Política

Flávio Rocha é o candidato do MBL ao Planalto, diz Kataguiri; coordenador do MBL escreve sobre o pré-candidato

Foto: Marlene Bergamo/FolhaPress

Há uma cobrança muito grande para que o MBL (Movimento Brasil Livre) anuncie o seu candidato à Presidência da República. É uma cobrança justa: somos um movimento político com atuação intensa na política institucional. Antes de falar sobre pessoas, precisamos falar sobre ideias. O que um presidenciável deve defender para ter o apoio do MBL?

O problema mais imediato é a segurança pública. Isolados num mundo paralelo, os presidenciáveis de esquerda proferem discursos desconectados da realidade. “Ressocialização e desencarceramento” são as palavras de ordem.

Como ressocializar bandidos quando apenas 8% dos homicídios são solucionados? Não é possível investir em políticas públicas para criminosos que nem sequer foram identificados. Ainda menos quando o Estado não tem controle nem sobre quem já está preso. Todos nos lembramos do caos das rebeliões. Hoje, o maior administrador de presídios do país chama-se PCC. Quem comandaria o programa de ressocialização? Fernandinho Beira-Mar?

Nesse assunto, quem se destaca é o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que repudia com veemência a narrativa de que bandido é vítima da sociedade. Suas intenções de voto representam, em boa medida, legítimo anseio popular por medidas mais enérgicas na segurança.

Sua falha é a falta de propostas concretas que alicercem seu discurso. Flávio Rocha, CEO da Riachuelo e fundador do Brasil 200, movimento que deu voz aos brasileiros que trabalham e produzem, é o contrário: junta forma e conteúdo. Além de combater o discurso furado dos socialistas do Leblon, já apresentou um plano de segurança que conta com mudanças nas leis penais e processuais penais, privatização de presídios, ciclo completo de polícia etc.

Há, ainda, um problema mais grave em Bolsonaro: sua falta de capacidade de articulação. Ainda que tivesse boas propostas, jamais teria como aprová-las. Não há governo quando o presidente não dialoga com o Congresso. Nessas hipóteses, ou o presidente fecha o Congresso ou –o que é mais provável– o Congresso fecha o presidente.

Nesse ponto, Flávio Rocha também sai na frente. Além de ter sido deputado por duas vezes —constituinte, inclusive—, é conhecido por ser calmo, humilde, conciliador e por honrar sua palavra. É o casamento perfeito: capacidade administrativa e virtude política.

A segunda questão é a economia. Precisamos cortar impostos e acabar com a burocracia. Para isso, tem de haver corte de gastos, o que significa promover uma reforma previdenciária e salarial estruturante —que diminua as distorções entre setor público e privado—, privatizar empresas como Petrobras e Correios, fechar o BNDES e rever a intocável estabilidade do funcionalismo.

Nesse quesito, estamos mal de candidatos. Ciro, Marina, Bolsonaro… nenhum desses defende essa agenda. O medo da pecha de “neoliberal que odeia pobres” e a vontade de ceder ao populismo superam o compromisso com o país.

Flávio Rocha defende o que é correto, ainda que isso lhe renda vaias e tomates. Tem a capacidade que o Barão de Montesquieu, em sua obra “O Espírito das Leis”, julga essencial ao bom político: a capacidade de colocar o interesse público acima de seus interesses pessoais.

Apesar de não se declarar candidato, tem tudo para ser: experiência, capacidade comprovada, ideias corretas e espírito combativo.

Por isso, tenho orgulho de afirmar: Flávio Rocha, único presidenciável que conjuga o combate ao politicamente correto com responsabilidade fiscal e propostas sérias para a segurança pública, é o candidato do Movimento Brasil Livre à Presidência da República.

KIM KATAGUIRI, aluno do Instituto de Direito Público de São Paulo, é coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre)

Opinião – Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. O choro e o mimimi são livres. A esquerdalha quer porque quer viver ad eternum à sombra do estado, bancado por quem produz e paga impostos. Ou seja, "urubu tá raiva do boi/ e eu já sei que ele tem razão/ é que urubu tá querendo comer/ mas o boi não quer morrer/ não tem alimentação". Vão trabalhar, bando de vagabundos.

  2. aauhuhauahu O CARA E UM DOS MAIORES "EMPRESARIOS DO BRASIL" GERA EMPREGO P MILHARES DE PESSOAS E GERA RIQUEZA PARA O ESTADOS EM FORMA DE IMPOSTOS QUE VOLTA EM FORMA DE BENEFICIOS PARA A POPULACAO E AINDA TEM GENTE QUE SO ENXERGA ELE COMO EXPLORADOR!!! O POVINHO IGNORANTE!!!!!

    1. O mesmo que se dizia dos Senhores de Engenho, Barões do Café e Coronéis do Leite na época da escravidão.
      Libertar um povo escravizado em sua mente é tarefa árdua, porque estes escravos confundem quem são os algozes e quem são seus parceiros e companheiros de luta.
      Trocam os seus companheiros pelos Senhores que os exploram. Pensam que são parte da Casa Grande onde os Ricos e Milionários se reúnem pra contar dinheiro e vantagem, antes de partir para morar em países que admiram e idolatram, deixando seus filhos lá, ao mesmo tempo que mentem dizendo que amam o Brasil.
      Onde mora FHC?
      Onde moram os filhos de José Agripino, Flavio Rocha e demais ricos e milionários do País?
      Acordem bando de enganados. Vcs não são nem classe média direito. Vivem de salários, compram a prestação, parcelam suas dividas e não podem ver atrasar três meses o seu salário que já estão gritando.
      Se toquem e vejam que todo mundo está sendo ludibriado para apoiar os ricos e milionários em suas demandas e interesses.

    2. Discurso bonito todo mundo vai concordar com Romualdo logicamente pois quem é a favor da escravidão né verdade? A comparação é uma mera retorica o grupo Guararapes não escraviza ninguém muito pelo contrario os seus mais de 4 mil funcionários recebem e muito bem.
      Segundo a escravidão não foi o PT quem aboliu foi a Monarquia, querem se apropriar ate de fatos atemporais.

  3. concordo com 100% do que comentou o raimundo. Geralmente quem defende essas idéias ultrapassadas, como eu também já defendi um dia, são pessoas preguiçosas, estudantes que demoram prá concluírem seus cursos, sindicalistas, gente que não gosta de trabalhar e acha que o estado produz o suficiente pra dar tudo que a população precisa. Alguén que batalha e vai a luta, jamais vai ter preconceito contra quem produz, cria emprego e gera renda. São os EMPREENDEDORES que fazem uma nação ser grande e livre, é assim nos países desenvolvidos, nos países com complexo de inferioridade, como o nosso, A esquerda quer nos fazer crer, quem torna o cidadão próspero e livre, são os POLÍTICOS.

  4. Na verdade, o que o Movimento Brasil Livre quer é alinhar o país com os setores mais reacionários do imperialismo, para que se aplique ajustes muito mais duros contra os trabalhadores do que o atual governo já está aplicando.

    1. A definição de loucura é fazer sempre as mesmas coisas e se esperar resultados diversos.
      O Brasil que ter avançar com essa legislação trabalhista com alicerces na Década de 30.

    2. Quanta baboseira. Ou o nosso Brasil começa a enaltecer os investidores que acreditam no nosso país e que geram renda e empregos e pagam tributos, ou nunca sairemos do buraco.

  5. Os conceitos esquerdistas são muito controversos, o cara emprega mais de 4 mil pessoas nesse pais que empreender é a coisa mais difícil do mundo e é tido como vilão, realmente não entendo. Nunca pararam para pensar que o dinheiro governamental vem de impostos da iniciativa privada?
    que quanto mais empreendedores mais riquezas mais empregos, mais impostos? que lavagem cerebral esse povo sofreu meu Deus ?
    São contra os empresários e veem o estado como uma grande teta.
    Se analisar bem o socialismo surgiu em uma grande inveja coletiva de pessoas fracassadas que viam outras pessoas que trabalhavam progredir e bolaram uma historia de igualdade social, que é contra o progresso (porque da trabalho progredir e esquerda não curte trabalhar), e ficar todos iguais na miséria sob um domínio estatal que diz como você vai dormir, o que vai comer, ler ou pensar .

    1. Só que esses defensores da igualdade sempre almejam serem "mais iguais do que os outros".
      Ninguém sai de uma luta política para ir manusear foices ou martelos. Aspira mesmo é um cargo
      de destaque dentro da burocracia estatal. É um "comissário do povo", é um chefe de departamento
      numa instituição de ensino, é um líder sindical (com o sindicato imbricado no próprio estado), é um sujeito de um departamento de controle social da informação (vulgo censor)….

  6. Chega da ancia de vomito ver esses juntos,MBL e Flávio escravo rocha,não ganha nem pra síndico.

    1. Boa pergunta. Pq para movimento de esquerda não falta dinheiro. Especialmente de fundações meta-capitalistas que usam movimentos vermelhos como fantoches de suas aspirações regulatórias.

    2. quem financiou o Mensalão, o Petrolão, o MST, MTST?
      se algum financia o MBL do próprio bolso não vejo problema nem um agora o PT financia movimentos (terroristas) com dinheiro governamental (dinheiro do contribuinte) e você fecha os olhos. Falta um autocritica dessa esquerda caolha.

  7. Seria, disparado, a melhor opção a se apresentar pro pleito…Cara jovem e de idéias modernas, antenadas com o que se aplica nas economias vencedoras de países desenvolvidos. Gestor de competência comprovada…Seria uma boa opção para quebrar esse "status quo" da nossa política tradicional que vive de blá blá blás e mi mi mis…Não mais espaço pra isso.

  8. Aos iludidos, temos a oportunidade de escolher uma esquerda de ideias ultrapassadas do seculo passado e que nunca deram certo. Alias, nao sei o que se entende por esquerda neste país.. o modelo Cubano de ditadura, ou o modelo Venezuelano de ditadura. Porque no Brasil, a esquerda tem demonstrado que adora o dinheiro da industria e das construtoras. Nossa esquerda so consegue ver o funcionalismo publico, esquece da massa trabalhadora que tem mais de 40% de seu salario em encargos populistas e fajutos (engana pobre) da era Vargas (1º ditador da republica). Pq o FGTS nos 13 anos fajutas de desgoverno petista rendia muito abaixo da inflacao e servia pra financiar as construtoras amigo do rei, enquanto o povo se endividava. O INSS é outra fajutísse, se aplicar em poupanca por 35 anos se tem um valor muito maior de rendimento do que o tal INSS. E ainda o sonho do trabalhador continua o plano de saude privado. Tudo um engodo populista petista.. E a tal direita? Nunca se experimentou o modelo que deu certo nos países desenvolvidos. A questao social so existe solucao se houver riqueza. Nao se produz riqueza com um Estado gigante. Ou somos escravos do Estado, ou o Estado trabalha pra as pessoas. Chega de Feudo Moderno estatal.

    1. Perfeito, amigo. A esquerda é a visão do atraso. E vc ainda não falou da questão democrática. Como alguém que defende todo tipo de ditadura no mundo tem o disparate de se dizer um "defensor da democracia". Sinceramente, essa gente é muito cara de pau e mentirosa.

    2. Perfeito, joao. Veja que as refutações aqui se restringem a atacar o argumentador, de chamar de alienado ou de malvado, anti-pobre, feio, bobo e cara de mamão.

    3. Vamos com calma rapaz. Sistema de previdência existe em qualquer nação, seja público ou privado. Dinheiro capitalizado em poupança não é garantia de sobrevivência contra infortúnios da vida. Imagina que você more num país onde não exista previdência, apenas poupança ou outros rendimentos de natureza similar. Imagine que você comece a trabalhar aos 25 anos de idade, e seja pai de duas crianças menores de 4 anos. Você começa a aplicar 15% do seu salário em poupança desde o primeiro dia em que começou a trabalhar. Aos 28 anos de idade você sofre um grave acidente e morre. Agora vem a pergunta: tu achas que três anos de aportes na poupança irão garantir a sobrevivência dos seus filhos por quase duas décadas? Isso apenas é possível com a adoção de previdência.

    4. Santiago, claro que o sistema de capitalização puramente individual tem essas falhas que vc mencionou. Agora o sistema de "pirâmide" também, onde muitos ativos sustentam os inativos, na certeza que esses também serão sustentados. Ocorre que só uma minoria se aposenta por tempo de contribuição e a estrutura demográfica está se alterando. Por isso, o governo só fez adiar a resolução do problema, criando tributos que são pagos de forma diluída por toda a população. Não dá mais para adiar.

  9. Esse, só sabe explorar a mão de obra trabalhadora e o Estado. Nenhuma surpresa em se juntar a esse grupinho fajuto que ludibriou milhares de brasileiros se dizendo apartidário. Hoje, mama nas tetas do ilegítimo governo Temer.

    1. Faz o seguinte. Fecha o grupo aqui no RN. Vamos ficar mais ricos. Podicrê….
      Acaba a exploração e todos ficam mais prósperos. Cada trabalhador vai deixar
      de ser "explorado".

  10. O candidato dos Senhores de Engenho. Com certeza vai trabalhar muito para que o Estado, que ele tanto critica, sirva apenas ao seu grupo e a seus asseclas.
    Hipocrisia pura.

    1. kkkkkk frases prontas de efeito pejorativos sem conhecer a Historia, porra o pai dele saiu de caraubas num pau de arara sem um vintém, formou um patrimônio licito paga salário a mais de 4 mil pessoas diretamente, você ja pensou nisso?
      Meritocracia ele acordou cedo e trabalhou muito, no lugar de criticar tenta fazer um sexto do que Nevaldo fez e faz pelo estado e pelo Brasil

    2. Pergunta como esse empresário "subiu" na vida. Pesquisem e vejam como o "estado", q ele tanto critica hoje, foi uma verdadeira mae pra ele e seu grupo. Perguntem de quem era os terrenos onde ficam/ficavam suas fábricas, perguntem se ele foi pedir financiamento no Bradesco ou Itau pra suas empresas. Mais um hipócrita q crece e cresceu as custas do estado e dos trabalhadores explorados.

    3. O pai dele, vc disse. Muito bem.
      Ele é só o "filhinho do papai" que já encontrou tudo prontinho.
      Lembra do ditado "PAI RICO, FILHO NOBRE, NETO POBRE?"
      Flávio Rocha, assim como Dória, Collor, Aécio, Henriquinho, e tantos outros "nascidos em berços de ouro" e tratados com maçã e uva, educados fora do país e criados nas mansões construídas pelos seus pais, não sabem o que é meritocracia.
      São herdeiros das fortunas do papaizinho, e suas mãos são uma seda que nunca pegaram no pesado.
      Acordem enquanto é tempo!!!

    4. Confio mais em quem nasce em berço de ouro. Chega com menos sede de roubar.

    5. Mudou de posição Netto?
      Agora defende os "Filhinhos de papai"?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Coordenador da bancada do RN, Robinson Faria, articula reunião com DNIT em busca de soluções para BR-304

O coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Robinson Faria, se reuniu com parlamentares junto ao diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, para tratar da situação da BR-304. O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede do órgão, em Brasília.

A rodovia está interditada no município de Lajes, devido à queda da ponte provocada pelas fortes chuvas. A reunião contou com a participação da senadora Zenaide Maia, os deputados federais Benes Leocádio, Sargento Gonçalves, Fernando Mineiro e a deputada estadual Divaneide Basílio.

Robinson Faria destacou o empenho na busca de medidas que possam amenizar o problema. “A interdição devido ao desabamento tem provocado diversos prejuízos e nossa atuação enquanto coordenador da bancada é de articular junto aos parlamentares para que possamos nos unir em busca de uma solução”, disse.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, acredita que em duas semanas a obra do desvio pode estar concluída, mas que isso vai depender das chuvas na região. “O DNIT está empenhado em resolver a situação da rodovia, depende agora das condições climáticas. Condições técnicas, orçamento, empresa, recurso, tudo já está encaminhado”, explicou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula diz que não há crise na Petrobras e que desentendimentos “fazem parte do ser humano”

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira (23) que não há crise na Petrobras e que os desentendimentos relacionados à estatal “fazem parte do ser humano”.

Nas últimas semanas, a petroleira ficou no centro de uma disputa no governo, que envolvia a distribuição de dividendos extraordinários e colocou em lados opostos o presidente da empresa, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Não tem crise na Petrobras, a crise da Petrobras é o fato de ela ser uma empresa muito grande”, declarou Lula, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Ele disse que a capacidade de investimento da companhia é maior que a do próprio País. “É crise de crescimento, de descobrir novos poços de petróleo, de se transformar em uma empresa não só de petróleo e gás, mas de energia”, emendou.

Lula acrescentou que a Petrobras “está tranquila” e que não vê “problema” na empresa. “O fato de se ter um desentendimento, uma divergência faz parte do ser humano”, afirmou. “Nem sempre a boca fala somente as coisas que são boas.”

Na semana passada, o Conselho da Petrobras decidiu distribuir 50% dos dividendos extraordinários da empresa, como vinha sendo defendido por Prates. Silveira, por sua vez, não queria a destinação dos recursos aos acionistas e recebeu o apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O titular da Fazenda, Fernando Haddad, contudo, ficou do lado de Prates porque a União é a maior acionista da petroleira e receberá recursos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CASO SIAFI: Governo Lula estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O governo federal estima que a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) pode ter causado um prejuízo de cerca de R$ 3,5 milhões a partir de operações irregulares de pagamentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Projeto itinerante Juntos no Combate à Dengue em Natal será lançado nessa sexta (26)

Foto: SEAB/Semurb

Com o objetivo de unir esforços e conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e combate à dengue, o projeto itinerante “Juntos no Combate à Dengue em Natal” será lançado na próxima sexta-feira (26). Sua primeira ação será realizada no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, em Igapó, zona Norte, a partir das 8h30.

Desenvolvido pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o projeto busca ajudar no enfrentamento de um dos principais desafios de saúde pública na cidade, com a crescente expansão dos casos de arboviroses com ênfase na Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Serão apresentadas diversas ações educativas, incluindo a amostra do ciclo do mosquito, a confecção de armadilhas para o combate ao Aedes aegypti, além de slides, jogos e dinâmicas relacionadas ao tema. Também haverá uma intensificação no monitoramento de possíveis criadouros do mosquito, visando eliminar os focos de proliferação.

O objetivo é a disseminação das informações de combate as doenças causadas pelo mosquito com um trabalho de sensibilização, colocando assim em prática ações coletivas. O trabalho foi iniciado com o mapeamento das escolas municipais nos bairros mais afetados há alguns dias.

“Nós iniciamos o projeto com as visitas nas Escolas Municipais focando primeiramente nos bairros com maior incidência de casos registrados segundo fontes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, conta a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.

Ela explica que em seguida é feito o contato com a instituição de ensino para agendamento do treinamento a formação da equipe pedagógica com com oficina para confecção de mosquitérica (armadilha para detectar possível foco do mosquito), e por fim palestra com os estudantes e comunidade.

Arboviroses

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que Natal registrou cerca de 700 casos de arboviroses somente entre os meses de janeiro e fevereiro, dos quais 90% são ocorrências de dengue. Entre os bairros com maior concentração de arboviroses estão os bairros: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré;
Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.

A dengue representa um sério problema em Natal, com surtos recorrentes e impactos significativos na qualidade de vida da população. “Nos últimos anos, o aumento no número de casos tem sido preocupante, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Nesse contexto, o projeto se torna uma iniciativa urgente e necessária, exigindo a participação ativa de todos os setores da sociedade para o sucesso do projeto. É importante que todos se envolvam, disseminando informações e ficando atentos aos focos do mosquito em suas próprias residências”, finaliza Janaina.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Cooperativa Cultural da UFRN é reconhecida como utilidade pública estadual

Foto: Divulgação

A Cooperativa Cultural Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passa a ser reconhecida como entidade de utilidade pública estadual, depois que o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pela governadora Fátima Bezerra. A proposição, de autoria da deputada Divaneide Basílio, transformou-se na Lei Nº 11.709/2024.

Desde sua fundação em 14 de abril de 1977, a Cooperativa Cultural Universitária tem sido um pilar no fomento à cultura intelectual, oferecendo serviços e operações essenciais para a realização de seu Programa de Trabalho. Com um histórico de apoio contínuo aos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFRN, a Cooperativa tem desempenhado um papel crucial no suporte a eventos culturais de escala nacional e internacional.

A deputada Divaneide Basílio expressou a importância deste reconhecimento: “Este é um passo significativo para a valorização da cultura e educação no nosso estado. A Cooperativa Cultural Universitária da UFRN é um exemplo de dedicação e contribuição para o desenvolvimento intelectual da nossa comunidade. Com este reconhecimento, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento das instituições que promovem o saber e a cultura.”

Este reconhecimento oficial permite que a Cooperativa Cultural Universitária continue a expandir seus horizontes, recentemente anunciando a transformação em editora independente de livros a partir de 2024. A nova editora visa enriquecer ainda mais o cenário cultural do Rio Grande do Norte, com foco em obras de cunho histórico-cultural.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Capacitação discute cuidados com autismo da infância à vida adulta nos serviços da saúde municipal

Foto: SMS

O mês de abril também é marcado por ações voltadas para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a campanha Abril Azul. Reforçando a importância da temática para os serviços de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada (DAE), desenvolveu, nesta terça-feira (23), a capacitação “Intervenção ao Longo da Vida: autismo da infância à adultez”, para profissionais de saúde da rede do município, com o intuito de discutir os cuidados e o acompanhamento dos munícipes com TEA ao longo da vida.

“No mês de conscientização sobre o autismo, as(os) profissionais de saúde evidenciaram a importância de discutir sobre o tema diante do aumento da demanda da população que acessa os serviços da Rede de Atenção à Saúde em Natal. Então, aproveitando essa temática, desenvolvemos essa capacitação com a intenção de ampliar os conhecimentos sobre o TEA, não só na infância, mas em todas as fases do desenvolvimento, discutindo também sobre as intervenções necessárias em cada ciclo da vida e ressaltando a importância de atuar sempre de forma integral, com respeito, ética, conhecimento técnico e empatia.”, reforçou Camomila Lira Ferreira, psicóloga da SMS Natal.

O dia foi marcado por debates e discussões sobre a temática, percorrendo desde a infância até a fase adulta, com palestra da psicóloga e especialista em TEA, Adelma Prata, que falou um pouco mais sobre os cuidados com os pacientes no decorrer da sua vida.

Cerca de 26 profissionais dos serviços de saúde do município, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Policlínicas, Maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de profissionais dos serviços contratualizados pelo município, como do Ambulatório de Saúde Mental do Complexo Prof. Severino Lopes e do Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE), compareceram ao encontro e debateram sobre a importância do tema.

A capacitação é uma das ações do processo de Educação Permanente idealizado pela equipe técnica do Núcleo de Saúde Mental do DAE da SMS Natal para os profissionais de saúde do município e rede parceira. Os encontros vêm sendo realizados mensalmente desde o ano de 2022, com o intuito de discutir temas fundamentais para a prática profissional interdisciplinar nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de debater sobre as dificuldades encontradas e de pensar e compartilhar estratégias de apoio técnico em rede e matriciamento.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CCJ pauta, amanhã, projeto do senador Styvenson Valentim sobre castração química voluntária de estupradores

Foto: Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça do Senado Federal (CCJ) irá pautar, nesta quarta-feira (24), a votação para o projeto sobre castração química voluntária de estupradores. De acordo com a apauração da equipe de reportagem da 96FM, o relator do projeto na CCJ, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), deve sugerir a aprovação do texto com emendas.

A proposta é do senador Styvenson Valentim (PODEMOS).

O projeto propõe a castração química voluntária para estupradores, por meio de um tratamento hormonal ou intervenção cirúrgica de efeitos permanentes voltados para a contenção de libido e atividade sexual.

De acordo com o senador Styvenson Valentim, caso o condenado opte pelos procedimentos, o será concedido liberdade condicional ou, até mesmo, a extinção da sua pena.

“Existem muitos comentários que quando o estuprador é preso, ele é estuprado na própria cadeia, isso quando não é morto. Nesse caso, eu acho que ele vai pensar duas vezes”, comenta Ângelo Coronel, reforçando a fala do senador Styvenson.

O projeto tramita em caráter terminativo, significando que, caso seja aprovado pelo CCJ, irá direto para a Câmara, sem a necessidade de passar pelo plenário.

Fonte: 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (23) à Polícia Federal (PF) o aprofundamento das investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fraude em certificados de vacinação contra a covid-19.

No mês passado, Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e mais 15 acusados foram indiciados pela PF. Após o indiciamento, o inquérito foi enviado para a PGR decidir se uma denúncia será oferecida contra o ex-presidente e os demais investigados.

O procurador entendeu que algumas diligências são necessárias para aprofundar a investigação, como juntada de laudos periciais em celulares e computadores apreendidos e informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

‘É relevante saber se algum certificado de vacinação foi apresentado por Jair Bolsonaro e pelos demais integrantes da comitiva presidencial, quando da entrada e permanência no território norte-americano. Ao menos seria de interesse apurar se havia, à época, norma no local de entrada da comitiva nos EUA impositiva para o ingresso no país da apresentação do certificado de vacina de todo estrangeiro, mesmo que detentor de passaporte e visto diplomático”, escreveu Gonet.

De acordo com as investigações, a fraude para inclusão de informações falsas no sistema do Ministério da Saúde tinham com o objetivo de facilitar a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, país que adotou medidas sanitárias contra estrangeiros que não se vacinaram contra a covid-19.

No dia 30 de dezembro de 2022, um dia antes do término do mandato, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos. Dias depois, em 8 de janeiro de 2023, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ele mesmo já falou que não se vacinou, esse tipo de narrativa cansa, claro desde que você não seja um esquerdopata.

  2. A matéria fala dele ter usado cartão de vacina quando da entrada e permanência no território norte-americano. Alguém avisa ao PGR que quando ele entrou nos EUA, ele ainda tinha o passaporte diplomático e que não pediam o comprovante de vacina à autoridades.

  3. 😂😂😂😂 engraçado não encontraram nada aí fica cavacando besteira agora teve um presidente que quando saiu e foi preso teve que devolver bilhões que roubou da Petrobras e etc e etc Não posso falar muito para não ter a conta bloqueada mas foi isso aí

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sesap emite alerta sobre aumento de casos de influenza e rinovírus no RN

Foto: Magnus Nascimento

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da área técnica da Influenza, emitiu uma nota de alerta aos profissionais de saúde e à população sobre o aumento significativo nos casos de influenza e de rinovírus no Rio Grande do Norte. Das amostras processadas de RT-PCR para influenza e outros vírus respiratórios, constatou-se uma positividade de 14% para influenza A e 17% para rinovírus. Os dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Além dos percentuais de aumento, conforme informações do Sistema de Regulação de Leitos (Regula/RN), as doenças no aparelho respiratório são a segunda maior causa de internação em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. A Sesap, nesse sentido, reforça a importância da vacinação contra a gripe como medida essencial para a prevenção da propagação dos vírus respiratórios.

Outra medida é intensificar a etiqueta respiratória: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz, bem como evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc). Em caso de síndrome gripal, o recomendado é evitar o contato direto com outras pessoas, principalmente em aglomerações e ambientes coletivos.

De acordo com a Sesap, ainda, é fundamental a notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pelas unidades de saúde públicas e privadas, por meio do sistema SIVEP-Gripe e do encaminhamento das notificações para o [email protected]. Para mais esclarecimentos, basta entrar em contato com a área técnica da influenza por meio do e-mail: [email protected].

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *