Cidades

Alunos da UFRN planejam levar filhos para salas de aula em protesto contra humilhação de colega por professor

Após o caso da estudante Waleska Maria Lopes, impedida de assistir aula com sua filha de cinco anos na UFRN, vir a público em reportagem do G1, alunos da universidade reportaram ao BlogdoBG que estão organizando um protesto.

De acordo com os relatos, os estudantes estão programando levar seus filhos para as salas de aulas em solidariedade à estudante, que se viu em situação de humilhação. Ela informou ao G1 que vai prestar boletim de ocorrência por agressão moral e constrangimento.

O fato aconteceu na terça-feira (6) durante a aula de Introdução à Sociologia do curso de Ciências Sociais da UFRN. “Me senti muito mal. Minha filha perguntou se não podia mais assistir às minhas aulas. Se era por causa dela. É uma grande humilhação. A única família dela sou eu. Ela só tem a mim. Foi terrível”, relatou a aluna ao G1.

O professor que provocou os eventos, Alípio Sousa Filho, afirmou que a criança interrompe o andamento da aula. Após a saída da aluna, ele foi gravado pelos demais alunos dizendo o seguinte:

“Ela encontre uma rede de solidariedade para cuidar da criança. Não consegue essa rede de solidariedade? Repense sua vida. Não tem que estar fazendo Ciências Sociais, não tem que estar estudando na universidade. Você só faz isso se tiver condições. Agora não vai impôr à instituição coisas que não são assimiladas pela instituição (…) ‘ah, eu sou pobre, não tenho’. Problema seu, a universidade não tem problema com isso, se vire”.

Opinião dos leitores

  1. Se fosse num curso de ciências exatas, que requer alto nível de concentração a turma já tinha expulsado a aluna.

  2. curso de ciencias sociais, se for ver a concorrencia, realmente só entra em sua maioria gente que estudou pouco p/ estar la. Aí da nisso aí. Tem filho e nao precisa estudar muito p/ entrar no curso. Olhaí no que deu. Agora vai ver se ela com essa filha se ela teria tempo p/ estudar p/ passar no curso de direito. Eu duvido meu amigo. Aí pronto, acha que depois que entrou no curso de ciencias sociais na moleza, aí acha que tambem vai terminar o curso na moleza, so no Brasil mesmo

    1. Meu pai estudou direito na São Francisco, dita a melhor em direito no Brasil. Ele conta que tinha uma colega que sempre levava a filha, desde o início até o final do curso, e ninguém se incomodava. Aí é que está, lugar de gente esclarecida.

      Pra falar merda, é melhor ficar quieto. Ou você é mais um dos frustradinhos da vida que não aguenta ver diferenças sociais?

  3. se eu fosse professor, e esses pseudo-estudantes levassem seus filhos p/ assistir aula, eu simplesmente parava de dar aula e ia informar os orgaos competentes o motivo por ter parado a aula. Simples assim. Alias, era o mais prudente que esse professor deveria ter feito. Ele tem o direito de dar a aula dele sem ninguem fazendo barulho, ali ne cabaré nao, é uma instituiição que merece respeito por parte dos alunos.

    1. Representando o professor machista, elitista? Está com tempo extra pra comentar por aqui? Esse professor merece ser exonerado por não saber aplicar na prática o que "ensina" na teoria. Zero pra ele, e zero pra você!

  4. Sinceramente, se eu fosse aluno da UFRN e alguma colega minha de classe levasse a filha dela pequena p/ ficar gritando alto, chorando ou falando alto (sim, porque crianças pequenas normalmente são assim), eu é quem iria denunciar essa situação aos orgaos competentes, porque, eu como aluno, tenho o direito de assistir aula sem nenhum barulho. Que egoismo enorme o das pessoas que nao se importam se seus colegas vao se sentir incomodados ou nao com o barulho de uma quase-bebê. 5 anos é uma quase-bebe. Meu povo, solidariedade tem limites tambem. Sala de aula nao é creche nao! Pelo amor de Deus. Ja pensou se uma sala de aula vira um berçario? aí eu digo, 24 anos, nova, inventa de ter filho sem condições, é no minimo uma irresponsavel que pensa que criança nao é algo sério, nao é um brinquedo nao, minha jovem, uma criança é um ser humano que demanda ate mais cuidados do que com um adulto, ou seja, so tenha se tiver tempo e dinheiro. Agora se a criança estiver quietinha, realmente nao vejo motivos. Sala de aula é p/ aprender, ne um lugar de brincadeira nao, apesar de alguns alunos acharem que ali é uma bagunça liberal onde se pode tudo, quem sabe ate ir de sunga assistir aula, so falta isso. Falta de bom senso total dessa mae. Friso que eu sendo aluno da UFRN TENHO O DIREITO DE ASSISTIR AULA SEM SER IMPORTUNADO PELO BARULHO QUE A FILHA DESTA JOVEM ESTIVER CAUSANDO P/ ATRAPALHAR MINHA CONCENTRAÇÃO. ALI NAO É UMA CRECHE. BOTOU FILHA NO MUNDO, SE VIRA NOS 30. SE FOSSE RESPONSAVEL NAO ESTAVA AÍ NESSA SITUAÇÃO. O direito dela vai até onde começa o meu. Tolerancia tem limite porque todo jogo tem suas regras de bom senso. Porque essa jovem tem mais direito do que eu? por que tenho que suportar a filha dela fazer barulho enquanto assisto aula? peraí tambem ne, por isso que o Brasil é esse pais que ninguem leva a serio, é essa esculhambação onde nao existem regras. Brasil sil sil sil!

  5. Como dizia o deputado mais honesto do Brasil, Roberto Penisvaldo: “esse é o típico fascista, taxista, é o típico espertinho, estribado, raparigueiro e filantropa, é o típico perfil da escoria da nossa sociedade pós-capitalista moderna. Você, amigo leitor, se fudera no pretérito mais que perfeito, não estão entendendo oque estou falando né? quem mandou não estudar!?!?!?”

  6. O professor esta correto.Se essa moda pega todas as maes levando seus filhos pra aula.Quem aguentaria tanta bagunça e choro de crianca?

    1. Eu não quero dizer quem está certo ou errado neste episódio.
      Apenas vou tecer comentários sobre a vida presente.
      Eu quero citar que o aparelho celular é usado maciçamente por praticamente toda a população urbana no Brasil. Dito isto, lembro que em todos os recintos onde há plateia para assistir alguma apresentação, palestra, aula, filme, há a recomendação expressa para que desliguemos os aparelhos celulares, visando "o não importunamento de quem assiste".
      Dito isso, eu fico aqui com os meus botões: Se o som de uma ligação de celular causa tanto incomodo e até desconcentração da plateia, o que acontece quando há a presença de uma criança de cinco anos numa aula de um curso superior, no turno noturno?

  7. Se ele está certo ou errado não importa, mas esse professor se esconde atrás da instituição para promover seu discurso elitista e preconceituoso, já presenciei algumas vezes situações parecidas que foram acolhidas por nobres professores. A formas e formas de lidar com a situação e a desse infeliz foi a de um canalha. Se pesquisarem vão ver que tem outras atitudes assim desse narcisista que se acha o dono da verdade e de humanidade não tem nada! Quem defende esse sujeito, defende o individualismo e a situação que país se encontra.. só reclamam e não agem!

    1. Lugar de criança é com a mãe, não importa onde ela esteja.

  8. Quanta asneira se lê por ai. Aqueles que estão escrachando o professor com certeza pertencem ao grupo "inimigo" de estudo, de trabalho, de esforço em geral. Alguém que ao menos um dia já estudou está cansado de saber que é impossível alguém conseguir assistir a uma aula ou mesmo estudar e cuidar de uma criança ao mesmo tempo. Uma criança numa sala de aula com toda certeza irá atrapalhar o andamento da mesma, prejudicando a todos os alunos, inclusive aqueles que estão lá para aprender e não para "passear" ou "arrumar namoro". Mas essa gente está perdoada pois não sabem o que é estudar. Nunca tentaram de verdade fazer isso. Serão eternos adolescentes, pessoas que nunca assumirão responsabilidades na vida e nunca saberão cumprir normas e respeitar o direito alheio. Por que os demais alunos precisam se sujeitar a terem suas aulas prejudicadas por alguma condição particular de alguém? O professor pode até não ter sido muito "polido" no que disse mas ele disse o certo e agiu corretamente. E tome mimimi.

  9. E fácil jogar pedra no professor ..menino é igual a peido.. você só aguenta o seu…vamos para com isso..por que alguém que é contra o professor não se oferece pra ficar com a criança

    1. ja apareceu alguem sim! Uma creche aí particular, bolsa 100%. Aí ainda tem gente achando que foi somente solidariedade? digo mais, agora a creche ficou conhecida, marketing puro e estará recebendo mais clientes, só que as proximas terao que pagar, acredito eu. Aí sim o tratamento é desigual. Uns pagam outros nao. Enfim, a não ser que todas aquelas sem condições tenham o mesmo tratamento de receberem a bolsa 100%. O capitalismo é selvagem so digo isso. E estamos todos dentro dele, querendo ou nao, o mundo bom só existe nas telinhas nos filmes de mentirinha. O mundo é mau e cada um que lute p/ sobreviver. O sistema é um caos em tudo.

  10. Concordo com o professor. Que a universidade possibilite creche para as crianças enquanto as mães estudam.

  11. Talvez esse professor tenha se expressado com muita dureza, mas sala de aula não é creche. Se mais 1 ou 2 mães também resolvem levar seus filhos, como seria essa aula? Até por questões de conforto e bem estar dessa criança. Mas só sabe onde o sapato aperta quem calça.

    1. essa jovem é uma egoista. Devia era trancar o curso p/ cuidar da filha dela, isso sim. Ela ta sendo egoista ate com a propria filha dela nessa hora, pois como podera se dedicar a cuidar da filha assistindo aula? ou uma coisa ou outra. Uma irresponsavel precisando de ajuda urgente.

  12. As pessoas confundem a situação e radicalizam.É correto uma criança de apenas 05 anos de idade que já passa o dia todo em uma creche e a noite acompanhar a sua mãe uma jornada de 04 hs de aulas – ficando no mesmo ambiente sentada em uma cadeira.
    Por outro lado, é correto privar a mãe de realizar o seu projeto de estudar.
    É algo complexo e que necessita de uma análise e solução sem se chegar a um extremo de encher uma sala de aula de crianças como forma de protesto.
    Talvez o caso tenha repercutido de uma forma em grande proporção pela forma como foi conduzido pelo professor/aluna e que no auge da discussão ganhou o apoio dos demais alunos, sem pensar em como buscar soluções.
    A criança tem o direito de brincar de descansar, não sendo uma prática comum acompanhar a mãe em sala de aula em um horário noturno.
    Acho que a questão precisa ser repensada pela mãe e buscar uma solução que acomode melhor essa criança.

    1. Melhor estar com a mãe que atirada numa creche. Sem contar a qualidade das creches no Brasil, lugar de morte de muitas crianças, onde as mesmas sofrem diversos tipos de abusos, inclusive sexuais. Melhor é ficar com a mãe, criança gosta é de estar com a mãe, não atirada a própria sorte enquanto a mãe, já em situação vulnerável, luta contra todas as adversidades para um dia ser capaz de oferecer uma vida um pouco melhor à filha.

  13. Sala de aula não é creche nem jardim de infância, na UFRN existe um Núcleo específico para receber crianças, o NEI, a distinta universitária pode procurar a possibilidade de matrícular sua criança no Nei.
    Não conheço os moldes em que o mestre da disciplina argumentou contra a presença da criança, mas entendo que lugar de criança não é em sala de aula de Universidade.

    1. Só entra no NEI por sorteio. E a concorrência não e pequena

  14. O problema da sociedade hoje é que só querem os bônus de suas decisões, os ônus não. Na hora de fazer a criança achou bom mas na hora de ser mãe não. Seus direitos acabam quando começam os dos outros, no caso, os outros alunos que querem assistir aula e são prejudicados pela criança que quer ser só criança (correr, pular, brincar, chorar). Se no final do semestre os alunos reprovados na disciplina forem se queixar por que o professor não teve pulso para solucionar o problema e se disserem prejudicados? Quem manda na sala é o professor e acredito que este teve bom senso sim. O mundo tá ficando chato e errado aceitando MiMiMi de quem não assume os custos de suas opções.

    1. Concordo, assuma as responsabilidades, a vitimização é execravel !!!

    2. concordo, ela que tranque o curso dela, p/ cuidar da filha, é ônus e bônus, meu amigo, falou e disse. Ou os brasileiros acham que a gente deve continuar sendo esse pais esculhambado sem regras? e sem "penalidades" p/ quem pretende burlar as "regras" de convivencia academica? Tem o bonus de ter uma filha, agora pegue os ônus tb, ou ta achando que é só coisa boa ter filho? é pepino que nao acaba mais. Mas vale a pena, mas tem que se preparar que as reponsabilidades sao muitas. Disponha logo de bastante tempo do seu dia, senao nem tenha filho, porque vc estara sendo uma verdadeira egoista. Quem pensa no proprio filho de verdade, dedica bastante tempo ao mesmo. Mas p/ dedicar tempo, vc precisa de tempo, é obvio, entao antes de ter, tenha a certeza de que tera tempo disponivel ao mesmo e nao seja mais uma egoista e irresponsavel nesse mundo louco

  15. Na minha opinião, levar a criança eventualmente, devido às circunstâncias, ainda é aceitável, mas para todas as aulas não acho. Definitivamente não é o ambiente adequado. Muita gente olhando para os lados aluna/professor e esquecendo a criança. O pior que acho é a ideia de usar os próprios filhos como instrumento (para não dizer objeto) de um protesto. Há formas mais inteligentes de se protestar e resolver essa situação.

  16. Se essa aluna for para a balada, vai levar a criança também? Se o professor foi rude, eu não sei, mas sala de aula não é creche. Ademais, as universidades também viraram lanchonete, loja de roupa etc. Imaginem numa aula de penal , o professor falando sobre o crime de eestupro ou homicídio . Então a aluna teria direito de levar uma criança para ouvir na sala de aula o professor explicar esses crimes?

    1. Excelente argumento. A resposta é NÃO, ela não levará. Irá deixar a criança com algum parente ou amigo. O professor está coberto de razão.

  17. Que exagero nesse caso, em todos os aspectos. Esta aí um tipico caso onde todos os envolvidos estão errados: o professor pela rudeza ao tratar o caso, a aluna pela insensibilidade ao levar a criança ao ambiente de educação para adultos e o excesso de vitimização, e a UFRN pela inexistência de uma política definida para tratar o caso. O que falta é razoabilidade para todos. Crucificar o professor com ingresso de queixa é lamentável, nada mas é que uma transferência de responsabilidade, mas como hoje em dia vemos as autoridades educacionais sendo desrespeitadas, não é de se estranhar quem apoie esse levante contra os professores.

  18. Deviam privatizar.. ou começar a pagar.. quando acham que é de graça, fazem isso. O prejuizo é para aqueles que querem um futuro atraves do conhecimento. Sala de aula nao é creche.

  19. NENHUMA MÃE A MENOS!

    À Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    As e os estudantes da UFRN vem por meio desta nota repudiar a agressão do professor Alípio de Sousa Filho (DCS/UFRN) contra a estudante do curso de ciências sociais e mãe Waleska Lopes ao impedi-la de assistir aula acompanhada da sua filha de 5 anos. Não é a primeira vez que o professor constrange estudantes adotando uma postura opressora e autoritária dentro de sala de aula. Tal caso não é um fato isolado, mas é a reprodução do modelo de sociedade machista que nega às mulheres os espaços de conhecimento, bem como sua permanência enquanto mãe e trabalhadora.

    Diante do contexto de democratização do ensino público superior nos últimos anos faz-se necessário que a instituição se adapte ao novo perfil de estudantes que ingressam nas universidades, garantindo a permanência das mães estudantes que precisam levar suas filha/os para a aula por não ter com quem deixar.

    Reafirmamos que além de machista, Alípio sustenta um discurso onde o preconceito de classe prevalece ao afirmar que “só vai (pra universidade) quem tem condições” e enaltece seus títulos acadêmicos no exterior. Comprovando, assim, que apesar de seu currículo não tem nenhuma capacidade de estar em sala de aula e lidar com as diferentes realidades sociais.

    Nesse sentido, reivindicamos:

    Afastamento do professor de suas atividades acadêmicas;
    Incluir na utilização dos recursos do PNAES a construção e manutenção de uma creche dentro do campus que funcione nos turnos matutino, vespertino e noturno.

    Em plenária na noite de ontem (07/03), as e os estudantes do curso de Ciências Sociais deliberaram uma agenda para discutir a pauta na segunda-feira (12/03), sendo:

    8h40: Assembléia Estudantil na pracinha dos CAs do setor 2.
    18h45: Aula pública sobre gênero e opressões na pracinha dos CAs do setor 2.

    #SomosTodasWaleska
    #PeloDireitodeSerMãeEstudante

    1. Coitado do professor será tratado agora como torturador, facista, neonazista, corrupto, opressor, ditador e genocida…É uma vergonha o que Lemos no texto desse pseudorevolucionário incitando um levante contra a classe educadora. #respeiteoprofessor

    2. A qualidade do ser humano está baixa… Aaahhh geração fraca!

    3. Esse chamamento ilustra bem a desmoralização da figura da Classe Educadora. As pessoas querem transferir para os outros suas responsabilidades, não querem seguir as regras da sociedade e desejam que as regras se adequem aos seus anseios sem se preocupar com as demais pessoas que serão afetadas. É preciso a Reitoria ter pulso e criar soluções para situações como essa. É justo a aluna ficar sem educação…não. É justo transferir para os outros alunos e professores também não, portanto, a instituição deve avaliar o caso sob o julgo da responsabilidade. Agora um chamamento para um protesto como esse é ridículo. Isso explica o comportamento e pensamento deturpados de uma ala de alunos com doutrinação revolucionária e anarquista.

    4. UFRN tá um lixo !!!! quero saber na hora q a cidadã tava virando os olhos se ela chamou o professor !

    5. Onde está o Conselho Tutelar para defender os direitos da criança?
      Ou será que está correto a criança passar a noite, até às 22 horas, dentro de sala de aula?

    6. Certamente vc que escreve é um militante e não um estudante. Se assim o fosse, saberia que o professor está certo. Se todos decidirem levar seus filhos, a finalidade das IES se resumirá a ser creche, e não Universidade.

    7. Ridículo!! Só poderia mesmo vir de uma universidade envenenada como a UFRN… Tenho certeza que a maioria dos professores que lá atuam passaram por muitas dificuldades pra estudar e nem por isso levaram seus filhos pra aula, atrapalhando o aprendizado dos demais… "Movimento estudantil" com viés político! podem procurar o idealizador desse lixo e ver seus objetivos…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Receita Federal abre prazo nesta segunda-feira (23) para declaração do Imposto de Renda 2026

Celular com aplicativo da Receita Federal na tela sobre um teclado de computador

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (23) o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2026, referente aos rendimentos de 2025. O envio vai até 29 de maio, às 23h59, e a expectativa é de 44 milhões de declarações. Quem perder o prazo paga multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Devem declarar contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584 em 2025, rendimentos isentos acima de R$ 200 mil, realizaram operações em bolsa acima de R$ 40 mil, tiveram receita rural superior a R$ 177.920 ou possuíam bens acima de R$ 800 mil. Também entram casos de ganhos de capital, rendimentos no exterior, apostas esportivas e novos residentes no país.

A declaração pode ser feita pelo programa no computador, pelo sistema online “Meu Imposto de Renda” ou pelo aplicativo. Quem tiver imposto a pagar pode parcelar em até oito vezes ou optar por débito automático.

As restituições serão pagas em quatro lotes: 29 de maio, 30 de junho, 31 de julho e 28 de agosto. Têm prioridade idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores e quem usar a declaração pré-preenchida com Pix.

Entre as novidades, está o “cashback” para contribuintes de baixa renda: cerca de 4 milhões de pessoas receberão devolução automática em 15 de julho, com valor médio de R$ 125 e limite de R$ 1 mil.

A declaração pré-preenchida foi ampliada, com mais dados e alertas para evitar erros. Na área de saúde, o uso do sistema Receita Saúde deve reduzir inconsistências em despesas médicas.

Também passam a ser obrigatórias as informações sobre ganhos com apostas esportivas, e o contribuinte poderá informar nome social e, de forma opcional, raça e cor.

A nova isenção para quem ganha até R$ 5 mil mensais, prevista em lei de 2025, ainda não vale para esta declaração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigação sobre vazamento de dados de ministros ganha sigilo máximo no STF

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal colocou sob sigilo máximo (nível 4) o processo que investiga o vazamento ilegal de dados fiscais de ministros, autoridades e pessoas públicas. A medida se deve à presença de informações sensíveis da Receita Federal e do Coaf.

Nesse nível, até o nome do relator fica oculto no sistema — embora se saiba que o caso está sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.

A investigação apura acessos irregulares a dados fiscais de cerca de 100 pessoas. A apuração levou a operações contra suspeitos, incluindo um servidor do Serpro, técnicos e um vigilante da Receita. Ao menos seis pessoas foram alvo de busca e apreensão, e uma foi presa: o contador Washington Travassos de Azevedo.

A defesa do investigado afirma não ter acesso às decisões judiciais que motivaram medidas como busca, uso de tornozeleira e prisão preventiva. Segundo o advogado, os pedidos de acesso ainda não foram analisados.

Especialistas avaliam que o sigilo pode ser justificável, mas criticam a restrição à defesa, especialmente em decisões de prisão. Também questionam a condução do caso no STF e a atuação direta de Moraes, já que pessoas próximas ao ministro estariam entre as vítimas.

O STF não comentou as críticas. Pela regra interna, cabe ao relator autorizar o acesso de advogados a partes do processo.

Opinião dos leitores

  1. A transparência vale somente pra nós os pobres mortais , os semideuses e faraós da corrupção a blindagem é asquerosa , o Brasil fede !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro continua estável, sem febre, mas prossegue sem previsão de alta, diz boletim médico

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta quadro clínico estável, segundo boletim divulgado neste domingo pelo Hospital DF Star. Ele está afebril e sem intercorrências, mas segue sem previsão de alta.

Bolsonaro permanece internado há mais de uma semana na UTI, em tratamento de pneumonia bacteriana bilateral causada por broncoaspiração. Recebe antibióticos por via intravenosa, além de suporte clínico intensivo e fisioterapia respiratória e motora.

Leia o boletim médico na íntegra:

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital DF Star, em tratamento de pneumonia bacteriana bilateral decorrente de episódio de broncoaspiração. Nas últimas 24 horas, manteve-se estável clinicamente, afebril e sem intercorrências. Segue com antibioticoterapia endovenosa, suporte clínico intensivo e fisioterapia respiratória e motora. No momento, sem previsão de alta hospitalar.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ABC oficializa demissão do técnico Marcelo Chamusca e já busca novo treinador

Foto: Adriano Abreu

O ABC anunciou a saída do técnico Marcelo Chamusca após a derrota nos pênaltis para o América na final do Campeonato Potiguar, que garantiu o tetracampeonato ao rival. A decisão foi confirmada neste domingo (22).

A diretoria informou que já iniciou a busca por um novo treinador.

Chamusca deixa o cargo após 12 jogos, com seis vitórias, cinco empates e uma derrota. A equipe marcou 24 gols e sofreu 10 no período.

A única derrota foi contra o Madureira Esporte Clube, por 1 a 0, pela Copa do Brasil, resultado que eliminou o ABC. O auxiliar Bruno Almada também deixa o clube.

Confira abaixo o comunicado da saída do treinador:

Opinião dos leitores

  1. Com os recursos humanos que o clube tem disponível para colocar em campo, nem Pepe Guardiola permaneceria no comando do ABC.
    É impressionante que a cada ano que passa só piora a qualidade das contratações.
    Esse ano corremos um sério risco de caímos da “SÉRIE DESESPERO” e ficamos tal qual o ALECRIM FUTEBOL CLUBE, um clube de tradição, mas sem série.
    É uma pena chegaronde o nosso “Mais Querido”, será se culpa ou culpados diante de tamanho descalabro e descaso para com o clube do povo.
    Fico revoltado com o que estão com nós torcedores!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hacker desvia R$ 100 milhões do BTG, que suspende operações com Pix

Foto: divulgação

O BTG Pactual sofreu um ataque hacker na manhã deste domingo (22/3). Como consequência da investida, o banco suspendeu temporariamente as operações com Pix.

Os criminosos teriam desviado cerca de R$ 100 milhões. Os relatos apontam que a instituição financeira, no entanto, havia resgatado a maior parte desse montante, restando (até as 15h30) recuperar entre R$ 20 e R$ 40 milhões.

Os recursos não eram das contas dos clientes, mas do valor mantido pelo BTG Pactual junto ao Banco Central. Ainda não estão claros os detalhes de como o ataque aconteceu.

Por meio de nota, o BTG informou “que não houve acesso a contas de clientes e nenhum dado de correntista foi exposto”. “Enquanto investiga o caso, por medida de precaução, as operações por Pix estão suspensas”, diz o comunicado. Ele acrescenta que o Pactual “está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento”.

Ataques recentes

O ataque ao BTG se soma a outros semelhantes ocorridos no último ano. Em junho de 2025, criminosos desviaram mais de R$ 800 milhões do Pix por meio de um ataque à C&M Software, empresa que prestava serviço a uma série de instituições financeiras.

Em setembro, outro ataque à empresa de tecnologia Sinqia desviou cerca de R$ 710 milhões do Pix: foram R$ 669 milhões do HSBC e R$ 41 milhões da sociedade de crédito direto (SCD) Artta. A maior parte foi bloqueada pelo BC.

Com informações de Metrópoles e O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula inicia estudos para aumentar mistura de etanol na gasolina de 30% para 35%

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia do governo Lula iniciou estudos para avaliar o aumento da mistura de biocombustíveis nos combustíveis no Brasil, com gasolina contendo até 35% de etanol e diesel com até 25% de biodiesel.

Serão investidos R$ 30 milhões ao longo de três anos em testes laboratoriais e análises em veículos e motores.

O objetivo é verificar a viabilidade técnica da medida, prevista na Lei do Combustível do Futuro (14.993/24), sem comprometer a qualidade e o desempenho dos combustíveis.

A pesquisa será conduzida por uma rede de instituições, coordenada pela ANP, com participação de universidades e centros tecnológicos de todo o país, como UFMG, IPT, UFRJ e UFRN.

Sancionada em 2024, a lei autoriza o aumento das misturas, desde que comprovada a viabilidade.

Em 2025, a gasolina passou de 27% para 30% de etanol, e o diesel de 14% para 15% de biodiesel.

Segundo o governo, a iniciativa busca fortalecer o uso de energias renováveis, reduzir emissões e diminuir a dependência de petróleo importado.

Com informações de Qu4tro Rodas

Opinião dos leitores

  1. É Brincadeira, em Natal pagamos por uma gasolina RUIM e CARA, chega o governo e pretende piorar a qualidade.

  2. Esse indivíduo vai distribuir geral, já não tá prestando os 30 vai aumentar a gasolina vai virar água destilada.

  3. O jeito dele baixar a gasolina é esse. Vender álcool com preço de gasolina. Como é que eu já dei meu voto num safado enganador desses?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Público da MotoGP em Goiânia grita “ei, Lula, vai tomar no c*”

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o público que acompanha a etapa brasileira da MotoGP 2026 em manifestação contra o presidente Lula. “Ei, Lula, vai tomar no cu”, gritavam boa parte das pessoas nas arquibancadas do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia-GO, neste domingo (22).

Na capital goiana, a Brasil voltou a receber durante este final de semana uma prova da principal categoria do motociclismo mundial após 22 anos.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FLÁVIO BOLSONARO: “Se eu fosse o presidente da República, facções já tinham sido declaradas como terroristas”

Foto: Nelson Almeida/AFP

O senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (22), em João Pessoa (PB), que classificaria facções criminosas como organizações terroristas caso fosse presidente da República.

“Se eu fosse o presidente da República, facções já tinham sido declaradas como terroristas e o Brasil estaria assinando acordo de cooperação para prender esses marginais e libertar o povo”, disse.

A proposta inclui grupos como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), e segue linha defendida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que avalia adotar essa classificação para organizações criminosas estrangeiras .

Flávio também criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele (Lula) tinha que ter combatido de verdade as organizações criminosas que passaram a ser transnacionais e ele fica com essa mentira de que o Trump vai intervir no Brasil”, afirmou.

“Ele acha que o Trump vai fazer igual fez com o Nicolás Maduro, vai pegar o Lula e vai levar pra Washington. Isso não existe, isso não está na mesa. É uma tentativa de implementar o terror no povo brasileiro porque ele é incompetente”, concluiu.

A discussão ocorre em meio à possibilidade de os EUA classificarem PCC e CV como organizações terroristas, o que permitiria medidas como bloqueio de recursos, restrições a integrantes e ampliação da cooperação internacional no combate ao crime .

Para o governo Lula, a possível medida é vista como risco à soberania nacional e deve ser tratada no campo diplomático.

Opinião dos leitores

  1. Na guerra silenciosa dos bastidores entre os milicianos e as facções, com apoio petista, nunca, na história desse país, uma outra opção foi tão necessária. Que possamos sair dessa polarização, tão maléfica ao país, o mais rápido possível.

  2. Porém lembremos que quem governa e está no poder é uma quadrilha que trata os marginais como vítimas da sociedade, então estamos com esses índices altíssimos devido ao Luladrão e toda sua quadrilha!

  3. O pai desse garoto foi presidente por 4al anos e as facções não foram declarada terroristas .kkkkk que cara é engracado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Indicado de Lula ao STF, Messias só tem 25 apoios declarados no Senado; são necessários 41 votos a favor

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal, Jorge Messias, tem hoje 25 votos declarados no Senado. Para ser aprovado, precisa de pelo menos 41 — ou seja, ainda busca mais 16 apoios.

Antes de ir ao plenário, o nome precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça, onde Messias conta com 10 dos 14 votos necessários. No colegiado, 7 senadores são contrários e 10 ainda não se posicionaram.

A vaga no STF está aberta há cinco meses, após a saída de Roberto Barroso.

Nos bastidores, o senador Rodrigo Pacheco era apoiado por Davi Alcolumbre e por parte do STF para a vaga. Lula, no entanto, rejeitou interferências e reforçou que a escolha é prerrogativa exclusiva do presidente.

O petista também articula a candidatura de Pacheco ao governo de Minas Gerais, mirando apoio no segundo maior colégio eleitoral do país.

A sabatina de Messias na CCJ ainda não tem data. Prevista inicialmente para dezembro de 2025, foi cancelada após falta de envio de documentos pelo governo, segundo o relator Weverton Rocha.

O cenário indica dificuldade para alcançar os 41 votos. Como referência, a recondução de Paulo Gonet teve apoio menor em 2025: foram 45 votos favoráveis, contra 65 em 2023, sinalizando um ambiente mais apertado no Senado.

Veja abaixo os senadores que já declararam apoio ou se manifestaram contrários à indicação de Jorge Messias ao STF, lembrando que 39 senadores não declararam voto:

A favor (25)

  • Ana Paula Lobato (PSB–MA)

  • Augusta Brito (PT–CE)

  • Beto Faro (PT–PA)

  • Chico Rodrigues (PSB–RR)

  • Ciro Nogueira (PP–PI)

  • Confúcio Moura (MDB–RO)

  • Dra. Eudocia (PL–AL)

  • Eliziane Gama (PSD–MA)

  • Fabiano Contarato (PT–ES)

  • Fernando Farias (MDB–AL)

  • Humberto Costa (PT–PE)

  • Jader Barbalho (MDB–PA)

  • Jaques Wagner (PT–BA)

  • Jussara Lima (PSD–PI)

  • Lucas Barreto (PSD–AP)

  • Marcelo Castro (MDB–PI)

  • Paulo Paim (PT–RS)

  • Randolfe Rodrigues (PT–AP)

  • Renan Calheiros (MDB–AL)

  • Rogério Carvalho (PT–SE)

  • Sérgio Petecão (PSD–AC)

  • Soraya Thronicke (Podemos–MS)

  • Teresa Leitão (PT–PE)

  • Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB)

  • Weverton (PDT–MA)

Contra (14)

  • Carlos Portinho (PL–RJ)

  • Cleitinho (Republicanos–MG)

  • Eduardo Girão (Novo–CE)

  • Esperidião Amin (PP–SC)

  • Flávio Bolsonaro (PL–RJ)

  • Hamilton Mourão (Republicanos–RS)

  • Jorge Seif (PL–SC)

  • Luis Carlos Heinze (PP–RS)

  • Magno Malta (PL–ES)

  • Marcio Bittar (PL–AC)

  • Marcos do Val (Podemos–ES)

  • Plínio Valério (PSDB–AM)

  • Rogério Marinho (PL–RN)

Não respondeu (3)

  • Davi Alcolumbre (União Brasil–AP)

  • Jorge Kajuru (PSB–GO)

  • Rodrigo Pacheco (PSD–MG)

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo sistema de semáforos inteligentes promete dar mais fluidez ao trânsito de Natal em 197 cruzamentos

Foto: Anderson Régis

Natal deve ganhar um sistema de semáforos inteligentes para melhorar o fluxo do trânsito e reduzir congestionamentos.  Ao todo, 197 cruzamentos serão contemplados. Destes, 138 terão tecnologia adaptativa, capaz de ajustar automaticamente o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos, enquanto outros 59 serão integrados a uma central de controle com ajustes remotos em tempo real.

O sistema contará ainda com 483 pontos de videodetecção para monitoramento do tráfego e 398 botoeiras sonoras para pedestres, ampliando a acessibilidade. A expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) é reduzir em até 20% o tempo de deslocamento nos horários de pico.

A proposta busca tornar o trânsito mais fluido, reduzir o tempo de viagem e diminuir impactos ambientais causados pelo excesso de paradas e retomadas no tráfego. O projeto, financiado com R$ 30,5 milhões pelo Governo Federal dentro do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável, prevê a modernização completa da rede semafórica da cidade.

Segundo a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Jódia Melo, o modelo atual, com tempos fixos, está defasado e não acompanha a variação do trânsito ao longo do dia. Com a nova tecnologia, sensores e câmeras vão “ler” o fluxo em tempo real e ajustar os sinais automaticamente, evitando bloqueios em cruzamentos.

Outra mudança importante será a gestão remota. De acordo com o secretário adjunto Walter Pedro, hoje os ajustes precisam ser feitos presencialmente, mas, com o novo sistema, poderão ser realizados por celular ou tablet, a partir da central.

O projeto também prevê prioridade para o transporte público, veículos de emergência e melhorias para pedestres, como maior tempo de travessia para pessoas com mobilidade reduzida. Haverá ainda instalação de nobreaks para manter os semáforos funcionando em caso de queda de energia.

A proposta já foi validada tecnicamente pela Caixa Econômica Federal e está em fase final para contratação, com expectativa de conclusão no primeiro quadrimestre de 2026. A liberação dos recursos será gradual, conforme a execução do projeto.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Natal analisa um projeto de lei do vereador Léo Souza que propõe a Política de Semaforia Inteligente. A iniciativa prevê a implantação gradual do sistema em corredores estratégicos, com recursos como “onda verde” para sincronização dos sinais e prioridade seletiva para ônibus e veículos de emergência.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *