circula na internet mostra o momento em que pelo menos três pessoas carregam um homem de camiseta preta até uma caçamba de lixo de cor laranja.

Enquanto o garoto é colocado dentro do lixo, as outras pessoas que o carregaram dão socos no rosto dele. Algumas pessoas que assistem a situação gritam. Por fim, uma pessoa fecha a tampa do lixo com o homem dentro.

Publicações na internet sugerem que o homem que foi colocado no lixo seria um ladrão que estava roubando fãs da cantora.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Absurdo esse tratamento desumano e cruel contra essa vítima da sociedade. Espero que os agressores sejam identificados e punidos!

    1. Leve ele pra sua casa! Na hora desses vagamundos matarem um pai ou uma mãe de família, ele não tem pena. Mas o que esperar de um esquedopata? Vocês só defendem bandidos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *