Judiciário

Advogado acusa amigo de Moro de intervir em acordo

Curitiba, O vocalista da banda Skank, Samuel Rosa, agradeceu a presenca do juiz Sergio Moro durante apresentacao do grupo em Curitiba, no sabado (19). Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
O advogado Carlos Zucolotto Jr. (à esq.) com Sergio Moro, o vocalista do Skank, Samuel Rosa, e a mulher de Moro, Rosangela, em show da banda em Curitiba

POR FOLHAPRESS

O advogado Rodrigo Tacla Duran, que trabalhou para a Odebrecht de 2011 a 2016, acusa o advogado trabalhista Carlos Zucolotto Junior, amigo e padrinho de casamento do juiz Sergio Moro, de intermediar negociações paralelas dele com a força-tarefa da Operação Lava Jato.

A mulher de Moro, Rosangela, já foi sócia do escritório de Zucolotto. O advogado é também defensor do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima em ação trabalhista que corre no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

As conversas de Zucolotto com Tacla Duran envolveriam abrandamento de pena e diminuição da multa que o ex-advogado da Odebrecht deveria pagar em um acordo de delação premiada.

Em troca, segundo Duran, Zucolotto seria pago por meio de caixa dois. O dinheiro serviria para “cuidar” das pessoas que o ajudariam na negociação, segundo correspondência entre os dois que o ex-advogado da Odebrecht diz ter em seus arquivos.

As informações e a transcrição da suposta correspondência estão em um livro que Duran está escrevendo e que pretende lançar até outubro. A Folha teve acesso à íntegra do texto, que foi publicado e depois retirado da internet.

A assessoria de Tacla Duran confirma que a obra é dele. Diz que o texto foi postado na rede por engano mas que será republicado em breve e sem alterações substanciais em seu conteúdo.

Zucolotto nega as acusações. Os procuradores citados por Tacla Duran afirmam que nem sequer conhecem o advogado amigo de Moro.

O juiz diz que Zucolotto é “sério e competente” e afirma ser “lamentável que a palavra de um acusado foragido da Justiça brasileira [Tacla Duran] seja utilizada para levantar suspeitas infundadas sobre a atuação da Justiça”.

Tacla Duran foi acusado de lavagem de dinheiro e de formação de organização criminosa pelo Ministério Público Federal. O advogado tentou fazer delação premiada, mas as negociações fracassaram.

Ele teve a prisão decretada por Moro. Chegou a ser detido na Espanha em novembro de 2016. Em janeiro, foi libertado. O Brasil pediu a sua extradição, mas a Espanha negou –Tacla Duran tem dupla cidadania.

Desde então, ele vem dando entrevistas com acusações à Lava Jato e à Odebrecht. Conforme a Folha publicou, ele diz que a empreiteira fraudou documentos apresentados em seu acordo de delação premiada.

NA PARALELA

No texto publicado na internet, ele afirma que, entre março e abril de 2016, tratou das investigações da Lava Jato com Zucolotto. O escritório do advogado atuava havia dois anos como correspondente da banca Tacla Duran Advogados Associados, no acompanhamento de audiências trabalhistas e execuções fiscais.

“Carlos Zucolotto então iniciou uma negociação paralela entrando por um caminho que jamais imaginei que seguiria e que não apenas colocou o juiz Sergio Moro na incômoda situação de ficar impedido de julgar e deliberar sobre o meu caso, como também expôs os procuradores da força-tarefa de Curitiba”, escreveu Duran.

Ele diz que estava nos EUA e que, por isso, a correspondência entre os dois ocorria através do aplicativo de mensagens Wickr, que criptografa e pode ser programado para destruir conversas.

“Ao se prontificar a me ajudar”, segue, “Zucolotto explicou que a condição era não aparecer na linha de frente. Revelou ter bons contatos na força-tarefa e poderia trabalhar nos bastidores”.

Antes que Zucolotto entrasse no circuito, segundo ainda o texto de Duran, o procurador Roberson Pozzobon teria proposto que ele pagasse uma multa de US$ 15 milhões à Justiça. Duran diz que não aceitava a proposta.

“Depois de fazer suas sondagens, Zucolotto conversou comigo pelo Wickr”, afirma o ex-advogado da Odebrecht.

Na suposta correspondência, Zucolotto afirma ter “como melhorar” a proposta de Pozzobon. Diz também que seu “contato” conseguiria “que DD [Deltan Dallagnol]” entrasse na negociação.

Ainda segundo Duran, a ideia de Zucolotto era alterar o regime de prisão de fechado para domiciliar e diminuir a multa para um terço do valor, ou seja, US$ 5 milhões.

“E você paga mais um terço de honorários para poder resolver isso, me entende?”, teria escrito Zucolotto, segundo a suposta transcrição da correspondência entre eles. “Mas por fora porque tenho de resolver o pessoal que vai ajudar nisso.”

Duran diz então que, “de fato, os procuradores Julio Noronha e Roberson Pozzobon enviaram por e-mail uma minuta de acordo de colaboração com as condições alteradas conforme o que Zucolotto havia indicado em suas mensagens”.

RECUSA

Ele teria recebido a proposta no dia 27 de maio de 2016, uma sexta-feira. Teria que voltar ao Brasil três dias depois, para assinar o acordo.

“Sozinho na minha casa na Flórida, pensei muito sobre isso e decidi que não assinaria nem voltaria ao Brasil”, afirma Duran. Ele diz ter enviado um advogado para representá-lo na reunião.

“Ao serem informados da minha recusa em admitir crimes que não cometera, os procuradores de Curitiba não quiseram mais conversa e encerraram as negociação”, diz. “Foi nosso último contato”, afirma Duran na última linha de seu texto.

OUTRO LADO

*O juiz Sergio Moro saiu em defesa do advogado Carlos Zucolotto Junior e disse, por meio de nota, ser “lamentável que a palavra de um acusado foragido da Justiça brasileira seja utilizada para levantar suspeitas infundadas sobre a atuação da Justiça”.

“A alegação de Rodrigo Tacla Duran de que o sr. Carlos Zucolotto teria prestado alguma espécie de serviço junto à força-tarefa da Lava Jato ou qualquer serviço relacionado à advocacia criminal é falsa”, disse o magistrado.
Moro admite que os dois são amigos –Zucolotto foi padrinho de casamento dele e os dois vão juntos a programas como um show do Skank, em Curitiba.

“O sr. Carlos Zucolotto é pessoa conhecida do juiz titular da 13ª Vara Federal [o próprio Moro] e é um profissional sério e competente”, afirma o magistrado.

“O sr. Carlos Zucolotto atua na área trabalhista e jamais advogou em matéria criminal”, disse ainda o juiz.

O próprio Moro, ao receber os questionamentos da Folha, entrou em contato com o advogado e enviou as explicações dele ao jornal.

“A partir das perguntas efetuadas, o sr. Carlos Zucolotto, consultado, informou que foi contratado para extração de cópias de processo de execução fiscal por pessoa talvez ligada a Rodrigo Tacla Duran em razão do sobrenome (Flávia Tacla Duran) e por valores módicos”, diz Moro.

Flávia é irmã de Rodrigo Tacla Duran.

Moro afirmou ainda que sua mulher, Rosangela, participou “de uma sociedade de advogados” com Zucolotto, mas “sem comunhão de trabalho ou de honorários”.

Segundo ele, Rosangela “jamais trabalhou em processos do escritório do sr. Carlos Zucolotto e vice-versa”.

‘PERFIL FALSO’

O advogado também nega ter feito qualquer negociação paralela com a força-tarefa da Operação Lava Jato para aliviar a situação de Rodrigo Tacla Duran.

“Não tem o mínimo de verdade nisso. Não existe”, diz Zucolotto. “Eu não conheço ninguém [da força-tarefa]. Nunca me envolvi com a Lava Jato. Sou da área trabalhista. Não tenho contato com procurador nenhum”, diz.
Ele afirma ainda que nunca se encontrou nem conversou com Tacla Duran, muito menos por meio do aplicativo Wickr, que destrói as mensagens recebidas.

“Nunca baixei esse aplicativo no meu telefone. Não tinha nem ouvido falar que existe”, afirma.

Ele diz ainda que Duran não pode ter registros de conversas entre os dois porque elas “nunca existiram. Só se ele inventou um perfil falso”.

Segundo Zucolotto, “muita gente quer se livrar da caneta do Moro”, e Tacla Duran tenta atingi-lo com essa finalidade.

Ele diz que de fato seu escritório foi correspondente da banca Tacla Duran Advogados Associados, na área de execução fiscal e trabalhista.

O contato de trabalho, no entanto, era Flávia, irmã do ex-advogado da Odebrecht. “Eu nem sabia que ele [Rodrigo Tacla Duran] fazia parte do escritório. Nem sabia quem era a pessoa dele.”

A força-tarefa de Curitiba disse, por meio da assessoria de imprensa, que nenhum dos procuradores citados no diário de Tacla Duran conhece o advogado Zucolotto.

Eles reforçam ainda que Duran é acusado de cometer 104 crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, com desvios de bilhões de reais.

SÓCIO

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou, também por meio da assessoria, que seu advogado na ação trabalhista que corre no STJ (Superior Tribunal de Justiça) é, na verdade, Vicente Paula Santos. O nome de Carlos Zucolotto aparece na ação porque ele já foi sócio de Paula Santos.

Em um comentário publicado nas redes sociais na semana retrasada, Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que Rodrigo Tacla Duran chegou ao Ministério Público “cheio de mentiras” e fugiu após ter sua proposta de colaboração recusada.

Opinião dos leitores

    1. A menos que ele diga contra o PT não é?! Como o mundo da voltas! KKKKK!

    2. O santo coxinha sendo delatado?!?! O mundo dá muitas voltas, mesmo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Congresso do PT tem banner que defende volta de Maduro

Foto: PT/divulgação

A abertura do 8º Congresso Nacional do PT, em Brasília, teve manifestação em defesa do retorno de Nicolás Maduro e Cilia Flores à Venezuela. O casal está preso nos Estados Unidos desde janeiro, após operação que levou à sua captura .

Um banner exibido no evento trazia a frase “Los Queremos de Vuelta”, em atividade organizada pela Secretaria de Relações Internacionais do partido.

Neste sábado (25), o congresso segue com debate sobre o plano de governo para uma eventual nova candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente do PT, Edinho Silva, também defendeu mudanças no sistema político e uma reforma do Judiciário, com mais participação da sociedade civil no CNJ.

O congresso começou na sexta (24) e segue até domingo (26), reunindo cerca de 600 delegados em Brasília. A presença de Lula é esperada no encerramento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC vence o Sousa-PB e assume liderança do grupo A8 na série D do Brasileirão

Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C

O ABC assumiu a liderança do grupo A8 da Série D do Campeonato Brasileiro após vencer o Sousa-PB por 1 a 0, jogando fora de casa.

O único gol da partida disputada no estádio Marizão foi marcado no segundo tempo por João Pedro, após aproveitar o rebote do goleiro do time paraibano em um chute de Wallyson.

Foi a quinta vitória seguida do Mais Querido entre partidas da Série D e Copa do Nordeste.

Pela Série D, o Alvinegro volta à campo no próximo sábado, dia 2 de maio, em duelo contra o Central-PE, no Frasqueirão, às 17h30.

Mas antes recebe o Ferroviário-CE no Frasqueirão, na quarta-feira (29), às 21h30, em jogo válido pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. O ABC é o líder do Grupo D, com os mesmos 7 pontos de Retrô-PE e Fortaleza, mas levando vantagem nos critérios de desempate.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em evento do PSD, Zenaide Maia conclama mulheres a ocuparem espaços de poder no RN

Na tarde deste sábado (25), no Praiamar Natal Hotel, o Partido Social Democrático (PSD) do Rio Grande do Norte realizou um encontro estadual denominado Todos por Elas. O evento reuniu importantes lideranças políticas, prefeitos, vereadores e representantes de diversas regiões do Estado, e foi marcado pela forte participação feminina, consolidando-se como um espaço de diálogo, fortalecimento partidário e incentivo à ampliação da presença das mulheres na política. Durante a programação, o público presente acompanhou as palestras da jornalista Anna Ruth Dantas, sobre comunicação, da prefeita Marianna Almeida, sobre Mulher na gestão pública, do pré-candidato Allyson Bezerra sobre governar com inclusão feminina e da senadora Zenaide Maia sobre mais mulheres no poder.

Presidido no Estado pela senadora Zenaide Maia, o PSD no RN demonstrou sua capilaridade e articulação ao reunir gestores municipais e lideranças comprometidas com o desenvolvimento regional. A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, que também preside o PSD Mulher no Estado, teve papel de destaque na mobilização e condução das pautas voltadas à participação feminina. “É um momento que a gente se une enquanto prefeitas, enquanto lideranças, enquanto mulheres que ocupam um espaço de poder importante no nosso estado, mas que a gente se une em prol das demais mulheres. A gente tem uma obrigação muito clara de abrir portas para que mais mulheres também ocupem espaços de decisão, de transformação social e de poder no nosso Estado, seja ele na política, seja ele numa liderança de uma empresa importante, e é por isso que nós estamos aqui, em prol do protagonismo feminino, em prol do crescimento das mulheres no nosso Estado”, declarou a presidente do PSD Mulher, Marianna Almeida.

Durante o encontro, foi ressaltada a importância de ampliar a representatividade das mulheres nos espaços de poder. Apesar de as mulheres representarem mais de 50% da população brasileira, elas ainda ocupam cerca de 18% das cadeiras na Câmara dos Deputados e pouco mais de 15% no Senado Federal, evidenciando a necessidade de avanços concretos na equidade de gênero na política.

Nesse contexto, a trajetória da senadora Zenaide Maia foi destacada como exemplo inspirador. Com atuação firme, independente e voltada às causas sociais, Zenaide tem se consolidado como uma das principais vozes femininas no cenário político nacional, incentivando outras mulheres a ocuparem espaços de decisão e liderança. “Ingressar na vida pública exige coragem, e essa coragem transborda em cada mulher que participou deste encontro. Mas ninguém chega a lugar algum sozinha; precisamos dar as mãos e construir uma rede de apoio sólida e verdadeira. Sem essa união e o suporte mútuo, o caminho se torna muito mais difícil. Ver o engajamento e a força feminina reunida neste evento nos enche de esperança e reafirma que o PSD-RN está no caminho certo para construir um futuro mais equilibrado e justo”, garantiu a senadora Zenaide Maia.

Para o pré-candidato, Allysson Bezerra, presente ao evento, a presença feminina é fundamental. Em sua gestão, Allysson buscou incluir as mulheres de forma real, garantindo protagonismo e adotando medidas práticas para que isso acontecesse no dia a dia da administração. “Esse compromisso continuará no futuro. É preciso cobrar das lideranças políticas e dos homens que ocupam espaços de poder uma inclusão verdadeira das mulheres na política e nos cargos de decisão”, garantiu Allyson Bezerra.

A expressiva presença de lideranças e o engajamento dos participantes evidenciaram o sucesso do encontro e a força crescente das mulheres na política do Rio Grande do Norte. O evento “Todos por Elas” do PSD-RN reuniu prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e dezenas de vereadoras e vereadores, além dos deputados estaduais Hermano Moraes e Kleber Rodrigues.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brisa Bracchi tem vitória na Justiça contra Matheus Faustino; vereador ainda pode recorrer da decisão

A vereadora Brisa Bracchi (PT) obteve vitória na Justiça contra o vereador Matheus Faustino (União), condenado por divulgar informação falsa sobre uso de emenda parlamentar. Faustino ainda poder recorrer da decisão.

Sentença da 16ª Vara Cível de Natal, assinada pelo juiz André Luis de Medeiros Pereira, determina que Faustino apague as postagens e pague R$ 4 mil por danos morais à Brisa.

O caso envolve vídeo publicado em agosto, no qual Faustino afirmou que Brisa teria gasto R$ 50 mil com aluguel de mesas e cadeiras. No processo, a parlamentar comprovou que o valor total do empenho era global e que, no caso, foram utilizados R$ 5.222,60 em diferentes eventos.

Na decisão, o juiz apontou que houve distorção dos dados e que a crítica política não pode se basear em informação falsa. Segundo o magistrado, a atribuição integral dos R$ 50 mil à vereadora “não corresponde à realidade” e configura abuso de direito.

A defesa de Brisa sustentou que houve divulgação dolosa de informação inverídica, extrapolando o limite da crítica política. Em nota, a vereadora afirmou que a decisão reforça a veracidade de suas ações e criticou ataques recorrentes. Já o vereador ainda pode recorrer da condenação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça condena vereador Matheus Faustino por fake news contra Brisa Bracchi

Juiz da 16ª Vara Cível da Comarca de Natal reconheceu que o vereador de extrema direita mentiu ao divulgar informação sobre emenda parlamentar. Decisão é mais uma vitória da vereadora no processo de perseguição movido pela extrema direita contra ela

O vereador Matheus Faustino (União) foi condenado pela Justiça estadual por publicar notícia falsa (fake news) contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). Ele terá que retirar todas as postagens relacionadas ao caso veiculadas em suas redes sociais e pagar indenização por danos morais no valor de R$ 4 mil. A decisão é do dia 17 de abril.

O caso representa mais uma vitória de Brisa Bracchi em meio ao processo de perseguição promovido por representantes da extrema direita do qual ela tem sido vítima.

O vídeo com a notícia falsa foi gravado em agosto, logo após pedido de abertura de processo de cassação do mandato de Brisa Bracchi; e visava promover o desgaste da petista. A notícia falsa faz parte de um conjunto de 94 ataques publicados por Matheus Faustino contra a vereadora no período de um ano.

A decisão refere-se a postagens feitas por Matheus Faustino nas quais ele afirmou que Brisa Bracchi teria usado R$ 50 mil de emendas para aluguel de mesas e cadeiras. A vereadora comprovou que a afirmação era uma mentira.

De acordo com os documentos apresentados à Justiça, na realidade, foram usados apenas R$ 5.222,60 e que esses recursos serviram a vários eventos. No processo, a defesa de Brisa alegou que “houve distorção dolosa das informações, com atribuição isolada e indevida do montante global do empenho à sua pessoa, extrapolando os limites do exercício regular da crítica política”.

Na decisão, o juiz André Luis de Medeiros Pereira, da 16ª Vara Cível da Comarca de Natal, chegou à conclusão que Brisa Bracchi falava a verdade e que Matheus Faustino divulgou uma mentira sobre o uso da emenda parlamentar.

Ele explicou que, da análise dos documentos apresentados, foi possível identificar que os R$ 50 mil correspondiam ao valor global; e que “as liquidações demonstram que o montante foi utilizado em diversos eventos, inclusive vinculados a outros vereadores, havendo apenas registros pontuais relacionados à autora (Brisa), com valores significativamente inferiores ao total empenhado”.

“Desse modo, evidencia-se que a imputação de que a autora teria destinado integralmente o valor de R$ 50.000,00 para determinada finalidade não corresponde à realidade fática demonstrada nos autos, tratando-se de narrativa que desconsidera o caráter global do empenho e a pluralidade de liquidações dele decorrentes”, disse o juiz, na decisão.

E acrescentou: “A crítica política é legítima e constitui elemento essencial do regime democrático, contudo não se confunde com a divulgação de informação fática inverídica ou distorcida, de modo que, ao atribuir à autora, de forma isolada, a destinação integral do montante global do empenho, o réu extrapolou os limites do exercício regular do direito de crítica, incidindo em abuso de direito, nos termos do art. 187 do Código Civil, o que configura ato ilícito à luz dos arts. 186 e 927 do mesmo diploma legal”.

Para Brisa Bracchi, a decisão vem mais uma vez confirmar que ela é alvo de um processo de perseguição promovido pela extrema direita. E que a Justiça mais uma vez vem reconhecer a responsabilidade do mandato com os recursos públicos. “Decisões como essa vêm mostrar que sempre falamos a verdade. Vamos seguir assim. Essa vitória só nos estimula a seguir trabalhando com seriedade e coragem, enfrentando aqueles que usam a mentira e não constroem nada para a sociedade”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Romeu Zema ganha quase meio milhão de seguidores nas redes sociais em uma semana após embate público com Gilmar Mendes

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A troca de críticas entre Gilmar Mendes e Romeu Zema impulsionou a presença digital do pré-candidato do Novo à Presidência da República. Segundo a consultoria Bites, Zema ganhou mais de 494 mil seguidores nas redes sociais em uma semana.

No mesmo período, outros pré-candidatos tiveram crescimento menor: Flávio Bolsonaro somou 114 mil seguidores, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou 39 mil, Ronaldo Caiado teve 1.900, e Renan dos Santos cresceu 129 mil.

Mais relevante que o aumento de seguidores foi o engajamento. Zema alcançou 7,7 milhões de interações em posts no Facebook, Instagram e X. Lula registrou 3,9 milhões, seguido por Flávio Bolsonaro (3,7 milhões), Renan dos Santos (1,3 milhão) e Caiado (104 mil).

O embate começou após Zema publicar um vídeo com críticas ao STF, usando personagens que faziam referência a ministros da Corte. Em resposta, Gilmar Mendes pediu a inclusão do conteúdo no inquérito das fake news e a investigação do ex-governador, alegando ataque à imagem do tribunal.

Após a reação, Zema intensificou as críticas, publicando ao menos 14 vídeos na semana. O episódio ampliou sua visibilidade e reduziu a pressão interna para que fosse vice em uma eventual chapa.

Gilmar Mendes também deu entrevistas defendendo o STF e criticando o que chamou de ataques organizados à Corte. Em meio à repercussão, fez uma declaração considerada inadequada e depois pediu desculpas.

O caso ainda gerou reação política: o deputado Cabo Gilberto Silva apresentou pedido de impeachment contra o ministro.

Para a Bites, o episódio mostra que Zema conseguiu transformar um conflito institucional em ganho político e aumento de engajamento nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lajes realiza Semana Alzira Soriano e reforça protagonismo feminino no RN

O Rio Grande do Norte é reconhecido nacionalmente pelo seu pioneirismo no protagonismo feminino. Foi aqui que o Estado registrou a primeira eleitora do Brasil e também a primeira prefeita eleita da América Latina: Alzira Soriano, que governou o município de Lajes.

É nesse contexto histórico que Lajes celebra a força das mulheres com a realização da Semana Alzira Soriano, uma programação especial que valoriza o legado de coragem, liderança e participação feminina na vida pública.

A programação acontece de 26 de abril a 2 de maio, reunindo ações culturais, esportivas, sociais e de entretenimento em diferentes pontos da cidade.

Programação

* 26/04 (domingo) – Alziras Rurais
Comunidade Mulungu | 16h

* 27/04 (segunda) – Alziras em Ação
Quadra Central | 8h às 11h

* 28/04 (terça) – Meet Mulheres que Inspiram
Quadra Central | 19h Participação da cantora e apresentadora Priscila Freire e Rose Câmara (SENAC)

* 29/04 (quarta) – Espetáculo Mulher e Poesia
Quadra Central | 18h

* 30/04 (quinta) – Final da Copa das Alziras
Quadra Central | 19h

* 01/05 (sexta) – 1ª Corrida das Alziras
Largada: Palácio Alzira Soriano | 17h

* 01/05 (sexta) – Praça Delas
Praça Central | 22h

Shows de Renata Falcão, Marina Elali e Tanda Macedo
* 02/05 (sábado) – Festa das Alziras

Praça Central | 22h
Show de Fernandinha, Tati Girl e a artista local Paula Patrícia

Para o prefeito Felipe Menezes, a Semana Alzira Soriano representa um momento de resgate histórico e afirmação de valores:

“Lajes tem um papel histórico no protagonismo feminino. Por isso, convido toda a população do Rio Grande do Norte a participar dessa semana tão especial. É um momento de celebrar, reconhecer e, acima de tudo, ‘Alzirar’ — viver a força, a coragem e o protagonismo que fazem parte da nossa história.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delação do escândalo do INSS vira motivo de batalha entre PGR e PF no Supremo

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As investigações do escândalo do INSS completam um ano, nesta semana, marcadas por uma disputa entre Polícia Federal e PGR sobre o controle das delações.

A procuradoria não reconhece negociações feitas isoladamente pela PF e deve pedir providências a André Mendonça, seguindo mesmo roteiro adotado na colaboração de Mauro Cid, quando a procuradoria chegou a atacar e desqualificar os depoimentos do delator.

No caso de Cid, a delação foi mantida pelo ministro Alexandre de Moraes, mesmo diante da contrariedade da Procuradoria.

No caso das colaborações do INSS, o ministro André Mendonça deve adotar critérios rigorosos para avaliar os depoimentos prestados, as provas de corroboração apresentadas e a efetividade dos fatos delatados para avaliar a concessão de benefício e a devida homologação.

Mendonça recebeu os anexos do acordo de Maurício Camisotti, empresário apontado como um dos cabeças do esquema no INSS, e despachou a papelada para o gabinete de Paulo Gonet, que analisará com lupa o que foi apresentado. Se não conseguir evitar a delação exclusivamente da PF, a PGR poderá pedir mais provas e detalhamentos ou novas diligências.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Transporte público grátis aos domingos começa a valer em Natal com reforço na frota

Foto: Heilysmar Lima

A gratuidade no transporte público aos domingos começa a valer neste fim de semana em Natal, a partir deste domingo (26). O benefício é exclusivo para usuários que utilizam o cartão de transporte. Quem pagar em dinheiro continuará sendo tarifado normalmente.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a operação contará com reforço no sistema, incluindo aumento de 50% no número de viagens, ampliação de 24% da frota e redução de 38% no tempo de espera.

Mudanças operacionais

Entre as principais alterações estão:

  • Retorno de linhas ligando o bairro Nossa Senhora da Apresentação ao Norte Shopping
  • Criação de linha exclusiva no trecho Redinha–Igapó (Av. João Medeiros Filho)
  • Retomada de linha em Candelária com reforço nos horários de pico
  • Inclusão de atendimento ao Parque das Dunas
  • Reforço de linhas para praias, shoppings e áreas de lazer

A operação também prevê integrações entre linhas para facilitar o acesso a diferentes regiões da cidade.

Novas linhas criadas

  • 582 – Mirassol / Nova Descoberta / Lagoa Nova (via Midway Mall)
  • 583 – Mirassol / Candelária
  • 584 – Pirangi / Mirassol (via BR-101)

Além disso, a linha 600 passa a operar aos domingos e a linha 309 reforça a ligação entre Igapó e a praia da Redinha

Integrações e ajustes

Algumas linhas passam a ter novos pontos de retorno, como Midway Mall, Natal Shopping e Nordestão Santa Catarina, com possibilidade de integração para outros destinos, incluindo Av. Hermes da Fonseca e Cidade Alta.

Importante

  • A gratuidade vale apenas para linhas municipais de Natal
  • Linhas intermunicipais não fazem parte do programa, mesmo usando o mesmo sistema de bilhetagem

Cartão de transporte

O cartão pode ser emitido gratuitamente pelo aplicativo NuBus ou em postos de atendimento. A entrega em casa tem custo, mas a retirada presencial é imediata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS: Flávio tem 47% contra 40,5% de Lula entre eleitores do RJ

Imagem: reprodução/Paraná Pesquisas

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado neste sábado (25) indica que o senador Flávio Bolsonaro venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno entre eleitores do Rio de Janeiro. Flávio aparece com 47% das intenções de voto, contra 40,5% de Lula.

O levantamento ouviu 1.680 eleitores em 63 municípios do estado entre os dias 21 e 23 de abril de 2026. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01920/2026 e teve custo de R$ 45 mil, pago com recursos próprios do instituto.

Opinião dos leitores

  1. Esse LULADRAO ainda tem isso tudinho, kkkkk
    São muitos os criminosos e idiotas que ainda apoiam o larápio de nove dedos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *