Gastronomia

EXCLUSIVO: Confiram a nota da Vigilância Sanitária referente aos restaurante de Natal

No Brasil,  a categorização dos serviços de alimentação é uma iniciativa pioneira baseada em experiências internacionais bem sucedidas de cidades como Los Angeles, Nova Iorque e Londres.

A Copa do Mundo FIFA 2014 foi o período escolhido para a implantação deste Projeto-piloto,  e sua apresentação aos consumidores brasileiros e turistas.

A proposta consiste em classificar os serviços de alimentação com base em critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores.  Essa classificação ficará disponível ao consumidor, dando a oportunidade de que o mesmo saiba com que cuidados e limpeza são preparados os alimentos em seu bar, lanchonete ou restaurante preferidos.

Essa classificação é realizada pela vigilância sanitária da sua cidade com a intenção de ampliar a forma de comunicação do resultado da inspeção ao consumidor e como uma atividade complementar à concessão da licença sanitária.

Para estimular a adesão ao projeto, o Governo destinou aproximadamente R$ 5 milhões, para serem investidos na capacitação dos profissionais das vigilâncias sanitárias municipais e na aquisição de tecnologia. Os recursos foram repartidos entre as cidades-sedes da Copa do Mundo que aderiram ao projeto, de acordo com o número de serviços de alimentação existentes em cada uma delas.

Após avaliação definitiva, cada estabelecimento recebeu uma categoria divulgada também em sua entrada principal. Vejam como ficaram a classificação dos restaurantes, bares e lanchonetes de Natal, alguns nomes famosos decepcionaram. Confiram:

Restaurantes

 

Segue os links da Anvisa com as informações apuradas por esse blog:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/servicos+de+alimentacao+na+copa+2014
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/f6b3e80044431e298c0eed7ad3496059/PPT+Anvisa_Categoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf?MOD=AJPERES
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_categorizacao/documentos/Perfil%20Categoriza%C3%A7%C3%A3o%20CISIS%2029abr14_PAF.pdf
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_categorizacao/resultados.html

 

Opinião dos leitores

  1. foi um prazer fazer parte deste quadro de funcionarios, que fizerao do divino fogao a categoria A no quisito higienico sanitario. parabens a todos que trabalharao para isso.

  2. Se as ação do momento, não se tornarem uma AÇÃO CONTINUADA indefinidamente, todo os esforços destes agentes fiscais, tornar-se-ão inúteis. Foi um grande passo dado para as possíveis eliminações dos riscos de agravos a nossa saúde, o despertar para uma nova consciência de proprietários e gestores na área de manipulação e serviços de alimentos na nossa cidade. Agora vamos ver quem vai querer mudar de classificação. Quem vai lutar para subir e alcançar o "A". Que a ANVISA, fique de olho, e nós consumidores também.

  3. Precisou ter uma Copa aqui para a Vigilância Sanitária fazer essa classificação? Foi o mesmo que a Semob, que somente agora colocou os itinerários das linhas no Google Maps!
    Se for assim, Então que Natal também se candidate para acolher algum esporte antes das olimpíadas do Rio… só assim se vê alguma coisa andando para frente!

  4. Bando de lesados, é uma pesquisa classificatória da Anvisa. trabalho na área da saúde e por mais que meu trabalho seja bom a Anvisa sempre faz alguma observação quanto a manipulação ou estocarem de produtos, normal. Camarões & cia merece mesmo um C, já vi horrores por lá, assim como o estupendo. Guinza e fogo e Chama é que é de lascar, não esperava.

  5. Eu sei que os consumidores merecem e devem saber o resultado da pesquisa, mas esta deve vir acompanhada de mais informações, pois assim não procedendo há o risco de prejudicar bons comerciantes. No caso, o que significa A, B ou C? a única coisa que ficou clara na matéria foi que estabelecimento classificado como pendente é aquele que, no ato da inspeção, não atingiu a pontuação mínima. A propósito, qual é a pontuação atribuída para cada letra? quem recebeu a letra C foi reprovado?

  6. impressionante, pesquisa frajuta, pífia, comprada. E este blog publicar? Não sei porque me surpreendo.

    1. Caro Marcus, quer dizer que uma pesquisa da ANVISA que visitou os estabelecimentos das cidades sede da copa no Brasil todo é fajuta? E o que vc acha é o certo?

  7. O melhor é que os consumidores se informem, pois, todos classificados estão dentro das exigências da vigilância sanitária, o A sem falhas aparentes, o B com pequenas falhas sem gravidade e o C com mais falhas, porém todos atendem a legislação. Essa classificação foi muito boa para o setor e com isso aumenta o nivel de compromisso e responsabilidades por parte das empresas de alimentação. Qualquer um classificado A, B ou C atendem a legislação, ou seja, podem, funcionar sem riscos a saúde do consumidor, muitas vezes as falhas são estruturais. Existem ainda os que ficaram fora da classificação ou pendentes, esses sim devem ter alerta.

    1. Os consumidores devem se informar aonde, Vanessa? Se você está tão por dentro dessa ação e do significado específico de cada letrinha, mande o link.

  8. Não acredito 100% nesta pesquisa,o habibs já foi fechado por 2 vezes no midway por insetos em suas instalações.O fogo e chama com classificação C,enquanto o bari palessi com classificação A !? Alguma coisa de errado,guinza que tem um nome a zelar devido a servir buffet pra festas de renome na nossa cidade e classificação C. Farol bar com classificação A. Acredito que mais que necessário mostrar os requisitos que foram avaliados pra se chegar até estes resultados,acredito que necessite fazer isso junto a população afinal é quem frequenta.

    1. Verdade meu amigo um tanto esquisito, o fato do Farol bar ter atingindo essa pontuação!

    2. Gente, pra que essa cobrança de que os requisitos da avaliação sejam divulgados? Eles são retirados da legislação e toda lei é pública! Se querem saber os requisitos, pesquisem! Haja gente preguiçosa e desinformada. Principalmente ao fazer comparações baseadas no "olhômetro", chegando a dizer, como o Gustavo em 11 de junho, que quem deve fazer tais avaliações são os frequentadores, como se eles visitassem a cozinha antes de comer, como se fossem treinados em legislação sanitária, etc. Gente, muita demência mesmo, por aqui, a avaliação não é de sabor nem de aparência, é de que as cozinhas estejam de acordo com a legislação de vigilância sanitária, mas como vocês pagam por aparência, achando que empresas famosas obrigatoriamente seguem padrões de higiene mais que aquelas que são menores, continuem sendo enganados.

      Para os preguiçosos de plantão, vejam o formulário de avaliação no link abaixo, dou até página de bandeja (19 em diante), mas não vão clicar, muito menos ler, afinal não estamos falando de fofoca de celebridade ou de novela, não é?

      http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/de113f804fe4bde9957efdece77a031c/categoriza%C3%A7%C3%A3o+baixa.pdf?MOD=AJPERES

    3. Minha esposa trabalhou no Guinza e ela disse que concorda com a nota C de lá… Mas ela também achou estranho o Bari Palesi levar um A. Deve ter sido um dia feliz deles!

    1. kkkkkkkkkk Ahh minha filha é a mesma coisa que o Habibis receber A …

    1. Essa classificação não está correta… O Empório da Pizza no Praia Shopping recebeu pontuação A… acredito que tenham trocado na hora da digitação, o que levou ao equívoco em alguns estabelecimentos.

  9. FRASQUEIRINHO nao deve conhecer o CAMAROES, pois leu uma coisa e entendeu outra! o Camarões Potiguar, recebeu A em todas as unidades, antes de colocar qualquer coisa por aqui, é bom prestar atenção. não se pode misturar alhos com bugalhos!

  10. Adorei o post. O consumidor realmente tem que ser tratado com respeito e transparência. No entanto, gostaria de entender mais sobre o assunto. Tipo, critérios, fonte, outro local onde possa analisar os dados. Essa classificação pode comprometer a clientela de muitos restaurantes que onsidero excepcionais em termos de gastronomia. Preciso ter mais dados para saber se devo deixar de frequentá-los. Grata

  11. Locais de renome com a classificação "C".

    Muito bom isso, assim temos mais a noção de onde ir e não se deixar levar pelo nome e preços.

  12. Para que o consumidor tenha mais informação a VIGILÂNCIA SANITÁRIA precisa divulgar os requisitos para enquadrar os estabelecimentos nos níveis A, B e C. Por exemplo um estabelecimento como o CAMARÕES RESTAURANTE na Av. Roberto Freire, considerado um top no ramo da gastronomia ficou na classe B, o que faltou para atingir a classificação máxima, ou seja a A? O mesmo raciocínio para o Restaurante CAIS DA RIBEIRA do Hotel Pestana na Av. Sen. Dinarte Mariz na Via Costeira. A churrascaria FOGO E CHAMA, a melhor da cidade ficou classificada apenas na posição C!

    1. Caro Frasqueirino, o Camarões que ficou na classe B não foi Camarões Potiguar. Outra coisa que vc tem que levar em avaliação. "B" não é avaliação RUIM.

    2. Exatamente.

      E qual o critério para dizer que a Fogo & Chama é a melhor?

      Subjetiva a sua avaliação.

    3. Imagino que os critérios são quanto a estocagem e manipulação dos alimentos, além das vestimentas do pessoal de trabalho, mesas adequadas, enfim limpeza e cuidados no preparo dos alimentos. Gostaria de uma explicação mais detalhada por parte da ANVISA para entender melhor.
      Real Botequim com B? das duas vezes que fui lá sofri problemas gástricos ao ingerir petiscos e faço notar que tenho estômago tido como de avestruz, como de tudo e nunca sinto problemas. Já a filial do citado botequim em Mossoró nunca me decepcionou, sempre como lá e nada tenho a reclamar.

    4. Faço minhas suas palavras sobre o Real Boutiquim. A única vez em que estive lá tive problemas digestivos, eu e mais duas amigas que me acompanhavam. E inclusive, na ocasião, fiz denúncia na Covisa.

    5. Confio na pesquisa da vigilância sanitária porque, particularmente, não saio por aí visitando cozinhas. O que há de errado o Bari Palesi receber nota A? Só por que não é caríssimo não quer dizer não que atenda a todos os requisitos sanitários. Não adianta questionar a avaliação se você fica deslumbrado só com a arquitetura e com a comida…. E C é sim uma nota péssima quando pagamos muito caro para desfrutar de uma experiência exclusiva em um estabelecimento de excelência, a não ser que o cliente se contente somente com o status social de estar dentro do ambiente e não com o que coloca na boca e sua procedência.

  13. Nessa relação sinto falta dos restaurantes da zona norte, incluse alguns que estão nessa lista tem filiais por lá.

  14. Otima iniciativa, assim a gente fica sabendo dos restaurantes que maqueiam o salao mais tem uma cozinha sem padrão. Para os que são contra a Copa, ela vai ser otima pra Natal, vamos ganhar muito com ela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministra Anielle Franco usa tragédia no RS para pedir votos e depois apaga publicação em rede social

Imagem: reprodução/X

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou na tarde desta terça-feira no X (antigo Twitter) um texto “sobre a importância do seu voto”, no qual exalta a atuação do governo Lula diante da tragédia no Rio Grande do Sul, citando o investimento de 1,5 bilhão de reais para saúde, adiantamento de benefícios sociais, auxílio aos desabrigados, garantia de alimentos e energia.

“Ações necessárias que só um governo que se preocupa com as pessoas faz.Amanhã é o último dia para regularizar ou tirar o título de eleitor para votar nestas eleições. Se você ainda não fez isso ou conhece quem ainda não tenha feito, corre pra fazer. Votar em quem atua em prol da vida das pessoas e do povo brasileiro é o que faz a realidade mudar”, escreveu a ministra, acrescentando o site do TSE para que interessados obtenham mais informações.

Cerca de uma hora após a publicação, o post havia sido apagado da conta de Anielle na rede social — onde prints do texto passaram a circular, com críticas à manifestação.

Às 16h35, a assessoria da ministra informou que a publicação foi retirada do ar “porque se tratavam de dois assuntos diferentes e originalmente tinham sido pensados para postagens separadas”. “Agora já foram repostados da forma adequada”, complementou.

Radar – Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro cancela todas as viagens de maio para tratar problemas de saúde

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O ex-presidente Jair Bolsonaro cancelou todos os compromissos do mês de maio após ser internado em São Paulo na noite da última segunda-feira (6).

Até então, estavam previstas até o final do mês viagens ao Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde fevereiro deste ano, o ex-presidente já visitou dezenas de cidades brasileiras, fazendo as vezes de cabo eleitoral e alavancando eventos com candidatos do Partido Liberal (PL) para as eleições municipais deste ano.

Em vídeo divulgado nesta terça-feira (7), Bolsonaro aparece caminhando nos corredores do hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, e conversando com pacientes. Ele foi transferido às pressas de Manaus para São Paulo após apresentar quadro de obstrução intestinal e de erisipela, um tipo de infecção de pele.

Segundo o advogado e ex-ministro da Secretaria de Comunicação, Fabio Wajngarten, Bolsonaro passou bem a noite e deverá continuar realizando exames.

Forte desconforto
Inicialmente, os sintomas de Bolsonaro eram apenas relacionados à erisipela e a equipe médica de Manaus cogitava uma transferência para um hospital de Brasília. No entanto, a junta decidiu pela ida a São Paulo após o ex-presidente sentir um forte desconforto intestinal nas primeiras horas da segunda.

“O presidente segue estável, hoje caminhou no hospital, para prevenir outras intercorrências, e a transferência dele é para que ele mantenha o tratamento com antibiótico venoso, mais próximo da família também”, declarou um dos médicos do Hospital Santa Júlia, em Manaus.

Com informações de Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solidariedade

Empresa potiguar oferece serviços de saúde gratuitos para afetados no Rio Grande do Sul


A situação trágica no Rio Grande do Sul tem mobilizado ajuda em todas as partes do Brasil. Do Rio Grande do Norte, a empresa potiguar de terceirização, Justiz, que é responsável pelo atendimento médico em Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento em Canoas, cidade localizada a 20km de Porto Alegre, está ofertando de forma gratuita, consulta médica online para a população gaúcha afetada pelas inundações.

A empresa adquiriu uma plataforma de telemedicina para viabilizar os atendimentos com clínicos gerais, psicólogos, psiquiatras e enfermeiros que atuam no RN e se voluntariaram para esta operação. A população do Rio Grande do Sul receberá pelas redes sociais (mesmo que não siga o perfil da empresa) o endereço para cadastro na plataforma para ter acesso aos especialistas.

Para os empresários da Justiz Terceirização, a medida visa acolher as pessoas que precisam de atendimento médico, mas não possuem ou não podem se dirigir aos espaços públicos, em virtude dos alagamentos. “Vimos as imagens de como ficaram as unidades de saúde do município e ouvimos relatos de histórias difíceis que nos estimularam a buscar uma alternativa de auxílio, dentro da nossa área de atuação”, explicam Brenda e Raul Justiz.

Canoas vive uma dos piores cenários de devastação

A mídia local estima que cerca de 60% da população do município foi impactada com o volume de água, que alagou locais públicos, incluindo os que oferecem serviços de saúde pública. No município foi decretado situação de calamidade pública nível 3, determinado por desastre de grande intensidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é preso pela segunda vez em três dias na comunidade da Guarita em Natal

Um homem foi preso em Natal pela terceira vez somente nesta semana. A prisão ocorrida nesta terça-feira (7) ocorreu na comunidade da Guarita. O homem portava drogas e se desfez dos entorpecentes e de um simulacro ao perceber a chegada de policiais militares da ROCAM.

O homem detido negou à reportagem do Via Certa Natal que portava o simulacro. Ele também admitiu passagens pela polícia por tráfico de drogas e que também havia sido preso há dois dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Não penetrou nada, diante de Deus, eu só lambi”, confessa homem que abusou sexualmente de sobrinha de apenas 6 anos em Areia Branca

“Eu tentei acariciar ela, na minha lascívia, mas eu não toquei nela. Não penetrou nada, diante de Deus, eu só lambi”. O relato é de um tio que confessou ter abusado sexualmente da sobrinha, de apenas 6 anos. O homem foi confrontado pela irmã, que é mãe da menina. Em um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta terça-feira (7), a mulher questiona o irmão que, inicialmente, tenta negar a situação.

O caso aconteceu no domingo (5), na cidade de Areia Branca, a aproximadamente 273 quilômetros de Natal. Desconfiada da atitude do irmão, a mulher gravou uma conversa na qual ele confessa ter praticado o ato libidinoso contra a própria sobrinha. Tentando se defender do confronto da irmã, ele pede compreensão e diz estar passando “por um momento difícil no casamento”.

“Eu não toquei nele, nem cheguei a me masturbar”, relatou o homem. A mãe da criança afirma que a menina tem marcas pelo corpo. “O corpo dela está marcado. Ela está toda vermelha. As partes íntimas dela estão todas marcadas”, detalha a irmã do homem.

“Eu peguei ela, peguei o coelho (um brinquedo) e coloquei na cama. Eu peço perdão. Eu vou dizer a você: eu tentei acariciar ela, na minha lascívia, mas eu não toquei nela. Não penetrou nada, diante de Deus, eu só lambi”, confessou. A Polícia Civil está investigando o caso.

Com informações de Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Temporais no RS causam prejuízo de R$ 4,6 bilhões, afetando 78% dos municípios

Foto: RICARDO STUCKERT/PR

As tempestades que atingem o Rio Grande do Sul desde 29 de abril resultaram em prejuízos financeiros que ultrapassam a marca de R$ 4,6 bilhões, de acordo com um levantamento da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) divulgado nesta terça-feira (7). O relatório aponta que 99,8 mil residências foram danificadas ou destruídas, e o número de mortos chegou a 90, afetando 78% dos municípios do estado.

A CNM ressalta que o valor dos danos pode aumentar à medida que outros municípios reportem suas perdas, considerando que muitos ainda estão envolvidos em atividades de resgate e assistência emergencial às vítimas.

Segundo a Defesa Civil Estadual, 388 municípios foram afetados, dos quais 336 receberam reconhecimento de calamidade pública pelos governos estadual e federal. Destes, 159 municípios emitiram decretos no S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) do governo federal, enquanto 177 ainda não forneceram dados sobre os prejuízos.

A CNM destaca que a maioria dos municípios que emitiram decretos no S2iD começou a informar os valores dos danos, à medida que as águas começaram a baixar em algumas regiões.

Previsão de mais chuva para o Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira, as chuvas avançam para o sul do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “Grande Perigo” para o extremo sudeste do estado, alertando para a possibilidade de chuvas de granizo e ventos com intensidade superior a 100 km/h.

Na quarta-feira, a formação de um ciclone extratropical, movendo-se rapidamente em direção ao oceano, estenderá uma frente fria, causando instabilidade em outras regiões do estado.

São esperadas quedas acentuadas nas temperaturas máximas, acompanhadas por rajadas de vento que podem superar os 80 km/h, além de chuvas variando entre 20 e 50 mm em diversas áreas do estado.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MP pede que Alexandre Nardoni, condenado por matar a filha, volte à prisão

Foto: Agência Brasi

Condenado a 30 anos de prisão pela morte da filha, Isabella, Alexandre Nardoni deixou a penitenciária de Tremembé no fim da tarde da segunda-feira (6). Nesta terça (7), o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) entrou com recurso contra a decisão da Justiça que permitiu a saída de Nardoni da prisão em cumprimento do regime aberto. O órgão também entrou com medida cautelar com efeito suspensivo em que pede a volta imediata do réu para o regime semiaberto no presídio, até o julgamento do recurso.

A defesa de Nardoni disse que agirá para “evitar qualquer injustiça”. O MP-SP protocolou um recurso de agravo contra a execução ainda na segunda-feira, no Departamento Estadual de Execução Criminal da 9ª Região Administrativa, em São José dos Campos, alegando que o réu não comprovou, de forma cabal, que não representa risco para a sociedade.

A promotoria do caso considera que Nardoni praticou “crime hediondo bárbaro ao matar a filha de 5 anos, demonstrou frieza emocional, insensibilidade acentuada, caráter manifestamente dissimulado e ausência de arrependimento”. O documento cita ainda indicação psiquiátrica de que o réu possui “impulsividade latente”, além de exibir elementos de transtorno de personalidade.

Ministério Público argumentou pela sustação da progressão ao regime aberto, com a manutenção do acusado em regime intermediário e submissão ao teste de Rorschach e a exame psiquiátrico profundo e conclusivo, que possa averiguar possível transtorno de personalidade e a possibilidade de progressão ao regime aberto.

teste de Rorschach, popularmente conhecido como “teste do borrão de tinta”, é uma técnica de avaliação psicológica que consiste em dar respostas sobre o que se parecem manchas de tinta apresentadas em pranchas com linhas simétricas. A partir das respostas, seria possível obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo testado.

A medida cautelar para atribuição de efeito suspensivo, também protocolada pelo MP-SP, requer que o Tribunal de Justiça determine o imediato retorno de Alexandre Nardoni ao regime semiaberto, que implica em permanecer na prisão, podendo trabalhar e estudar fora, até o julgamento do recurso.

Em decisão publicada na segunda-feira, o juiz José Loureiro Sobrinho apontou que Nardoni completou o tempo necessário para a progressão de regime, após ficar 16 anos preso.

Segundo o magistrado, apesar dos apontamentos do Ministério Público, a gravidade do delito praticado pelo réu não deve ser obstáculo à sua busca pela ressocialização através da progressão de regime. Nardoni estava no semiaberto, com direito a saídas temporárias para visitar familiares.

O advogado Roberto Podval, que defende Nardoni, disse que “a defesa lamenta a atitude de alguns promotores que se preocupam mais com os holofotes do que com a Justiça”. “Estamos atentos e trabalhando para evitar qualquer injustiça”, afirmou.

Fonte: Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRT-RN reverte decisão e condena ABC FC a indenizar ex-centroavante em mais de meio milhão

Foto: Reprodução

O jogador de futebol Felipe Garcia, que foi condenado pela 3ª Vara do Trabalho de Natal (RN) a pagar uma indenização de R$ 2 milhões ao ABC Futebol Clube, recorreu da sentença e conseguiu reverter a decisão.

A Segunda Turma de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) ainda condenou o clube a pagar mais de R$ 500 mil ao seu ex-centroavante, referente à cláusula compensatória desportiva, indenização por danos morais, honorários advocatícios e custas processuais.

Felipe Garcia, que joga atualmente no Operário Ferroviário Esporte Clube, do Paraná, pediu na Justiça do Trabalho a rescisão indireta de seu contrato com o ABC alegando atrasos no recolhimento do FGTS por parte do ABC e o fato do seu carro ter sido apedrejado por torcedores dentro do Frasqueirão.
Os pedido foram negados pela Vara e ele recorreu ao TRT-RN.
Recurso

No tribunal, o desembargador Ronaldo Medeiros, relator do recurso na Segunda Turma, julgou improcedente a reconvenção do contrato do atleta realizado por parte do ABC e afastou a cláusula indenizatória do contrato de trabalho entre o jogador e o clube.

O relator também reconheceu que, de acordo com a Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023), o atraso dos depósitos do FGTS por dois meses “caracteriza motivo para a rescisão contratual pelo empregado”.

Quanto às ameaças sofridas pelo atleta por parte de torcedores do ABC, Ronaldo Medeiros entendeu que “não se pode ter por hodierno o trabalhador estar, juntamente com seus familiares, sob risco constante da violência física e moral em função do seu labor, cabendo ao empregador zelar pela saúde do ambiente de trabalho – no qual falhou o reclamado”.

Por unanimidade, a Segunda Turma acompanhou o voto do relator e condenou o ABC a pagar R$ 282.900,00 ao atleta, pela cláusula compensatória desportiva e a indenizá-lo por danos morais no valor de cinco vezes o seu último salário (R$ 35.100,00), além de custear honorários advocatícios e custas processuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

Ufersa divulga edital de concurso para técnico-administrativo; salários de até R$ 4.556,92

Foto: Assecom Ufersa

Com vagas para os níveis médio e superior, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai realizar em 15 de setembro de 2024, concurso público para os quadros permanentes da Universidade. Ao todo, são sendo ofertadas 8 vagas, sendo 4 para Assistentes Administrativos com exigência de curso médio ou profissionalizante e, 4 vagas para candidatos com formação superior.

As inscrições vão acontecer no período de 24 de junho a 06 de agosto, no site da Comperve (https://comperve.ufrn.br/), responsável pela realização do certame. As inscrições serão feitas no formato on line, com o candidato acessando o site da Comperve. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para o nível médio e, R$ 100,00 para o nível superior.

Para o cargo de nível médio (D) as vagas são para Assistente Administrativo, Técnico em Laboratório de Física, Técnico em Laboratório de Química e, Técnico em Radiologia. Para categoria D os vencimentos correspondem ao valor de R$ 2.667,19, acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na Legislação.

Já na categoria de nível superior (E) as vagas são para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Civil e Estatístico. Os vencimentos do técnico nível E corresponde a R$ 4.556,92, acrescidos de vantagens, benefícios e adicionais previstos na Legislação.

Os candidatos que se inscreverem vão se submeterem a prova escrita de Língua Portuguesa, com 10 questões; Legislação, também com 10 questões; Conhecimentos Específicos, com 30 questões e, uma Redação.

Apenas os candidatos que acertarem 60% das questões válidas de cada prova objetiva terá a redação corrigida. A duração das provas será de 4 horas, com os candidatos aos cargos de nível médio realizando no horário da manhã, a partir das 8h e, os candidatos de nível superior, no horário da tarde, a partir das 14h30.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Matheuszinho entrou com pedido de rescisão indireta para sair do América. Juiz deferiu liminar

o Jogador de futebol do time potiguar América Futebol Clube, Matheusinho, entrou com pedido de rescisão indireta de seu contrato especial de trabalho com o clube, por supostos descumprimentos contratuais.

O jogador pese que lhe seja assegurado o “direito de registrar-se para o trabalho como atleta profissional de futebol na entidade que melhor lhe aprouver”, segundo os autos.

Confira abaixo a decisão judicial:

 

Foto: Cedida

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *