Cidades

Alunos da UFRN planejam levar filhos para salas de aula em protesto contra humilhação de colega por professor

Após o caso da estudante Waleska Maria Lopes, impedida de assistir aula com sua filha de cinco anos na UFRN, vir a público em reportagem do G1, alunos da universidade reportaram ao BlogdoBG que estão organizando um protesto.

De acordo com os relatos, os estudantes estão programando levar seus filhos para as salas de aulas em solidariedade à estudante, que se viu em situação de humilhação. Ela informou ao G1 que vai prestar boletim de ocorrência por agressão moral e constrangimento.

O fato aconteceu na terça-feira (6) durante a aula de Introdução à Sociologia do curso de Ciências Sociais da UFRN. “Me senti muito mal. Minha filha perguntou se não podia mais assistir às minhas aulas. Se era por causa dela. É uma grande humilhação. A única família dela sou eu. Ela só tem a mim. Foi terrível”, relatou a aluna ao G1.

O professor que provocou os eventos, Alípio Sousa Filho, afirmou que a criança interrompe o andamento da aula. Após a saída da aluna, ele foi gravado pelos demais alunos dizendo o seguinte:

“Ela encontre uma rede de solidariedade para cuidar da criança. Não consegue essa rede de solidariedade? Repense sua vida. Não tem que estar fazendo Ciências Sociais, não tem que estar estudando na universidade. Você só faz isso se tiver condições. Agora não vai impôr à instituição coisas que não são assimiladas pela instituição (…) ‘ah, eu sou pobre, não tenho’. Problema seu, a universidade não tem problema com isso, se vire”.

Opinião dos leitores

  1. Se fosse num curso de ciências exatas, que requer alto nível de concentração a turma já tinha expulsado a aluna.

  2. curso de ciencias sociais, se for ver a concorrencia, realmente só entra em sua maioria gente que estudou pouco p/ estar la. Aí da nisso aí. Tem filho e nao precisa estudar muito p/ entrar no curso. Olhaí no que deu. Agora vai ver se ela com essa filha se ela teria tempo p/ estudar p/ passar no curso de direito. Eu duvido meu amigo. Aí pronto, acha que depois que entrou no curso de ciencias sociais na moleza, aí acha que tambem vai terminar o curso na moleza, so no Brasil mesmo

    1. Meu pai estudou direito na São Francisco, dita a melhor em direito no Brasil. Ele conta que tinha uma colega que sempre levava a filha, desde o início até o final do curso, e ninguém se incomodava. Aí é que está, lugar de gente esclarecida.

      Pra falar merda, é melhor ficar quieto. Ou você é mais um dos frustradinhos da vida que não aguenta ver diferenças sociais?

  3. se eu fosse professor, e esses pseudo-estudantes levassem seus filhos p/ assistir aula, eu simplesmente parava de dar aula e ia informar os orgaos competentes o motivo por ter parado a aula. Simples assim. Alias, era o mais prudente que esse professor deveria ter feito. Ele tem o direito de dar a aula dele sem ninguem fazendo barulho, ali ne cabaré nao, é uma instituiição que merece respeito por parte dos alunos.

    1. Representando o professor machista, elitista? Está com tempo extra pra comentar por aqui? Esse professor merece ser exonerado por não saber aplicar na prática o que "ensina" na teoria. Zero pra ele, e zero pra você!

  4. Sinceramente, se eu fosse aluno da UFRN e alguma colega minha de classe levasse a filha dela pequena p/ ficar gritando alto, chorando ou falando alto (sim, porque crianças pequenas normalmente são assim), eu é quem iria denunciar essa situação aos orgaos competentes, porque, eu como aluno, tenho o direito de assistir aula sem nenhum barulho. Que egoismo enorme o das pessoas que nao se importam se seus colegas vao se sentir incomodados ou nao com o barulho de uma quase-bebê. 5 anos é uma quase-bebe. Meu povo, solidariedade tem limites tambem. Sala de aula nao é creche nao! Pelo amor de Deus. Ja pensou se uma sala de aula vira um berçario? aí eu digo, 24 anos, nova, inventa de ter filho sem condições, é no minimo uma irresponsavel que pensa que criança nao é algo sério, nao é um brinquedo nao, minha jovem, uma criança é um ser humano que demanda ate mais cuidados do que com um adulto, ou seja, so tenha se tiver tempo e dinheiro. Agora se a criança estiver quietinha, realmente nao vejo motivos. Sala de aula é p/ aprender, ne um lugar de brincadeira nao, apesar de alguns alunos acharem que ali é uma bagunça liberal onde se pode tudo, quem sabe ate ir de sunga assistir aula, so falta isso. Falta de bom senso total dessa mae. Friso que eu sendo aluno da UFRN TENHO O DIREITO DE ASSISTIR AULA SEM SER IMPORTUNADO PELO BARULHO QUE A FILHA DESTA JOVEM ESTIVER CAUSANDO P/ ATRAPALHAR MINHA CONCENTRAÇÃO. ALI NAO É UMA CRECHE. BOTOU FILHA NO MUNDO, SE VIRA NOS 30. SE FOSSE RESPONSAVEL NAO ESTAVA AÍ NESSA SITUAÇÃO. O direito dela vai até onde começa o meu. Tolerancia tem limite porque todo jogo tem suas regras de bom senso. Porque essa jovem tem mais direito do que eu? por que tenho que suportar a filha dela fazer barulho enquanto assisto aula? peraí tambem ne, por isso que o Brasil é esse pais que ninguem leva a serio, é essa esculhambação onde nao existem regras. Brasil sil sil sil!

  5. Como dizia o deputado mais honesto do Brasil, Roberto Penisvaldo: “esse é o típico fascista, taxista, é o típico espertinho, estribado, raparigueiro e filantropa, é o típico perfil da escoria da nossa sociedade pós-capitalista moderna. Você, amigo leitor, se fudera no pretérito mais que perfeito, não estão entendendo oque estou falando né? quem mandou não estudar!?!?!?”

  6. O professor esta correto.Se essa moda pega todas as maes levando seus filhos pra aula.Quem aguentaria tanta bagunça e choro de crianca?

    1. Eu não quero dizer quem está certo ou errado neste episódio.
      Apenas vou tecer comentários sobre a vida presente.
      Eu quero citar que o aparelho celular é usado maciçamente por praticamente toda a população urbana no Brasil. Dito isto, lembro que em todos os recintos onde há plateia para assistir alguma apresentação, palestra, aula, filme, há a recomendação expressa para que desliguemos os aparelhos celulares, visando "o não importunamento de quem assiste".
      Dito isso, eu fico aqui com os meus botões: Se o som de uma ligação de celular causa tanto incomodo e até desconcentração da plateia, o que acontece quando há a presença de uma criança de cinco anos numa aula de um curso superior, no turno noturno?

  7. Se ele está certo ou errado não importa, mas esse professor se esconde atrás da instituição para promover seu discurso elitista e preconceituoso, já presenciei algumas vezes situações parecidas que foram acolhidas por nobres professores. A formas e formas de lidar com a situação e a desse infeliz foi a de um canalha. Se pesquisarem vão ver que tem outras atitudes assim desse narcisista que se acha o dono da verdade e de humanidade não tem nada! Quem defende esse sujeito, defende o individualismo e a situação que país se encontra.. só reclamam e não agem!

    1. Lugar de criança é com a mãe, não importa onde ela esteja.

  8. Quanta asneira se lê por ai. Aqueles que estão escrachando o professor com certeza pertencem ao grupo "inimigo" de estudo, de trabalho, de esforço em geral. Alguém que ao menos um dia já estudou está cansado de saber que é impossível alguém conseguir assistir a uma aula ou mesmo estudar e cuidar de uma criança ao mesmo tempo. Uma criança numa sala de aula com toda certeza irá atrapalhar o andamento da mesma, prejudicando a todos os alunos, inclusive aqueles que estão lá para aprender e não para "passear" ou "arrumar namoro". Mas essa gente está perdoada pois não sabem o que é estudar. Nunca tentaram de verdade fazer isso. Serão eternos adolescentes, pessoas que nunca assumirão responsabilidades na vida e nunca saberão cumprir normas e respeitar o direito alheio. Por que os demais alunos precisam se sujeitar a terem suas aulas prejudicadas por alguma condição particular de alguém? O professor pode até não ter sido muito "polido" no que disse mas ele disse o certo e agiu corretamente. E tome mimimi.

  9. E fácil jogar pedra no professor ..menino é igual a peido.. você só aguenta o seu…vamos para com isso..por que alguém que é contra o professor não se oferece pra ficar com a criança

    1. ja apareceu alguem sim! Uma creche aí particular, bolsa 100%. Aí ainda tem gente achando que foi somente solidariedade? digo mais, agora a creche ficou conhecida, marketing puro e estará recebendo mais clientes, só que as proximas terao que pagar, acredito eu. Aí sim o tratamento é desigual. Uns pagam outros nao. Enfim, a não ser que todas aquelas sem condições tenham o mesmo tratamento de receberem a bolsa 100%. O capitalismo é selvagem so digo isso. E estamos todos dentro dele, querendo ou nao, o mundo bom só existe nas telinhas nos filmes de mentirinha. O mundo é mau e cada um que lute p/ sobreviver. O sistema é um caos em tudo.

  10. Concordo com o professor. Que a universidade possibilite creche para as crianças enquanto as mães estudam.

  11. Talvez esse professor tenha se expressado com muita dureza, mas sala de aula não é creche. Se mais 1 ou 2 mães também resolvem levar seus filhos, como seria essa aula? Até por questões de conforto e bem estar dessa criança. Mas só sabe onde o sapato aperta quem calça.

    1. essa jovem é uma egoista. Devia era trancar o curso p/ cuidar da filha dela, isso sim. Ela ta sendo egoista ate com a propria filha dela nessa hora, pois como podera se dedicar a cuidar da filha assistindo aula? ou uma coisa ou outra. Uma irresponsavel precisando de ajuda urgente.

  12. As pessoas confundem a situação e radicalizam.É correto uma criança de apenas 05 anos de idade que já passa o dia todo em uma creche e a noite acompanhar a sua mãe uma jornada de 04 hs de aulas – ficando no mesmo ambiente sentada em uma cadeira.
    Por outro lado, é correto privar a mãe de realizar o seu projeto de estudar.
    É algo complexo e que necessita de uma análise e solução sem se chegar a um extremo de encher uma sala de aula de crianças como forma de protesto.
    Talvez o caso tenha repercutido de uma forma em grande proporção pela forma como foi conduzido pelo professor/aluna e que no auge da discussão ganhou o apoio dos demais alunos, sem pensar em como buscar soluções.
    A criança tem o direito de brincar de descansar, não sendo uma prática comum acompanhar a mãe em sala de aula em um horário noturno.
    Acho que a questão precisa ser repensada pela mãe e buscar uma solução que acomode melhor essa criança.

    1. Melhor estar com a mãe que atirada numa creche. Sem contar a qualidade das creches no Brasil, lugar de morte de muitas crianças, onde as mesmas sofrem diversos tipos de abusos, inclusive sexuais. Melhor é ficar com a mãe, criança gosta é de estar com a mãe, não atirada a própria sorte enquanto a mãe, já em situação vulnerável, luta contra todas as adversidades para um dia ser capaz de oferecer uma vida um pouco melhor à filha.

  13. Sala de aula não é creche nem jardim de infância, na UFRN existe um Núcleo específico para receber crianças, o NEI, a distinta universitária pode procurar a possibilidade de matrícular sua criança no Nei.
    Não conheço os moldes em que o mestre da disciplina argumentou contra a presença da criança, mas entendo que lugar de criança não é em sala de aula de Universidade.

    1. Só entra no NEI por sorteio. E a concorrência não e pequena

  14. O problema da sociedade hoje é que só querem os bônus de suas decisões, os ônus não. Na hora de fazer a criança achou bom mas na hora de ser mãe não. Seus direitos acabam quando começam os dos outros, no caso, os outros alunos que querem assistir aula e são prejudicados pela criança que quer ser só criança (correr, pular, brincar, chorar). Se no final do semestre os alunos reprovados na disciplina forem se queixar por que o professor não teve pulso para solucionar o problema e se disserem prejudicados? Quem manda na sala é o professor e acredito que este teve bom senso sim. O mundo tá ficando chato e errado aceitando MiMiMi de quem não assume os custos de suas opções.

    1. Concordo, assuma as responsabilidades, a vitimização é execravel !!!

    2. concordo, ela que tranque o curso dela, p/ cuidar da filha, é ônus e bônus, meu amigo, falou e disse. Ou os brasileiros acham que a gente deve continuar sendo esse pais esculhambado sem regras? e sem "penalidades" p/ quem pretende burlar as "regras" de convivencia academica? Tem o bonus de ter uma filha, agora pegue os ônus tb, ou ta achando que é só coisa boa ter filho? é pepino que nao acaba mais. Mas vale a pena, mas tem que se preparar que as reponsabilidades sao muitas. Disponha logo de bastante tempo do seu dia, senao nem tenha filho, porque vc estara sendo uma verdadeira egoista. Quem pensa no proprio filho de verdade, dedica bastante tempo ao mesmo. Mas p/ dedicar tempo, vc precisa de tempo, é obvio, entao antes de ter, tenha a certeza de que tera tempo disponivel ao mesmo e nao seja mais uma egoista e irresponsavel nesse mundo louco

  15. Na minha opinião, levar a criança eventualmente, devido às circunstâncias, ainda é aceitável, mas para todas as aulas não acho. Definitivamente não é o ambiente adequado. Muita gente olhando para os lados aluna/professor e esquecendo a criança. O pior que acho é a ideia de usar os próprios filhos como instrumento (para não dizer objeto) de um protesto. Há formas mais inteligentes de se protestar e resolver essa situação.

  16. Se essa aluna for para a balada, vai levar a criança também? Se o professor foi rude, eu não sei, mas sala de aula não é creche. Ademais, as universidades também viraram lanchonete, loja de roupa etc. Imaginem numa aula de penal , o professor falando sobre o crime de eestupro ou homicídio . Então a aluna teria direito de levar uma criança para ouvir na sala de aula o professor explicar esses crimes?

    1. Excelente argumento. A resposta é NÃO, ela não levará. Irá deixar a criança com algum parente ou amigo. O professor está coberto de razão.

  17. Que exagero nesse caso, em todos os aspectos. Esta aí um tipico caso onde todos os envolvidos estão errados: o professor pela rudeza ao tratar o caso, a aluna pela insensibilidade ao levar a criança ao ambiente de educação para adultos e o excesso de vitimização, e a UFRN pela inexistência de uma política definida para tratar o caso. O que falta é razoabilidade para todos. Crucificar o professor com ingresso de queixa é lamentável, nada mas é que uma transferência de responsabilidade, mas como hoje em dia vemos as autoridades educacionais sendo desrespeitadas, não é de se estranhar quem apoie esse levante contra os professores.

  18. Deviam privatizar.. ou começar a pagar.. quando acham que é de graça, fazem isso. O prejuizo é para aqueles que querem um futuro atraves do conhecimento. Sala de aula nao é creche.

  19. NENHUMA MÃE A MENOS!

    À Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    As e os estudantes da UFRN vem por meio desta nota repudiar a agressão do professor Alípio de Sousa Filho (DCS/UFRN) contra a estudante do curso de ciências sociais e mãe Waleska Lopes ao impedi-la de assistir aula acompanhada da sua filha de 5 anos. Não é a primeira vez que o professor constrange estudantes adotando uma postura opressora e autoritária dentro de sala de aula. Tal caso não é um fato isolado, mas é a reprodução do modelo de sociedade machista que nega às mulheres os espaços de conhecimento, bem como sua permanência enquanto mãe e trabalhadora.

    Diante do contexto de democratização do ensino público superior nos últimos anos faz-se necessário que a instituição se adapte ao novo perfil de estudantes que ingressam nas universidades, garantindo a permanência das mães estudantes que precisam levar suas filha/os para a aula por não ter com quem deixar.

    Reafirmamos que além de machista, Alípio sustenta um discurso onde o preconceito de classe prevalece ao afirmar que “só vai (pra universidade) quem tem condições” e enaltece seus títulos acadêmicos no exterior. Comprovando, assim, que apesar de seu currículo não tem nenhuma capacidade de estar em sala de aula e lidar com as diferentes realidades sociais.

    Nesse sentido, reivindicamos:

    Afastamento do professor de suas atividades acadêmicas;
    Incluir na utilização dos recursos do PNAES a construção e manutenção de uma creche dentro do campus que funcione nos turnos matutino, vespertino e noturno.

    Em plenária na noite de ontem (07/03), as e os estudantes do curso de Ciências Sociais deliberaram uma agenda para discutir a pauta na segunda-feira (12/03), sendo:

    8h40: Assembléia Estudantil na pracinha dos CAs do setor 2.
    18h45: Aula pública sobre gênero e opressões na pracinha dos CAs do setor 2.

    #SomosTodasWaleska
    #PeloDireitodeSerMãeEstudante

    1. Coitado do professor será tratado agora como torturador, facista, neonazista, corrupto, opressor, ditador e genocida…É uma vergonha o que Lemos no texto desse pseudorevolucionário incitando um levante contra a classe educadora. #respeiteoprofessor

    2. A qualidade do ser humano está baixa… Aaahhh geração fraca!

    3. Esse chamamento ilustra bem a desmoralização da figura da Classe Educadora. As pessoas querem transferir para os outros suas responsabilidades, não querem seguir as regras da sociedade e desejam que as regras se adequem aos seus anseios sem se preocupar com as demais pessoas que serão afetadas. É preciso a Reitoria ter pulso e criar soluções para situações como essa. É justo a aluna ficar sem educação…não. É justo transferir para os outros alunos e professores também não, portanto, a instituição deve avaliar o caso sob o julgo da responsabilidade. Agora um chamamento para um protesto como esse é ridículo. Isso explica o comportamento e pensamento deturpados de uma ala de alunos com doutrinação revolucionária e anarquista.

    4. UFRN tá um lixo !!!! quero saber na hora q a cidadã tava virando os olhos se ela chamou o professor !

    5. Onde está o Conselho Tutelar para defender os direitos da criança?
      Ou será que está correto a criança passar a noite, até às 22 horas, dentro de sala de aula?

    6. Certamente vc que escreve é um militante e não um estudante. Se assim o fosse, saberia que o professor está certo. Se todos decidirem levar seus filhos, a finalidade das IES se resumirá a ser creche, e não Universidade.

    7. Ridículo!! Só poderia mesmo vir de uma universidade envenenada como a UFRN… Tenho certeza que a maioria dos professores que lá atuam passaram por muitas dificuldades pra estudar e nem por isso levaram seus filhos pra aula, atrapalhando o aprendizado dos demais… "Movimento estudantil" com viés político! podem procurar o idealizador desse lixo e ver seus objetivos…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão XIV alerta: ‘negar ajuda a pobres é rejeitar a Deus’

Foto: Reprodução/Reuters

Na sua primeira Missa do Galo, nesta quarta-feira (24), o Papa Leão XIV afirmou que recusar ajuda a pobres e estrangeiros hoje equivale a rejeitar o próprio Deus. A celebração ocorreu na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e foi acompanhada por cerca de 6 mil pessoas.

Leão lembrou que o nascimento de Jesus em um estábulo, por falta de lugar em uma hospedaria, mostra que Deus se manifesta em cada pessoa. “Na Terra, não há lugar para Deus se não há lugar para a pessoa humana. Recusar um é recusar o outro”, disse o papa, conduzindo os 1,4 bilhão de católicos do mundo ao Natal.

O papa, primeiro nascido nos Estados Unidos, fez do cuidado com imigrantes e pobres tema central do seu pontificado. Ele criticou políticas econômicas que tratam seres humanos como mercadoria e citou Bento XVI, lembrando que o mundo falha em proteger crianças, pobres e estrangeiros. “Onde há lugar para a pessoa humana, há lugar para Deus. Até mesmo um estábulo pode se tornar mais sagrado do que um templo”, afirmou.

Do lado de fora da basílica, cerca de 5 mil fiéis acompanharam a missa por telões na Praça de São Pedro, mesmo sob chuva forte. Leão saiu para cumprimentar os presentes e agradeceu a coragem deles. Na quinta-feira (25), ele celebrará a missa de Natal e fará a tradicional bênção “Urbi et Orbi”, dirigida à cidade e ao mundo. Assista às celebrações AQUI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA vão concentrar forças no bloqueio do petróleo venezuelano pelos próximos 2 meses

Foto: Reprodução

A Casa Branca determinou que as forças militares dos Estados Unidos foquem quase exclusivamente em impedir a saída de petróleo da Venezuela pelos próximos dois meses, informou um funcionário americano à Reuters nesta quarta-feira (24). A prioridade, segundo o governo, é pressionar economicamente Caracas, e não recorrer a ações militares imediatas.

Apesar de ainda considerar opções militares, os EUA apostam primeiro em sanções econômicas para tentar forçar concessões do presidente Nicolás Maduro. Autoridades americanas afirmam que, se nada mudar, a Venezuela enfrentará uma grave crise econômica até o final de janeiro.

O presidente Donald Trump já declarou que seria “inteligente” para Maduro deixar o poder e acusa a Venezuela de inundar os EUA com drogas. Nos últimos meses, a Guarda Costeira dos EUA interceptou navios venezuelanos carregados de petróleo e planeja novas apreensões, enquanto Trump autorizou operações secretas da CIA e ameaçou bombardear infraestruturas ligadas ao tráfico de drogas.

A presença militar americana no Caribe é intensa: mais de 15 mil soldados, um porta-aviões, 11 navios de guerra e dezenas de caças F-35. Embora a maior parte desses recursos não sirva para interceptar petroleiros, eles reforçam a capacidade dos EUA de aplicar as sanções. A estratégia de “quarentena” do petróleo lembra a linguagem da crise dos mísseis de Cuba, usada para evitar a palavra “bloqueio” e reduzir o risco de escalada militar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Em pronunciamento de Natal, Lula faz balanço de 2025 e prega fim da escala 6×1

Imagens: Reprodução/Youtube

O presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV na véspera de Natal (24), destacando avanços de sua gestão em 2025 e defendendo a redução da jornada de trabalho, sem cortes salariais. Lula disse que o fim da escala 6×1 é uma demanda urgente do povo.

No discurso, o presidente citou conquistas sociais e econômicas, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família, valorização do salário mínimo, investimentos em geração de empregos e programas de alimentação nas escolas.

Ele lembrou ainda do fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que terá efeito a partir de janeiro.

Lula também mencionou programas sociais e obras de infraestrutura, como “Agora Tem Especialistas”, “Pé-de-Meia”, “Gás do Povo”, “Luz do Povo”, “Minha Casa Minha Vida” e “Reforma Casa Brasil”.

Ele afirmou que o país encerra 2025 com a menor taxa de desemprego da história, renda média recorde e inflação historicamente baixa.

Em relação à segurança pública e política internacional, Lula destacou operações da Polícia Federal contra o crime organizado, combate à violência contra mulheres, a COP30 na Amazônia e recorde de 9 milhões de turistas estrangeiros.

O presidente disse que o Brasil enfrentou o “tarifaço” de Donald Trump e avançou nas negociações para revisão parcial das medidas. Ele encerrou pedindo união e desejando um Feliz Natal e um ano novo próspero para os brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

UFRN alerta: orçamento da universidade cai 7,18% e ameaça custeio essencial

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do RN (UFRN) anunciou nesta semana que o orçamento da instituição para 2026 sofrerá corte de 7,18%, resultado de alterações promovidas pelo Congresso Nacional durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo a Reitoria, a redução compromete pagamentos essenciais como energia elétrica, contratos de terceirização e assistência estudantil.

O levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aponta que as 69 universidades federais perderão R$ 488 milhões em recursos discricionários, uma média de 7,05% de corte. Na UFRN, o orçamento de custeio caiu de R$ 205,1 milhões para R$ 190,4 milhões, ficando abaixo do valor aprovado em 2025, de R$ 195,6 milhões.

A assistência estudantil é uma das áreas mais afetadas. Em 2025, o recurso já havia sido insuficiente, exigindo complementação com verba do custeio da universidade. Para 2026, o orçamento da área caiu 7,33% em relação ao previsto originalmente e permanece abaixo do ano anterior. A Reitoria espera que o Ministério da Educação (MEC) possa recompor os valores, como ocorreu em exercícios anteriores.

A Andifes criticou os cortes e reforçou a necessidade de um modelo de financiamento estável e suficiente para manter o funcionamento das universidades federais. Para a UFRN, a redução ameaça comprometer atividades básicas e serviços que impactam diretamente estudantes e servidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Coreia do Norte testa míssil e exibe submarino nuclear em construção

Foto: KCNA

O líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou nesta quinta-feira (24) o disparo de um míssil superfície-ar de longo alcance no Mar do Leste, informou a mídia estatal KCNA. A ação faz parte dos testes militares constantes do regime de Pyongyang.

Ao mesmo tempo, Kim acompanhou a construção de um submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, segundo a KCNA. A estatal não divulgou onde nem quando a visita ao estaleiro ocorreu.

O líder estava acompanhado de cientistas, técnicos e trabalhadores durante a inspeção. O projeto é descrito como parte de um esforço da Coreia do Norte para modernizar sua marinha e reforçar capacidades defensivas.

Em 2023, o regime já havia mostrado outro submarino nuclear, apelidado pela mídia internacional de “Frankenstein”. O país segue avançando em armamentos mesmo diante de sanções e pressões internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eduardo Bolsonaro detona Moraes: “Covarde do STF”

Foto: Reprodução/Youtube

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (24), que o ministro do STF, Alexandre de Moraes, é “covarde” por não agir contra críticos de sua suposta atuação em favor de um banco ligado à esposa, Viviane Barci de Moraes.

Segundo Eduardo, a falta de medidas como confisco de passaportes, tornozeleiras ou prisões ocorre porque “do outro lado” não estão o ex-presidente Jair Bolsonaro e os conservadores.

“Isso comprova o que eu sempre disse: Moraes é covarde. Quando ele sair daquela cadeira, será esculhambado por aqueles que hoje o bajulam. Não há honra entre criminosos”, escreveu Eduardo Bolsonaro em sua conta no X.

O ex-deputado reforça a narrativa de que críticos do magistrado enfrentam impunidade enquanto aliados de Bolsonaro e do conservadorismo seriam tratados de forma diferente, mantendo o tom ácido e confrontativo em relação ao STF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Nasry Asfura, aliado de Trump, vence eleição conturbada em Honduras

Foto: Reprodução

Nasry Asfura, candidato conservador do Partido Nacional e aliado do presidente Donald Trump, foi eleito presidente de Honduras, anunciou o órgão eleitoral do país nesta quarta-feira (24). O resultado saiu semanas após o pleito de 30 de novembro, marcado por atrasos, problemas técnicos e denúncias de fraude, segundo informações do G1.

Asfura obteve 40,3% dos votos, superando por pequena margem o centro-direita Salvador Nasralla, que teve 39,5%. Por causa da disputa acirrada, cerca de 15% das atas foram contadas manualmente, totalizando centenas de milhares de cédulas. Observadores internacionais afirmaram que não encontraram evidências de fraude generalizada.

O político de direita substituirá Xiomara Castro, que em 2021 levou a esquerda de volta ao poder após 12 anos de governos conservadores. Durante a campanha, Asfura defendeu uma agenda pró-empresarial, priorizando emprego, educação, segurança e investimentos privados, e sinalizou possível mudança do alinhamento diplomático de Honduras de Taiwan para Pequim.

Filho de palestinos e ex-prefeito de Tegucigalpa, Asfura já foi acusado de desvio de recursos e apareceu na lista dos “Pandora Papers”, que revelou empresas offshore usadas para sonegação de impostos. Após a divulgação do resultado, ele afirmou nas redes sociais: “Estou pronto para governar. Não vou decepcionar vocês”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio vai ler desabafo de Bolsonaro antes da cirurgia e revela ansiedade do ex-presidente

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (24) que vai ler, na manhã desta quinta (25), uma carta escrita por Jair Bolsonaro antes da cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral, marcada para as 9h no hospital DF Star, em Brasília. Segundo Flávio, o texto é um “desabafo” e também um comunicado ao povo brasileiro.

Bolsonaro passará a noite acompanhado da ex-primeira-dama Michelle e do vereador Carlos Bolsonaro. Flávio afirmou que o ex-presidente está ansioso e nervoso, mas se sente mais confortável no hospital ao lado da família do que na carceragem da Polícia Federal. A cirurgia será feita sob anestesia geral e tem previsão de duração de cerca de quatro horas.

Um dos médicos do ex-presidente relatou que ele está “deprimido” e bastante ansioso, o que tem causado crises de soluço e prejudicado o sono. A equipe médica mantém a medicação e cuidados especiais com alimentação, mas parte dos sintomas está ligada ao sistema nervoso central e foge do controle direto dos profissionais.

Bolsonaro deixou a carceragem da PF na manhã desta quarta. Inicialmente, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, havia autorizado apenas a presença de Michelle como acompanhante, mas depois permitiu que os filhos do ex-presidente também o visitem durante a internação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal em Natal: segurança vai abrir todos os coolers e descartar itens proibidos

Foto: Divulgação

O público que for aos shows do Natal em Natal na Praia de Ponta Negra precisa se preparar: a segurança será intensa, com revista detalhada em todos os acessos, inclusive nos coolers levados pelo público. A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, informou nesta quarta-feira (24) que a medida foi adotada após problemas na edição passada, quando foram encontrados armas e garrafas escondidas dentro de tampas de coolers.

Coolers continuam permitidos, mas todos serão abertos e vistoriados, segundo informações do Agora RN. Quem portar itens proibidos, como garrafas, sprays, perfumes ou desodorantes, terá o material descartado no local. Armas levadas de forma ilegal serão entregues à polícia, que atuará junto com a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Iracy alertou que a revista pode demorar, especialmente para quem estiver com cooler, e pediu paciência. As equipes passaram por treinamento específico para garantir que a fiscalização seja rigorosa em todos os acessos à arena, incluindo pórticos, beira-mar e entradas principais.

O Natal em Natal começa nesta quinta-feira (25) e segue até 31 de dezembro, quando será comemorado o réveillon. Os shows acontecem na Praia de Ponta Negra, mas no último dia também haverá atrações na Avenida da Alegria, na Redinha, com objetivo de garantir diversão, segurança e movimentação do comércio local.

Confira:

25 de dezembro (quinta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Gilmar Bezerra
– Fernanda e Gislaine
– Marquinhos Gomes
– Davi Sacer

26 de dezembro (sexta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Bonde do Graga
– Só a Nata
– Zé Vaqueiro
– Dilsinho

27 de dezembro (sábado) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Circuito Musical
– Zezo
– Luan Estilizado

28 de dezembro (domingo) – Praia de Ponta Negra
– Iago Medeiros
– Priscila Freire
– Léo Santana
– Calcinha Preta

29 de dezembro (segunda-feira) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Raynel Guedes
– Nuzio Medeiros
– Sorriso Maroto

30 de dezembro (terça-feira) – Praia de Ponta Negra
– DJ local
– Pedro Lucas
– Cláudia Leitte
– Limão com Mel

31 de dezembro (quarta-feira) – Praia de Ponta Negra
– Juliana Monte
– Israel Fernandes
– Durval Lelys
– Henry Freitas
– Ricardo Chaves

O que pode e o que não pode levar para os shows do Natal em Natal (Ponta Negra)

Permitido

  • Cooler (com revista obrigatória)
  • Bebidas e alimentos, desde que não estejam em recipientes proibidos

Atenção

  • Todo cooler será aberto e vistoriado
  • A revista será rigorosa e pode demorar
  • Quem levar cooler deve chegar com antecedência e ter paciência

Proibido

  • Garrafas de qualquer tipo
  • Perfumes
  • Desodorantes
  • Produtos em spray
  • Armas ou qualquer objeto perfurante ou cortante

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Histórico de cirurgias após facada deixa Bolsonaro em risco; veja como será a operação

Foto: Reprodução/Redes sociais

A cirurgia de hérnia inguinal bilateral de Jair Bolsonaro será feita por técnica aberta, com cortes na região da virilha em ambos os lados, por causa do histórico de múltiplas cirurgias abdominais após a facada de 2018. O procedimento visa recolocar alças intestinais que saíram por pontos de fraqueza na musculatura e reforçar a parede abdominal.

Durante a operação, os cirurgiões farão a redução da hérnia, empurrando os tecidos de volta para a cavidade abdominal, segundo informações do Poder360. Em seguida, será colocada uma tela de polipropileno, material sintético que funciona como um “remendo” para evitar que a hérnia volte.

O cuidado é redobrado por causa das aderências intestinais, que são tecidos que grudam entre si após cirurgias anteriores. Essas aderências aumentam o risco de complicações, exigindo atenção especial no pré-operatório e durante toda a cirurgia.

Cada lado da hérnia deve levar cerca de uma hora e meia, com duração total estimada entre duas horas e meia e três horas e meia. O procedimento segue todos os protocolos médicos do laudo pericial da PF, garantindo que seja feito com segurança técnica máxima.

Foto: Reprodução/Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *