Política

IBAMA x EMPRESÁRIOS: Adriano Gadelha diz que política não resolve discussões técnicas

O chefe de gabinete da senadora Fátima Bezerra, Adriano Gadelha, emitiu uma nota sobre o impasse gerado entre a classe empresarial e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), que ultimamente tem dificuldo o desenvolvimento econômico do Estado. Na nota, Adriano afirma que Fátima não vai se posicionar quanto a discussões de classes e que o problema, segundo ele, técnico não vai ser resolvida pela política, apadrinhamento ou pelo compadrio.

No mesmo documento, Adriano recomendou aos envolvidos a procurarem os direitos na Justiça e que sentem para conversar na tentativa de encontrar uma solução para o problema. Confira a nota na íntegra:

Caro BG,

Sobre conteúdo repercutido por você via blog de Anna Ruth Dantas, o qual trata de afirmações do presidente do Sinduscon-RN no sentido de convocar a senadora Fátima Bezerra para o debate acerca de ações do Ibama e de cobrar a defesa da classe produtora do RN, é necessário esclarecer:

1) As classes produtora e trabalhadora do Rio Grande do Norte contarão sempre com a solidariedade e a parceria do mandato da senadora para o desenvolvimento do Estado, sempre de forma transparente e no cumprimento das regras legais vigentes, no caso em questão, da legislação ambiental;

2) O mandato da senadora não compactuará com nenhuma disputa entre órgãos institucionais ou com possíveis perseguições a quem desejar produzir e gerar empregos cumprindo a legislação. Da mesma forma, jamais tomou ou tomará qualquer atitude no sentido de tutelar o funcionamento de qualquer órgão do serviço público;

3) Se existe alguma dúvida quanto à competência dos órgãos de defesa do meio ambiente (para essa questão específica) a nível estadual (Idema) e federal (Ibama) que o Ministério Público e o Poder Judiciário sejam provocados a arbitrar a questão. O que não pode é alguém achar que essa discussão, que tem caráter eminentemente técnico e legal, possa ser resolvida pela política, apadrinhamento ou pelo compadrio;

4) O mais adequado é que os órgãos ambientais nos níveis municipais, estadual e federal acordem uma rotina comum de trabalho que incluam as políticas de licenciamento e fiscalização, que possibilite uma maior segurança aos empreendedores;

5) Por fim, é urgente que os diversos segmentos envolvidos – produtores, trabalhadores, ambientalistas e órgãos de segurança e defesa ambiental estadual e federal – sentem-se à mesa com a devida participação e mediação do Ministério Público para uma pactuação que vise garantir a produção sustentável e o desenvolvimento do Estado.

Obrigado pela atenção,

Adriano Gadelha
Coordenador do mandato da senadora Fátima Bezerra

Opinião dos leitores

  1. Quem é Adriano Gadelha? Foi eleito pelo estado para qual cargo eletivo? Tem mandato?
    Será que a SENADORA FÁTIMA BEZERRA acha tão desprezível a classe produtora do estado que não merece resposta? Merece uma nota de 'coordenador de mandato'…….

  2. Está falta de clareza e contradições das leis ambientais estão afundando o Brasil. O aparelhamento do estado está nos levando na direção do atraso. Precisamos retomar o desenvolvimento. O que empresário e empreendedor precisa é de regras claras, diminuindo a interferência do burocrata, atenuando o risco dos ganhos indiscretos.

  3. Típico do PT ,o negocio deste partido é dar a BOLSA ESMOLA ,para se perpetuar no poder às custas dos miseráveis

  4. O negócio do PT é que as empresas fechem, para os trabalhadores passem a depender financeiramente do governo federal através do bolsa família.

  5. Vou repetir novamente, a LEI COMPLEMENTAR 140/11 diz tudo. Acessem o google e vejam o que diz essa lei federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

“GLOBO LIXO”: Transmissão da emissora no RS tem sido interrompida no local com críticas da população

Foto: Reprodução

Se você está acompanhando as redes sociais ou assistindo à televisão, é provável que tenha se deparado com momentos em que alguma reportagem da TV Globo foi interrompida no Rio Grande do Sul.

Ao som de “Globo Lixo” no meio de entradas ao vivo, alguns repórteres estão optando, inclusive, por “disfarçar o microfone”, com objetivo de evitar retaliações.

Depois de ser questionado diretamente pela população, William Bonner, nos bastidores, exigiu mais segurança da emissora para si e seus colegas.

O jornalismo da empresa tem sido alvo de fortes críticas depois da ampla cobertura dedicada ao show da Madonna no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, quando o Rio Grande do Sul já havia decretado estado de calamidade.

O número de mortes na data da apresentação já era de 55, com mais de 70 desaparecidos e 1 milhão de casas sem água.

Para além de qualquer discussão ideológica, durante o 1º final de semana do mês, GloboNews, Jornal Nacional e Fantástico optaram por ter como foco principal a apresentação da popstar.

A empresa de mídia negociou a exclusividade de transmissão do show, tendo vendido mais de R$ 20 milhões em patrocínios somente para o evento, incluindo o Itaú, grande parceiro comercial e financiador da vinda de Madonna.
Ao longo do final de semana, foram diversas entrevistas e reportagens especiais, além de uma superprodução para transmitir ao vivo o show de mais de duas horas para todo o país.

Outro ponto de críticas foi a tentativa de desmentir uma reportagem do SBT que mostrava caminhões carregados de doações sendo multados pela Agência Nacional de Transportes. A própria agência acabou reconhecendo o fato posteriormente.
A relevância da empresa para o país.

A Globo é a 2ª maior rede de TV do mundo e a líder absoluta no Brasil, alcançando 70 milhões de brasileiros todos os dias e tendo forte influência nas percepções da população.

Com as críticas tomando conta das redes, a emissora decidiu reformular sua programação, deslocando profissionais e dando destaque à tragédia no RS em grande parte de seus conteúdos.

 

The News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF marca para 27 de maio reunião sobre paralisação do Campeonato Brasileiro

 

Foto: Carlos Fabal/AFP

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) convocou neste domingo (12) uma reunião extraordinária do conselho técnico para o dia 27 de maio para tratar com os clubes da possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

Internacional, Grêmio, Juventude e demais equipes gaúchas que disputam as divisões de acesso do Brasileiro tiveram as partidas adiadas justamente até 27 de maio, diante da situação de calamidade pública no sul do país.

O trio, contudo, defende a paralisação do torneio por até três rodadas —Internacional e Grêmio tiveram os estádios inundados pela água das chuvas—, mas encontra resistência entre parte dos pares que também compõem a série A.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim consolida avaliação positiva da pré-candidatura de Antônio Henrique

Fotos: Cedida

Lançada oficialmente há apenas quarenta dias, a pré-candidatura de Antônio Henrique a prefeito de Ceará-Mirim tem se consolidado com uma avaliação bastante positiva pelos ceará-mirinenses.

“Temos recebido apoio de muita gente. E não me refiro só às lideranças. São pessoas comuns, que nos recebem em suas casas, que conhecem a história de Ceará-Mirim e esperam que nossa cidade continue no caminho do desenvolvimento”, disse Antônio Henrique.

O pré-candidato complementou: “Em Aningas, tive oportunidade de conversar com dona Marineide, que é merendeira da escola há 37 anos. Ela conhece a comunidade como ninguém e trouxe sugestões e conselhos. É isso que nos move a continuar ouvindo o povo, que é o maior patrimônio de nossa cidade”.

Antônio Henrique tem visitado diferentes bairros e distritos do município. O pré-candidato pelo PSD também comentou a aprovação da atual gestão. “Estarmos ao lado de um prefeito tão bem avaliado, como é Júlio César, nos dá um grande respaldo e também aumenta nossa responsabilidade de continuar avançando”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Calamidade: chegada de frio intenso deve piorar situação dos gaúchos

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

O Rio Grande do Sul, em meio às fortes chuvas, passará por um período de frio intenso que vai ocorrer, segundo Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, ao longo desta semana, “principalmente a partir de segunda (13/5) à noite, na terça, quarta e até a manhã de quinta (16/5)”.

Em meio ao acumulo de águas nas ruas e à queda nas temperaturas, a população do estado também precisa se alertar para as doenças que podem surgir.

Vinícius Lucyrio explica que “o Rio Grande do Sul deve enfrentar as temperaturas mais baixas do ano até este momento, inclusive tem possibilidade de geada em várias áreas do estado, especialmente no sul, na campanha gaúcha, e também em áreas da serra. Mas as temperaturas já voltam a subir de forma mais lenta ali na quinta-feira, quando as temperaturas mais baixas devem ficar mais para o extremo sul e leste do estado”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Quaest: Lula marca 46% para eleição de 2026 contra 40% de Tarcísio

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

O presidente Lula (PT) tem 46% de intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), marca 40%, num cenário em que ele seja escolhido como candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revela uma pesquisa da Genial/Quaest.

Bolsonaro está impedido de concorrer após ficar inelegível por ataques ao sistema eleitoral em 2022.

Na simulação de disputa entre Lula e Tarcísio, 8% disseram que votariam em nulo ou branco, e 6% não souberam ou não responderam.

Para o levantamento, foram realizadas 2.045 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humor

[VÍDEO] HUMOR SOLIDÁRIO: Mução e Renan da Resenha anunciam show no dia 25 de maio em Natal com toda a renda sendo revertida em doações para o RS

Os humoristas Mução e Renan da Resenha divulgaram nas redes sociais o show “Humor Solidário”, que acontecerá em Natal no dia 25 de maio, no Hotel Holiday Inn, a partir das 19h. Toda a renda será revertida em doações para as vítimas das enchestes no Rio Grande do Sul.

Os ingressos já estão disponíveis através deste link: https://outgo.com.br/humor-solidario-natal

Foto: Reprodução/Instagram

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Regiclécia Cândido: O Orgulho de Cerro Corá é vice-campeã pela seleção brasileira de atletismo

Foto: Foto: Wagner Carmo/CBAt

Em sua primeira participação defendendo a Seleção Brasileira, a atleta Regiclécia Cândido da Silva, do município de Cerro Corá, saltou 13,23 metros no Campeonato Ibero-americano sediado em Cuiabá, Mato Grosso, terminando em segundo lugar no salto triplo feminino.

“Muita emoção, tudo valeu à pena até agora”, disse emocionada.

Regiclécia Silva ficou atrás de outra brasileira, Gabriele Souza dos Santos, que saltou 13,68 metros.

Com informações de Cerro Corá News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quaest: 55% acham que Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Para 55% dos eleitores brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não merece, na eleição de 2026, mais uma chance de governar o país.

O dado consta em pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (13). O levantamento, feito presencialmente, ouviu 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Acha que Lula merece mais uma chance como presidente em 2026?

  • Não merece: 55%
  • Merece: 42%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Recortes

A análise das respostas por região do país aponta que apenas no Nordeste a maioria disse achar que Lula merece mais uma chance.

  • Nordeste: merece (60%), não merece (38%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Sudeste: não merece (63%), merece (33%), não sabe/não respondeu (4%)
  • Sul: não merece (59%), merece (39%), não sabe/não respondeu (2%)
  • Centro-Oeste/Norte: não merece (58%), merece (37%), não sabe/não respondeu (4%)

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

SALVE O SUL: Chitãozinho & Xororó, Zezé & Luciano e Leonardo anunciam edição extra da turnê ‘Amigos’, com 100% da venda de ingressos revertidos em doações

Foto: Divulgação

O festival beneficente Salve o Sul, organizado pela Abrape e pelos artistas Luísa Sonza, Pedro Sampaios e os sertanejos do especial Amigos, acontecerá nos dias 7 e 9 de junho no Allianz Parque, em São Paulo. Os ingressos começarão a ser vendidos na terça-feira (14), e o valor arrecadado será direcionado às vítimas do Rio Grande do Sul.

No dia 7, será feita a apresentação dos Amigos, grupo que reúne os sertanejos Chitãozinho & Xororó, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano.

Para o dia 9 já foram anunciadas apresentações de Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Lulu Santos, Menos é Mais, Preta Gil, Xand Avião, Ferrugem, L7nnon, Gloria Groove, Xamã, Neto Fagundes, Turma do Pagode, Duda Beat, Zé Felipe, Pocah, Lexa, MC Daniel, Luan Pereira, Hariel, IG, Ryan SP, PH, Don Juan, e Davi. Segundo o festival, ainda serão divulgadas mais atrações.

O Multishow e a TV Globo farão a transmissão e a cobertura do festival. A venda das entradas será pela plataforma Eventim, que não irá cobrar taxas. O valor dos ingressos, no entanto, ainda não foi informado.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *