Judiciário

Destruir provas dá cadeia. Moro prenderá Lula?

POR JOSIAS DE SOUZA

Em depoimento devastador, Léo Pinheiro confirmou velhas suspeitas e atravessou no caminho de Lula uma acusação nova. O ex-presidente da OAS disse a Sergio Moro que Lula lhe pediu para destruir provas das propinas que pagou ao PT por intermédio do então tesoureiro João Vaccari. Pela lei, isso dá cadeia. Que o diga Marcelo Odebrecht. A pergunta do momento é: o juiz da Lava Jato terá disposição para colocar Lula preventivamente atrás das grades antes de uma condenação confirmada na segunda instância do Judiciário?

De toda a turma do canteiro de obras, lugar de movimentos pesados e muita lama, Léo Pinheiro era o que tinha mais intimidade com Lula. Gostavam de jogar conversa fora juntos. Num dos encontros, contou o empreiteiro a Moro, Lula “textualmente me fez a seguinte pergunta: ‘Léo, o senhor fez algum pagamento a João Vaccari no exterior?’. Eu disse: ‘Não, presidente, nunca fiz pagamento a essas contas que nós temos com Vaccari no exterior’.”

Segundo Léo, Lula engatou outra pergunta: “Como você está procedendo os pagamentos para o PT?”. E ele: “Através do João Vaccari. Estou fazendo os pagamentos através de orientações do Vaccari, de caixa dois, de doações diversas que nós fizemos a diretórios e tal.” Sobreveio, então, a ordem do morubixaba do PT: “Você tem algum registro de algum encontro de contas feitas com João Vaccari…? Se tiver, destrua”.

Prevista no terceiro capítulo do Código de Processo Penal, a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase do processo —durante o inquérito policial ou no curso da ação penal. Diz o artigo 312: “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.”

No caso específico, a prisão de Lula se justificaria, em tese, “por conveniência da instrução criminal” e “para assegurar a aplicação da lei”. Um réu que encomenda a destruição de provas não está senão criando obstáculos para impedir que a lei se cumpra. Se quisesse, Moro poderia invocar o artigo 312 do Código de Processo Penal contra Lula, aprisionando-o por tempo indeterminado.

Entretanto, se estiver com os miolos no lugar, Moro perceberá que há um limite depois do qual o rigor deixa de ser uma virtude na rotina de um magistrado. No momento, é desnecessária e arriscada a detenção de Lula. É desnecessária porque, se há um esforço para atrapalhar a produção de provas, não está funcionando. É arriscada porque a ordem pode ser revogada por um tribunal superior mediante recurso. Melhor reunir as evidências e produzir uma sentença sólida.

Opinião dos leitores

  1. Precisa de provas… Nos casos aí de cima citado haviam provas… Com lula só a palavra do delator… Se ele tiver gravado aí já é outros quinhentos,

  2. E a Mulher de cunha?
    Henrique vai ser preso?
    E José Agripino?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Acho q não era essa a resposta q havemos de dar ….. O q devemos fazer é passem o Brasil a limpo doa a qm doer

  3. Depois de ser massacrado pela midea do país e ainda ter 45% de intenção de votos para 2018, não resta dúvida que Lula fez muito por esse país !

    1. Argumentos do valem para os outros pra Lula Bandidant e sem provas….kkkkkkkkkkkk

  4. MINHA NOSSA!!!
    Ainda há quem defenda esse ladrão??!!
    O maior ladrão da história do mundo!!
    O CPF que mais roubou.
    Prezados Zumbis, o aumento de impostos, reforma de previdência e outras mazelas são p/ cobrir os roubos desses marginais.

  5. Léo pinheiro. Deu um tiro no pé. Se entregou . Eliminando provas e com isso quis levar Lula juntos. Tentando se dá bem.

  6. A Globo só mostra quando tá uma onda muita forte da internet, visto que o jornalismo de TV perde credibilidade e audiência a cada ano. Mesmo assim, deixa para divulgar a parte mais hardcore do petismo no Jornal da Globo, que passa mais tarde.

  7. Depoimento contra Aécio: "Vamos apurar, delação tem que ter prova, isso é uma inverdade, pois delator diz o que for necessário para se livrar…
    Depoimento contra Lula: "Vamos prender, isso é crime grave, vejam a verdade vindo a tona, a palavra de delator é lei…
    KKKKKKKKKKKKkkkk
    A Justiça de Cu ritiba está inovando cada dia mais. De casuísmo em casuísmo, ninguém sabe mais o que está em vigor na legislação, pois o STF e o STJ fazem "ouvidos moucos" para os abusos da "autoridade Global".
    E apesar de começarmos a ver, pois só começamos a ver uma brechinha depois de três anos de investigação, Lula ainda é o que sempre foi, o "inimigo público número 1", perseguido implacavelmente pelos que sabem que numa disputa limpa e direta nas urnas, serão derrotados pela vontade da maioria da população, que é pobre e sabe quem se identifica com eles depois das câmeras estarem desligadas e as fantasias tiradas.
    Quem já procurou falar com algum político depois das eleições, sabe do que estou falando. Eles simplesmente somem, desaparecem e ninguém consegue mais sequer vê-los, até a próxima eleição.
    O povão já percebeu os motivos dessa perseguição…

    1. Só Fala Aécio, Aecim ta achando ruim Molitontos leva ele pra Casa junto com Lula o Bandidant

    2. Você tem uma paixão reprimida por Aécio? Em termos de acusação o placar é LULA 90 x 20 Aécio, mesmo assim ele é pior que o petista e não merece direito a defesa, deve ser imediatamente condenado. Enquanto LULA tem que se defender até o fim dos tempos. Isso é o reacionário petismo ditatorial imoral e ilegal. Morram de raiva petistas…

    3. Sabe por que?
      Porque as Provas mais robustas da Lava Jato são contra Aécio, Jucá e Serra!

      Na avaliação de procuradores que atuam na Lava Jato, as provas mais robustas entregues pelos delatores da Odebrecht são as que atingem José Serra e Romero Jucá, com Aécio Neves logo atrás, segundo a coluna Radar Online.
      Alguma dúvida ou incômodo com isso?
      Por que vcs se incomodam tanto quando se fala dos Playboys de São Paulo e Minas?
      Eles não são os mais delatados e mais protegidos pela imprensa?
      Quem mais tem delações e provas concretas da pratica dos crimes (com contas na Suíça e etc) são os Santos do PSDB.
      E por que quem mais sai na televisão, nos jornais e nas revistas é o Lula?
      Responda corretamente e encontre o segredo de por que o Nordeste tem sido o "patinho feio" do País na República dominada pelos políticos do Café com leite (Café=Barões de São Paulo=Serra, FHC, Alckimin, Temer; e Leite=Coronéis de Minas Gerais=AécIo Neves), que foi massacrado no final da campanha de 2014 com todo tipo de acusação e desrespeito.
      Ou vcs já se esqueceram?

    4. Existe mais coisa contra o PT porque a LJ processa o cometimento de crimes
      praticados contra a Petrobras e o PT teve maior ascendência sobre essa nos últimos anos. O resto é discurso de professorzinho comuna.

    5. Para mesmo um burro que qualquer pessoa que põe 87 pessoas para se defender tem alguma coisa errada ponto

  8. É um grande circo. E os palhaços estão todos em casa sintonizados na rede bobo se televisão. E esse circo anuncia toda semana que será a última, igual um certo circo aqui em Natal. Mas na verdade, o último espetáculo será em outubro de 2018!!!

    1. Pode ser até antes de 2018. Moro tá juntando um caminhão de provas pra prender esse desonesto que me roubou.

    2. Vou concordar com você, LULA precisa ir as eleições e receber a reprovação da voz das urnas. Tem que atingir essa derradeira derrota para talvez, e só assim, os zumbis do PT acreditem que a hora é de pagar pela corrupção e não ficar mantendo o repetido e mentiroso discurso.

  9. HÁ 11 MESES, LÉO PINHEIRO INOCENTOU LULA E MP NÃO ACEITOU DELAÇÃO.
    O QUE SERÁ QUE O FEZ MUDAR SEU DEPOIMENTO?

    1. Parabéns, se pode ver que vco é bem informado pelo diretório do PT e prefere não ver a verdade. Foi não Jean, Leo Pinheiro delatou Lula e, dizem, pessoas do judiciário. Aí o ministro do STF moneado pelo PT não aceitou a delação. Acorde pra vida e não se deixe levar por versões mentirosas.

    2. Pronto. Esse depoimento inocentando Lula deve ter sido destruído….kkkkk. Temos que rir com essa palhaçada. Tiririca deve estar com muita vontade de atuar nesse circo…

    1. Eu tenho medo mesmo. Por amor ao Brasil. Eis o nosso vizinho setentrional, a quem ELE demonstra ter tantas afinidades, para dar o exemplo.

    2. Neto, se você tivesse amor ao país você estaria batendo sua panela agora !

  10. a delação do empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, só foi aceita depois que ele decidiu mudar sua versão para incriminar o ex-presidente; em junho do ano passado, a delação "travou" depois que ele inocentou Lula, segundo apontou reportagem da Folha; também no ano passado, em agosto, a delação foi suspensa quando vazaram trechos que incriminaram o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e não Lula.
    Ou seja, não passa de uma trama tendenciosa da Globo-Moro

    1. Teoria conspiratória de histéricos.
      Mudou porque viu que a turma de Curitiba tá trabalhando.

  11. Se alguma das acusações feitas por Léo Pinheiro a LULA, aos tesoureiro do PT, ao PT FOSSE CONTRA qualquer outro partido ou opositor, hoje as mídias estariam cobertas de comentários exigindo a imediata prisão e condenação da figura política. Como gostam e desejam os petistas, um regime idêntico ao existente na Venezuela, com tribunal de exceção e a lei sendo a vontade do partido. Mas como as acusações foram CONTRA LULA e membros do PT, então a regra tem que ser: Calma!
    Tudo tem que ser provado.
    A defesa tem que ser exercida a exaustão, até fora do previsto em lei.
    Tem que ser ouvidas 1 milhão de testemunhas do réu, mesmo que estas nem saibam do que se trata. A justiça deve ser sempre questionada pela defesa.
    A palavra dos acusados tem que ter mais valor que as provas.
    Resumindo: fazem da defesa uma justiça de exceção pela absolvição.
    Viramos um grande CIRCO cujo palco é ocupado por personagens imorais que usam o povo para aplaudi-los enquanto eles se completam.
    O povo está só! Largado, desprezado, usado, manipulado e feito oficialmente de palhaços

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mendonça rejeita notícia-crime que atribui transfobia a Nikolas por discurso com peruca

Foto: PABLO VALADARES/AGÊNCIA BRASIL

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira, 15, o pedido para investigar o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) por transfobia. A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou o STF depois que Nikolas Ferreira usou a tribuna para atacar mulheres transgênero no Dia das Mulheres. A notícia-crime foi articulada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Em seu discurso, Nikolas Ferreira afirmou que as ‘mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres’. Também vestiu uma peruca e ironizou: “Hoje me sinto mulher, deputada Nicole.”

“Estou defendendo a sua liberdade. A liberdade por exemplo, de um pai recusar de um homem de dois metros de altura, um marmanjo entrar no banheiro da sua filha sem você ser considerado um transfóbico. Liberdade das mulheres, por exemplo, que estão perdendo seu espaço nos esportes, estão perdendo os seus espaços até mesmo em concurso de beleza, meus senhores. E pensa só isso: uma pessoa que se sente simplesmente algo impõe isso pra você”, seguiu Nikolas.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Dívida bruta já subiu R$ 1 trilhão sob Lula

Foto: Poder360/Divulgação

A DBGG (Dívida Bruta do Governo Geral) subiu R$ 1,077 trilhão nos primeiros 14 meses do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atingiu R$ 8,3 trilhões em fevereiro de 2024, segundo dados do BC (Banco Central).

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou a relação dívida-PIB em 71,7% em dezembro de 2022. De janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, o percentual foi a 75,6% sob a gestão do petista. Significa um aumento de 3,9 pontos percentuais. As projeções mais recentes do mercado indicam que subirá para 77,5% em 2024 e 80,1% em 2025.

O governo atual foi responsável pela maior expansão nominal do endividamento do país se considerados os primeiros 14 meses de cada governo. Superou o aumento da dívida no 2º mandato de Dilma Rousseff (PT), de R$ 765 bilhões.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

X informa STF que enviou ao Congresso dos EUA decisões de Moraes sobre moderação de conteúdo

Foto: Divulgação/STF

O X (antigo Twitter) no Brasil informou o Supremo Tribunal Federal (STF) que a plataforma nos Estados Unidos enviou ao Congresso do país todas as decisões de Alexandre de Moraes e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relacionadas à moderação e derrubada de conteúdo.

As informações foram enviadas no sábado (13) e constam no sistema do STF, no inquérito das milícias digitais.

Segundo o X Brasil, a ordem para envio das decisões partiu do Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos EUA. A determinação foi cumprida ainda na sexta (12), de acordo com a empresa.

“Ressalte-se que a X Corp., ao cumprir o objeto do Ofício, registrou à autoridade norte-americana que os referidos documentos solicitados são confidenciais e se encontram resguardados por sigilo judicial”, disse o X Brasil a Moraes.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Pescadores capturam tubarão em Macau

Foto: Reprodução

Pescadores capturaram na noite dessa segunda-feira (15) um tubarão em Macau. O animal estava próximo do encontro do rio com o mar na cidade. Populares da região aproveitaram para registrar o momento. Confira abaixo:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MST anuncia novas invasões na jornada ‘Abril Vermelho’

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou, por meio de nota, que ocupou na segunda-feira (15) áreas nos Estados de Ceará, Goiás, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A ação se soma a outras duas áreas ocupadas, no domingo (14), em Petrolina (PE) e uma área invadida na semana passada em Itabela, no extremo sul da Bahia. No total, há nove áreas invadidas pelo movimento.

Os atos, de acordo com o movimento, fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como “Abril Vermelho”, em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, quando 21 trabalhadores rurais ligados ao MST foram assassinados pela Polícia Militar.

Entre as áreas invadidas pelo MST, estão áreas de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), ambas ligadas ao Ministério da Agricultura, e, portanto, do governo federal.

A ação do MST ocorre justamente às vésperas do lançamento pelo governo federal do Programa Terra para Gente para acelerar o assentamento de famílias no País que será anunciado na tarde desta segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no Palácio do Planalto.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bloqueio na BR-304 eleva preços e causa prejuízos ao setor produtivo

Foto: Alex Régis

O bloqueio à BR-304, ocorrido no dia 31 de março, segue gerando impactos para os diversos setores da economia potiguar. De acordo com Maxwel Flor, presidente do Sindi-postos-RN, há informações de que pelo menos dois postos de combustíveis da região de Lajes, onde aconteceu a interdição, fecharam nos últimos dias. O

utro impacto é a alta no preço dos produtos de hortifruti, segundo Gilvan Mikelyson, presidente da Associação dos Supermercados do RN (Assurn). Ele afirma que a situação na rodovia tem agravado o problema da produção de frutas e verduras, castigada pelas chuvas no Oeste potiguar.

As reclamações se juntam à principal queixa dos setores econômicos no momento: o aumento de custos do frete, provocado pela prolongamento dos trajetos que servem de rota alternativa ao bloqueio. No último dia 3, a construção de um desvio às margens da BR-304 foi iniciada para funcionar como passagem temporária dos veículos, enquanto a reconstrução da ponte sobre o Riacho Bom Fim, derrubada pela força das águas, não é concluída.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Campos Neto: trabalho do BC fica mais difícil se houver a percepção de que não há uma âncora fiscal; Governo mudou meta de 2025

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira que mudanças que tirem a credibilidade da política fiscal tornam o trabalho da autoridade mais difícil e aumentam o custo da política monetária, ou seja, da política de juros.

A fala ocorreu logo depois de o governo confirmar uma mudança na meta fiscal de 2025 para um déficit zero. Antes, o objetivo era um superávit de 0,5% do PIB.

— Torna nosso trabalho muito mais difícil se houver a percepção de que não há uma âncora fiscal, porque a âncora fiscal e a âncora monetária precisam trabalhar juntas — disse Campos Neto, em evento nos Estados Unidos.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária, em março, o colegiado do BC reduziu a taxa básica de juros (Selic) em mais 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano.

— Sempre que há uma mudança no governo que torna a âncora fiscal menos transparente ou menos crível, significa que você tem que pagar com custos mais altos do outro lado, então o custo da política monetária se torna mais alto — disse.

Na linha do que repete o comunicação oficial do Copom, Campos Neto voltou a falar que o ideal é que as metas não sejam alteradas e que se faça “o máximo possível em termos de esforço” para alcançar os alvos estabelecidos.

— Se, por algum motivo, você tiver que fazer um desvio nisso, é muito importante comunicar bem, porque se as pessoas perderem a confiança na âncora fiscal, então a âncora monetária é afetada, e vimos isso repetidamente em nossa história — afirmou ele.

Para Campos Neto, “o fiscal está se tornando cada vez menos coordenado com o monetário” na maior parte do mundo. Para o dirigente, quando entramos na pandemia, foi muito fácil de coordenar as respostas.

— Mas a saída está sendo muito difícil de coordenar. E não há nada mais permanente do que um programa temporário de despesas. Isso foi uma frase que emprestei do Milton Friedman. Mas você vê isso em muitos lugares diferentes, e acho que isso se tornará um problema — disse.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Preparem-se para tempos sombrios. Estamos indo ladeira a baixo. Em momento algum esse governo fala em corte de gastos. Bando de irresponsáveis incompetentes .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Brasil condena qualquer ato de violência”, diz Mauro Vieira após críticas ao Itamaraty por posicionamento sobre ataque do Irã a Israel

Foto: REUTERS/Mohammed Torokman

Depois de o embaixador de Israel e entidades israelenses criticarem a declaração do Itamaraty no sábado (13), o ministro das Relações Exteriores disse nesta segunda-feira (15) que o Brasil condena qualquer ato de violência.

Mauro Vieira recebeu a chanceler Argentina, Diana Mondino. Após o encontro, foi questionado sobre o assunto. O ministro se manifestou sobre a nota divulgada pelo Itamaraty no sábado (13) à noite. Entidades judaicas e o embaixador de Israel no Brasil criticaram o comunicado por não condenar o governo iraniano.

“A nota foi feita à noite, às 23h, quando todo o movimento começou, e nós manifestamos o temor de que o início da operação pudesse contaminar outros países. Mas isso foi feito à noite, em um momento em que não tínhamos clara a extensão ou alcance das medidas tomadas. E fizemos, como fazemos sempre, um apelo para contenção e entendimento entre as partes. Foi isso”, afirmou o ministro Mauro Vieira.

Mauro Vieira foi questionado se o governo brasileiro condena o ataque.

“O Brasil condena sempre qualquer ato de violência e o Brasil conclama sempre o entendimento entre as partes”, respondeu.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criou um grupo de trabalho para acompanhar a situação no Oriente Médio. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a região é responsável por mais de 30% da produção mundial de petróleo, e uma crise pode elevar os preços dos combustíveis.

“O Brasil, como todos os países do mundo, ele tem e sofre impactos quando há restrição de produção de petróleo ou de comercialização de petróleo. Que todos nós estejamos atentos para qualquer emergência mais vigorosa, a gente poder discutir com todos soluções para economia nacional”, disse Silveira.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zanin se declara impedido de analisar recurso de Bolsonaro contra multa do TSE; ex-advogado de Lula, atuou na ação que gerou a multa

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro Cristiano Zanin, do STF, se declarou impedido de analisar um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro questiona uma multa de R$ 70 mil aplicada pelo TSE em 2022. Ele foi condenado após impulsionar irregularmente conteúdo contra Lula (PT), seu então adversário nas eleições.

Zanin, ex-advogado de Lula, atuou na ação que gerou a multa. Os códigos Civil e Penal determinam que um juiz não pode analisar um caso em que atuou como advogado.

O relator do caso no STF é o ministro Flávio Dino. Ele negou o recurso da defesa de Bolsonaro. Os ministros da Primeira Turma têm até o dia 19 de abril para apresentar seus votos na sessão virtual.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dólar fecha no maior valor desde março de 2023 com revisão da meta fiscal e cenário externo

Foto: Pixabay

O dólar emplacou a quarta sessão consecutiva de alta de 1,21% e encerrou o dia negociado a R$ 5,183, maior valor desde março do ano passado.

No cenário doméstico, os investidores receberam com pessimismo a notícia de que o governo federal reduziu a meta fiscal de 2025 para um déficit zero.

Durante o dia, o mercado financeiro também repercutiu dados dos EUA que mostraram uma alta bem mais intensa do que o esperado nas vendas do varejo norte-americano em março.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *