Em Manaus, Bolsonaro questiona se Brasil tem soberania sobre Amazônia

Em visita a Manaus nesta quinta-feira (14), o presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) questionou se o Brasil ainda tem a soberania sobre a Amazônia por causa das terras indígenas, às quais comparou a zoológicos.

“Será que a Amazônia ainda é nossa? Em 1982, a Argentina falou que as Malvinas eram deles. Perderam. Hoje em dia, ouso dizer que dificilmente a Amazônia é nossa.”

O presidenciável afirmou que, para “salvar ao menos parte da Amazônia”, é preciso buscar parcerias com países democráticos como os EUA para a exploração dos recursos minerais. Ele também defendeu fixação de preços de minérios como o nióbio para a exportação.

A uma plateia de simpatizantes, no auditório de um hotel, Bolsonaro defendeu a exploração mineral em terras indígenas e disse que a demarcação de grandes áreas, como a dos ianomâmis, “poderão ser novos países dentro do Brasil.” “Como é que pode um índio na Bolívia ser presidente, e o nosso aqui, por pressão do governo, condená-lo a ficar preso dentro de uma terra indígena como se fosse algo no zoológico? O índio é um ser humano, nosso irmão.”

Por outro lado, Bolsonaro admitiu que o aquecimento global e o desmatamento podem levar “ao fim da espécie humana”. Ele defendeu o controle populacional como a medida mais eficaz.

“Em 2011, tínhamos 7 bilhões de habitantes no mundo. Em 2025, teremos 8 bilhões. A questão desse crescimento populacional explosivo leva a desmatamento. Você não vai plantar soja no terraço do teu prédio nem criar gado no quintal. Temos de ter uma política de planejamento familiar”, disse.

 

 

Folhapress

Publicidade

Comentários:

  1. Jorjão disse:

    Esse não tem condições de gerir a associação dos moradores do Guarapes…

    • Waldemir disse:

      Mais vai ser seu presidente. É melhor você ir para Venezuela ou Cuba
      BOLSONARO 2018

  2. webrevenger disse:

    A Amazônia não é nossa. Vamos entregar para os americanos explorarem, só assim será nossa. Inteligente demais, mitou. Esse cara deveria ser secretário geral da ONU, está se perdendo aqui.

  3. Pato Amarelo disse:

    "O presidenciável afirmou que, para “salvar ao menos parte da Amazônia”, é preciso buscar parcerias com países democráticos como os EUA para a exploração dos recursos minerais….." .
    Ora, não esqueçamos que , de fato, os EUA estão se tornando aos poucos os legítimos proprietários da Amazônia.
    Quem já esteve na região sabe o que estou falando. Tenhamos cuidado com essas "parcerias" seja lá quem for o Presidente.

  4. Paulo Cardoso disse:

    Lhe cairia melhor um posicionamento que um questionamento

  5. Keyla disse:

    "Ele defendeu o controle populacional". É uma pena que ele não pratique o que propõe, colocou no mundo um monte de filho bosta.

  6. Neto disse:

    Bolsonaro presidente!

  7. Bruno moura disse:

    Sábias palavras do nosso futuro presidente!!

    • Jailson disse:

      A solução é alugar o Brasil e o tio Sam não vai pagar nada! Eis a plataforma de governo do pseudopatriota.